ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
UMA QUEIXA DO DIRECTOR REGIONAL DE TURISMO
DA REGIAO AUTONOMA DOS ACORES CONTRA A RTP-ACORES
(Aprovada na reunido plenaria de 15.MAR.95)

| - FACTOS

1.1 - A Alta Autoridade para a Comunicacao Social (AACS) recebeuuma
gueixa, ao abrigo da alinea |) do n® 1 do artigo 4° da Lei n® 15/90, de 30 de
Junho, subscrita pelo Director Regional de Turismo da Regido Auténoma dos
Acores contra a RTP-Acores, sustentada nos seguintes termos:

"1. A 5 do corrente (Agosto de 1994), a RTP-Acores apresentou,
no seu servico noticioso das 20h00, a reportagem de que se junta reproducéo
em video. Nela se fizeram afirmagcées totalmente falsas sobre o grau de
satisfacdo dos turistas que nos visitam, com base num artigo do EXPRESSO
(que se junta) e com a agravante de se invocar um inquérito realizado pela
Direccdo-Geral de Turismo (também segue em anexo) que, como se provou,
os responsdveis pela noticia desconheciam completamente;

"2. A 16 do corrente, ja de posse do referido inquérito e doutros
dados relevantes e apos a RTP-Acores recusar uma intervencéo em directo ou
a transmisséo integral dum depoimento do signatéario, esta Direccdo Regional
de Turismo convocou uma conferéncia de imprensa, na qual p6s a nu as
araves falhas técnicas e éticas que estiveram ne hase dum trabalho tdo
‘desinformativo’, com o objectivo de repér a verdade e de procurar atenuar os
efeitos perniciosos para a imagem do destino. Junta-se cdpia do texto
distribuido aos jornalistas presentes, que sistematiza tudo o que nela foi
comunicado;

"3. No mesmo dia, também no telejornal das 20h00, a RTP-Acores
transmitiu parte da conferéncia de imprensa para, no momento imediato,
‘fabricar’ nova noticia bombdastica, desmentindo frontalmente as declaracées
do signatério, mas sem apresentar a minima prova e com total desprezo pelo
dever de verdade, rigor e isencdo na informacéo difundida. Como se pode
verificar pela gravacédo junta, foram inclusivé tomadas declaracées & Directora-
-Geral de Turismo que, apesar de certamente proferidas em resposta a questdo
ou questées que nada tinham a ver com o comentério ao inquérito da DGT
(ndo temos a ousadia de supér que a Directora-Geral desconhecia o teor do
seu proprio inquérito), foram apresentadas como tal, apenas para que 0s
responsaveis por tdo grande dislate e irresponsabilidade pudessem salvar a
face publicamente, pouco importa se a custa da imagem do destino e daqueles

J.

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

LA



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

que, como nds, se esforcam por fazer um trabalho rigoroso e isento.

"Em consequéncia, é nosso entendimento que o procedimento da
RTP-Acores, neste caso, viola gravemente os mais elementares principios
legais, éticos e deontolégicos que devem nortear a actividade informativa,
expressos, nomeadamente, nos art’s 3° n°4, e 4°, n° 2, do DL n°® 85-C/75,
de 26 de Fevereiro. Portanto, solicito que a Alta Autoridade para a Comunica-
¢do Social se pronuncie sobre estes acontecimentos e que tome todas as
medidas previstas na lei, para repdr a verdade, em tempo (til, e para punir os
prevaricadores. "

O queixoso anexa o texto da noticia publicada a 23 de Julho de
1994, no jornal "Expresso”, onde, a dado passo se refere:

"(...) O relatério da DGT refere ainda que ‘a maioria dos portugue-
ses que gozaram férias nos ultimos anos, ficaram satisfeitos com os
divertimentos existentes nos locais de férias’. No topo, estdo a Madeira,
distrito de Lisboa e Porto, a satisfazerem 100 por cento das pessoas que
escolheram estes locais. Os Acores foi o destino que desiludiu mais gente: 48
por cento {...)".

Por outro lado, envia um documento que lhe havia sido remetido
pela Direccao Geral do Turismo (DGT) onde se pretende esclarecer o assunto
do inquérito sobre as férias dos Portugueses (1993) da responsabilidade da
DGT, do qual se reproduz parcelarmente:

"(...) O estudo que a Direccdo-Geral do Turismo realiza todos os
anos sobre a Siluacao aas 1erias aos poriugueses, aponiou, em 19935, para a
Regido Autonoma dos Acores e no que concerne a pergunta se os divertimen-
tos no local de férias satisfazem ou ndo, as respostas traduzem-se nas
seguintes percentagens:

", Satisfazem 52%
". Ndo satisfazem --------------- -
", Sem opinido 48%

"Julgamos que por lapso, foi assinalada na noticia a percentagem
relativa a individuos que ‘ndo tém opinido’, sobre os divertimentos existentes
nos Acores, trocada com o item de ‘ndo satisfazem’. (...)"

Consta igualmente do presente processo cépia do inquérito cujo
tratamento jornalistico suscitou a queixa que ora se aprecia.

1.1.1 - A 8 de Setembro de 1994, o queixoso remeteu a esta Alta
Autoridade, na sequéncia da sua participacao inicial, cépia de vérios
documentos, a saber:

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

———— a) Copia da sua carta ao. "Expresso"”, publicada a 20 de Agosto
de 1994 em resposta ao artigo daquele jornal, do seguinte teor:

"Férias melhores nos Acores

"0 Artigo intitulado «Portugueses gozam muito mas 70% ficam
em casa» [EXPRESSO, 23/7/94] refere-se ao destino turistico Acores (de
forma nada abonatdria) como sendo o que mais desiludiu os portugueses, e
baseia-se alegadamente nas conclusées de um inquérito promovido pela
Direccdo-Geral do Turismo.

"Embora se reconheca que uma leitura atenta detecta que essa
negatividade se restringe a aspectos relacionados com os divertimentos em
férias, ndo correspondendo pois a uma apreciacdo global do destino, o artigo
apresenta uma conclusdo que o inquérito a que se reporta ndo autoriza e até
desmente em definitivo. , -

"Com efeito, a percentagem de 48 por cento apontada como
sendo dos desiludidos com a caréncia de divertimentos em férias néo
corresponde as respostas negativas no dmbito do inquérito, mas tdo somente
a percentagem de inquiridos sem opinido, o que ndo tem seguramente o
mesmo significado. Em boa verdade, 52 por cento dos inquiridos consideram-
-se satisfeitos nessa vertente, ndo se registam opiniées negativas e 48 por
cento manifestam-se como ndo tendo opiniédo. Esta elevada percentagem de
individuos sem opinido (que também se regista relativamente as cidades de
Lisboa e do Porto, embora nesse caso se utilize um critério diferente de
anélise) resultara do facto de a procura do destino Acores ndo considerar
especialmente a oleria ae «aivertmentos» cCoOMo Motivo aeterminanie da
visita, mas antes considerar o que constitui a esséncia do produto Acores, ou
seja, a qualidade paisagistico-ambiental e as valéncias culturais do destino.

"Em qualquer caso, é de elementar justica salientar a evolucéo
recente do turismo acoriano no dominio dos divertimentos em férias ou
animacéo turistica em geral, designadamente pelo substancial crescimento da
oferta de restauracdo, estabelecimentos de bebidas e salas de dangca (em
numero cerca de oito vezes superior ao registado em 1988), bem como pela
crescente oferta de equipamentos e produtos de animacdo, como é o caso do
golfe, de ‘courts’ de ténis, piscinas, ‘health clubs’, embarcacdes de recreio -
integrando ou ndo empreendimentos turisticos.

"E aproveito a oportunidade para informar que na sequéncia de
um inquérito aos turistas a saida do arquipélago, lancado pela SREA em
colaboracdo com a Direccdo-Regional de Turismo, de Marco de 92 a Dezembro
de 93, se conclui que 87 por cento dos inquiridos recomendariam o destino
a um amigo e 78 por cento voltariam aos Acores. Se considerarmos também

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

os que ‘provavelmente voltariam aos Acores’, obtemos uma percentagem
extraordinéaria de 96,5 por cento.

"As vertentes mais favorédveis relativamente ao destino serdo a
paisagem e a hospitalidade (com 79,6 por cento e 53,9 por cento das
respostas altamente favoraveis, respectivamente), que constituem, a par das
valéncias culturais da Regido, os elementos nucleares do produto Acores.

"As menos favoraveis sdo as compras e as estradas. Admite-se
neste ultimo caso que, tendo algo a ver com a insuficiente sinalizacgo turistica
existente, a recente colocacdo de numerosos sinais informativos com vista a
melhor sinalizacdo turistica contribua para que a opinido dos turistas possa
evoluir favoravelmente nesta vertente”;

b) Documentos da DGT que esclarecem o ambito e respostas do
inquérito;

c) Solicitacao, por escrito, ao Director de Informagdo da RTP-
Acores, do exercicio do direito de resposta relativamente & "producéo
maliciosa de uma série de insinuacdes e comentarios laterais” transmitidos no
Telejornal de 16 de Agosto, apds a cobertura da conferéncia de imprensa que
o queixoso entendeu por bem convocar para "repér a verdade e procurar
atenuar os efeitos perniciosos para a imagem" dos Acores;

d) Resposta da RTP-Acores, na qual se informa o queixoso de

que lhe "n&o foi concedido o direito de resposta por a ele ndo haver lugar”.

I.2 - Instado a pronunciar-se sobre o assunto, veio o birector da RTF-
-Acores esclarecer o seguinte:

"A RTP-Acores reproduziu uma noticia divulgada por um semanério
de prestigio e crédito - O Expresso - citando a fonte, pedindo a confirmacgo
ao Ministério do Turismo e um comentario ao sr. Director Regional de Turismo
que se negou a comentar por desconhecer matéria que lhe respeitava.

"0 Sr. Director de Turismo teve oportunidade de onze dias depois
da emissdo de tal noticia divulgar o que pensava sobre a mesma, em
conferéncia de imprensa.

"Ndo hé mais factos novos pelo que o sr. Director de Turismo néo
tem direito a qualquer outro direito de resposta que alids solicitou e lhe foi
negado por a ele ndo haver lugar.

"0 Sr. Director de Turismo divulgou entretanto uma carta na
Comunicacédo Social da Regido, carta que ocultou a AACS, em termos que sdo
reveladores da sua personalidade (doc. junto).

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

NG
AN



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-5-

"0 que o Sr. Director Regional de Turismo pretendia é que o
Governo através de si pressionasse a Televisdo para nédo divulgar noticias que
deslustrassem a sua accdo ou fossem criticas do trabalho governativo.

"A RTP-Acores é um 6rgéo de Comunicacéo Social que preza a sua
independéncia face ao poder politico e ndo admite interferéncias na sua acgcdo
e nos seus objectivos de informar com imparcialidade e isencéo.

"Néo aceita pois pressées do Governo Regional nem ma educacéo
de um seu director Regional.”

1.2.1 - Juntamente com o esclarecimento supracitado o director da RTP-
Acores enviou um relatério sobre o assunto, subscrito pelo Chefe do
Departamento de Programacao e Informacao (Vitor Pereira), que se transcreve:

"1) Os Servicos de Informacéo tiveram conhecimento da noticia

publicada pelo ‘Expresso’ no dia 23 de Julho, apenas no dia 5 de Agosto;

"2) Alertados para os dados que dizem, e cito ’... que os Acores
foi o destino que desiludiu mais gente: 48 por cento’, contactdmos o
responsdvel pelo sector para que nos esclarecesse sobre o0s numeros
divulgados;

"3) O director Regional de Turismo dos Acores, Dr. Alberto
Pereira, ndo sé desconhecia a noticia do ‘Expresso’ como desconhecia
também o relatorio da Direccdo Geral do Turismo;

"4) A Redaccédo da RTP/Acores contactou entdo a Direccdo Geral
do Turismo que nos remeteu para o Viinistério do Comercio € 1urismo.

"No Ministério foi contactado o Sr. José Vasconcelos, responsa-
vel pelas relac6es com a Comunicacédo Social, que confirmou a existéncia do
relatério e que ndo refutou os numeros divulgados pelo ‘Expresso’. O Sr. José
Vasconcelos prometeu enviar o resultado do relatério por fax, promessa néo
cumprida até ao final do dia e até hoje. Foi alids nestes termos que o0s
telespectadores tomaram conhecimento da noticia que divulgamos as 20.00
horas do dia 5 de Agosto de 94, no Telejornal;

"85) Confrontados com a falta de informacédo do Ministério e com
o desconhecimento da Direccdo Regional do Turismo em relacdo ao relatdrio
em causa, a RTP-Acores optou por usar a fonte disponivel, citando-a, e que
em nossa opinido, se trata de um Meio de Comunicacdo Social iddneo e de
grande prestigio e difusdo nacional;

"6) Pela razdo exposta néo foi efectivamente divulgado nenhum
comentério por parte da Secretaria ou da Direccdo Regional do Turismo dos
Acores.

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

\*M



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-6 -

"Mas, sublinhe-se, foi feito o convite ao Dr. Alberto Pereira para
comentar a noticia do ‘Expresso’, convite que ele declinou;

"7) Dez dias depois, o Dr. Alberto Pereira convocou uma
Conferéncia de Imprensa que visou e passo a citar, ‘comentar o inquérito ao
turismo interno promovido pela Direccédo-Geral do Turismo e o tratamento
informativo de que foi objecto em reportagem transmitida pela RTP-Acores,
no Telejornal do passado dia 5°.

"A RTP-Acores fez a cobertura da Conferéncia de Imprensa em
reportagem publicamente elogiada pelo préprio Director Regional do Turismo.

"No dia 12 de Agosto, ou seja, quatro dias antes da Conferéncia
de Imprensa do Director Regional do Turismo, eu préprio telefonei ao Dr.
Alberto Pereira convidando-o para ser entrevistado em directo no TJ, a partir
dos nossos estudios da Horta.

"E justifiquei este convite dizendo-lhe que tinha em meu poder
outras reportagens sobre o Turismo na Regido que eventualmente poderiam
merecer o comentario dele. O Dr. Alberto Pereira aceitou o convite e eu dei
instrucées & Chefe da Delegacdo da Horta para disponibilizar os meios
operacionais necessarios a referida intervencédo em directo no telejornal.

Iniciei férias no dia 13 de Agosto e na terca-feira, dia 16, recebi
em casa um telefonema do Chefe do Servico de Informacdo a dizer-me que
afinal o Director Regional do Turismo tinha recusado o convite inicialmente
aceite para intervir em directo no Telejornal a fim de comentar assuntos
relacionados com a sua drea de actuacéo.

"8) INo 1elejornal do dia 16 ae AGoSlo 1o/ entao emitida a
reportagem sobre a Conferéncia - que mereceu como dissemos - o elogio
publico do Dr. Alberto Pereira - e foi também emitida uma declaracdo da
Directora-Geral do Turismo sobre a politica do Governo dos Acores no sector
do Turismo.

"Nessa declaracdo, que ndo foi em playback mas auténtica, a
Directora Geral do Turismo fez um comentédrio muito negativo para o0s
responsaveis pelo Turismo Acoriano.

"E claro que o Dr. Alberto Pereira ndo comentou as declaracées
a que me refiro porque recusou o convite para intervir em directo nesse
mesmo Telejornal, apesar de avisado que iriamos tratar de matéria relacionada
com o turismo regional {...)".

1.2.2 - O respondente da também, nesta ocasido, a conhecer, a AACS,
a "Carta Aberta" divulgada pelo queixoso na Comunicagao Social e que é do
seguinte teor:

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

/! \\\ ;L\



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

"HORTA - CARTA ABERTA A RTP-ACORES

"No Telejornal das 20HOO do passado dia 16, terca-feira, foi
apresentado (com absoluta lisura, sublinhe-se) um resumo da conferéncia de
imprensa que convoquei para a tarde desse dia, onde pus a nu os incriveis
disparates difundidos em reportagem do Telejornal do dia 5 do corrente.
Essencialmente, afirmou-se entdo, supostamente com base num inquérito
realizado pela Direccdo-Geral de Turismo, que 48% dos portugueses que
visitaram os Acores estavam descontentes com o destino. Tive a oportunidade
de, na citada conferéncia, denunciar e provar este e outros erros, assim como
o procedimento leviano dos autores da noticia, no tratamento dos factos.
Porque contra factos ndo ha argumentos, esperava-se que 0S responsaveis
pela enormidade inventassem uma desculpa qualquer ou que, sobranceiramen-
te, ignorassem o assunto.

"Mas, informar ndo estava - nunca esteve - no horizonte de
quem subscreveu aquele simulacro de reportagem, como ficou claro no
Telejornal do dia 16. Longe de reconhecer o erro cometido, longe, sequer, de
tentar ignoré-lo ou subestimar os seus efeitos, a RTP optou por marrar baixo
e investiu a direito, decidida a enganar tudo e todos, por revanchismo, por
pura arrogéncia, por medo/pénico, certo é que, na RTP, vale tudo menos
perder a face.

"Assim, a encenacdo previamente preparada para ser acoplada
imediatamente a seguir as imagens recolhidas na conferéncia de imprensa,
comeca com o locutor a afirmar cinicamente que ndo, afinal o director regional
nao tnNna razao. Fronio, estava Criauo o cuiiiax, a puielnica ia eslalar ao rubro,
todos aguardam suspensos que sejam debitadas as raz6es da sem razgo do
director regional, mas era falso rebate: tal como na opera bufa, toca a aria do
herou, mas é o bobo que salta para cena. Tivemos pois que amargar, uma vez
mais, outra daquelas 6bvias, paupérrimas e soezes mistificacées a que a
(des)informacéo da RTP nos habituou. A unica novidade, neste caso, é que se
agiu com o objectivo deliberado de burlar a generalidade dos espectadores e
ndo por mera displicéncia, leviandade ou incompeténcia, como é usual.

"Repare-se que, em momento algum, se aflorou, sequer, a
questao central que era, naturalmente, a conformidade ou desconformidade,
da reportagem do dia 5 com o inquérito em que asseverava basear-se (outra
falsidade: como provei na conferéncia de imprensa, a RTP desconhecia o
inquérito quando langou a noticia). No Telejornal do dia 16, apenas interessava
manter a aparéncia de razdo, mesmo contra todas as evidéncias.

"0 servico (des)informativo da RTP-Acores ultrapassou, assim,
um novo marco, na sua imparavel e notéria degradacdo: nada pior, em comu-

Av. D. Carios 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

nicacdo social, que o perverso cocktail de arrogéncia e incompeténcia.

"Tal como foram apresentadas, as declaracées do director-geral
de turismo mereciam, naturalmente, uma critica contundente, porquanto
parecem exorbitar das suas competéncias e sdo opinativas quanto a um
destino e a uma politica, em termos displicentes e, até, irresponsaveis.
Todavia, conforme me explicou pessoalmente a autora dessas declaracées,
estas sdo apenas uma pequena parte duma longa entrevista que concedeu, na
qual, colocando-se numa perspectiva historica, abordou comparativamente a
evolucdo do turismo nos arquipélagos dos Acores e da Madeira, procurando
explicar a enorme decalage entre o desenvolvimento turistico da Madeira
(velho de 200 anos), por um lado, e o dos Acores e vdrias regioes do
continente, por outro, aquela dirigente afirmou que tal se deveria, entre outras
coisas, ao facto do governo madeirense ter investido fortemente e desde o
principio no sector, o que ngo sucedeu nos Acores, visto que, como se sabe,
SO hé relativamente poucos anos o sector turistico foi eleito como prioritario
na nossa regiéo.

"A confirmar-se esta explicacdo (e sabemos o que podem fazer
montagens maliciosas), a RTP-Acores terd tido, até, a desfacatez de
manipular, sem o menor escrupulo, declaracées proferidas com outros fins e
inteiramente fora de contexto. Ndo seria a primeira vez que uma polémica
seria tratada na RTP-Acores & base de tesoura e colagem. E fécil, ndo é
preciso saber nada do que se trata e pega sempre.

Em qualquer caso, repito que as declaracbées da directora-geral
nao se reportam minimamenie aos dados do INQuUerito que acclonou a tabulosa
maquina de fazer fumo da RTP-Acores, pelo que a sua insercdo na reportagem
teve como unico objectivo lancar a confuséo.

"Também na reportagem do dia 16, fui confrontado com a
acusacado ridicula, hilariante mesmo, de que havia recusado comparecer em
directo nesse dia e que, além disso, havia demorado tempo demais (11 dias)
a realizar a referida conferéncia de imprensa.

Quem quer que tenha acompanhado, ao longo dos ultimos anos,
a minha postura relativamente a comunicacdo social e a mediocre prestacdo
informativa da RTP-Acores, em matéria de turismo, sabe que é mera bazofia
que ela queira dizer-me ‘frente a frente’ seja o que for, pois nunca perdeu uma
oportunidade de o dizer quando estd segura de que ndo posso responder de
pronto, como foi o caso, no Telejornal do dia 5, para o qual ndo fui convidado
a pronunciar-me. Na verdade, antes de equacionar a hipétese de convocar a
dita conferéncia, solicitei & RTP-Acores, no dia 11 do corrente, a realizacéo
duma entrevista em directo ou a transmisséo integralnuma peca gravada. Tudo

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

£~

(v’)

[y



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-9-

me foi recusado, com o argumento mais que suspeito de que havia necessida-
de de produzir nova reportagem, como pretexto de tal intervencéo.

"Perante isto, optei por convocar uma conferéncia de imprensa
para o dia 16, sendo entdo surpreendido por um convite da RTP, para intervir
em director no telejornal, nesse mesmo dia, obviamente que recusei, posto
que a RTP iria estar presente na conferéncia de imprensa, onde recolheria
imagens e teria a possibilidade de colocar as questdes que entendesse, sobre
a famigerada reportagem do dia 5 e os pavorosos erros que continha.

Por outro lado, é caricato que a redaccéo do telejornal me venha
censurar implicitamente, pelo facto da conferéncia de imprensa so ter tido
lugar 11 dias ap6s a reportagem de 5 do corrente. Na verdade, se alguém
pecou por falta de timing foi a RTP que, por ndo ter querido aguardar por
informacdées fidedignas, como diz o signatédrio, precipitou-se na divulgacédo
duma noticia puramente especulativa, sobre um inquérito da direccédo geral de
turismo cujo teor os autores da noticia desconheciam por completo, apenas
sabendo da sua existéncia por um artigo publicado no Expresso, além disso,
a conferéncia sO ndo se realizou no dia 11, porque a RTP s6 asseguraria a sua
cobertura com aviso prévio de dois dias uteis, sei agora para que serviu o
compasso de espera...

"0 processo utilizado no caso em apreco, o intolerdvel abuso de
poder que representa esta torpe encenacdo, constitui verdadeiramente um
insulto a inteligéncia dos acoreanos. Tenteij e tento ainda levantar a voz contra
a prepoténcia e impudor projectados nestes pseudo trabalhos jornalisticos.
Mias, 1enho piena colsciéncia ae que, culiiv ja alyuelln Uuisse, a 1elevisao terni
sempre a Ultima palavra e tudo pode forjar. Assim, como néo fui talhado para
esforcos inglérios, desde j& me reconheco impotente para fazer chegar a
mensagem da razdo e mentes corrompidas pela estup/dez pela malevoléncia
e por influéncias inconfesséveis.

"Por essa razdo, recuso doravante participar em trabalhos
informativos da RTP-Acores, salvo intervencées em directo (as unicas em que
se pode tentar resistir & deturpacdo e manipulacédo sisteméticas) ou quando
o jornalista em causa me ofereca garantias de isencédo, rigor e objectividade,
no tratamento da informacéo.

"E por este motivo que estou a recorrer a este meio, para expor
publicamente a minha posicdo sobre as ultimas tropelias da RTP. Obviamente
que ndo o poderia fazer através da prdpria televisdo, sem me sujeitar a
refteradas manipulacdes e abusos.

"Além disso, também porque a RTP cortou todas as restantes
vias, apresento nesta data queixa a Alta Autoridade para a Comunicacdo So-

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 10 -

- cial, contra a escandalosa manipulacdo de informacdo que descrevi.

"Aos restantes meijos de comunicacédo social, que ngo receiam
veicular a verdade e o debate, o meu publico reconhecimento, uma palavra
especial de apreco pela cobertura exemplar da conferéncia de imprensa por
mim convocada, por todos os profissionais presentes, incluindo a equipa da
delegacdo da Horta da RTP. "

1.3 - Tendo a AACS remetido cépia da resposta da RTP-Acores ao
gueixoso, recebeu o seguinte comentario:

“Passando desde jé a comentar as declaracées da RTP-Acores,
transcritas no vosso oficio n° 10562, é notdrio que esta empresa continua a
tentar fugir as suas responsabilidades, negando o ébvio e procurando a todo
o custo encobrir a unica questdo que realmente interessa apreciar, sob uma
manta espessa de declaracbes espdurias e irrelevantes. Se dantes néo teve pejo
em afirmar publicamente o que sabia de fonte segura ser falso, agora limita-se
a passar ao largo das unicas questédes sobre as quais deveria pronunciar-se,
no dmbito deste processo. Séo elas:

"1) E certo, ou ndo, que a RTP-Acores, no telejornal das 20 horas
do dia 5 de Agosto, reportando-se aos resultados dum inquérito realizado pela
Direccéo-Geral de Turismo, que, alids, desconhecia por completo, produziu
afirmacdées inteiramente falsas sobre o que, nesse mesmo inquérito, respeitava
ao grau de satisfacdo dos turistas que visitam os Acores?

"2) E certo, ou nao, que, no telejornal ae 1o 4u MESMNO MeSs, ja de
posse de informacées que demonstravam, sem margem para duavidas, o erro
grosseiro em que havia incorrido, a RTP ndo sé ndo assumiu o lapso como até
forjou uma reportagem em que desmentiu o que o signatario havia afirmado
em conferéncia de imprensa, para reposicdo da verdade dos factos, e em que
manipulou declaracées tomadas, nomeadamente, a Directora-Geral de
Turismo, tudo para manter uma aparéncia de razdo que, objectivamente,
famais poderia ter? ~ :

~ "Ainda assim, iremos comentar passo a passo as declaracées da
RTP que agora nos foram transmitidas:

"1. E falso que a RTP-Acores se tenha limitado a reproduzir um
artigo do jornal ‘Expresso’, no telejornal de 5 de Agosto. O visionamento da
gravacdo permitird concluir, com muita clareza, que a noticia se reportou
expressamente, ndo so ao referido artigo, mas também ao prdprio inquérito
que constituiu a fonte daquele. Alids, se se tivesse limitado a reproduzi-lo, o
erro teria sido menor, ja que, como demonstramos em conferéncia de imprensa

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 717 -

(cfr. registo apresentado em anexo a queixa), a RTP ampliou substancialmente
o erro em que havia incorrido o articulista do ‘Expresso’. Mas, ainda que se
aceitasse, por absurdo, que a RTP nada mais fez do que divulgar o famigerado
artigo, ainda assim o seu procedimento ndo estaria isento de censura, a luz
dos sdos principios jornalisticos, que mandavam, neste caso e antes de mais,
aceder a fonte da informacédo (o inquérito) e, posteriormente, proceder & sua
avaliacédo critica.

"E certo que o signatério, contactado pela RTP-Acores, nada péde
comentar sobre os resultados de tal inquérito porque, nessa ocasido e tal
como sucedia com a RTP, ainda o desconhecia. E 6bvio, para toda a gente
excepto para a RTP, que um dirigente responsavel da Administracdo Publica
ndo pode comentar ‘ouvires dizer’. Alids, o signatdrio aproveitou esse
contacto para recomendar contencédo na difusdo de tais noticias, até que se
tivesse acesso ao dito inquérito. Infelizmente, como se viu e sem que se
perceba porqué, tal recomendacéo tera tido um efeito contraproducente.

"2. Efectivamente, o signatério, logo que teve acesso ao inquérito
e houve possibilidade de realizacdo duma conferéncia de imprensa, optou por
este procedimento, na tentativa de repér a verdade dos factos e anular, ao
menos parcialmente, os efeitos perniciosos da noticia precipitada e irresponsé-
vel da RTP. Desta conferéncia, a RTP passou um resumo no telejornal do dia
16 de Agosto, cuja lisura foi publicamente reconhecida pelo signatadrio, mas
ao qual acoplou a vergonhosa montagem acima referida, com o objectivo
evidente de destruir a mensagem transmitida na conferéncia de imprensa,
aenegrindo ae passagem a laoneidade e compelencia du signatario que,
segundo o que ficou implicito na noticia, das duas uma: ou mente publicamen-
te ou ndo sabe do que fala.

"3. Esta pseudo-reportagem foi, efectivamente, o novel e mais
importante facto deste processo e é inacreditavel que a RTP-Acores pretenda
pura e simplesmente passar uma esponja e fazer esquecer a inqualificdvel
fraude informativa de que é responsadvel. Recorde-se que é naquela ‘monta-
gem’, acoplada a conferéncia de imprensa, que se vem dizer que, afinal, o
Director Regional ndo tinha razdo, mas sem nunca referir, sequer, o inquérito
que o deveria demonstrar. A laia de ‘argumentacéo’, juntaram-se algumas
entrevistas (designadamente, com a Directora-Geral de Turismo) em que,
genericamente a propdsito da qualidade e extensdo da oferta acoreana de
animacdo e informacdao turisticas, se tecem comentarios negativos ou dubios,
sempre sem a menor ligacdo ao fulcro da questéo: o inquérito. A manipulacdo
é evidente: se a Directora-Geral e outras pessoas consideram que a animacao
acoreana é deficiente (tal nunca esteve em causa), entdo é porque o inquérito

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49

’~ v
;\\)‘



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-12-

diz mesmo que 48% dos turistas estdo _descontentes com o destino (!!). A
torpeza desta montagem é téo gritante que dispensa qualquer demonstracéo.

"Afinal, a RTP-Acores limitou-se a usar (e abusar) daquele trunfo
maximo, que tanto poder confere & comunicacéo televisiva, nas sociedades
democraticas: o poder da ultima e mais altissonante palavra, aquela que fica
no ouvido e faz as pessoas acreditar nela ou, pelo menos, duvidar de quem se
Ihe opée. Assim, a RTP néo informou, entrou em competicdo, apenas para ndo
admitir um erro, e cometeu um verdadeiro crime jornalistico, ao desmentir
informagcées que sabia serem vdlidas.

"Tdo abomingvel mistificacdo facultou a Direccdo Regional de
Turismo (DRT) o direito de responder pela mesma via, o qual foi frustrado por
um orgdo de comunicacdo social que desconhece o que seja deontologia
profissional. Efectivamente, a DRT formalizou um pedido para o exercicio do
seu direito de resposta, por telecopia e correio, que foi indeferido, sem o
menor fundamento (cfr. cépias anexas). Em qualquer caso, como V. Exa. bem
sabe, ndo é a recusa do direito de resposta que constitui objecto da queixa
formulada pela DRT, pelo que toda esta questdo é totalmente irrelevante.

"4. A carta aberta a RTP-Acores foi publicada em quase todos os
Jjornais dos Acores, ja que aquela empresa ndo permitiu a difusdo duma
resposta através das suas antenas. Temos dificuldade em perceber como é
que este facto pode ser qualificado de acto de ocultacdo. Nio vimos
necessidade de entregar uma cdpia da carta directamente & AACS, porque na
nossa queixa jg haviamos exposto detalhadamente todos os factos a apreciar
e & carta nada acrescelila, 11€8se aspeclo. Lerlv € que rau € pelo 1aclo de ler
requerido a intervencédo do 6rgdo competente para dirimir esta questdo que o
Director Regional ficou impedido de tentar desagravar-se publicamente, pela

Unica forma ao seu alcance, o que certamente ndo conseguiu satisfatoriamen-

te, em face da superior forca e difusdo das mensagens televisivas. Assim, é
justo, legalmente obrigatorio e, sobretudo, indispensavel, quer para o cabal
esclarecimento do publico, quer para efeitos de prevencdo de atitudes
semelhantes por parte da RTP, que a AACS se pronuncie abertamente sobre
esta questéo.

"b. Os trés ultimos parédgrafos transcritos sdo um bom exemplo
de atrevimento e duplicidade. A RTP-Acores pretende agora vestir a pele de
vitima de pressées e criticas ilegitimas do Poder. Mas ndo convence. E que a
conferéncia de imprensa promovida pelo signatério destinou-se, precisamente,
a tentar repdr o rigor e objectividade da informacédo, que a RTP e os restantes
orgdos de comunicacédo social tém o dever de acautelar. Se a RTP prezasse
tanto a sua imparcialidade e isencdo, como apregoa, porque néo agiu como

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

E
{
128N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 713 -

o jornal ‘Expresso’ que, confrontado com o seu erro, publicou excertos
significativos da carta da DRT que o demonstrava?

"Esta nova postura da RTP - vitima do Poder - é por demais
ridicula e implausivel, pois foi ela que, de ma fé, abusou, despudorada e
grosseiramente, do Poder, nada pequeno, de que goza, propagando falsidades
e deturpando e manipulando ardilosamente a informacéo.

Il - ANALISE

II.1 - A AACS é competente para conhecer da questdo ora suscitada,
atento o disposto na alinea e) do artigo 3° e na alinea I) do n® 1 do artigo 4°
ambos da Lei n® 15/90, de 30 de Junho.

1.2 - Importa desde ja clarificar que, embora o processo contenha um
pedido de direito de resposta e respectiva recusa, nao foi a AACS interpelada
como entidade de recurso relativamente a este instituto. Bem pelo contraério,
é matéria que ndo consta do &mbito nem inicial nem sequencial da queixa e
que, para o Director Regional do Turismo (cfr. carta de 25 de Outubro ponto
3 in fine), ndo constitui "objecto da queixa formulada pela Direc¢cdo Regional

do Turismo, pelo que toda esta questéao é totalmente irrelevante” (sublinhado
nosso).

.3 - U objeclo aa queixa €, assim, POl EXPIESSU PEUINU GO UEIXOSU,
a apreciacao da isencéao, verdade e rigor informativos por parte da RTP-Acores
relativamente aos Telejornais de 5 e 16 de Agosto de 1994, noticiarios onde,
respectivamente, foi divulgado o inquérito as férias dos portugueses e feita a
cobertura e comentario da conferéncia de imprensa convocada pelo queixoso.

I1.3.1 - O Director Regional de Turismo invoca as disposicoes legais
contidas nos artigos 3°, n° 4, e 4°, n° 2, da Lei de Imprensa (Decreto-Lei n°
85-C/75, de 26 de Fevereiro).

Considerando que a invocagdo do n® 4 do artigo 3° ndo se
adequa ao caso em aprec¢o, analise-se o que contém o n° 2 do artigo 4° do
Decreto-Lei n° 85-C/75, de 26 de Fevereiro.

Com efeito, o normativo preceitua que os "limites a liberdade de
imprensa decorrerdao unicamente dos preceitos da presente Lei e daqueles que
a Lei geral e a Lei militar impéem, em ordem a salvaguardar a integridade
moral dos cidad&os, a garantir a objectividade e a verdade da informacéo, a

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-14 -

defender o interesse publico e a ordem democréatica” (itdlico nosso).

Se conjugarmos este preceito com o constante do n° 1 do artigo
11° da Lei n® 62/79, de 20 de Setembro (Estatuto do Jornalista), verificamos
que é dever fundamental do jornalista profissional "respeitar escrupulosamente
o rigor e a objectividade da informacao” e "ndo abusar da boa-fé dos ’leitores’
(lido obviamente em sentido extensivo) encobrindo ou deturpando a informa-
cao".

Ou seja, informar com rigor e isencao é, de facto, informar no
proprio interesse dos cidadaos: é um verdadeiro direito a informar adequada
e correctamente os cidadaos/informados.

Vejamos se no caso sub judice a procura da isencédo e do rigor
se verificou.

A RTP-Acores, tendo tido conhecimento a 5 de Agosto (e nao
a 23 de Julho, aquando da difusao pelo ‘Expresso’) de um inquérito sobre as
férias dos portugueses, reportado ao ano de 1993, tentou inteirar-se da
verosimilhanca e fidedignidade dos seus dados contactando o Director
Regional de Turismo (que o desconhecia) e o Ministério do Comércio e
Turismo, que lhe ndo contestou os dados que veiculava.

A RTP-Acores ndo estava, no entanto, na posse do referido
inquérito e, ao que parece, o mesmo nao lhe foi enviado, pelo menos até
principios de Outubro (cfr. carta da RTP-Acores).

Sem declaracdes do responséavel pelo Turismo nos Acores e com
uma "nao contestacao de dados" que procurava entretanto confirmar, a RTP-
ACOIES JecClde elabulal UMa peca LOIL base lia hulicia ehuetlanto ditundida
pelo "Expresso”, por considerar este semanario de "grande prestigio e difusao
nacional”.

Importando informar com verdade, objectividade e rigor - como
dever essencial de quem presta este servico "publico” -, a noticia (chegada ao
conhecimento da RTP-Acores duas semanas depois de ter sido publicada no
"Expresso") poderia esperar um pouco mais, a fim de a RTP se munir de todos
os dados essenciais a uma informacao rigorosa.

Nao sendo o caso imperioso e urgente, o rigor informativo exigia
a confirmacao de todos os dados disponiveis e o conhecimento do inquérito
promovido pela Direccao Geral de Turismo.

11.3.2 - A cobertura feita pela RTP-Acores da conferéncia de imprensa
promovida pelo queixoso motivou o seu pedido de um direito de resposta, por
considerar que lhe foram juntas declaracdes da Directora Geral do Turismo e
da prépria estacao televisiva, que tem por erréneas e susceptiveis de afectar

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 15 -

o seu bom nome.
Perante a recusa do exercicio desse direito de resposta, o
gueixoso poderia, com toda a legitimidade, ter recorrido para a AACS.

I1.4 - No que concerne as tentativas de entrevistas em directo - situadas
entre 5 e 16 de Agosto -, que a televisao diz ter efectuado e que o queixoso
contesta, ndo cabe a esta Alta Autoridade apurar a verdade dos factos uma
vez que nao é sede de producao da respectiva prova.

I1.5 - Finalmente, a publicacéo pelo queixoso, em érgaos de comunica-
cao social da Regidao Auténoma dos Acores, do seu posicionamento face as
noticias emitidas pela RTP-Acores nao constitui pressao politica junto desta
estacao.

Il - CONCLUSAO

Apreciada uma queixa do Director Regional de Turismo da Regido
Auténoma dos Acores contra a delegacdo da RTP naquela Regido Auténoma,
por falta de isencao, objectividade e rigor informativo aquando da divulgacao
no Telejornal de 5 de Agosto de 1994 de um inquérito sobre as férias dos
portugueses (1993) e pela forma como a RTP-Acores comentou, no seu
Telejornal de 16 do mesmo més, a conferéncia de imprensa convocada pelo
guUEIX0so nesse mesmo dla, a Alta Autoridade pala a LONMUNiCacao Sociai
delibera:

- que, relativamente ao Telejornal de 5 de Agosto, a RTP-Acores
deveria ter confirmado todos os elementos informativos de que dispunha antes

de emitir a peca jornalistica, tanto mais que esta era baseada numa noticia de "

um semanario publicada duas semanas antes;

- que, relativamente ao comentario produzido pela RTP-Acores sobre
a conferéncia de imprensa promovida pelo Director Regional de Turismo, o
direito de resposta era a forma mais célere e eficaz de repor, no espaco
informativo, a versao do queixoso;

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servi¢cos Administrativos) — Fax: 395 14 49

2

“\)‘?‘3‘

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 16 -

- que se nao pode concluir, face aos elementos disponiveis, ter havido
pressdes politicas por parte do queixoso junto da RTP-Acores.

Esta deliberacdo foi aprovada por maioria, com votos a favor de
José Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo, José Garibaldi, Beltrdo de
Carvalho, Maria de Lurdes Breu e Aventino Teixeira, e contra de Torquato da
Luz e Artur Portela.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 15 de Marco de 1995

O Presidente

7N/ . C. Y ﬁ

JOSE Malia Goulhicaives reiella

Juiz Ccy‘-selheiro

/AM

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49

N



