
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2017/10 (CONTJOR-I) 

 

 

 
Queixa de Álvaro José Cunha Lopes contra o jornal Correio da Manhã, 
propriedade da Cofina Media S.A., por falta de rigor informativo na 

notícia com o título «Almirante exonerado por negócios suspeitos», 
publicada na edição de 29 de junho 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
11 de janeiro de 2017



   

1 

500.10.01/2016/184 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2017/10 (CONTJOR-I) 

 

Assunto:  Queixa de Álvaro José Cunha Lopes contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da 

Cofina Media S.A., por falta de rigor informativo na notícia com o título «Almirante 

exonerado por negócios suspeitos», publicada na edição de 29 de junho 

 

 

I. A Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 6 de 

julho de 2016, uma participação efetuada por Álvaro José Cunha Lopes, contra a edição do dia 

29 de junho de 2016 do Correio da Manhã, a respeito da peça jornalística sob o título 

«Almirante exonerado por negócios suspeitos». 

2. O Queixoso começa por afirmar que se trata de «mais um artigo, com manchete especulativa e 

sensacionalista, onde, objetivamente, a difamação contra a minha dignidade e bom nome 

continua a ser a razão da notícia, voltando a acusar-me de “líder de uma conspiração” 

inventada (...)».  

3. Refere também que o artigo não apresenta factos ou provas. Acrescenta que a peça em causa 

pretende «denegrir a imagem de quem sempre pautou a sua conduta por princípios e valores, 

éticos e morais». 

4. Sustenta ainda que «fizesse o jornalista uma investigação rigorosa e isenta, como seria seu 

dever, e concluiria, facilmente, que no ato da minha exoneração não consta qualquer 

fundamentação, que nunca me foi levantado qualquer processo disciplinar ou criminal, que 

nunca fui ouvido em inquérito e, por isso, nunca exerci o direito de defesa». 

5. Assinala também o Queixoso que o artigo «mesmo com acesso a fontes bem colocadas na 

Marinha, omite qualquer versão oficial». 

6. Finaliza afirmando tratar-se de uma «notícia falaciosa e intencional, mesmo quando tenta 

reproduzir as minhas palavras (nunca quis ser CEMA), ao deliberadamente omitir a parte 

substancial que enquadrava a frase». 

 



   

2 

500.10.01/2016/184 

II. Defesa do denunciado 

 

7. Face aos indícios supra, no dia 21 de julho de 2016, foi o Correio da Manhã notificado para o 

exercício do contraditório. 

8.  Em missiva recebida pela ERC, no dia 2 de agosto de 2016, o Denunciado começa por alegar, a 

título de questão prévia, que «tem sido entendimento da ERC que o diretor das publicações 

periódicas não tem legitimidade, por si, para figurar como parte nas ações administrativas 

iniciadas contra a ERC». 

9. Por outro lado, «a ERC tem defendido a ilegitimidade processual activa dos directores das 

publicações». 

10. Continua dizendo que «defende a ERC que não tendo o jornal personalidade judiciária e 

portanto, não podendo ser parte nas acções, deverá concluir-se pela ilegitimidade do director, 

o qual tem como funções representar o jornal propriamente dito». 

11. Pede assim o Denunciado que se esclareça, a título de questão prévia, que a ERC «se 

pronuncie sobre a legitimidade do diretor para representar o jornal, para desta forma se evitar 

que posteriormente, em sede judicial, o regulador venha defender, como tem feito, que o 

director não tem legitimidade passiva para requerer a anulação da deliberação que condena o 

jornal que dirige». 

12. Em relação à queixa em apreço, o jornal Correio da Manhã começa por afirmar que, 

relativamente à matéria em causa, se orientou «pela estrita observância dos direitos 

constitucionais que consagram a liberdade de expressão, de informação e a liberdade de 

imprensa, não podendo o exercício desses direitos ser impedido ou limitado por qualquer tipo 

ou forma de censura – tal como pretende aqui o Queixoso». 

13. Esclarece também que se «procedeu a uma diligente investigação jornalística, da qual 

decorreram todos os factos que integram o artigo publicado». 

14. Assegura o Correio da Manhã terem sido «contactadas fontes com contacto directo com os 

factos, que asseguraram a veracidade dos mesmos». Mais, afirma, «foi tentado o contacto 

com o Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) que não quis comentar os factos noticiados», 

resultando, segundo o jornal, no cumprimento de todos os deveres jornalísticos e 

deontológicos. 

15. O Correio da Manhã vem ainda defender que «o valor socialmente relevante do artigo 

publicado (...) é indiscutível, resultando, no essencial, de estarem em causa factos de 



   

3 

500.10.01/2016/184 

manifesto interesse público». Factos esses que, segundo o jornal, «terão sido divulgados por 

fontes da própria Marinha e que foram, inclusivamente, negados pelo Queixoso» quando 

contatado para se pronunciar. 

16. Nesse seguimento, defende o Correio da Manhã, «a eventual prática de actos de corrupção e 

conspiração na Marinha Portuguesa tem um inegável interesse jornalístico, não fosse esta 

uma entidade com reconhecida importância política, económica e cultural». 

17. Acrescenta o jornal que, a propósito da matéria relatada, foi cumprido o dever de contato com o 

visado e incluída a sua opinião na peça jornalística. 

18. O Correio da Manhã afirma ainda que «das afirmações objecto do artigo aqui em causa não 

resultam quaisquer tipo de factos que possam afectar o bom nome e a honra do Queixoso, 

sendo apenas relatados factos de forma objetiva e sem tecer quaisquer considerações 

subjectivas sobre o Queixoso». 

19. Relativamente às fontes de informação utilizadas para a produção da notícia, o Correio da 

Manhã refere que «contactou fontes, de espécie diversificada» cujos relatos foram 

«devidamente testados e confirmados». Mais, defende, «as fontes contactadas para além de 

pertencerem à própria Marinha, foram tidas como fidedignas, tendo merecido a maior 

credibilidade por parte do jornalista, que acreditou, de boa-fé, na veracidade das informações 

prestadas». 

20. No que concerne à substância da notícia, o Correio da Manhã esclarece que «teve o cuidado de 

colocar no mesmo artigo a opinião do Queixoso, por forma a demonstrar que não existem 

certezas quanto aos factos que estiveram na base da exoneração do Queixoso e que o mesmo 

não aceita as suspeitas da Marinha». Sustenta, a este propósito, ter veiculado a peça 

jornalística de forma moderada, não tendo «imputado ao Queixoso a prática de qualquer tipo 

de ilícito», procurando relatar os factos «num formato de alegação, e não de afirmação 

definitiva». 

 

III. Descrição da peça controvertida 

 

21. A peça jornalística em causa, publicada pelo Correio da Manhã na sua edição de 29 de junho de 

2016, tem como título «Almirante exonerado por negócios suspeitos» e como antetítulo 

«Polémica na Marinha». 



   

4 

500.10.01/2016/184 

22. A notícia tem uma chamada de primeira página, cujo título «Almirante investigado por negócios 

suspeitos» é acompanhado por uma fotografia de Álvaro José Cunha Lopes, o Queixoso, e 

antecedido pela expressão «Polémica na Marinha».  

23. A peça jornalística em análise foi publicada na página 34 do Correio da Manhã na secção 

«Política» e ocupa a quase totalidade da mesma. 

24. Os conteúdos noticiosos são antecedidos por duas fotografias grandes de Macieira Fragoso e 

de Cunha Lopes. As imagens são legendadas da seguinte forma: «1. Macieira Fragoso é o atual 

CEMA e o visado neste ataque 2. Cunha Lopes garante desconhecer irregularidades». 

25.  A peça jornalística tem ainda o seguinte pós-título: «Inspeção. Cunha Lopes, apontado como 

líder de ‘conspiração’, foi investigado internamente. Defesa. Oficial na reserva recusa qualquer 

irregularidade e diz ser tudo uma “cabala” contra ele». 

26. No corpo da notícia existe um destaque que refere «Demitido por obras sem concurso e ter 

viajado com um empreiteiro». 

27. A peça integra ainda uma caixa com o título «”Nunca quis ser CEMA”, diz Cunha Lopes», 

acompanhada de uma fotografia de rosto de Rocha Carrilho, com a legenda: «Carrilho é 

defendido pelo camarada». 

28. Os conteúdos da caixa de texto remetem para declarações de Cunha Lopes, o Queixoso: 

«Cunha Lopes recusa a participação na alegada ‘conspiração’ de almirantes para derrubar o 

CEMA que levou à exoneração, segunda-feira, do almirante Rocha Carrilho. “É uma falsidade. O 

conluio não existe. É uma injustiça para o meu camarada Carrilho e uma forma de abrir vaga 

para a subida de um almirante”, diz. Sobre a tese da Marinha, de que age por “vingança” por 

não ter sido aprovado CEMA em 2013, perdendo para Macieira Fragoso (que o exonerou), 

Cunha Lopes diz que “nunca quis ser CEMA”». 

29. A notícia do Correio da Manhã inicia com um parágrafo onde se relata que Cunha Lopes foi 

exonerado em 2015 pelo atual Chefe do Estado-Maior da Armada, recorrendo a «fontes da 

Marinha» e ao Queixoso: 

«O almirante Cunha Lopes, apontado por fontes da Marinha como “o mentor” da ‘conspiração’ 

que visava afastar o atual Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Macieira Fragoso, foi 

exonerado por este em 2015 por causa de negócios suspeitos com um empreiteiro que terá 

levado numa visita oficial ao Brasil. O visado nega todas as acusações». 

30. A peça prossegue, indicando «fontes bem colocadas na Marinha», e desenvolvendo as 

circunstâncias em torno da exoneração do Queixoso: 



   

5 

500.10.01/2016/184 

«A saída de Cunha Lopes nunca foi explicada. Publicamente, apenas se falou em 

“circunstâncias ponderosas”. Cunha Lopes era diretor-geral da Autoridade Marítima e fontes 

bem colocadas na Marinha asseguram agora ao CM que a alegada entrega sem concurso de 

obras em infraestruturas e a introdução de um empreiteiro na comitiva de uma visita oficial ao 

Brasil fundamentaram a exoneração aceite pelo Governo. Os dados surgiram numa inspeção 

interna aos anos de 2012 e 2013». 

31.  O terceiro e último parágrafo da peça apresenta a versão de Cunha Lopes sobre os 

acontecimentos: 

«Cunha Lopes disse ontem ao CM desconhecer “qualquer irregularidade”. “É uma cabala e 

uma falsidade. A viagem foi de acordo com as normas e eu não levei o empreiteiro, ele foi por 

conta dele.” O almirante, agora na reserva, afirma que a sua exoneração, em janeiro de 2015, 

“não teve fundamentação” e que esteve no ativo mais sete meses “sem que me tivesse sido 

movido processo”». 

32. Este último parágrafo termina com a informação de que o jornal tentou contatar o gabinete do 

CEMA que «não quis comentar». 

 

IV. Audiência de Conciliação 

 

33. Nos termos do artigo 57.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, realizou-se, nas instalações da ERC, no 

dia 27 de outubro de 2016, uma audiência de conciliação sem, contudo, ter sido possível 

alcançar um acordo entre as partes.  

 

V. Análise e fundamentação 

 

34. Quanto à questão prévia suscitada pelo Recorrido, esclarece-se que os procedimentos na ERC 

são procedimentos administrativos. A ERC notifica o diretor da publicação, uma vez que ao 

diretor compete «orientar, superintender e determinar o conteúdo da publicação», nos termos 

do artigo 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei de Imprensa. 

35. Em relação aos processos administrativos, o Código de Processo dos Tribunais Administrativos 

é claro quando refere que a personalidade judiciária consiste na suscetibilidade de ser parte 

(cf. artigo 8.º CPTA). Não tendo o jornal personalidade judiciária não pode, em consequência, o 



   

6 

500.10.01/2016/184 

seu diretor representá-lo em juízo. Nesse sentido, apenas a proprietária do jornal tem 

legitimidade para intervir enquanto parte em ações administrativas. 

36. Quanto ao conteúdo da queixa em análise, está em causa o rigor informativo na notícia 

publicada pelo jornal Correio da Manhã, no dia 29 de junho de 2016, com o título «Almirante 

exonerado por negócios suspeitos». 

37. Na peça em apreço, o Queixoso surge como sendo um dos alegados mentores de uma 

«conspiração» que teria por objetivo «derrubar» o atual Chefe do Estado – Maior da Armada 

informando ainda o jornal que o motivo que levou à sua exoneração esteve relacionado com a 

sua alegada participação em negócios suspeitos. 

38. Nos termos do artigo 14.º, alínea a), do Estatuto do Jornalista, constitui dever fundamental dos 

jornalistas «exercer a atividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e 

isenção». Em sentido idêntico, o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas estabelece 

que «o jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com 

honestidade». 

39. Em termos conceptuais, tem sido entendimento da ERC que o rigor informativo representa um 

dos princípios que orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma 

comunicação pública de conteúdo ajustado à realidade ou de reduzido grau de 

indeterminação: quanto mais rigorosa mais confiável será; ao invés, o erro, a imprecisão a 

dúvida ou a distorção podem implicar uma diminuição da qualidade e credibilidade 

informativas. 

40. O Queixoso alega que a peça em causa é uma notícia sensacionalista que põe em causa a sua 

reputação e bom nome sem ser apresentado qualquer facto ou prova que evidenciem as 

acusações de que é alvo. Refere ainda que a notícia visada omite qualquer versão oficial e que, 

apesar de terem sido nela vertidas as suas declarações, considera que «deliberadamente» foi 

omitida «a parte substancial que enquadrava a frase». 

41. Nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista, refere-se que constitui 

dever do jornalista «procurar a diversificação das suas fontes e ouvir as partes com interesses 

atendíveis nos casos que se ocupem». 

42. Alega o Queixoso que, não obstante ter sido ouvido pelo jornal, foi omitida da peça jornalística 

parte substancial das suas declarações. A este respeito, salvo manifesta distorção das 

declarações do Queixoso, o que não ficou demonstrado na queixa, o jornal tem liberdade 

editorial para colocar na notícia as afirmações que considera mais relevantes para a peça em 



   

7 

500.10.01/2016/184 

apreço. Assim, o Conselho Regulador considera que, neste ponto, foi devidamente cumprido o 

dever de contraditório por parte do jornal. 

43. Não obstante, verificou-se que na peça visada não foram ouvidas nem citadas fontes oficiais 

da Marinha, o que pode pôr em causa o rigor da notícia e a fiabilidade dos factos que são 

expostos. 

44. A este propósito, e na senda de decisões anteriores (Vide, por exemplo, ERC/2016/202 (CONT-

JOR-TV)), reforça-se a relevância da validação e cruzamento das informações, nomeadamente 

através da auscultação de todas as partes envolvidas. No caso em apreço, e considerando que 

a notícia veiculava informações não tornadas públicas, nem confirmadas oficialmente pela 

Marinha (no que respeita aos motivos para a exoneração do Queixoso), parece insuficiente o 

recurso a fontes de informação anónimas sem a consulta da posição oficial do organismo em 

questão. Construir uma peça jornalística com base em fontes anónimas, sem procurar 

alternativas para a validação da informação, concorre para o risco de manipulação dos órgãos 

de comunicação social, servindo interesses específicos. 

45. Ainda relativamente a esse aspeto, constata-se que o jornal construiu a peça com base em 

fontes cuja identidade diz não poder ser revelada. Tal faculdade encontra-se protegida pelo 

artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista, que refere que «os jornalistas não são obrigados a 

revelar as suas fontes de informação, não sendo o seu silêncio passível de qualquer sanção, 

direta ou indireta». Ainda assim, o Conselho Regulador entende que tal informação – o próprio 

exercício da faculdade de não divulgação da fonte - deve ser sempre proporcionada aos 

leitores, isto é, deve-se privilegiar a identificação das fontes, nos termos do artigo 14.º, n.º 1, 

alínea f), do Estatuto do Jornalista, sendo que tal concorre para a credibilização da informação. 

Aliás, disso mesmo foi já notificado o Denunciado através, por exemplo, da Deliberação 

ERC/2016/122 (CONT-JOR-I). 

46. A identificação das fontes de informação constitui-se como a regra, na prática jornalística, e 

não como a exceção, tal como vertido no n.º 6 do Código Deontológico do Jornalista: «O 

jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes», acrescentando que 

«O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, 

nem desrespeitar os compromissos assumidos, exceto se o tentarem usar para canalizar 

informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas», e no Estatuto do Jornalista, no 

seu n.º 2: «São ainda deveres dos jornalistas: a) Proteger a confidencialidade das fontes de 

informação na medida do exigível em cada situação, tendo em conta o disposto no artigo 11.º, 



   

8 

500.10.01/2016/184 

exceto se os tentarem usar para obter benefícios ilegítimos ou para veicular informações 

falsas». 

47.  Alega também o Queixoso que a notícia visa apenas «denegrir a imagem de quem sempre 

pautou a sua conduta por princípios e valores éticos e morais». Por seu lado, o Denunciado 

defende-se afirmando que a notícia reveste manifesto interesse público, uma vez que «a 

eventual prática de actos de corrupção e conspiração na Marinha Portuguesa tem um inegável 

interesse jornalístico». 

48. Quanto à questão do interesse público da notícia em apreço, cumpre «salientar que as 

decisões sobre a seleção noticiosa e as formas de tratamento da informação se inscrevem na 

esfera da liberdade e da autonomia editoriais dos meios de comunicação. Sublinhe-se, de igual 

modo, o papel e a importância do direito de informar, sem ingerências de autoridades públicas 

ou privadas, o qual constitui uma garantia estruturante das sociedades abertas. A liberdade de 

informar deve ser exercida em conformidade com as normas próprias da profissão jornalística 

que, em parte, também pretendem tutelar e contribuir para evitar a lesão de direitos de 

terceiros merecedores de proteção». (Deliberação139/2015 (ContJor-I), disponível em 

www.erc.pt)  

49. Assim, salvo em casos de manifesta gravidade, como a violação de direitos legalmente 

protegidos através de órgão de comunicação social, o Regulador não interfere nos critérios de 

noticiabilidade de um jornal sendo esta matéria reservada à liberdade editorial do diretor da 

publicação. 

50. Considera-se, contudo, que, perante o possível prejuízo de direitos de personalidade, é dever 

reforçado do órgão de comunicação social assegurar o rigor da informação e das práticas 

jornalísticas. Se, por um lado, a relevância de uma entidade como a Marinha na sociedade 

portuguesa justifica a cobertura jornalística dos assuntos que a envolvem, acrescentando-se o 

esforço para o cumprimento do exercício do contraditório realizado pelo Correio da Manhã, por 

outro lado, deveria este jornal ter sustentado e informado sobre a opção de não identificar as 

fontes de informação consultadas, assim como abster-se de tecer afirmações sem a sua 

confirmação pela entidade oficial envolvida. 

51. Assim, em benefício do rigor informativo e completo esclarecimento dos leitores, perante a 

impossibilidade de ter confirmado oficialmente os factos relatados na peça noticiosa, o Correio 

da Manhã deveria ter-se limitado a relatar os acontecimentos de forma hipotética, sublinhando 



   

9 

500.10.01/2016/184 

que as acusações vertidas na notícia foram veiculadas por fontes que não quiseram revelar a 

sua identidade, não existindo qualquer confirmação oficial sobre a matéria em causa. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada por Álvaro José Cunha Lopes contra o jornal Correio 

da Manhã, propriedade da Cofina Media S.A., por falta de rigor informativo na notícia com o título 

«Almirante exonerado por negócios suspeitos», publicada na edição de 29 de junho, o Conselho 

Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, 

na alínea f) do artigo 7.º, nas alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera sensibilizar o jornal 

Correio da Manhã a: 

 

1.  Identificar, como regra, as fontes da notícia, nos termos do artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do 

Estatuto do Jornalista; 

2.  Informar o leitor quando exerce a faculdade de não identificação das fontes, nos termos do 

artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista; 

3.  Abster-se de fazer afirmações sem ter a devida confirmação oficial dos factos que são 

noticiados. 

 

Lisboa, 11 de janeiro de 2017 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 


