
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/235 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa de Célia Domingos contra o Telejornal da RTP1 pela exibição 
de fotografias do seu pai com alegado jihadista lusodescendente 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
2 de novembro de 2016



   

1 

ERC/11/2015/976 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/235 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa de Célia Domingos contra o Telejornal da RTP1 pela exibição de fotografias do seu 

pai com alegado jihadista lusodescendente 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) uma queixa de Célia 

Domingos pela exibição da imagem dos seus pais às 19h58m, na edição de 16 de novembro 

do Telejornal do serviço de programas RTP1, propriedade da Rádio e Televisão de Portugal, SA.  

2. Segundo a Queixosa «apareceram no ecrã, de forma nítida, umas fotografias com os meus 

pais!». Esses retratos terão sido mostrados em associação à entrevista com a mãe 

portuguesa de Michael dos Santos, um lusodescendente nascido em França, apresentado 

como membro do Estado Islâmico e estando a lutar na Síria. 

3. A Queixosa relata ter nascido e residido em Paris até há 15 anos e que os seus pais 

regressaram à terra natal depois de reformados. Enquanto residiram em França foram 

amigos da família Santos e o seu pai é padrinho de Michael. Célia Domingos repete a indicação 

que é dada na peça de que o jovem é procurado pelas autoridades policiais francesas, o que 

lhe causou preocupação. Refere então ter solicitado ao operador RTP que os rostos dos pais 

fossem ocultos e a peça não voltasse a ser transmitida. «[...] Mesmo que a peça não 

passasse novamente, ficara gravada por um período de sete dias (para quem adere à MEO ou 

à NOS)». Relata ter telefonado para o número geral da RTP, ter explicado a sua preocupação e 

ter solicitado que tapassem os rostos dos pais, acusando a pessoa que a atendeu de não se 

ter querido identificar e «que acabou por me desligar o telefone “na cara” (eram 23h13)». 

4. A telespectadora alega que o Telejornal continuou disponível naquela oferta dos 

distribuidores de serviços de programas, nos sete dias seguintes. Até à quarta-feira posterior 

à transmissão que motiva a queixa, Célia Domingos diz ter telefonado três vezes para a RTP, 

sendo que, do último destes contactos, acredita ter resultado a resposta do diretor de 

informação do operador que transmitiu o Telejornal. Segundo a Queixosa, nela foi-lhe 



   

2 

ERC/11/2015/976 

assegurado pelo próprio que «foram dadas indicações para retirar todas as imagens de 

fotografias que a mãe de Michael dos Santos permitiu filmar. Se, inadvertidamente, alguma 

surgiu, peço-lhe desde já as nossas desculpas. E, futuramente, não iremos mais exibir.» 

5. A Queixosa termina repetindo que o bloco informativo das 20 horas da RTP1 continuou 

disponível durante sete dias depois da transmissão. Afirma ter ficado «APAVORADA com a 

possibilidade de o meu pai (padrinho do Michael) poder confrontar-se com imagens tão 

íntimas de um dia de aniversário, tiradas há 20 anos atrás, no meio de um tema tão hediondo 

como o terrorismo (sem que ele tenha dado o seu consentimento [...]», alegando recear pelo 

estado de saúde já frágil do seu pai. Conclui que a sua exposição «tem como principal 

propósito alertar para a importância da ética, do rigor e respeito pelo próximo». 

 

II. Objeto da queixa 

 

6. A queixa tem por objeto a exibição de fotografias dos pais da Queixosa no destaque de 

abertura do alinhamento do Telejornal da RTP1, na sua edição de 16 de novembro de 2015 

(três dias depois dos atentados em Paris de 13 de novembro), pela associação à história de 

um lusodescendente afilhado do pai da Requerente e alegado membro do Estado Islâmico a 

lutar na Síria, por eventual infração dos direitos à imagem e à reserva da intimidade da vida 

privada, pela Denunciada. 

 

III. Descrição da peça 

 

7. A queixa refere a exibição de fotografias dos pais da Queixosa pelo Telejornal de 16 de 

novembro, a anunciar a entrevista à mãe portuguesa de um alegado jihadista 

lusodescendente. A ERC verificou tal exibição ter ocorrido aos 55 segundos do minuto e meio 

de duração total do destaque de abertura, durante cinco segundos. A promoção remete para 

uma peça transmitida durante o alinhamento desse dia, às 20h06m22s, durante 2 minutos e 

43 segundos. 

8. No destaque de abertura são mostradas imagens recolhidas pelo correspondente do 

operador RTP, habitualmente fixado em Bruxelas, mas então em Paris, três dias depois dos 

atentados de 13 de novembro. O pivô indica que «jihadista luso-descendente falou com a 

mãe no dia dos atentados em Paris». Nesse destaque, as fotografias de um casal com uma 



   

3 

ERC/11/2015/976 

criança, aparentemente captadas na década de 80, são folheadas num álbum em papel. 

Surgem num ambiente festivo, sentados a uma mesa com bolos e, noutras, em pé. No 

destaque são também mostradas fotografias atuais de Michael Santos, num telemóvel. 

9. Na peça a que se refere o destaque, não são exibidas imagens dos pais da Queixosa. 

10. A peça consiste numa entrevista à mãe de Michael dos Santos (identificada como Ana Luísa 

dos Santos oralmente e Ana Isabel dos Santos no oráculo, escrito durante o seu depoimento), 

que o pivô indica ser residente nos arredores de Paris. A peça mostra o exterior do prédio e, no 

átrio de entrada, são exibidos os nomes dos residentes, ao lado das campainhas. 

 

IV. Defesa da Denunciada 

 

11. O diretor de informação da RTP pronunciou-se sobre a referida queixa alegando que, assim 

que recebeu o alerta, se empenhou em visionar a peça, tendo verificado que «não constavam 

nenhumas dessas imagens referidas pela queixosa». 

12. Acrescenta que o próprio Diretor de Informação deu «indicações expressas para tapar todos 

os rostos que apareciam na referida reportagem, enviada pelo nosso correspondente em 

Bruxelas». 

13. Esclarece que a entrevistada, Ana Luísa dos Santos, «permitiu que a RTP pudesse filmar 

aquelas fotografias, e não deu indicação alguma para não serem usadas». 

14. Repete que «foi por ordem do Diretor de Informação que se procedeu à alteração da 

reportagem para que nenhum rosto que não de Mikhael, aparecesse». 

15. Concede que «infelizmente, por lapso inadvertido, foram usados alguns frames no sumário 

retirados diretamente do envio original do correspondente Esteves Martins. De imediato, foi 

solicitado que se procedesse à remoção dessas imagens do site da RTP, o que terá sido feito o 

mais rápido possível». 

16. Por fim, informa o Diretor de Informação da RTP ter falado pessoalmente, ao telefone, com a 

queixosa «dizendo-lhe que não havia, na peça exibida, nenhuma imagem das que são 

referidas pela queixosa e que o próprio tinha supervisionado para que assim não 

acontecesse». 

17. A terminar, manifesta-se disponível para «prestar qualquer esclarecimento adicional». 

 

V. Análise e fundamentação 



   

4 

ERC/11/2015/976 

 

18. No caso em análise importa aferir se o Denunciado violou o direito à imagem e à intimidade da 

vida privada dos pais da Queixosa emitindo a reportagem que foi visada na queixa. 

19. Nos termos do artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa, «a todos são 

reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à 

capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da 

intimidade da vida privada e familiar e à proteção legal contra quaisquer formas de 

discriminação» e no artigo 80.º, n.º 1, do Código Civil, sob a epígrafe «Direito à reserva sobre a 

intimidade da vida privada», a lei determina que «todos devem guardar reserva quanto à 

intimidade da vida privada de outrem». 

20. Por outro lado, o artigo 14.º, n.º 1, alínea h), do Estatuto do Jornalista, consigna que é dever do 

jornalista «preservar, salvo razões de incontestável interesse público, a reserva da 

intimidade, bem como respeitar a privacidade de acordo com a natureza do caso e a condição 

das pessoas». 

21. A título prévio, refira-se que na reportagem objeto de queixa se verificou que as fotografias 

dos pais da Queixosa foram exibidas durante uma duração total de cinco segundos e 

exclusivamente no destaque de abertura às peças do alinhamento do Telejornal de 16 de 

novembro. 

22. A peça exclui a exposição das fotografias que a Queixosa indica retratarem os seus pais. 

23. A exibição dessas fotografias na promoção de um telejornal, ainda que para promover uma 

peça sobre a ascendência portuguesa do alegado jihadista lusodescendente, não determina 

a associação pública dos pais da Queixosa ao alegado membro do Estado Islâmico, nem 

denuncia a ligação de padrinho e afilhado que a mesma veio indicar unir o seu pai e Mikael. 

24. Contudo, a referência visual aos mesmos em associação com o assunto, num contexto pós-

atentados de Paris, três dias antes, causaram a preocupação da Queixosa, filha do casal 

retratado na fotografia. 

25. A mãe de Michael dos Santos é identificada pelo nome próprio e de família, é entrevistada com 

o rosto desfocado, mas a sala e o seu corpo são exibidos na imagem. A sua voz mantém-se 

inalterada, a rua e o prédio em que mora são mostrados, o que lhe permite ser reconhecida na 

comunidade em que se insere, bem como a todos os que lhe são associados pela imagem. A 

fotografia do lusodescendente, em criança, mostrada numa moldura, oculta um adulto e 

mostra outra criança que o acompanha. As mais atuais, em que Mikael surge adulto e 



   

5 

ERC/11/2015/976 

sozinho, mostram o seu rosto e corpo vestido de camuflado, armado e com barbas idênticas 

às usualmente usadas por membros do Estado Islâmico. 

26. Reconhecido o risco de identificação errónea do suspeito de pertencer ao Estado Islâmico, 

num contexto de pós reivindicação dos atentados de Paris por aquele grupo armado, com os 

pais da queixosa, antigos vizinhos e sendo o pai padrinho de Mikael, o operador, através do 

seu diretor de informação empenhou-se em conter os efeitos dessa exibição, ocultando os 

rostos na peça. Assim, considera-se que na peça em causa não foi violado o direito à imagem 

e à privacidade dos pais da Queixosa. 

27. Não obstante, o Conselho Regulador não pode deixar de assinalar negativamente o facto de o 

operador não ter procedido à ocultação dos rostos da fotografia exibida no destaque de 

abertura do alinhamento. Contudo, a favor de o Denunciado releva o facto de ter pedido 

desculpa, referindo que tal situação deveu-se a um lapso inadvertido, que foi posteriormente 

corrigido. 

28. Finalmente esclarece-se a Queixosa que a RTP não poderia condicionar a emissão ou 

manutenção de nenhum programa nos arquivos de sete dias dos distribuidores de serviços 

de programas, uma vez que a gestão desses arquivos é feita pelos próprios distribuidores e 

não pela RTP. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada contra o Telejornal da RTP1, propriedade da RTP 

Radiotelevisão de Portugal, S.A., por parte de Célia Domingos por alegada violação dos direitos à 

imagem e à reserva da intimidade da vida privada, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das 

atribuições e competências de regulação constantes dos artigos 7.º, alínea c), e 24.º, n.º 3, alínea a), 

dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera não dar seguimento à 

presente queixa. 

 

Lisboa, 2 de novembro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Carlos Magno 



   

6 

ERC/11/2015/976 

 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Raquel Alexandra Castro 


