
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

28/2016 (CONTJOR

Queixa da Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª contra a Empresa do Diário 
de Notícias da Madeira, Ld.ª, a sociedade Público 
S.A., e desconhecidos, por violação do dever de rigor informativo dos 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

28/2016 (CONTJOR-
 

 

 

Queixa da Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª contra a Empresa do Diário 
de Notícias da Madeira, Ld.ª, a sociedade Público – Comunicação Social, 

desconhecidos, por violação do dever de rigor informativo dos 
jornalistas 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
3 de fevereiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

-I) 

Queixa da Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª contra a Empresa do Diário 
Comunicação Social, 

desconhecidos, por violação do dever de rigor informativo dos 



ERC/07/2012/663         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 28/2016 (CONTJOR-I) 

 

Assunto:  Queixa da Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª contra a Empresa do Diário de 

Notícias da Madeira, Ld.ª, a sociedade Público – Comunicação Social, S.A., e 

desconhecidos, por violação do dever de rigor informativo dos jornalistas 

 

 

I. Identificação das partes 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), em 13 

de julho de 2012, uma queixa subscrita pela Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª 

(doravante, EJM ou Queixosa) contra a Empresa do Diário de Notícias da Madeira, Ld.ª 

(doravante, DN-M ou Participada), a sociedade Público – Comunicação Social, S.A. 

(doravante Público ou Participada) e desconhecidos, por violação do dever de rigor 

informativo e outros deveres dos jornalistas. 

 

II. Os factos 

 

2. Em síntese, alega a Queixosa: 

a. Em 8 de junho de 2012, a Queixosa tomou conhecimento da publicação pelo jornal 

Público (pelo menos, na respetiva página eletrónica) do artigo da autoria do jornalista 

Tolentino de Nóbrega, com o título: «ERC obriga Jornal da Madeira a alterar o estatuto 

editorial»; 

b. No mesmo dia 8 de junho de 2012, foi publicado «na 1.ª Página do jornal DN-M o 

seguinte TÍTULO (...): “ERC DÁ 30 DIAS AO JM PARA MUDAR ESTATUTO”», seguido de 

súmula da notícia; 

c. A notícia era desenvolvida na página 11 da edição do DN-M daquele mesmo dia, sob o 

título: «”JM obrigado a mudanças”»; 



ERC/07/2012/663         

2 

d. «Para além disso, o DN-M publicou, igualmente, na sua página eletrónica (...), na 

mesma data (...) o» texto com o título “’JM’ com ultimato - Mudança de estatuto 

editorial é para efetivar em 30 dias”; 

e. «A Queixosa tomou conhecimento dos artigos jornalísticos acima melhor identificados 

[e cujo teor integral consta da queixa apresentada, em termos que se têm aqui por 

integralmente reproduzidos] na data de publicação das referidas edições, ou seja, em 

8 de junho de 2012»; 

f. Os ditos artigos jornalísticos «não possuem rigor informativo, pois em lado nenhum se 

lê que se trata ainda de um mero projecto da ERC, sujeito ainda a contraditório pelas 

partes visadas no processo, dando a entender aos leitores que se trata já de uma 

decisão final individualizada e definitiva, com isso colocando-se em causa a imagem, 

reputação e bom nome da empresa Queixosa»; 

g. «Sendo certo que, a fonte destes artigos derivará seguramente de fuga de informação 

interna ocorrido no seio [da ERC]»; 

h. «Razões pelas quais, a Queixosa é forçada a apresentar queixa junto [do Regulador] 

para que [actue] em conformidade»; 

i. «Os estatutos da ERC prevêem no seu artigo 54.º que os titulares dos órgãos da ERC, 

os respectivos mandatários, as pessoas ou entidades devidamente credenciadas, 

bem como os seus trabalhadores e outras pessoas ao seu serviço, 

independentemente da natureza do respectivo vínculo, estão obrigados a guardar 

sigilo de factos cujo conhecimento lhe advenha exclusivamente pelo exercício das 

suas funções»; 

j. Ora, «[a] informação que sustentou os artigos do Público e do DN-M só poderá ter sido 

feita com base em informação interna da ERC, pois apesar de se tratar ainda de um 

mero projecto de deliberação, certo é que, nos artigos em causa reproduz-se 

basicamente o conteúdo do dito projecto»; 

k. «Note-se que o referido Projecto de Deliberação foi proferido pela ERC em 6/6/2012 e 

a EJM e o seu Director (os principais visados) só foram notificados do mesmo em 

13/6/2012, nos termos e para os efeitos do[s] artigos 100.º e segs. do CPA»; 

l. «Ou seja, antes de qualquer notificação oficial por parte da ERC, os visados 

souberam» do mencionado projecto de deliberação, através dos jornais DN-M e 

Público, cuidando então que se tratava da própria Deliberação final; 



ERC/07/2012/663         

3 

m. «Ora, ainda que o Projecto de Deliberação tivesse vindo a tornar-se público, certo é 

que, até à notificação [dos visados] não foi lícito facultá-los aos meios de 

comunicação social, mais a mais, à entidade que suscitou todo este procedimento, ou 

seja, à EDN-M»; 

n. Na verdade, a divulgação da informação em causa – ainda por cima, criando no 

espírito do público a ideia de que se trataria de uma decisão «definitiva [que] 

obrigaria, sem mais, a alterar o Estatuto Editorial do JM» - «colocou em causa a 

imagem, bom nome, reputação, credibilidade [e] prestígio (...) da EJM»; 

o. Acresce «que o DN-M em 7/6/2012, publicou artigo na página 9, com o título “PS leva 

‘caso JM’ a Cavaco e ao parlamento nacional” (…), no qual, em desenvolvimento, se 

pode ler: 

“Carlos Zorrinho explicou que a World Association of Newspapers (WAN) alertou 

recentemente o Presidente da República para estes problemas e disse ter 

conhecimento de que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai 

divulgar nos próximos dias um parecer sobre o assunto»; 

p. «Isto significa que, ainda antes das notícias publicadas em 8/6/2012 e um dia depois 

da tomada de decisão pela ERC, já se comentava a existência de um “parecer” da ERC 

sobre esta matéria»; 

q. Pelo que «[a]s notícias divulgadas resultaram seguramente de fuga interna de 

informação da ERC» que deverá ser apurada. 

r. Por outro lado, «os factos noticiados envolvem considerável pormenorização e, dada 

a notoriedade dos órgãos de comunicação que os emitem, o universo dos seus 

leitores e o respectivo estrato social, assumem a virtualidade de conseguir o 

convencimento dos destinatários da comunicação quanto à sua realidade e, daí a 

sua potencialidade de obtenção de um efeito nocivo em relação à personalidade 

moral da Queixosa»; 

s. «Exigia-se por parte dos jornalistas autores dos escritos e dos respectivos órgãos de 

comunicação social que os contrataram, maior diligência prévia à divulgação destes 

factos, para que as notícias fossem transmitidas com rigor e objectividade»; 

t. «O noticiado em causa, com chamada de primeira página, pelo menos no DN-M, 

envolveu a divulgação incorrecta e pouco rigorosa de factos que não haviam sido 



ERC/07/2012/663         

4 

sequer divulgados oficialmente pela ERC, nem notificados à interessada, aqui 

Queixosa»; 

u. Fazendo «crer ao público em geral que já exist[ia] uma decisão da ERC que 

condena[va] o JM e o obriga[va]  a alterar o seu Estatuto Editorial, sem que tivesse 

havido sequer exercício de contraditório»; 

v. O DN-M e o Público deveriam ter informado os seus leitores que não existia ainda 

qualquer decisão final e que a Queixosa, apenas, havia recebido um mero projecto de 

deliberação»; 

w. Portanto, o Público e o DN-M veicularam informação incorrecta e incompleta»; 

x. Não ouvindo a Queixosa, para que esta pudesse exercer o contraditório; 

y. Sobretudo o DN-M, que, ao contrário do Público, nem sequer confirmou a notícia 

divulgada junto de quem quer que fosse, actuando deliberadamente com o propósito 

de atingir a Queixosa no seu bom nome e reputação; 

z. Na verdade, a divulgação das notícias em causa faz parte – com muitas outras – de 

uma estratégia da Participada EDN-M para acabar com o JM e passar a dominar o 

«mercado jornalístico» na Região Autónoma da Madeira; 

aa. «Esta situação é tanto mais grave se considerarmos a sensibilidade do assunto em 

causa e que o mesmo compromete publicamente o nome do JM, órgão de 

comunicação amplamente conhecido na RAM, para mais sem que lhe tenha sido dada 

a possibilidade de se defender»; 

bb. Os títulos e as notícias publicadas (...) encerram juízos de valor ofensivos da 

reputação e boa fama da Queixosa, pois divulgam uma ideia totalmente errada de uma 

decisão que ainda não é definitiva e da qual a Queixosa nem sequer havia sido 

notificad[a] à data da sua publicação»; 

cc. «A notícia em causa foi veiculada mediante informação obtida por via de fuga por 

parte da ERC, sendo que no mínimo se exigia por parte dos jornalistas, maior diligência 

prévia à divulgação de factos pelos meios de comunicação social»; 

dd.  Deste modo, registou-se uma violação dos «deveres de rigor e exactidão no relato 

dos factos, que vinculam os jornalistas, bem como a condenação e abstenção de 

acusações sem provas, que aos mesmos é imposta, pois dão factos como 

adquiridos, num dos casos (DN-M) sem sequer consultar qualquer um dos visados, e 



ERC/07/2012/663         

5 

sem cuidarem de verificar a informação obtida, assim prejudicando a imagem da 

EJM»; 

ee. Deve, «por isso a ERC no exercício da suas competências e atribuições legais actuar e 

proceder nos termos do artigo 55.º e seguintes dos seus Estatutos, contra» os 

jornalistas e os órgãos de comunicação participados e contra os desconhecidos 

«responsável(eis) pela fuga de informação» verificada; 

ff. «Mais devendo a ERC (...) participar ao Ministério Público a suspeita da prática de 

eventuais ilícitos penais que se tiverem verificado no presente caso concreto». 

3. Notificadas as Participadas para se pronunciarem sobre a queixa apresentada, veio o 

Diretor do Diário de Notícias – Madeira dizer o seguinte: 

a. «Elaborou os textos em questão com base em fontes diversificadas e credíveis»; 

b. Não pretendeu «desacreditar a EJM ou o seu jornal (...) mas prosseguir um fim público 

legítimo de informar a opinião pública sobre assunto (...) de relevância social»; 

c. «Ficou convicto, de acordo com a informação fornecida pelas (...) fontes, de que a ERC 

tomou uma decisão definitiva e com base nessa convicção elaborou os textos 

jornalísticos versados na queixa»; 

d. «Acresce que as declarações imputadas à ERC e divulgadas nos textos [das notícias 

participadas] são praticamente a reprodução de outras anteriores produzidas pela 

ERC e pela Autoridade da Concorrência, pelo que já eram públicas e notórias» e não 

foram então objeto de qualquer queixa por parte da EJM; 

e. «De onde resulta que actuou com rigor e em boa-fé, reputando como verdadeiras as 

informações que lhe foram prestadas pelas (...) fontes, não violando qualquer dever 

jornalístico», devendo, por consequência, a presente queixa ser arquivada. 

4. O jornal Público veio, por sua vez, arguir: 

a. Limitou-se «a informar o seu público leitor da existência da deliberação em causa, 

sendo evidente o interesse público da informação»; 

b. O jornalista contactou uma fonte da ERC que confirmou ter sido aprovada aquela 

deliberação esclarecendo mesmo que o texto em causa era a versão definitiva, ao 

constatar que incluía duas ou três alterações introduzidas no projecto inicial»; 

c. «O jornalista contactou, ainda, o director do Jornal da Madeira que em nada desmentiu 

as informações recolhidas»; 



ERC/07/2012/663         

6 

d. O facto de a deliberação ter sido notificada à queixosa para se poder pronunciar sobre 

a mesma, nos termos do CPA, em nada invalida a informação do PÚBLICO já que, no 

caso de a deliberação se manter nos mesmos exactos termos, o jornal se limitará a 

confirmar tal facto e, no caso de haver qualquer alteração, da mesma será, também, 

dada conta»; 

e. Devendo, por conseguinte, o processo ser arquivado. 

 

III. Direito aplicável 

 

5. As normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas no artigo 3.º da Lei de Imprensa, 

aprovada Lei n.º 2/99  de 13 de Janeiro, alterada pelas Lei n.º 18/2003, de 11 de junho, e 

Lei n.º 19/2012, de 8 de maio (doravante LI ou Lei de Imprensa), em conjugação com o 

disposto nos artigos 24.º, n.º 3, alínea a), e 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro (doravante EstERC). 

 

IV. Diligências adicionais e pressupostos processuais 

 

6. As partes são legítimas. A ERC é competente. 

7. Atenta a natureza não disponível da matéria objeto da participação, não foi convocada a 

audiência de conciliação a que se refere o artigo 57.º dos EstERC que tem como 

pressuposto, justamente, uma disponibilidade dos direitos do Queixoso que aqui se não 

verifica. 

8. Não divergem as partes quanto aos factos objeto de queixa, mas apenas quanto ao juízo 

jurídico de censura que os mesmos devem merecer. 

9. Assim, como relevante para a apreciação do presente procedimento, dá-se como provada 

a publicação pelos jornais Diário de Notícias – Madeira e Público das notícias objeto da 

participação cujo teor consta dos documentos juntos com a queixa, os quais se têm aqui 

como reproduzidos, para os devidos efeitos legais. 

 

 

 

 



ERC/07/2012/663         

7 

V. Análise e fundamentação 

 

10. Liminarmente, excluem-se do âmbito da participação aqui apresentada pela Empresa do 

Jornal da Madeira as queixas contra jornalistas, enquanto tais. Na verdade, no exercício da 

sua atividade profissional, os jornalistas não estão sujeitos à supervisão e intervenção 

regulatória da ERC, como imediatamente decorre, a contrario, da enumeração taxativa do 

artigo 6.º dos EstERC. 

11. Sobram, pois, para apreciação, as restantes participações da EJM. 

12. E, relativamente a essas, cabe também dizer que a queixa apresentada encerra de um 

vício de raciocínio que importa, desde já, esclarecer: o de confundir o dever de sigilo dos 

membros dos órgãos da ERC, dos seus trabalhadores e colaboradores, com um suposto 

segredo administrativo de justiça a que os procedimentos da ERC estariam alegadamente 

submetidos. 

13. Não é o caso. Em princípio, os procedimentos que correm na ERC são públicos e o 

procedimento em causa nas notícias participadas não é exceção. Podia (e pode) ser 

consultado por qualquer interessado, designadamente pelo DN-M que nele é parte e que – 

dentro dos limites da lei – pode fazer o uso que entender e dar a publicidade que quiser a 

qualquer uma das peças que o compõem. 

14. Deste modo, não há razão alguma para supor verificada a alegada e ilícita fuga de 

informação. Como se disse, o processo não está sob qualquer tipo de segredo e pode (e 

pôde sempre) ser consultado por qualquer interessado. Tal projeto já havia sido aprovado 

pelo Conselho Regulador e a sua consulta não estava vedada.  

15. Resta a questão essencial da falta de rigor das notícias participadas. Não pode negar-se 

essa falta: quer o DN-M quer o Público divulgaram ter a ERC condenado o JM da alterar o 

seu Estatuto Editorial, o que não era exato, porquanto não se tratava ainda de uma 

deliberação final, mas, tão só, de um projeto de deliberação.  

16. Já não se pode acompanhar é a Queixosa no empolamento dos danos à sua imagem e 

reputação decorrentes daquela falta de rigor ou do seu carácter doloso. 

17. Na verdade, são conhecidas, públicas e notórias as posições e decisões de vários 

reguladores públicos (da ERC, da extinta Alta Autoridade para a Comunicação Social e da 

Autoridade da Concorrência) relativamente aos problemas levantados pela propriedade e 

pelo Estatuto do Jornal da Madeira, sendo certo que o projeto de deliberação em causa 



ERC/07/2012/663         

8 

nas notícias participadas não acrescenta nada de especialmente novo a essas sucessivas 

decisões, limitando-se, antes, a retirar os efeitos jurídicos que já estavam nelas 

implícitos. 

18. Por outro lado, descontando o facto de se reportarem a um projeto de deliberação e não a 

uma deliberação final, as notícias participadas reproduziam com aceitável rigor a posição 

da ERC. Sem prejuízo de a visada poder trazer ao procedimento – no exercício do seu 

direito de audiência prévia – elementos novos (de facto ou de Direito) que fizessem o 

Regulador dos media rever a sua posição inicial, seguro é que, no momento das notícias, o 

sentido da sua vontade declarada ia, de facto, a favor de uma deliberação tendente a 

ordenar ao JM a alteração do seu Estatuto Editorial, como consta das mencionadas 

notícias. 

19. Não se vê, neste contexto, que as notícias divulgadas pelo DN-M e pelo público pudessem 

ter criado ou agravado um dano significativo à imagem ou reputação do JM ou da empresa 

sua proprietária, designadamente, junto dos seus leitores (atuais ou potenciais), clientes, 

fornecedores ou financiadores. 

20. E a realidade é que a Queixosa não carreou ao procedimento qualquer elemento que 

sustentasse tal dano, muito menos, qualquer elemento que indiciasse sequer decorrer 

esse alegado e eventual dano, direta e imediatamente, do facto de não se estar perante 

uma deliberação final, mas de um simples projeto de deliberação. E essa alegação seria a 

única relevante, porquanto só nessa diferença residia, como se disse, a falta de rigor das 

notícias participadas. 

21. Seja como for, a inexatidão das notícias divulgadas permanece, ainda que não constem do 

procedimento, nem tivessem sido apurados, quaisquer elementos que permitam a 

conclusão de decorrer tal inexatidão de uma vontade deliberada de desinformar os 

leitores das publicações participadas. 

22. Aliás, no caso particular do jornal Público, não só (segundo alegou) o jornalista autor da 

notícia contactou uma fonte da ERC na qual confiou, como, de acordo com as regras 

profissionais deontológicas do rigor e do contraditório, «contactou, ainda, o director do 

Jornal da Madeira que em nada desmentiu as informações recolhidas». 

23. Deste modo, cumprindo todos os preceitos exigíveis para a validação de uma notícia, não 

se pode censurar o Público por um eventual erro em que foi induzido e que nunca pode ser 

no jornalismo definitivamente erradicado. 



ERC/07/2012/663         

9 

24. Um juízo de censura pode apenas ser emitido pelo facto de não ter corrigido o erro, 

quando o detectou. 

 

VI. Audiência prévia 

 

A. Exposição 

25. Previamente à adoção da presente deliberação, as partes foram notificadas, nos termos e 

para os efeitos do disposto nos artigo 100.º e 101.º do Código de Procedimento 

Administrativo, para, querendo, no prazo de 10 dias e por escrito, se pronunciarem sobre o 

projeto de deliberação adotado em reunião do Conselho Regulador, de 22 de outubro de 

2014, aprovado por unanimidade. 

26. Quer a queixosa, quer o Público, decidiram exercer o direito de audiência prévia, 

apresentando, com o propósito de alterar o sentido do projeto de deliberação, as suas 

alegações. 

27. A queixosa alega o seguinte: 

a. Quanto à violação do dever de sigilo, nota que deveria ter sido feita «a destrinça entre 

as duas Denunciadas», dado que, se o DN-M não tinha de demonstrar interesse porque 

«era parte no procedimento, o mesmo não acontece com o Público». Defende também 

que se deveria apurar se «foi algum funcionário que, sem autorização, facultou esse 

acesso/elementos por sua iniciativa, dando a conhecer às Denunciadas factos cujo 

conhecimento lhe adveio exclusivamente pelo exercício das suas funções», de modo a 

apreciar a existência de um eventual ilícito disciplinar e criminal; 

b. Em relação à falta de rigor das notícias participadas a queixosa reitera os termos da 

queixa quanto à existência de danos causados à sua imagem e à sua reputação em 

razão da conduta dolosa das Participadas. Defende, por um lado, que o DN-M «bem 

sabia que estava perante um mero projecto de deliberação [...] mas quis noticiar tal 

acto como se estivéssemos perante uma decisão final». Sustenta, por outro lado, que 

não poderia o Diretor do JM desmentir as informações recolhidas pelo Público, dado 

que aquele ainda não tinha sido notificado, nem sabia «se iria ser notificado de um 

projecto de deliberação, de uma deliberação final da ERC, ou de qualquer outra coisa».  

28. Para além das alegações referentes à análise e fundamentação, a queixosa invoca a 

violação do dever de decisão por parte da ERC, atento lapso de tempo decorrido entre a 



ERC/07/2012/663         

10 

apresentação da queixa e a aprovação do projeto de deliberação, requerendo que a 

deliberação final da ERC «contenha uma referência expressa aos motivos» que 

originaram tal morosidade. 

29. O Público, por seu turno, alega que o projeto de deliberação «contém uma grave censura 

ao rigor do jornal, pondo em causa a sua credibilidade pública», invocando que «ouviu as 

partes interessadas e de boa-fé publicou a informação sobre a existência da 

Deliberação», a qual, reconhece, «formalmente, só veio a existir mais tarde». Requer que, 

a manter-se o sentido da decisão na parte que lhe respeita, a ERC mencione «o facto de o 

conteúdo da notícia do Público ter vindo a ser confirmada 6 meses depois». 

 

B. Apreciação  

B.1. As alegações da queixosa 

30. No que respeita à violação do dever de sigilo, reitera-se que os procedimentos na ERC são, 

em princípio, públicos, pelo que não há razão para tratar o conhecimento do projeto de 

deliberação como uma alegada e ilícita fuga de informação. De facto, o projeto de 

deliberação já tinha sido aprovado pelo Conselho Regulador e já podia, em consonância, 

ser consultado (e o seu teor divulgado) por qualquer interessado. A este respeito, refira-se 

que o interesse dos jornalistas no acesso às fontes de informação é sempre considerado 

legítimo, nos termos e para os efeitos do n.º 2 do artigo 8.º do EJ, pelo que, à partida, não 

seria exigível que o Público fosse parte para que pudesse obter informações sobre aquele 

procedimento. Certo é que onde não há segredo a preservar, não há dever de sigilo a 

observar, pelo que um eventual procedimento disciplinar, ou criminal, careceria de 

fundamento legal. 

31. Quanto à falta de rigor das notícias participadas, observa-se que a ERC constatou que as 

notícias participadas eram erróneas, na parte em que atribuíam natureza final a um ato de 

natureza preparatória, indo neste ponto ao encontro da pretensão da queixosa. Já quanto 

aos alegados danos morais, verifica-se que a queixosa não carreou para o procedimento 

elementos adicionais que demonstrassem a sua existência, nem tão-pouco a sua relação, 

direta e imediata, com a inexatidão das notícias participadas. De facto, tal como referido 

na análise e fundamentação da presente deliberação, considerando que eram públicas e 

de conhecimento geral as posições e decisões de vários reguladores públicos sobre as 

questões suscitadas pela propriedade e pelo estatuto editorial do JM, por um lado, e que o 



ERC/07/2012/663         

11 

projeto de deliberação da ERC não era propriamente inovador em relação àquelas 

decisões, por outro, não se considera que as notícias participadas, ao não se desviarem 

do teor e sentido decisório do projeto, tivessem criado dano apreciável à imagem ou 

reputação do JM.  

32. Sobre a violação do dever de decisão, reconhece-se a morosidade do presente 

procedimento, a qual foi atribuível a um elevado volume processual e reduzidos recursos 

humanos.   

33. Ponderadas as alegações da queixosa, improcedem os argumentos ora aduzidos ou 

reiterados no quadro da audiência prévia dos interessados, termos em que se deve 

manter o sentido de deliberação anteriormente adotado pelo Conselho Regulador e 

comunicado às partes. 

 

B.2. As alegações do Público 

34. Em relação à alegada censura ao rigor do jornal, salienta-se que é reconhecido pela ERC, 

de forma clara, que não se pode responsabilizar o Público por falta de rigor informativo, 

dado que cumpriu os preceitos exigíveis para a validação de uma notícia. Constata-se, no 

entanto, que ao ter detetado o erro, o Público não cumpriu a obrigação de publicamente 

corrigi-lo, dando à correção o mesmo destaque dado à notícia original, e é sobre esta 

omissão, e não sobre a falta de rigor da notícia participada, que recai o juízo de censura 

emitido.  

35. Analisadas as alegações do Público, improcedem os argumentos ora aduzidos ou 

reiterados no quadro da audiência prévia dos interessados, termos em que se deve 

manter o sentido de deliberação anteriormente adotado pelo Conselho Regulador e 

comunicado às partes. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa subscrita pela Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª, contra 

a Empresa do Diário de Notícias da Madeira, Ld.ª, a sociedade Público – Comunicação Social, 

S.A., e desconhecidos, por violação do dever de rigor informativo e outros deveres dos 

jornalistas,  



ERC/07/2012/663         

12 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e das competências conferidas pela alínea 

d) do artigo 7.º e pela alínea a) do n.º 3 do artigo 24.ºdos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 

n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera o seguinte: 

 

1. Declarar a incompetência da ERC para apreciar as queixas formuladas no presente 

procedimento contra jornalistas, por não se encontrarem estes – nos termos do 

artigo 6.º dos EstERC – sujeitos à supervisão e intervenção do Regulador dos media; 

2. Reconhecer a falta de rigor da notícia participada pela Queixosa e publicada pelo 

jornal Diário de Notícias – Madeira, quando nela se refere como deliberação da ERC 

um mero projeto de deliberação, consubstanciando tal falta de rigor uma violação do 

artigo 3.º da Lei de Imprensa, aprovada Lei n.º 2/99  de 13 de Janeiro, alterada pela 

Lei n.º 18/2003, de 11 de junho, e Lei n.º 19/2012, de 8 de maio; 

3. Reconhecer, por sua vez, que o jornal Público, apesar de erroneamente noticiar 

também como deliberação final o mero projecto de deliberação da ERC, referido no 

ponto anterior, fê-lo depois de cumprir os procedimentos normais de validação de 

uma notícia, não podendo imputar-se-lhe qualquer responsabilidade pela falta de 

rigor final; 

4. Declarar, no entanto, que detectado o seu erro, o Participado Público tinha obrigação 

de publicamente o corrigir, dando à correcção o mesmo destaque dado à notícia 

original, violando essa obrigação ao não o fazer e consubstanciando também essa 

omissão uma violação do dever de rigor, consagrado no artigo 3.º da Lei de Imprensa, 

aprovada Lei n.º 2/99,  de 13 de janeiro, alterada pelas Leis n.º 18/2003, de 11 de 

junho, e Lei n.º 19/2012, de 8 de maio.  

5. Instar, em consequência, o jornal Diário de Notícias – Madeira a, no futuro, proceder 

com maior zelo e diligência na confirmação dos factos noticiados, por forma e evitar a 

divulgação de notícias menos rigorosas como as que foram objeto da atual 

participação; 

6. Instar também o jornal Público a, no futuro, dar pleno cumprimento ao dever de rigor 

a que está vinculado, corrigindo junto dos leitores o conteúdo de notícias menos 

rigorosas que, ainda que sem culpa, tenha publicado. 

7. Declarar improcedentes, por falta de fundamento legal, as demais queixas 

apresentadas pela Empresa do Jornal da Madeira, Ld.ª. 



ERC/07/2012/663         

13 

Sem encargos administrativos, atenta a natureza não condenatória da presente deliberação. 

 

Lisboa, 3 de fevereiro de 2016 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Brízida Castro 

Rui Gomes 


