
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/147 (DR-I) 

 

 
Recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade contra o jornal Correio da Manhã 

por cumprimento deficiente da obrigação de publicação do direito de 
resposta, relativo à notícia com o título «Negados pedidos de suspeito», 

publicada na edição de 27 de abril de 2016 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
29 de junho de 2016 

 

 

 



    

1 

500.10.01/2016/112 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/147 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade contra o jornal Correio da Manhã por 

cumprimento deficiente da obrigação de publicação do direito de resposta, relativo à 

notícia com o título «Negados pedidos de suspeito», publicada na edição de 27 de abril 

de 2016. 

 

I. Do recurso 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 6 

de maio de 2016 um recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade (doravante, Recorrente) 

contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., (doravante, Recorrido) 

por cumprimento deficiente da obrigação de publicação do direito de resposta, relativo à 

notícia com o título «Negados pedidos de suspeito», publicada na edição de 27 de abril de 

2016. 

2. Alega o Recorrente que o Recorrido publicou o seu direito de resposta a 4 de maio, tendo 

inserido «um texto adulterado e truncado». 

3. Continua dizendo que «o requerente redige: 

(...) o “Correio da Manhã” inseriu uma notícia que contém falsidades. 

A mesma respeita (...) 

 

Mas surge: 

(...) o Correio da Manhã” inseriu uma notícia que contém falsidades. A mesma respeita (...) 

 

O requerente redige: 

(...) segundo o “Correio da Manhã”, em 27 de abril de 2016, o coletivo de juízes do Tribunal 

da Guarda indeferiu pelo menos sete requerimentos apresentados pela defesa do meu 

cliente. 

É falso. 



    

2 

500.10.01/2016/112 

Apenas foram (...) 

 

Mas surge: 

Segundo o “Correio da Manhã”, em 27 de abril de 2016, o coletivo de juízes do tribunal da 

Guarda indeferiu pelo menos sete requerimentos apresentados pela defesa do meu cliente. 

É falso. Apenas foram (...) 

 

O requerente redige: 

O coletivo do tribunal que deliberou sobre a matéria não é composto apenas por juízes, mas 

também por jurados. 

Afirma o Correio da Manhã: “o arguido, Rui Andrade, quis trocar de advogado”. 

É falso. 

Acrescenta o jornal que o meu cliente “pediu um advogado oficioso”. 

O Dr. Rui Andrade não pediu um advogado oficioso. 

 

Mas surge. 

(...) o coletivo do tribunal que deliberou sobre a matéria não é composto apenas por juízes, 

mas também por jurados. Afirma o “Correio da Manhã”: “o arguido, Rui Andrade, quis trocar 

de advogado”. É falso. E acrescenta o jornal que o meu cliente “pediu um advogado oficioso”. 

O Dr. Rui Andrade não pediu um advogado oficioso”. 

 

O requerente redige: 

(...) De acordo com o “Correio da Manhã”, “causou estranheza o advogado dispensado ter 

assistido à sessão junto ao público”. 

Não houve (...) 

 

Mas surge: 

“(...)  De acordo com o “Correio da Manhã”, “causou estranheza o advogado dispensado ter 

assistido à sessão junto ao público”. Não houve (...). 

 

O requerente redige: 

(...) o tribunal é composto por três juízes e quatro juradas, num total de sete elementos, que 

proferirão sentença sobre assunto de máxima gravidade. 



    

3 

500.10.01/2016/112 

Trata-se da morte da (...) 

 

Mas surge: 

(...) o tribunal é composto por três juízes e quatro juradas num total de sete elementos que 

proferirão sentença sobre assunto de máxima gravidade. Trata-se da morte da (...) 

 

O requerente redige: 

(...) Esta notícia falsa não beneficia as pessoas que gastam dinheiro a comprar o “Correio da 

Manhã”. 

A publicação desta notícia falsa no “Correio da Manhã” pode dar a impressão de que o Dr. Rui 

Andrade pretende causar instabilidade e incerteza, o que não é verdade. 

Esta notícia falsa não (...) 

 

Mas surge: 

(...) Esta notícia falsa não beneficia as pessoas que gastam dinheiro a comprar o “Correio da 

Manhã”. A publicação desta notícia falsa no “Correio da Manhã” pode dar a impressão de que 

o Dr. Rui de Andrade pretende causar instabilidade e estranheza, o que não é verdade. Esta 

notícia falsa não (...)». 

 

4. Sustenta o Recorrente que «a reprodução do texto não é fiel ao que o requerente enviou 

para publicação. Não importa se a modificação foi feita intencionalmente ou por lapso. O que 

interessa é uma apreciação objetiva. O texto não é o mesmo que o requerente escreveu e 

remeteu para publicação». 

5. Mais diz que «o jornal não pode (deliberadamente ou por distração) aditar uma aspa sem 

que ela figure no texto enviado para publicação. Se o requerente escreveu o Dr. Rui Andrade 

não pediu um advogado oficioso não se deve modificar para o Dr. Rui Andrade não pediu um 

advogado oficioso’.» 

6. Defende também que «quando o requerente utiliza parágrafos, não se pode alterar e 

publicar de forma que mais convém ao jornal, para diminuir o destaque, dimensionar num 

tamanho inferior e reduzir o número de pessoas que lerão texto publicado de forma 

continua». 



    

4 

500.10.01/2016/112 

7. Conclui o Recorrente requerendo que a ERC «nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 27.º 

da Lei de Imprensa, se digne ordenar a publicação em conformidade com o n.º 4 deste 

preceito e respeitando o estabelecido pelo n.º 3 do artigo 26.º desse diploma legal, com 

reprodução fiel do texto redigido pelo requerente». 

 

II. Defesa do Recorrido 

 

8. Alega o Recorrido que «no entender do Recorrente, o facto de o jornal ter publicado o 

mesmíssimo texto, mas corrido: (...) o “Correio da Manhã” inseriu uma notícia que contém 

falsidades. A mesma respeita (...)”, corresponde a uma alteração do texto de resposta que 

impõe a sua republicação», «[s]endo que toda a queixa apresentada pelo Recorrente se 

resume a isso, ou seja, ao facto de o jornal “Correio da Manhã” ter publicado o mesmíssimo 

texto enviado pelo Recorrente mas em texto corrido». 

9. Entende o Recorrido que «a referida interpretação não tem qualquer cabimento no texto da 

Lei de Imprensa». 

10. Mais diz que «[n]a verdade, [o] texto de direito de resposta não tem de coincidir com o 

“alinhamento” feito entre as várias palavras, que o Requerente do direito de resposta 

utilizou no texto que apresentou». 

11. Considera também que «não se pode considerar existir qualquer denegação do direito de 

resposta quando o jornal publicou uma aspa que nem sequer se nota no referido texto». 

12. Defende o Recorrido que «[c]onsiderar ter havido uma alteração do texto de resposta em 

consequência do acima referido, e uma denegação do exercício daquele direito, constitui 

uma consequência manifestamente desproporcional». 

13. Afirma também que «[o] signatário da queixa objeto dos presentes autos, apresentou no 

decurso do ano de 2014 e no ano de 2015, participação na ERC com a mesma 

fundamentação, tendo o Regulador decidido no sentido de inexistir qualquer 

desconformidade com a lei ou denegação do direito de resposta». 

14. Entende o Recorrido ter cumprido «escrupulosamente os pressupostos da lei». 

15. Alega o recorrido que o «texto de resposta objeto dos presentes autos foi publicado: 

i) Gratuitamente; 

ii) Na mesma secção; 

iii) Com o mesmo relevo; 



    

5 

500.10.01/2016/112 

iv) Sem interpolações ou interrupções; e 

v) Com a indicação de que se tratava de um direito de resposta». 

16. Pelo que, «pelas razões aduzidas, deverá a presente queixa improceder, devendo os autos 

ser arquivados». 

17. Adicionalmente, sustenta o Recorrido que «a notícia que deu origem ao direito de resposta 

corresponde a uma notícia de pequenas dimensões, de três parágrafos e vinte linhas, ao 

passo que o Recorrente apresentou um direito de resposta de dezanove parágrafos e trinta 

e duas linhas, o texto da notícia tinha 87 palavras, ao passo que o texto de resposta 

continha 284 palavras». 

18. Considera, por isso, «que o texto de resposta é manifestamente excessivo face à dimensão 

do texto da notícia que lhe dá origem». 

19. Alega ainda que «o texto de resposta foi publicado com a mesma dimensão e formato da 

letra, espaçamento entre linhas e grafismo igual ao da notícia que lhe deu origem». 

20. A este propósito, o Recorrido cita a Deliberação 154/2015, de 12 de agosto de 2015, que 

refere ser «desproporcional impor ao Recorrido uma nova publicação do texto de resposta 

por ter publicado o texto de forma continua, em vez de fazer os vinte e dois parágrafos que o 

Recorrente inseriu e que são claramente excessivos face à dimensão do texto». 

21. Afirma o Recorrido ser «a terceira vez que o Recorrente recorre à ERC, invocando o mesmo 

fundamento, sendo que, em situações em tudo iguais esta Entidade Reguladora considerar 

não ter existido qualquer violação do direito de resposta do Recorrente». 

22. A este propósito, entende o Recorrido que «o Recorrente tem vindo a assumir uma postura 

persecutória do jornal “Correio da Manhã”, apresentando, por cada notícia publicada um 

direito de resposta, em claro abuso do direito que a lei dá aos cidadãos e extravasando 

claramente as finalidades do direito de resposta». 

23. Entende também que «o Recorrente tem demonstrado uma atitude de puro 

achincalhamento e de falta de respeito pelo jornal “Correio da Manhã”». 

24. Conclui requerendo o arquivamento do presente processo. 

 

III. Análise e Fundamentação 

25. No caso em apreço analisa-se a conformidade ou não da publicação do texto de resposta do 

Recorrente no jornal Recorrido, relativo à notícia com o título «Negados pedidos de 

suspeito», publicada na edição de 27 de abril de 2016. 



    

6 

500.10.01/2016/112 

26. Nos termos do artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, «a publicação é gratuita e feita na 

mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem que tiver 

provocado a resposta ou retificação, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções 

devendo ser precedida de que se trata de direito de resposta ou retificação». 

27. Alega o Recorrente que a publicação do texto de resposta não foi fiel à resposta que foi 

enviada para o jornal, designadamente por ter sido aditada uma aspa e os parágrafos terem 

sido alterados, passando de 19 para 9, tendo diminuindo dessa forma o destaque conferido 

ao texto de resposta.  

28. Analisada a notícia visada e a resposta do Recorrente que foi publicada pelo jornal verifica-

se que: 

 

• O texto de resposta tem 9 parágrafos, menos 10 que o texto enviado pelo 

Respondente, e a notícia original tem 3; 

• A peça respondida é acompanhada por duas fotografias e a resposta publicada 

também; 

• O relevo conferido à resposta é semelhante ao da notícia publicada; 

• A dimensão e o formato de letra da resposta bem como o espaçamento entre linhas 

parecem ser iguais na resposta e na notícia a que se responde; 

• A resposta foi publicada de uma só vez, sem interpolações ou interrupções; 

• A publicação da resposta continha a indicação de que se tratava de um direito de 

resposta. 

 

29.  No ponto 3 da Diretiva 2/2008, do Conselho Regulador da ERC, sobre a publicação de textos 

de resposta e de retificação na imprensa, de 12 de novembro de 2008, afirma-se que a Lei 

de Imprensa, no artigo 26.º, n.º 3, «impõe um princípio de igualdade de armas entre a 

resposta ou retificação e o conteúdo que a elas diz respeito, princípio esse que proíbe, à 

direção da publicação periódica, que se prevaleça da sua posição privilegiada para, por 

qualquer meio, despromover a réplica, por via explícita ou implícita, face ao conteúdo por ela 

visado». 

30. No caso em análise verifica-se que a resposta foi publicada na íntegra, mas o texto foi 

transposto de forma contínua. Muito embora se assinale negativamente a opção do 

Recorrido em publicar a resposta desta forma, entendendo o Conselho Regulador que o 



    

7 

500.10.01/2016/112 

jornal deveria ter convidado o Recorrente a alterar o texto de forma a respeitar as exigências 

formais estabelecidas na lei, considera-se que não existiu violação da lei na forma como a 

resposta foi publicada, até porque o núcleo essencial da resposta não ficou prejudicado. 

31. Exigir, como faz o Recorrente, que a resposta fosse publicada respeitando a forma, 

espaçamento e os parágrafos originariamente apresentados pelo Respondente, tendo em 

conta a sua dimensão, seria claramente desproporcional em relação ao texto respondido, 

não encontrando tal exigência qualquer enquadramento na Lei de Imprensa. Considera-se 

que, no caso em concreto, há um aproveitamento ilícito, sem qualquer fundamento legal, 

por parte do Recorrente para conseguir um destaque para a resposta que a notícia original 

não teve. Reitera-se, o que a lei pretende é colocar a resposta em situação semelhante, em 

termos de saliência e relevo, à do texto respondido o que, no caso, foi cumprido pelo 

Recorrido. 

 

32. Por outro lado, em relação à aspa que foi inserida pelo Recorrido na resposta publicada, 

muito embora tal introdução seja inadmissível ao abrigo da Lei de Imprensa e de revelar 

uma censurável falta de cuidado e zelo por parte do jornal, o Conselho Regulador considera 

que tal alteração em relação ao texto original, não se encontrando indícios de ter sido 

intencional, não interfere na apreensão pelo leitor do sentido e conteúdo do texto de 

resposta, pelo que não resulta prejudicada a reparação pretendida pelo Recorrente com a 

sua divulgação. 

 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., 

por cumprimento deficiente da obrigação de publicação do direito de resposta, relativo à notícia 

com o título «Negados pedidos de suspeito», publicada na edição de 27 de abril de 2016, o 

Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto na alínea f) do artigo 8.º e alínea j) do 

n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos anexos à Lei 53/2005, de 8 de novembro proceder ao 

arquivamento do presente processo. 

 

Lisboa, 29 de junho de 2016 

 



    

8 

500.10.01/2016/112 

O Conselho Regulador da ERC,  

 

Carlos Magno 

 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

 

Luísa Roseira 

 

 

Rui Gomes 

 

 

 

 

 

 


