ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXA DO PSD CONTRA A RTP
(Aprovada na reuniao plenaria de 17.JUN.98)

| - FACTOS |

. 1.1 - Foi recebida na Alta Autoridade para a Comunicacéo Social (AACS), em 12
de Maio de 1998, uma queixa do Partido Social Democrata (PSD) contra a
Radiotelevisdo Portuguesa (RTP), por este operador televisivo ter dado "tratamento
claramente menor, discriminatdrio, sem a isencdo e a objectividade informativa a
que legalmente deve obrigacdo”, a festa de aniversario do PSD.

1.2 - Refere o queixoso na sua carta:

"(...)2. De facto, o comicio do PSD comemorativo do seu aniversério e que

ocorreu na Maia, no passado sébado dia 9 de Maio, teve apenas cobertura
informativa por parte da RTP nos seus jornais informativos 24 Horas, do citado dia
9 de Maio e no Jornal da tarde do dia seguinte, dia 10 de maio. Ou seja, a RTP
nunca inseriu qualquer reportagem deste evento no jornal nobre da estacéo, ou seja,
o seu Telejornal. E se é certo que dificimente o poderia fazer no Telejornal do
proprio dia (em virtude da antecipacdo do seu habitual horério de emisséo), néo é
menos verdade que o podia e devia ter feito no Telejornal do dia 10, ou seja, no dia
seguinte.

"3. Assim sendo, a RTP relegou um acontecimento politico relevante - ainda
por cima com uma intervencéo politicamente marcante do Presidente do Partido -
para jornais informativos de pequenas audiéncias, assim impedindo a cobertura do
acontecimento, como é habitual, no seu Telejornal das 20 horas.

"4. O PSD considera este comportamento da RTP inaceitdvel, discri-
minatorio, em claro prejuizo do PSD e de uma informacéo isenta e imparcial.

"5. Em contraste, a SIC, por exemplo, deu cobertura informativa do
acontecimento no seu Jornal da Noite do dia 9, nas dltimas noticias do mesmo dia,
no Jornal das 13 horas do dia 10 e novamente no Jornal da Noite do dia 10 de
Maio.

\\)ﬁ%\



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICA(;AO SOCIAL

-2

"6. Ou seja, a SIC, que até ja havia dado cobertura ao evento no seu Jornal
da Noite do dia 9, voltou a fazé-lo no seu Jornal da Noite do dia 710. A RTP, ao
invés, de forma absolutamente inqualificdvel, fez o oposto.

"7. Mas ha mais. Hd 2 semanas atrdas, a RTP fez, em relacdo a acon-
tecimento congénere do PS - a cobertura do seu aniversario - exactamente o
contrério do que agora fez com o PSD.

"8. Importa recordar o que entdo sucedeu: ,

a) A festa de Aniversério do PS ocorreu na noite do dia 25 de Abril;

b) A RTP dispensou ao evento dois directos no Telejornal das 20 horas
dessa noite e fez depois a cobertura do acontecimento no 24 Horas
desse dia, no Jornal da tarde do dia seguinte, 26 de Abril, e
novamente no Telejornal do dia 26;

* ¢) Ou seja, o PS teve direito a directo no Telejornal do dia do evento -

o PSD nédo. O PS teve direito a nova reportagem no Telejornal do dia
seguinte - o PSD néo. '

"9. Em concluséo, o PS teve, em relacdo ao seu aniverséario, um tratamento
'de luxo'. O PSD, em circunstédncias semelhantes, teve da RTP um tratamento de
inaceitdvel menosprezo.

"10. Com a agravante, para a RTP, de o lider do PSD ter, no citado Comicio
do dia 9 de Maio, anunciado um importante 'Plano de Accéo' para a drea da Saude,
matéria que foi noticia em todos os noticidrios e a que s6 a RTP entendeu néo dar
a dignidade de tratamento no seu principal Telejornal.

"11. Este comportamento da RTP ndo pode, perante tudo quanto foi
‘aduzido, deixar de merecer a nossa critica frontal, a presente participacdo e a
pretensédo, que formulamos, de uma posicdo que se impée por parte do orgédo a que
V.Exa. preside.”

1.3 - Solicitada, ao abrigo do artigo 8°, conjugado com a alinea |) do nimero 1
do artigo 4° da Lei n° 15/90, de 30 de Julho, a informar o que sobre o assunto
tivesse por conveniente e a enviar uma gravacao dos servicos noticiosos referidos
na queixa, a RTP respondeu:

"Em relacdo ao oficio n° 1259 de V.Exa., junto remetemos as gravacées em
formato VHS dos servicos noticiosos referidos na queixa. .

"Acrescentamos, ainda, a gravacdo da noticia emitida no Jornal 2 do dia 9
de Maio.

——

—L/}b



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

"Na verdade, talvez por lapso, o queixoso ndo terg visto a reportagem sobre
o0 acontecimento em causa - aniversario do PSD - no principal jornal do Canal 2.

"E assim sendo:

1° - Tal como o queixoso admite no dia 9 de Maio, o telejornal do Canal 1
foi emitido as 19 horas por causa do Festival da Euroviséo.

2° - A reportagem sobre o aniversédrio do PSD foi emitida no Canal 2 - as
22 Horas - primeiro espaco de informacéo logo a seguir ao comicio.

3° - Foi, e isso o PSD refere, repetido no '24 Horas' de dia 9 e no Jornal
da Tarde de dia 10.

4° - Também o comicio do PP, em Aveiro, com o lider, Dr. Paulo Portas,
que apresentava propostas sobre a sequranca social teve idéntico tratamento. E ndo
recebemos qualquer protesto partidario.

5° - Entendemos que, por razées de programacdo, a cobertura no dia 9 foi
adequada: em todos os noticidrios da RTP1 - RTP2. N&o houve, pois 'um
tratamento menor' mas um tratamento correcto.

6° - Ndo se nos afigura legitima a acusacdo de falta de ‘isencédo e
objectividade informativa’. O PSD nédo se refere ao conteudo mas a extensgo da
cobertura, nomeadamente no telejornal do Canal 1 no dia seguinte, 10 de Maio.

7° - Considera o PSD que foi descriminado, comparando com outra estacdo
de televisdo, a SIC, e com outro acontecimento, o aniversédrio do Partido Socialista
no dia 25 de Abril.

8° - Esta Direccédo de Informacédo pauta-se por critérios proprios e ndo por
analogia com qualquer outra estacdo de televiséo.

9° - Esta Direccdo de Informacdo sempre garantiré o pluralismo, mas
também respeitard os critérios, com base em principios sérios, dos coordenadores
dos diversos servicos de informacéo.

"E foi isso que aconteceu. A um telefonema de um funcionério do PSD, no
dia 10 de Maio, o coordenador argumentou que o comicio do PSD tinha j§ sido
divulgado durante a noite anterior nos dois canais da RTP e no Domingo no Jornal
da Tarde do Canal 1. Previamente, o PSD conheceu a posicdo do responséavel do
telejornal.

"E legitima a inconformidade do PSD, e de qualquer outra forca partidéria,
ou de um cidadéo, perante a valorizacdo dos acontecimentos que os envolveu.

"Mas também esta Direccdo de Informacédo entende que, neste caso, ndo
houve intencéo de prejudicar o PSD. E mais: estara sempre atenta no exercicio das
suas funcdées ao equilibrio informativo. "



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4

Acompanhava esta carta uma gravacédo dos servicos noticiosos referidos
na queixa do PSD e ainda do "Jornal 2" de 9 de Maio.

l.4 - Visionadas as gravacdes, verificou-se que, na relativa ao "Telejornal” de 25
de Abril, faltava um dos directos a que a noticia se referia, pelo que foi solicitada
a RTP a respectiva gravacdo, a qual foi recebida na AACS em 29 de Maio.

Pelo visionamento das pecas em causa, constata-se que:

- o aniversério do PSD é noticiado em 9 de Maio, com reportagens de cerca
de 2 minutos no "Jornal 2" e de cerca de 1 minuto no "24 horas" e em 10 de Maio
com cerca de 2 minutos no "Jornal da Tarde”, num total de cerca de 5 minutos;

- 0 aniversario do PS é noticiado em 25 de Abril, com reportagens no
"Telejornal” de cerca de 5 minutos, com dois directos, no "24 horas”, de cerca de
4 minutos e no dia 26 de Abril no "Jornal da Tarde", de cerca de 3 minutos, e no
"Telejornal” de cerca de 2 minutos, num total de aproximadamente 14 minutos.

Il - ANALISE

1.1 - A Alta Autoridade para a Comunicacdo Social é competente para apreciar
a queixa, nos termos das alineas b), e) e f) do artigo 3°, e l) do n° 1 do artigo 4° da
Lei n® 15/90, de 30 de Junho.

.2 - A Lei da Televisao (Lei n® 58/90, de 7 de Setembro), na alinea a) do
n° 2 do artigo 6°, estabelece, entre os fins especificos da actividade de televiséo,
o de "assegurar a independéncia, o pluralismo, o rigor e a objectividade da
informacéo e da programacéo, de modo a salvaguardar a sua independéncia perante
o Governo, a Administracdo Publica e os demais poderes publicos" e a Lei n°
21/92, que transforma a Radiotelevisdo Portuguesa, E.P., em sociedade anénima,
RTP, S.A., imp0e a-esta o respeito dos principios da liberdade e independéncia
perante os poderes politico e econémico [alinea a) do n° 2 do art® 4°] e estabelece
que "a responsabilidade pela seleccdo e o conteudo da programacéo e informacao
da RTP, SA, pertencem, directa e exclusivamente, aos directores que chefiem
aquelas dreas, nos termos dos estatutos aprovados pela presente lei e demais
legislacdo aplicavel”.

11.3 - Sendo na lei definida a responsabilidade exclusiva do respectivo director
de informacdo pela seleccdo e contelido da informacdo, é esta liberdade



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-5-

simultaneamente condicionada pela obrigacdo de observar a isencédo, o rigor e a
objectividade da informacdo e o pluralismo informativo e por uma clara
independéncia face aos poderes politico e econémico.

1.4 - A AACS ja abordou este tema por diversas vezes em circunsténcias
paralelas e tem sobre ele definido um inequivoco posicionamento de respeito pela
autonomia e independéncia editorial da RTP, desde que esta seja exercida com
obediéncia a Lei, que condiciona tal autonomia ao cumprimento do comando
constitucional de independéncia dos 6érgdos de comunicacdo social do sector
publico perante o Governo, a Administracdo e os demais poderes publicos e, ainda,
o respeito pela obrigacdo assumida no contrato de concess&o do servico publico de
a Televisdo proporcionar uma informacéo imparcial, rigorosa e independente.

1.6 - No caso em apreco - tratamento noticioso dos aniversérios do PS e do
PSD -, nao houve equilibrio. Na verdade, quer no tempo destinado a cada partido
quer na importancia do espaco noticioso, hd um claro favorecimento do PS. A festa
de aniverséario do PSD nao foi tratada no principal jornal da RTP - o "Telejornal” -
enquanto a do PS teve direito ao "Telejornal” do dia 25 de Abril e ao do dia 26,
durante respectivamente cerca de 5 minutos, com dois directos, e 2 minutos e,
ainda, tratamento no "24 horas” do dia 25, cerca de 4 minutos, e no "Jornal da

Tarde" de 26, cerca de 3 minutos, enquanto a festa do PSD foram destinados 2 ‘

minutos no "Jornal 2" e 1 minuto no "24 horas" do dia 9 e 2 minutos no "Jornal
da Tarde" do dia 10.

1.6 - A RTP refere que se pauta por critérios proprios e é bom que assim seja.
Sé que, como repetidamente esta Alta Autoridade tem defendido, em homenagem
a clareza e transparéncia do relacionamento dos 6rgaos de comunicacéo social do
sector publico com os agentes politicos, nomeadamente os partidos, tais critérios
deveriam ser publicos. A ndo ser assim, a RTP sujeita-se a que seja questionada a
sua isencdo e independéncia, especialmente quando, como é o caso, a festa do
aniversario do partido do Governo sai tdo claramente beneficiada no tratamento
noticioso da RTP relativamente a do maior partido da oposicéo.

A RTP sabe que o "Telejornal” é o seu servico noticioso de maior
audiéncia e que ndo é facil encontrar critérios que justifiquem que, depois das
reportagens de respectivamente 5 minutos no "Telejornal” e 4 minutos no "24
horas" do dia 25 de Abril sobre a festa de aniversario do PS, se repita a reportagem
no "Telejornal” e no "Jornal da Tarde" de 26, quando, para se justificar a néo



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-6-

inclusdo de qualquer reportagem sobre a festa de aniversario do PSD no
"Telejornal” do dia 10 de Maio, se argumenta com o facto de esta ter sido ja
referida nos dois noticiarios da noite de 9 e no "Jornal da Tarde" de 10!

Il - CONCLUSAO

Apreciada uma queixa do PSD contra a RTP, por alegado desrespeito pelas
obrigacées constitucionais e legais de isencdo e independéncia face ao poder
politico, demonstrado por este érgdo de comunicacédo social do sector publico no
desequilibrio com que cobriu os aniversarios do PSD e do PS, néo referindo o
aniversario do queixoso no seu principal servico noticioso - o "Telejornal” -, em
contraste com as extensas coberturas ai feitas ao do PS, a Alta Autoridade para a
Comunicacao Social delibera considerar a queixa procedente, recomendando a RTP
o respeito das referidas obrigacGes, a que se encontra vinculada.

Esta deliberacéo foi aprovada por maioria, com votos de Eduardo 'Trigo (relator),
José Maria Goncalves Pereira, Cipriano Martins, Torquato da Luz, Maria de Lurdes
Breu, Fatima Resende, Manuela Coutinho Ribeiro e Beltrdo de Carvalho, e abstencéo
de Sebastido de Lima Rego (com declaracéo de voto).

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,lb

em 17 de Junho de 1998

O Presidente

\’_!( V\' LN 9 [//\—

;
.(J’osé Maria Gongalves Pereira
. Juiz-Conselheiro

ET/CA

N

\)wﬁ



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DECLARACAOQ DE VOTO
(Deliberacéo sobre queixa do PSD contra a RTP)

A garantia da independéncia dos érgdos de comunicacéo social, sobretudo
dos do sector publico, face ao poder politico é certamente uma das principais
atribuicées da AACS, devendo ser activada com o maior cuidado e a maior
determinacdo. Esta queixa do PSD deveria pois, a meu ver, ser minuciosamente
investigada, enquadrando-se a investigagdo numa analise abrangente que
considerasse o tratamento pela RTP das actividades do PSD (eventualmente em
comparacdo com as de outro ou outros Partidos) durante um razoavel periodo
temporal.

Ao circunscrever o exame da situacdo a observacdo casuista de uma
comparacdo quantitivista entre as abordagens de dois comicios partidarios, a
Deliberacdo empobreceu irreversivelmente o objecto do juizo por que se
responsabilizou, perdendo um bom ensejo de efectuar um trabalho cujas
conclusées, pela densidade do material e dos instrumentos utilizados, né&o
oferecessem a minima duvida de crédito, qualquer que viesse a ser o respectivo
sentido.

Assim, limitando-se a.cotejar a cobertura de dois acontecimentos pontuais,
sem considerar adequadamente um universo mais vasto no tempo e no objecto de
contextualizacdo jornalistica, a Deliberacéo fica muito aquém daquilo que as suas
obrigacées de rigor lhe impunham, ndo podendo inclusive fixar a prop6sito uma
doutrina util para o futuro. Impossibilitado pois de voté-la favoravelmente, néo
posso contudo e por outro lado votar contra ela, uma vez que os indicios adiantados
pelo queixoso ndo deixam de ser ponderaveis, levantando suspeitas que, entretanto,
por caréncia de desenvolvimento investigatério, ndo s&o na presente sede nem
confirmadas nem dissipadas. A minha abstencdo representa, por conseguinte,
simultaneamente preocupacéo, reserva e insuficiente esclarecimento de facto.

A g, ﬁi

Sebastidao Lima Rego
98.06.17

SLR/CA

\*



