ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
UMA QUEIXA DO PS CONTRA A RDP
(Aprovada na reunido plenéaria de 5.JUL.95)

| - FACTOS

1.1- Em 16 de Dezembro de 1994, deu entrada na Alta Autoridade para
a Comunicacao Social (AACS) uma carta do Grupo Parlamentar do Partido
Socialista (PS) capeando cépia de um requerimento que o deputado Alberto
Arons de Carvalho dirigira ao Presidente da Assembleia da Republica sobre a
situacao na Antena 1 da RDP, considerando que "os factos que fundamentam
o referido requerimento tém suficiente gravidade para que a Alta Autoridade
para a Comunicacao Social sobre eles se detenha, analizando-os com
justificada atencao, nos termos da alinea l) do artigo 4° da Lei n°® 15/90".
Na mesma carta solicita-se ainda que a AACS "analise a conformi-
dade com a lei do tipo de intervencao editorial que o director de informacao
da Antena 1 se reservou, sendo certo que a RDP esta obrigada a prestar um
servico publico com uma isencéao e independéncia incompativeis com o teor
marcadamente governamentalizado dos seus comentarios”.

1.2 - Aquele requerimento, referindo que, depois da mudanca da
Direccao de Informacdo, se tornou "nitida uma clara governamentalizacdo do
conteldo da informacao difundida”, aponta os seguintes factos justificativos
de tal afirmacéao:

- O director de informacédo, Pedro Cid, "numa atitude sem
precedentes, e ao arrepio do Estatuto da empresa e das obrigacées da RDP
como servico publico independente e isento (...}, tem feito emitir em varios
noticiarios os seus préprios comentarios sobre a situacdo politica portuguesa,
invariavelmente favoraveis ao Governo e ao PSD e sistematicamente hostis a
oposicao e ao Senhor Presidente da Republica”;

- "Sucedem-se assim nos noticiarios da Antena 1 as entrevistas e
declaracées de membros do Governo e do PSD, sendo o destaque dado as
opinidoes e iniciativas da oposicdao manifestamente menor";

- "Ao arrepio do rigor da informacéao exigivel sobretudo ao servico
publico de radiodifusdao, ndo sdo raras as noticias especulativas, e nao
confirmadas: no dia 7 de Dezembro, por exemplo, o préprio Director de
Informacdo anunciava aos microfones a convocacao pelo Presidente da
Republica de uma reunido do Conselho de Estado, para discutir a actual
situacao politica, noticia que a prépria Antena 1 seria obrigada a desmentir";



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2

- "No recente debate parlamentar sobre o Orcamento de Estado
para 1995, apenas a intervencdo do Ministro Eduardo Catroga foi transmitida
em directo e na integra, o mesmo néo acontecendo com os discursos dos
representantes dos partidos da oposicao”;

- A governamentaliza¢do da informacdo da Antena 1 "tem sido
facilitada pela fragilidade dos vinculos laborais 4 empresa de perto de 50% dos
jornalistas actualmente em funcées”.

Termina o documento enviado ao Presidente da Assembleia da
Republica requerendo ao Governo, ao abrigo das disposi¢cbes legais e
regimentais, as seguintes informacdes:

"1. Entende o Governo que as normas constitucionais e legais que
impdem a RDP uma informacdo independente, isenta e pluralista sao
compativeis com o conjunto de comentarios que o director de informac&o tem
difundido nessa qualidade aos microfones da Antena 1?

"2. Considera o Governo normal o elevado nimero de jornalistas
da RDP, alguns dos quais com responsabilidades de chefia, que tém contratos
a prazo ou de prestacao de servicos?

"3. Qual é com exactiddo o nimero total de jornalistas nestas
condicdes? Qual a razdo de ser desta situacdao? Quando tenciona o Conselho
de Administracao da RDP pér cobro a ela?

"4. Considera o Governo que a Antena 1 da RDP esta a cumprir
satisfatoriamente as suas obrigacdes de servigo publico de radiodifusdo?"

1.3 - Em 5 de Janeiro foi solicitado ao queixoso que indicasse quais os
noticidrios da RDP (dias/horas) e os comentérios do respectivo director de
informacédo a que alude na sua carta de 16 de Dezembro, bem como
informasse este ()rgéo das respostas dadas ao aludido requerimento sobre a
situacao na Direccao de Informacao da RDP.

1.4 - Em 27 de Janeiro, foi recebida a resposta do queixoso & carta da
AACS, na qual, em sintese, diz que:

- os servicos informativos da tarde de 2 de Dezembro e dos dias
7 e 12 do mesmo més sdo exemplos dos comentédrios do director de
informacéo que, pelo seu contetdo, sdo contrarios &s normas que impéem a
esta empresa de servico publico rigor e isencéo;

- qualquer andlise ao conjunto de comentérios do referido director
de informacéo nas Ultimas semanas "indiciar4 com evidéncia que a RDP tem
uma linha editorial notoriamente ao arrepio das regras constitucionais e
legais”;

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

Sugere, assim, 8 AACS a andélise do "comentério do director de
informacdo no noticidrio da passada 2° feira a propésito da conferéncia de
imprensa do Primeiro-Ministro & luz das regras inerentes a uma emissora que
presta o servico pablico”. Mais informa néo ter recebido ainda resposta ao seu
requerimento e junta cépia de "gravagdo de um noticiario da RDP em que o
Director de Informacdo da RDP emite um comentéario sobre o referido
requerimento sem que antes em qualquer noticiério da estag&o se tenha dado
noticia do seu contetido”, bem como transcricédo dos noticidriosde 7 e 12 de
Dezembro (*).

1.6 - Em 24 de Fevereiro, é recebida neste Orgdo mais uma carta do
queixoso em que chama "a ateng&o para mais dois exemplos que comprovam,
em meu entender, o incumprimento por parte desta empresa das regras de
isencéo e pluralismo.”

O primeiro respeita ao comentario "muito critico" para o CDS-PP,
"a que se juntavam Obvias expressGes depreciativas (‘jovem Manuel
Monteiro’, ‘demagégico’ etc.)", feito por Pedro Cid a seguir a difuséo do
discurso do Presidente daquele partido, dr. Manuel Monteiro, no encerramento
do respectivo Congresso.

O segundo é relativo ao facto de, "segundo me foi garantido, mas
ndo pude confirmar”, a RDP ter difundido nos seus noticidrios a sondagem
(favoravel ao PSD) publicada pelo "Expresso” em 11 de Fevereiro e nada ter
dito sobre as sondagens (favoraveis ao PS) publicadas por "O Independente”
e pelo "Publico" em 17 do mesmo més.

1.6 - Em 28 de Marco, de novo o queixoso se dirige 8 AACS enviando
fotocépia do "dltimo comunicado do Conselho de Redaccdo daquela
emissora", relativo & reunido deste do mesmo dia, na qual o presidente do
referido conselho (Pedro Cid) era solicitado a informar em que qualidade fazia
os seus comentérios e se os editores tinham poder para decidir da sua
inclusdo nos noticiarios.

(*) Trata-se de lapso. As transcricées que acompanhavam a carta
do deputado Arons de Carvalho eram apenas as de dois comentarios do
jornalista Pedro Cid: um a propdsito da auto-suspenséo de Duarte Lima de lider
parlamentar e o outro da entrevista do Presidente da Republica ao "Diério de
Noticias".

e

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

Pedro Cid esclareceu que os seus comentarios eram feitos na
qualidade de jornalista "credenciado para tal".

O comunicado refere ainda que, questionado sobre se outros
jornalistas o poderiam também fazer, o presidente do conselho de redaccéo
esclareceu que sim, "desde que devidamente credenciado pela direccao de
informac&o". Mais esclareceu que os editores nao poderiam recusar os seus
comentarios porque "quem manda sou eu”.

O conselho de redaccédo, continua o comunicado, "exprimiu ao
director de informacdo que este se devia abster de comentar o que quer que
fosse, dado tratar-se de uma estacéao oficial e de nao haver esse hébito desde
o 25 de Abril".

.7 - Solicitado a informar o que sobre a queixa constante da primeira
carta do PS tivesse por conveniente, o Presidente do Conselho de Administra-
cao da RDP veio dizer que:

- a queixa do PS é "improcedente, despropositada e constituiu uma
intoleravel intromissdo na vida interna de um 6rgao de comunicacéo social”;

- "sao falsas ou inexactas as afirmacodes contidas no requerimento
do deputado Arons de Carvalho";

- é "falso que a mudanca ocorrida na Direccao de Informacéao, ha
cerca de um ano, tenha redundado ‘'numa elevada governamentalizacdo do
contetdo da informacao difundida’. Bem ao contréario. Ha longo tempo que a
informacdo da RDP néo era, como é agora, tao pluralista, tdo isenta e téao
diversificada, designadamente no que diz respeito a chamada informacéao
politica";

- a "RDP tem coberto em directo as iniciativas politicas mais
relevantes de todos os agentes politicos, desde o Senhor Presidente da
Reptublica, ao Governo e aos partidos com representacédo parlamentar. Quase
sempre, esses directos sdo complementados com a difusdo dos comentérios
adequados de outros agentes politicos - se é o Presidente que fala, ouvimos
os partidos, se é o Governo, ouvimos a oposicéo, se é esta que fala regista-
mos a opinido da maioria e de outro partido. Desafia-se o ilustre subscritor do
documento do PS a indicar a RDP um unico exemplo onde tal ndo tenha
acontecido";

- "as entrevistas politicas de sdbado sdo doseadas de modo a ouvir
em cada semana personalidades dos mais diversos sectores politicos, sociais,
econémicos ou laborais";

- dez meses depois da entrada em funcdes da nova Direccéo de
Informacdo da RDP muitos ministros e secretdrios de Estado ndo foram
entrevistados pela RDP, ao contrario de todos os lideres dos partidos da



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-5-

oposicdo e a maior parte dos seus lideres parlamentares que ja estiveram aos
seus microfones por mais de uma vez;

- nada nos Estatutos da empresa inibe a intervencao do director de
informacdo, "e o actual ha muitos anos que faz artigos de opinido, os assina
e deles assume a total responsabilidade”;

- "raras vezes o jornalista Pedro Cid intervém na qualidade de
Director de Informacao, mas como analista politico. E ha outros na RDP,
recrutados no exterior. Acontece até que um deles até é claramente conotado
com o PS";

- o exemplo de "noticias especulativas e nao confirmadas"
apresentado pelo queixoso "é verdadeiro, mas estd mal contado e é o Unico
desmentido, em quase um ano de vigéncia da actual Direccao de Informacéo."

"De acordo com fontes crediveis a Antena 1 soube que a
Presidéncia da Republica estava a distribuir cartas a todos os Conselheiros de
Estado. A informacao de que o Conselho de Estado iria reunir foi dada pelo
Director as 16h00. Pouco depois, soube-se que as cartas tinham a ver com
outro assunto que ndo a reunido aludida. As 17h00 fez-se a rectificacéo,
também pela voz do Director e 0o assunto morreu sem quaisquer outras
consequéncias. '

"Qual é o 6rgao de informacao que nao tem percalcos destes
com as suas fontes?";

- "No debate parlamentar sobre o Orcamento de Estado foram
transmitidos pela Antena 1, em directo e na integra os discursos do Ministro
das Financas e as intervencdes iniciais de todas as principais bancadas - a
saber - PSD, PS, PCP e CDS. E assim falsa a afirmacdo em contrario do
deputado™;

- hd na RDP jornalistas que nao sao do quadro numa percentagem
gue ndo excede os 20% e nao, como é referido pelo queixoso, "perto de 50%
dos jornalistas actualmente em funcdes”.

"Em qualquer caso ndo hé um unico jornalista que, alguma vez,
por qualquer razao e nomeadamente por virtude da ‘fragilidade’ desse vinculo
tenha sido ameacado, tenha feito trabalhos politicamente orientados e que
acuse o Director de ter interferido, induzido, ou censurado o seu trabalho."

1.8 - Em 24 de Janeiro, solicitou-se a RDP o envio da gravacéo do
debate parlamentar sobre o Orcamento de Estado transmitido pela Antena 1
e que inclui, na integra, os discursos do Ministro das Financas e as interven-
coes iniciais de todas as principais bancadas: PSD, PS, PCP e CDS.

O Presidente da RDP, em resposta ao oficio da AACS, informou
que ndo pode satisfazer o pedido de envio da gravacdo da discussao



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-6 -

parlamentar do Orcamento Geral do Estado para 1995 uma vez que "o
gravador continuo da RDP s6 mantém no Arquivo todos os conteudos de
Antena, por um prazo de 30 dias, data hd muito ultrapassada em relacao a
referida discussdo parlamentar (...)".

Acrescenta que o Director de Informacdo chamou os dois
jornalistas responsaveis pelo trabalho de reportagem e os coloca a disposicédo
da AACS para testemunhar as suas afirmacdes, nomeadamente que:

"1. A declaracdo inicial do Ministro foi transmitida na integra.

"2. De seguida a Antena Um transmitiu, em directo, as perguntas
da maior parte dos deputados da oposicao.

"Dado que as intervencdes iniciais do debate do Orcamento dos
partidos da oposicdo ndo foram proferidas pelos lideres dos respectivos
partidos, a Antena Um apenas lhes fez referéncias noticiosas em diversos
boletins informativos.

"Foram transmitidas, em directo e na integra, as declaracdes finais
de todos os partidos e do Governo".

1.9 - Na sequéncia da solicitacao feita a RDP para que informasse o que
sobre a nova carta do queixoso (de 22 de Fevereiro de 1995) entendesse
conveniente, a RDP veio dizer em sintese que:

- o deputado Arons de Carvalho insiste na contestacao do direito
de "um dos mais reputados profissionais da Comunicac¢do Social Portuguesa
(...) fazer na Antena 1 comentarios politicos claramente identificados pelo seu
autor", ndo lhe interessando que esses comentarios nada tenham de sectérios
e que a estacdo difunda essas opinides como muitas outras de conteudo
oposto;

- o jornalista Pedro Cid "é um prestigiado comentarista, reconheci-
damente desvinculado de militdncias politicas” e que "em iniumeras ocasides
ja proferiu declaracdes objectivamente favoraveis as pretensdes politicas do
senhor Deputado (...)";

- é "undnime o ponto de vista segundo o qual a juventude do
Presidente Popular € um facto marcante no seu desempenho politico-partida-
rio";

- 0 adjectivo "demagdgico"” ndo pode apreciar-se fora do respectivo
contexto discursivo;

- lhe custa acreditar no conteldo do pentltimo paragrafo da carta
do queixoso em que este refere ter-lhe sido garantido, embora nao tivesse
podido confirmar, que a RDP difundira nos seus noticidrios a sondagem
(favoravel ao PSD) do "Expresso" e nada dissera sobre as de "O Independen-
te" e do "Publico" (favoraveis ao PS). Sabendo-se que a RDP difunde perto de

5

s
'#/



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-7-

100 noticiarios por dia, além de outros espagos informativos, sem qualquer
seguranca arriscar-se tal acusacao custa a acreditar;

- se estad "perante um claro processo de intencoes, uma tentativa
de condicionamento da opinido e uma evidente ingeréncia na conduta
pluralista e independente de um ¢rgado de informacdo reconhecidamente
isento”;

- a Antena 1 é "uma estac@o cujainformacao é globalmente isenta,
pluralista e independente”;

- "a descontextualizacdo dos produtos informativos, ou a sua
sujeicdo a interpretacdes segmentadas e parcelares, constitui objectivamente
um acto de ma fé e é indiciadora de propdsitos de ingeréncia e de chantagem
politica";

- "as suas antenas afluem agentes politicos de todos os quadran-
tes; os comentaristas residentes sdo reconhecidamente representativos das
principais areas politicas e partidarias; ninguém tem acesso vedado aos nossos
microfones, posto que tenha algo de relevante para dizer; e a ninguém é
colocada qualquer exigéncia”;

- "A Antena 1 tem visto crescer o seu auditério, e a sua influéncia
e respeitabilidade, justamente porque o publico lhe reconhece isencao e
pluralismo, qualidade formal e profundidade nos contelidos, e porque adopta

uma postura serena e recusa o sensacionalismo de outros meios".

Il - ANALISE

.1 - Em sintese, o queixoso entende que a Antena 1 tem uma
informacdo governamentalizada e que o director de informagao da Antena 1,
jornalista Pedro Cid, ndo deve fazer aos microfones da estacdo comentarios
politicos "de teor marcadamente governamentalizado".

Estar-se-ia, alega o deputado Arons de Carvalho, perante a
violacdo dos deveres de independéncia e pluralismo de um érgao de comunica-
¢cao social do sector publico que, nos termos da alinea f) do artigo 3° da Lei
n° 15/90, de 30 de Junho, a AACS deve procurar garantir e, por isso, solicita
a este Orgéo que analise a situacdo de acordo com a alineal) do n°® 1 do artigo
4° da Lei n® 15/90, de 30 de Junho.

A Alta Autoridade para a Comunicacao Social €, assim, competen-
te para apreciar a queixa do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

1.2 - Antes de mais importa verificar se o facto de o jornalista Pedro
Cid, actual director de informacao da RDP, fazer comentarios aos microfones



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-8-

da estacao contraria qualquer normativo constitucional e legal.

A Constituicdo da Republica Portuguesa estabelece non® 1 do art®
37° que "todos tém o direito de exprimir e divulgar livremente o seu
pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio (...) sem
impedimentos nem discriminacdes”, e, seguidamente, no seu art® 38°, n° 1,
diz que "é garantida a liberdade de imprensa” e, no n° 2, que "a liberdade de
imprensa implica: a) A liberdade de expresséo e criacdo dos jornalistas (...)"

Por seu lado, a Lei de Imprensa, no n° 3 do seu art® 10°, estipula
que "o exercicio da actividade de jornalista profissional sera regulado por um
estatuto e por um cédigo deontoldgico”. Quanto ao estatuto (aprovado pela
Lei n® 62/79, de 20 de Setembro), fixa como direitos fundamentais dos
jornalistas "a liberdade de criacdo, expresséo e divulgacdo"” e "a garantia da
independéncia” (respectivamente alineas a) e b) do art® 5°), explicitando logo
no seu art® 6°: "A liberdade de criacdo, expresséo e divulgacao dos jornalistas
ndo estd sujeita a impedimentos ou discriminacbes, nem subordinada a
qualguer forma de censura, autorizacdo, caucdo ou habilitagcdo prévia, sem
prejuizo da competéncia da direccdo, do conselho de redaccdo ou das
entidades que a lei lhes equipare e do mais previsto na lei".

Ha, por fim, também que ter em atencéo os estatutos da RDP, SA
(Anexo ao Decreto-Lei n°® 2/94, de 10 de Janeiro) que, quanto a matéria que
nos ocupa, no seu art® 41°, n° 2, afirma: "O conteddo da programac&o e da
informacéao da RDP, SA é da exclusiva responsabilidade dos directores que
chefiam aquelas areas”.

I1.3 - Verificando-se que ndo hé preceitos constitucionais e/ou legais que
impecam o jornalista director de informacao da RDP de fazer comentarios aos
microfones da estacdo, importa agora ver se, com tais comentarios, séo
ofendidos os principios de independéncia, pluralismo e rigor a que se
encontram obrigados os 6rgaos de comunicacao social do sector publico.

A Lei ndo contém qualquer preceito que impeca o jornalista Pedro
Cid de fazer comentérios aos microfones da Antena 1, na sua qualidade de
analista politico, e a RDP afirma na sua resposta que o leque dos seus
comentadores politicos é variado e que procura sempre cobrir "em directo as
iniciativas politicas mais relevantes de todos os agentes politicos, desde o
Senhor Presidente da Republica, ao Governo e aos partidos com representacéao
parlamentar. Quase sempre esses directos sdo complementados com a difusdo
dos comentérios adequados de outros agentes politicos - se é o Presidente que
fala, ouvimos os partidos, se é o Governo, ouvimos a oposicdo, se é esta que
fala registamos a opiniao da maioria e de outro partido". Acrescenta ainda que
as entrevistas politicas de sdbado sdo doseadas de modo a serem ouvidas em

.

S
N
;



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-9-

cada semana personalidades dos diversos sectores politicos, sociais, econémi-
cos e laborais e que, dez meses depois da entrada em funcdes da actual
Direccdo de Informacéo, foram ja ouvidos todos os lideres dos partidos da
oposicéo e que a maior parte dos seus lideres parlamentares j& estiveram mais
de uma vez aos microfones da Antena 1, enquanto muitos ministros e
secretarios de Estado nao foram ainda ali entrevistados.

I1.4 - A analise das transcricdes enviadas pelo queixoso mostra que, no
comentdrio sobre a auto-suspensao de Duarte Lima de lider parlamentar do
PSD, Pedro Cid opina que:

- a atitude de Duarte Lima era a unica possivel naquela altura;

- conhece-o ha muito, considerando-o um homem sério e integro
e que tera agido bem ao sujeitar-se as investigacées da P.G.R. e do fisco;

- Duarte Lima teria assim rebentado o baldo do sensacionalismo
politico, esperando que a PGR e o fisco esclarecam rapida e inequivocamente
o caso.

No comentério referente a entrevista do Presidente da Republica
ao "Diério de Noticias”, afirma que:

- no dia em que faz 70 anos o Presidente da Republica "coloca
bombas de grande poténcia na nossa vida politica” ao assumir claramente o
papel de algoz desta maioria e do seu Primeiro-Ministro;

- a entrevista do cidadao é legitima, embora duvide que o
Presidente da Republica o devesse fazer, uma vez que "os seus altos poderes
de Estado limitam objectivamente a sua liberdade de expressao”, conforme o
préprio tem referido;

- "0 Chefe de Estado assumiu uma indesejavel incontinéncia
verbal”.

Ora, Pedro Cid entende que o Primeiro-Ministro "ndo é um ditador
e as palavras do Presidente podem intuir que o seja", e a verdade é que "as
instituicoes democraticas estao a funcionar em pleno”.

Entende, por isso, o comentador que o Presidente perdeu a sua
neutralidade politica e se sujeita "a ser considerado um agente politico normal
e/ou até desestabilizador".

No tocante a conferéncia de imprensa do Primeiro-Ministro, em
gue este anunciou que nao se recandidataria & presidéncia do PSD, e de
acordo com a gravacdo que nos foi disponibilizada, entende Pedro Cid que:

- estd criada uma situacdo nova que imporé ao Presidente da
Republica a reponderagao da eventual dissolugcao da Assembleia da Reptblica,
manifestando mesmo a sua convicc¢cao de que a dissolvera;

- serd dificil a coabitacdo entre o Primeiro-Ministro e o novo

Zo

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-10 -

Presidente do PSD;

- este partido atravessard um periodo de orfandade, mas ja provou
ser capaz de se reagrupar a volta de uma personalidade que podera ser Durdo
Barroso "talvez", Nogueira "menos”, Mota Amaral "talvez seja uma possibili-
dade", ou mesmo uma surpresa a sair do préximo congresso;

- surgiu mais um candidato a Belém, pois o PSD insistirda com
Cavaco Silva para se candidatar, ficando assim ferida de morte a candidatura
de Ramalho Eanes.

A Antena 1 anuncia de seguida uma conferéncia de imprensa do
PS sobre o acontecimento e esclarece que o dr. Anténio Vitorino, que estava
em linha para fazer um primeiro comentério, teve de deixar o telefone para ir
presidir a uma comissdo da Assembleia da Republica.

Qualquer dos mencionados comentarios reproduz opinides de um
jornalista que, quandoindividualmente identificado, apenas a si comprometem.

Nao se trata do Director de Informacao enquanto tal, pelo que nao
se pode, sem atropelo dos normativos constitucionais e legais, impedir o
jornalista Pedro Cid de os fazer. Tal como os outros comentadores da RDP, o
jornalista em questao tem a liberdade e também a responsabilidade dos
comentarios que fizer. Assim, e se como é referido na resposta da RDP ha um
leque diversificado de comentadores que garantam o pluralismo, a isencéo e
a independéncia da Antena 1, nao havera lugar a recriminacées. E a verdade
é que, com base nos elementos carreados para o processo, nao pode concluir-
-se pela violacdo daquelas obrigacoes.

1.5 - Quanto ao exemplo, apresentado pelo queixoso, da noticia
especulativa e ndo confirmada tratou-se, de facto, diz a RDP, de um caso
singular, a que qualquer 6rgao de informagcdo se encontra sujeito, e de
imediato rectificado pela estacéo. Trata-se do "Unico desmentido em quase um
ano de vigéncia da actual Direc¢ao de Informacéao”. A ser assim - e nada nos
permite afirmar o contrério -, ndo pode concluir-se que tal facto por si sé
permita dizer que a RDP tem um comportamento violador do dever de rigor a
que se encontra obrigada.

No debate parlamentar sobre o OGE, a Antena 1, além do discurso
do Ministro das Financas, esclarece a RDP, transmitiu em directo as perguntas
da maior parte dos deputados da oposicéo e as declaragdes finais de todos os
partidos e do Governo, pelo que nao parece legitimo imputar-lhe, por esta
cobertura, falta de respeito pelos comandos legais relativos a independéncia
e pluralismo.

Os problemas levantados pelo tipo de vinculo contratual dos
jornalistas ndo se integram no ambito das competéncias deste Org3o, pelo que



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-11 -

ndo nos debrucamos sobre este assunto.

I1.6 - A audicdo das gravacdes dos noticiarios da Antena 1 que nos
foram disponibilizadas nao permite concordar com a afirmacéo do queixoso de
que se esta perante um caso de informacdo governamentalizada.

Acontece apenas que é dado relevo ao noticidrio referente ao
congresso do PSD, que teve lugar em meados de Fevereiro, e onde foi eleito
- o0 seu novo lider. A verdade é que tal facto polarizou o interesse de toda a
comunicacao social, inclusive o da RDP, pelo que critérios jornalisticos
justificam o relevo que |he foi dado. Tal, de resto, como foi feito em relacéo
ao Congresso do CDS/PP que teve lugar uma semana antes.

II.7 - Quanto ao comentério feito a propésito do Congresso do CDS/PP,
em que Pedro Cid teria utilizado expressdes depreciativas como "demagégico”
e "jovem Manuel Monteiro", para além de, como se referiu atras, os comenta-
rios dos jornalistas serem livres e s6 a si responsabilizarem, refere a RDP que,
de facto, a "juventude do Presidente Popular é um factor marcante no seu
desempenho politico-partidédrio” de acordo com a opinido undnime da
comunicacao social do periodo em apreco e que o qualificativo demagdgico
nada significa retirado, como o faz o queixoso, do respectivo contexto
discursivo.

I1.8 - O queixoso refere, ainda, que, "segundo me foi garantido, mas
ndo pude confirmar”, a RDP teria difundido nos seus noticidrios a sondagem
favoravel ao PSD, de um semanério, e nada teria referido sobre as que eram
favoraveis ao PS e publicadas por um diario e um outro semanario. A RDP
nega esta afirmacéao.

11.9 - O comunicado do conselho de redaccdao que o0 queixoso nos
remeteu relata factos e traduz o clima de relagdes existente entre o director
de Informacdo e os outros membros do conselho, matéria sobre a qual a
AACS ndo tem competéncia para se pronunciar.

Il - CONCLUSAO

Analisada uma queixa do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, em
gue se alega que a RDP viola os deveres de independéncia e pluralismo de um



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL
-12 -

6rgao de comunicacéo social do sector publico pelo facto de a sua informacéo
ser governamentalizada e o jornalista Pedro Cid, actual director de informacao
da Antena 1, fazer aos seus microfones comentarios politicos de teor
invariavelmente favoravel ao Governo e ao PSD, a Alta Autoridade para a
Comunicacado Social delibera considera-la improcedente, uma vez que os
elementos carreados para o processo (noticidrios e comentarios de Pedro Cid)
nao permitem concluir pela violacdo daqueles deveres.

Esta deliberacédo foi aprovada por maioria, com votos a favor de
José Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo, Torquato da Luz, Fatima
Resende, Manuela Coutinho Ribeiro, Alberto de Carvalho, Beltrdo de Carvalho,
contra de José Garibaldi e abstencdo de Maria de Lurdes Breu.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 5 de Julho de 19956

O Presidente

b G Py

José Maria Goncalves Pereira

Juiz-7onse|heiro

/AM

AN



