ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXA DO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD
CONTRA A RTP
(Aprovada na reunido plenaria de 30.0UT.96)

1 - FACTOS

1.1 - Em 4 de Outubro de 1996, entrou na Alta Autoridade para a Comuni-
cacéao Social (AACS) uma queixa do Grupo Parlamentar do PSD contra a RTP,
formulada nos seguintes termos:

"1°- O Grupo Parlamentar do PSD veicula na Assembleia da Republica,
a propdsito das mais relevantes questées que ali sdo debatidas, o entendimen-
to do maior Partido da Oposicédo e dos eleitores que representa.

"2° - Afigura-se-nos que as regras de isencdo, independéncia e
pluralismo da informacdo, que a Constituicdo assegura e exige, vinculam em
particular a RTP, por ter a seu cargo o respectivo servigco publico.

"3° - Vem, porém, acontecendo, de forma preocupantemente
crescente, que a RTP, e designadamente o Canal 1, ignora ou deturpa
sistematicamente as posicées do PSD e as intervencées dos seus Deputados.

"4° - Assim, no dia 26 de Setembro ultimo, ocorreu, na Assembleia da
Republica, o debate sobre a Moeda Unica.

"5° - Relativamente a tal debate, e naquele dia, a RTP, no Telejornal
das 20 horas, colocou expressa e em discurso directo a posicdo do Governo
e dos vaérios partidos.

"6° - Porém, no "24 Horas" do mesmo dia, a posicdo do PSD, o maior
Partido da Oposicdo, foi completamente omitida, ndo surgindo qualquer
excerto das intervencées produzidas pelos seus Deputados.

"7° - Chegou-se mesmo ao desplante de, em "off", sugerir que ndo
havia diferenca entre a posicdo do Governo e a do PSD.

"8°- E isto, apesar das criticas violentas feitas ao Governo pelo Grupo
Parlamentar do PSD e até mesmo do anuncio, em primeira médo, de novas
medidas de combate ao desemprego.

"9°- Tendo sido grave, este comportamento da RTP n&do é infelizmente
novo. S6 nas duas ultimas semanas antecedentes, e para ndo recuar mais no
tempo, sucedeu igualmente o seguinte:

"- no dia 16 de Setembro, a RTP ignorou por completo, ndo transmitin-
do, a posicdo do Grupo Parlamentar do PSD acerca da abertura do ano judicial
e das criticas por ele feitas a falta de verbas para colocacdo de magistrados;



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2-

"-no dia 18 de Setembro, o Telejornal das 20 horas da RTP foi o unico
que ndo emitiu a posicdo do PSD acerca do anuncio, feito nesse dia, da
introducédo dos métodos indicidrios no regime fiscal. Todas as outras televisées
e demais orgdos de informacédo veicularam a posicdo do PSD.

"10° - Estes exemplos - a que varios outros se poderiam somar - come-
cam a traduzir-se em verdadeiro escéndalo, a que a Alta Autoridade para a
Comunicacédo Social ndo pode ser indiferente.

"11°- A televisdo publica tem sistematicamente ignorado as interven-
cées dos deputados do PSD, pelo que é dificil admitir ndo se tratar de uma
intencional violacdo das mais elementares regras do direito & informacéo.

"12° - Face as incumbéncias que a Lei confere a AACS (artigo 3°,
alineas a) a f) da Lei 15/90, de 30 de Junho, e alinea l) do artigo 4° da mesma
Lei), e face a manifesta violacdo pela RTP S.A., nos casos citados e, de uma
forma geral e sistemdtica, nos seus servicos noticiosos, do disposto na alinea
b) do n° 2 do artigo 4° da Lei 21/92, de 14/08, e n° 6 do artigo 38° da
Constituicdo da Republica Portuguesa, requer a V. Ex® a adopcédo das
providéncias adequadas a pOr termo a tais situacoées e a aplicacdo das medidas
e sancoées legais”.

.2 - Em 8 de Outubro, oficiou-se a RTP, dando conhecimento do teor da
gueixa e solicitando que se pronunciasse sobre a mesma.

Por carta entrada na AACS em 25 de Outubro, a RTP veio dizer o
seguinte:

"Em resposta ao v/ oficio (...}, no qual se dé conta de uma queixa
apresentada pelo Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, esclarece-
se que, relativamente & questdo suscitada quanto ao ‘24 Horas” houve, de
facto uma incorreccdo - que somos, alias, os primeiros a lamentar - ao utilizar-
-se na noticia uma abordagem relativamente a posicdo do PSD no debate que,
de facto, pertence ao comentério, facto que ressalta, alidgs, da anélise da
estrutura da cobertura do ‘Telejornal’.

"As queixas apresentadas no ponto 9 ndo tém fundamento. A opcéao
editorial na cobertura dos acontecimentos referidos ndo previa a emissdo de
posicées partidérias.

"A informacdo da RTP rege-se por critérios profissionais que tém
como pilares a procura sistemdtica da isencdo, objectividade e compeéncia
técnica. Objectivos todos os dias perseguidos, ainda que nem sempre
alcancados, devido a erros humanos e limitacées técnicas e financeiras.
Aprendemos (sempre) com os erros, socobramos por vezes perante as
limitac6es que, como muito bem sabe o Senhor Presidente do Grupo
Parlamentar do PSD, ndo sdo de agora.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

"Né&o se trata de ‘desrespeito pela Constituicdo’, nem de ‘deturpacédo
sistematica’, nem tdo-pouco de qualquer ‘escdndalo’, que, a existirem, mais
do que uma queixa a essa Alta Autoridade, antes justificariam um Inquérito
Parlamentar, jé que seria insustentavel gque uma empresa com as responsabili-
dades da RTP pudesse ter tal linha de orientacdo e ter no seu seijo jornalistas
que, obrigados por juramento ao respeito do Cédigo Deontoldgico, a pusessem
em execucéo.

"Parece - isso sim - estar o PSD apostado em fazer da Informacéo da
RTP uma arma de arremesso no jogo politico-partidério. De facto, nos trés
primeiros pontos da queixa apresentada, o Senhor Presidente do Grupo
Parlamentar do PSD faz afirmacdes excessivas e abusivas que afectam o bom
nome e a reputacdo profissional dos jornalistas da RTP, sem que os factos
seguidamente apontados (pontos 4 a 9) suportem tais afirmacées. E uma
situacdo em que a Direccdo de Informacdo da RTP e os seus Jornalistas ndo
querem ser envolvidos”.

.3 - Visionaram-se gravacdes dos telejornais da RTP de 16, 18 e 26 de
Setembro, bem como do "24 Horas" deste ultimo dia.
Igualmente se visionaram gravacdes do "Jornal da Noite" da SIC de 16
e 18 de Setembro e do "Novo Jornal" da TVI das mesmas datas.

Il - ANALISE

1.1 - Esta Alta Autoridade é competente para conhecer da queixa, atento -

o disposto nas alineas e) e f) do artigo 3° e I) do n° 1 do artigo 4° da Lei
15/90, de 30 de Junho.

1.2 - Além das normas legais, acabadas de referir, que especificamente se
referem a atribuic6es e competéncias da AACS, o queixoso invoca a alinea b)
do n° 2 do artigo 4° da Lei 21/92, de 14 de Agosto, e o n° 6 do artigo 38° da
Constituicao da Republica Portuguesa.

O preceito da Lei 21/92 (que transformou a Radiotelevisdo Portugue-

sa, EP, em sociedade andénima) prescreve que, no desempenho da sua .

actividade de concessionaria do servigo publico, aRTP, SA deve "salvaguardar
a sua independéncia perante o Governo, a Administracao e os demais poderes
publicos, bem como assegurar a possibilidade de expressédo e confronto das
diversas correntes de opinido, nos termos do n° 6 do artigo 38° da Constitui-
cao".

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

Por sua vez, a aludida norma constitucional estabelece: "A estrutura

e funcionamento dos meios de comunicacgdo social do sector publico devem
salvaguardar a sua independéncia perante o Governo, a Administracao e os
demais poderes publicos, bem como assegurar a possibilidade de expressao
e confronto das diversas correntes de opinido".

I1.3 - Em sintese, o Grupo Parlamentar do PSD queixa-se de que:

a) - no servico noticioso "24 Horas", de 26 de Setembro de 1996, a
RTP omitiu a posicdo do PSD no debate que, no mesmo dia, ocorrera na
Assembleia da Republica sobre a Moeda Unica, tendo chegado "mesmo ao
desplante de, em off, sugerir que ndo havia diferenca entre a posicéo do
Governo e a do PSD";

b) - no dia 16 do mesmo més, a RTP ignorou a posicdo do Grupo
Parlamentar queixoso "acerca da abertura do ano judicial e das criticas por ele
feitas & falta de verbas para colocacao de magistrados”;

c) - no dia 18 do mesmo més, o "Telejornal” da RTP "foi o Ginico que
n&o emitiu a posicédo do PSD acerca do anuncio, feito nesse dia, da introdugéo
dos métodos indicidrios no regime fiscal", enquanto "todas as outras
televisdes e demais 6rgdos de informacéao veicularam a posicdo do PSD".

Relativamente aos trés pontos da queixa, a RTP veio:

a) - reconhecer a razdo do queixoso, lamentando o erro cometido;

b) e c) - negar fundamento as queixas, pois "a opcéo editorial na
cobertura dos acontecimentos referidos ndo previa a emissdo de posicoes
partidarias”.

11.4 - Pelo visionamento dos servicos noticiosos da RTP referidos na queixa
do Grupo Parlamentar do PSD, bem como dos principais blocos informativos
da SIC e da TVI de 16 e 18 de Setembro de 1996, verifica-se que:

a) - no servico noticioso "24 Horas", da RTP, de 26 de Setembro, é
omitida a posicdo do PSD no debate parlamentar da moeda Unica, ao contrario
do que acontece com os outros partidos da oposi¢&o;

b) - no Telejornal, da RTP, de 16 de Setembro - como, alias, nos
principais blocos informativos da SIC e da TVI do mesmo dia -, a peca sobre
a abertura do ano judicial ndo contempla posicdes partidarias;

¢) - no Telejornal, da RTP, de 18 de Setembro, a peca sobre a
adopcdo de métodos indiciarios no regime fiscal ndo inclui posicées de
partidos da oposicdo, ao contrario do que se verifica nos principais servicos
noticiosos da SIC e da TVI do mesmo dia.

% w4



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

-5-

I.Lb - Ora, se a isencdo é exigivel a todos os operadores televisivos, a
verdade é que a RTP assistem especiais cuidados nesse capitulo, designada-
mente em razao do seu estatuto de concessionaria do servico ptblico.

Deste modo, se, no caso da peca sobre a abertura do ano judicial
(Telejornal de 16 de Setembro), ndo seria imperativo, para a RTP, um critério
jornalistico que abrangesse a audicao dos partidos da oposicao - entendimento
gue, de resto, foi perfilhado por todas as televisoes -, ja a exclusao do PSD na
peca transmitida no "24 Horas" de 26 de Setembro (debate parlamentar sobre
a moeda uUnica) e de toda a oposicdo na reportagem sobre os métodos
indicidrios (Telejornal de 18 de Setembro) se afigura inaceitdvel a luz dos
principios de isencao, independéncia e pluralismo que devem caracterizar a
programacao do canal publico de televiséo.

I - CONCLUSAO/RECOMENDACAO

Apreciada uma queixa do Grupo Parlamentar do PSD contra a RTP, por
alegada omisséo das suas posicdes em pecas noticiosas transmitidas em 16
(abertura do ano judicial), 18 (introducdo de métodos indiciarios no regime
fiscal) e 26 de Setembro de 1996 (debate sobre a moeda unica), a Alta
Autoridade para a Comunicacao Social delibera:

a) - considera-la improcedente quanto ao Telejornal de 16 de Setembro,
uma vez que o tema tratado ndao implicava forcosamente a audicao dos
partidos da oposicao, como, alias, foi entendimento dos restantes operadores
televisivos, nas reportagens emitidas, a tal propdsito, no mesmo dia;

b) - considera-la procedente no que respeita ao Telejornal de 18 de
Setembro, por entender que o tema impunha o confronto de posicées
partidérias, como, de resto, fizeram os restantes operadores televisivos, nas
reportagens emitidas, a tal propésito, no mesmo dia;

c) - considera-la procedente no tocante a pecga incluida no servico
noticioso "24 Horas" de 26 de Setembro, por se mostrar que a RTP cometeu
o erro que lhe é apontado pelo queixoso - e que, alids, reconheceu perante a
AACS -, ao omitir a posicdo assumida pelo PSD no debate parlamentar sobre
a moeda Unica.

-~

¢ k‘ SQ)J



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Assim, tendo em conta b) e c), a AACS recomenda a RTP o escrupuloso
cumprimento dos deveres de isencao, independéncia e pluralismo a que se
encontra legalmente vinculada.

Esta deliberacdo foi aprovada por unanimidade, com votos de
Torquato da Luz (relator), José Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo,
Cipriano Martins, Artur Portela, Fétima Resende, Manuela Coutinho Ribeiro,
Alberto de Carvalho, Beltrdo de Carvalho e José Garibaldi.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 30 de Outubro de 1996

O Presidente

e G-

José Maria Goncalves Pereira
Juiz-C[onseIheiro

/AM

@L\



