
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/122 (DR-I) 

 

 

 

Queixa de Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD e de Bruno 
Carvalho contra o jornal Correio da Manhã por falta de rigor 

informativo na notícia publicada na edição de 13 de novembro de 
2014, com o título «Nani ameaça deixar o Sporting» 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
1 de junho de 2016



   

1 

ERC/11/2014/764 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/122 (DR-I) 

 

Assunto: Queixa de Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD e de Bruno Carvalho contra o jornal 

Correio da Manhã por falta de rigor informativo na notícia publicada na edição de 13 de novembro de 

2014, com o título «Nani ameaça deixar o Sporting» 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 17 de 

novembro de 2014, uma queixa de Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD e de Bruno 

Carvalho (doravante, Queixosos) contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, 

SA (doravante, Denunciado), por falta de rigor informativo na notícia publicada na edição de 13 

de novembro de 2014, com o título «Nani ameaça deixar o Sporting». 

2. Alegam os Queixosos que o Denunciado «publicou uma notícia falsa, caluniosa, polémica e 

sensacionalista (...) acerca de uma suposta ameaça de um jogador da Sporting SAD aos 

dirigentes da sociedade». 

3. Referem os Queixosos que «a notícia não tem qualquer correspondência com a realidade ao 

que acresce não ter sido feito qualquer esforço real para contactar alguém da Sporting SAD (...) 

que se pudesse pronunciar sobre a suposta notícia, dado que se tivesse sido feito esse esforço, 

facilmente a notícia teria sido negada». 

4. Consideram os Queixosos que «a questão assume mesmo contornos de esquizofrenia, uma 

vez que o presidente da Sporting SAD vem citado na página seguinte, com palavras ditas numa 

entrevista de véspera à Sporting TV, onde vem negado precisamente o conteúdo da notícia em 

crise». 

5. Mais dizem que «os jornalistas/jornal em causa faltaram à verdade para, com toda a 

probabilidade, criarem sensacionalismo que permitisse vender jornais». 

6. Sustentam assim os Queixosos que «a postura dos jornalistas em questão é violadora de 

deveres profissionais dispostos no Estatuto do Jornalista, particularmente no artigo 14.º, n.º 1, 

alíneas a), e) e f), bem como o n.º 2, alínea c)». 



   

2 

ERC/11/2014/764 

7. Por outro lado, entendem que «o jornal Correio da Manhã violou o artigo 3.º da Lei de Imprensa, 

designadamente ao permitir a publicação de uma peça nestes moldes, sensacionalista, sem 

ouvir os interessados, sem identificar as fontes ou justificar o porquê de não o fazer». 

8. Referem ainda os Queixosos que «estão além do mais reunidos os pressupostos para, nos 

termos e para os efeitos do artigo 24.º e seguintes da Lei de Imprensa, ser exercido pela 

Sporting SAD e Bruno de Carvalho o direito de resposta, uma vez que foram objeto de 

referências que afetam a sua reputação e boa fama». 

9. Concluem dizendo que «deverá a presente reclamação ser admitida e a final sancionados os 

jornalistas e, sendo disso caso, o Director, o Director-Adjunto e/ou Subdirector bem como o 

jornal/empresa jornalística, bem como concedido o direito de resposta à Sporting SAD e seu 

presidente Bruno de Carvalho». 

 

II. Defesa do Denunciado 

 

10. Alega o Denunciado, em relação ao direito de resposta solicitado pelos Queixosos que «[u]ma 

coisa são os pressupostos dos direitos de resposta e retificação expressamente previstos na 

norma do artigo 24.º da Lei de Imprensa (...) e que deverão ser apreciados em sede própria, 

coisa diferente é o exercício dos direitos de resposta e de retificação, que vem previsto no 

artigo 25.º do mesmo diploma». 

11. Mais disse que «o Requerente (...) não veio exercer qualquer um desses direitos junto do 

Requerido». 

12. Continua dizendo que «não se concebe que o Requerente venha apresentar queixa contra o 

Requerido, alegando que terá posto em causa o “valor” direito de resposta, pelo simples facto 

de se arrogar na qualidade de titular daquele direito – e sem nunca ter manifestado qualquer 

vontade em vir efetivamente a exercer os alegados direitos». 

13. Quanto a esta questão, conclui dizendo que o direito de resposta peticionado deve ser 

considerado manifestamente improcedente. 

14. Sobre a questão do rigor informativo, o Denunciado começa por enquadrar o aparecimento da 

notícia em causa com as declarações de Bruno de Carvalho a propósito do jogo do Sporting com 

Vitória de Guimarães e as reações dos jogadores, em especial de Nani a estas declarações. 



   

3 

ERC/11/2014/764 

15. Esclarece também que foi com base em factos notórios «que os jornalistas do Correio da 

Manhã vieram a desenvolver a investigação jornalística que veio a dar origem à publicação da 

notícia em questão». 

16. Argumenta o Denunciado que «o futebol é um desporto que denota um interesse público 

notável no nosso país, movendo um alargado universo de pessoas, sem olhar a géneros, 

idades, raças, meios económicos e sociais, ou estatutos». 

17. Considera que «as pessoas querem estar ao corrente daquilo que se passa no meio 

futebolístico, devendo, por tal, ser informadas nesse sentido». 

18. Requer, assim, que, no caso concreto, se conclua «pelo manifesto interesse público que os 

factos revestiram». 

19. E que «a respetiva divulgação na notícia objeto destes autos, corresponde à prossecução de 

um interesse que em si é legítimo». 

20. Continua dizendo que «o que é facto é que os jornalistas (...) contactaram fontes de espécie 

diversificada, que deram conta de determinados factos, os quais, após terem sido devidamente 

testados e confirmados, vieram a compor o teor do artigo jornalístico em causa». 

21. Argumenta que os factos publicados resultaram «do confronto dos relatos das diferentes 

fontes contactadas, as quais eram, aliás, bastante próximas dos factos, tendo os jornalistas 

concluído que os relatos em questão, eram perfeitamente coincidentes». 

22. Mais disse que «ainda a propósito das fontes da notícia, esclareça-se que se tratam de fontes 

nas quais os jornalistas depositam a sua maior confiança, porquanto, contactam com as 

mesmas há já vários anos, e o histórico demonstra que, até ao presente, as informações que 

vão sendo transmitidas pelas mesmas, nunca se revelaram falsas». 

23. Afirma, assim, que os jornalistas «acreditaram, de boa-fé, na veracidade das informações 

prestadas». 

24. Sublinha também que «terá sido somente com base nestes pressupostos, isto é, a 

proximidade das fontes com os factos em investigação, e a credibilidade que as mesmas 

merecem junto dos jornalistas autores da notícia, que estes entenderam que deveriam 

proceder à publicação da notícia em causa». 

25. Pelo que defende que «quando na queixa apresentada o Requerente vem alegar que “o jornal 

Correio da Manhã violou o [artigo] 3.º da Lei de Imprensa, designadamente (...) sem identificar 

as fontes ou justificar o porquê de o fazer”, tais alegações, para além de não corresponderem 



   

4 

ERC/11/2014/764 

com a realidade dos factos, deverão ser tidas por manifestamente improcedentes por não 

merecerem qualquer acolhimento jurídico». 

26. Por outro lado, «tendo as fontes da notícia pedido que a respetiva identificação não fosse 

revelada na notícia, os jornalistas respeitaram (e bem), tal pedido, motivo pelo qual, 

justificadamente, não procederam à respetiva identificação». 

27. Defende também que «o facto de o Presidente da Requerente ter vindo a público (numa 

entrevista à Sporting TV), e ter transmitido factos que são diferentes daqueles que resultam 

das informações fornecidas pelas fontes dos jornalistas, não é apto a atribuir carácter de 

“falsidade” às últimas». 

28. Com efeito, considera o Denunciado que «tanto os jornalistas, como qualquer outra pessoa, 

são livres de dar às declarações do presidente da Requerente o valor que bem entenderem – 

até porque, tais declarações, pela sua própria natureza, não são dotadas de fé pública». 

29. Esclarece o Denunciado que «estamos perante o aditamento de mais factos à notícia, 

nomeadamente que aquele terá comentado a situação em causa, com as declarações aí 

transcritas». 

30. Pelo que, entende que «deve concluir-se por uma conduta diligente por parte destes 

jornalistas, no sentido de reunirem informação suficiente que seja capaz de dotar os leitores 

dos elementos necessários para fazerem uma interpretação livre dos factos em questão – e 

não o contrário». 

31. Alega o Denunciado que «o direito à informação comporta três limites essenciais: i) o valor 

socialmente relevante da notícia, ii) a moderação da forma de a veicular; e a iii) verdade, 

medida esta pela objetividade, pela seriedade das fontes, pela isenção e pela imparcialidade do 

autor, evitando manipulações que a deontologia profissional, antes das leis do Estado, 

condena». 

32. Sustenta o Denunciado que «esta divulgação foi feita por forma adequada aos interesses em 

jogo». 

33. Refere o Denunciado que «[c]onstitui facto notório que as declarações introduzidas pelo 

Presidente do Requerente na rede social do “Facebook”, foram bastante polémicas, dentro 

daquele que é um desporto de massas que capta a atenção de muitos adeptos, especialmente 

quando estão em causa aspectos da vida de um dos três grandes clubes do futebol português, 

como é o caso do Requerente». 



   

5 

ERC/11/2014/764 

34. Acrescenta que «os factos que foram transmitidos a ambos os jornalistas por fontes 

diferentes, e os quais compõem o teor da notícia, têm interesse público considerável – sendo a 

mesma de valor socialmente relevante». 

35. Defende também o Denunciado que a notícia foi veiculada de forma moderada. 

36. Sublinha ainda o facto de na notícia terem sido utilizadas «fontes idóneas e fidedignas, fontes 

essas que mereceram a maior credibilidade quanto às informações prestadas, considerando 

os jornalistas as informações verdadeiras». 

37. Adicionalmente refere que «toda a informação foi testada e confrontada com outras fontes, 

tendo os jornalistas publicado apenas, a informação que lograram confirmar». 

38. Continua dizendo que «ao terem apurado devidamente os factos constantes da notícia, os 

jornalistas acreditaram na verdade dos factos fornecidos pelas respetivas fontes». 

39.  Conclui dizendo que «a publicação em questão é lícita e corresponde ao exercício legítimo do 

direito de informar, não merecendo qualquer procedência as condenações deduzidas pela 

Requerente na sua queixa, alegando o incumprimento, pelo Requerido das normas legais, 

nomeadamente do artigo 14.º, do Estatuto do Jornalista, e do artigo 3.º, da Lei de Imprensa, - o 

que não se concebe». 

40. Tendo em conta o exposto, entende o Denunciado que deve ser arquivado o presente 

processo». 

 

III. Descrição da peça 

 

41. A peça objeto de queixa foi publicada na edição do jornal Correio da Manhã, de dia 13 de 

novembro de 2014, na página 8. 

42. A notícia tem como título «Nani ameaça deixar o Sporting» e antetítulo «Extremo contra 

processos disciplinares».  

43. A peça em apreço insere-se num conjunto de peças noticiosas reunidas sobre o título «Tensão 

em Alvalade», que providenciam diferentes aspetos da referida polémica sobre alegados 

«processos disciplinares». 

44. No lide da notícia afirma-se que o «[n].º 77 dos leões admitiu voltar ao Man. United em janeiro e 

defendeu Jefferson e Rui Patrício». 

45.  No corpo da peça jornalística começa-se por referir que «Nani ameaçou Bruno Carvalho que 

abandonaria o Sporting em janeiro caso fosse alvo de um processo disciplinar pelas 



   

6 

ERC/11/2014/764 

declarações que proferiu após o jogo (4-2) com o Schalke 04, para a Liga dos Campeões, em 

Alvalade». 

46. A peça noticiosa prossegue citando as palavras do jogador após o jogo, em que afirmou «quem 

não sabe perder também não sabe ganhar», declarações que, de acordo com o jornal, referir-

se-iam às palavras escritas pelo Presidente do Sporting, após derrota com o Vitória de 

Guimarães, quando este afirmou que a equipa «não foi digna e não mostrou raça e atitude». 

47. A notícia diz ainda que foram contactadas fontes, sem identificar quais em concreto («De 

acordo com as fontes contactadas»), e que estas teriam dito que Nani não falara diretamente 

com Bruno de Carvalho, mas por intermédio de Augusto Inácio. 

48. Noticia-se também que na suposta conversa com Augusto Inácio, Nani terá dito que «não 

admitiria que a direção do clube avançasse com processos aos seus colegas». 

49. O jornal afirma saber, novamente sem identificar a fonte («O CM sabe»), que Nani pretende 

cumprir até ao fim o seu contrato de empréstimo mas que o jogador sublinhou a Bruno 

Carvalho, por intermédio de Augusto Inácio, que nem ele nem os seus colegas estariam 

disponíveis para serem novamente criticados publicamente «de forma injusta». 

50. A peça refere que Nani «quando questionado sobre a possibilidade de voltar ao Man. United em 

janeiro, assegurou que no contrato entre os dois clubes não está qualquer cláusula onde tal 

esteja previsto». 

51. A peça termina afirmando: 

«Ao que o CM apurou, o responsável pelo setor da formação do clube de Alvalade terá proferido 

palavras insultuosas para o trio depois do jogo com o Schalke 04 para a Champions.» 

52. A notícia visada é acompanhada de uma fotografia do jogador Nani, com uma legenda que 

esclarece o valor que o M. United paga por ano ao jogador. A peça é complementada por uma 

outra caixa de texto, com o título «Extremo sem preocupação», que refere que o jogador não se 

sente preocupado com um eventual processo disciplinar. 

53. No final da página também é utilizada uma caixa de texto, com o título «Técnico apoia 

jogadores», onde se afirma que os jogadores do Sporting contam com o apoio do treinador 

Marco Silva no que se refere às críticas de Bruno de Carvalho à equipa.  

 

IV. Análise e Fundamentação 

 



   

7 

ERC/11/2014/764 

54. A título de questão prévia, esclarece-se que, em relação ao direito de resposta solicitado, os 

Queixosos foram notificados, no dia 19 de novembro de 2014, através do N/ ofício n.º 

6536/ERC/2014, de que este direito deve ser requerido, primeiramente, junto da publicação. Só 

no caso de ter sido infundadamente recusado é que cabe recurso para a ERC, nos termos dos 

artigos 25.º, n.º 3, e 27.º da Lei de Imprensa, que se transcreveram em anexo ao ofício referido. 

55. Pelo que não haverá lugar à apreciação do direito de resposta, uma vez que este não foi 

efetivamente exercido junto do jornal nos termos da lei. 

56. Na presente queixa está em causa a análise do rigor informativo na notícia publicada na edição 

de dia 13 de novembro de 2014, do jornal Correio da Manhã, com o título «Nani ameaça deixar o 

Sporting». 

57. Em termos conceptuais, tem sido entendimento da ERC que o rigor informativo representa um 

dos princípios que orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma comunicação 

pública de conteúdo ajustado à realidade ou de reduzido grau de indeterminação. Pode 

estabelecer-se uma proporção entre o rigor e a qualidade e credibilidade da informação: quanto 

mais rigorosa mais confiável será; ao invés, o erro, a imprecisão a dúvida ou distorção podem 

implicar uma diminuição da qualidade e credibilidade informativas. 

58. Nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista, constitui dever 

fundamental do jornalista «informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e 

demarcando claramente os factos da opinião». 

59. Por sua vez, o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses afirma que «[o] 

jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade». 

60. Nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista, constitui dever 

fundamental do jornalista «procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as 

partes com interesses atendíveis dos casos de que se ocupem». 

61. Refira-se ainda o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses, que afirma que 

«[o]s factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso». 

62. Alegam os Queixosos que a notícia não tem qualquer correspondência com a realidade e que 

não lhes foi dada a possibilidade de apresentarem a sua versão dos factos. 

63. Começa o Denunciado por alegar o interesse público na divulgação da peça jornalística visada 

pelos Queixosos, designadamente por tratar-se de um desporto com muitos adeptos e que 

move «um alargado universo de pessoas, sem olhar a géneros, idades, raças, meios 

económicos e sociais, ou estatutos». 



   

8 

ERC/11/2014/764 

64. Mais diz o Denunciado que na notícia em causa é referido que a informação aí constante 

provém de fontes credíveis e que merecem a confiança dos jornalistas autores da peça, 

acrescentando que essas mesmas fontes pediram para não serem identificadas. 

65. Quanto à questão do interesse público da notícia em apreço, cumpre «salientar que as 

decisões sobre a seleção noticiosa e as formas de tratamento da informação se inscrevem na 

esfera da liberdade e da autonomia editoriais dos meios de comunicação. Cumpre sublinhar, de 

igual modo, o papel e a importância do direito de informar, sem ingerências de autoridades 

públicas ou privadas, o qual constitui uma garantia estruturante das sociedades abertas. A 

liberdade de informar deve ser exercida em conformidade com as normas próprias da profissão 

jornalística que, em parte, também pretendem tutelar e contribuir para evitar a lesão de direitos 

de terceiros merecedores de proteção». (Deliberação139/2015 (ContJor-I), disponível em 

www.erc.pt)  

66. Assim, salvo em casos de manifesta gravidade, como a violação de direitos legalmente 

protegidos através de órgão de comunicação social, o Regulador não interfere nos critérios de 

noticiabilidade de um jornal sendo esta matéria reservada à liberdade editorial do diretor da 

publicação. 

67. Já sobre a questão da audição de todas as partes com interesses atendíveis na notícia, tal 

como é exigido na norma supra citada, o Denunciado defende que os autores da peça 

consideraram que tinham matéria suficiente para construir a notícia em análise, uma vez que 

confiavam na razoabilidade da versão apresentada por fontes que lhes mereciam a total 

confiança.  

68. Verificou-se também que os jornalistas construíram a peça com base em fontes cuja identidade 

dizem não poder ser revelada. Tal faculdade encontra-se protegida pelo artigo 11.º, n.º 1, do 

Estatuto do Jornalista, que refere que «os jornalistas não são obrigados a revelar as suas 

fontes de informação, não sendo o seu silêncio passível de qualquer sanção, direta ou 

indireta». Não obstante, o Conselho Regulador entende que tal informação – o próprio exercício 

da faculdade de não divulgação da fonte - deve ser sempre proporcionada aos leitores, isto é, 

deve-se privilegiar a identificação das fontes. Aliás, ao elaborar uma notícia mantendo a 

confidencialidade da fonte, o jornalista sabe que se inverte o ónus da prova, quer perante o 

público, quer perante os tribunais. A proteção das fontes exige do jornalista uma maior 

responsabilidade sobre aquilo que noticia. 



   

9 

ERC/11/2014/764 

69. Nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do Estatuto do Jornalista, constitui dever 

fundamental do jornalista «[i]dentificar, como regra, as suas fontes de informação, e atribuir as 

opiniões recolhidas aso respetivos autores». Registe-se ainda o ponto 6 do Código 

Deontológico do Jornalista, em que se afirma que «[o] jornalista deve usar como critério 

fundamental a identificação das fontes». 

70. Contudo, constata-se que a publicação não identifica as fontes, socorrendo-se antes de 

expressões que pouco ou nada dizem ao leitor sobre a origem das fontes ou existência ou não 

de fontes, através de expressões evasivas como «De acordo com as fontes contactadas», «O 

CM sabe», «Ao que o CM apurou» ou ainda «soube o CM». Deste modo, nunca é identificada a 

fonte, ou, em alternativa, providenciada a razão para a sua não identificação, nomeadamente 

referindo, em concreto, que a fonte pediu anonimato, o que não é feito na peça em apreço.  

71. Por outro lado, os Queixosos denunciam o facto de não terem sido ouvidos aquando a 

elaboração da notícia. Tratando-se de uma notícia que reporta assuntos do foro interno do 

clube, nomeadamente no que se refere à gestão da equipa principal de futebol do Sporting, não 

restam dúvidas que deveria ter sido dada oportunidade aos Queixosos – nomeadamente junto 

de fonte oficial do Sporting Clube de Portugal ou mesmo, em particular, ao seu presidente, 

Bruno de Carvalho – de se pronunciarem sobre os factos em causa. 

72. Nada na notícia indica que os Queixosos tenham sido contactados aquando a sua elaboração, 

nem o Denunciado contraria os factos apresentados na queixa. 

73. Considera-se, assim, que a notícia em causa não ouviu todas as partes com interesses 

atendíveis, prejudicando dessa forma o rigor informativo. 

74. Alegam ainda os Queixosos que a notícia em causa foi sensacionalista, uma vez que os factos aí 

relatados não têm correspondência com a realidade, tendo sido objetivo do Denunciado vender 

jornais. 

75. Apesar de não ter sido cumprido o dever de identificabilidade das fontes, ou esta ter sido 

insuficientemente cumprida (como supra referido), os factos são relatados com clareza, não se 

extrapolando conclusões ou interpretações sensacionalistas dos mesmos. Deste modo, 

considera-se não ter ocorrido na peça em causa uma exposição sensacionalista dos factos. 

76. Não obstante, a notícia não pode ser considerada rigorosa, uma vez que não foi dada a 

possibilidade aos visados no texto – a instituição Sporting Clube de Portugal, e em particular, o 

Presidente do Sporting, ora Queixosos – de exercer contraditório sobre esses mesmos factos. 

Não foi ainda, como supra argumentado, respeitado o dever de identificabilidade das fontes. 



   

10 

ERC/11/2014/764 

77. Considerando o exposto nos pontos precedentes, conclui-se pela não verificação do rigor 

informativo na peça publicada pelo Denunciado, no dia 13 de novembro de 2014, com o título 

«Nani ameaça deixar o Sporting», tendo sido violado o artigo 14.º, n.º 1, alínea e) e alínea f), do 

Estatuto do Jornalista. 

 

V. Audiência de Interessados 

 

78. As considerações e conclusões antecedentes foram formalizadas num projeto de deliberação, 

oportunamente notificado ao Correio da Manhã, para efeito de audiência de interessados, ao 

abrigo do disposto no artigo 121.º e seguintes do Código de Procedimento Administrativo (CPA). 

79. No dia 18 de março de 2016, deu entrada no Regulador uma pronúncia por parte do 

Denunciado relativamente ao projeto de decisão notificado no âmbito do presente processo. 

80. Alega o Denunciado que «relativamente à identificação das fontes cumpre – uma vez mais – 

referir que os jornalistas do “Correio da Manhã”, no seio da investigação desenvolvida, 

contactaram fontes, de espécie diversificada, que deram conta de determinados factos, os 

quais, após terem sido devidamente testados e confirmados, vieram compor o teor do artigo 

jornalístico em causa». 

81. Sustenta o denunciado que «(...) o Conselho Regulador faz uma interpretação contra legem do 

preceito [artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista] no sentido “entende que tal informação – 

o próprio exercício da faculdade de não divulgação da fonte – deve ser sempre proporcionada 

aos leitores, isto é, deve-se privilegiar a identificação das fontes”. Sendo que, por outro lado, o 

Conselho Regulador entende que “a proteção das fontes exige do jornalista uma maior 

responsabilidade sobre aquilo que noticia”». 

82. Defende o Denunciado que «por se tratarem de factos cuja veracidade é inquestionável, a não 

divulgação das fontes, (por serem próximas) é manifestamente irrelevante para o caso». 

83. Alega o Denunciado que «o jornalista tem o direito de noticiar factos verdadeiros (...) e que 

tenham valor socialmente relevante, desde que o faça de forma moderada ou adequada, sem 

ultrapassar o necessário à divulgação do facto». 

84. O Denunciado cita, a este propósito, o Supremo Tribunal de Justiça, na parte em que afirma que 

«”o direito de informar deve prevalecer quando, no caso concreto, resulta que a notícia (i) é 

dada na prossecução de interesse público legítimo (ii) é verdadeira e não há razões objetivas 

para, em boa-fé, não a considerar como tal e (iii) se mantém dentro dos limites informativos”». 



   

11 

ERC/11/2014/764 

85. Esclareceu o Denunciado quanto às fontes da notícia que «se tratam de fontes nas quais os 

jornalistas depositam a sua maior confiança, porquanto, contactam com as mesmas há já 

vários anos e o histórico demonstra que, até ao presente, as informações que vão sendo 

transmitidas pelas mesmas nunca se revelaram falsas». 

86. Afirma o Denunciado que «as fontes dos factos relatados na notícia, são fontes fidedignas, 

tendo merecido a maior credibilidade por parte dos jornalistas que acreditaram, de boa-fé, na 

veracidade das informações prestadas». 

87. Continua dizendo que «existindo indícios fortes corroborados por outros órgãos de 

comunicação social de que os factos correspondem à verdade e (...) pela credibilidade 

depositada nas fontes contactadas, é completamente irrelevante o apuramento da identidade 

ou identificabilidade dessas mesmas fontes». 

88. Relativamente ao exercício do contraditório, defende o Denunciado que «o exercício do 

contraditório só se justifica quando os factos recolhidos juntos das fontes não revelam – em 

termos objetivos – corresponder à verdade». 

89. E esclarece, «se determinado facto apurado no âmbito de uma investigação jornalística possui 

elementos suficientes para se retirar que o mesmo é inquestionavelmente verdadeiro, não faz 

qualquer sentido – no âmbito do contraditório – solicitar ao visado que se pronuncie sobre o 

mesmo». 

90. Sustenta, por isso, «esta obrigação legal está adstrita apenas aos casos em que, não existindo 

certezas sobre a veracidade dos elementos que se pretende publicar, nomeadamente da 

genuinidade das fontes contactadas, se possibilita ao jornalista um meio de purificar o 

conteúdo da publicação, compondo-a com as distintas posições existentes em relação ao facto 

noticiado». 

91. Conclui dizendo não ser imputável «aos autores da notícia a reputação dos factos apurados 

como manifestamente inverídicos dada a proximidade e confiança que detém nas fontes 

contactadas, não estavam os mesmos adstritos à identificação das fontes (gozando de 

proteção legal cfr. Artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista). 

92. Acrescenta que «caso estivessem, estar-se-ia a constranger o direito (constitucionalmente 

garantido) à informação através de uma arbitrária limitação da liberdade de imprensa». 

93. Requer, por isso, «o arquivamento dos presentes autos». 

 

VI. Análise da pronúncia em sede de Audiência de Interessados 



   

12 

ERC/11/2014/764 

 

94. Em sede de audiência de interessados, alega o Denunciado que o Conselho Regulador faz uma 

interpretação «contra legem» do artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista, quando no projeto 

de deliberação admite que o Denunciado usou da faculdade prevista no artigo referido e, ao 

mesmo tempo, defende que se deve privilegiar a identificação das fontes. 

95. A este respeito, esclarece o Conselho Regulador que a regra deve ser sempre a identificação 

das fontes por essa transparência conferir à notícia um maior rigor informativo. A faculdade 

prevista pelo artigo 11.º,n.º 1, do Estatuto do Jornalista, é a exceção prevista na lei à regra 

referida. Por isso, quando o jornal lança mão do direito de não identificar a fonte, considera o 

Conselho Regulador que impende sobre a publicação uma maior responsabilidade sobre aquilo 

que noticia, devendo, por isso, constar da notícia a indicação de que os factos aí relatados 

foram obtidos através de fontes que não quiseram identificar-se ou informar o leitor da razão 

para a sua não identificação. 

96. O que se referiu no ponto precedente resulta evidente no ponto 70 do projeto de deliberação 

que foi notificado ao Denunciado, concluindo-se pela violação do dever de identificação das 

fontes, incluindo-se neste dever, a obrigação de informar o leitor da razão para a não 

identificação de determinada fonte. 

97. O Denunciado sustenta ainda ter o direito de noticiar factos verdadeiros e por isso a 

identificação das fontes é irrelevante neste caso. Pugna ainda pela prevalência do direito de 

informar, citando um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça. 

98. Sobre o direito de informar do Denunciado, recorde-se o que se afirmou no projeto de 

deliberação nos pontos 65 e 66, aí se referindo expressamente que: «as decisões sobre a 

seleção noticiosa e as formas de tratamento da informação se inscrevem na esfera da 

liberdade e da autonomia editoriais dos meios de comunicação. Cumpre sublinhar, de igual 

modo, o papel e a importância do direito de informar, sem ingerências de autoridades públicas 

ou privadas, o qual constitui uma garantia estruturante das sociedades abertas. A liberdade de 

informar deve ser exercida em conformidade com as normas próprias da profissão jornalística 

que, em parte, também pretendem tutelar e contribuir para evitar a lesão de direitos de 

terceiros merecedores de proteção». (Deliberação139/2015 (ContJor-I), disponível em 

www.erc.pt)  

99. Considerou-se por isso, uma vez que não estava em causa nenhum conflito com outros direitos 

legalmente protegidos, que a decisão de publicação da notícia em causa pertencia à esfera 



   

13 

ERC/11/2014/764 

exclusiva do diretor da publicação, no âmbito da liberdade editorial que lhe assiste, não 

cabendo ao Regulador interferir nessa matéria. 

100. Como tal, nunca o direito de informar do jornal foi posto em causa no projeto de deliberação que 

se reclama, pelo contrário, o que se defende é que o normal exercício desse direito faz-se 

identificando, por regra, as fontes da notícia, ou, pelo menos, informando o leitor da razão para 

a não identificação das fontes, exigência que decorre diretamente do rigor informativo. 

101. Por outro lado, o artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do Estatuto do Jornalista não exonera o jornal do 

dever de identificar as fontes pelo facto de a publicação confiar na verdade dos factos que são 

relados na notícia. A identificação da fonte da notícia é que permite ao leitor, a par dos factos 

relatados, avaliar da veracidade do escrito, sendo fundamental que essa informação conste da 

notícia. Reitera-se, a este respeito, que o facto de o jornal exercer a faculdade prevista no artigo 

11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista, não afasta este dever de identificação da fonte que, neste 

caso, consistirá em informar o leitor que a fonte citada não quis tornar pública a sua identidade. 

102. Finalmente, alega o Denunciado que, na notícia em análise, não se encontrava vinculado ao 

exercício do contraditório, uma fez que os factos relatados foram objeto de investigação 

jornalística, tendo o resultado dessa investigação permitido concluir pela verdade dos factos 

relatados, não fazendo sentido, nesta circunstância, o exercício do contraditório. 

103. Sobre o argumento aduzido já foi o Denunciado recentemente esclarecido, na Deliberação 

245/2015 (Cont Jor-TV), de 22 de dezembro de 2015, no ponto 62.4. que «o contraditório é 

componente fundamental de uma informação rigorosa e, nessa medida, séria e credível. É 

verdade que, em certos casos, uma notícia pode ser publicada – e, até, ser verdadeira – apesar 

do incumprimento dessa exigência. Por outro lado, aquele cuja voz deve ser ouvida no âmbito 

de matérias em que tenha interesse pode declinar essa possibilidade. Porém, nenhuma dessas 

hipóteses coloca em causa a validade da regra de acordo com a qual devem ser ouvidas todas 

as partes com interesses atendíveis na matéria noticiada (cfr. artigo 14., n.º 1, alínea e), do 

Estatuto do Jornalista, e o Ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas). E as exceções a 

esta regra devem ser devidamente registadas e explicadas». 

104. No caso em análise, é incontroverso que, tratando-se de uma notícia do foro interno do clube, o 

dever de contraditório deveria ter sido cumprido. Como foi defendido na Deliberação 1-D/2006, 

de 25 maio, o princípio do contraditório «constitui um sinal da boa-fé e do cuidado do jornalista 

em tratar a informação de maneira justa e equilibrada». 



   

14 

ERC/11/2014/764 

105. Pelas razões apontadas, considera-se que o Denunciado não apresentou, em sede de 

audiência de interessados, matéria que permitisse ao Conselho Regulador concluir em sentido 

diferente do que foi apresentado no projeto de deliberação, convertendo-se em definitivo o 

projeto de decisão aí vertido. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada por Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD e Bruno de 

Carvalho contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, SA, por falta de rigor 

informativo na notícia publicada na edição de 13 de novembro de 2014, com o título «Nani ameaça 

deixar o Sporting», o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes, respetivamente, na alínea f) do artigo 7.º, nas alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) 

do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

delibera: 

 

1. Considerar a queixa procedente; 

2. Dar por verificada a violação do disposto no artigo 14.º, n. º 1, alíneas e) e f), do Estatuto do 

Jornalista. 

 

Lisboa, 1 de junho de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 
 
 
 

Raquel Alexandra Castro (abstenção) 
 
 
 

Rui Gomes 


