
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

10/2016 (DR

Recurso de Martim Bouza Serrano e Marta Ferreira Duarte contra o jornal 
Diário de Notícias por alegado incumprimento do exercício do direito de 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

Deliberação 

10/2016 (DR-I) 

 

 

 

Recurso de Martim Bouza Serrano e Marta Ferreira Duarte contra o jornal 
por alegado incumprimento do exercício do direito de 

resposta 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de janeiro de 2016

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Recurso de Martim Bouza Serrano e Marta Ferreira Duarte contra o jornal 
por alegado incumprimento do exercício do direito de 



ERC/12/2015/1012   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 10/2016 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso de Martim Bouza Serrano e Marta Ferreira Duarte contra o jornal Diário de 

Notícias por alegado incumprimento do exercício do direito de resposta 

 

 

I. Do Recurso 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

10 de dezembro de 2015, um recurso de Martim Bouza Serrano e de Marta Ferreira Duarte 

(doravante, Recorrentes) contra o jornal Diário de Notícias, propriedade da Global 

Notícias, Publicações, S.A. (doravante, Recorrido), por alegado incumprimento do direito 

de resposta relativo à notícia com o título «Rangel ganhou processo ao CM. Jornal recorre 

e tenta evitar penhora», publicado na edição de 8 de outubro de 2014. 

2. Alegam os Recorrentes que «no ano de 2013, um tribunal cível de Lisboa condenou o 

Exmo. Senhor Juiz Desembargador Dr. Rui Rangel a pagar a uma clínica de estética, duas 

intervenções de modelação corporal por drenagem linfática a que este se sujeitara em 

2008, montante que lhe vinha sendo exigido pela clínica desde 2009». 

3. Mais disseram que «o jornal “Correio da Manhã” acompanhou o julgamento, consultou o 

processo, esteve presente nas audiências e publicou dois artigos sobre o tema: um que 

dava a conhecer os contornos do litígio, e outro que relatava a condenação daquele 

magistrado do Tribunal da Relação de Lisboa, tendo em ambos os textos recorrido à 

expressão “calote”». 

4. Continuam dizendo que «sentindo-se ofendido pelo conteúdo dos textos, o Senhor Juiz 

Desembargador acionou judicialmente os jornalistas que os redigiram, o Diretor e a 

sociedade detentora do jornal “Correio da Manhã” (...) ação que foi patrocinada pelos ora 

Queixosos». 

5. Afirmam também que «o processo foi julgado tendo a primeira instância decidido absolver 

todos os Réus do pedido, e condenar o Magistrado no pagamento das custas». 



ERC/12/2015/1012   

2 

6. Acrescentam que «esta decisão foi alterada pelo Tribunal da Relação de Lisboa que 

entendeu atribuir ao Juiz Desembargador Dr. Rui Rangel uma indeminização (...) por 

danos morais». 

7. Informam que «o jornal “Correio da Manhã” recorreu desta decisão para o Supremo 

Tribunal de Justiça encontrando-se o processo a aguardar uma decisão final, tendo os 

Queixosos patrocinado igualmente o recurso». 

8. Referem a este propósito que «os ora Queixosos assumiram (e assumem) o patrocínio do 

jornal “Correio da Manhã” no âmbito das ações supra mencionadas e alvo de escrutínio no 

artigo aqui em apreço do jornal “Diário de Notícias”». 

9. Dizem também que «embora o processo aguarde decisão do Supremo Tribunal de Justiça, 

o Senhor Desembargador Rui Rangel optou por não esperar pela decisão final, 

apressando-se a apresentar uma ação executiva contra os jornalistas». 

10. Mais dizem que «no dia 8 de Outubro de 2015, entendeu o jornal “Diário de Notícias” 

publicar um artigo com o título “Rangel ganhou processo ao CM. Jornal recorre e tenta 

evitar a penhora”». 

11. Sustentam os Recorrentes que «o referido artigo insinuava que os Queixosos teriam 

perdido um prazo», citando de seguida a notícia: «segundo informações recolhidas pelo 

DN, a iniciativa do jornal em prestar uma garantia bancária poderá ter entrado no processo 

já depois do prazo legal para o efeito. A defesa de Rui Rangel ainda terá de pronunciar-se, 

aceitando ou não a prestação da garantia ou preferindo a penhora dos salários dos 

jornalistas condenados». 

12. Defendem os Recorrentes que «contrariamente ao que o artigo sugeria, o pedido de 

caução não foi apresentado fora do prazo». 

13. Acrescentam que «a menção de que tal teria ocorrido transmitiu uma imagem negativa 

sobre o trabalho dos signatários e, em concreto, que as penhoras dos referidos salários só 

teria ocorrido porque os signatários não teriam apresentado atempadamente o referido 

requerimento, facto que é manifestamente falso». 

14. Continuam dizendo que «no seguimento do referido artigo e por entenderem que o 

mesmo punha em causa o bom-nome e reputação dos Queixosos, sobretudo a sua 

reputação profissional, não relatavam adequadamente os factos, nem a visão e versão 

daqueles, os Queixosos pretenderam exercer direito de resposta junto do referido órgão 

de comunicação social, o que fizeram, tempestivamente, por carta registada com A/R». 



ERC/12/2015/1012   

3 

15. Referem a este propósito que o Recorrido se recusou a publicar o direito de resposta 

alegando que «não se evidenciava “a legitimidade dos Senhores Doutores para, em nome 

de outrem, solicitarem a publicação de qualquer texto”». 

16. A este respeito, alegam os Recorrentes que «não solicitaram a publicação do texto ao 

abrigo do direito de resposta “em nome de outrem” mas, pelo contrário, em nome próprio 

enquanto indiretamente visados pela notícia, nos termos previstos pela Lei de 

Imprensa». 

17. Sustentam os Recorrentes que «a notícia, ao afirmar, em momentos diversos ao longo do 

artigo, que a “garantia bancária poderá ter entrado no processo já depois do prazo legal 

para o efeito” é claramente suscetível de colocar em causa o seu bom nome, bem como a 

sua reputação profissional». 

18. Alegam também que «no meio jurídico, é do conhecimento geral quem patrocina o jornal 

“Correio da Manhã”, mormente que são os ora Queixosos que o fazem». 

19. Continuam dizendo que «publicar-se nos órgãos de comunicação social que os Queixosos 

teriam deixado passar o prazo legal para apresentação de qualquer intervenção 

processual, um dos erros jurídicos mais básicos, coloca, indubitavelmente, em causa o 

nome e a reputação profissionais, construídos ao longo da vários anos enquanto 

Advogados do “Correio da Manhã”, o jornal com maior tiragem a nível nacional e o segundo 

maior, vendido em banca, a nível ibérico». 

20. Defendem ainda que «pese embora existam outros visados no texto, os Queixosos não 

deixam também de o ser, uma vez que a sua competência profissional é colocada em 

causa quando o “Diário de Notícias” lhe atribui a autoria de um erro jurídico elementar e 

irreparável, o qual não corresponde sequer à verdade». 

21. Em síntese, alegam os Recorrentes que «para além dos factos relatados não 

corresponderem à verdade, afectam inevitavelmente a reputação profissional dos 

Queixosos, uma vez que as referências que lhes são feitas podem ser facilmente 

reconhecidas, não só pelo seu “círculo de relações habituais”, como também por todo o 

meio jurídico e pelos demais grupos detentores de órgãos de comunicação social». 

22. Concluem dizendo que «não se verifica a ilegitimidade passiva alegada, sendo os 

Queixosos parte legítima para o exercício do direito de resposta, assistindo-lhe o direito de 

fazer chegar aos leitores do “Diário de Notícias”, a sua versão dos factos, aquela que é a 

sua verdade». 



ERC/12/2015/1012   

4 

23. Pelo que requerem que a presente queixa seja julgada procedente e que a ERC ordene «a 

publicação do texto de resposta apresentado pelos Queixosos nos termos da Lei de 

Imprensa», bem como que a ERC levante «processo de contraordenação pela manifesta 

denegação do direito de resposta». 

 

II. Defesa do Recorrido 

 

24. O Recorrido começa por alegar estar na presença de um caso que julga configurar um 

verdadeiro abuso de direito. 

25. Considera o Recorrido que «não é para casos como este que foi construído o instituto do 

Direito de resposta, sendo medianamente evidente que, não podendo o Jornal visado na 

notícia exercer o direito de resposta, por total falta de requisitos legais – a que não é 

naturalmente alheio o facto de o seu Director Octávio Ribeiro ter prestado declarações ao 

DN – vieram, desta feita, alguns dos D. Mandatários da empresa proprietária do título, 

fazê-lo». 

26. Defende o Recorrido que «em nenhum momento a notícia dos autos se refere o nome dos 

Participantes». 

27. Mais disse que «esta notícia reporta-se exclusivamente ao jornal “Correio da Manhã”, aos 

seus jornalistas, nela mencionados, à empresa proprietária do CM e ao Senhor Juiz 

Desembargador Rui Rangel». 

28. Afirma que a notícia «não quis (ou visou) noticiar um eventual “erro” dos Advogados do 

CM». 

29. Acrescenta que «tal erro, no contexto da notícia, (a existir) seria (e era) sempre imputável 

à empresa proprietária do CM e ao CM. 

Não aos seus mandatários (que não menciona ou identifica)». 

30. Mais disse que «não tendo os Senhores Advogados sido objeto de quaisquer referências, 

diretas ou indiretas, na notícia em causa, o DN seguiu o entendimento propugnado pela 

ERC na Directiva 2/2008 sobre a questão». 

31. Sustenta o Recorrido que «não só a notícia não se refere ou menciona os Advogados 

Participantes como os únicos interesses ali em causa pertencem a pessoas diferentes: o 

CM e seus jornalistas, a PRESSLIVRE e, do outro lado, o Juiz Desembargador referido». 



ERC/12/2015/1012   

5 

32. Defende ainda que «o pedido apresentado na ERC reporta-se a um pedido de caução 

apresentado no processo que opõe o CM ao Sr. Juiz Desembargador». 

33. Continua dizendo que «esse pedido de caução – que não teria sido apresentado dentro do 

prazo – foi feito e apresentado, no processo, pela PRESSLIVRE, pelos jornalistas do CM em 

questão, e não pelos Advogados em nome próprio». 

34. Alega o Recorrido que «a PRESSLIVRE, “no meio jurídico” sempre contratou e teve (pelo 

menos em anos recentes) como Advogados, os Advogados que integram uma sociedade 

de Advogados denominada Cruz, Menezes & Associados – Sociedade de Advogados, RL». 

35. Diz também que é «a essa sociedade de advogados que os mandatos forenses da 

PRESSLIVRE eram (e são) outorgados». 

36. Isto é «era à Sociedade e não aos Participantes, em nome exclusivamente individual, que 

eram (e são) outorgados poderes de representação para efeitos de mandato forense». 

37. Refere ainda que na sociedade de advogados em causa «existe uma pluralidade de 

Advogados, todos eles mandatados pela PRESSLIVRE e jornalistas do CM de forma 

indistinta, e não apenas os Advogados Participantes». 

38. Assim, argumenta o Recorrido que «que não é efectivamente verdade que “no meio 

jurídico, é do conhecimento geral quem patrocina o jornal Correio da Manhã”, são os ora 

Queixosos, como alegam». 

39. Entende o Recorrido que, na verdade, quem patrocina o CM é a Sociedade de Advogados 

Cruz, Menezes & Associados – Sociedade de Advogados, RL, CCA Ontier, tal como referem 

as procurações que o CM outorga». 

40. Considera por isso que «quando muito seria legítima a Sociedade de Advogados CCA, de 

onde, aliás, provém o papel timbrado com o qual os Participantes pretenderam exercer o 

direito de resposta e peticionaram a presente Queixa». 

41. Sustenta o Recorrido que «o facto de muitas vezes os ora Participantes patrocinarem 

causas do CM não faz com que seja do “conhecimento geral”, ou mesmo do “circuito de 

relações habituais” dos Participantes que sejam estes- e só estes – os mandatários do CM 

a que a notícia (porventura) pudesse aludir, pois, como se demonstrou, os Advogados do 

CM (com excepção de um certo “núcleo resistente” da CCA) tem-se alterado». 

42. Adicionalmente defende o Recorrido que «se por um lado, a notícia não era de molde a 

reportar-se aos Participantes, também não cremos que fosse susceptível de ofender a 

reputação e boa fama sequer. 



ERC/12/2015/1012   

6 

Mesmo que numa perspectiva iminentemente subjectiva». 

43. Isto porque «a notícia – sobre o ponto a que se “agarram” os Participantes – não o dá 

como certo». 

44. Acrescenta que «a notícia não diz que a garantia bancária entrou fora do prazo e que tal 

foi “culpa” dos Advogados (e quais)». 

45. Alega o Recorrido que «o que a notícia escreve foi que “segundo informações recolhidas 

pelo DN, a iniciativa do jornal (...) poderá ter entrado no processo já depois do prazo». 

46. Sustenta o Recorrido ser uma «expressão lícita e permitida. Se o jornalista tinha obtido 

informações naquele sentido, mas que sobre as quais não podia dar toda a certeza de 

serem verdadeiras, referiu a matéria com a incerteza inerente». 

47. Defende o Recorrido que «não resulta (nem pode resultar) da notícia que os Participantes 

“falharam um prazo”, isso sim seria ofensivo e poria em causa a reputação profissional 

dos mesmos. E é essa a leitura que, simplesmente, a notícia não consente». 

48. Entende o Recorrido que «a notícia publicada não é de molde a ferir a reputação e boa 

fama dos Advogados do CM (leia-se da CCA Advogados), e muito menos dos Participantes, 

e, portanto, sempre estaria o exercício prejudicado». 

49. Considera por isso que «a notícia não é ofensiva da honra dos Participantes pois (i) não os 

visa, (ii) não os identifica e (iii) é contida dentro dos limites da liberdade de informação, 

recorrendo a uma expressão que demonstra incerteza». 

50. Conclui dizendo que «o jornal cumpriu a lei, inexistindo qualquer violação ou sonegação 

ilegítima do direito de resposta». 

51. Pelo que, entende o Recorrido que deve o presente recurso ser arquivado. 

 

III. Análise e Fundamentação 

 

52. O Recorrido começa por alegar que não foram feitas quaisquer referências, diretas ou 

indiretas, aos Recorrentes, pelo que não lhes assiste direito de resposta relativamente ao 

artigo visado no presente processo. 

53. Nos termos do artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, «tem direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva (...) que tiver sido objeto de 

referências, ainda que indiretas que possam afetar a sua reputação e boa fama». 



ERC/12/2015/1012   

7 

54. Na peça posta em crise noticia-se o processo judicial que opõe Rui Rangel ao jornal Correio 

da Manhã. A propósito deste processo, diz-se na peça que «segundo informações 

recolhidas pelo DN, depois de avisada através do processo que a penhora dos ordenados 

estava em marcha, a empresa fez chegar, há pouco tempo, um pedido de prestação de 

garantia bancária. Porém, este pode ter sido entregue fora de prazo». 

Mais à frente na notícia refere-se que «segundo informações recolhidas pelo DN, a 

iniciativa do jornal em prestar uma garantia bancária poderá ter entrado no processo já 

depois do prazo legal para o efeito». 

55. Consideraram os Recorrentes que a notícia em causa é suscetível de afetar o seu bom 

nome bem como a sua reputação profissional. 

56. A este propósito, alega o Recorrido que, quando muito, poderia ter sido a Sociedade, a 

quem são outorgados poderes de representação para efeitos de mandato forense, e não 

os Recorrentes, a exercer o direito de resposta, não tendo estes, para o efeito, qualquer 

legitimidade. 

57. O jornal Correio da Manhã é representado pela sociedade de advogados Cruz, Menezes, 

Castelo Branco & Associados – Sociedade de Advogados, RL, tendo como mandatários 

constituídos, entre outros, Marta Ferreira Duarte e Martim Bouza Serrano, Recorrentes no 

presente processo. 

58. Ora, afigura-se incontroverso que ao colocar-se, na notícia, a possibilidade de o pedido de 

prestação de garantia bancária ter entrado fora do prazo legalmente admissível para o 

efeito, põe-se em causa o trabalho e profissionalismo dos mandatários que estão 

constituídos no processo. 

59. Tem razão o Recorrido quando refere que o artigo em causa não refere expressamente o 

nome dos Recorrentes. Contudo, e como se afirma na Diretiva 2/2008, sobre a publicação 

de direitos de resposta e de retificação na imprensa, de 12 de novembro de 2008, «as 

referências indiretas relevam na medida em que possam ser reconhecidas pelas pessoas 

do círculo de relações habituais do visado». 

60. E, neste contexto, assiste razão aos Recorrentes quando afirmam que as referências que 

são feitas na notícia «podem ser facilmente reconhecidas, não só pelo seu “círculo de 

relações habituais”, como também por todo o meio jurídico e pelos demais grupos 

detentores de órgãos de comunicação social». 



ERC/12/2015/1012   

8 

61. Sustenta ainda o Recorrido que na Sociedade em causa existe uma pluralidade de 

advogados e que os advogados que representam o Correio da Manhã têm-se alterado. 

62. Contudo, à data da notícia, os Recorrentes faziam parte do grupo de advogados que 

representavam o jornal Correio da Manhã no processo que é referido na peça jornalística, 

sendo por isso admissíveis os argumentos aduzidos pelos Recorrentes ao defenderem 

que as informações aí vertidas são suscetíveis de afetar a sua reputação e bom nome 

profissionais uma vez que a sua identidade é facilmente reconhecida em determinados 

círculos sociais. 

63. Alega também o Recorrido que a notícia não é suscetível de ofender a reputação e boa 

fama dos Recorrentes, uma vez que a peça não dá como certo que o pedido em causa 

tenha entrado fora do prazo. É levantada apenas uma possibilidade, informação essa que 

resultou do trabalho jornalístico realizado pelo jornalista que assina a notícia. 

64. Afirma-se na Diretiva citada que «a apreciação do que possa afetar a reputação e boa 

fama deve ser efetuada segundo uma perspetiva prevalecentemente subjetiva, de acordo 

com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade». 

65. Como já foi referido, o Conselho Regulador considera não ser desrazoável que uma notícia 

onde se coloca a possibilidade de um requerimento ter dado entrada fora de prazo seja 

considerada lesiva da reputação e bom nome profissionais dos mandatários que 

representam o jornal visado na peça jornalística. 

66. Tendo em conta o exposto, o Conselho Regulador entende que a recusa de publicação do 

direito de resposta pelo Recorrido foi ilegítima, determinando-se, em consequência, a 

abertura do correspondente procedimento contraordenacional. 

67. Quanto à publicação da resposta por parte do jornal, esta deve ficar condicionada à 

redução do número de palavras que constam do texto de resposta para as 300 palavras 

previstas no artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, ou os Recorrentes optarem pelo 

mecanismo previsto no artigo 26.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, nos termos do qual a parte 

da resposta que excede o limite de palavras legalmente previsto poderá «ser publicada, 

por remissão expressa, em local conveniente à paginação do periódico e mediante 

pagamento do equivalente ao da publicidade comercial redigida, constante das tabelas do 

periódico, o qual será feito antecipadamente ou assegurado pelo envio da importância 

consignada bastante». 

 



ERC/12/2015/1012   

9 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso interposto por Martim Bouza Serrano e Marta Ferreira Duarte 

contra o jornal Diário de Notícias, propriedade da Global Notícias, Publicações, S.A., por alegado 

incumprimento do direito de resposta relativo à notícia com o título «Rangel ganhou processo 

ao CM. Jornal recorre e tenta evitar penhora», publicado na edição de 8 de outubro de 2014, o 

Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do disposto no artigo 

8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos respetivos Estatutos: 

 
1. Reconhecer a titularidade do texto de resposta aos Recorrentes, que devem, no 

entanto, reduzir o texto de resposta por forma a observar o limite de número de 

palavras previstos no n.º 4 do artigo 25.º da Lei de Imprensa ou informar ao Recorrido a 

sua intenção de exercer o direito previsto no n.º 1 do artigo 26.º do referido diploma 

legal. 

2. Determinar ao Recorrido que dê cumprimento ao direito de resposta dos Recorrentes, 

após a adoção do comportamento enunciado no ponto precedente, acompanhado da 

menção de que tal publicação decorre por determinação da ERC, em conformidade com 

o artigo 27.º, n.º 4, do mesmo diploma legal; 

3. Advertir o ora Recorrido que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro; 

4. Determinar a abertura de procedimento contraordenacional com fundamento no 

disposto no artigo 35.º, n.º 1, alínea d), da Lei de Imprensa. 

 

Não há lugar a pagamento de taxas por encargos administrativos. 

 

Lisboa, 13 de janeiro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


