alta autoridade £%

DELIBERACAOQ (/
J

SOBRE QUEIXA DO PARTIDO ECOLOGISTA ‘.“OS VERDES”

CONTRA A RTP POR ALEGADA VIOLACAO NOMEADAMENTE

DO DEVER DE PLURALISMO NA COBERTURA DO DEBATE

L.

SOBRE O ORCAMENTO GERAL DE ESTADO

(Aprovada em reuniiio plenaria ded de Dezembro de 2002)

FACTOS

I.1 Foram recebidas na Alta Autoridade para a Comunicagéo Social (AACS)

duas queixas do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP
fundamentalmente por alegada violagdo das normas legais relativas ao
pluralismo, a primeira queixa a propésito da reportagem sobre o inicio da
discussdo do Or¢amento Geral do Estado para 2003, transmitida no
Canal 1, no Telejornal das 20 horas, em 22.10.02, a segunda relativa a
cobertura da sessdo de encerramento desse mesmo debate, difundida no

Canal 2 e no servigo noticioso das 22 horas, queixas entradas neste -

orgao, respectivamente, em 24.10.02 e 28.10.02.

As queixas, firmadas pela respectiva Comissdo Executiva Nacional,
contém idéntica fundamentagio.

- No sentido de que “sendo (..) momento(s) politico(s) de elevada

importdncia para os portugueses e para o pais, o(s) debate(s foram
naturalmente acompanhado(s)) pelos diversos drgdos de comunicagdo
social.

O Partido Ecologista “Os Verdes ", através do seu Grupo Parlamentar,
participou ( manifestando) a sua posicdo e o seu sentido de voto sobre o
Or¢amento de Estado para 2003.

Acontece que (nos noticidrios referidos) ndo foram transmitidas as

‘posigbes do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, nem foram feitas

quaisquer alusdes a sua apreciagdo( e ao seu sentido de voto) sobre a
Proposta de Lei em discussdo. :

Uma vez mais, este reiterado comportamento da RTP configura uma
clara discriminagdo face a presen¢a de “Os Verdes” no Parlamento,
como ainda a prdtica de um acto censdrio a sua mensagem politica, o
que é de todo lamentdvel e inaceitdvel, para além de que tal
comportamento ndo encontra qualquer acolhimento na Lei, nem nos
principios que moldam o jornalismo moderno.

} para a comunicacdo social

<;; \\)\/’\

Y



1.4

alta autoridade

Admite-o o Director de Informagéo da RTP.

Declara o PEV que tal comportamento “configura uma clara
discriminagdo”, tal como- a “prdtica de um acto censorio a sua
mensagem politica”, ndo encontrando “qualquer acolhimento na Lei”.

Acrescenta o PEV que a RTP, sendo “uma empresa de servigo publico,
deve exercer uma informagdo pluralista e isenta, o que ndo aconteceu”,
uma vez que a concessionaria desse servigo publico “mostrou aos
portugueses as posi¢oes do Governo e de trés dos quatro partidos da
oposi¢do, excluindo uma vez mais o PEV...”.

Argumenta o Director de Informacgdo da RTP que “ ao contrdrio do que
pretende (o PEV), a RTP difundiu a posicdo desse partido...”,
transmitindo-o, “em directo e na integra, na RTP 2, durante -a
transmissdo feita do debate na Assembleia da Republica (..), tendo
(essas) posigoes sido transmitidas em directo no primeiro e no ultimo dia
do debate.” ‘

Acrescenta esse responsdvel que- “na reportagem do Telejornal, o
Jjornalista que cobriu o acontecimento entendeu ndo difundir segunda vez
a posig¢do (do PEV) por motivos de critério jornalistico”.

Aduzindo ser “bom lembrar mais uma vez que o Livro de Estilo da RTP

sustenta que o “pluralismo pode ndo ser necessariamente assegurado
numa unica pe¢a, mas deve ser assegurado na cobertura global dos
acontecimentos.”

- Lembrando mais que “os jornalistas ndo sdo automaticamente obrigados

a cobrir um acontecimento sé porque uma parte envolvida nesse
acontecimento estd interessada na sua cobertura.”.

Terminando, a dizer que “é importante notar que o (PEV) tem gozado de
uma relevante cobertura na antena da RTP, ndo s6 com a transmissdo em
directo e na integra das suas posi¢des nos debates parlamentares, como
também com a inclusdo das suas posi¢des em reporiagens nos noticidrios
(...). Além do mais, na passada sexta-feira, 8 de Novembro, esteve um
representante do (PEV) no debate promovido em hordrio nobre da RTP 1
sobre a polémica em torno da Comissdo de inquérito a Judiciaria.”

Decerto o pluralismo ndo pode ser necessariamente assegurado e
avaliado numa unica pega.

Tal tem sido o critério da AACS, ao longo dos seus ja cerca de doze anos
de actividade. :

Registando-se que a posi¢do do PEV sobre a matéria em causa foi
transmitida, em directo e na integra, na RTP 2.

J7

S . .
para a comunicacao 'social

A



III.

alta autoridade £

Assim como se assinalando que as defini¢des de atitude deste partido tém
sido referidas em reportagens nos noticiarios da RTP.

Bem como, e ainda, 0 mesmo partido se fez representar num debate que,
sobre outra questdo da actualidade politica, o operador de servigo piblico
promoveu.

Igualmente se d4 como certo que os jornalistas ndo estdo obrigados a
cobrir acontecimentos s6 porque uma das partes neles envolv1da nisso
esta interessado.

Ocorre porém que o debate sobre o Orgamento de Estado é dos mais
politica e nacionalmente cruciais.

Tendo ocorrido que, na reportagem sobre o inicio da discussio na
generalidade do Or¢amento difundida no noticiario principal do
Canal 1 da RTP, o operador de servigo publico televisivo referiu as
posicdoes do Governo e de todos os partidos de oposi¢io menos a do
PEV.

A circunstincia de essa posigio ter sido veiculada pela RTP 2, em
24.10.02, isto €, dois dias depois — tal, alids, como a do Governo e a de
todos os outros partidos, nomeadamente da oposi¢do —, ndo elimina um

desequilibrio na reportagem de 22.10.02., por parte de um operador com -

uma missdo especial de servigo pulblico, com acrescidas
responsabilidades.

Desta ponderag@o se passa a Concluséo.

CONCLUSAO

Apreciada duas queixas do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP,
uma sobre a pega relativa ao debate de inicio da discussdo do Orgamento

* Geral do Estado para 2003, difundida em 22.10.03, através do Canal 1, no

servigo noticioso das 20 horas, outra sobre a reportagem referente ao debate
de encerramento da discussé@o na generalidade, transmitida em 24.10.02, pelo
Canal 2, queixas entradas neste 6rgfo, respectivamente, em 24.10.02, e
28.10.02, nas quais se alegava incumprimento designadamente dos deveres

de pluralismo, por omisséo das posi¢des do referido partido sobre a matéria, .

a Alta Autoridade para a Comunicagdo Social dehbera

~a) admitir que as citadas posi¢Ges do queixoso foram incluidas no Canal 2

do mesmo operador;

b) reconhecer —no quadro geral da liberdade de programagio e no respeito
por critérios jornalisticos razodveis — que o cumprimento do dever de
pluralismo néo ¢ avalidvel num so6 servigo noticioso;

6, . .
para a comunicacao social



alta autoridade

c) considerar, porém, que o facto de o PEV ter sido o tnico dos partidos da
oposi¢@o com representacdo parlamentar a nfo ter sido referido no mais
divulgado servigo noticioso da RTP, ¢ no dia do inicio dos debates
relativos a crucial questéo do Orgamento de Estado, constitui, por parte
do operador do servigo piblico de televisdo, em termos objectivos, um
tratamento desequilibrado;

d) chamar a atengfio da RTP para a necessidade de - entrando em linha de

conta com a relevancia dos temas € momentos em causa € com a -

- singularidade de omissdes - actuar em correspondéncia, ndo apenas com
-a letra, mas com o espirito de preceitos legals que enquadram a sua
misso. :

Esta deliberacdo foi aprovada por unanimidade com votos de Artur Portela (Relator),
Armando Torres Paulo (Presidente), José Garibaldi (Vice-Presidente), Sebastiio
Lima Rego, Joel Frederico da Silveira, Maria de Lurdes Monteiro e José Manuel
Mendes.

Alta Autoridade para a Cdmunicagéo Social, 4 de Dezembro de 2002-

‘O Presidente

Youn Tacts

Armando Torres Paulo
J uiz—Conselheiro

1 T . .
& para a comunicacao social



