
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/42 (CONTJOR-NET) 

 

 

 

Participação contra a edição online do jornal Correio da Manhã a 
propósito da publicação de uma peça intitulada «Guarda-redes 

suspeito de ajudar o Sporting na Taça da Liga» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2019



   

1 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/42 (CONTJOR-NET) 

 

Assunto: Participação contra a edição online do jornal Correio da Manhã a propósito da publicação 

de uma peça intitulada «Guarda-redes suspeito de ajudar o Sporting na Taça da Liga» 

 

I. Participação 

1. Deu entrada na ERC, no dia 19 de maio de 2018, uma participação contra a edição online do 

jornal Correio da Manhã a propósito da publicação, no mesmo dia, de uma peça intitulada «Guarda-

redes suspeito de ajudar o Sporting na Taça da Liga». 

2. O participante ressalta «a forma como é posto em causa publicamente o bom nome e 

reputação de uma pessoa com o intuito de atacar uma outra entidade». 

3. Solicita que a ERC «tome medidas para impedir a publicação de notícias sem sustentação 

fundamentada que possam pôr em causa o bom nome de qualquer pessoa». 

4. Entende o participante que «[e]sta não é só uma questão do direito ao bom nome e imagem de 

uma pessoa. É também uma questão de defender a sanidade da nossa sociedade, protegendo-a 

de notícias falsas e de meios de comunicação sem escrúpulos que não se importam de usar o 

nome de pessoas inocentes para servir os seus obscuros desideratos». 

5. O participante «[s]olicita que as autoridades competentes ponham cobro a estas práticas de 

fabricação de notícias que envenenam o pensamento e a sociedade dos nossos dias». 

 

II. Defesa do denunciado 

6. O denunciado entende que «o teor da notícia publicada aqui em causa não implica a violação de 

qualquer disposição legal». 

7. Sublinha que, «como é prática habitual no jornal “Correio da Manhã”, os jornalistas autores da 

notícia aqui em causa, procederam a uma investigação cuidada e diligente, tendo contactado com 

fontes com conhecimento direto dos factos que lhe confirmaram os factos noticiados». 

8. Refere ainda que, «se os jornalistas não tivessem contatado com fontes não teriam 

certamente conhecimento do conteúdo de mensagens trocadas entre Paulo Silva e Pedro 

Trigueira, conforme se pode atestar pela notícia objeto dos presentes autos». 



   

2 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

9. Afirma o denunciado que «os jornalistas tentaram contactar o guarda-redes Pedro Trigueira, 

através de José Couceiro, não tendo este respondido aos telefonemas nem às mensagens que lhe 

tinham sido enviadas». 

10. Ressalta que «[o]s autores da notícia deram a conhecer os factos de forma objetiva e sem 

tecerem qualquer comentário ou apreciação subjetiva, obedecendo de forma clara a todas as 

regras da ética profissional» e «orientaram o exercício da sua atividade pela estrita observância 

dos direitos constitucionais que consagram a liberdade de expressão, de informação e a liberdade 

de imprensa, não podendo o exercício desses direitos ser impedido ou limitado por qualquer tipo 

ou forma de censura – tal como pretende aqui o Queixoso.» 

11. Defende, assim, que «os jornalistas, autores da notícia em causa, limitaram-se a informar 

sobre um tema de interesse público.» 

12. O denunciado informa que «também a 19 de maio de 2018 foi publicado na edição em papel do 

jornal “Correio da Manhã”, na página 4, a notícia com o título “Guarda-redes oferece taça da liga”, 

com chamada de primeira página “Guarda-redes suspeito na taça da liga”». 

13. Segundo o denunciado, na sequência da publicação Pedro Trigueira solicitou direito de 

resposta, sendo que «no dia 24 de maio foi publicado o texto de resposta enviado por Pedro 

Trigueira, com título “Pedro Trigueira nega ter sido corrompido Guarda-redes do V. Setúbal diz que 

não tece contactos com ninguém ligado ao Sporting”». 

14. Contudo, afirma o denunciado, Pedro Trigueira entendeu que «o exercício de direito de resposta 

não foi cumprido tendo instaurado ação especial ao abrigo do disposto no artigo 27.º, n.º1 da Lei 

n.º2/99 (Lei Imprensa) contra a Cofina Media, S.A., tendo a referida entidade apresentado a 

competente contestação». 

15. Informa o denunciado que na sequência foi a Cofina Media, S.A., condenada e, «em 

cumprimento com a respetiva decisão judicial, a 17 de junho de 2018 foi publicada na edição 

online do jornal “Correio da Manhã” a notícia com o título “Pedro Trigueira nega ter sido corrompido. 

Por decisão judicial, republicamos o seguinte direito de resposta”», «[a]ssim como na edição 

impressa, com chamada de capa “Direito de Resposta, Pedro Trigueira nega ter sido corrompido”, e 

com o título “Pedro Trigueira nega ter sido corrompido. Por decisão judicial, republicamos o 

seguinte direito de resposta”». 

16. O denunciado argumenta que «[f]ace a tudo o que foi exposto, mesmo que não se entenda que 

a notícia objeto dos presentes autos não coloque em causa o bom nome e reputação do guarda-



   

3 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

redes Pedro Trigueira ou de qualquer outra entidade, a verdade é que na sequência da publicação 

da notícia do caso em apreço, foi publicado o respetivo texto de resposta». 

17. Conclui, que «[n]a sua génese, a notícia publicada não constitui nenhuma violação, nem 

tampouco qualquer falta de rigor informativo». 

 

III. Análise e fundamentação 

18. O participante vem solicitar a intervenção da ERC no sentido de «impedir a publicação de 

notícias sem sustentação fundamentada que possam pôr em causa o bom nome de qualquer 

pessoa» e critica «a forma como é posto em causa publicamente o bom nome e reputação de uma 

pessoa com o intuito de atacar uma outra entidade». 

19. Saliente-se, desde logo, que é aos tribunais judiciais que compete apreciar e decidir sobre os 

crimes de difamação e calúnia. 

20. Contudo, a alínea d) do artigo 8.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro, dispõe que é atribuição da ERC garantir o respeito pelos direitos, liberdades e 

garantias, bem como a alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC estabelece que 

compete ao Conselho Regulador da ERC fazer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, designadamente 

em matéria de rigor informativo e de proteção dos direitos, liberdades e garantias pessoais. 

21. Faz, assim, parte das competências da ERC apreciar o incumprimento do direito ao bom-

nome, uma vez que se trata de um direito pessoal e cujo respeito pelos órgãos de comunicação 

social é imposto pelo artigo 3.º da Lei da Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, o 

qual afirma que a liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da Constituição 

e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objetividade da informação, a garantir os direitos ao 

bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a 

defender o interesse público e a ordem democrática. 

22. Sendo o artigo 3.º da Lei de Imprensa uma norma que estabelece princípios e limites legais 

aos conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, 

neste caso a imprensa, a ERC tem competências para apreciar o seu cumprimento. 

23. O direito ao bom-nome é um direito pessoal. Assim, quem tem legitimidade para apresentar 

queixa contra a sua violação é o próprio ofendido, ou os seus representantes legais. Por 

conseguinte, não tendo o titular do direito ao bom-nome apresentado queixa contra o texto agora 

em apreço, cumpre tão-somente analisar a presente participante à luz do cumprimento, ou não, do 



   

4 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

dever de rigor informativo, isto é, se os factos foram explanados com rigor e isenção, privilegiando 

a identificação das fontes, separando os factos da opinião, e recolhendo a posição das partes com 

interesses atendíveis. 

24. Encontra-se consubstanciado no artigo 14.º, n.º 1, alínea f), do Estatuto do Jornalista, que é 

dever fundamental do jornalista «[i]dentificar, como regra, as suas fontes de informação, e atribuir 

as opiniões recolhidas aos respetivos autores». Assinale-se ainda o ponto 6 do Código 

Deontológico do Jornalista, em que se afirma que «[o] jornalista deve usar como critério 

fundamental a identificação das fontes». Saliente-se ainda o Código Deontológico do Jornalista 

que refere no seu ponto 6º que «[o] jornalista deve usar como critério fundamental a identificação 

das fontes». 

25. Recorde-se ainda o artigo 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista, que refere que «os 

jornalistas não são obrigados a revelar as suas fontes de informação, não sendo o seu silêncio 

passível de qualquer sanção, direta ou indireta». Tal informação, entende-se – o próprio exercício 

da faculdade de não divulgação da fonte e a imputação de “anónima” – deve ser sempre 

proporcionada aos leitores. 

26. A peça em apreço é construída tendo como base mensagens de voz trocadas entre Paulo 

Silva e João Gonçalves. Contudo, não é claro, nem imediatamente percetível, qual a fonte da 

matéria relatada. Foram as mensagens fornecidas pelo próprio Paulo Silva? Por fonte oficial das 

autoridades judiciais? 

27. Numa secção do texto, é utilizada a expressão “segundo Paulo Silva”. Não é imediatamente 

claro se se trata de declarações do empresário ao Correio da Manhã – a entrevista referida na peça 

constante do mesmo dossier como infra descrito? – ou se se refere ao que consta (alegadamente 

dito por Paulo Silva) nas mensagens de voz. 

28. Numa outra secção do texto, a publicação socorre-se da expressão «mensagens de voz a 

que a investigação do CM teve acesso» [negrito nosso] uma designação demasiado vaga para 

poder elucidar adequadamente o leitor. Assim, a fonte nunca é devidamente e claramente 

identificada, deixando espaço para diversas interpretações.  

29. Encontra-se consubstanciado no artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista, que é 

dever fundamental do jornalista «ouvir as partes com interesses atendíveis». Por sua vez, o 

Código Deontológico dos Jornalistas estabelece, no seu primeiro ponto, que «os factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso». 



   

5 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

30. No que respeita ao dever de recolha de contraditório, o jornal afirma que tentou ouvir o 

jogador Pedro Trigueira através de José Couceiro. Não é, contudo, explicada ou justificada a razão 

para esta estratégia de recolha de contraditório, na medida em que não se tentou contactar 

diretamente o jogador –, ou, em alternativa, a sua entidade empregadora, o seu empresário ou 

qualquer outro seu representante –, mas sim José Couceiro, que não é seu representante (nem 

mesmo seu treinador, pois à data da notícia José Couceiro já não era treinador de Pedro Trigueira: o 

campeonato terminou no dia 13 de maio, e no mesmo dia, Couceiro anunciou a sua saída do 

clube1). 

31. Da leitura da peça, é possível verificar que não foi dada a possibilidade às partes atendíveis 

– a instituição Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, bem como André Geraldes e Pedro 

Trigueira (que recorreu ao direito de resposta, como exposto pelo denunciado), também referidos 

na notícia – de, querendo, exercer contraditório sobre esses mesmos factos. 

32. Encontra-se também consubstanciado no artigo 14.º, n.º 2, alínea c), do Estatuto do 

Jornalista, que é dever fundamental do jornalista «[a]bster-se de formular acusações sem provas 

e respeitar a presunção de inocência». Por sua vez, o Código Deontológico dos Jornalistas 

estabelece, no seu ponto 7º, que «[o] jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos 

arguidos até a sentença transitar em julgado». 

33. O título da edição em papel [“Guarda-redes oferece taça da liga” (negrito nosso)] é 

composto por uma afirmação que não respeita a presunção de inocência. Contudo, os pós-títulos, 

pelo contrário, socorrem-se dos termos “terá” de forma a cumprir a exigível presunção de 

inocência: «Mensagens revelam que o Sporting terá subornado Pedro Trigueira, guardião do V. 

Setúbal, para o campeonato» (negrito nosso); «Atleta terá combinado ajudar na Taça, em que os 

leões venceram sadinos na final a penáltis» (negrito nosso). 

34. Como infra descrito, a peça em apreço possui ainda chamada de primeira página. Nesta é 

parcialmente cumprido o princípio da presunção de inocência, pois socorre-se das expressões 

“indícios” e “suspeito”. Contudo, afirma-se, não respeitando a presunção de inocência, que o 

«Sporting tentou comprar guardião sadino» [negrito nosso]. 

35. Ao longo do texto da notícia, por uma vez se recorre ao termo “terá”, de modo a cumprir o 

princípio da presunção de inocência: «Eu sabia que ela bate para aquele lado e mandei-me para o 

outro propositadamente”, terá dito no final Pedro Trigueira a Paulo Silva» [negrito nosso]. 

                                                      
1 https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/jose-couceiro-anuncia-saida-do-vitoria-de-setubal 



   

6 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

36. Contudo, no restante texto o termo “terá” é abandonado e recorre-se a afirmações 

perentórias sobre a culpabilidade dos citados, quando, por exemplo, se afirma:  

a) «A teia no Sporting, chefiada por André Geraldes, diretor-geral, foi mais ambiciosa do que 

nunca na altura de defrontar o Vitória de Setúbal em Alvalade, a 11 de agosto de 2017. Aí não 

subornaram defesas, apostando no guarda-redes – com as melhores condições de prejudicar 

a própria equipa deixando a bola entrar na baliza» [negrito nosso]. 

b) «Segundo Paulo Silva, o intermediário do Sporting para corromper jogadores adversários, 

Trigueira já estaria comprometido para prejudicar a sua equipa quando se voltassem a 

defrontar para o campeonato, em Setúbal, ou para a Taça de Portugal ou Taça da Liga, como 

aconteceu já no final desta última» [negrito nosso]. 

 

IV. Deliberação 

Tendo analisado uma participação contra a edição online do jornal Correio da Manhã a propósito da 

publicação de uma peça intitulada “guarda-redes suspeito de ajudar o Sporting na Taça da Liga”, o 

Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, 

respetivamente, nos artigos 7.º, alínea c), 8.º, alíneas d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera instar o Correio da Manhã a primar pelo 

cumprimento do dever de rigor informativo, nomeadamente no que se refere a explanar os factos 

com rigor e isenção, privilegiando a clara identificação das fontes, a auscultação das partes com 

interesses atendíveis e o princípio da presunção de inocência. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 



   

7 

500.10.01/2018/121  
EDOC/2018/3870 

 
 

João Pedro Figueiredo 


