
 

 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2018/68 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Recurso de Armando Oliveira contra a Revista Sábado por alegada 
recusa ilegítima do exercício do direito de resposta à notícia 

intitulada “Denúncia revela gastos milionários” publicada na edição 
de 1 de fevereiro de 2018 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
27 de março de 2018



   

1 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2018/68 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Recurso de Armando Oliveira contra a Revista Sábado por alegada recusa ilegítima do 

exercício do direito de resposta à notícia intitulada “Denúncia revela gastos milionários” 

publicada na edição de 1 de fevereiro de 2018 

 

No dia 8 de março de 2018, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) recurso de Armando Oliveira contra a decisão da Revista Sábado de negar o 

exercício do alegado direito de resposta à notícia intitulada “Denúncia revela gastos milionários”, 

publicada na edição de 1 de fevereiro de 2018 

Armando Oliveira, Recorrente no processo supra identificado, alega ter-lhe sido ilegitimamente 

negado o exercício do direito de resposta relativamente à notícia em causa. Afirma ser visado na 

notícia pela referência ao seu nome, como por via do cargo que ao tempo exercia na Ordem dos 

Solicitadores e dos Agentes de Execução. Afirma que “a generalidade dos leitores, não sabendo os 

cargos que cada membro dos órgãos da Ordem ocupa, o que sabem é quem é o solicitador e agente 

de execução Armando Oliveira (eu), que sou um profissional com mais de 30 anos de profissão, 

podendo fazer legítima confusão com o colega Armando A. Oliveira, pessoa diversa e colega mais 

novo.” 

Invoca que “(é) feita alusão a ARMANDO OLIVEIRA (ou seja, eu), alegando-se que sou o presidente do 

Conselho Profissional do Colégio dos Agentes de Execução. Falso! (...) o jornalista poderia ter 

verificado que o referido presidente é o Sr. Solicitador Armando A. Oliveira, pessoa diversa (...)”. 

Invoca também ser “verdadeira a alusão à viagem de tuk-tuk e a responsabilidade, aliás exclusiva, 

do Conselho Regional de Lisboa por mim presidido, na sua organização. O que não é sério e é 

intelectualmente desonesto é esconder-se a receita ou o saldo que tal viagem proporcionou, 

falando-se apenas no seu custo. (...)”, fazendo esclarecimentos sobre as despesas referidas na 

notícia, concluindo que a notícia não cuidou de garantir o contraditório, pois, no seu entender, 

deveria o Recorrente ter sido ouvido a propósito da organização dos eventos referidos na notícia, ao 

invés do bastonário. 

Conclui solicitando a intervenção da ERC para a publicação da sua resposta à notícia. 



   

2 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

Remete para o efeito cópia do artigo objeto da resposta, cópia da resposta enviada para a revista, 

cópia da publicação da resposta do Bastonário da Ordem de Solicitadores, e cópia da resposta do 

diretor da Revista Sábado, datada de 05/03/2018, negando a publicação da resposta. 

A 19 de março de 2018, os Recorridos, Cofina Media, S.A., proprietária da Revista Sábado, e Eduardo 

Dâmaso, Diretor da revista, notificados ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 59.º dos Estatutos da 

ERC, para se pronunciarem sobre o teor do recurso, justificam a não publicação da resposta do 

Recorrente por não estarem preenchidos os pressupostos de facto para o exercício do direito de 

resposta, previstos nos artigos 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa por: 

i) a notícia não se referir à pessoa do Recorrente, mas sim a Armando Oliveira, 

Presidente do Conselho Profissional do Colégio dos Agentes de Execução, como tal sempre 

identificado na notícia, e, por isso, insuscetível de suscitar dúvidas quanto à pessoa em 

questão; 

ii) o artigo não conter qualquer referência ao Recorrente suscetível de lhe causar lesão 

ao seu bom nome ou reputação. 

Mais informam ter sido publicado o texto de resposta da Ordem dos Solicitadores e Agendes de 

Execução, que consideraram ser titular do direito de resposta. 

 

Dos factos 

Dos documentos juntos ao processo, resulta provado que: 

- A 01/02/2018, a Revista Sábado publicou uma notícia intitulada “Denúncia revela gastos 

milionários”, relativa a uma denúncia apresenta no DCIAP contra dirigentes da Ordem dos 

Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), da qual resulta a suspeita da prática de crimes de 

gestão danosa, abuso de poder, infidelidade e desvio de dinheiros públicos, “que terá rendido à OSAE, 

entre 2005/16 um encaixe superior a 15 milhões de euros”. A notícia refere que “(a) queixa foi feita 

contra a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, uma empresa de informática e quatro 

pessoas, inclusive o bastonário da Ordem, José Carlos Resende, e o presidente do Conselho 

Profissional do Colégio dos Agentes de Execução, Armando Oliveira. E também contra 

desconhecidos.”; 

- A notícia destaca partes da denúncia, entre as quais relativas a gastos excessivos dos dirigentes 

da OSAE em viagens, passeios, alojamentos e refeições, e outas despesas do género, sem suporte 

documental, relacionados com “divertimentos e luxos”, às quais contrapõe declarações prestadas 

pelo bastonário da OSAE, José Carlos Resende. Nessas declarações é feita uma referência ao 

respetivo Conselho Regional de Lisboa: «“esses dados têm uma explicação. Por exemplo, esse 



   

3 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

passeio de tuk-tuk foi feito pelo Conselho Regional de Lisboa e foi pago pelos participantes. Se bem 

me lembro, eu próprio paguei para ir. Ou seja, a OSAE paga, mas depois é ressarcida pelos colegas 

que vão ao passeio. Isso vale também para outros eventos como os congressos e as ofertas que são 

feitas”, diz José Carlos Resende, salientando que desconhece a prática de qualquer ilegalidade: “Nós 

temos tudo regulamentado internamente. Há regras e limites para as despesas. A denúncia não diz 

a verdade”.» 

- O Recorrente enviou à Recorrida resposta à notícia em questão, tendo a publicação sido recusada 

pela Revista Sábado, com os fundamentos constantes em II b); 

- É facto do domínio público que o Recorrente foi presidente do Conselho Regional de Lisboa da OSAE. 

 

Decidindo 

Nos termos do artigo 8.º, alínea f), do artigo 24.º, n.º 3, alínea j), e do artigo 59.º, n.º 1, dos Estatutos 

da ERC (Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro), compete ao Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social apreciar queixas e recursos relativos ao direito de resposta. 

O direito de resposta é um direito fundamental, consignado no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da 

República Portuguesa. Nos termos do n.º 1 do artigo 25.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de 

janeiro), “O direito de reposta e o de retificação devem ser exercidos pelo próprio titular (...)”, 

dispondo o n.º 1 do artigo 24.º do mesmo diploma que “tem direito de resposta nas publicações 

periódicas qualquer pessoa (...), bem como o titular de qualquer órgão (...) que tiver sido objeto de 

referências, ainda que indiretas, que possam afetar a sua reputação e boa fama.” Dispõe o n.º 2 que 

“as entidades referidas (...)  têm direito de retificação (...) sempre que tenham sido feitas referências 

de facto inverídicas ou erróneas que lhes digam respeito.” 

O exercício do direito de resposta e do direito de retificação importa a demonstração da respetiva 

titularidade. A titularidade do direito de resposta previsto no artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa 

pressupõe que quem o invoca tenha sido objeto de referências que possam afetar a sua reputação e 

boa fama. 

A questão em apreço é a da legalidade da decisão de não publicação da resposta do Recorrente 

pelos Recorridos. 

Dá-se o caso de o aqui Recorrente ter o mesmo nome e último apelido da pessoa visada pela notícia 

e ali identificada como “o Presidente do Conselho Profissional do Colégio dos Agentes de Execução, 

Armando Oliveira”. No entanto, o Recorrente não é, nem foi, Presidente do Conselho Profissional do 

Colégio dos Agentes. Assim, a pessoa visada pela notícia identificada pelo nome (coincidente com o 

do Recorrente), e, simultaneamente, pelo cargo exercido, não é o Recorrente. 



   

4 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

No entanto, a semelhança dos nomes - o nome profissional do Recorrente é “Armando Oliveira”, e o 

do presidente da ordem é “Armando A. Oliveira” -, o facto de ambos serem solicitadores, e de o 

Recorrente também ter exercido um cargo social na Ordem dos Solicitadores, levou a que o 

Recorrente se tenha revisto no texto da notícia e que considere que, em resultado da mesma, pode 

ser confundido com o visado nas denúncias ali publicadas, as quais são suscetíveis de afetar a sua 

reputação e boa fama 

Na publicação da ERC “Direitos de Reposta e de Retificação – perguntas frequentes”, afirma-se que 

“se segundo padrões de razoabilidade for expectável, naquele caso, que terceiros (ainda que na sua 

esfera privada) associem ao escrito ou imagem um determinado indivíduo que não é o efetivo 

visado, pode concluir-se que esse indivíduo também tem legitimidade para requerer a publicação de 

direito de resposta ou de retificação (ponto 7.10 da Delib. 73/DR-I/2009).” 

Atentos os factos descritos supra, consideramos ser razoável que possa haver a confusão apontada 

pelo Recorrente, entre a sua pessoa e a pessoa visada na notícia. 

O Recorrente sentiu-se, ainda, visado, enquanto presidente do Conselho Regional de Lisboa, pela 

referência ao referido Conselho, feita pelo bastonário da Ordem, ainda que com o sentido de infirmar 

as suspeitas noticiadas.  

O entendimento da ERC vertido na publicação supra é de que “as referências suscetíveis de afetar a 

reputação e boa fama (ou bom nome) do visado podem ser diretas ou indiretas (cabendo aqui as 

que permitam, ainda assim, através da caracterização do visado, o seu reconhecimento ou 

identificação, mesmo que apenas no círculo restrito em que o mesmo se mova habitualmente). Não 

é necessário que as referências sejam objetivamente atentatórias da reputação e boa fama, 

bastando que o interessado as considere como tal, não cabendo ao órgão de comunicação social 

fazer essa avaliação (Ac. TRL, de 13.10.2009-Proc. 576/09.7TBBNV.L1). Assim, a avaliação do 

caráter ofensivo, inverídico ou erróneo do conteúdo publicado ou emitido e da oportunidade de 

exercer o direito de resposta ou de retificação cabe ao próprio titular do direito. Essa avaliação é 

temperada por conceitos sociais de reputação e boa fama.” 

Também aqui se reconhece razão ao Recorrido, uma vez que, do cotejo entre a gravidade das 

denúncias, detalhadamente noticiadas, relativas à irregularidade de despesas, e subsequente 

informação da responsabilidade do Conselho Regional de Lisboa na sua realização, resultam 

referências suscetíveis de afetar a boa reputação e boa fama do Recorrido. 

 

 



   

5 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

Deliberação 

Tendo analisado um recurso de Armando Oliveira contra a Revista Sábado por alegada recusa 

ilegítima do direito de resposta em relação à notícia intitulada “Denúncia revela gastos milionários”, 

publicada na edição de 1 de fevereiro de 2018; 

Considerando que embora o recorrente tenha o mesmo nome e exerça a mesma atividade 

profissional da pessoa visada no artigo, não era o Presidente do Conselho profissional do Colégio dos 

Agentes de Execução, esse, sim, a pessoa mencionada na peça em referência; 

Atendendo, no entanto, à possibilidade de se verificar perante a opinião pública alguma confusão 

entre a identidade do recorrente e a do visado na notícia, e reconhecendo que tal situação é 

suscetível de lesar a honra do recorrente; 

O Conselho Regulador, nos termos do artigo 60.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, determina que seja 

concedido direito de resposta, devendo, no entanto, o recorrente limitar-se, no seu texto de 

resposta, a esclarecer de forma incisiva e breve o aspeto acima referido e passível de suscitar 

alguma confusão. 

O texto de resposta deverá ser publicado no primeiro número impresso após o segundo dia posterior 

à receção desta deliberação e deverá ser precedido da indicação de que se trata de um direito de 

resposta, acompanhado da menção de que a publicação é efetuada por efeito de deliberação do 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, nos termos do artigo 26.º 

da Lei de Imprensa. 

Adverte-se os recorridos que por cada dia de atraso no cumprimento da publicação do texto de 

resposta ficam sujeitos à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 72.º dos Estatutos da 

ERC. 

 

Lisboa, 27 de março de 2018 

 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 



   

6 

EDOC/2018/2079 
500.10.01/2018/60 

 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


