ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
UMA QUEIXA DO "JORNAL DE SAQO MIGUEL-EXPRESSO DAS NOVE"
CONTRA A RTP-ACORES

(Aprovada na reunido plenéria de 28.JUN.95)

| - FACTOS
1.1 - A QUEIXA

Foi recebida na Alta Autoridade para a Comunicacéo Social (AACS),
com data de 24 de Abril de 1995, uma queixa do semanério "Jornal de S.
Miguel-Expresso das Nove", subscrita pelo seu Director, contra a RTP-Acores,
alegando, em abono da sua tese, o0s seguintes factos:

a) Por "discriminacdo no tratamento informativo sobre a imprensa
acoriana. Na verdade, sempre que um 6rgdo de imprensa escrita regional
celebra o seu aniversério, o Unico canal publico televisivo dos Agores noticia
o facto. Todavia, no caso do "Jornal de Sdo Miguel-Expresso das Nove" (que
celebrou recentemente o seu 5° aniversério), assim nédo tem acontecido, o que
nos parece uma omiss&o injustificvel, ja que este titulo € o Gnico semanério
da regido, além de ser o Unico que chega as nove ilhas do arquipélago”.

b) "A falta de isencdo da RTP-Acores, neste caso, prejudica a
divulgacdo e a imagem do jornal ora queixoso, na medida em que, ao noticiar
todos os tftulos com excepcdo de um, d& a ideia de que este Gltimo néao
existe."

Concluem pedindo "a intervencdo da AACS, de forma a repor a justica
neste caso".

1.2 - A RESPOSTA DA RTP-ACORES

1.2.1 - Ciente, pois, a AACS das motivaces que embasaram a queixa
do "Jornal de S. Miguel-Expresso das Nove", remeteu-se, na esteira e em
execucdo do elementar direito de defesa (cfr. art® 32°n° 5 da Constituicdo da
Republica Portuguesa-C.R.P.), com data de 12 de Maio de 1995, oficio
dirigido ao Director da RTP-Agores, dando-lhe a conhecer a gueixa e o teor dos
factos nela aduzidos, assinando-se-lhe o prazo de 8 dias para, se assim o
entendesse, dizer o que, sobre o assunto, tivesse por conveniente.

1.2.2 - Em resposta, a RTP-Agores, através de missiva datada de 30 de
Maio de 1995, entrada nesta AACS em 2 de Junho de 1995, veio exteriorizar

———a



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

a sua versao dos factos, fazendo-o nos moldes que, de seguida, se transcre-
vem:

a) "Relativamente a queixa apresentada pelo ‘Jornal de S. Miguel-
-Expresso das Nove’, informo que é totalmente falso que, e cito ‘'sempre que
um érgao da imprensa escrita regional celebra o seu aniversario, o tnico canal
publico televisivo dos Acores noticia o facto’".

b) "A RTP-Acores assinala de facto e as vezes, por isso nem
sempre, os aniversarios mais significativos dos jornais com implantag&o nos
Acores, ndo sendo critério noticiar todos os aniversarios dos vinte periddicos
que se publicam nesta Regido Auténoma.”

c) "Dentro deste critério, dou como exemplo as referéncias que
este Centro Regional fez aos recentes aniverséarios do 'Agoriano Oriental’ - o
jornal mais antigo de Portugal, e que completou 160 anos de existéncia -, e
do 'Correio dos Acores’ que fez as suas bodas de diamante."

d) "Assim, ao ndo noticiar o 5° aniversério do 'Jornal de S. Miguel-
-Expresso das Nove’, a RTP-Acores néo violou o principio de isencédo, mas
apenas aplicou critérios com que o seu Departamento de Informac&o se rege.”

Il - DO DIREITO

I1.1 - E do conhecimento geral que a reviséo constitucional de 1989 veio
introduzir profundas mudancas no quadro legal aplicavel 8 comunicacgé&o social.
Foi, alids, na esteira dessa reforma do Estatuto Béasico, através da Lei
Constitucional n® 1/89, que se extinguiu o anterior Conselho de Comunicacéo
Social, substituindo-o pela actual Alta Autoridade para a Comunicac¢éo Social
(cfr. art® 39° n% 1, 2, 3 e 4). Com a sua instituicdo quis o legislador
constituinte criar garantias de defesa orgénico-institucionais dos direitos
fundamentais relacionados com o direito a informacédo e a liberdade de
imprensa, designadamente os enunciados nos art°s 38° e 39° da C.R.P.. E,
para que nada fosse deixado ao acaso, o legislador constituinte cuidou de
remeter (cfr. art® 39° n° 5) para a lei ordindria a tarefa de disciplinar o
funcionamento da Alta Autoridade, entao estabelecida. De resto, neste mesmo
preceito (art® 39° e seus n°s) sobressai, prevalentemente, o facto de a
Constituicdo ter gerado um o6rgédo publico independente para garantir os
referenciados direitos e principios ndo apenas nos 6rgdos de comunicagéo
social publicos mas também nos privados. E, assim, em obediéncia e dando
execucdo ao prescrito no art® 39° da Lei Fundamental que a Assembleia da

L’l:&



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

Republica, pouco tempo depois, aprovou a Lei n® 15/90, de 30 de Junho, que
veio regular a composicdo, funcionamento e atribuicbes desse 6rgao
constitucional independente vocacionado para a pedagogia moral, e para por
vezes arbitrar, frequentemente regular e, ndo raro sindicar, mas sempre
desperto para as questdes do rigor, objectividade, isencéo e pluralismo dos
meios de informacéo.

1.2 - Dito isto, é j&4 chegada a hora de saber se, considerado o
articulado da Lei Orgénica n® 15/90, de 30 de Junho, o caso neste momento
submetido a ponderacédo deste plenario cai (ou ndo) no horizonte das suas
atribuicées legais. Ora, de entre o vasto enunciado de tarefas que lhe est&o
confiadas (cfr. art® 39° n°s 1, 3 e 4 da C.R.P. e art® 3° e suas alineas da Lei
n° 15/90) resulta claro que a situacdo factual descrita se enquadra nas
previsdes conjugadas dos art® 3° al. f) e alineas a) e I) do n° 1 do art® 4°,
ambos da Lei n° 15/90. Ainda, neste tépico dos normativos juridicos
aplicaveis, havera que ter em conta, igualmente, o disposto no art® 4°n°5 da
Lei n° 21/92, de 14 de Agosto, que transformou a RTP em sociedade
anénima.

Il - ANALISE

lll.1 - A versdo e contraversdo das partes em dissidio estdo, no caso em
tela, manifestamente extremadas; para assim se concluir, bastara ler com
algum cuidado a matéria factica que acima se deixou transcrita sob o t6pico
"factos". Efectivamente, do seu teor e andlise se alcanca que as teses de um
e de outro ndo admitem meio termo, antes se colocam em posi¢cées diametral-
mente opostas.

Se nado repare-se: o "Jornal de S. Miguel-Expresso das Nove"
acusa a RTP-Acores, em termos informativos, de o discriminar face a restante
imprensa escrita acoriana. E, para ilustrar a sua razéo e ponto de vista, da
como exemplo visivel de tal segregacéo, a circunstancia de a RTP-Acores,
sempre que um érgédo da comunicacéo social escrita da regido celebra o seu
aniversario, noticiar a efeméride. Todavia, igual tratamento noticioso néo foi
dado a data aniversaria do "Expresso das Nove", que recentemente celebrou
e publicitou os seus cinco (5) anos de existéncia, mas que a RTP-Acores na
sua actividade informativa ter4 pura e simplesmente omitido; foi, de resto,
este seu total siléncio que levou o jornal a considerar tal omisséo injustificavel
por trés ordens de razdes a saber: em primeiro lugar por entender que situa-

.
¢
4 7\/

Y



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

cbes facticas iguais exigem tratamento noticioso semelhante; depois, em
reforco da bondade do seu ponto de vista, alega o facto de o

"Expresso das Nove" ser o (inico semanario da Regido; e, finalmente, invoca,
ainda, o caracter verdadeiramente regional do periédico pelo facto de ser o
dnico que chega as nove ilhas do Arquipélago. Por tudo isto e em jeito de
conclusdo, acrescenta que a falta de isencdo da RTP-Acores, neste caso
particular, é susceptivel de gerar danos na divulgacdo e na imagem do
periédico "na medida em que, ao noticiar todos os titulos com excepcéao do

'Expresso das Nove’ da a ideia de que este ultimo néo existe".
p

1.2 - A RTP-Acores, bem ao contrério, afirma ser falsa a assercao
produzida pelo "Expresso das Nove" de que noticia, sempre, a data aniverséria
dos 6rgdos de imprensa escrita regional. Alias, sobre o tema, a RTP-Acores
apenas admite que, por vezes, mas ndo sempre, assinala de facto "os
aniversarios mais significativos dos jornais com implantacéo nos Acores, nao
sendo critério noticiar todos os aniverséarios dos vinte (20) periédicos que se
publicam nesta Regido Auténoma”.

Concede, ainda a este propésito, que efectivamente o centro
emissor referenciou os aniversarios do "Acoriano Oriental” - o jornal mais
antigo de Portugal, e que completou 160 anos de existéncia - e do "Correio
dos Acores", que fez as suas bodas de diamante. A rematar, enfatiza que:..."
ao ndo noticiar o 5° aniversario do "Jornal de S. Miguel-Expresso das Nove"
a RTP-Acores ndo violou qualquer principio de isencdo, mas apenas aplicou
critérios com que o seu Departamento de Informacgéao se rege”.

II1.3 - Eis, em sintese, a forma como cada um dos érgéos de comunica-
cdo social em confronto vé o sucedido: o semanario queixoso diz-se vitima de
discriminacdo por parte da RTP-Acores por considerar que ela noticia as datas
aniversarias de todos os demais periédicos da Regido Auténoma, menos a do
"Expresso das Nove". Descortina, outrossim, na omissdo denunciada, uma
falta de isencdo da parte do Unico centro emissor da Radiotelevis&o do
Arquipélago. Por fim, reputa-se injustamente tratado por, a propésito da
celebracéo da sua data aniversaria, ndo ter recebido da RTP-Acores tratamento
informativo analogo ao que em seu entender tem facultado a restante
imprensa escrita da Regi&o, referenciando e noticiando devidamente o facto.

A RTP-Acores, por seu lado, em contraponto, resume a sua
maneira de ver a questdo da seguinte maneira: ndo noticia, sempre, as datas
aniversarias dos periédicos que se publicam no Arquipélago. Transige, no




ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

entanto, admitindo que, na realidade, noticiou os aniversarios do "Acoriano
Oriental", que completou 160 anos, e do "Correio dos Acores", que fez as
suas bodas de diamante.

Do exposto depreende-se, em consequéncia, que a RTP-Acores
valora, primacialmente, para efeitos de tratamento noticioso das datas
aniversarias dos 6rgdos da imprensa escrita regional, o factor vetustez e
longevidade.

IIl.4 - Ndo compete a este 6rgéo, sobre os pontos facticos controverti-
dos e que dividem as partes, averiguar qual, de entre eles, in _casu, é o real
detentor da verdade material. Tal fungéao, felizmente, desborda do mosaico de
atribuicées confiadas por lei a esta Alta Autoridade, razéo pela qual sobre ela
se nao ird discorrer.

Também, em obediéncia a legislacéo aplicavel, ndo pode nem
deve a AACS imiscuir-se e muito menos invadir a esfera de direitos e de
actuacdo que a lei a outrém reservou e confiou. Estd neste caso a opcgéo
assumida pela Direccdo de Informacéo da RTP-Acores de aceitar como bom
o critério da tradicdo e do peso dos anos, isto é, da maior ou menor longevida-
de do periédico para dar (ou ndo) no seu espacgo informativo, noticia das suas
datas aniversarias. E evidente que critérios desta natureza, porque contenedo-
res de algum quinhéo de subjectividade, sdo sempre, sob o ponto de vista
intelectual, susceptiveis de gerar discussdo e polémica.

.5 - No presente caso, é indubitavel que a matéria (publicitacdo das
datas aniversarias dos periédicos regionais) cai na esfera de livre apreciacao
editorial do 6rgdo de informacéao. E, também, inequivoco que o Portugal
moderno é um Estado de liberdade de informacéo que a todos interessa
respeitar. Mas atencdo: Ndo ha direitos absolutos e é bom que todos, sem
excepcdo, tenham presente esse facto! No caso da queixa sub judice,
propende-se para, em termos puramente juridicos, aceitar, em homenagem ao
principio da liberdade interna de imprensa, a posi¢cdo assumida pela direccdo
de informacado da RTP-Acores, omitindo, como omitiu, a data aniverséria do
semanaério queixoso "Expresso das Nove". Aqui, nesta sede, ao contrario do
que sucede com o direito de resposta e figuras afins, néo vigora a obrigatorie-
dade nem pontifica o quadro vinculistico. E, porque assim é, aceita-se, no
plano juridico, o facto de a RTP-Acores ndo ter noticiado o 5° aniversério do
" Jornal S. Miguel-Expresso das Nove". No entanto urge nao esquecer que a
RTP-Acores, na sua estrutura orgénica regional, é um mero prolongamento da

ﬂuf\

d o



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Radiotelevisdo Portuguesa, S.A., que, por sua vez, € um 6rgao do Estado; e,
nessa qualidade, enquanto 6rgdo de informagé&o publica que é, fica constituida
em deveres especiais, como veiculo privilegiado de informagéo publica e de
pluralismo opinativo e informativo.

Disse-se atrds e repete-se agora que ndo cabe a esta Alta
Autoridade questionar - enquanto dentro de jurisdicidade - critérios editoriais
que s6 aos érgdos de informagdo compete acordar, definir e trilhar. Neste
caso, a RTP-Acores explicou que, ao n&o noticiar o quinto (5°) aniversario do
"Expresso das Nove", limitou-se a aplicar critérios jornalisticos em vigor e que
internamente a regem e os seus profissionais acatam. Juridicamente, tal
conduta nio parece, face ao exposto, passivel de reprovacdo ou censura.
Mas, precisamente por isso é que a pretensé@o do jornal queixoso teria de
buscar arrimo noutros valores, que nao de direito positivo, mas ndo menos
importantes, como os da solidariedade insular, os da afinidade sectorial
desbloqueadora de néo queridos isolamentos ou pura e simplesmente nas
regras de cortesia, urbanidade e bom trato.

Porém, assim n&o procedeu o "Jornal de S. Miguel-Expresso das
Nove" que, neste dominio, incorreu no erro de pensar ser detentor de uma
pretensao (direito a divulgacéo televisiva da efeméride) juridicamente tutelada,
apenas restando & RTP-Acores dar satisfagao ao correlato dever insito e
préprio de uma relagéo sinalagmatica. Por tudo quanto se deixou dito,
constatou-se que assim nao era. Deste modo, face ao exposto, cumpre, agora,
extrair as seguintes conclusées:

IV - CONCLUSOES

Apreciada uma queixa do jornal "S. Miguel-Expresso das Nove" contra
a RTP-Acores por esta ter omitido, nos seus espacos informativos, a noticia
da celebracdo do seu 5° aniversario, ao arrepio do que alega ser, nesta sede,
a sua pratica habitual em relacéo a restante imprensa escrita regional, a Alta
Autoridade para a Comunicacao Social delibera:

a) Considerar improcedente a queixa apresentada pelo jornal "S. Miguel-
-Expresso das Nove" por a mesma versar matéria cujo contetido se situa no
estrito Ambito da liberdade interna de imprensa, ndo se tendo, no caso,
apurado a existéncia de discriminacéo;

L{L\



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

b) Reconhecer em consequéncia, que, no plano do direito legislado,
nada obrigava a RTP-Acores a incluir e a difundir nos seus programas
informativos, o evento relacionado com a data aniverséaria do semanério "S.
Miguel-Expresso das Nove".

Esta deliberacéo foi aprovada por unanimidade, com votos de José
Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo, Cipriano Martins, Torquato da Luz,
Maria de Lurdes Breu, Artur Portela, Assis Ferreira, Fatima Resende, Manuela
Coutinho Ribeiro e Beltrdo de Carvalho.

Alta Autoridade para a Comunicacdo Social,
em 28 de Junho de 1995

O Presidente

o= T,

José Maria Goncalves Pereira
Juiz-Cghselheiro

/AM



