
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2017/70 (CONTJOR-I) 

 

 

Participação de Carlos Pereira contra o Correio da Manhã 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
21 de março de 2017



   

1 

ERC/09/2013/759 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2017/70 (CONTJOR-I) 

 

 

Assunto: Participação de Carlos Pereira contra o Correio da Manhã 

  

I. Participação 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para Comunicação Social (doravante, ERC), a 3 de 

setembro de 2013, uma participação efetuada por Carlos António Lopes Pereira contra o jornal 

Correio da Manhã, propriedade de Cofina Media, S.A., a propósito de uma peça publicada na edição de 

5 de agosto de 2013 com o título «Fiscal que falhou swaps promovido». 

2. O participante afirma que o «título do artigo utiliza a expressão ‘falhou’, querendo significar 

que o visado [participante] teve um desempenho profissional incompetente». O participante refere 

ainda que «adicionalmente procuram incutir nos leitores que o visado não cumpriu a sua missão e 

por esse facto os contribuintes terão sido lesados.» 

3. O participante informa ainda que «[o] CM/autor poderiam facilmente verificar que o visado 

[participante] foi nomeado presidente do CF da EGREP em 28/08/2009, mais de 3 anos após a 

contratação do swap, não podendo ser associado à contratação da operação em causa» 

sublinhando que «não procuraram informar-se nem contactaram o reclamante para que neste 

pudesse exercer o direito de contraditório e prestar esclarecimentos.» 

4. Conclui o participante que «o autor/CM, baseando-se em suposições infundadas e por trás 

de expressões como ‘parece que...’, deduziram juízos pejorativos sobre a atividade profissional do 

visado, ofenderam o seu bom nome e reputação, desrespeitando os seus direitos, liberdades e 

garantias constitucionalmente consagrados e põem em causa a sua idoneidade profissional, com 

potenciais consequências gravíssimas na sua carreira profissional.» 

 

 

 

 

II. Defesa do Denunciado 



   

2 

ERC/09/2013/759 

 

5. Foi o denunciado notificado (Oficio nº 6234/ERC/2013) para se pronunciar a respeito da 

presente participação, tendo este apresentado as suas alegações.  

6. Invocou o denunciado os direitos em confronto alegando que «[n]este caso, reflete-se 

precisamente o problema do conflito entre dois direitos: o Direito ao bom-nome (artigo 25.º da 

Constituição da República Portuguesa e artigo 484.º do Código Civil) por um lado, e a Liberdade de 

Expressão e Informação (artigos 37.º da Constituição da República Portuguesa e lei 2/99, de 13 de 

Janeiro), por outro.» Confronto sobre o qual sublinha «tanto a jurisprudência como a Doutrina têm 

defendido que o direito à informação comporta três limites essenciais e desde que estes não sejam 

ultrapassados, o exercício desse direito terá de ser considerado legítimo: i) o valor socialmente 

relevante da notícia, a ii) moderação da forma de a veicular; e a iii) verdade, medida esta pela 

objectividade, pela seriedade das fontes, pela isenção e pela imparcialidade do autor». 

7. Alega também o Correio da Manhã que «todos aqueles que, exercem funções públicas e 

compõem as referidas instituições, têm de aceitar que todos os actos que praticam, ‘na sua 

qualidade pública’ passíveis de ‘originar dúvidas acerca da sua idoneidade ou moralidade sejam 

objecto de escrutínio e divulgação». 

8. Depois de destacar o percurso do aqui participante em entidades públicas, afirma o 

denunciado que «para o que neste caso releva, terá o Requerente de compreender, tal como tem 

entendido o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH), que quando esteja em causa alguém 

que exerça a actividade política, ‘agindo na sua qualidade de personalidade pública’, a liberdade de 

expressão vigora na sua amplitude máxima.» 

9. Concretiza então o denunciado que «neste contexto, e aproveitando para articular com a 

matéria factual em presença no caso em apreciação, cabe desde já afirmar que o artigo em causa, 

não imputa qualquer facto ao Requerente que vá para além de uma leitura regular, por referência ao 

homem médio, da situação subjacente ao texto jornalístico, tão pouco levanta qualquer suspeita 

infundada ou faz qualquer juízo de valor sobre qualquer comportamento».  

10. Para fundamentar esta conclusão, destaca o Correio da Manhã que «[a] notícia foi dada 

com a moderação que a nossa ordem jurídica exige. O artigo limita-se, concretamente, a dar 

conhecimento de que o Presidente do Conselho Fiscal que exercia funções na EGREP, teria sido 

designado para passar a exercer a sua actividade na Refer. Facto que foi objecto de divulgação não 

só no jornal ‘Correio da Manhã’, mas em diversos órgãos de comunicação social do nosso país». 

Facto para prova do qual junta cópia de artigo do jornal A Bola e Esquerda.net. 



   

3 

ERC/09/2013/759 

11. Relativamente ao (des)respeito pelo direito ao contraditório invocado pelo participante, 

alega o Correio da Manhã que «tentou contactar o requerente até ao fecho da edição em causa, 

assim, ainda que tais contactos tenham sido infrutíferos, fica definitivamente afastada a 

procedência do argumento apresentado por aquele, levantando a questão do desrespeito pelo 

contraditório.» 

12. Sobre a matéria da notícia, alega o denunciado «ora, quer se goste quer não, neste 

ambiente recessivo, sempre que tomamos conhecimento de irregularidades, cometidas no ceio 

[sic.] do sector público, assume particular relevância, nomeadamente, o acompanhamento das 

funções exercidas junto de empresas públicas, e relativamente a estas, também as mobilidades que 

vão sendo realizadas entre as mesmas. Tanto mais quando essas empresas acabam de ser alvo de 

condutas pouco diligentes na celebração de contratos financeiros, e vêm a reflectir um aumento do 

peso contributivo.»  

13. Mais adiantando «tanto que, por Resolução da Assembleia da república (Resolução n.º 

68/2013), foi constituído uma comissão eventual de inquérito parlamentar à celebração de 

contratos de gestão de risco financeiro por empresas públicas, entre as quais as que se destacam 

no artigo em apreciação.» (...) «para que melhor se entenda o que aqui passamos a tratar, retenha-

se aquela comissão de inquérito tem por objecto avaliar aspectos essenciais, tais que: a) apurar os 

procedimentos seguidos por cada empresa na contratação de instrumentos de gestão de risco 

financeiro e suas consequências e implicações; b) apurar o grau de conhecimento das tutelas 

financeira e sectorial sobre aquela contratação e as eventuais medidas adoptadas e decisões 

tomadas; c) apurar o grau de conhecimento e eventual intervenção das entidades com 

competências de supervisão, designadamente em relação às práticas do sector financeiro nestes 

procedimentos; d) apurar as responsabilidades de todos os envolvidos nos vários níveis de 

decisão.» 

14. Sobre os períodos em análise na peça publicada, alega o denunciado «quando o requerente, 

na queixa apresentada a esta entidade, afirma que o facto de só ter sido nomeado presidente do 

Conselho Fiscal da EGREP em 28/08/2009, ‘mais de 3 anos após a contratação do swap’, ‘não 

podendo ser associado à contratação da operação em causa’, e isso significar que os jornalistas do 

‘Correio da Manhã’ não se procuraram informar, tal afirmação não pode proceder. 

Na verdade, tal como vem definido expressamente na Resolução da Assembleia da República n.º 68, 

aquela comissão de inquérito é relativa à contratualização de instrumentos de gestão de risco 

financeiro por parte das empresas públicas, entre 2003 e 2013. 



   

4 

ERC/09/2013/759 

Logo, tendo o Requerente sido nomeado no ano de 2009 para aquele cargo e tendo-se mantido em 

tal cargo até 2013, este estará, de igual modo, sujeito à apreciação da sua conduta, enquanto 

detentor de um órgão decisor.» 

15. Neste sentido, argumenta ainda o denunciado que «por outro lado, cabe ainda apontar que 

não se vislumbram bem os motivos que estiveram da (sic) base da referência indireta que o 

Requerente fez ao ano de 2006 relativamente à contratação dos ‘swaps’ por parte da EGREP. 

Na verdade, tal como é do conhecimento público, o contrato que veio a suscitar mais dúvidas foi o 

contrato celebrado em Janeiro de 2009 com o banco JP Morgan, e o que foi precisamente aquele 

que foi cancelado pelo actual Governo [à data], mediante o pagamento de um total de 122 milhões 

de euros, conforme afirmou a Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.» 

16. Especificando então o sentido dado à peça publicada, alegando que «relativamente ao título 

‘Fiscal que falhou swaps promovido’ – cumpre esclarecer o sentido da palavra empregue. Ora, aquela 

expressão foi utilizada por consideração da questão da cláusula de vencimento antecipado, aquela 

que efectivamente levou o Governo a cancelar esse contrato. 

Assim, esclareça-se que o que esteve na base da menção daquela expressão foi exactamente o 

cargo que o Requerente ocupava, ao terem os jornalistas acreditado que, tanto o Requerente como 

outros responsáveis pela gestão daquela empresa, teriam a obrigação de informar activamente o 

Governo dos prejuízos que poderiam resultar de um cancelamento do contrato por parte do banco, já 

que a partir de 6 de Agosto de 2013, qualquer uma das partes poderia cancelar o contrato, alertando 

da necessidade de actuar preventivamente ao exercício de tal opção financeira.» 

17. Sobre a convicção jornalística de veracidade, alega o denunciado que «os jornalistas do 

‘Correio da Manhã’ procederam, utilizando fontes idóneas e fidedignas, fontes essas que mereceram 

a maior credibilidade quanto às informações prestadas, considerando os jornalistas as informações 

prestadas como verdadeiras. Tendo os jornalistas contactado inúmeras fontes directamente 

relacionadas com os factos, fontes essas que sendo do seu conhecimento, depositaram absoluta 

confiança. A propósito, a proximidade das fontes aos factos relatados permitiu que os jornalistas 

tivessem interiorizado, os factos que lhes foram relatados como verdadeiros, nomeadamente, na 

consideração da falta de diligência devida pelo Requerente, atento as funções que desempenhava 

numa empresa pública, ao que acresce o estado actual da nossa conjuntura económica. De todo o 

modo, toda a informação foi testada e confrontada com outras fontes, tendo os jornalistas publicado 

a informação que lograram confirmar. (...) Pelo que, ‘Cumprido o dever de rigor e objectividade, no 

sentido acima exposto (fontes idóneas, diversas, controladas, convicção séria da verdade por parte 

do jornalista); o facto noticiado considera-se verdadeiro para ser publicado.» 



   

5 

ERC/09/2013/759 

18. Já sobre o sentido das possíveis imputações ao participante, alega o Correio da Manhã que 

«os jornalistas nunca referiram que o Requerente tenha praticado quaisquer crimes ou 

irregularidades, tendo-se limitado a apresentar os factos que reconduziram ao empregar a palavra 

‘falha’, a uma conduta que merecia maior diligência.» 

19. Alega por fim o denunciado que «[a]ssim, (...) entende o Requerido que o facto relatado é 

socialmente relevante, foi difundido com moderação e constitui acontecimento verdadeiro, para 

feitos da sua divulgação noticiosa. Ora, o que a Doutrina e Jurisprudência entendem é que, desde 

que respeitados e preenchidos os limites acima referidos, mesmo que a notícia publicada na 

imprensa atinja o bom-nome e reputação de qualquer pessoa, o facto não será ilícito, porque o 

exercício correcto da liberdade de imprensa, corresponde ao exercício regular de um direito, que por 

sua vez, é causa justificativa do mesmo.» 

20. Conclui então o Correio da Manhã alegando que «assim, parece-nos claro que a notícia 

objecto destes autos, obedeceu às limitações e condições supra referidas», oferecendo como 

conclusão que «deverão os presentes autos ser arquivados, por manifesta falta de fundamento». 

 

 

III. Descrição 

 

21. A edição de 5 de agosto de 2013 do jornal Correio da Manhã publica, na página 28 (seção 

“Política”), um artigo com o título «Fiscal que falhou swaps promovido».  

22. O artigo, com o antetítulo «TRANSPORTES. POLÉMICA COM FIGURAS LIGADAS AOS DERIVADOS 

MANTÉM-SE» e a entrada «Maria Luís Albuquerque nomeou para o Conselho Fiscal da REFER ex-

dirigente da Egrep que não terá alertado para as perdas dos contratos tóxicos», ocupa cerca de 

quatro quintos da página e incluí uma montagem fotográfica que sobrepõe Maria Luís Albuquerque e 

Sérgio Monteiro à estação de Stª Apolónia. 

23. A notícia inicia assim o seu texto «[o] Governo escolheu Carlos Lopes Pereira para presidir 

ao Conselho Fiscal da Rede Ferroviária Nacional (Refer), precisamente o mesmo fiscal da entidade 

que gere as reservas petrolíferas do País (EGREP) que teve de vender petróleo para pagar o 

cancelamento de um contrato swap (produto derivado de garantia de crédito) tóxico.» 

24. O segundo parágrafo é meramente descritivo da nomeação. 

25. O terceiro parágrafo alude aos diversos cargos que o aqui participante ocupava naquela 

data. 



   

6 

ERC/09/2013/759 

26. No quarto parágrafo publica-se: «Os contratos swap da EGREP que, ao que parece, o 

conselho fiscal não terá detetado, custou aos contribuintes portugueses 122 milhões de euros, 

mesmo depois de cancelado. Carlos Lopes Pereira vai agora fiscalizar a Refer, onde a atual ministra 

das Finanças desempenhou as funções de diretora financeira entre 2001 e 2007. Também nesta 

entidade gestora das infraestruturas ferroviárias foram feitos contratos swap entre 2003 e 2007, 

mas, apesar das acusações dos partidos da oposição, Maria Luís Albuquerque garantiu na Comissão 

de Inquérito Parlamentar aos swaps, que, do conjunto dos contratos, a Refer obteve ganhos de 31,1 

milhões de euros.» 

27. Para além deste corpo de notícia, que no seu conjunto ocupa dois quintos (2/5) da página, 

surgem três “caixas”. Uma não se relaciona com o participante, mas aparentemente com outro 

visado. Numa segunda publica-se a remuneração ilíquida do cargo do aqui participante, bem como 

dos vogais do órgão para cuja presidência este havia sido nomeado. Sobre esta caixa, há um 

aparente erro manifesto na impressão do montante (ou falta de explicação lógica), uma vez que o 

valor atribuído como remuneração «do presidente do Conselho Fiscal da Refer é de 1062 euros (...) 

No caso dos vogais, este montante baixa para os 1201,78 euros». Na terceira e última “caixa” é feita 

referência a uma “chamada de atenção” do presidente da Refer, que a caixa relaciona com o período 

da nomeação, não coincidente com o mandato do Conselho de Administração. 

 

IV. Análise e fundamentação 

28. Cumpre, desde logo, delimitar o âmbito da participação, nomeadamente quanto ao bem 

jurídico a proteger e instrumentos de defesa deste. 

29. Assim, é relevante notar que o participante indica como valores em causa “Direitos 

Fundamentais”, “Deveres dos jornalistas”, e “Rigor Informativo”.  

30. Ao longo da exposição do participante, podemos relacionar cada alegação em concreto com 

um dos possíveis valores em causa. Assim (destacados nossos):  

i. «O título do artigo [visa] significar que o visado teve um desempenho profissional 

incompetente enquanto presidente do CF da EGREP, relativamente a um contrato swap» – 

que poderá ser relacionada com o direito ao bom nome e reputação;  

ii. «Adicionalmente procuram incutir nos leitores que o visado não cumpriu a sua missão e por 

esse facto os contribuintes terão sido lesados» – direito ao bom nome e reputação, 

eventualmente também rigor informativo; 

iii. «o visado foi nomeado (...) em 28/08/2009, mais de 3 anos após a contratação do swap, 

não podendo ser associado à contratação da operação» – Rigor informativo; 



   

7 

ERC/09/2013/759 

iv. [o CM/autor] «não (...) contactaram o reclamante para que este pudesse exercer o direito 

de contraditório e prestar esclarecimentos» – Deveres dos jornalistas, eventualmente rigor 

informativo; 

v. «a ligeireza com que o tema é tratado denota pouco interesse em informar» – rigor 

informativo; 

vi. «o autor/CM, baseando-se em suposições infundadas e por trás de expressões como 

‘parece que...’,» – rigor informativo  

vii. «deduziram juízos pejorativos sobre a atividade profissional do visado, ofenderam o seu 

bom nome e reputação, desrespeitando os seus direitos e garantias constitucionalmente 

consagrados e põem em causa a sua idoneidade profissional» – direito ao bom nome e 

reputação. 

31. Importa agora sintetizar, agrupando estas alegações em três grandes grupos: Direito ao 

bom nome e reputação; Rigor informativo, e Direito ao contraditório. 

32. Sobre o direito ao bom nome e reputação, importa assinalar que a qualificação da ofensa a 

estes direitos, bem como o grau de gravidade desta, compete em exclusivo ao aí visado, aqui 

participante. Qualificação que o próprio caracteriza nos termos mais graves do domínio profissional, 

ainda que sem alegar esses mesmos danos no plano pessoal, que contudo aqui se presumem.  

33. De facto, não cabendo ao regulador a qualificação da ofensa, limita-se a verificá-la para 

efeitos da análise do exercício do direito de participação. Ou seja, o mecanismo de defesa deste 

direito está exclusivamente na disponibilidade do visado.  

34. Verifica-se assim, como alega o participante, que a notícia publicada: a) «afecta a sua 

reputação e boa fama»; e b) «foram feitas referências de facto inverídicas ou erróneas que [lhe 

dizem], respeito».  

35. A falta da exposição de elementos contrários, ou retificativos, contrapostos pelo visado face 

aos publicados (e.g. num texto de retificação ou resposta), não diminuí esta análise na aferição do 

rigor jornalístico, apenas afastando neste âmbito da participação, eventuais análises ou 

clarificações de factos inverídicos ainda não alegados. 

36. Relativamente ao rigor informativo, haverá que separar duas questões: a contraposição de 

factos (não exercida); e o rigor da peça publicada face aos factos conhecidos. 

37. Quanto à primeira destas questões podemos, num esforço de exegese, inferir da 

participação recebida pelo menos dois factos: 



   

8 

ERC/09/2013/759 

i. O participante não poderá ser associado à contratação do swap mencionado. Facto 

decorrente das suas alegações: «foi nomeado presidente do CF da EGREP em 28/08/2009, 

mais de 3 anos após a contratação do swap, não podendo ser associado à contratação da 

operação em causa»; 

ii. Não será verdade que o conselho fiscal da EGREP não tenha detetado o(s) swap(s). O que 

se infere da alegação de que «o autor/CM, baseando-se em suposições infundadas e por 

trás de expressões como ‘parece que...’, deduziram juízos pejorativos sobre a atividade 

profissional do visado». Alegação relacionada com a passagem da notícia: «Os contratos 

swap da EGREP, que, ao que parece, o conselho fiscal não terá detetado,» (destacado 

nosso). 

38. Mesmo com este esforço de encontrar na participação factualidade não explícita, não é 

óbvia, neste sentido contraditório, a eventual falta de rigor nas matérias indicadas pelo participante. 

Se não vejamos: 

i. Sobre a associação do participante à contratação do swap em causa, não encontramos na 

peça analisada qualquer referência a essa associação. O que de facto a notícia refere é a 

ligação entre as funções de fiscalização do participante e a deteção (e eventual reporte) do 

dito swap a posteriori, como é timbre dos Conselhos Fiscais.  

Ou seja, a notícia centra-se não na contratação do instrumento financeiro (em janeiro de 

2009, e assim pelo menos sete meses antes da nomeação do participante), mas sim na 

deteção da sua existência e condições (alegadamente gravosas para o interesse público). 

Esta fiscalização financeira insere-se certamente no âmbito da atuação de um Conselho 

Fiscal, ao qual no caso o participante presidiu durante quase quatro anos, e pelo menos até 

ao cancelamento do instrumento em causa a 6 de junho de 2013 (desde a nomeação a 28 

de agosto de 2009 e interruptamente até depois do efetivo cancelamento a 6 de junho de 

2013).  

ii. Sobre a «suposição infundada» da falta de deteção do swap, notamos um pouco habitual 

uso do condicional na notícia original, e uma falta de retificação ou contra alegações de 

facto pelo participante. Em concreto, e para além das referências a fontes (na oposição 

apresentada pelo Correio da Manhã), ainda assim o jornal inclui uma indeterminação nas 

alegações daquele swap ter ou não ter sido detetado pelo Conselho Fiscal a que presidia o 

participante: «Os contratos swap da EGREP, que, ao que parece, o conselho fiscal não terá 

detetado,» (destacado nosso). 



   

9 

ERC/09/2013/759 

No caso aqui em análise, esta indeterminação assumida favorece o entendimento de 

preocupação do Correio da Manhã com a verdade material. Ainda que, de acordo com as 

fontes, estivesse assegurada a “verdade noticiosa” (na expressão usada nas alegações do 

denunciado: «o facto relatado [...] constitui acontecimento verdadeiro, para feitos da sua 

divulgação noticiosa»). Poderíamos mesmo conceber a hipótese do denunciado, não 

podendo saber com certeza material sobre se alguma informação sobre a matéria teria ou 

não sido trocada pelo então presidente do CF da EGREP e a tutela por via confidencial (e na 

falta de conhecimento da qual, somada a «inúmeras fontes directamente relacionadas com 

os factos», não impediriam a publicação nem o interesse público da matéria), ainda assim, 

tivesse tido o cuidado de colocar a alegação num duplo condicional. 

Assim, ao contrário do alegado pelo participante, as expressões usadas não visam ser 

infundadamente opinativas, mas antes acautelar o possível conhecimento posterior de 

uma verdade material diferente daquela que terá, legitimamente, chegado ao jornal pelas 

«inúmeras fontes directamente relacionadas com os factos». No limite, abririam desde 

logo a possibilidade do exercício do direito de retificação pelo participante. 

Concorre ainda para este entendimento o facto do denunciado, nas suas alegações de 

oposição, nunca negar perentoriamente a possibilidade do Conselho Fiscal ter – por via não 

conhecida – alertado a tutela, o que alega, fundamentadamente, é a convicção de 

veracidade dessa falta, em função de informação credível recebida de várias fontes.  

Embora não colha, aqui, a argumentação do participante, há contudo que notar que esta 

aparente “cautela” do Correio da Manhã no uso do condicional corresponde, numa 

interpretação benévola, a uma incerteza sobre a matéria que veio a publicar. Incerteza essa 

que reforça o dever de audição das partes interessadas.  

39. Já quanto à segunda questão não pode esta entidade reguladora deixar de notar, pelo 

menos, dois casos explícitos (ainda que não alegados pelo participante): 

i. No primeiro parágrafo da notícia original lemos: 

«O Governo escolheu Carlos Lopes Pereira para presidir ao Conselho fiscal da Rede 

Ferroviária Nacional (Refer), precisamente o mesmo fiscal da entidade que gere as 

reservas petrolíferas do País (EGREP) que teve de vender petróleo para pagar o 

cancelamento de um contrato swap (produto derivado de garantia de crédito) 

tóxico.» 

Frase suscetível de introduzir indeterminação no reconhecimento do sujeito (função 

sintática), antes e depois da vírgula. Ou seja, há uma indeterminação sobre quem «teve de 



   

10 

ERC/09/2013/759 

vender petróleo para pagar o cancelamento de um contrato swap». Se, na posse da demais 

informação sobre o tema, é óbvia que a imputação feita à EGREP, o mesmo não se dirá 

sempre do leitor médio que a imputará ao participante.  

No respeito pelo dever de rigor informativo, o Correio da Manhã tinha a obrigação de evitar 

essa interpretação errada, e mesmo provável para o leitor médio, que é gravosa para o 

participante e implicitamente não rigorosa.  

ii. Na segunda “caixa”, parte inferior da coluna central da página, podemos ler: 

«REMUNERAÇÕES 

A remuneração ilíquida do presidente do Conselho Fiscal da Refer é de 1062 euros, 

pagas 14 vezes por ano. No caso dos vogais, este montante baixa para os 1201,78 

euros mas, novamente, por 14 vezes ao ano.»  

(Destacados nossos) 

É evidente o erro, mesmo sem consultar qualquer fonte publicamente disponível. Seja por 

lapso, seja por gralha, as referências aos dois montantes não fazem sentido, uma vez que 

não é possível o montante baixar de 1062 euros para 1201,78 euros. Sendo ininteligível o 

montante publicado, não se suscita aqui um problema de rigor, mas antes de correção de 

erro manifesto. 

Por outro lado não resulta óbvia a mesma benevolência da menção a que aquele montante 

seja «pago 14 vezes por ano». Não tendo sido alegado pelo aqui participante, nem assim 

contestado pelo denunciado, são do conhecimento público os inúmeros “Avisos” publicados 

sobre outras empresas naquele período, a que, para além dos valores e retribuições 

“normais”, se juntavam menções não só à aplicação de uma redução salarial como, e aqui 

mais relevante, à generalizada suspensão do pagamento de subsídios de férias e de natal. 

Dado o particular momento financeiro que o país atravessava, aliás destacado pelo 

denunciado como fundamento do interesse público na notícia, bem como as reduções 

remuneratórias daí decorrentes, a simples menção na notícia ao pagamento «14 vezes por 

ano» revela-se incompleta.  

Seria necessário informar os leitores se esse pagamento «14 vezes por ano» constituía ou 

não uma exceção à então regra de suspensão de subsídios de férias e natal. No quadro 

específico da notícia e do momento, esta falta prejudica o rigor informativo da notícia. 

40. Relativamente ao (des)respeito pelo direito ao contraditório invocado pelo participante, o 

Correio da Manhã apenas alega que «tentou contactar o requerente até ao fecho da edição em 



   

11 

ERC/09/2013/759 

causa, assim, ainda que tais contactos tenham sido infrutíferos, fica definitivamente afastada a 

procedência do argumento apresentado por aquele, levantando a questão do desrespeito pelo 

contraditório.» 

41. Esta alegação do denunciado é manifestamente insuficiente. A alegação de tentativa de 

contacto com o participante é vaga e indeterminada sendo, no caso, essencial à sua concretização 

(para aferir da adequação desses esforços). Ou seja, não basta a mera alegação, cabe ao 

denunciado o ónus da prova que, podendo não ser excessivamente detalhada, deve pelo menos 

listar, descrevendo, essas tentativas de contacto. Vide a este propósito, mutatis mutandis, a 

incumbência do jornalista provar a atuação segundo as leges artis: acórdãos da Relação de Lisboa 

de 28/05/2009 e de 20/12/2011, e acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 17/09/2009, 

disponíveis em www.dgsi.pt. 

42. Será bem diferente a qualificação de, e.g.: 

i. Uma “tentativa” de contacto telefónico fora das horas de expediente, para um número de 

telefone móvel e deixando que este toque apenas duas vezes (seria ainda mais grave se o 

número que inicia a chamada fosse não identificado), cinco minutos antes do fecho da 

edição; ou 

ii. Uma tentativa de contacto para cada um dos contactos conhecidos do visado, que não se 

efetiva mas na qual se deixam indicações para de forma rápida e útil, e sobretudo com 

tempo devido, o visado se pronunciar; ou ainda 

iii. Várias tentativas de contacto, diretas e indiretas, ao longo de um período de trabalho normal 

(horário de expediente), incluindo para o local de trabalho e por email. 

43. Nada é alegado pelo denunciado quanto à forma e modo como «tentou contactar o 

requerente até ao fecho da edição em causa,» bem como possíveis causas ou circunstâncias pelas 

quais «tais contactos tenham sido infrutíferos». 

44. Neste sentido, devemos concluir que o denunciado, tendo oportunidade para apresentar 

fundamentadas alegações de facto que consubstanciassem oposição ao comportamento 

denunciado pelo participante, o não fez, limitando-se a invocar, em abstrato, o cumprimento da 

norma. Embora a falta de oposição – o que não é aqui o caso – não implique confissão, não é menos 

atendível a falta de remissão a esta entidade de elementos que comprovassem o respeito pelo 

dever de audição do participante, nomeadamente os esforços concretamente envidados para 

efeitos de exercício do contraditório. 

45. Notando o especial dever de audição do visado referido anteriormente (38. ii. in fine), não 

resulta para a ERC como garantido que o denunciado tenha agido com o zelo adequando à audição 



   

12 

ERC/09/2013/759 

do visado na notícia. Não sendo comprovável a ausência da alegada tentativa, é contudo lícito o juízo 

de probabilidade do seu cumprimento defeituoso. 

46. Analisados os factos, cumpre enquadrar esta na fundamentação jurídica. Assim, a ERC tem 

competência sobre as questões suscitadas na participação, nos termos e para os efeitos do 

disposto: 

i. Nos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, em particular nos 

artigos: artigo n.º 7.º, alínea d) e f); artigo n.º 8.º alínea d), f) e j); artigo n.º 24.º, n.º 3, alínea a) 

[e j)]; artigo n.º 53.º e seguintes; e artigo 59.º e seguintes; 

ii. Na Lei de Imprensa, publicada pela lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, retificada pela Declaração 

de retificação n.º 9/99, de 18 de fevereiro, e alterada pela lei n.º 19/2012, de 8 de maio, bem 

como pela lei n.º 78/2015, de 29 de julho, em particular nos artigos: artigo 2.º, n.º 2, alínea 

c), e) e f); artigo 3.º; artigo 24.º e seguintes; 

iii. No Estatuto do Jornalista, lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, alterada e republicada pela lei n.º 

64/2007, de e de novembro, em particular os artigos: artigo 14.º, n.º 1, alíneas a), e) e f), e 

n.º 2, alíneas b) e c). 

47. Da análise da participação, conclui-se que poderiam estar em causa, na notícia publicada: o 

respeito pelo direito ao bom-nome e reputação, o rigor informativo da mesma; o direito ao 

contraditório. 

48. Do confronto e análise das alegações do participante e do denunciado, podemos concluir: 

i. Relativamente ao respeito pelo direito ao bom-nome e reputação:  

a. Que a matéria é manifestamente de interesse público, incluindo questões 

eventualmente ligadas à diligência profissional com a qual o participante exerceu 

funções públicas; 

ii. Relativamente ao respeito pelo dever de rigor informativo: 

a. Que da notícia publicada, bem como do alegado pelas partes, resulta uma 

verificação da falta de rigor informativo; 

b. Que se verifica o uso de expressões de condicionalidade que, embora invulgares, 

repercutem dúvidas sobre a própria notícia, e não sobre o visado. 

iii. Relativamente ao respeito pelo direito de contraditório (audição do visado): 

a. Que, de acordo com as alegações do denunciado, este «tentou contactar o 

requerente até ao fecho da edição em causa (...) ainda que tais contactos tenham 

sido infrutíferos»; 



   

13 

ERC/09/2013/759 

b. Que a mera alegação da tentativa, apesar de atendível, não é suficiente para a 

verificação do adequado cumprimento desse dever. 

49. Tomando em consideração o supra exposto, conclui-se que a notícia em causa viola o dever 

de rigor informativo, notando-se a utilização de expressões que podem suscitar dúvidas sobre os 

factos publicados – prática que, pela possível confusão que pode suscitar, deveria ser evitada. 

50. Da análise das alegações sobre o preenchimento do dever de audição dos visados na notícia 

– exercício do contraditório – e mesmo que aceitando a alegação da tentativa do seu exercício, não 

fica demonstrada a diligência necessária ao respeito pelo conteúdo útil deste dever, sobretudo após 

ter sido o Correio da Manhã questionado sobre a matéria, e tendo a oportunidade de esclarecer 

eventuais diligências. 

51. Pelo exposto, entende-se: ter ocorrido violação do dever de rigor informativo, nos termos do 

disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa; não sendo comprovável, no caso, a violação expressa do 

dever de audição dos interessados (direito ao contraditório), não resulta tampouco provada a 

verificação do adequado cumprimento desse dever, nos termos do disposto na alínea f), do n.º 2 do 

artigo 2.º da Lei de Imprensa e, por remissão desta, na alínea e), do n.º 1, do artigo 14.º do Estatuto 

do Jornalista. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo analisado uma participação de Carlos António Lopes Pereira contra o jornal Correio da Manhã, 

propriedade de Cofina Media, S.A., a propósito da publicação, na edição de 05 de agosto de 2013, de 

uma peça com o título «Fiscal que falhou swaps promovido»; 

 

Verificando que ocorreu violação da Lei da Imprensa, e notando o uso de expressões vagas e 

imprecisas relativamente a fontes de informação ou potenciais conclusões destas, bem como a 

falta de verificação do cumprimento adequado do dever de audição dos interessados, 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, 

respetivamente, na alínea f) do artigo 7.º, nas alíneas a) e d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

1. Considerar a participação procedente; 

2. Dar por verificada a violação do disposto no artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do 

Jornalista; 



   

14 

ERC/09/2013/759 

3. Alertar o Correio da Manhã para as boas práticas jornalísticas, evitando o uso de expressões 

vagas e indeterminadas que possam sugerir conclusões de facto erradas ou sem menção a 

fonte dessa informação, mais alertando para a necessidade de manter registo dos esforços, 

no plural, das tentativas de cumprimento do dever de audição dos interessados. 

 

Lisboa, 21 de março de 2017 

 

O Conselho Regulador, 

 

 

Carlos Magno 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

Luísa Roseira 

 


