
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/121 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa contra o Correio da 

Manhã 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
4 de maio de 2016



   

1 

ERC/07/2014/513 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/121 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa contra o Correio da Manhã 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 16 de 

julho de 2014, uma queixa de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa contra o Correio da Manhã 

(CM), o diretor, dois diretores-adjuntos e um jornalista da mesma publicação e ainda a entidade 

proprietária do jornal Presslivre – Imprensa Livre, SA, considerando que «os denunciados 

violaram – ilicitamente – o bom nome e a honra do queixoso, bem como as normas que regulam 

a área da comunicação social». 

2. Afirma-se na dita queixa que «desde 2005 e até à presente data, o queixoso tem vindo a ser 

objeto da maior campanha difamatória pessoal de que há memória na imprensa portuguesa, a 

qual tem vindo a ser levada a cabo pelo CM, em particular pelos denunciados». 

3. Assim, entende-se que «o tom inflamado e insinuador que trespassa as manchetes e peças 

sensacionalistas publicadas pelo CM sobre o queixoso levantam infundadas suspeições que 

visam ofender o seu bom nome e honra, bem como criar na opinião pública uma perceção 

distorcida do queixoso». 

4. Consequentemente, vem afirmar que «as pseudonotícias publicadas pelo CM sobre o queixoso 

não têm o intuito de informar de forma imparcial e de acordo com as boas práticas de 

jornalismo (...), sem uma responsável e fundada investigação jornalística». 

5. O facto de o queixoso ter deixado o cargo de primeiro-ministro em 21 de junho de 2011 não 

obsta a que «os atentados perpetrados pelos denunciados contra o bom nome e a honra do 

queixoso [sejam] cada vez mais frequentes e graves, sendo premeditadamente repartidos ao 

longo de diversas edições do CM, com o objetivo de promover as vendas deste jornal à custa do 

sensacionalismo». 

6. Em favor da posição que defende, argumenta que a conduta do CM foi «criticada publicamente 

por jornalistas, colegas de profissão dos denunciados». O queixoso socorre-se de um artigo de 



   

2 

ERC/07/2014/513 

opinião publicado no Expresso, na edição de 05 de outubro de 2013, da autoria de Daniel 

Oliveira, no qual acusava o CM de perseguir o ex-primeiro-ministro. 

7. O queixoso considera que o denunciado fez tábua rasa da decisão da ERC constante da 

Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I), de 05 de fevereiro, na qual o Conselho Regulador considerou 

que o CM violou o disposto no Estatuto do Jornalista, art.º 14.º, n.º1, alíneas a) e f); instou o CM a 

cumprir as normas legais e deontológicas aplicáveis à atividade jornalística; relembrou ao jornal 

de que o exercício da liberdade de informação exige respeito por demais valores de igual 

dignidade; dirigiu recomendação a publicar pelo jornal e enviou o processo para apreciação da 

Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. 

8. Cerca de um mês depois desta decisão, na edição de 8 de março de 2014, o diretor do CM 

assinado texto sob o título «Sócrates, o perseguidor», introduzido por «Director do Correio da 

Manhã reage a José Sócrates». Daqui conclui-se na queixa que o CM não é utilizado para prestar 

informação imparcial e independente, mas sim como um instrumento ao dispor do respetivo 

diretor, com vista a que este ataque a honra e o bom nome do queixoso». 

9. Segundo o queixoso, «este artigo configura uma autêntica confissão e reconhecimento de 

perseguição» e acrescenta que chamar-lhe ditador, «referir infundadamente que tentou 

comprar o CM e ainda que fez uma jura de perseguição, constitui uma manifesta violação dos 

deveres de informar com isenção e independência» e conclui que «como decorre deste auto de 

fé, a campanha dos denunciados contra o queixoso já ultrapassou todos os limites da 

legalidade». Por isso, é «evidente que o queixoso não é o perseguidor, mas sim o perseguido» 

e o CM «não pode ser um instrumento chicaneiro para fomentar intrigas e satisfazer uma sede 

desmesurada de ataque pessoal e sensacionalismo, por parte dos respetivos jornalistas». 

10. Conclui assim que estas transcrições são o «contexto [em] que o CM reincidiu na violação da 

ética jornalística e dos deveres de informar com independência e imparcialidade, bem como 

violou o bom nome e a honra do queixoso». 

11. Vem enunciar o queixoso as peças a partir das quais conclui a «reincidência na conduta ilícita e 

culposa dos denunciados». Reporta-se, em primeiro lugar, a uma manchete e respetivo 

desenvolvimento no interior da edição do CM de 16 de junho de 2014, página 32, que referia 

«DIAP investiga cartões de Sócrates»., acompanhada de uma fotografia do queixoso e de uma 

pequena caixa: «Pede Documentos dos GASTOS do Executivo». 

12. Deduz-se na queixa que a formulação induz desde logo no leitor «a convicção de que o DIAP 

estaria a investigar gastos dos cartões bancários privados do queixoso que teriam sido 



   

3 

ERC/07/2014/513 

indevidamente imputados ao Estado, com o objetivo que «infundir no público a imagem de 

desonestidade que o CM permanentemente quer fazer do queixoso». 

13. A peça no interior do jornal, que, diz o queixoso, titulava «DIAP pede gastos com os cartões», 

com fotografia sua e o antetítulo «Está em causa eventual abuso na utilização de dinheiros 

públicos» destina-se a «alimentar uma intriga e suspeição infundadas contra o queixoso, já 

que este foi diretamente visado nas manchetes e ‘gordas’ utilizadas». 

14. Mais acrescenta que «a utilização de ‘gordas’ para fins sensacionalistas é uma das técnicas 

mais conhecidas e pouco sofisticadas dos jornais tabloides, que desconhecem a ética do 

jornalismo», reforçando que toda a conjugação de títulos, manchetes e fotos «visa claramente 

criar suspeições infundadas sobre o queixoso, bem como atacar a sua honra e bom nome». 

15. Na queixa alude-se ainda ao desmentido efetuado pelo queixoso no próprio dia em que a notícia 

fora publicada que dera origem a notícias nos jornais i e Jornal de Notícias, assim como na TVI. 

No CM, diz-se, «o desmentido do queixoso apenas foi divulgado no dia seguinte, não tendo sido 

sequer incluído na capa». Esta atuação consiste para o queixoso em conduta dolosa por não tê-

lo feito no próprio dia em que publicara a peça no jornal. 

16. Foi publicada «uma peça na contracapa da edição impressa do CM [de 17 de junho de 2014], 

sob o título “O Cartão de Crédito” e com assinatura do 4.º denunciado, Eduardo Dâmaso», 

também incluída na edição online do jornal. José Sócrates era nele acusado de optar pela 

vitimização para encobrir crimes sobre gastos de dinheiros públicos e de se julgar acima de 

qualquer lei. 

17. No jornal publicado no dia seguinte, diz-se na queixa, que os denunciados publicaram na capa 

da edição em papel «Cartões de Crédito: Gastos de Sócrates na mão de assessores». 

18. Mais se refere que «a notícia foi desenvolvida pelos denunciados, com destaque nas páginas 

da edição impressa do CM de 18 de junho de 2014, sob o título “Cartões de Sócrates usados por 

assessores do gabinete”», em que a expressão «cartões de José Sócrates» consiste na 

afronta «de forma dolosa» do desmentido emitido pelo queixoso dois dias antes. 

19. Esta conduta teve o intuito de que as suspeitas infundadas lançadas sobre o queixoso não 

fossem publicamente esmorecidas pelo desmentido entretanto divulgado através da agência 

Lusa, pelo que «é, pois, evidente que os denunciados e o CM são os perseguidores». 

20. A peça já aludida, constante da edição de 17 de junho de 2014, na qual se diria que «José 

Sócrates não tinha cartão de crédito em nome dele. Tinham o chefe de gabinete e o assessor 

administrativo», visava fazer parecer que os gastos eram feitos pelos assessores em seu 



   

4 

ERC/07/2014/513 

benefício, reiterando «as suspeitas infundadas lançadas sobre o queixoso, com dolo direto dos 

denunciados «que pretenderam violar o [seu] bom nome e a honra». 

21. Mais do que o bom nome e a honra que o queixoso considera terem-lhe sido ofendidos, 

considera adicionalmente que «o comportamento dos denunciados violou a ética do 

jornalismo e dos deveres de informar com isenção, bem como constitui uma violação da 

Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I), emitida pelo Conselho Regulador». 

22. O queixoso sistematiza o que chama de «ilicitude da conduta dos denunciados» em três 

pontos: i) a violação dos direitos de personalidade, designadamente honra e bom nome; ii) 

violação da ética do jornalismo e dos deveres de independência e de isenção, bem como 

sensacionalismo; iii) a violação da Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I) emitida pelo Conselho 

Regulador e respetiva Recomendação 1/2014. 

23. O queixoso enquadra primeiro em termos jurídicos a base da violação dos seus direitos de 

personalidade, no âmbito dos artigos 25.º e 26.º, n.º 1 da Constituição da República Portuguesa 

e artigo 70.º, n.º1 do Código Civil. Estes direitos foram colocados em causa na medida em que 

os denunciados se referiram ao queixoso como «potencial ditador», que tentou comprar e 

estrangular o CM.  

24. Para o queixoso os ataques à sua honra tornam-se tão mais graves pelo facto de terem sido 

levados a efeito no jornal em papel mais lido em Portugal, assim como no seu sítio online. 

25. Diz-se alvo de uma perseguição «sem paralelo na imprensa portuguesa», que continua a 

desenrolar-se mesmo após ter abandonado cargos públicos. O facto de manter «uma 

exposição mediática mínima» por protagonizar um espaço de comentário político semanal, 

«não confere aos denunciados a faculdade de violarem o [seu] bom nome e a honra». 

26. Evocando um Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 30 de junho de 2011, diz a queixa 

que atingir-se o estatuto de figura pública não implica a perda dos direitos de personalidade, 

nem por este motivo se pode ficar desprotegido ou numa situação de inferioridade 

relativamente aos apelidados cidadãos comuns.  

27. O queixoso vem, pois, exigir que a ERC determine que os denunciados «violaram os direitos de 

personalidade do queixoso, em particular a sua honra e o bom nome»; que determine que «os 

denunciados se retratem publicamente ante o queixoso, através de notícia publicada no CM 

com destaque de capa, sob pena de aplicação de uma sanção pecuniária», ao abrigo dos 

Estatutos da ERC. Solicita também a esta entidade que intime os denunciados a cumprir as 



   

5 

ERC/07/2014/513 

normas éticas e legais do jornalismo e que se abstenham de violar os direitos dos queixoso, sob 

pena de aplicação de sanções pecuniárias. 

28. Relativamente ao rigor jornalístico, o queixoso entende que os denunciados violaram as 

disposições do Estatuto do Jornalista, nomeadamente as alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º, 

a saber, dever de a) informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião; e) procurar a diversificação das suas fontes de informação e 

ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem. Também o 

cumprimento da alínea c) do n.º 2 do mesmo artigo posto em causa, isto é, o dever de se abster 

de formular acusações sem provas e respeitar a presunção de inocência. 

29. O queixoso entende que a alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista foi violado, 

uma vez os denunciados não obtiveram o contraditório da sua parte e mesmo depois do seu 

desmentido, estes «continuaram a publicar manchetes e peças insultuosas». 

30. Sobre o não cumprimento do preceituado na alínea c) do n.º 2 do mesmo artigo legal considera 

que «os denunciados formularam suspeitas e acusações infundadas contra o queixoso, não 

respeitando a presunção de inocência que é reservada a qualquer cidadão». 

31. A conduta dos denunciados não respeitou os pontos 1, 2, 5, 6 e 9 do Código Deontológico dos 

Jornalistas. 

32. O queixoso solicita que, além das violações legais referidas, a ERC decida remeter a sua decisão 

à consideração da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, com vista ao apuramento de 

responsabilidades disciplinares. 

33.  Relativamente ao incumprimento da Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I), de 05 de fevereiro de 

2014, «esta entidade instou o CM a informar com rigor, isenção e respeito por outros valores, 

conforme exigido pelo artigo 3.º da Lei de Imprensa». Decisão esta que tem caráter vinculativo. 

34. Face ao exposto, «atendendo ao elevado grau de ilicitude e culpa da conduta dos denunciados, 

ao reflexo público das peças em questão e à gravidade do que foi divulgado nas peças 

jornalísticas supra descritas», o queixoso requer à ERC, ao abrigo do artigo 58.º dos seus 

estatutos que: considere que os denunciados violaram os direitos de personalidade do 

queixoso, em particular o seu bom nome e a honra; determine que os denunciados se retratem 

publicamente perante o queixoso e lhe apliquem sanção pecuniária compulsória; intime os 

denunciados a cumprir os deveres legais e éticos do jornalismo, sob pena de aplicação de 

sanção pecuniária compulsória a cada um dos denunciados. Requer ainda que a deliberação 



   

6 

ERC/07/2014/513 

que venha a ser adotada no âmbito do presente processo seja enviada para a Comissão da 

Carteira Profissional de Jornalista.  

 

II. Posição do Correio da Manhã  

 

35. Notificado para se pronunciar sobre as alegações do queixoso, o CM, através do seu diretor, veio 

a 20 de agosto de 2014 apresentar oposição. Como ponto prévio, começa por se referir à 

Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I), de 05 de fevereiro e às considerações proferidas pelo 

queixoso sobre a matéria, designadamente de que o CM terá feito tábua rasa da dita decisão e 

da recomendação que a acompanhava. 

36. Para o denunciado «parece pretender o queixoso veicular a ideia de que o CM enveredou numa 

campanha difamatória, que a ERC ordenou a cessação da alegada campanha e que o CM 

ignorou a alegada ordem de cessação e persistiu nos seus intentos». Mas, «não corresponde à 

verdade que o CM tenha enveredado numa campanha difamatória contra o queixoso». 

37. Contrapõe que a decisão do Conselho Regulador em referência «reconheceu ao CM o direito de 

escrutinar governantes e outros titulares ou ex-titulares de cargos públicos», tendo, no 

entanto, entendido que os autores das notícias ali em crise teriam a obrigação de concretizar 

as suas afirmações, sustentando-se em fontes cuja identidade não lhes era legítimo ocultar. 

38. Ainda que se manifeste contrário ao entendimento acima referido, o denunciado considera que 

o caso em apreço diverge daquele analisado na deliberação citada, «na medida em que as 

fontes estão devidamente identificadas, sendo todos os factos referidos nos artigos 

verdadeiros e veiculados com rigor e isenção (como aliás tinham sido os factos que deram 

origem à Deliberação 17/2014)». 

39. Assim, não existe qualquer violação da Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I), nem similitude entre 

os factos nela analisados e os em apreço na presente queixa, pelo que «é inadmissível o pedido 

de condenação numa sanção pecuniária  compulsória». 

40. Paralelamente, alega a extemporaneidade da queixa relativamente ao artigo publicado a  08 de 

março de 2014, uma vez que a queixa deu entrada na ERC a 16 de julho de 2014. 

41. Ainda assim, o denunciado vem dar conta de que «tal artigo foi redigido na sequência das 

escutas reveladas no processo Face Oculta, de onde resultaram indícios de o Governo, então 

liderado pelo queixoso, pretender controlar a comunicação social, incluindo o Correio da 

Manhã», sendo aquela «não mais do que uma afirmação de independência e isenção do diretor 



   

7 

ERC/07/2014/513 

do jornal (...) que quis deixar claro junto dos seus leitores que aquele jornal iria desempenhar o 

seu papel de vigilante dos vários poderes sociais e públicos, escrutinando a sua atividade e 

funcionamento, em cumprimento do direito à informação dos cidadãos independentemente de 

terceiros». 

42. Aponta para a jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (...) que tem tido uma 

interpretação mais restritiva sobre os factos que devem ser considerados ofensivos ou 

atentatórios do bom nome e reputação das chamadas figuras públicas». 

43. Portanto, «ainda que a ERC se pudesse pronunciar sobre o artigo publicado no dia 8 de março 

de 2014, nenhum fundamento existiria para atender aos pedidos do queixoso». 

44. O denunciado informa que a 16 de junho foi publicado um artigo com o título «DIAP pede gastos 

com cartões», que mereceu na capa do jornal o título «DIAP investiga cartões de Sócrates» e, 

«conforme resulta bem claro no corpo da notícia, o artigo visa noticiar uma investigação levada 

a cabo pelo DIAP que tem como objeto as despesas efetuadas pelo governo de José Sócrates, 

em concreto o uso de cartões de crédito». 

45. Assim, sustenta que os factos referidos no artigo são verdadeiros, estando enunciadas as 

fontes consultadas: «uma queixa-crime da Associação Sindical dos Juízes Portugueses no 

Ministério Público em 2012, auditoria do Tribunal de Contas às despesas dos gabinetes 

ministeriais entre 2003 e 2005 e investigadores do DIAP, são fontes claramente idóneas e 

credíveis». 

46. O denunciado reforça que não corresponde à realidade a alegação e o desmentido àquela 

notícia ter sido ignorado pelo jornal e «de forma dolosa», persistindo na conduta tida por 

«ilícita de ataque pessoal». 

47. Sob o ponto de vista do denunciado, o queixoso argumentou que nunca usou um cartão de 

crédito, mas «a verdade é que o seu gabinete tinha cartões de crédito atribuídos que eram 

utilizados pelos seus assessores e chefe de gabinete» e foi esta circunstância «que motivou o 

artigo publicado no dia 17 de junho de 2014, da autoria do jornalista Eduardo Dâmaso». 

48. O denunciado nega que a publicação de tal notícia configure qualquer perseguição e visa 

«apenas clarificar que o governo liderado pelo queixoso utilizava cartões de crédito, facto que o 

queixoso, através do seu discurso de vitimização utilizado no seu desmentido procurou 

escamotear». 

49. Segundo o CM, «os deveres essenciais de um órgão de comunicação social: o escrutínio de 

pessoas politicamente expostas e da forma como são gastos os dinheiros públicos». A forma 



   

8 

ERC/07/2014/513 

como é gasto «o dinheiro dos contribuintes, não é apenas uma questão de legalidade, mas 

uma dimensão essencial da cidadania». 

50. A atuação do queixoso, «também através da presente queixa», é para o denunciado uma 

«tentativa de se desviar das questões essenciais com uma incompreensível linguagem de 

vitimização» e «recorrendo à opinião de um político [Daniel Oliveira] que exerce funções de 

colunista e comentador, identificando-o como jornalista, categoria profissional que 

indiscutivelmente não possui». 

51.  Garante o denunciado que, «na elaboração dos artigos em causa na presente queixa, os 

jornalistas do CM, em cumprimento dos deveres para com a comunidade, fizeram um rigoroso 

levantamento e estudo de toda a legislação sobre a matéria», isto é, sobre as declarações de 

rendimentos de titulares de cargos políticos no Tribunal Constitucional. 

52. Por ser frequente, segundo o denunciado, nos últimos anos os titulares de cargos políticos não 

entregarem as suas declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional, os 

jornalistas do CM consultam com regularidade» estas declarações, incluindo as do queixoso e 

restantes membros do governo. 

53. Resultou destas consultas o acesso às declarações de rendimentos do queixoso, desde 1995, 

nas quais «nunca referiu qualquer poupança (...) nem declarou qualquer conta de depósito à 

ordem». 

54. Para o denunciado, o queixoso «é um paradigma da opacidade da utilização de dinheiros 

públicos». 

55. Em contexto de crise económica e de diminuição do bem-estar, produzem-se atitudes hostis 

aos políticos e, «neste quadro, cabe aos órgãos de comunicação social o papel de cão de 

guarda», postulada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem desde 1986, para «dar a 

conhecer sem reservas ou limitações, as ideias e comportamentos de líderes políticos, 

fomentando o debate de ideias tão essencial numa sociedade cada vez mais participativa». 

56. Também «as exigências do pluralismo, da tolerância e do espírito de abertura sem os quais não 

existirá uma verdadeira democracia, impõem que a liberdade de imprensa seja válida, não 

apenas para as informações ou ideias positivas ou inofensivas, mas também para aquelas que 

ferem, chocam ou incomodam». Se «os factos relatados pelo jornal Correio da Manhã 

incomodam o queixoso, não deixam por esse motivo de ser dignos de registo ou do 

conhecimento público». 



   

9 

ERC/07/2014/513 

57. O denunciado vem invocar o direito à liberdade de expressão como um dos fundamentos 

essenciais de uma sociedade democrática, ao abrigo da Declaração Universal dos Direitos do 

Homem, da Declaração Europeia dos Direitos do Homem e de jurisprudência do Tribunal 

Europeu dos Direitos do Homem. 

58. O Pacto Internacional Relativo aos Direitos Civis e Políticos, sobre a mesma matéria, prevê que 

toda e qualquer pessoa tem direito à liberdade de expressão: procurar, receber, expandir 

informações e ideias de toda a espécie, sem consideração de fronteiras e através de qualquer 

suporte. 

59. Também a Constituição da República Portuguesa alude a tal direito nos seus artigos 37.º e 38.º. 

O primeiro consagra a todos o direito à liberdade de expressão e o direito de informar, de se 

informar e de ser informado, que não podem ser limitados por qualquer forma de censura. O 

segundo refere-se à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão e criação dos jornalistas 

e colaboradores. 

60. No que se refere ao Estatuto do Jornalista (Lei 2/99, de 13 de janeiro), o CM recorda que no 

artigo 6.º encontram-se previstos os limites à liberdade de imprensa, decorrentes da 

Constituição e da Lei com vista a salvaguardar o rigor, a objetividade da informação, a garantir 

os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos 

cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática. 

61. Reconhecendo que a Constituição prevê restrições à liberdade de expressão, estas «devem ser 

limitadas ao estritamente necessário para salvaguardar outros direitos ou interesses 

constitucionalmente protegidos». Na presente queixa, conflituam o direito à liberdade de 

expressão e informação e o direito ao bom nome e reputação reclamado pelo queixoso. 

62. Assim, dando-se a colisão entre ambos, a decisão sobre qual destes deverá ceder fundar-se-á 

numa cedência na medida do estritamente necessário para que ambos produzam efeito sem 

maior detrimento para qualquer uma das partes. Não se tratando de direitos absolutos, deve o 

direito à informação ser cumprido com verdade e atualidade, desempenhando uma função 

social, desde que não haja o propósito de ofender. 

63. O direito à informação comporta três limites essenciais, segundo o denunciado: o valor 

socialmente relevante da notícia, a moderação da forma de a veicular e a verdade, que deve ser 

aferida através da objetividade, seriedade das fontes, isenção e imparcialidade do seu autor. 



   

10 

ERC/07/2014/513 

64. O denunciado traz à sua oposição o conceito de utilidade social da notícia – apurada na medida 

em que a notícia aborda os atos e acontecimentos que sejam relevantes para o viver social do 

público. Está ligada à verdade do facto noticiado. 

65. O denunciado reforça que as instâncias nacionais e internacionais têm reservado crescente 

importância à utilização indevida de dinheiros públicos, sendo crescente também o interesse e 

o alerta da opinião pública para estes temas. 

66. Ora, «durante o mandato do queixoso foram utilizados pelos membros do governo cartões de 

crédito que permitiram o acesso a dinheiros públicos» e a «utilização feita destes cartões de 

crédito não foi transparente, de tal forma que a ASJP apresentou uma queixa-crime para que a 

utilização destes dinheiros fosse investigada». Em paralelo, «consultou o CM as declarações 

de rendimentos e de património durante os anos em que esteve no governo» e concluiu que 

«existe um inegável interesse público em dar a conhecer este conjunto de factos». 

67. É incompreensível «a forma como o queixoso pretende ocultar estes factos da opinião pública, 

tentando pressionar a comunicação social a não os revelar, ameaçando os jornais com a 

interposição de ações judiciais e queixas». 

68. Para o denunciado «reveste-se da maior importância o esclarecimento no sentido de 

determinar se os dinheiros públicos são utilizados em benefício da coletividade ou, por outro 

lado, de um só indivíduo, nomeadamente e em concreto daquele que exerce um cargo 

público». 

69. Deste modo, «tendo o queixoso assumido um cargo de destaque na vida política nacional, é 

inevitável que o seu património seja objeto de um legítimo escrutínio por parte da comunicação 

social». Decorre daqui que «o queixoso deveria demonstrar uma postura mais tolerante e de 

transparência com os factos que legitimamente são divulgados pelo jornal Correio da Manhã». 

70. Parafraseando o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, o denunciado refere que quando 

esteja em causa alguém que exerça a atividade política, agindo na sua qualidade de 

personalidade pública, a liberdade de expressão vigora na sua amplitude máxima. Daí que, 

«todos os atos que praticam na sua qualidade pública passíveis de originar dúvidas acerca da 

sua idoneidade ou moralidade sejam objeto de escrutínio e divulgação». 

71. Ora, «é indiscutível que os factos relatados nos artigos objeto dos presentes autos têm elevada 

utilidade e interesse social, motivo pelo qual tinham os jornalistas a obrigação e o dever de os 

relatar». 



   

11 

ERC/07/2014/513 

72. O denunciado vem também admitir que as notícias devem contemplar contenção, moderação e 

urbanidade de forma a prevenir dano no bom nome das pessoas mais do que o necessário 

relato dos factos. 

73. Neste sentido, defende que «nenhum dos artigos em causa imputa qualquer facto ao queixoso, 

levanta qualquer suspeita infundada ou faz qualquer juízo de valor sobre qualquer 

comportamento (...) porque os artigos limitam-se a relatar factos objetivos e nenhum dos 

jornalistas faz qualquer juízo de valor sobre os atos em causa ou sobre o queixoso». 

74. Entende ainda que foram ouvidos os vários interessados em causa, tendo até o desmentido do 

queixoso sido publicado, pelo que conclui que «qualquer uma das notícias foi dada com a 

moderação que se impunha». 

75.  Quanto à verdade, o denunciado vem reforçar que «os factos relatados são objetivamente 

verdadeiros», embora para efeitos da análise de textos jornalísticos se convoque o conceito de 

«verdade da notícia». 

76. Nesta aceção, a verdade «deve ser medida através da objetividade, seriedade das fontes, 

isenção e imparcialidade do seu autor, critérios que foram respeitados e que se encontram 

manifestamente presentes na situação objeto dos presentes autos». Portanto, «o jornalista 

deve utilizar fontes de informação fidedignas, se possível diversificadas, por forma a testar e 

controlar a veracidade dos factos, cumprindo o dever de rigor e objetividade (...): fontes 

idóneas, diversas, controladas, convicção séria da verdade por parte do jornalista». 

77. Garante o denunciado que «foi desta forma que os jornalistas procederam, utilizando fontes 

idóneas e fidedignas, fontes essas que merecem a maior credibilidade quanto às informações 

prestadas, considerando os jornalistas essas informações como verdadeiras». 

78. Em resumo, o denunciado refere que os jornalistas tiveram acesso à queixa-crime mencionada 

e a fontes ligadas à investigação «que eram do conhecimento dos jornalistas e em quem estes 

depositaram total confiança» e «basearam-se em documentos públicos como o são as 

declarações de rendimentos entregues pelos políticos e entidades equiparadas». 

79. O denunciado defende que «para que se considere preenchido o critério da veracidade dos 

factos divulgados bastará o jornalista utilizar fontes de informação fidedignas, se possível 

diversificadas, por forma a testar e controlar a veracidade dos factos». 

80. Deste modo, «tendo em conta a forma como os factos foram obtidos e a informação testada, 

todos os factos acima descritos, que constam nas notícias publicadas, são verdadeiros para 

efeitos jornalísticos, tendo sido alvo da filtragem necessária e de uma análise objetiva e 



   

12 

ERC/07/2014/513 

criteriosa». No caso, reforça, «existe uma identidade entre verdade histórica e verdade 

jornalística». 

81. Assim, o denunciado entende que «o jornalista não está impedido de noticiar factos 

verdadeiros ou que tenha como verdadeiros em séria convicção, desde que justificados pelo 

interesse público» face ao respeito pelo bom nome e reputação, podendo aquele prevalecer 

sobre este, desde que se verifique «um esforço de objetividade com recurso a fontes de 

informação fidedignas por forma a testar e controlar a veracidade dos factos». 

82. Em conclusão, o denunciado vem requerer que, «perante a forma como os jornalistas 

obtiveram e confirmaram os factos que relataram nos artigos», esta entidade considere ter 

«inexistido qualquer violação de quaisquer direitos ou normas». 

 

III. Outras diligências 

 

83. Nos termos estatutários que regem a atuação da ERC, foi levada a efeito uma audiência de 

conciliação entre as partes que não resultou em entendimento que colocasse cobro ao 

presente procedimento.  

 

IV. Questões prévias à descrição e análise das peças 

 

Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a ERC decide sobre o cumprimento das regras aplicáveis à 

atividade de comunicação social, assentando a sua apreciação nas entidades que prosseguem essa 

atividade. Essas, sim, estão sujeitas à supervisão da ERC. A conduta individual dos profissionais de 

comunicação social, e as eventuais falhas em que possam incorrer no exercício da sua profissão, 

são apreciadas por outras entidades, nomeadamente pela Comissão da Carteira Profissional de 

Jornalista. 

No que concerne à primeira peça objeto de queixa, um texto de opinião datado de 08 de março de 

2014 da autoria do diretor do CM e intitulado «Sócrates, o perseguidor» deve, antes de se produzir 

quaisquer outras considerações acerca do texto em referência, dar conta de que a queixa deu 

entrada nesta entidade a 16 de julho de 2014. De acordo com artigo 55.º dos EstERC, «[q]ualquer 

interessado pode apresentar queixa relativa a comportamento suscetível de configurar violação de 

direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às 

atividades de comunicação social desde que o faça no prazo máximo de 30 dias a contar do 



   

13 

ERC/07/2014/513 

conhecimento dos factos». Ora, conclui-se, deste modo, que a queixa relativa a este texto é 

extemporânea, pelo que não se produzirá análise sobre os argumentos acerca dele apresentados 

pelo queixoso. 

 

V. Descrição das peças 

 

 16 de junho de 2014, edições impressa 

84. O queixoso junta ao processo a primeira página do CM de 16 de junho de 2015, cuja manchete 

é: «DIAP investiga cartões de Sócrates», à qual é aposto um subtítulo «Pede documentos dos 

GASTOS do Executivo» e ainda outros dois subtítulos, na lateral direita da página nos quais se 

lia: «Em causa está eventual abuso de dinheiros públicos na gestão socrática»; «Processo 

iniciado após queixa de juízes». No lado oposto, uma fotografia mostra em grande plano a face 

do ex-primeiro-ministro, acompanhada pela indicação de que a matéria se encontra 

desenvolvida na página 32 do jornal. 

85. Na dita página, inserida na secção “Política”, Toda a matéria ocupa quatro das cinco colunas da 

página, estando a quinta, no extremo direito, reservada a uma coluna de breves. O título diz que 

«DIAP pede gastos com os cartões» e o antetítulo clarifica «Estado -Está em causa eventual 

abuso na utilização de dinheiros públicos». Por baixo da fotografia a três colunas em que se vê 

José Sócrates acompanhado por um dos seus ministros, Mário Lino, um subtítulo acrescenta 

que “Investigação ao uso de cartões de crédito no último governo de José Sócrates está a 

avançar”. 

86. A peça principal da página, de apenas quatro parágrafos, começa por referir que «O 

Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Lisboa está a recolher documentação sobre 

as despesas do último governo de José Sócrates com cartões de crédito» e explica-se que 

alguns ministros e secretários de Estado tinham cartões com plafond igual ou superior a 4 mil 

euros, pelo que «a investigação tem vista apurar se os governantes terão utilizado dinheiros 

públicos em benefício pessoal». 

87.  Diz-se de seguida que o CM apurou que os investigadores solicitaram documentação a 

diversas entidades, incluindo departamentos governamentais e que estes vinham colaborando 

com a investigação. 

88. O terceiro parágrafo alude a uma auditoria do Tribunal de Contas às despesas ministeriais entre 

2003 e 2005 como sendo um documento importante para a investigação «desde logo porque 



   

14 

ERC/07/2014/513 

o Tribunal de Contas constata que “a ausência de fixação de regras para a atribuição destes 

benefícios gera discricionariedade na sua utilização”». 

89. Por fim, o texto refere que «o uso de cartões de crédito tem sido alvo de segredo absoluto em 

todos os governos: por iniciativa própria nunca nenhum executivo assumiu que os ministro e 

secretários de Estado utilizavam cartões de crédito, nem nunca esclareceu a origem das 

verbas para pagar essas despesas». 

90. Numa caixa de texto a duas colunas com o título «Juízes apresentam queixa» e acompanhada 

da fotografia de António Martins, juiz, escreve-se que «o inquérito do DIAP à utilização dos 

cartões de crédito no último governo de José Sócrates resultou de uma queixa-crime 

apresentada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) no Ministério Público, em 

2012». 

91. De acordo com o texto, a ASJP apresentou a referida queixa porque analisado os documentos 

enviados pelos ministérios entendeu existirem dúvidas sobre a utilização de dinheiros públicos 

de cartões de crédito e telefones móveis. Na peça explica-se, por fim, que os documentos em 

causa foram solicitados pela associação e nem todos os ministérios os forneceram: «o 

Ministério das Finanças, por exemplo, foi intimado pelo Supremo Tribunal de Justiça a dar os 

documentos». 

92. Sobre os ditos cartões de crédito, o CM apresenta uma caixa junto à fotografia do texto principal 

com algumas curiosidades sobre os cartões de crédito em causa na notícia, sob o título «Saiba 

Mais». Aí é referido que a sua utilização não está regulamentada e que houve uma deliberação 

do Governo de Durão Barroso nesse sentido, mas que nunca chegou a ser publicada. Diz-se 

também que 30 mil euros era o fundo de maneio do gabinete do ex-primeiro-ministro José 

Sócrates, 10 mil euros eram o plafond do ministro da Defesa Augusto Santos Silva e a 5 mil 

estavam ao dispor de Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura. 

93. O queixoso remete ainda a publicação da mesma peça na edição online do jornal, a qual conta 

apenas do título “DIAP investiga cartões de Sócrates” e o subtítulo “Avança a investigação ao 

uso de cartões de crédito no último governo do antigo primeiro-ministro José Sócrates”.  Abaixo 

está a indicação de tratar-se de uma notícia exclusiva da edição em papel. 

 

 16 de junho de 2014, edição online 

94. Na edição online do CM de 16 de junho de 2016 encontra-se referência à manchete da edição 

impressa desse mesmo dia, com a indicação de tratar-se de uma notícia exclusiva deste jornal. 



   

15 

ERC/07/2014/513 

Encontra-se o título que fazia manchete na edição em papel «DIAP investiga cartões de 

Sócrates», com uma pequena entrada que refere que «avança a investigação ao uso de 

cartões de crédito no último Governo do antigo primeiro-ministro José Sócrates». O conjunto 

incluía ainda a mesma fotografia utilizada na edição impressa, com a legenda «José Sócrates 

com o seu ex-ministro Mário Lino». Abaixo da entrada lê-se a indicação de tratar-se de notícia 

exclusiva da edição em papel. Não se encontrava, portanto, livremente acessível através 

daquela ligação. 

 

 17 de junho de 2014, edição impressa  

95. Além da página em que é tratado o assunto em apreço, o queixoso faz também referência à 

primeira e a última página da edição impressa do Correio da Manhã de 17 de junho de 2014, 

com a qual pretende dar mostras de que não é efetuada qualquer referência à matéria que é 

desenvolvida no interior: o desmentido de José Sócrates à manchete do dia anterior.  

96. No interior do jornal, a matéria foi tratada na página 32, secção «Política», ocupando espaço 

semelhante ao que no dia anterior fora votado à notícia que fez manchete: quatro das cinco 

colunas da totalidade da página, reservando-se a quinta coluna do lado direito para um 

conjunto de breves.  

97. Do título consta “Sócrates nega cartão de crédito”. No antetítulo: “INVESTIGAÇÃO: Ex-primeiro-

ministro reage a inquérito”. A entrada do texto explica aos leitores que «Gastos estão a ser 

investigados pelo DIAP Lisboa, coordenado por Maria José Morgado, após queixa da Associação 

Sindical de Juízes». O texto é acompanhado por fotografia de José Sócrates, cuja legenda refere 

«José Sócrates foi primeiro-ministro entre 2005 e 2011». No destaque inserido no texto lê-se: 

«Atual governo já esclareceu que não tem cartões». 

98. O primeiro parágrafo da peça principal informa que «o ex-primeiro-ministro José Sócrates 

garantiu ontem que nunca usou um cartão de crédito do Estado em serviço». O visado é citado 

da seguinte forma: «“Acontece que, enquanto fui primeiro-ministro, nunca tive nenhum cartão 

de crédito do Governo. Nunca tive”, declarou o ex-governante socialista, citado pela Lusa, numa 

reação à notícia do Correio da Manhã sobre a investigação do DIAP de Lisboa». 

99. No parágrafo seguinte conta uma síntese do caso, com a indicação de que «em causa está um 

processo que resultou de uma queixa apresentada pela Associação Sindical dos Juízes 

Portugueses, em 2012, sobre o uso de dinheiros públicos no tempo da governação de José 

Sócrates».   Acrescenta-se que «um dos pontos-chave do processo é uma auditoria do Tribunal 



   

16 

ERC/07/2014/513 

de Contas, de 2007, que conclui pelo risco de “discricionariedade” no uso de cartões de 

crédito». 

100.  O texto passa a parafrasear a referida auditoria, segundo a qual «a ausência de 

regulamentação e de fixação de regras na atribuição destes benefícios dá lugar à 

discricionariedade na sua utilização e constitui obstáculo ao controlo e à contenção das 

despesas públicas, tanto mais que, em regra, estão em causa montantes significativos». 

101. De seguida diz-se que o gabinete do primeiro-ministro respondeu a este propósito que «o uso 

de cartão de crédito para pagamento de despesas exclusivamente oficiais é restrito ao Chefe 

de Gabinete e ao Assessor Administrativo», de acordo com a delegação de competências 

aprovadas pelo Ministério das Finanças. A este ministério terá sido solicitada informação 

adicional pelo Supremo Tribunal Administrativo, «por considerar que a legislação não abordava 

o uso de cartões de crédito». 

102. Segundo a peça, «uma nova auditoria do Tribunal de Contas, em 2003, obrigou o atual Governo 

a esclarecer que não utilizava cartões de crédito». 

103. Uma caixa de texto intitulada «Pormenores» é dito que, «segundo apurou o CM, alguns ex-

governantes tinham um cartão de crédito com um plafond de 4 mil euros. A Justiça está a 

investigar se houve benefícios pessoais».  

104. Sobre António Martins lê-se que a Associação de Juízes Portugueses por si liderada em 2012 

«alegou que havia dúvidas sobre a utilização de cartões de crédito e telefones fixos e móveis». 

105. Num pequeno texto paginado do lado direito surge um título-citação «Não fazemos 

perseguições», parafraseando o diretor do CM, em reação às declarações de José Sócrates à 

peça que fez manchete do dia anterior e que resulta na peça em causa. O diretor do jornal 

declara que «não fazemos perseguições pessoais, limitamo-nos a dar notícias» e reforça que 

«a notícia que hoje [ontem] faz manchete no nosso jornal é uma que consideramos muito 

relevante, senão não teria sido manchete, e limitamo-nos a relatar factos, não há muito mais a 

dizer».  

106. Por fim, recorda-se que «José Sócrates acusou o CM de “doentia campanha de perseguição 

pessoal” devido à notícia que dá conta da investigação do DIAP, ontem revelada». 

 

 

 



   

17 

ERC/07/2014/513 

 17 de junho de 2014, edição online1 

107. O queixoso envia ainda para apreciação um artigo de opinião assinado pelo diretor-adjunto do 

CM, Eduardo Dâmaso, publicado na edição online do jornal a 17 de junho de 2014, com o título 

«O cartão de crédito» e o subtítulo «Sócrates mostrou a noção que tem do escrutínio 

democrático». 

108. Em apenas dois parágrafos, é dito que o ex-primeiro-ministro «vitimizou-se» ante um inquérito 

da Justiça, ao afirmar que «nunca teve um cartão de crédito enquanto primeiro-ministro. Como 

se a questão fosse essa».  

109. No parágrafo seguinte, lê-se que «quando um ex-governante instala um templo maçónico no 

Ministério da Justiça, percebe-se que não queira ser escrutinado. Sócrates, com a sua 

vitimização, protege todo o tipo de crime sobre como foi gasto o dinheiro dos portugueses. Mas 

na verdade, isso já não surpreende num homem que se acha acima de qualquer lei». 

 

 18 de junho de 2014, edição impressa 

110. Na edição impressa de 18 de junho de 2014, uma chamada de primeira página no canto 

superior esquerdo, ao lado do cabeçalho, remete novamente para o mesmo caso «Gastos de 

Sócrates na mão de assessores», antecedido pelo antetítulo «Cartões de Crédito». Remete-se 

o desenvolvimento da matéria para as páginas 4 e 5. 

111. Na página 4, secção «Atualidade», o título da peça principal diz «Cartões de Sócrates usados 

por assessores de gabinete» e o antetítulo acrescenta «Governo. Plafond era o valor do fundo 

de maneio». Na entrada do texto: «Gabinete do ex-primeiro-ministro tinha dois cartões de 

crédito, diz colaborador de Passos Coelho». A fotografia inserida no lado superior direito da 

página mostra José Sócrates e Pedro Passos Coelho. 

112. No primeiro parágrafo da notícia, afirma-se que «o gabinete do ex-primeiro-ministro José 

Sócrates tinha dois cartões de crédito que eram usados pelo seu chefe de gabinete e por um 

assessor», segundo fonte do gabinete do atual primeiro-ministro, em resposta a questões 

colocadas pelo CM.  

113. De acordo com declarações do assessor de imprensa do atual primeiro-ministro Pedro Passos 

Coelho «José Sócrates não tinha cartão de crédito em nome dele. Tinham o chefe de gabinete e 

                                                      
1 Este texto foi também publicado na edição impressa de dia 17 de junho em nota constante da última página do 
jornal. O teor do texto é idêntico. 



   

18 

ERC/07/2014/513 

o assessor administrativo». A mesma fonte indica que «o plafond do cartão de crédito era o do 

fundo de maneio, cujo valor ascendia a 30 mil euros». 

114. Lê-se de seguida que «já em 2012, o CM enviara ao Gabinete de Pedro Passos Coelho várias 

perguntas sobre este assunto», entre elas a de saber se os membros do anterior Governo, o 

primeiro-ministro, secretários de Estado na sua dependência e chefes de gabinete tinham 

cartões de crédito. A resposta obtida foi afirmativa, sem acrescentar mais. 

115. A notícia em apreço recupera ainda as afirmações de José Sócrates na sequência da manchete 

do CM que dava nota da investigação do DIAP de Lisboa à utilização de cartões de crédito no 

executivo liderado por si, salientando que, enquanto fora primeiro-ministro, nunca teve cartão 

de crédito do Governo. 

116.  Num gráfico de barras que acompanha o texto estão esquematizados os plafonds de cartões 

de crédito de 13 membros do governo de José Sócrates que variam entre os 10 mil e os 3700 

euros. Não é indicada a fonte de tal informação. 

117.  A página seguinte, a cinco, é composta por um conjunto de pequenos textos. O principal 

intitula-se «DIAP ouviu funcionários». No texto consta que o DIAP de Lisboa terá ouvido 

«funcionários dos gabinetes ministeriais e responsáveis da agência de gestão da Tesouraria da 

Dívida Pública - IGCP», mas também funcionários deste organismo, segundo avançara o jornal 

Público, no âmbito do inquérito sobre a utilização de cartões de crédito no Governo de José 

Sócrates. 

118. Acrescenta ainda que «os investigadores já solicitaram também a diversas entidades 

documentos sobre as despesas realizadas com cartões de crédito no Governo de José 

Sócrates». O restante conteúdo da peça consiste na súmula de informações prestadas nas 

edições anteriores do jornal, como a autoria do processo e as reservas do Tribunal de Contas 

quanto à ausência de regras de utilização dos cartões de crédito de gabinetes ministeriais. 

119. Ao lado deste texto encontra-se uma pequena caixa de texto assinalada como opinião com o 

título «O regime dos sacos azuis», assinada por Eduardo Dâmaso, diretor-adjunto do CM. Nele o 

responsável editorial do CM afirma que «a investigação aos gastos dos gabinetes ministeriais é 

um ato de elementar higiene democrática. Estamos a falar de sacos azuis camuflados no 

Orçamento de Estado. Ninguém sabe quem gasta, como gasta e com que critério». Acrescenta 

ainda que «exigir rigor e transparência na gestão dos dinheiros públicos é essencial para 

acabar com este regime de sacos azuis. E disso o CM nunca abdicará». 



   

19 

ERC/07/2014/513 

120. O canto inferior esquerdo da página é ocupado por uma fotolegenda com duas fotografias. 

Numa delas são mostradas colunas clássicas com a seguinte legenda: «Na simbologia 

maçónica, as colunas representam os valores da sabedoria, força e beleza». A outra fotografia 

é a do interior de um gabinete e sobre ela é dito que «Dinheiro público pagou símbolos 

maçónicos. O ex-secretário de Estado da Justiça José Magalhães tinha símbolos maçónicos no 

seu gabinete: estava decorado com duas colunas de estuque imitando as colunas de um 

templo maçónico. A despesa com as colunas está incluída em faturas de remodelação pagas 

pelo Ministério da Justiça». 

121. Na edição online do mesmo dia existe referência à matéria publicada na edição em papel do CM, 

com o título «Gastos de Sócrates na mão de assessores» e o subtítulo «Gabinete do ex-

primeiro-ministro tinha dois cartões de crédito, diz colaborador de Passos Coelho». Estes 

títulos são acompanhados por fotografias de José Sócrates e de Pedro Passos Coelho em cuja 

legenda se lê «Pedro Passos Coelho sucedeu a José Sócrates como primeiro-ministro em junho 

de 2011». Junto surge a indicação de que se trata de «notícia exclusiva da edição em papel», 

pelo que não se encontra disponível para leitura online. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

122. A presente queixa, que opõe o ex-primeiro-ministro José Sócrates ao Correio da Manhã, assenta 

essencialmente em três pontos, colocados em evidência pelo próprio queixoso: i) atentado ao 

bom-nome e reputação do queixoso; ii) violação dos deveres éticos e legais do jornalismo, 

designadamente os deveres de independência e isenção, prática do sensacionalismo, sem 

atender aos factos relatados pelo queixoso; iii) violação da Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I) e 

respetiva Recomendação 1/2014, de 05 de fevereiro de 2014 aprovadas pelo Conselho 

Regulador da ERC. 

123. A problemática trazida à apreciação desta entidade insere-se no leque de atribuições da ERC, 

na medida em que o regulador dos media tem por objetivo de regulação «assegurar que a 

informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza editorial se pauta por critérios 

de exigência e rigor jornalísticos», competindo ao Conselho Regulador «fazer respeitar os 

princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem 

atividades de comunicação social, designadamente em matéria de rigor informativo e de 

proteção dos direitos, liberdades e garantias pessoais» (cf. alínea d) do artigo 7.º e alínea a) do 



   

20 

ERC/07/2014/513 

n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

doravante EstERC). 

124. A montante, a Constituição da República Portuguesa estabelece que «todos têm o direito de 

exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer 

outro meio» (cf. artigo 37.º), assim como, na decorrência deste direito, estatui que «é 

garantida a liberdade de imprensa» que implica, nomeadamente, «a liberdade de expressão e 

criação dos jornalistas e colaboradores» (artigo 38.º). 

125. Assim, à luz destes pressupostos constitucionais, os órgãos de comunicação social veem 

reconhecidas a liberdade e a autonomia editoriais como garantes para as decisões sobre a 

seleção noticiosa e as formas de tratamento dispensadas às matérias selecionadas. Não é de 

descurar ainda neste contexto a relevância do direito de informar sem ingerências de 

autoridades públicas ou privadas, como condição estruturante das sociedades complexas, em 

que o espaço público mediatizado é o garante da circulação da informação entre os lugares de 

exercício de poder e os cidadãos. 

126. A liberdade de informar não é, no entanto, absoluta. Pela amplitude de que goza, o seu exercício 

convoca especial responsabilidade e pode ser submetido a restrições para salvaguarda de 

valores de igual dignidade, nomeadamente, a proteção da honra ou dos direitos de outrem 

(valores que recolhem também tutela constitucional, cfr. artigo 26.º da CRP). Repare-se que a 

própria Lei de Imprensa, no seu artigo 3.º, enuncia limites à liberdade de imprensa: «os que 

decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objetividade da 

informação, a garantir os direitos ao bom-nome, à reserva da intimidade da vida privada, à 

imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática». 

127.  Do mesmo modo, e em reforço das normas que se impõem aos órgãos de comunicação social, 

também a lei que regula a profissão de jornalistas – Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 

de janeiro, na redação dada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro, doravante EJ) – dispõe, no 

seu artigo 14.º, os «deveres fundamentais dos jornalistas», ganhando especial ênfase, no 

caso em apreço, as alíneas a), d) e e) do n.º 1, e a alínea c) do n.º 2, que estabelecem, 

respetivamente, o dever do jornalista de «informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião»; de «procurar a 

diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos 

casos de que se ocupem»; e o dever de «abster-se de formular acusações sem provas e 

respeitar a presunção da inocência». 



   

21 

ERC/07/2014/513 

128. Além das disposições legais, impõem-se ainda princípios deontológicos ao exercício do 

jornalismo por parte dos profissionais, em acordo com o Código Deontológico dos Jornalistas, 

aprovado em 4 de maio de 1993 pelo Sindicato dos Jornalistas. 

129. A queixa em apreço centra-se em peças noticiosas e de opinião publicadas no CM acerca de 

suspeitas de gastos de dinheiros públicos durante o mandato do governo liderado por José 

Sócrates, cuja publicação se prolongou por três edições. Ao longo destas, foram sendo 

acrescentados novos elementos à informação previamente facultada, provenientes de outras 

fontes, com vista a consolidar e credibilizar face aos leitores as informações primeiramente 

avançadas. 

130. Este tipo de trabalho jornalístico é característico de matérias delicadas, em que a informação 

escasseia e/ou circula dificilmente dada a natureza dos factos, as cadeias de poder e a 

opacidade dos processos com que funcionam as instituições e os lugares de poder 

relativamente aos cidadãos. É neste ponto, portanto, que o jornalismo vai ao encontro da sua 

função de vigilância sobre os poderes públicos procedendo ao escrutínio da atuação daqueles 

que são titulares dos cargos e exercem o poder, respondendo ao direito à informação dos 

cidadãos. 

131. No caso em apreço, o sujeito das notícias não era já, à data da sua publicação, titular de cargo 

público. No entanto, o escrutínio que se faça sobre ação de atores políticos no exercício de 

cargos públicos mantém-se para além de findas as funções, na medida em que sejam 

conhecidos factos novos relativos a decisões e conduta, eventualmente reprováveis ou ilícitas, 

no desempenho das atribuições e competências que lhes estavam confiadas. A circunstância 

de se tratar de atos de um titular de cargo público no exercício das suas funções confere desde 

logo interesse público às matérias, revestindo-as de noticiabilidade. 

132. Assim, sublinhe-se, este interesse público subjacente à divulgação pública de determinada 

informação, ainda que seja negativa para os protagonistas, pode justificar, na medida do 

necessário, a restrição de direitos pessoais, como o direito ao bom-nome, à imagem e à reserva 

da vida privada. No reverso, perante esta divulgação de factos que impliquem uma contração 

de direitos fundamentais, importa inquirir se a mesma obedece a critérios de necessidade e de 

proporcionalidade e, por essa via, se encontra legitimada. É que, quanto maior for a potencial 

restrição de direitos fundamentais dos visados, maior rigor se exige aos órgãos de 

comunicação social na verificação e sustentação dos factos noticiados, através do cruzamento 

de fontes de informação, assim como na credibilidade das mesmas. 



   

22 

ERC/07/2014/513 

133. De forma a produzir uma análise efetiva e apreensível quanto aos três pontos salientados pelo 

próprio queixoso: i) atentado ao bom-nome e reputação do queixoso; ii) violação dos deveres 

éticos e legais do jornalismo, designadamente os deveres de independência e isenção, prática 

do sensacionalismo, sem atender aos factos relatados pelo queixoso; iii) violação da 

Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I) e respetiva Recomendação 1/2014, de 05 de fevereiro de 

2014 aprovadas pelo Conselho Regulador da ERC, produz-se abaixo análise relativa a cada uma 

das edições mencionadas pelo queixoso. Ressalve-se que a análise do cumprimento dos 

deveres legais e éticos subjacentes ao exercício do jornalismo não compreende o apuramento 

da verdade material dos factos e acontecimentos noticiados, tarefa que incumbe 

essencialmente ao foro judicial. 

 

 Violação dos direitos de personalidade: honra, bom-nome e reputação 

• Edição impressa de 16 de junho de 2014 

134. O queixoso considera que a manchete da edição impressa de 16 de junho de 2014 do CM, 

acima descrita, é prejudicial ao seu bom-nome, bem como a sua honra e reputação, na medida 

em que o ex-primeiro-ministro é associado à utilização abusiva de dinheiros públicos, ao 

chamar para manchete «DIAP investiga cartões de Sócrates». 

135. Repare-se que a chamada aposta a este título explica que «[DIAP] Pede documentos de gastos 

do executivo» e os dois subtítulos clarificam que «[e]m causa está eventual abuso de 

dinheiros públicos» e que se trata de «[p]rocesso iniciado após queixa de juízes». 

136.  Podendo o título principal da manchete soar algo impreciso, na medida em que, à primeira 

vista, pode remeter para a ação individual do queixoso, sem que se perceba de imediato se se 

trata da sua vida privada ou enquanto governante, entende-se que a restante informação 

presente na manchete complementa-o, esclarecendo o seu sentido. 

137. No interior do jornal, sob o título «DIAP pede gastos com os cartões», informa-se que a 

investigação a «eventual abuso na utilização de dinheiros públicos» estaria a avançar no DIAP 

de Lisboa, com a recolha de documentos que visariam o apuramento do «uso de cartões de 

crédito no último governo de José Sócrates». 

138. Admite-se que o queixoso possa olhar a manchete e o seu desenvolvimento no CM de 16 de 

junho de 2014 como passível de danificar a sua imagem pública. No entanto, em consonância 

com o que acima foi referido relativamente ao escrutínio dos titulares de cargos públicos por 

parte dos órgãos de comunicação social, há que considerar  que, a existir uma lesão dos seus 



   

23 

ERC/07/2014/513 

direitos de personalidade, a mesma não será desproporcional perante o interesse noticioso da 

matéria. É que, ainda que a responsabilidade material de atos ilícitos não lhe seja diretamente 

imputada, a responsabilidade política pelas decisões e atuação dos elementos do seu governo, 

no quadro do exercício das suas funções pertencerá sempre ao responsável máximo pelo 

executivo. 

139. Acresce ainda a circunstância de o CM ter sido cauteloso, mesmo nos subtítulos da manchete, 

ao ponto de remeter para «eventual abuso» de dinheiros públicos e também para a origem das 

suspeitas agora conhecidas – queixa-crime da Associação Sindical dos Juízes Portugueses no 

Ministério Público em 2012. 

140. Assim, ainda que seja dada nota da investigação em curso, fica também salvaguardado o facto 

se tratar de um processo que começava a ser investigado, existindo, à data, apenas suspeitas 

decorrentes de um uso dito pouco transparente de cartões de crédito por elementos do 

gabinete do então primeiro-ministro. 

141. Não se conclui pela lesão da honra, bom-nome e reputação do queixoso na presente edição do 

CM. 

 

•••• Edição impressa de 17 de junho de 2014 

142. No seguimento da manchete do CM do dia anterior, o jornal publicou a 17 de junho de 2014 o 

desmentido de José Sócrates relativamente à informação então noticiada, com o título 

«Sócrates nega cartão de crédito» e desta feita sem qualquer referência na primeira página, 

mas ocupando espaço idêntico – página inteira com exceção da coluna à direita na mesma 

página 32 preenchida pela matéria do dia anterior. 

143. A posição do ex-primeiro-ministro é desde logo exposta no primeiro parágrafo do texto, citando 

um comunicado deste enviado à agência Lusa, no qual negou a posse e utilização de qualquer 

cartão de crédito com fundos públicos. 

144. A notícia não se limita, porém, a fazer eco da posição de José Sócrates e junta alguns 

elementos de enquadramento e informação recolhida junto de outras fontes, como auditorias 

do Tribunal de Contas, esclarecimentos prestados pelo gabinete de José Sócrates 

relativamente aos titulares dos cartões de crédito ali usados e resposta do atual governo sobre 

a não utilização destes meios de pagamento na legislatura em curso. 

145. A peça inclui as declarações do diretor do CM ao comunicado de José Sócrates divulgado pela 

Lusa no dia anterior, no qual referia que o CM lhe movia «doentia campanha de perseguição 



   

24 

ERC/07/2014/513 

pessoal». O responsável do jornal nega promover tais perseguições e assegura apenas dar 

notícias, considerando que a que fez manchete no dia anterior «muito relevante, se não, não 

teria sido manchete». 

146. Em nada a peça em apreço é suscetível de lesar a hora, o bom-nome e reputação do queixoso. A 

sua posição acerca da matéria noticiada é dada e a ela são apostos elementos atribuídos a 

fontes de informação oficiais, ou ouvidas no âmbito do processo revelado no dia anterior pelo 

CM. 

 

• Edição online de 17 de junho 

147. Neste ponto referimo-nos ao texto de opinião subscrito por Eduardo Dâmaso. Este texto com o 

título «O cartão de crédito» e o subtítulo «Sócrates mostrou a noção que tem do escrutínio 

democrático». 

148. Conforme supra descrito, em apenas dois parágrafos, é dito que o ex-primeiro-ministro 

«vitimizou-se» ante um inquérito da Justiça, ao afirmar que «nunca teve um cartão de crédito 

enquanto primeiro-ministro. Como se a questão fosse essa».  

149. No parágrafo seguinte, lê-se que «quando um ex-governante instala um templo maçónico no 

Ministério da Justiça, percebe-se que não queira ser escrutinado. Sócrates, com a sua 

vitimização, protege todo o tipo de crime sobre como foi gasto o dinheiro dos portugueses. Mas 

na verdade, isso já não surpreende num homem que se acha acima de qualquer lei».  

150. Ora, o texto em causa não deixa de ser configurável como um texto de opinião, embora com a 

particularidade de ser assinado por alguém que assume responsabilidades editoriais no jornal. 

O CM adotou publicamente uma posição de denúncia, no seguimento de um jornalismo de 

investigação. No essencial, por se tratar de um texto de opinião, está aberta a porta a um 

discurso que não obedeça a regras de imparcialidade. É manifesto que também a opinião tem 

limites legais. Não se podem conceber lesões graves de direitos de terceiros a coberto da 

bandeira do texto opinativo. Todavia, a fronteira do limite está mais recuada, não se 

considerando que no caso em apreço o texto constitua uma violação de direitos de 

personalidade do queixoso. 

 

• Edição impressa de 18 de junho de 2014 

151. Ao terceiro dia de notícias acerca da utilização de cartões de crédito por gabinetes ministeriais 

durante o segundo mandato do governo liderado por José Sócrates, uma chamada de primeira 



   

25 

ERC/07/2014/513 

página refere «Cartões de Sócrates na mão de assessores». Nas páginas 4 e 5, sob o 

cabeçalho «Investigação CM Gastos dos Gabinetes» surge o título «Cartões de Sócrates 

usados por assessores do gabinete».  

152. Ora, alega o queixoso que a matéria contida nas duas páginas publicadas pelo CM é passível de 

ofender a sua honra, bom-nome e reputação. No entanto, note-se que os títulos acabam até por 

ser ilibatórios para a honra do ex-primeiro-ministro, uma vez que atribuem o uso e, por 

conseguinte, os gastos efetuados com os ditos cartões existentes no gabinete ao chefe deste 

e ao assessor. Aliás, a fonte citada na peça a este propósito – sendo insuspeita de 

favorecimento a José Sócrates por pertencer ao atual governo – acaba também referir esta 

circunstância, ao testemunhar que não havia cartões em nome do ex-primeiro-ministro, mas 

sim de dois elementos do seu gabinete. 

153. Esta versão dos factos acaba por vir confirmar as alegações efetuadas pelo queixoso em 

reação à manchete de 16 de junho, já que negou possuir qualquer cartão do governo. 

154. Poderá compreender-se o desconforto do visado diante do facto de o seu nome ser 

sucessivamente mencionado nos títulos das notícias que abordam o assunto. No entanto, e 

consoante foi já mencionado acima, o facto de tratar-se de uma investigação que visa práticas 

do gabinete de um então primeiro-ministro e até de outros ministros do executivo por si 

liderado confere ao queixoso um grau de responsabilidade política a que o escrutínio da sua 

atividade permite recorrer. Ainda mais quando as primeiras informações reveladas sobre o caso 

se reportavam essencialmente ao gabinete do ex-primeiro-ministro e ao uso de dinheiros 

públicos que gerara suspeitas conducentes à apresentação de uma queixa-crime por parte de 

uma associação sindical de magistrados junto do Ministério Público. 

155. Na página seguinte, a cinco, dá-se conta das diligências já desenvolvidas DIAP no âmbito da 

investigação em curso, nomeadamente a recolha de declarações de funcionários de gabinetes 

ministeriais e da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública. 

156. Assim, considerando o inegável interesse público das matérias noticiadas e o facto de o 

queixoso ter desempenhado um cargo da maior responsabilidade política em funções públicas, 

não se vislumbra que o CM tenha ultrapassado os limites ao direito de informar impostos pelos 

direitos de personalidade evocados pelo queixoso. 

 

 



   

26 

ERC/07/2014/513 

 Violação dos deveres éticos e legais do jornalismo: independência e isenção, 

sensacionalismo, sem atender aos factos relatados pelo queixoso 

157. Além dos seus direitos de personalidade, o queixoso vem clamar que os trabalhos jornalísticos 

publicados pelo denunciado encontram-se feridos de falta de independência e isenção, caem 

no sensacionalismo e não atendem aos factos relatados pelo queixoso. 

 

•••• Edição impressa de 16 de junho de 2014 

158. Conforme foi já referido acima, esta edição abriu o conjunto de três sucessivas dedicadas ao 

mesmo tema levantado pelo CM: eventual utilização de recursos financeiros públicos de forma 

ilícita durante o segundo governo liderado por José Sócrates. 

159. A manchete na qual é mencionado o nome do queixoso remete para uma investigação que 

estaria a ser levada a efeito pelas autoridades, no âmbito de uma denúncia datada de 2012. No 

interior da publicação é referida a fase da investigação que estaria em curso à data, dando a 

conhecer a origem da mesma. 

160. O primeiro parágrafo dá conta da ação em curso pelo DIAP de Lisboa de recolha de 

«documentação sobre as despesas do último governo de José Sócrates com cartões de 

crédito», lançada na sequência de queixa-crime apresentada pela ASJP a partir de relatórios do 

Tribunal de Contas que apontavam para a ausência de regras na utilização de cartões de crédito 

por gabinetes ministeriais, o que poderia levar à discricionariedade no seu uso e ao 

aproveitamento pessoal de dinheiros públicos. 

161. A matéria em causa goza de inegável interesse público, pelas razões já aduzidas neste 

documento, no entanto, há que referir que a nenhuma fonte é atribuída a informação acerca 

das diligências desenvolvidas pelo DIAP de Lisboa, apenas se lê «apurou o CM». 

162. Não se pode olvidar que, em matérias sensíveis que envolvem o escrutínio de poderes assim 

como as que apontam para informação relativa a investigações judiciais em curso, a proteção 

das fontes de informação é imperativo que se coloca aos jornalistas de forma estabelecer com 

estas um compromisso que lhes permita obter informação que, de outra forma, não apurariam. 

Este compromisso permite ainda preservar a relação de confiança mantida entre jornalistas e 

fontes de forma a manter aberto o canal de contacto entre as partes para futuras ocasiões. No 

entanto, nesta relação, nunca pode ser descurado o foco principal da atividade jornalística: 

informar o público. É em nome da transparência desta relação, dos processos que levaram à 

construção da notícia e da credibilização da informação aos olhos do público que a deontologia 



   

27 

ERC/07/2014/513 

profissional preconiza um esforço de identificação das fontes de informação sempre que seja 

possível. São estes elementos essenciais para que o direito de informar cumpra o direito do 

público a ser informado com factos e possa a partir daí formar de modo livre e consciente os 

seus juízos acerca de acontecimentos. 

163. Em Portugal, o Código Deontológico dos Jornalistas prevê que o jornalista não revele, mesmo 

em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeite os compromissos 

assumidos, exceto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. Assim, «[e]ntre o 

jornalista e a fonte se estabelece uma relação de confiança que pode incluir o compromisso do 

silêncio quanto à origem da informação»2. 

164. Quase todos os códigos deontológicos referem explicitamente o sigilo profissional como uma 

espécie de regra de ouro do exercício do jornalismo e garantia fundamental para a adequada 

prossecução do direito à informação. 

165. Neste âmbito, [u]ma fonte pode falar ou fornecer informação para publicação, em on (on the 

record), revelando a sua identidade, ou no anonimato, em off (off the record), de forma 

confidencial ou extraoficial, com a intenção clara de não ser publicada ou, se por, sem a 

indicação de quem fez a declaração (on background) nem do cargo ou função que exerce (on 

deep background)»3. 

166. Nas relações dos jornalistas com as fontes4, admite-se que pode ser necessário proteger as 

segundas sob o abrigo do sigilo profissional. Entende-se, pois, que o imperativo de proteção 

das fontes de informação é um princípio básico numa sociedade livre», mas não esquece que o 

jornalista deve «ser crítico na escolha das fontes» e «assegurar-se de que a informação é 

correcta». Todavia, não deixa de acentuar, pela positiva, que «a credibilidade da imprensa é 

reforçada pelo uso de fontes identificáveis». 

167. A credibilidade da notícia em muito repousa sobre a natureza das fontes de informação citadas 

nela. Assim, o recurso a fontes de informação sigilosas convoca uma criteriosa e exigente 

avaliação por parte do profissional. Tratando-se de uma fonte credível ou fidedigna, em 

conjugação com a natureza da informação obtida, pode, com toda a propriedade, decidir 

publicar informação facultada pela fonte que deseja não ser identificada. Em nome da proteção 

                                                      
2 Schmitz, A. Classificação das fontes de notícias, a cessível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/schmitz-aldo-
classificacao-das-fontes-de-noticias.pdf 
3 Ibidem 
4 Cf. Fidalgo, J. (2000) A Questão das Fontes nos Códigos Deontológicos dos Jornalistas, in “Comunicação e 
Sociedade 2, Cadernos do Noroeste”, Série Comunicação, Vol. 14 (1-2), 2000, 319-337, acessível em 
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5513/1/CS_vol2_jfidalgo_p319-337.pdf 



   

28 

ERC/07/2014/513 

do próprio profissional e da credibilização da informação aos olhos do público, a informação 

obtida a partir de fontes sigilosas que não gozem de fiabilidade ou não sejam fidedignas pode 

ser tomada nestes termos como um ponto de partida para cruzamento com outras fontes que 

possam confirmar, ou de alguma forma sustentar a informação em causa. 

168. Entronca neste ponto a questão da transparência na relação entre jornalistas e fontes. É desta 

necessidade de transparência aos olhos do público que deriva o «princípio de identificação de 

todas as fontes como uma regra geral (e importante para a credibilidade e fiabilidade da 

informação difundida), que só em circunstâncias especiais deve admitir exceções – e, mesmo 

nestes casos, com as identificações parciais o mais aproximadas que seja possível»5. 

169. O exercício do jornalismo faz-se, pois, numa tensão entre diversos direitos e deveres que não 

pode nunca esquecer que é o direito do público a ser informado o fim último que deve nortear 

as decisões dos órgãos de comunicação social, responsabilizando-se sempre pelas decisões e 

pelos conteúdos publicados. Desta forma, ao ler uma notícia despoletada por uma fonte 

confidencial, o público deve estar em condições de confiar que o órgão de comunicação social 

tem por credível a fonte a que recorreu. 

170. Esta confiança reside na convicção de que o jornalista não é um mero transmissor entre uma 

fonte que lhe fornece determinados dados e um público a quem ele, diligentemente, a 

transmite. É responsável pela escolha das fontes a que recorre, pela confirmação dos dados 

junto de fontes diversas, pela análise da veracidade e fiabilidade da informação, pela 

ponderação de eventuais interesses em jogo, pela prudência face a hipotéticas manipulações. 

Ser enganado é um risco que o jornalista corre contra o qual tem de saber prevenir-se6.  

171. Quanto à matéria que motivara a investigação, o CM refere-se, além do apuramento não 

atribuído a qualquer fonte das diligências em curso pelo DIAP de Lisboa, a fontes oficiais e 

institucionais tidas como credíveis: relatórios do Tribunal de Contas e queixa-crime 

apresentada pela ASJP no Ministério Público. Esta conduta, patente na construção da notícia 

concorre para a credibilização da informação avançada acerca de investigações sobre 

suspeitas de utilização abusiva de dinheiros públicos por parte de governantes. Quer dizer, o 

CM foi além da credibilidade conferida à fonte junto da qual apurara a informação de fundo e 

partiu desta para complementá-la com fontes documentais. 

172. Porém, independentemente do grau de convicção que as fontes suscitem no jornalista, este 

não se pode coibir de recolher a versão dos visados, conforme imposto peça al. e) do n.º 1 do 
                                                      
5 Ibidem 
6 Ibidem 



   

29 

ERC/07/2014/513 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista. Em particular no que respeita ao dever de ouvir as partes 

com interesses atendíveis, importa sublinhar que aos visados por determinada peça deve ser 

dada a oportunidade de se pronunciarem sobre os factos noticiosos que a si respeitam. O 

exercício do contraditório pressupõe informação prévia relativa às matérias sobre as quais 

incidirá a recolha de informação e verifica-se que, no caso em apreço, não é dada a conhecer 

aos leitores qualquer tentativa, ainda que formal, de recolha de declarações junto do queixoso. 

O CM não cuidou sequer de contactar o visado em momento prévio à elaboração da notícia, 

muito menos lhe deu a conhecer o assunto que faria notícia no dia 16 de junho e sobre o qual o 

Queixoso não teve oportunidade de se pronunciar. Note-se que o dever de consultar as fontes 

com interesses atendíveis é prévio à publicação da notícia e esta antecedência não parece ter 

sido observada, ainda que, em abono do jornal CM se refira que este deu voz à versão do 

Queixoso na edição seguinte, onde retomou o tema. 

173. A expressão «cartões de Sócrates» na manchete da notícia poderá não ser tradutora direta do 

conteúdo da notícia. Porém, os títulos revelam uma dimensão criativa e chamativa do público, 

sendo certo neste caso que a responsabilidade política do então primeiro-ministro não pode ser 

obliterada em matéria que trata da orgânica do governo do qual era o responsável máximo. 

Pode, nesta aceção, compreender-se o uso da expressão «cartões de Sócrates» para ilustrar 

uma peça referente ao uso de cartões de crédito com plafonds provenientes de dinheiros 

públicos por pessoal do seu gabinete ministerial. Ainda mais quando os restantes elementos 

que integram a manchete esclarecem o seu sentido. 

174. No que respeita à falta de independência e de isenção alegada pelo queixoso não pode ser 

apurada a partir da análise isolada da matéria publicada nesta edição do CM. Além do mais, a 

presunção de inocência é salvaguarda, quer na manchete, quer no interior do jornal, remetendo 

sempre para o facto de se tratar de uma investigação e de estarem em causa eventuais usos 

abusivos de dinheiros públicos. 

 

• Edição impressa de 17 de junho de 2014 

175. Tratando-se de uma matéria desenvolvida nas páginas do CM ao longo de vários dias, dá-se por 

atendida a posição do queixoso, na medida em que ela é dada na segunda edição em que foi 

tratado o assunto, a de 17 de junho. Dito por outras palavras, o CM acabou por cumprir o dever 

de dar conta da versão dos factos do queixoso ao noticiar, um título referencial, no dia seguinte 



   

30 

ERC/07/2014/513 

à publicação da manchete analisada acima: «Sócrates nega cartão de crédito» (ainda que não 

se questione o direito do visado a pronunciar-se antes da publicação da notícia). 

176. O título apresentado é congruente com o conteúdo da peça noticiosa, que ocupa área igual 

àquela que no dia anterior fizera a manchete do jornal. Não se vislumbram na peça indícios de 

falta de isenção e independência por parte do CM. Antes pelo contrário, o jornal opta por dar 

destaque às declarações do queixoso que vinham contrariar a sua manchete do dia anterior. 

Note-se ainda que não se trata do exercício do direito de resposta, pelo que não se exige ao 

jornal igual destaque. 

177. É em primeiro lugar citado o desmentido do ex-primeiro-ministro relativamente à posse de 

cartão de crédito do governo, depois efetuada referência a auditoria do Tribunal de Contas, 

datada de 2007, altura em que o queixoso se encontrava em funções, e que remetia para a 

discricionariedade na atribuição de benefícios como cartões de crédito, dada a ausência de 

regras com que ocorria. Adiante, é também citada a resposta então fornecida pelo gabinete de 

José Sócrates, primeiro-ministro, referindo que o recurso a cartão de crédito destinava-se 

exclusivamente ao pagamento de despesas oficiais, estando o seu uso restrito ao chefe de 

gabinete e ao assessor administrativo. Não resulta claro, no entanto, o contexto em que foi 

recolhida a informação citada. Apenas se diz que o gabinete do então primeiro-ministro 

respondeu às alegações efetuadas na auditoria, citando a dita resposta, mas fica por perceber 

a quem terá respondido, em que contexto e de onde retirara o CM essa informação. 

178. A fechar a página, é dada a posição do diretor do CM refutando a acusação de José Sócrates de o 

jornal levar a cabo uma «doentia campanha de perseguição pessoal», garantindo aos seus 

leitores que o diário limita-se a dar notícias, a relatar factos. 

179. Não se conclui pela ausência de independência e isenção não se vislumbrando a violação das 

respetivas normas ético-legais aplicáveis. 

 

• Edição online de 17 de junho 

180. Não se conclui, naturalmente, pela violação de qualquer dever ético-legal, uma vez que esta 

avaliação não poderá ser efetuada quando o que está em causa é uma peça qualificável como 

opinião. 

 

 

 



   

31 

ERC/07/2014/513 

• Edição impressa de 18 de junho de 2014 

181. Nesta edição, o CM coloca na primeira página uma chamada na qual insiste que os cartões de 

crédito do ex-primeiro-ministro eram controlados pelos seus assessores. A matéria é 

desenvolvida em duas páginas iniciais do jornal, na secção «Atualidade».  

182. No interior, o título da peça principal volta a remeter para José Sócrates a posse dos ditos 

cartões de crédito e o uso daqueles por assessores. Desta feita, a informação é atribuída a uma 

fonte identificada: um assessor do governo sucessor do liderado pelo queixoso e ainda em 

funções. As declarações deste corroboram a versão apresentada no dia anterior pelo queixoso, 

na medida em afirma que não havia cartões de crédito em nome de José Sócrates, mas sim de 

dois membros do seu gabinete, com um plafond no valor do fundo de maneio do gabinete. Ou 

seja, não pertencendo formalmente a José Sócrates, os cartões estavam em uso por 

elementos do seu gabinete. 

183. O CM dá conta de que em 2012 teria já colocado ao gabinete do atual primeiro-ministro a 

questão sobre a existência de cartões de crédito em uso por gabinetes de governantes do 

anterior executivo, tendo recebido como resposta apenas um sim. O jornal questionou agora a 

ausência de mais informação à data, ao que lhe foi dito que foi dada pelos serviços resposta 

genérica a uma pergunta genérica. 

184. O CM recupera ainda as declarações de José Sócrates divulgadas dois dias antes nas quais 

negava ter detido qualquer cartão do governo enquanto primeiro-ministro. 

185. Ora, neste novo texto é a própria fonte de informação que vem reiterar que não existia de facto 

qualquer cartão de crédito em nome de José Sócrates, mas sim em nome dos seus chefe de 

gabinete e assessor. 

186. O primeiro-ministro será sempre o responsável último pela existência desses cartões e pela 

forma como eles estivessem a ser utilizados. A formulação «cartões de Sócrates», para 

referenciar cartões que estariam nas mãos dos seus assessores, deve considerar-se conforme 

à margem de liberdade de que o jornal goza na elaboração da peça, não tendo sido 

ultrapassados limites à liberdade de imprensa.  

187. Na mesma página, um pequeno texto de opinião do diretor-adjunto do CM, Eduardo Dâmaso, 

vem reforçar a posição já sustentada pelo diretor, de que o CM não abdicará de exigir rigor e 

transparência na gestão de dinheiros públicos, cuja queixa da associação de juízes veio 

questionar na denúncia em investigação pelo DIAP. Apesar de assinado pelo diretor-adjunto do 

jornal CM, o texto está expressamente qualificado como opinião e, nessa medida, constitui 



   

32 

ERC/07/2014/513 

primordialmente um espaço norteado pela liberdade de expressão que, embora não sendo 

ilimitado, não deve ser sindicado exatamente pela mesma bitola que avalia os espaços 

informativos. 

188. Em suma, conclui-se que: 

• o CM noticiou em três edições consecutivas matéria relativa a uma investigação judicial 

sobre eventuais gastos ilícitos por utilização de cartões de crédito pertencentes ao seu 

gabinete; 

• o tratamento continuado de uma matéria permite a referência a posições de diferentes 

partes envolvidas em datas consecutivas, resultando do conjunto da informação o 

cumprimento da alusão às posições das partes com interesses atendíveis no caso, assim 

como a congruência final da informação veiculada, o que, de certa forma, minimiza os 

efeitos que poderiam resultar do facto de o CM não ter procurado recolher o contraditório 

em momento prévio à elaboração da peça publicada a 16 de junho; 

• o assunto das peças em análise é de inegável interesse público, já que trata de matéria de 

escrutínio da ação dos poderes públicos que, em nome do direito a ser informado, deve ser 

disponibilizada aos cidadãos; 

• matérias de natureza judicial convocam por vezes o recurso a fontes confidenciais de 

informação, sendo que estas exigem dos profissionais que exercem o jornalismo  a 

observância de um conjunto de critérios e de cautelas que visam esclarecer e proteger o 

público de informação incorreta ou falsa; 

• as peças analisadas não evidenciam falta de isenção e independência, sensacionalismo: o 

denunciado, apesar de recorrer a títulos provocadores, remeteu para factos, 

aparentemente sustentados em fontes documentais, como é o caso do processo iniciado 

pela ASJP com vista a investigar eventuais abusos de dinheiros públicos de cartões de 

crédito no governo liderado pelo queixoso, ou auditorias do Tribunal de Contas; 

• o CM colocara-se na posição de vigilante e denunciador das ações do ex-primeiro-ministro, 

deixando clara aos olhos do público essa estratégia editorial; é neste contexto que devem 

ser entendidos os artigos subscritos por Eduardo Dâmaso, qualificáveis como opinião e, 

por isso, enquadrados na liberdade de expressão do seu autor, cujas as margens entende-

se não terem sido ultrapassadas. 

189. Postas estas considerações, e não cabendo a esta entidade apurar a verdade material dos 

factos relatados nas notícias, mas antes apurar se os órgãos de comunicação social observam 



   

33 

ERC/07/2014/513 

os deveres legais e deontológicos que acometem o exercício do jornalismo, conclui-se, 

conforme análise acima, que o reparo a efetuar ao denunciado respeita à não observância do 

dever de garantir o contraditório, ouvindo (ou pelo menos tentando ouvir, dando nota aos 

leitores dessa mesma tentativa) o visado em momento prévio à elaboração da peça publicada 

a 16 de junho de 2014. 

190. Por último, quanto ao alegado desrespeito da Deliberação 17/2014 (CONTJOR-I) e 

Recomendação 1/2014, de 05 de fevereiro entende-se, à luz do supra exposto, que não se 

comprova que tal tenha ocorrido.  

 

VII. Deliberação 

 

Tendo analisado a queixa do ex-primeiro-ministro José Sócrates contra o Correio da Manhã 

visando a cobertura jornalística de desenvolvimentos de uma investigação acerca da utilização de 

cartões de crédito afetos a gabinetes ministeriais, inclusivamente o do próprio primeiro-ministro, 

durante o segundo governo liderado pelo queixoso que ocorreu em três edições do jornal; 

Considerando que a publicação da matéria em causa encontra-se justificada por si só pelo facto 

de o tema gozar de interesse público; 

Admitindo, em concomitância, que o assunto em causa nas notícias publicadas pode justificar 

o recurso a fontes de informação confidenciais ou não identificadas nas notícias e que os órgãos de 

comunicação social estão cientes da exigência ética e deontológica que se impõe a um tal recurso; 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes dos 

artigos 7.º, alínea d), 8.º, alíneas e) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1. Não dar por verificada a alegada violação de direitos de personalidade do queixoso; 

2. Não dar por provada a alegada falta de isenção e imparcialidade por parte do jornal CM; 

3. Dar por verificada a violação do disposto no artigo 14º, n.º 1., al. e), do Estatuto do 

Jornalista relativo ao dever de auscultar as partes com interesses atendíveis, no que diz 

respeito à notícia de 16 de junho; 

4. Remeter à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para apreciação da conduta dos 

jornalistas indiciados. 



   

34 

ERC/07/2014/513 

 

Lisboa, 4 de maio de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho (abstenção) 
 
 
 

Luísa Roseira 
 
 
 

Raquel Alexandra Castro 
 
 
 

Rui Gomes 


