ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXA DE ARLINDO DE CARVALHO
CONTRA "O INDEPENDENTE"
(Aprovada na reuniao plenaria de 27.MAR.96)

I - FACTOS

1.1 - Em 26 de Janeiro de 1996, deu entrada na Alta Autoridade para a
Comunicacao Social (AACS) uma queixa apresentada por Arlindo Gomes de
Carvalho contra o semandrio "O Independente”, com fundamento na
publicacdo de uma noticia em que é visado e que continha factos que, para
além de inveridicos, violavam o seu direito ao bom nome e reputacao.

.2 - Sdo os seguintes os factos aduzidos pelo queixoso:

"0 semandério ‘O Independente’ na sua edicdo de 17 de Novembro de
1995, na pdgina 8, publicou uma noticia, de pégina inteira, ilustrada com uma
grande fotografia do requerente a sair dum automdvel. Sob a fotografia
encontra-se uma legenda onde se escreve: «Arlindo de Carvalho sai da RDP
com muitas suspeitas atrds de si» ".

E mais adiante: "O texto da noticia apresenta um titulo, com letras
fortemente destacadas, do seguinte teor: «AR LINDO». Antes deste existe
ainda um primeiro titulo que ocupa toda a pdgina, de caracteres também
destacados, de menor dimenséo, onde se pode ler: «RDP: buraco de 17
milhées e despesas muito suspeitas» ",

Entende o queixoso que quem ler apenas os titulos recebe a mensagem
de que "(...) Arlindo de Carvalho, sarcasticamente apelidado de Ar lindo, é
responsavel por falta de 17 milhdées de contos nos activos da Radiodifusdo
Portuguesa e pela consumacéo de despesas irregulares. (...) Quem néo ler a
noticfa, recebeu a concluséo final, com a condenacédo do requerente, como
responsédvel por despesas, no minimo irregulares e provavelmente ilicitas”.

Acrescenta ainda o participante que, antes de ser dada qualquer
informacdo ao leitor, j& a este foi transmitido o conteddo difamatério da
noticia: "Ndo existe, ainda, qualquer informacdo, mas jé temos uma sentenca,
sem factos e sem audicdo do condenado. "

Passando ao conteldo na noticia, também ai o queixoso encontra
"trechos de assinalavel violéncia, falsidade e auséncia de respeito pela honra
alheia”. E concretiza: "Comeca-se por referir um possivel deficit de tesouraria
da Radiodifusdo Portuguesa de trés milhées de contos e uma divida ao fundo
de pensées de 14 milhées de contos, o que, em principio, poderia estar
animado do desejo de informar. Contudo, noutro periodo, escreveu-se:



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2-

Durante a gestdo do demissionédrio presidente do Conselho de
Administracdo da RDP, Arlindo de Carvalho, foram feitas despesas e gastos
pessoais de milhares de contos que agora poderdo ser detectados pelas
Financas. Um desses gastos foi realizado pelo préprio Arlindo de Carvalho
numa viagem aos PALOP. O valor da factura que o presidente da administra-
cdo apresentou a empresa no final desta viagem foi de 1 200 contos. Mais
tarde Arlindo de Carvalho teve de devolver esta quantia, porque o dinheiro era
referente ao custo da viagem e da estada da sua mulher e de outros gastos
pessoais. "

Entende o queixoso que "O Independente” o acusa de ter saido da RDP
“com muitas suspeitas atrés de si e de um modo subliminar foi-se sugerindo
que o requerente era responsdvel por um deficit de tesouraria de 3.000.000
de contos e de uma divida de 14 milhées ao fundo de pensées”.

Sustenta ainda Arlindo de Carvalho que o jornal em causa noticia tais
factos "tal como se a RDP néo tivesse histdria, ndo tivesse antecedentes, ndo
tivesse tido vdrias outras administracées, como se todas as suas dividas
tivessem sido constituidas durante a gestdo do requerente”. E, logo a seguir,
acrescenta: "Contudo, pasme-se, para além disso, mesmo a informacédo
numérica e quantitativa, constitui profunda mentira jé que os resultados
obtidos e publicados apds a fiscalizacdo dos d6rgdos competentes sdo
francamente positivos”.

O queixoso desmente ainda a veracidade de outros passos da noticia
de "O Independente"”, nomeadamente quando se refere a despesas por si
alegadamente contraidas enquanto presidente do Conselho de Administracéo
da RDP. Diz a noticia: "Um desses gastos foi realizado pelo préprio Arlindo de
Carvalho numa viagem aos PALOP. O valor da factura que o presidente da
administracdo apresentou a empresa no final desta viagem foi de 1.200
contos. Mais tarde Arlindo de Carvalho teve de devolver esta quantia, porque
o dinheiro era referente ao custo da viagem e da estada da sua mulher e de
outros gastos pessoais”.

Sobre esta questao, sustenta o requerente: "Sucede, porém, que essa
«informacédo»é falsa, constitui uma mentira. A mulher do requerente nunca
integrou essa viagem aos Palop e jamais se verificou a devolucdo de um
simples centavo, por forca da presenca da mulher do requerente em qualquer
actividade promovida no interesse da RDP".

Salienta, ainda, Arlindo de Carvalho que "a falsidade do publicado
poderia ter sido confirmada com um simples telefonema, se tivesse existido
vontade de escrever a verdade em vez do desejo de injuriar e desonrar
publicamente o requerente”.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

O ex-presidente do C.A. da RDP refuta, por outro lado, a responsabili-
dade que diz ser-lhe imputada pelo jornal no que se refere ao estatuto remune-
ratorio e regalias sociais dos assessores, directores e administradores da RDP,
alegando que se trata de direitos adquiridos na pendéncia de anteriores
administracoes.

1.3 - O queixoso refere ainda que, no dia 17 de Novembro dltimo, dirigiu
uma carta ao director daquele semanério, solicitando a publicacdo da mesma,
onde refutava as acusacées que lhe foram dirigidas, mas que tal carta nunca
foi publicada nem dada qualquer explicacéo pela recusa.

.4 - Instado pela AACS, por carta datada de 1 de Fevereiro, a informar, no
prazo de oito dias, o que tivesse por conveniente sobre a queixa, o jornal "O
Independente” nada respondeu, o mesmo acontecendo apds segunda
solicitacao, através de carta datada de 29 de Fevereiro.

Il - ANALISE

1.1 - A competéncia da Alta Autoridade para a Comunicacédo Social para
apreciar a presente queixa encontra-se regulada na alinea ) do n® 1 do artigo
4° da Lei n® 15/90, de 30 de Junho, sendo que incumbe igualmente a este
érgao “providenciar pela isencdo e rigor de informacdo”, de acordo com o
disposto na alinea e) do art® 3° do diploma atras citado.

11.1.1 - De referir que o queixoso tentou, nos termos do art® 16° do DL n°
85-C/75, de 26 de Fevereiro (com a redaccédo que lhe foi dada pela Lei n°
15/95, de 25 de Maio), exercer o direito de resposta em relacao a noticia em
causa, o que lhe foi negado por "O Independente".

Considerando que a noticia em causa continha factos cuja
veracidade o queixoso nega e era susceptivel de afectar a sua honra e
reputacao, a AACS entende que assistia ao queixoso o exercicio do direito de
resposta. Todavia, uma vez que da recusa do jornal ndo houve qualquer
recurso para a AACS - alids o préprio requerente vem, na queixa apresentada,
dizer "ndo se pretende, neste momento, que a carta seja publicada (...)"; e
porque estamos perante um direito disponivel, entende-se que este 6rgdo nao
deve pronunciar-se sobre esta matéria.

1.2 - "O Independente”, tal como tem acontecido em circunstancias
semelhantes, nao respondeu a nenhuma das solicitacées que lhe foram feitas
por este 6rgéao, violando assim o dever de colaboracéo a que esté obrigado por



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

forca do disposto no artigo 8° da Lei n°® 15/90.

11.3 - A noticia em causa imputa ao requerente responsabilidades directas
num alegado buraco financeiro de 17 milhdes de contos na RDP, do mesmo
modo que o faz aparecer aos olhos da opinido publica como responsavel por
despesas irregulares e mesmo ilegais enquanto presidente daquela empresa.
Vai neste sentido quer o teor da noticia em causa, quer sobretudo o sentido
da mensagem que se retira da conjugacao do antetitulo e do titulo com a
legenda da fotografia que ilustra o artigo.

A imputacdo de tais factos ao requerente, porque graves, sao
adequados a violar o seu direito ao bom nome e a reputagcdo, previstos na
Constituicdo da Republica Portuguesa. Donde decorre que sobre "O Indepen-
dente" impendia um acrescido cuidado de rigor e objectividade na recolha das
informacdes que iriam enformar a noticia e, sobretudo, rigor e objectividade
na forma como a noticia deveria ser transmitida aos seus leitores.

Ao invés, "O Independente” optou por noticiar tais factos temeraria-
mente, omitindo deveres basicos do exercicio do direito de informar. Aquele
semanario agiu, nomeadamente, em desrespeito pelo dever de verdade, que,
no minimo, Ihe impunha que observasse o principio do contraditério, ouvindo
e fazendo eco da versdo do visado Arlindo de Carvalho sobre os factos
relatados.

Ora, diz o requerente que "O Independente” ndo o contactou antes
da elaboracdo da noticia. O semandério em causa, por seu turno, porque nao
deu qualquer resposta as solicitacoes da AACS, também nao veio esclarecer
esta questao.

Decorre claramente, ainda, do artigo em causa que o jornal, ao
noticiar o "buraco" financeiro da RDP, nao denotou qualquer esfor¢co de
objectividade, fazendo aparecer o queixoso aos olhos dos leitores como o
Unico responsavel pelo estado da empresa.

Temos assim que o jornal violou o art® 11°, al. a) da Lein® 62/79, de
20 de Setembro (Estatuto do Jornalista) - "Sdo deveres fundamentais do
jornalista profissional respeitar escrupulosamente o rigor e a objectividade da
informacé&o” -, bem como o n® 1 do Cédigo Deontoldégico dos Jornalistas - "O
Jornalista deve relatar com rigor e exactidéo e interpreta-los com honestidade.
Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses
atendiveis no caso (...)".

E certo, por outro lado, que "O Independente” também fez tabua rasa
do pedido de rectificacdo formulado pelo queixoso j4 apdés a publicacéao da
referida noticia. Se tivesse acolhido a posicao do requerente, mesmo que “a
posteriori”, teria certamente esbatido os efeitos desvastadores da noticia e,
sobretudo, teria demonstrado, embora tardiamente, respeito pela verdade e

@«



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

- 5.

pelo rigor que deve nortear a actividade jornalistica. Ndo o fez, o que torna
ainda mais censuravel a sua actuacdo, o que é, alias, reforcado pelo facto de
nao ter vindo tomar posicdo sobre o assunto, depois de por duas vezes
interpelado pela AACS.

Il - CONCLUSAO

Apreciada uma queixa de Arlindo de Carvalho contra "O Independente”,
com fundamento na publicacdo de uma noticia na pagina 8 da sua edicao de
17 de Novembro de 1995, subordinada ao titulo "RDP: buraco de 17 milhées
e despesas muito suspeitas - AR LINDO", a Alta Autoridade para a Comunica-
cdo Social delibera considera-la procedente, uma vez que:

a) a noticia em causa atentou contra o bom nome e reputacao do queixoso
e, consequentemente, era geradora do exercicio de direito de resposta;

b) o jornal ndo procedeu em observéncia do rigor e verdade que deve
enformar a actividade jornalistica, abstendo-se de divulgar a versdo do
requerente sobre os factos que lhe eram imputados como presidente do
Conselho de Administracao da RDP.

Assim, a AACS recomenda ao jornal a estrita observéncia do rigor
informativo a que esta legalmente obrigado.

Esta deliberacédo foi aprovada por unanimidade, com votos de Manuela
Coutinho Ribeiro (relatora), José Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo,
Cipriano Martins, Maria de Lurdes Breu, Féatima Resende, Alberto de Carvalho,
Beltrdo de Carvalho, José Garibaldi, Artur Portela, Assis Ferreira e Aventino
Teixeira (estes trés ultimos com declaracdo de voto conjunta).

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 27 de Marco de 1996

O Presidente

Jom (= T

José Maria Gongalves Pereira
Juiz-(?onselheiro
/AM



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DECLARACAQ DE VOTO
Deliberacdo sobre queixa de Arlindo de Carvalho
contra "O Independente”

Votamos favoravelmente apenas a parte lll ("Conclusdo”) da
presente deliberacéo.

PearL o

Artur Portela

Rui Assis Ferfeira

Aventino Teixeira
27.MAR.96

AP/RAF/AT/AM



