
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/112 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Participação do Grupo Lena contra o jornal Correio da Manhã 
 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
18 de maio de 2016



   

1 

ERC/05/2015/465 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/112 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Participação do Grupo Lena contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

I. Exposição 

 

1. No dia 30 de abril de 2015 deu entrada na Entidade Reguladora para Comunicação Social (ERC) 

uma queixa do Grupo Lena contra o jornal Correio da Manhã pela publicação, no dia 19 de abril 

de 2015, de uma notícia intitulada “Câmara do PS dá a mão ao Grupo Lena” (pág. 8, secção 

“Atualidade II”), acompanhada da seguinte chamada de primeira página: “Câmara de Proença-a-

Nova dá milhões a Grupo Lena”. 

2. Refere o queixoso que na peça «o Grupo Lena surge envolvido em alegados favorecimentos por 

parte da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, num negócio relativo ao parque empresarial 

[daquele município], em que o Grupo teria alegadamente recebido ‘milhões’.» Tal informação é 

falsa, não houve qualquer favorecimento, verificando-se, ademais, no entendimento do 

queixoso, «o uso abusivo e despropositado de expressões com o objetivo de chocar e 

condicionar a opinião dos leitores». 

3. Em particular, o queixoso questiona o uso na primeira página do termo “milhões” quando na 

própria notícia nunca se refere que o Grupo tenha recebido qualquer quantia nessa ordem de 

grandeza. O texto refere, sim, «um negócio de 961 mil euros [...] aprovado por unanimidade 

pela Câmara e Assembleia Municipal de Proença-a-Nova, que tem representantes de vários 

partidos».  

4. Prossegue sublinhando que, como o jornal refere, o Grupo «apenas registou uma mais-valia [...] 

de 68.452 euros, quando tinha investido 893 mil euros.» Considerando que o jornal conhecia 

os factos, o queixoso entende que só pode existir «uma clara intenção de difamar o Grupo Lena 

e condicionar a opinião pública.» 

 

II. A resposta do jornal Correio da Manhã 

 



   

2 

ERC/05/2015/465 

5. Notificado para efeitos de contraditório, o Correio da Manhã veio apresentar oposição, em 

resposta com registo de entrada na ERC a 22 de junho de 2015.  

6. Em primeiro lugar, começa o denunciado por salientar que a jornalista, autora da notícia, pauta 

o seu trabalho pelo cumprimento dos deveres de isenção e rigor, não tendo a sua conduta sido 

diferente no caso objeto de queixa. 

7. A jornalista «procedeu a uma diligente investigação jornalística, da qual decorreram todos os 

factos que integram o corpo da notícia em questão.» 

8. Segundo o Correio da Manhã, é manifesto que no atual contexto de crise, «a nossa sociedade 

tem um interesse cada vez mais crescente relativamente aos destinos dos dinheiros 

públicos», daí se deduzindo o interesse público da temática e o «valor socialmente relevante 

da notícia». 

9. Acrescenta que «há de facto interesse público em tornar transparentes as condições em que 

são efetuados os negócios de qualquer entidade pública, sendo essencial para o escrutínio do 

trabalho desenvolvido pelos decisores, [...] ainda para mais quando se sabe que um 

administrador de uma empresa que celebrou negócios com uma entidade pública se encontra 

detido.» 

10. Para a publicação, «a jornalista, autora da notícia em causa, veiculou a notícia de forma 

moderada, desde logo, precisando as partes envolvidas, o objeto do negócio, os valores 

inerentes ao mesmo, a utilização que os terrenos objeto do negócio já tiveram e aquela 

[utilização] que esteve estudada mas não chegou a avançar.» Prossegue, alegando que «em 

nenhuma parte da notícia é feita qualquer referência a um favorecimento do Grupo Lena, 

cingindo-se a notícia a factos muito concretos». 

11. É dito que a sociedade teve um lucro de 68 mil euros com a venda dos terrenos, que haviam 

custado 893 mil euros, à Câmara Municipal por 961 mil euros e que a autarquia a libertou de 

uma promessa de investimento de 50 milhões de euros no Parque Empresarial aí implantado, 

assumindo a edilidade o risco do investimento. 

12. Por outro lado, o Correio da Manhã argumenta que a jornalista recorreu a fontes idóneas e 

fidedignas, que lhe mereceram a maior credibilidade quanto às informações prestadas, 

designadamente «fontes oficiais, como sejam as declarações prestadas pelo Executivo de 

Proença-a-Nova.» Donde resultou que «apenas foi publicado aquilo que foi apurado das 

diligências efetuadas.»  



   

3 

ERC/05/2015/465 

13. O jornal sublinha ainda que a jornalista tentou contactar, sem sucesso até ao fecho de edição, a 

Midlandcom, a empresa responsável pela comunicação do Grupo Lena.  

 

III. Descrição  

 

14. A chamada “Câmara de Proença-a-Nova dá milhões a Grupo Lena” consta da primeira página da 

edição de 19 de abril de 2015 do Correio da Manhã. 

15. No corpo do jornal, na página 8, secção “Atualidade II”, o trabalho jornalístico principal adquire a 

titulação “Câmara do PS dá a mão ao Grupo Lena”, antecedido do antetítulo “Investigação – 

Empresa lucra com terrenos” e com o lead “Lena Ambiente recuperou investimento de 893 mil 

euros nos terrenos da antiga Sotima e ainda lucrou 68 mil. Autarquia pagou à empresa 961 mil 

euros”. 

16. A peça debruça-se sobre o processo de aquisição, pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, da 

parcela da empresa Lena Ambiente, do Grupo Lena, na sociedade PEPA – Parque Empresarial 

de Proença-a-Nova, criada em 2007 para adquirir e dinamizar o espaço que a partir de então se 

implantava nos terrenos de uma antiga fábrica da região, a Sotima. 

17. O jornal descreve que o acordo incluía o compromisso de a Lena Ambiente investir 50 milhões 

de euros para a dinamização daquele pólo empresarial. A autarquia entrara com 300 mil euros, 

garantindo 25% do negócio. 

18. Quatro anos depois, diz o Correio da Manhã, o município comprou a parte da Lena Ambiente, 

«libertando a empresa [daquela] promessa de investimento». Neste contexto, «a Lena 

Ambiente recuperou, sem risco, em abril de 2011, o investimento de 893 mil euros feitos na 

compra dos terrenos, e ainda lucrou 68 458 euros. Proença-a-Nova pagou mais de 961 mil 

euros pela parte (75%) da Lena Ambiente na PEPA.» 

19. Seguidamente é referido que «o município assumiu assim o risco de investimento, e quatro 

anos depois [2015], ainda se debate com dificuldades para atrair empresas que possam criar 

emprego no Parque». Um destaque de texto a negrito reforça: «Município libertou empresa de 

promessa de investimento». 

20. Para clarificar a situação, o Correio da Manhã contactou o Executivo de Proença-a-Nova que 

«justificou a aquisição [de 2011] com a crise que se iniciou em 2008. Segundo a autarquia 

essa crise ‘obrigou a Lena Ambiente a uma restruturação profunda e a um novo 

enquadramento, não se mostrando como prioritário o investimento no Parque Empresarial, 



   

4 

ERC/05/2015/465 

acrescentando ainda o facto de a empresa ter sido preterida no concurso para a instalação da 

central de biomassa’.» 

21. É ainda dito que, para além da intenção gorada de instalar aquela central, a empresa previa ter 

mais duas fábricas no Parque Empresarial, uma de paletes, outra de metalomecânica. Em 

complemento, na caixa de texto “Pormenores” fica a saber-se que, atualmente, no perímetro do 

PEPA estão ainda três empresas do Grupo Lena: a VSA, a imobiliária Silviproença e a Lena 

Ambiente. 

22. A fonte de informação autárquica a que o jornal teve acesso garantiu que a aquisição da 

totalidade da PEPA dotou o município de um «‘espaço industrial diferenciador e competitivo ao 

nível regional e nacional’», numa decisão que se revelou vantajosa para Proença-a-Nova 

também quando se considera o valor patrimonial dos 76 lotes de terreno do PEPA, avaliados em 

mais de 4,9 milhões de euros pelas Finanças.  

23. Numa outra caixa de texto pode ler-se: «É neste valor que o presidente da autarquia, João Paulo 

Catarino, se escuda para sustentar o argumento de que a compra da parte à Lena Ambiente 

pelo município foi lucrativa para a câmara». 

24. Da investigação do Correio da Manhã em Proença-a-Nova resulta ainda a informação de que a 

autarquia realizou vários contratos com diferentes empresas do Grupo Lena, «de que foi 

administrador Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates que também está preso [...]. Um dos 

contratos publicados envolve um montante de 572 mil euros.»  

25. A fechar o texto central, o jornal revela que «começou a contactar no dia 9 de abril a consultora 

Midlandcom, que faz a comunicação do Grupo Lena, mas, até à hora de fecho desta edição [19 

de abril], não foi possível obter qualquer comentário sobre este assunto.» 

26. Outros negócios entre câmaras municipais – Castelo Branco, Belmonte e Covilhã – e empresas 

do Grupo Lena são mencionados numa breve intitulada “Câmara. Adjudicações”, que surge 

inserida num conjunto de três textos que são destacados num filete no topo das páginas, com 

a titulação genérica: “Negócios suspeitos”. Os dois outros textos dizem respeito a Proença-a-

Nova. Num diz-se que os terrenos da Sotima foram adquiridos em hasta pública, em 2007, 

quando foi constituída a sociedade entre a câmara e a empresa do Grupo Lena; o segundo 

refere que a sociedade PEPA «teve origem numa empresa imobiliária, a Blanche, que pertencia 

ao Grupo Lena e tinha sede em Lisboa». 

 

IV. Outras diligências 



   

5 

ERC/05/2015/465 

 

27. De acordo com o disposto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC procedeu-se à marcação de 

audiência de conciliação. Ambas as partes, Queixoso e Denunciado através dos respetivos 

mandatários, compareceram nas nossas instalações para a realização da referida audiência. 

Contudo, não foi possível lograr qualquer acordo.  

 

V. Análise e fundamentação 

 

28. A presente análise remete para a apreciação do cumprimento do dever de rigor e isenção 

informativos. Isto é, trata-se de verificar se a notícia é rigorosa na exposição dos factos ou se, 

pelo contrário, se detetam desvios ou imprecisões no exercício da atividade jornalística que 

possam minar a credibilidade da informação divulgada pelo órgão de comunicação social.  

29. Cabe, em primeiro lugar, salientar que as decisões sobre a seleção noticiosa e as formas de 

tratamento da informação se inscrevem na esfera da liberdade e da autonomia editoriais dos 

órgãos de comunicação. Cumpre sublinhar, de igual modo, o papel e a importância do direito de 

informar, sem ingerências de autoridades públicas ou privadas, o qual constitui uma garantia 

estruturante das sociedades abertas e democráticas. 

30. A liberdade de informar deve ser exercida em conformidade com as normas próprias da 

profissão jornalística que, em parte, também pretendem tutelar e contribuir para evitar a lesão 

de direitos de terceiros merecedores de proteção. 

31. De acordo com disposto na Constituição da República Portuguesa (CRP), «todos têm o direito 

de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer 

outro meio...» (cfr. artigo 37.º). Por seu turno, o artigo 38.º da CRP estabelece que «é garantida 

a liberdade de imprensa» e que esta implica, nomeadamente, «a liberdade de expressão e 

criação dos jornalistas e colaboradores». 

32. Importa ainda considerar o disposto no Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, na 

redação dada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro), de onde se destacam os «deveres 

fundamentais dos jornalistas» referidos no artigo 14.º deste diploma, sobretudo as alíneas a) e 

e) do n.º 1, que estabelecem, respetivamente, o dever do jornalista de «[i]nformar com rigor e 

isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião»; e o de 

«procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses 

atendíveis nos casos de que se ocupem». Na apreciação do cumprimento dos deveres acima 



   

6 

ERC/05/2015/465 

referidos podem ainda ser invocadas as normas e os princípios vertidos no Código Deontológico 

dos Jornalistas, aprovado em 4 de maio de 1993, em Assembleia Geral do Sindicato dos 

Jornalistas. 

33. Constitui objetivo de regulação a prosseguir pela ERC «assegurar que a informação fornecida 

pelos prestadores de serviços de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor 

jornalísticos», competindo ao Conselho Regulador «fazer respeitar os princípios e limites legais 

aos conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de proteção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais» (cfr. alínea d) do artigo 7.º e alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º, dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro). 

34. Sendo que o rigor informativo representa um dos princípios basilares que orientam a prática 

jornalística, em termos conceptuais, tem sido entendimento da ERC que da sua aplicação 

resulta uma comunicação pública de conteúdo ajustado à realidade ou de reduzido grau de 

indeterminação. Pode estabelecer-se uma proporção entre o rigor e a qualidade e credibilidade 

da informação: quanto mais rigorosa, mais confiável será; ao invés, o erro, a imprecisão, a 

dúvida ou a distorção podem implicar uma diminuição da qualidade e credibilidade 

informativas. 

35. Analisada a peça jornalística do Correio da Manhã entende-se que a mesma é factual, não 

tecendo considerações sobre o contrato estabelecido entre a Câmara Municipal Proença-a-

Nova e a empresa do Grupo Lena.  

36. Na verdade, o queixoso não contesta a existência do negócio, nos termos em que ele é descrito 

na peça, nem que a venda da sua parte na sociedade tenha gerado a mais-valia de 68.452 

euros que é indicada. Insurge-se, sim, contra a ideia de que tal negócio possa ter favorecido o 

Grupo Lena em “milhões” de euros, como surge mencionado na chamada de primeira página da 

edição de 19 de abril. 

37. Note-se que ao longo do texto propriamente dito o Correio da Manhã não imputa à Câmara de 

Proença-a-Nova nem à empresa qualquer comportamento ilícito, nem refere que existiu um 

favorecimento do Grupo Lena face a outras empresas no negócio investigado, chegando a ser 

mencionado que a Lena Ambiente foi preterida pela edilidade no concurso para a construção de 

uma central de biomassa no Parque Empresarial. 

38. Em particular quanto ao uso da expressão “dá milhões”, ao contrário do que é referido na 

primeira página, no texto nunca se afirma que o grupo recebeu efetivamente essa quantia com 



   

7 

ERC/05/2015/465 

a venda da sua quota na sociedade à Câmara Municipal. O destaque da primeira página induz 

em tal interpretação por ausência de contextualização, mas no interior da edição a situação é 

clarificada.  

39. Da leitura da peça fica a saber-se que aquela ordem de valores remete para a promessa de 

investimento de 50 milhões de euros no pólo empresarial com que a Lena Ambiente se tinha 

comprometido aquando da celebração da parceria com a Câmara Municipal, e que acaba por 

cessar com a venda realizada em 2011. 

40. Além de ter permitido à empresa recuperar sem risco ou penalização a totalidade do 

investimento feito em 2007, nas palavras do executivo de Proença-a-Nova, antes do período de 

crise que justificou o abandono do projeto, e de ter lucrado os aludidos 68 mil euros, a aquisição 

da parte da sociedade pela Câmara Municipal libertou o investidor privado da obrigação de 

investimento e de rentabilização do espaço, passando esse encargo integralmente para as 

mãos da entidade pública em causa. 

41. Mas se é inegável o valor-notícia da matéria tratada pelo Correio da Manhã e o interesse de 

investigações jornalísticas que averiguem e que tragam para a discussão pública assuntos 

ligados à gestão dos dinheiros públicos, a tradução dos factos e da informação recolhida em 

notícia não pode sofrer entorses, sob pena de se desvirtuar o próprio exercício de denúncia a 

que os órgãos de comunicação social se propõem quando desenvolvem esse tipo de trabalhos 

jornalísticos (num sentido de jornalismo “watchdog”). 

42. A atribuição de títulos de pendor sensacionalista, que não encontram eco ou corroboração no 

corpo das peças jornalísticas a que dizem respeito, por muito que se possa apresentar como 

uma prática apetecível por estimular o interesse de (certos) públicos, contraria as normas 

jornalísticas. De facto, não é apenas ao corpo das notícias que se impõem os ditames do rigor, 

da isenção e da rejeição do sensacionalismo. Estas exigências abrangem todos os elementos 

informativos que compõem as peças jornalísticas (títulos, legendas, infografias, etc.), pois são 

partes de um todo que só pode ser convenientemente compreendido quando surgem 

articulados e são coerentes entre si. 

43. A construção dos títulos deve, assim, respeitar as normas ético-jurídicas que orientam a 

produção noticiosa. 

44. No título que é dado à matéria na primeira página – “Câmara de Proença-a-Nova dá milhões a 

Grupo Lena” –, o jornal evidencia, como se viu anteriormente, uma realidade distinta daquela 

que é explanada no texto.  



   

8 

ERC/05/2015/465 

45. Na chamada de primeira página, o Correio da Manhã usa o verbo “dar” na sua forma transitiva, o 

que isolado da contextualização que é feita no interior do jornal faz parecer que houve uma 

transação de milhões entre as duas entidades, quando o que se apurou foi que a compra da 

parcela da Lena Ambiente dissolveu o contrato firmado entre as partes e desobrigou a empresa 

do investimento de 50 milhões de euros no Parque Empresarial. A aquisição pela Câmara 

Municipal dos 75% da sociedade PEPA pertencentes à Lena Ambiente permitiu à empresa 

poupar-se de investir em Proença-a-Nova, mas não é isso que o título de primeira página afirma. 

46. Atento o exposto, entende-se que a matéria tem interesse público e jornalístico. Não obstante, 

o Correio da Manhã evidencia lacunas na construção do título que atribui à peça jornalística na 

página inicial da edição em apreço, por desarticulação deste com a matéria noticiada. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa do Grupo Lena contra o jornal Correio da Manhã, o Conselho Regulador, 

conforme o disposto na alínea f) do artigo 7.º, nas alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 

do artigo 24.º dos seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera 

considerar verificada a violação do dever jornalístico de informar com rigor, isenção e rejeitando o 

sensacionalismo, atenta a construção da titulação da peça na primeira página da edição de 19 de 

abril de 2015 e sua desarticulação com a matéria noticiada. 

 

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos. 

 

Lisboa, 18 de maio de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 
 
 



   

9 

ERC/05/2015/465 

 
Raquel Alexandra Castro 

 
 
 

Rui Gomes 


