ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXAS DO SPORT LISBOA E BENFICA
CONTRA O "PUBLICO", A SIC E "A BOLA™
(Aprovada na reunido plenéaria de 31.JAN.96)

I - AS QUEIXAS

.1 - Em 21 de Dezembro de 1995, entrou na Alta Autoridade para a
Comunicacdo Social (AACS) uma carta, subscrita pelos presidentes da
assembleia geral, do conselho fiscal e da direccdo do Sport Lisboa e Benfica
(SLB), apresentando queixas contra o "Publico”, a SIC e "A Bola".

1.1.1 - No que respeita ao "Publico", o SLB refere que - no mesmo dia (12
de Dezembro) em que as instalacdes do clube e as residéncias de dois
membros da sua direccdo foram alvo de um mandado de busca - inseriu
matéria precisamente referente ao caso (ligado a transferéncia dos jogadores
russos luran, Kulkov e Mostovoi), matéria essa em que se trata os dirigentes
do Benfica como "vulgares criminosos”, com "insinuacbes que, de forma
intencional, tém o exclusivo objectivo de condenar antecipadamente” esses
mesmos dirigentes.

1.1.2 - Quanto a SIC, o SLB refere que, no programa "A Noite da M4
Lingua", um dia antes da assembleia geral do clube de 15 de Dezembro de
1995, foi apresentado, em "spot”, alguém com o nome "Gamasio"...

Segundo o Benfica, a SIC utilizou, ainda, "afirmacdes do capitao da
equipa aos 6rgdos de comunicacdo social, fazendo uma montagem onde
intencionalmente puseram na boca do jogador a ideia de que este estaria farto
da Direccdo do Clube, quando ele afirmara que estava farto das constantes
noticias contra o SLB que a comunicacdo social vinha veiculando”.

Mais se diz na queixa que a SIC, no dia 12 de Dezembro, ao referir, no
noticidrio, a visita da Policia Judiciaria, retratou "de forma intencionalmente
negativa outros factos ja anteriormente ocorridos, referentes a bilhetes falsos,
a um festival ‘rock’ de 1988, a um ’buraco’ na loja do SLB e 3 téo falada
‘operacdo coracdo’” - tudo isto, afirma, "num contexto acintoso e
intencionalmente pejorativo, pretendendo fazer crer que o Clube seria formado
por uma quadrilha de malfeitores”.

1.1.3 - No respeitante a "A Bola", o Benfica diz que o jornal, no dia 19 de
Dezembro, sob o titulo "Alta Autoridade desmente Martinez" (presidente da

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49

W



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2-

assembleia geral do clube), insere, ap6s transcricdo de um comunicado da
AACS, "uma nota de pé de pdagina onde se dizem mentiras (nem sé&o
inverdades, mas verdadeiras faltas & verdade)".

"Na realidade - afirma-se na queixa -, aquilo que se passou na assembleia
geral sobre este assunto (...) estd expresso na intervencéo do Presidente da
mesa que se transcreve: 'Hoje tinha ele recebido, e devia dizer que tinha de
prestar uma homenagem publica ao Senhor Presidente da Alta Autoridade - o
Dr. Juiz Conselheiro José Maria Goncalves Pereira - porque aquele senhor
tinha dirigido um oficio ao SLB em que a sua preocupagcao tinha sido clarificar
as coisas e informar, uma atitude que é rara porque, normalmente, os
organismos estatais ou para-estatais ndo tém esta preocupacéo. Procuram o
cidaddo, muitas vezes, de forma arrogante. Aqui foi o contrério; foi a
preocupacio de dialogar e informar’. Depois, o Presidente da mesa leu a nota
escrita que havia sido enviada a Alta Autoridade. Isto foi 0 que se passou.
Agora veja-se o titulo da noticia e a nota produzida pelo jornal”.

Mais refere o Benfica que "durante o periodo antecedente,
sistematicamente”, "A Bola" produzia "noticias de opinido sempre tendentes
a denegrir o Clube e os seus dirigentes”, de que junta cépias.

1.1.4 - A finalizar, o SLB refere que, "perante tudo isto", decidiu vedar, aos
trés orgdos de informacdo em causa, "a entrada nas instalagdes do Clube
sempre que se trate de acontecimentos da sua vida interna, designadamente
sessbes dos seus 6rgaos sociais”, esclarecendo que tal decisdo néo inclui a
realizacdo de acontecimentos desportivos.

Il - AS RESPOSTAS DO "PUBLICO", DA SIC E DE "A BOLA"

11.1 - Oficiou-se ao "Publico", a SIC e a "A Bola", dando conhecimento do
teor da queixa, na parte atinente a cada um deles, e solicitando que
informassem o que se lhes oferecesse sobre o assunto.

11.1.1 - Emresposta, foi recebida do "Pdblico” uma longa "informacéo™ (31
paginas), acompanhada de 38 documentos, grande parte destes reproduzindo
escritos publicados quer no préprio jornal quer em outros.

O jornal comeca por referir um almoco do presidente da Direcgao
do Benfica, Manuel Damasio, com sete jornalistas, a 30 de Outubro de 1995,
na Holanda, durante o qual aquele dirigente, sempre que se referia a venda dos
jogadores russos luran e Kulkov a um grupo de empresaérios israelo-russos,

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) — Fax: 395 14 49

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

teré dito: "Quero 14 saber que eles sejam traficantes de armas!”. Foi essa uma
das motivacGes para o "Publico” iniciar, diz, "uma investigacéo jornalistica
sobre o caso da venda dos russos”

No mesmo almoco, Manuel Damasio terad informado que a Policia
Judiciaria estava a investigar o Benfica (casos dos titulos da "Operacgéo
Coracdo" e dos bilhetes falsos na Luz) a pedido dele préprio, Damadsio. Assim,
a visita da PJ ao SLBem 12 de Dezembro de 1995 "néo pode ter surpreendldo
os dirigentes do Benfica", afirma o "Publico”, esclarecendo que foi "por
coincidéncia" que, nesse mesmo dia, "divulgou os documentos da
transferéncia bancéria do Banco Hapoalim de Israel para a conta pessoal do
'dr. Augusto Martins’". Recusa, assim, qualquer confus&o entre
a investigac&o jornalistica que levou a cabo e a investigacdo policial sobre

este e inimeros outros casos do Benfica e do futebol portugués”.

Prosseguindo, o jornal refere a sua intervencéo relativamente a
anteriores "investigacées da Policia Judicidria no mundo podre do futebol
portugués” e faz, depois, o historial da investigacéo levada a cabo no caso
que originou a presente queixa do Benfica, investigacdo essa cujo inicio diz
remontar a 1 de Setembro de 1994, data em que luran e Kulkov, jogadores
oriundos da ex-Unido Soviética, assinaram contratos com o Futebol Clube do
Porto, ap6s terem representado o SLB.

O "Pulblico" assinala que ndo obteve, ao longo de meses,
esclarecimento do Benfica sobre o valor daquele "negécio”; em tal aspecto,
sempre se lhe depararam "contradicGes e mistérios" da parte dos dirigentes
do clube. Concretamente, sublinha que, a um pedido formal sobre o assunto,
o dirigente do SLB Manuel Alves respondeu, em 7 de Novembro de 1995, que,
"conforme instrucdes do Sr. Presidente Manuel Damésio", informagdes dessa
natureza "doravante (...) sé serdo prestadas em assembleia geral”.

O jornal historia, ainda, as suas tentativas de contactar, sem éxito,
outros responséaveis benfiquistas, tendo em vista o prosseguimento da
investigacdo que vinha a levar a cabo. E acusa alguns desses dirigentes de
terem faltado a verdade em declaracdes publicas sobre o montante do negécio
com os jogadores russos.

Quanto a matéria publicada em 12 de Dezembro de 1995, o
"Publico” diz que apresentou os documentos "sem levantar suspeitas ou
permitir insinuagées sobre o destino final do dinheiro". Apenas fez perguntas,
refere, em face da recusa do Benfica a responder sobre o caso. E, depois de
comentar as ocorréncias verificadas na sequéncia de tal publicacéo, termina
com a afirmac&o de que, "independentemente do nome e da importéncia dos
clubes, do peso das instituicées (...)", continuara a "investigar em termos

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) ~ Fax: 395 14 49

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

jornalisticos o mundo peculiar do futebol portugués”.

Em aditamento, o "Publico” informa que, no dia 27 de Dezembro
de 1995, foi impedido de assistir, no Estadio da Luz, a uma conferéncia de
imprensa da equipa técnica do SLB.

1.1.2 - A SIC enviou, juntamente com gravacao do seu "Jornal da Noite"
de 12 de Dezembro de 1995 e do programa "A Noite da Ma Lingua” de 14 do
mesmo més - material que se visionou -, a seguinte resposta:

"a) O programa ‘A Noite da Ma Lingua’ é um ‘talk-show’
humoristico no qual se faz a critica a pessoas e assuntos que estdo na ordem
do dia;

"b) O mesmo programa nao é, pois, um programa de informacao,
mas sim um programa de humor no qual varios comentdrios abordam os
referidos temas numa perspectiva de critica, com realce para os factos mais
caricatos que sucedem na vida social nacional e internacional”.

De notar que a SIC nao remeteu a AACS gravacao da alegada
"montagem” (referida na queixa) de declaracdoes do capitdo da equipa do
Benfica, pelo que houve que obté-la por outro meio.

Tao-pouco a estacao televisiva tece, na sua resposta, qualquer
comentario quanto a este aspecto.

1.1.3 - "A Bola" veio dizer, no que concretamente respeita a queixa contra
si apresentada pelo Benfica, que, embora tenha sido vedada a sua entrada na
assembleia geral de 15 de Dezembro de 1995, lhe "foi possivel obter de fontes
seguras a informacéo de que as palavras do Presidente da Mesa, José Antdnio
Martinez, tinham incutido na Assembleia a conviccdo de que a AACS
comunicara ao SLB que nenhum problema adviria para o Benfica pelo acto de
ter vedado o acesso as instalacOes a trés érgaos da comunicacdo social,
palavras essas que provocaram um exuberante aplauso da assembleia, que
seria incompreensivel e absurdo se o Presidente da Mesa tivesse dado a
conhecer o verdadeiro teor do comunicado que recebera da AACS".

O jornal acrescenta que confirmou estainformacéo junto de "vérias
testemunhas crediveis presentes na assembleia”.

Quanto a segunda parte da queixa - que se refere a escritos
anteriormente publicados -, "A Bola" esclarece:

- que a noticiade 13 de Dezembro sobre aintervencao da Judiciaria
no Benfica foi dada "de uma forma rigorosa e isenta, nao obstante a falta de
transparéncia de todo o processo de transferéncia de jogadores e as elevadas
importancias gastas em 'despesas confidenciais’, que sao indesmentiveis";

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° - 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

\"L’OJ



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-5-

- que, sobre a saida do treinador Artur Jorge, os textos publicados
traduziram o facto de se tratar de uma "decisdo polémica" da Direc¢éo do
SLB, merecedora de "profundareflexdo sobre as causas dos inéxitos da equipa
de futebol, papel do treinador e solucdo adoptada” - o que foi feito com
"profundidade, isencéo e independéncia”;

- que, igualmente sobre a sucessdo de Artur Jorge e a
transitoriedade de Mario Wilson como treinador, tudo "foi tratado em varios
artigos de opinido de contetdo irrepreensivel”;

- que, no tocante a outros assuntos - como a crise do clube, a
emissao de bilhetes falsos na Luz, o relatério McKinsey, a sondagem sobre os
problemas que afectam o Benfica e suas causas, as dividas a Federacgéo
Portuguesa de Futebol, o caso William e as relacées do SLB com a
comunicacéo social -, os textos publicados sédo "de grande qualidade, passe
a imodéstia"”, sem "outra finalidade que ndo seja analisar as causas que tém
vindo a ensombrar o futebol portugués e a afectar o SLB, assim como
contribuir para a procura das melhores solucdes”.

A terminar, "A Bola" sublinha o facto de nunca o Benfica ter
desmentido ou exercido o direito de resposta relativamente a qualquer noticia
por si publicada.

Il - ANALISE

lll.1 - Esta Alta Autoridade é competente para conhecer das queixas,
atento o disposto no artigo 4°, n° 1, alinea 1) da Lei n°® 15/90, de 30 de Junho.

1.2 - Importa, desde ja, afastar a questdo, constante da queixa do SLB,
que se refere ao facto de o clube ter decidido vedar o acesso do "Publico”,
da SIC e de "A Bola" as suas instalacoes.

E que, sobre este assunto, j4 a AACS se pronunciou, na sequéncia
de queixa da SIC e de informacéo do Secretério de Estado da Comunicagao
Social no mesmo sentido, tendo deliberado, em 20 de Dezembro de 1995, o
seguinte:

"1.Considerar que néo assiste ao Sport Lisboa e Benfica, até por
forca da salvaguarda constante do artigo 37°, n° 1, da Constituicdo da
Republica Portuguesa, o direito de discriminar qualquer érgéo de informacgéo,
para efeitos da cobertura jornalistica de actos internos do Clube -
designadamente reuniGes da Assembleia Geral - abertos @ comunicacgéo social;

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49

\’\3’77



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-6 -

"2.Sublinhar que o acesso dos jornalistas, em geral, as instalagoes
do Sport Lisboa e Benfica, quando nelas ocorram manifestacdes desportivas,
constitui direito legalmente consagrado (artigo 7°, n® 3, alinea c), do Estatuto
do Jornalista), pelo que nao é licito ao Clube impedir a entrada de reporteres
da SIC, de "A Bola" e do "Publico" em tais recintos”.

lI.3 - No que se refere ao "Publico”, a queixa do SLB baseia-se na
insercdo pelo jornal, em 12 de Dezembro de 1995, de uma noticia sobre a
transferéncia dos jogadores russos, sendo que, nesse mesmo dia, as
instalacées do clube e as residéncias de dois membros da sua Direccao foram
alvo de um mandado de busca. Para além de considerar injurioso o contetido
da noticia, o Benfica acrescenta que esta visava "condenar antecipadamente
esses mesmos dirigentes”.

Da longa resposta do periédico conclui-se, em sintese, que, por um
lado, a data da publicacdo da peca que motivou a queixa resultou de mera
"coincidéncia” e, por outro lado, tal peca coroou uma investigacéo jornalistica
no decurso da qual o periédico tentou, por vérias vezes, mas sempre sem
éxito, ouvir responséaveis do SLB.

Ndo cabe a esta Alta Autoridade, como é sabido, proceder a
averiguagdes sobre a veracidade ou falta de veracidade dos factos relatados
no escrito do "Publico". Tal tarefa competira ao foro judicial, caso o Benfica
entenda por bem recorrer a ele. No ambito das competéncias constitucionais
e legais que lhe estdo cometidas, incumbe & AACS, isso sim, verificar se, na
elaboracdo do texto jornalistico contestado, foram observadas normas etico-
legais elementares, de que se destaca a audic&o dos visados - 0 que, no caso,
o "Publico” afirma ndo ter conseguido, por recusa dos mesmos e apesar de
todos os esforcos empreendidos com esse proposito.

Il.4 - No tocante a SIC, a queixa do SLB tem que ver, por um lado, com
o "Jornal da Noite" de 12 de Dezembro de 1995; por outro, com o programa
"A Noite da M4 Lingua" de 14 do mesmo més; e, ainda, com uma alegada
"montagem” de declaracdes do capitdo da equipa benfiquista. No primeiro, diz
o Benfica, ao referir a "visita da Policia Judiciaria”, a SIC retratou de forma
"intencionalmente negativa" outros factos relativos ao clube, pretendendo
fazer crer que este seria formado por uma "quadrilha de malfeitores”; no
segundo, foi apresentado um "spot” intitulado "Gamasio"; e, finalmente, a
"montagem" de declaracbes do capitdo da equipa falseia a verdade, levando
a crer que o jogador disse o que n&o disse. :

Feito o visionamento da matéria contestada, verifica-se que:

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA »
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-7 -

7

a) - a peca do "Jornal da Noite" é, na sua maior parte, preenchida
com intervencdes, em directo, dos trés subscritores da presente gueixa, que
respondem ao jornalista da SIC; inclui, ainda, exibic&o de documentos sobre
o caso da "venda" dos jogadores russos, declaracdes gravadas do dirigente
benfiquista Gaspar Ramos e, finalmente, breves referéncias, sem comentarios
dignos de registo, a outros casos envolvendo o SLB. Nao se afigura legitimo
concluir que a SIC, nesta peca, retratou "de forma intencionalmente negativa"
os factos abordados ou que o fez "num contexto acintoso e intencionalmente
pejorativo, pretendendo fazer crer que o Clube seria formado por uma
guadrilha de malfeitores™;

b) - "A Noite da M4 Lingua" apresenta, a certa altura, a frase
"Gamdsio no Benfikov" sobre aimagem do presidente da Direc¢éo do Benfica,
Manuel Damésio - frase essa que é repetida pela apresentadora do programa,
Julia Pinheiro. Importara, a propésito, referir que, sendo "A Noite da Ma
Lingua" um programa humoristico - como sublinha a SIC na sua resposta -
carecendo de credibilidade o que ali se diz, nem por isso pode cair em
referéncias ofensivas do direito ao bom nome de quem quer que seja. Ora, o
termo "Gamésio", aplicado a Manuel Damasio, reveste uma conotagéo que
manifestamente ofende o direito deste ao bom nome;

c) - as declaracdes do capitdo da equipa, jogador Jodo Pinto, de que
o SLB fala como tratando-se de uma "montagem"”, foram divulgadas no
" Jornal da Noite" de 15 de Dezembro de 1995 e repetidas no programa
"Donos da Bola" da mesma data. Nelas o jogador lamenta repetidamente o
teor de noticias vindas a lume na comunicacdo social, as quais, em seu
entender, desestabilizam o clube. No entanto, o apresentador de "Donos da
Bola", ao introduzir esta peca, fé-lo de maneira a induzir nos espectadores a
conviccdo de que Jodo Pinto visa, nédo as noticias sobre o Benfica, mas "a
confusdo gerada pelos actuais directores do clube" (sic). Ora, tal ilacdo é
manifestamente abusiva, pelo que a SIC, neste aspecto, revelou falta de rigor
informativo.

II.5 - Relativamente a "A Bola", o SLB queixa-se, por um lado, do teor da
noticia publicada em 19 de Dezembro de 1995, sob o titulo "Alta Autoridade
desmente Martinez", e, por outro lado, de o jornal "durante o periodo
antecedente, sistematicamente" produzir "noticias de opinido sempre
tendentes a denegrir o Clube e os seus dirigentes”.

Ora, importa notar:
a) - a noticia contestada é, na sua quase totalidade, constituida pela
transcricdo de um comunicado desta Alta Autoridade, datado de 18 de Dezem-

Av. D. Carlos I, 130 - 6.° — 1200 LISBOA
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-8-

bro de 1995, a propdsito do facto de o Benfica ter vedado o acesso as suas
instalacdes dos érgaos de informac&o contra os quais ora se gueixa. Segue-se
um breve comentario do jornal, que vé num dos pontos do comunicado um
"desmentido” - e dai o titulo da noticia - a afirmacdes que teriam sido
produzidas na assembleia geral do Benfica de 15 do mesmo més. Importa,
porém, lembrar que "A Bola" ndo pdde - por disso ter sido impedida pelo
préprio SLB - estar presente na referida assembleia geral, vendo-se assim
forcada a basear a sua informacdo sobre a mesma em fontes que tem por
seguras. No entanto, considerada toda a situag@o, ndo se afigura adequado o
tom peremptério do titulo;

b) - noticias anteriormente publicadas em "A Bola" e alegadamente
"tendentes a denegrir" o Benfica e os seus dirigentes jamais foram motivo de
queixa a esta Alta Autoridade ou, como esclarece o jornal, originaram, da
parte do SLB, o exercicio do direito de resposta, legalmente previsto.

IV - CONCLUSAO

Apreciadas queixas do Sport Lisboa e Benfica (SLB) contra o "Publico”,
a SIC e "A Bola", por motivo da divulgacao de noticias alegadamente
ofensivas do bom nome do clube e dos seus dirigentes - noticias essas que,
segundo informa, o levaram a vedar o acesso daqueles orgéos de informacao
3s suas instalacdes -, a Alta Autoridade para a Comunicacao {AACS) delibera:

a) considerar improcedente a queixa contrao "Publico", por entender que,
no caso, o periédico nédo violou qualquer norma legal;

b) considerar merecedor de reparo o tom peremptério dado por "A Bola"
3 sua noticia "Alta Autoridade desmente Martinez", de 19 de Dezembro de
1995, um vez que as circunstancias da elaboracdo da mesma noticia nado
permitiam tal ilacdo, a bem do rigor informativo;

c) considerar procedente, em parte, a queixa contra a SIC, uma vez que,
no seu programa humoristico "A Noite da Ma Lingua” de 14 de Dezembro de
1995, foi ofendido o direito ao bom nome do presidente da Direcgéo do
Benfica e, no programa "Donos da Bola" do dia seguinte, houve falta de rigor
informativo na forma como o respectivo apresentador interpretou declaracdes
do capitdo da equipa de futebol, jogador Jodo Pinto - actuacdes que justificam
reprovacao;

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA » :
Mole - 20K 12 57 (Geral) - 395 14 38 (Servicos Administrativos) - Fax: 395 14 49

v



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

d) reiterar o deliberado em 20 de Dezembro de 1995, segundo o qual, por
um lado, ndo assiste ao SLB o direito de discriminar 6rgdos de informacéo
relativamente a actos internos do clube abertos a comunicacao social e, por
outro lado, ndo the é licito impedir o acesso de reporteres as suas instalacoes,
quando nelas ocorram manifestacoes desportivas.

Esta deliberacéo foi aprovada por unanimidade, com votos de Torquato da
Luz (relator), Eduardo Trigo, Cipriano Martins, Maria de Lurdes Breu, Artur
Portela, Assis Ferreira, Fitima Resende, Manuela Coutinho Ribeiro, Alberto de
Carvalho e José Garibaldi.

Alta Autoridade para a Comunicagéo Social,
em 31 de Janeiro de 1996

O Presidente

José Maria Gongalves Pereira
Juiz-Co/wse|heiro

/AM

Av. D. Carlos 1, 130 - 6.° — 1200 LISBOA _ ,Q
Tels.: 395 13 52 (Geral) - 395 14 38 (Servigos Administrativos) — Fax: 395 14 49 \/L



