
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

36/201

 
 

Queixa de Maria das Dores Meira contra o jornal 
propriedade da Cofina Media, S.A., por falta de rigor informativo na 
notícia publicada na edição de 16 de agosto de 2014

«Dores Meira tem 14 imóveis»

 

 

 
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

Deliberação  

/2016 (CONTJOR-

 

 

Queixa de Maria das Dores Meira contra o jornal Correio da Manhã

propriedade da Cofina Media, S.A., por falta de rigor informativo na 
publicada na edição de 16 de agosto de 2014

«Dores Meira tem 14 imóveis» 
 
 
 
 

Lisboa 
11 de fevereiro de 2016 

 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

-I) 

Correio da Manhã, 
propriedade da Cofina Media, S.A., por falta de rigor informativo na 

publicada na edição de 16 de agosto de 2014, com o título 



 

1 

 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 36/2016 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Maria das Dores Meira contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina 

Media, S.A., por falta de rigor informativo na notícia publicada na edição de 16 de agosto 

de 2014, com o título «Dores Meira tem 14 imóveis» 

 

 

I. Da Queixa 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Socia (doravante, ERC), no 

dia 22 de agosto de 2014, uma queixa apresentada por Maria das Dores Meira 

(doravante, Queixosa), contra o jornal Correio da Manhã (doravante, Denunciado), por 

falta de rigor informativo na notícia publicada na edição de 16 de agosto de 2014, com 

o título «Dores Meira tem 14 imóveis». 

2. Alega a Queixosa que «o jornal Correio da Manhã publica na edição de 16 de agosto de 

2014 um trabalho de uma página sobre o património pessoal da titular do cargo da 

presidente da Câmara Municipal de Setúbal, com o título “Dores Meira tem 14 

imóveis”». 

3. Esclarece que «a peça, com chamada de capa de primeira página, produzida no âmbito 

de um dossier intitulado “Ricos autarcas”, é sustentada, no seu corpo principal, pela 

declaração de rendimentos e de património que Maria das Dores Meira apresentou em 

2013 no Tribunal Constitucional, ao abrigo da obrigatoriedade que assiste aos titulares 

dos cargos políticos». 

4. Referiu também que «para a elaboração do texto, a jornalista contactou a Câmara 

Municipal de Setúbal por e-mail com vista ao esclarecimento de alguns aspetos. Em 

concreto, pretendia a jornalista apurar a razão por que Maria das Dores Meira apenas 

havia declarado rendimentos de trabalho dependente, enquanto presidente da 

autarquia, em face da declaração da titularidade de uma empresa e de casas, garagens 

e escritórios». 



 

2 

5. Mais disse que «foi dito à jornalista que a presidente confirma os valores constantes 

na declaração e que mais nada tem a referir sobre o assunto». 

6. Sustenta a Queixosa que «no texto, o parágrafo “Apesar do património, Maria das Dores 

Meira não declara qualquer valor de rendas. Também não apresenta outros 

rendimentos, além do seu salário de autarca, apesar de ter uma empresa”, cria no 

leitor a ideia de que a visada está a esconder algo, ou seja, que a declaração de 

rendimentos e património incorre em erros, deliberados ou não, o que fere os deveres 

de objetividade e isenção a que os órgãos de comunicação social e os seus 

profissionais estão obrigados». 

7. Defende também a Queixosa que «a sustentabilidade de toda a notícia (...) de que a 

política, sabe-se lá por que meios, é um meio de enriquecimento dos seus agentes – 

baseia-se num facto determinante: o artigo oculta, intencionalmente ou não, um dado 

essencial, que é o de o património ter sido adquirido antes de Maria das Dores ser 

autarca». 

8. Alega ainda que «numa das caixas e apoios de suporte à peça principal, intitulada 

“Dívidas astronómicas de milhões”, afirma que as dívidas à Câmara Municipal de 

Setúbal à empresa de recolha de resíduos sólidos urbanos EGEO “superavam em julho 

de 2013 os cinco milhões de euros”». 

9. Afirma a Queixosa não entender «o critério desta informação, pela sua desatualização 

e pelo facto de a jornalista, na troca de e-mails com o nosso assessor de imprensa, não 

ter abordado o assunto. A Câmara Municipal de Setúbal não pode exercer o direito ao 

contraditório para assim esclarecer que celebrou com a EGEO, em 2013 e 2014, 

acordos de pagamentos que asseguraram a liquidação de faturas vencidas, pelo que 

não existe qualquer incumprimento». 

10. Face ao exposto, a Queixosa solicita a intervenção da ERC. 

 

II. Defesa do Denunciado 

 

11. Alega o Denunciado que «o conflito entre dois direitos constitucionalmente garantidos 

– o direito de liberdade de informação e o direito à honra e ao bom nome – terá que ser 

resolvido nos termos do artigo 335.º do Código Civil, pela cedência em caso de direitos 

iguais ou da mesma espécie, na medida do necessário para que todos produzam o 

mesmo efeito, sem maior detrimento para qualquer das partes». 



 

3 

12. Considera o Denunciado que «as divulgações em apreciação foram feitas por forma 

adequada aos interesses em jogo e como tal não configuram as mesmas, uma prática 

contrária de conduta diferente da devida». 

13. Defende que «o valor socialmente relevante da notícia que deu lugar a estes autos é 

indiscutível, resultando, no essencial, de estarem em causa factos de manifesto 

interesse público». 

14. Considera o Denunciado ser «facto notório que a nossa sociedade tem um interesse 

cada vez mais crescente relativamente aos titulares de cargos públicos, 

designadamente no que respeita aos montantes auferidos enquanto titulares de 

cargos públicos, designadamente no que respeita aos montantes auferidos enquanto 

titulares de cargos, assim como relativamente ao seu incremento patrimonial». 

15. Acrescenta que «num momento em que existe um elevado número de empresas no 

nosso país em processo de insolvência por não conseguirem fazer face às suas 

obrigações é também importante saber qual a responsabilidade que têm as entidades 

públicas por, designadamente, não procederem, atempadamente, ao pagamento dos 

serviços prestados». 

16. Entende por isso o Denunciado que existe «de facto um interesse público em tornar 

transparentes as condições em que vivem os titulares de cargos públicos, assim como 

as despesas e dívidas em que incorrem as pessoas colectivas públicas que dirigem». 

17. Esclarece que «o artigo em causa pretende dar a conhecer o património e os 

rendimentos auferidos pela Requerente enquanto presidente da Câmara Municipal de 

Setúbal, tendo por base a declaração de rendimentos entregue pela mesma ao TC, e 

ainda dar alguns pormenores sobre a Câmara Municipal que a mesma dirige». 

18. Defende ainda que «a jornalista veiculou a notícia de forma moderada, desde logo 

deixando bem claro que a notícia em causa se baseava na declaração de rendimentos 

apresentada pela própria Requerente ao Tribunal Constitucional, no cumprimento da 

obrigação legal que lhe é imposta por lei». 

19. Acrescenta que «o que é dito na notícia é que a Requerente é presidente da Câmara de 

Setúbal, tendo um vasto património imobiliário». 

20. Mais diz que «segundo a última declaração de rendimentos apresentada pela própria 

junto do Tribunal Constitucional a 16 de Outubro de 2013, a Requerente era 

proprietária de 14 imóveis, os quais se encontram descritos na notícia e ainda uma 

empresa». 



 

4 

21. Refere que «todos os factos constam do documento que a própria Requerente 

entregou ao Tribunal Constitucional». 

22. Em relação à questão das rendas, suscitada no artigo, clarifica o Denunciado que «o 

que é referido na notícia é que na declaração de rendimentos apresentada pela 

Requerente ao Tribunal Constitucional não surgem quaisquer rendimentos prediais, 

não obstante a existência de um vasto património imobiliário». 

23. Sustenta o Denunciado que «quando é mencionado tal facto, não é dito, nem mesmo 

implicitamente, que a Requerente esconde rendimentos ou aufere rendimentos que 

não declara, mas sim, apesar de ser proprietária de vários imóveis, de acordo com a 

declaração apresentada, não aufere rendimentos prediais». 

24. Adicionalmente diz «o mesmo se diga quanto à inexistência de rendimentos que 

advêm da empresa de que é proprietária». 

25. Alega o Denunciado que «em local algum da notícia aparece, mesmo que implícito, que 

a Requerente adquiriu o património em causa enquanto desempenhava o cargo de 

Presidente da Câmara, nem que tal aquisição foi possível pelos rendimentos auferidos 

pelo desempenho do referido cargo». 

26. Defende ainda o Denunciado que «a jornalista autora da notícia [utilizou] fontes 

idóneas e fidedignas, fontes essas que mereceram a maior credibilidade quanto às 

informações prestadas, tendo considerado, assim, que as informações que lhe haviam 

sido prestadas eram verdadeiras». 

27. Refere a este propósito que «a jornalista acedeu a fontes oficiais, como seja a 

declaração de rendimentos apresentada pela própria Requerente ao Tribunal 

Constitucional». 

28. Mais diz que «para além do contacto com fontes oficiais, a jornalista contactou a 

própria Requerente por forma a que esta pudesse afirmar o que entendesse 

conveniente, constando da notícia, quer os esclarecimentos solicitados, quer a 

resposta que foi dada pelo assessor de imprensa da Requerente». 

29. Entende, por isso, que «a jornalista só publicou factos que, de boa-fé, reputou como 

verdadeiros». 

30. Por outro lado, argumenta o Denunciado que não se entende como a notícia põe em 

causa o bom-nome e reputação da Queixosa, uma vez que «a notícia não contém 

factos inverídicos, a Requerente é de facto titular do património que vem descrito na 

notícia, e que a própria declarou ao Tribunal Constitucional, sendo também todos os 



 

5 

outros factos que compõem o artigo verdadeiros, nem colocados em causa pela 

Requerente». 

31. Considera o Denunciado que «no fundo, a Requerente apenas se insurge contra a 

interpretação que ela própria dá ao texto redigido e não qualquer erro ou inveracidade 

que conste do mesmo». 

32. Refere ainda que «a Requerente alega que o artigo oculta um dado essencial “ (...) que 

é o de o património ter sido adquirido antes de Maria das Dores Meira se autarca”». 

33. A este propósito afirma que «a Requerente foi contactada pelo jornal no sentido de 

esclarecer alguns factos, tendo optado, como a própria assume que respondeu no 

sentido de confirmar os valores que constam da declaração de rendimentos, nada 

mais tendo a acrescentar». 

34. Alega a Queixosa que «não há na notícia qualquer juízo de valor feito à conduta da 

Requerente, mas apenas e tão só a informação, que aliás é pública, sobre o património 

que a mesma é titular, assim como de outros factos relacionados com o mesmo tema 

que são completamente verdadeiros e não postos sequer em causa pela Requerente». 

35. Conclui requerendo o arquivamento do presente processo e apresentando como 

testemunha a jornalista autora do artigo visado no presente processo. 

 

III. Outras Diligências 

 

36. De acordo com o previsto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foi agendada para dia 9 

de março de 2015, uma audiência de conciliação entre as partes com vista a atingir um 

entendimento que pudesse pôr termo ao presente processo. Não foi possível às partes 

chegarem a acordo pelo que o processo prosseguiu os seus termos na ERC. 

 

IV. Descrição da notícia  

 

37. Na edição de dia 16 de agosto de 2014, o jornal Correio da Manhã publicou uma notícia 

com o título «Dores Meira tem 14 imóveis» e com o antetítulo «autarca de Setúbal, do 

PCP, tem vasto património imobiliário». 

38. A notícia visada ocupa toda a página 26 do jornal e fez parte de uma edição especial de 

investigação do Correio da Manhã que tinha como título «Investigação CM Ricos 

Autarcas». 



 

6 

39. A peça jornalística em apreço refere-se à Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, 

Maria das Dores Meira, e Queixosa no presente processo, afirmando que a autarca é 

proprietária de 14 imóveis. 

40. No jornal é citada a fonte da notícia, no caso, os documentos apresentados pela 

Queixosa no Tribunal Constitucional. 

41. Na peça são descritas as características e localização dos imóveis propriedade da 

Queixosa e evidencia-se o facto de, apesar do património de que é proprietária, a 

Queixosa não declarar qualquer renda. 

42. Refere-se também que «não apresenta outros rendimentos além do seu salário de 

autarca, apesar de ter uma empresa». 

43. Afirma-se na notícia em causa que o «CM questionou a autarca para saber se arrenda 

ou não algum dos seus imóveis e se tem rendimentos da empresa, mas o assessor de 

imprensa limitou-se a referir que “a presidente confirma os valores constantes na 

declaração entregue ao TC, pelo que nada tem a declarar sobre esta questão”». 

44. Para além da notícia central, que ocupa menos de um quarto de página, a notícia é 

ilustrada com uma fotografia da Queixosa e por pequenas caixas de texto. 

45. A encimar a página revela-se que a Queixosa foi vereadora durante quatro anos e que 

assumiu primeiramente funções como presidente da câmara na sequência da 

demissão de Carlos Sousa. Afirma-se também que a autarca terá sido condenada em 

multa por causa de um ajuste direto para a instalação de estendais e de algerozes num 

bairro. 

46. No final da página destaca-se uma pequena fotografia do automóvel utilizado pela 

Queixosa, referindo-se que se trata de um Volvo S80 com motorista. 

47. Ao lado, com o título «Que trata de alvarás», noticia-se que a Queixosa é ainda 

proprietária de uma empresa que, entre outras especialidades, oferece apoio em 

marcas, patentes e alvarás. 

48. Com o título «pormenores» o jornal refere ainda que a Queixosa «dissolveu 

empresas», quais os «rendimentos de 2009» e ainda a «especialização» da 

Queixosa. 

49. Finalmente, no final da página 26, lado direito, com o título «Dívidas astronómicas da 

autarquia», afirma-se que «as dívidas da Câmara de Setúbal à empresa de recolha de 

resíduos sólidos e urbanos, a EGEO, superavam em julho de 2013 os cinco milhões de 

euros. A denúncia foi feita pelos vereadores da oposição e, na altura, pelo candidato do 



 

7 

PSD à Câmara de Setúbal, Luís Rodrigues, que falou de “dívidas astronómicas” e acusou 

Maria das Dores Meira de má gestão». 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

50. No presente processo analisa-se o rigor informativo na notícia publicada pelo Correio 

da Manhã, no dia 16 de agosto de 2014, com o título «Dores Meira tem 14 imóveis». 

51. A título de questão prévia, o Conselho Regulador prescinde da audição da testemunha 

indicada pelo Denunciado por entender que do processo já constam todos os 

elementos necessários para a sua apreciação. 

52. Alega a Queixosa que a notícia em causa, ao referir que é proprietária de 14 imóveis 

mas que não declara qualquer valor em rendas, cria no leitor a ideia de que a Queixosa 

está a esconder algo e que essa suspeição põe em causa o seu bom nome e reputação. 

53. A peça jornalística em análise tem como objeto noticiar os rendimentos que foram 

declarados pela Queixosa no Tribunal Constitucional. 

54. Sustenta o Denunciado que a notícia tinha interesse público e que visava tornar 

transparentes as condições em que vivem os titulares de cargos públicos. 

55. Estamos assim perante dois direitos constitucionalmente garantidos: por um lado o 

direito à informação, por outro, o direito ao bom nome e reputação. 

56. O direito ao bom nome está previsto no artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República 

Portuguesa, que, sob a epígrafe «Outros direitos pessoais» consigna que «a todos são 

reconhecidos os direitos (...) ao bom nome (...)». 

57. Considerando-se o direito ao bom nome como um direito fundamental, isso significa 

que o direito à informação não legitima a divulgação de todo e qualquer facto.  

58. No entanto, apesar da relevância que assumem, entre nós, os direitos fundamentais, 

nos quais também se inclui o direito à informação, nenhum desses direitos se pode 

considerar absoluto e ilimitado. Isto significa que, no confronto com outros direitos 

constitucionalmente protegidos, como é o caso do direito ao bom nome, deverá 

proceder-se a uma compatibilização entre os direitos em conflito, determinando-se, de 

acordo com as circunstâncias do caso concreto, qual dos direitos deverá prevalecer. 

59. No caso em apreço, assiste razão ao Denunciado ao defender o interesse público da 

informação veiculada, pugnado pela transparência dos rendimentos de quem ocupa 



 

8 

cargos públicos que, como é incontroverso, são objeto de um maior escrutínio por 

parte da sociedade civil. 

60. Assim, relativamente ao conteúdo da reportagem, o Conselho Regulador nada tem a 

assinalar uma vez que os critérios de noticiabilidade, neste caso, são da exclusiva 

competência do diretor da publicação, dentro da liberdade editorial que lhe assiste. 

61. Quanto à vertente do rigor informativo, analisada a peça, verifica-se que a jornalista 

citou devidamente a fonte de informação, no caso, os documentos que foram 

entregues pela Queixosa no Tribunal Constitucional. 

62. Por outro lado, e quanto à possibilidade de exercer contraditório, afirma-se na notícia - 

facto também confirmado pela Queixosa - que a autarca foi contactada no sentido de 

saber se arrendava ou não alguns imóveis, tendo a Queixosa optado por não prestar 

declarações ao jornal. 

63. Defende a Queixosa que a forma como foi escrita a notícia cria uma suspeição em 

relação à própria e aos seus rendimentos. A este respeito, conclui-se que a notícia 

relata os dados constantes do documento que consta no Tribunal Constitucional. Na 

peça jornalística são também levantadas algumas questões relativamente à ausência 

de rendas dos imóveis de que a autarca é proprietária, facto que a Queixosa, por 

vontade própria, optou por não esclarecer o jornal quando convidada a apresentar a 

sua posição. 

64. Tendo em conta o exposto, não se conclui pela falta de rigor informativo na notícia 

visada, considerando-se que o jornal cumpriu com os deveres que sobre si impendiam 

nesta matéria. 

65. A Queixosa denuncia também que numa das caixas de texto que acompanha a notícia, 

e que tem o título «Dívidas astronómicas da autarquia», não pode exercer o direito ao 

contraditório uma vez que a jornalista autora da peça nunca abordou o assunto na 

troca de emails que teve com o seu assessor de imprensa. 

66. Na caixa de texto referida no ponto anterior refere-se que a autarquia teria uma dívida, 

desde 2013, à empresa EGEO, de cerca de 5 milhões de euros. 

67. Relativamente a este facto, a Queixosa veio esclarecer que celebrou com a referida 

empresa acordos de pagamento que asseguraram a liquidação das faturas vencidas, 

pelo que afirma não existir qualquer incumprimento. 



 

9 

68. Nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista, refere-se que 

constitui dever do jornalista «procurar a diversificação das suas fontes e ouvir as 

partes com interesses atendíveis nos casos que se ocupem». 

69. No caso em apreço, havia manifesto interesse, em favor do rigor informativo, em ouvir 

a Queixosa relativamente às dívidas que foram noticiadas, o que não aconteceu, 

assinalando-se negativamente esse facto. 

 

VI. Deliberação 

Tendo analisado uma queixa apresentada por Maria das Dores Meira contra o jornal Correio da 

Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., por falta de rigor informativo na notícia publicada na 

edição de 16 de agosto de 2014, com o título «Dores Meira tem 14 imóveis», o Conselho Regulador 

da ERC, ao abrigo do disposto nas alíneas d) do artigo 7.º, alínea d) do artigo 8.º, alínea a) do número 

3 do artigo 24.º, e artigo 55.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera no sentido de não dar por verificada a violação do dever de rigor informativo, 

muito embora se assinale negativamente a ausência de contraditório na caixa de texto que 

acompanha a notícia visada, com o título «Dívidas astronómicas da autarquia». 

 

Lisboa, 11 de fevereiro de 2016 

 

 

O Conselho Regulador da ERC,  

 

Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 

 


