alta autoridade # para a comunicagdo social

J7

DELIBERACAO
SOBRE
TRATAMENTO PELO “24 HORAS”
E PELO “CORREIO DA MANHA”
DE NOTICIAS RELATIVAS A INFRACCOES DE TRANSITO
DE CONJUGES DE PERSONALIDADES DESPORTIVAS

(Aprovada em reunido pleniria de 29 de Janeiro de 2003)

I. FACTOS

1 Deliberou a Alta Autoridade para a Comunicagdo Social (AACS),
em 25.09.02, apreciar um eventual desrespeito, por parte do jornal
«“24 HORAS”, na sua edigfo de 24.09.02, do normativo ético-legal,
numa noticia relativa a mulher do treinador de futebol Jesualdo
Ferreira. ‘

Em titulo mais destacado da prifneira pagina, e ao lado da imagem
do referido treinador, lia-se: :

“A mulher/ dele é/ que ia/bébada”.
Apos o que, ainda na primeira pagina, se dizia:

«7ULMIRA FERREIRA, mulher de Jesualdo, treinador do
Benfica, caiu nas malhas da GNR quando conduzia sob efeito do
alcool. A familia Vilarinho esta fora desta histéria.”

Ainda na primeira pigina, era o seguinte o antetitulo:
»Mariana Vilarinho nfo foi apanhada a guiar com os copos”

Na 7° pagina da citada edigéo, e tendo como ilustragoes fotografias
do treinador e do presidente do clube referidos, se explicava ter sido,
ndo a mulher deste ultimo, conforme antes noticiado
designadamente por outro orgdo de comunicagéo social, mas a
mulher do técnico, a envolvida numa operagdo do BT da GNR. A
S

Av. D. Carlos i, 130 - 6° | 1200-651 Lisboa { Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 21 395 14 49 | e-mail: info@aacs.pt E http:www.aacs.pt
i t i H



alta autoridade # para a comunicagao social

1 / 7
peca concluia com a reproducdo, na integra, de um comunicado do
treinador, relativo ao caso.

2. Solicitado pela AACS, em 7.10.02, 0 “24 HORAS”, a pronunciar-se
sobre o caso, recebeu-se, em 17.10.02, neste Orgdo, o seguinte
esclarecimento: ' \

“1. A noticia que foi dada a estampa no dia 24. 09.2002, e sobre a
qual recai o presente pedido de esclarecimento, veio na sequéncia de
uma outra publicada no dia anterior pelo jornal Correio da Manhad
(cfr. Doc 1 que se junta e se da por integralmente reproduzido) e
amplamente divulgado pelos mais diversos 6rgdos de comunicagdo
social, desde a rddio a televisdo.

2. Com efeito, nesta dava-se a conhecer um ‘“‘escdndalo”
alegadamente reportado a mulher do Senhor Presidente do Sport
Lisboa e Benfica, a qual, como jd se referiu, teve de imediato eco em
todos os 6rgdos dos mass media nacionais.

3.No-dia seguinte, e devidamente apurados os factos concretos, veio-
se a saber que a situagdo a que toda a noticia fazia destaque
respeitava, ndo a mulher do Senhor ‘Presidente do Sport Lisboa e
Benfica, mas bem ao contrdrio, a mulher do treinador do mesmo
clube, o Sr. Jesualdo Ferreira.

4. Aparentemente, o jornalista do Correio da Manhd que dera a
publicar a referida noticia equivocara-se.

5. Todavia, a verdade era outra e, 24 horas volvidas, ‘esclarecia-se
o “quem é quem” de toda esta historia.

6. Por isso, e uma vez que importava desfazer um manifesto quid
pro quo, mais do que relatar factos ( verdadeiros) relativos a mulher
do Sr. Jesualdo Ferreira, entendeu a Direcgdo do 24 horas dever
publicar a noticia supra mencionada.

7. Repare-se como no cabegalho da primeira pdgina se adverte ndo
ter sido Mariana Vilarinho a detida a conduzir com excesso de
dlcool no sangue, e no correctivo “é que” que consta do titulo.

A
2\‘%‘

Av. D. Carlos |, 130 - 6° | 1200-651 Lisboa | Tel.. 21 392 91 30 (busca automatica) ’ Fax: 21 395 14 49 % e-mail: info@aacs.pt ‘ http:www.aacs.pt



: ; alta autoridade para a comunica¢do social

1 . (/
S Por outro lado, no interior do periddico diz-se “afinal era '
outra” e, no inicio da peca, “A confusdo estd esclarecida”,
expressdes claramente identificativas do lapso que se verificara,

narrando-se, em seguida, todo o complexo factual com o unico
intuito de repor a verdade”.

9. E a verdade, confirmada por fontes judiciais e policiais ao 24
horas, é que quem domingo conduzia com dlcool no sangue era a
mulher de Jesualdo Ferreira e ndo a mulher de Manuel Vilarinho, o
que o primeiro assumiu e de que se fez destaque (...).

10.De notar, ainda, que a noticia respeitava ao domingo anterior e
s6 na terca-feira o 24 horas, que é um didrio, relatou o que se
passara e por respeito a verdade, ndo tendo publicado na segunda-
feira nada acerca dos mesmos factos.

11.4 noticia do dia 24 é, bem vistas as coisas, subsididria a do dia
23 publicada pelo Correio da Manhd, o que quer dizer que ndo
existiria caso ndo ocorresse o lapso referido.

12. Mais, nunca pretendeu o 24 horas com a publicagdo da referida
noticia ofender o bom nome ou reputagdo de qualquer das pessoas
mencionadas na mesma,

13. tendo, apenas, com a sua publicagdo agido com o proposito de
informar, no exercicio do direito a informagdo, e dentro dos seus
estreitos limites,

14.dando a conhecer o conteiido de uma_informagdo que era publica
e no convencimento de que o que se narrou era verdadeiro.

3. Tendo-se pedido, em 29.11.02, a propdsito, esclarecimentos ao
“Correio da Manha”, deste jornal se recebeu, em 18.12.02, um
oficio, firmado pelo seu Director, no qual se dizia: '

“(...) Como se julga ser do (vosso) conhecimento (...), na edig¢do da
sexta-feira da mesma semana, ou seja no dia 27 de Setembro de
2002, sob o titulo de 1° pdgina “Um pedido de desculpas”, o

N
RN

Av. D. Carlos |, 130 - 6° | 1200-651 Lisboa'i Tel.- 21 392 91 30 (busca automatica) } Fax: 21 395 14 49 | e-mail: info@aacs.pt ! http:www.aacs.pt



A,

alta autoridade

Correio da Manhd publicou um conjunto de artigos, assinados
respectivamente pelo signatario “Um pedido de desculpas”, pelo
Editor-Executivo Armando Esteves Pereira, “Uma informagdo que
ndo correspondia a verdade” e pelo jornalista Carlos Varela- "4
historia de um erro”.

Pretendeu o Correio da Manhd com aquele conjunto de textos e
com aquele titulo, rectificar de forma tdo evidente quanto possivel —
ndo se vislumbra como poderia ser mais — o lapso cometido com a
primeira noticia. |

Da sua leitura alcanga-se que o Correio da Manhd foi induzido
maliciosamente em erro por fonte que, pelo seu alegado
posicionamento relativamente aos factos divulgados e pelo seu
proprio estatuto militar da GNR, haveria que presumir fidedigna.

Logo que o Correio da Manhad conseguiu apurar que a noticia do
dia 23 de Setembro de 2002 continha imputagdes factuais
inveridicas, diligenciou no sentido de as rectificar com impacto e
destaque grdfico semelhante.

O Director do Correio da Manhd reitera o seu lamento pelo
sucedido; fa-lo porém com a consciéncia de que tudo foi feito no
sentido de rectificar em tempo util as imputagbes ndo verdadeiras
em que a publicagdo foi induzida.

Resta a abordagem ética da noticia, ou seja a ponderagdo sobre se
os factos nela contidos possuem relevancia Jjornalistica ou, mesmo
possuindo, ndo colidem com direitos de terceiros, que havera de
situar em grau superior.

Como é Sbvio, a aferi¢do da relevdncia noticiosa ha que ser feita

em fun¢do dos pardmetros que o Director do Correio da Manhd
legitimamente julgava verdadeiros, e a luz dessa aferi¢do o balango
entre o respeito da privacidade das pessoas e 0 dever de informar,
mormente por envolver alegadamente figuras publicas, criou-nos a
convicgdo do interesse publico da divulgagdo.”

4

para a comunicagao social

J7

‘I\
\
\‘x

N Fasimet 120 &0 | 1700-651 Lisboa | Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 21 395 14 49 i e-mail: info@aacs.pt % http:www.aacs.pt



alta autoridade & & . para a comunicagado social

J7

II. PONDERACAO
I1. 1 Quadro ético-legal e regulamentar

E competéncia da AACS “apreciar, por iniciativa propria ou
mediante queixa, e no dmbito das suas atribuigdes, 0s
comportamentos susceptiveis de configurar violagdo das normas
legais aplicdveis aos Orgaos de comunicagdo social, adoptando as
providéncias adequadas, bem como exercer as demais competéncias
previstas noutros diplomas relativas aos orgdos de comunicagdo
social” (alinea n) do Artigo 4° da Lei n° 43/98, de 6 de Agosto
(LAACS).

Acrescente-se que, segundo a referida lei, respectivamente conforme
as alineas a), g) e h) do seu Artigo 3°, deve este orgdo “providenciar
pela isengdo e rigor da informagdo”, “assegurar a observancia dos
fins genéricos e especificos da actividade de rddio e televisdo, bem
como dos que presidiram ao licenciamento dos respectivos
operadores, garantindo o respeito pelos interesses do publico,
nomeadamente dos seus extractos mais sensiveis” e “incentivar a
aplicagdo, pelos orgdos de ‘comunicagdo  social, de critérios
jornalisticos ou de programagdo que respeitem 0s direitos individuais
e os padrdes éticos exigiveis”.

E um dos deveres fundamentais dos jornalistas, de acordo com a alinea -
a) do Artigo 14° da Lei n° 1/99, de 13 de Janeiro (Estatuto do
Jornalista), “Exercer a actividade com respeito pela ética profissional,
informando com rigor e isengdo”.

Constituem, segundo o Cédigo Deontologico do Jornalista, aprovado
em 4 de Maio de 1993, em assembleia geral do Sindicato de
Jornalistas, deveres o “relatar os factos com rigor e exactiddo e
interpretd-los com honestidade...”, devendo esses factos “ser
comprovados, ouvindo as partes com interesses atendiveis no caso”,
assim como devendo “a distingdo entre a noticia e a opinido(...) ficar
bem clara aos olhos do publico.” (ponto 1 do referido Codigo) € o
“gtender as condig¢des de serenidade, liberdade e responsabilidade

das pessoas...” cujas declaragoes € imagens séo recolhidas.

Assinale-se, a proposito, o “Direito a integridade pessoal” ¢ “Outros
direitos pessoais”, respectivamente Artigos 25° e 26° da CRP, sendo,

3
5 ”\AQ

mem Favieet 130 . &0 | 1700-651 Lisboa | Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 21 395 14 49 e-mail: info@aacs.pt l http:www.aacs.pt



&%

alta autoridade ¢ . para a comunicagao social

J7

segundo o primeiro dos referidos artigos “invioldvel” a “integridade
moral” da pessoas, e sendo, de acordo com o segundo, “a todos (...)
reconhecidos os direitos (..) ao bom nome e reputagdo...”, o que ¢
legalmente acautelado.

I1. 2 O comportamento dos jornais em causa

O “24 horas” vem, de facto, “corrigir” designadamente a versao
do “Correio da Manha”.

Atendendo, através da reprodugdo de um “comunicado” do
técnico em causa, ao chamado contraditorio.

O “Correio da Manh3” acaba por assumir o erro da informagéo
que antes havia divulgado.

Essa assuncgdo, a sua clareza e o seu desenvolvimento, sdo de
assinalar.

Importa, no entanto, numa perspectiva legal e €tica, sublinhar:

a) que ambos os jornais, de forma mais ou menos nitida e com
graus diversos de vivacidade e acutildncia por vezes
excessiva, actuaram em colisdo com o direito ao bom nome e
reputagdo, o primeiro, da mulher de um técnico desportivo, o
segundo, da mulher de um dirigente desportivo, sendo que a
argumentacio de que estavam em causa figuras publicas,
designadamente utilizada pelo “Correio da Manh&”, muito
dificilmente se aplica as conjuges dos referidos desportistas;

b) que o “Correio da Manhi” ndo aplicou, na sua primeira
peca, o principio da audiéncia do contraditério; '

¢) que o “24 Horas” utilizou linguagem agravante da dignidade
de pessoas visadas na noticia.

A\
O
N

Av. D Carlos I, 130 - 6° | 1200-651 Lisboa | Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) § Fax: 21 395 14 49 % e-mail: info@aacs.pt l http:www.aacs.pt



% para a comunicacdo social

)

alta autoridade £

III. CONCLUSAO / RECOMENDACAO

Tendo deliberado, em 25.09.02, segundo o disposto na alinea n) do
Artigo 4° da Lei n°® 43/98, de 6 de Agosto (LAACS), abrir um processo
sobre a forma como o jornal “24 horas” tratou, na sua edicdio do
mesmo dia, o caso da operagio da BT da GNR envolvendo a mulher -
de um treinador de futebol, processo depois alargado .ao
comportamento do “Correio da Manha” ( alegadamente o periodico a
dar uma noticia que estaria na origem da peca do “24 horas”, referindo
embora, na sua versdo, ndo a mulher do técnico, mas a do presidente
do clube em causa), a Alta Autoridade para a Comunicagéo Social-
registando embora o facto de os dois periodicos haverem procedido e
correcgdes — , delibera:

a) considerar que os referidos tratamentos jornalisticos -
referindo as conjuges de um dirigente e de um técnico
“desportivos, e colocando estes como cerne da matéria
noticiosa -, no conjunto colidiram, embora de formas e com
graus de gravidade diversos, com direitos pessoais,

. designadamente a0 bom nome e reputagdo; nio sendo figuras
publicas as conjuges e sendo-o0, mas néo se justificando a sua
conversio em protagonistas da matéria noticiosa, as
personalidades desportivas em causa;

b) recomendar ao “24 horas” e ao “Correio da Manhd” a
necessidade do escrupuloso cumprimento do normativo ético-
legal a que estfo obrigados, designadamente no respeito pelo
direito a privacidade e ao bom nome e reputag@o de pessoas;

c) chamar a atengdo do “Correio da Manh@” para a vantagem do
cumprimento da regra técnica e deontoldgica da audicéo do
contraditério, importante elemento do rigor da informagao,
mesmo em conjugagio com o uso de alegadas fontes
supostamente fidedignas, que, na circunstancia, néo se
revelaram como tal.

Esta deliberagdo foi aprovada por unanimidade com votos a favor de
Artur Portela (Relator), Armando Torres Paulo (Presidente), José
Garibaldi (Vice-Presidente), Sebastido Lima Rego, Manuela Matos, Joel

NJ
v
7N
Av. D. Carlos |, 130 - 6° 1200-651 Lisboa Tel.- 21 392 91 30 (busca automatica) | Fax: 21.395 14 49 e-mail: info@aacs.pt | http:www.aacs.pt



alta autoridade ¢ para a comunicagao social

‘ Frederico da Silveira, Carlos Veiga Pereira, Mdria de Lurdes Monteiro e
José Manuel Mendes.

Alta Autoridade para a Comunicagdo Social, 29 de Janeiro de 2003

O Presidente

S Aok

Armando Torres Paulo
Juiz Conselheiro

N
’\ja
;8

Av. D. Carlos |, 130 - 6° 1200-651 Lisboa | Tel.: 21 392 91 30 (busca automatica) ; Fax: 21 395 14 49 ; e-mail: info@aacs.pt ! http:www.aacs.pt

i



