
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/150 (DR-I) 

 

 

 

Recurso por alegado cumprimento defeituoso do direito de resposta 
interposto por Bento dos Santos contra revista Sábado 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
8 de junho de 2016



   

1 

500.10.01/2016/95 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/150 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso por alegado cumprimento defeituoso do direito de resposta interposto por Bento 

dos Santos contra revista Sábado 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

1. Bento dos Santos, na qualidade de Recorrente, e revista Sábado, propriedade de Cofina Media 

S.A., na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do Recurso 

 

2. O recurso tem por objeto o alegado cumprimento defeituoso do direito de resposta do 

Recorrente pelo Recorrido. 

 

III. Argumentação da Recorrente 

 

3. Em 24 de abril de 2016, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) o 

recurso do Recorrente com fundamento em alegado cumprimento defeituoso do seu direito de 

resposta relativo à notícia intitulada «Quem é o procurador Orlando Figueira que saiu do DCIAP 

para o BCP», publicada no dia 23 de fevereiro de 2016, na edição eletrónica da revista. 

4. O Recorrente, tendo sido objeto de referências na referida peça jornalística, exerceu o seu 

direito de resposta, através de carta registada com aviso de receção, em 23 de março de 2016, 

solicitando expressamente ao Recorrido a publicação do direito de resposta nos termos 

previstos do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 

5. O texto do direito de resposta foi publicado na edição online do dia 29 de março de 2016, 

contudo considera o Recorrente que houve uma violação grosseira da Lei de Imprensa e que, 

por isso, «viu coartada a plenitude dos efeitos do seu direito de resposta». 



   

2 

500.10.01/2016/95 

6. Em primeiro lugar, o Recorrente observa que o texto de resposta do foi publicado com 

alterações à redação, designadamente: «i) onde o titular do direito de resposta escreveu “é 

que, como certamente será do conhecimento deste Jornal, o inquérito criminal de que sou alvo, 

e que corre termos junto do DCIAP”, a Revista “Sábado” publicou “que é, como certamente será 

do conhecimento deste jornal, o inquérito criminal de que sou alvo, é que corre termos junto do 

DCIAP» e «ii) onde o titular do direito de resposta escrever “causar o imediato arquivamento do 

mesmo” a Revista “Sábado” publicou “causar de imediato arquivamento do mesmo”.». 

7. Afirma o Recorrente que tais alterações não foram comunicadas, não foram consentidas, sendo 

por isso completamente ilegítimas, e acrescenta «que, embora subtis, alteram o sentido e 

dificultam a apreensão por parte dos leitores do contexto do texto de resposta». 

8. Em segundo lugar, alega o Recorrente que o texto de resposta foi publicado acompanhado de 

uma fotografia que «i) não foi solicitada pelo Queixoso aquando do exercício do direito de 

resposta, nem posteriormente, e II) nem tão pouco corresponde a uma fotografia do queixoso, 

mas sim, como é público e notório, do Exmo. Sr. Vice-Presidente de Angola, Manuel Domingos 

Vicente». 

9. Ademais, argui que são factos que o Recorrido «bem conhece e que são demonstrativos da sua 

conduta e intenção de confundir os leitores, e de diminuir e subverter aqueles que seriam os 

efeitos plenos da publicação do texto de resposta». 

10. Nestes termos, considera o Recorrente que «tanto as alterações ao texto de resposta (...) 

promovidas unilateralmente pela Revista “Sábado”, sem qualquer autorização do ora Queixoso, 

como o facto de a Revista “Sábado” fazer acompanhar o texto de resposta por uma fotografia 

que nunca foi solicitada ou autorizada pelo ora Queixoso, e que inclusivamente nem sequer 

corresponde a uma fotografia do mesmo, corresponde a uma manifesta violação do disposto 

no artigo 26.º n.º 3 da Lei de Imprensa.» 

11. Acrescenta que «os termos ilegítimos em que foi publicado o texto de resposta não se 

alteraram até à presente data», pelo que se mantém «a violação daqueles que seriam os 

efeitos plenos do exercício do direito de resposta». 

12. Conclui requerendo, por um lado, que seja ordenada a publicação do texto do requerente sem 

qualquer alteração à redação e sem a inserção da imagens, com a indicação de que se trata de 

publicação por determinação da ERC, e, por outro lado, que seja determinada a abertura de um 

procedimento contraordenacional contra a empresa proprietária atento o disposto no artigo 

35.º, n.º 1, al. b), da Lei de Imprensa. 



   

3 

500.10.01/2016/95 

 

IV. Argumentação do Recorrido 

 

13. Notificados o diretor da revista Sábado e a respetiva entidade proprietária, veio o diretor da 

revista Sábado deduzir oposição. 

14. No que concerne à alegada adulteração do texto de resposta, reconhece que entre o texto de 

resposta enviado para publicação e aquele que foi publicado «existiam aquelas duas pequenas 

desconformidades, que ocorreram apenas por mero lapso na passagem do texto para a 

revista». 

15. Segundo o Recorrido, «não se tratam de alterações substanciais ao texto de resposta, nem 

estas provocam ou alteram o seu conteúdo». 

16. Neste sentido, defende o Recorrido que «considerar ter havido uma alteração do texto de 

resposta em consequência dos lapsos acima referidos, e uma denegação do exercício daquele 

direito, constitui uma consequência manifestamente desproporcional» e que uma tal 

desproporcionalidade também existirá se a ERC obrigar à republicação do texto. 

17. Quanto à publicação da imagem, afirma o Recorrido que a fotografia foi publicada com a notícia 

original. 

18. Acrescenta ainda o Recorrido que «[c]ontrariamente ao que o Recorrente sugere o artigo 

pretendia apenas, dar a conhecer o perfil do Procurador Orlando Figueira, recentemente detido, 

e a sua ligação aos processos judiciais envolvendo altas figuras Angolanas, nomeadamente, a 

Manuel Vicente figura que consta da referida imagem». 

19. Conclui defendendo que «inexistiu qualquer intenção de prejudicar o direito de resposta do 

Recorrente» e requer o arquivamento do processo. 

 

V. Diligências subsequentes 

 

20. Em 11 de maio de 2016, veio o Requerido solicitar a junção aos autos de comprovativo de 

publicação do direito de resposta em causa com as correções indicadas pelo Recorrente, 

nomeadamente a correção dos lapsos de escrita e a remoção da fotografia. 

21. Na sequência das alterações, requereu o arquivamento do processo. 

22. Notificado o Recorrente para se pronunciar sobre o teor do requerimento e, em particular, sobre 

se considerava, por via da nova publicação, satisfeito o seu direito de resposta, veio o 



   

4 

500.10.01/2016/95 

Recorrente responder que as alterações introduzidas na publicação iam de encontro às suas 

pretensões. 

23. Contudo, entende o Recorrente que, se até pode admitir erro nas alterações à redação, o 

mesmo não se poderá dizer da introdução da fotografia. 

24.  Neste sentido, defende o Recorrente que «a referida fotografia foi inserida na publicação de 

forma consciente e propositada, bem sabendo aquela revista que tal conduta é ilegítima e 

contrária ao disposto no artigo 26.º n.º 3 da Lei de Imprensa, bem como àquele que tem sido o 

entendimento da ERC no que concerne aos requisitos de publicação de textos de resposta», 

pelo que solicita a prossecução do recurso na parte em que requereu a abertura do processo 

contraordenacional. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

25. São aplicáveis as normas contidas nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º da C.R.P., e os artigos 24.º e 

seguintes da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro). A ERC é competente nos termos 

do disposto na alínea f) do artigo 8.º, na alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º e do artigo 59.º dos 

Estatutos da ERC (EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

26. Conforme enunciado na secção V. Diligências subsequentes, na sequência da notificação da 

ERC, o Recorrido, após apresentar oposição, requereu a junção ao processo de prova da 

publicação do direito de resposta em termos que considerava poderem ir de encontro às 

pretensões do Recorrente. 

27. Notificado o Recorrente para se pronunciar sobre o requerimento e, em especial, sobre se as 

modificações introduzidas na publicação do direito de resposta satisfaziam, ou não, as suas 

pretensões, veio o mesmo anuir, afirmando que as retificações à redação bem como a remoção 

da fotografia davam corpo às pretensões apresentadas. 

28. Tendo presente a atuação do Recorrido e o teor da resposta do Recorrente, considera-se que a 

finalidade a que se destina o recurso previsto no artigo 59.º dos Estatutos da ERC já foi 

alcançada. 



   

5 

500.10.01/2016/95 

29. Por ter havido acordo quanto à solução para o diferendo, não tendo sido feito por parte da ERC 

qualquer juízo sobre a factualidade em razão daquele acordo, não cabe determinar a abertura 

de processo contraordenacional. 

30. Em face do enunciado, deve haver lugar ao arquivamento do processo. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado o recurso interposto por Bento dos Santos contra Sábado, propriedade da Cofina 

Media, S.A., por alegado cumprimento defeituoso do direito de resposta relativo à notícia intitulada 

«Quem é o procurador Orlando Figueira que saiu do DCIAP para o BCP», publicada em 23 de fevereiro 

de 2016, na edição eletrónica da revista, o Conselho Regulador da ERC, atentos os fundamentos 

expostos, delibera arquivar o recurso por o direito de resposta já se encontrar publicado em 

conformidade com o pretendido pelo Recorrente. 

Não há lugar a pagamento de taxas por encargos administrativos. 

 

Lisboa, 8 de junho de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 
 
 
 

Raquel Alexandra Castro 
 
 
 

Rui Gomes 


