ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

DELIBERACAQ
SOBRE
QUEIXA DO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD
CONTRA A RTP-1
(Aprovada na reuniso plenaria de 21.0UT.98)

| - FACTOS

.1 - Em 1 de Outubro de 1998, entrou na Alta Autoridade para a
Comunicacdo Social (AACS) uma queixa contra a RTP-1, subscrita pelo
presidente do Grupo Parlamentar do PSD, deputado Luis Marques Mendes, e
assim formulada:

"1° - No Telejornal das 20.00 horas, do dia 29.09.98, da RTP 1, a
propdsito da aproximacdo do encerramento da EXPO 98, foi abordada a
questdo das fraudes que foram detectadas no dmbito do seu funcionamento.

"2° - Ao mesmo tempo que eram feitos comentarios sobre tal matéria,
a RTP 1, manteve projectados num quadro em que se fixavam os resultados
da consulta/sondagem sobre a opinido recolhida quanto & reparticdo de
responsabilidades entre o actual e o anterior Governo relativamente as fraudes
que ocorreram na EXPO.

"3° - Ndo obstante de tal consulta resultar a indicacéo de que apenas
6,5% (seis e meio por cento) dos inquiridos consideravam haver
responsabilidade do Governo anterior, de maioria PSD, o quadro projectado
pela RTP 1, durante longo tempo, referia que essa era a opinido de 65%
(sessenta e cinco por cento) dos cidadédos consultados.

"4° - E manifesto que se trata de uma manipulacdo grosseira e dolosa
destinada a ilibar o actual Governo e a deturpar a informacéo, no sentido de
se criar a ideia de que a conviccdo generalizada da populacéo é a de que cabe
total responsabilidade ao Governo do Prof. Cavaco Silva, de maioria PSD, nas
indiciadas infraccées criminais no dmbito dos dinheiros geridos pela EXPO 98.

"5°- Ao mesmo tempo, com tal manipulacéo, prejudicou-se, de forma
indesculpével e séria o Partido Social Democrata.

"6° - E se tal conduta da RTP 1 e dos responséveis pela informacédo
daquele canal é grave em termos puramente objectivos ela é, ainda, inaceitavel
no plano subjectivo e no plano da ética jornalistica.

"7°- A situacdo acima descrita voltou a repetir-se no Jornal 24 Horas
do mesmo dia e no mesmo canal, o que, obviamente, agrava a situacéo.

,\yﬁ



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

-2-

"8°- Ngo houve, assim, por parte dos profissionais e responsaveis pela
RTP 1 o respeito escrupuloso pelo rigor e objectividade da informacéo, nem
pela ética profissional, tudo deveres inscritos nas alineas a) e b) do Estatuto
do Jornalista, aprovado pela Lei n° 62/79, de 20 de Setembro.

"9°- 0 PSD, enquanto partido objectivamente visado e particularmente
prejudicado, num periodo de campanha para um referendo nacional,
particularmente importante para o maior partido da oposicdo, ndo pode, pois,
deixar de alertar para uma situacédo grave e ilegal que beneficiou claramente
o Governo e o Partido Socialista, que o apoia”.

1.2 - Oficiou-se & RTP, dando conhecimento do teor da queixa e solicitando
que se pronunciasse sobre a mesma, bem como enviasse gravacbes dos
servicos noticiosos nela referidos.

Respondeu, por comunicacdo assinada pelo respectivo director de

Informacéo, Jodo Grego Esteves, e entrada na AACS em 12 de Outubro, o

seguinte:

"Como se pode verificar pelo visionamento da gravacdo junta, e
facilmente poderia ter sido reconhecido pelo queixoso, nada mais houve que
um lapso de grafismo electronico na ilustracdo que refere: ’... seis e meio por
cento atira a responsabilidade para o anterior governo de Cavaco Silva,
dezanove por cento para o executivo de Anténio Guterres, trinta e nove por
cento diz que a culpa é de ambos os governos, e trinta e seis por cento de
nenhum deles’. :

"Esclarecida esta, esperamos, a situacéo.

"E, também, provada a inexisténcia de qualquer propdsito de prejudicar
o PSD, ou ‘o Governo do Prof. Cavaco Silva de maioria PSD’ a que
preocupadamente se refere o dr. Marques Mendes.

"As muito especiais e dificeis condicées de producéo de informacédo
televisiva, de que o dr. Marques Mendes é, putativamente, bom conhecedor,
e, j&é agora, a propria condicdo humana, de quem se diz ser préprio errar,
deverdo bastar para enquadrar e desculpar o lapso, tanto mais quanto nos
parece inquestionavel que o texto off mitigou, se ndo anulou, qualquer
consequéncia negativa.

"Mas o presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
tem todo o direito de pensar diversamente.

"O que ndo tem é o direito de fazer um lamentédvel processo de
intencées e de recorrer a um linguagem cuja rude agressividade é
manifestamente desproporcional @ problematica da virgula.

"Compreendera, assim, V. Ex® que devolvamos ao dr. Marques Mendes
todos os desprimores a agravos que nos dirigiu”.

AR

A

~



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

1.3 - Visionou-se a gravacao dos servicos noticiosos referidos na queixa.

Il - ANALISE

II.1 - Esta Alta Autoridade é competente para conhecer da queixa, atento
o disposto nos artigos 3°, alinea b), e 4°, alinea n), da Lei n°® 43/98, de 6 de
Agosto, que respectivamente estabelecem caber-lhe "providenciar pela isencédo
e rigor da informacdo"” e "apreciar, por iniciativa propria ou mediante queixa,
e no dmbito das suas atribuicées, os comportamentos susceptiveis de
configurar violacdo das normas legais aplicéveis aos orgdos de comunicacéo
social, adoptando as providéncias adequadas (...)".

1.2 - Queixou-se o Grupo Parlamentar do PSD de que a RTP-1, no
Telejornal das 20 horas de 29 de Setembro, divulgou um quadro com os
resultados de um sondagem sobre as fraudes na EXPO 98, no qual 65% dos
inquiridos figuravam como atribuindo ao Governo do prof. Cavaco Silva a
responsabilidade por tais fraudes, quando a verdade é que a percentagem
correcta era de 6,5.

Mais: a RTP-1 repetiu o quadro no servigo noticioso "24 Horas" do
mesmo dia, sem ter tido o cuidado de corrigir o erro. '

Segundo o queixoso, tal situacdo, além de representar, da parte da

RTP, falta de respeito pelo "rigor e objectividade da informacdo"” e pela "ética
profissional”, prejudicou o PSD, beneficiando o actual Governo e o PS, que o
apoia.

11.3 - Ouvida sobre a queixa, a RTP veio dizer que “nada mais houve que
um lapso de grafismo electrénico”, pois o texto em "off” que acompanhava
o quadro referia 6,5% e nao 65, acrescentando que nao existiu "qualquer
propésito de prejudicar o PSD".

1.4 - Ora, acontece que a RTP nada diz quanto ao facto de ter mantido, no
"24 Horas", um erro cometido, varias horas antes, no Telejornal das 20.
Por outro lado, pretende a RTP que, em televisao, um texto em "off"
anula a importancia da imagem, o que, obviamente, dispensa comentarios.
Tem, assim, de reconhecer-se que, no caso, houve incuria da RTP,
com prejuizo para o rigor informativo a que esta legalmente vinculada.

0
o



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Il - CONCLUSAO/RECOMENDACAO

Apreciada uma queixa do Grupo Parlamentar do PSD contra a RTP-1, por
esta, no dia 29 de Setembro de 1998, ter divulgado, no Telejornal das 20
horas (e repetido no servico noticioso "24 Horas"), um quadro com os
resultados de uma sondagem em que 65% dos inquiridos teriam atribuido ao
Governo do prof. Cavaco Silva a responsabilidade por alegadas "fraudes na
EXPO" - quando a percentagem correcta era de 6,5 -, a Alta Autoridade para
a Comunicacao Social delibera:

- dar procedéncia a queixa na medida em que houve inctria da RTP-1, ao
nao corrigir, a tempo, o que ora veio afirmar ter sido um "lapso”;

- recomendar a RTP-1 o escrupuloso respeito do rigor informativo a que
esta legalmente obrigada.

Esta deliberacdo foi aprovada por unanimidade, com votos de Torquato da
Luz (relator), José Maria Goncalves Pereira, Eduardo Trigo, Artur Portela,
Sebastiao Lima Rego, Fétima Resende, Manuela Coutinho Ribeiro, Alberto de
Carvalho, Beltrao de Carvalho, Aventino Teixeira e José Garibaldi.

Alta Autoridade para a Comunicacdo Social,
em 21 de Outubro de 1998

O Presidente

NS T i B 'f'a"\ 5
{ José Maria Gon¢alves Pereira 7
' Juiz-g‘onselheiro
H

TL/AM



