
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/137 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa apresentada pela produtora UKBAR Filmes, Lda. contra a RTP 
a propósito de uma reportagem na edição de 2 de junho de 2017 do 

programa «Sexta às 9» (RTP1) 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
8 de maio de 2019



   

1 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/137 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa apresentada pela produtora UKBAR Filmes, Lda. contra a RTP a propósito de uma 

reportagem na edição de 2 de junho de 2017 do programa «Sexta às 9» (RTP1) 

 

I. Enquadramento 

1. A partir das 21h do dia 2 de junho de 2017, o serviço de programas RTP1 transmitiu uma edição 

do programa «Sexta às 9», composta, no caso, por um conjunto de reportagens dedicadas a 

temáticas distintas. 

2. Uma dessas reportagens, com uma duração de 21 minutos e situada no segundo lugar do 

alinhamento do programa, visava retratar os danos que teriam sido causados ao Convento de 

Cristo, em Tomar, aquando da rodagem de cenas do filme «O Homem que Matou Dom Quixote», 

aí realizadas, propondo-se, além disso, discutir as responsabilidades envolvidas neste 

contexto e, inclusive, denunciar um «esquema» relacionado com o arrendamento daquele 

local e que poderia configurar uma burla ao Estado. 

3. É essa mesma reportagem que deu origem ao procedimento de queixa objeto da presente 

Deliberação. 

 

A. A queixa apresentada pela UKBAR Filmes, Lda. 

4. Em 30 de junho de 2017 deu entrada na ERC uma queixa apresentada pela UKBAR Filmes – 

Produção de Longas e Curtas Metragens, Lda. (doravante, UKBAR Filmes, ou Queixosa), contra 

o serviço de programas televisivo RTP1, propriedade da Rádio e Televisão de Portugal, S.A. 

(doravante, RTP), a propósito da reportagem identificada. 

5. A queixa assevera desde logo que, no âmbito da realização da reportagem em causa, e 

«aquando de contacto telefónico efetuado para comentários ao sucedido, Soraia Ramos, a 

jornalista, não se identificou nem facultou informações no que concerne o canal e/ou programa 

a que se destinava». 



   

2 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

6. É igualmente sustentado pela Queixosa que as imagens transmitidas na reportagem «não 

correspondem aos danos efetuados durante a produção do filme», acrescentando que «a 

menção feita ao corte de árvores não corresponde à realidade da nossa produção». 

7. De acordo com a Queixosa, na reportagem é sugerido que esta não quis fornecer explicações 

em detalhe sobre um determinado pagamento [em concreto, os custos relativos ao 

arrendamento do Convento de Cristo: n.º 22 do relatório anexo], «de forma a suscitar dúvidas à 

nossa idoneidade». 

8. Refere ainda a Queixosa que foram solicitadas a Paulo Branco opiniões «acerca de 

procedimentos que desconhece, quando [para mais] é pública a informação de ter existido um 

diferendo entre este e o realizador do filme». 

9. Considera ainda a Queixosa terem sido «feitas afirmações falsas sem qualquer suporte que 

confirme a sua veracidade». 

10. Por fim, entende a Queixosa que a reportagem visada constitui «não só um dolo à nossa moral 

e bom nome profissional, quer a nível nacional, quer internacional, como também [causou] 

danos financeiros, ainda impossíveis de avaliar na sua totalidade na presente data.» 

11. Foram anexas à queixa (i) a cópia de peças publicadas entre 5 e 10 de junho de 2017 nas 

edições online dos periódicos The Guardian, Toronto Star, The Independent e Observador, e 

relativas à controvérsia gerada sobre as filmagens no Convento de Cristo; (ii) a cópia de um 

texto de direito de resposta enviado pela UKBAR Filmes à RTP1 em 7 de junho de 2017; e (iii) 

uma listagem da UKBAR Filmes com ligações eletrónicas para programas televisivos onde a 

temática foi abordada. 

 

B. A oposição apresentada pelo operador televisivo RTP 

12. Notificada pela ERC para efeitos de exercício do contraditório, veio a RTP sustentar 

genericamente a refutação de «todas as imputações» feitas pela Queixosa, «porque 

desprovidas de fundamento». 

13. Salienta também a Denunciada que, tal como solicitado pela UKBAR Filmes, «foi dado cabal 

cumprimento ao direito de resposta» por esta exercitado, tendo o mesmo sido emitido na 

edição de 16 de junho de 2017 do programa «Sexta às 9». Por isso, e porque a ora Queixosa 

teve pela via do direito de resposta oportunidade de apresentar a sua versão dos 

acontecimentos, considera incompreensível a identificação do respetivo texto enquanto valor 

em causa na queixa em apreço. 



   

3 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

14. Relativamente aos elementos concretos da queixa, a RTP explica ter ido confirmar in loco o teor 

de denúncias recebidas por email sobre a matéria objeto da reportagem, tendo ainda visto o 

Convento de Cristo com parte das estruturas montadas. 

15. No que respeita aos danos materiais elencados na reportagem (n.ºs 4 ss. do relatório anexo), a 

RTP recorda ter sido confirmada pela Direção Geral do Património a «“quebra de 4 fragmentos 

pétreos e seis telhas partidas”», e que essa mesma entidade imputou a responsabilidade dos 

encargos à produtora, o que é confirmado na reportagem, «quer através destas declarações, 

quer das declarações da própria UKBAR.» 

16. A Denunciada refuta a acusação de que a jornalista da RTP1 não se teria identificado quando 

contactou a produtora nem teria explicitado para que fins se destinava o pedido de 

«comentários» ao sucedido nas filmagens no Convento de Cristo (supra, n.º 5). Esta refutação 

baseia-se em declarações da própria jornalista Soraia Ramos, que contraria categoricamente 

tais imputações, e sublinha ainda ter pedido à sua interlocutora uma entrevista e não 

comentários ao sucedido. 

17. A Denunciada reage também à alegação da Queixosa de que as imagens transmitidas não 

correspondem aos danos efetuados no âmbito da produção do filme (supra, n.º 6), afirmando 

que as imagens exibidas na reportagem «correspondem a locais denunciados por funcionários 

e ex-funcionários do Convento de Cristo», e dando como exemplo as imagens do local onde foi 

feita «uma fogueira de grande dimensão». Adita que foram ainda «filmadas partes do telhado 

onde havia telhas partidas, tal como a própria Direção Geral do Património e a UKBAR assumem 

que aconteceu.». 

18. Referindo-se à afirmação da Queixosa de que a menção feita ao corte de árvores não 

corresponde à realidade da produção do filme (idem, n.º 6), a RTP sustenta ter mostrado 

«claramente as árvores do mesmo claustro [do Convento de Cristo] em três situações: como 

eram as árvores no passado, como estavam durante a produção do filme e como ficaram 

depois da mesma produção.»  

19. Relativamente à insinuada indisponibilidade da UKBAR Filmes para explicar em detalhe os 

valores envolvidos como contrapartida da disponibilização do Convento de Cristo para as 

filmagens (supra, n.º 7), a Denunciada recorda, desde logo, ter exibido «os valores públicos das 

tabelas de arrendamento dos espaços museológicos disponíveis no site da Direção Geral do 

Património», asseverando ainda que, «apesar de questionada, a UKBAR não respondeu à 

pergunta sobre o valor pago pela cedência de espaço», e que apenas a Direção Geral do 



   

4 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

Património forneceu a resposta solicitada (n.º 22 do relatório anexo). Porém, «[n]em uma 

entidade nem a outra explicaram em pormenor como foi calculado o valor arrecadado pela 

DGPC.» 

20. Sustenta ainda a RTP ter ouvido e identificado Paulo Branco (supra, n.º 8) «na qualidade de ex-

produtor do filme “O homem que matou Dom Quixote”, que enquanto tal, foi quem teve a ideia 

de levar o filme para o Convento de Cristo e o apresentou pela primeira vez ao mundo, no 

Festival de Cannes, ao lado de Terry Gilliam.» E acrescenta ter sido referido na reportagem que 

um e outro «estão atualmente em litígio em tribunal.» 

21. Por fim, manifesta a Denunciada a sua impossibilidade de refutar acusações relativas a 

«afirmações falsas» (supra, n.º 9), que a Queixosa lhe imputa mas não especifica 

minimamente. 

 

C. Audiência de conciliação 

22. Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foram as partes 

notificadas para a audiência de conciliação. Contudo, esta diligência não chegou a realizar-se, 

por indisponibilidade da Denunciada.  

 

II. Apreciação 

23. A título prévio, importa clarificar que não constitui tarefa do Conselho Regulador da ERC ajuizar 

sobre se, mesmo num plano extrajurídico, será razoável ou aceitável que um imóvel 

classificado como monumento nacional e Património Mundial seja temporariamente utilizado 

por particulares, a troco de pagamento, para efeitos da rodagem de um filme cuja execução 

técnica envolve riscos (ainda que controlados) de produção de danos para esse mesmo 

imóvel. 

24. E tão pouco cabe ao Conselho Regulador, por princípio1, averiguar a veracidade da matéria de 

facto que subjaz à elaboração de uma reportagem que abranja essa precisa temática, e na qual 

se integram, naturalmente, as declarações prestadas por fontes de informação consultadas 

pelo órgão de comunicação social por aquela responsável.  

                                                      
1 Isto é, ressalvados factos públicos e notórios, bem como aqueles de que o responsável pela direção do 
procedimento (de queixa) tenha conhecimento em virtude das suas funções: v. artigo 115.º, n.º 2, do Código do 
Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro. 



   

5 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

25. Neste sentido, a análise do Conselho Regulador incide sobre o modo de construção jornalística 

da reportagem e tem como finalidade aferir o respeito pelos padrões de exigência e de rigor 

jornalístico (vide al. d) do artigo 7.º dos Estatutos da ERC). 

26. Para tal, importa ter em consideração o teor das normas que norteiam o jornalismo e, neste 

contexto, os deveres fundamentais dos jornalistas. São pertinentes para a análise do presente 

caso os deveres profissionais contidos nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista2, os quais determinam, respetivamente, ser necessário «informar com rigor e 

isenção, rejeitando o sensacionalismo» e «procurar a diversificação das suas fontes de 

informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

27. A análise efetuada permitiu verificar que a reportagem exibida resulta em boa parte de um 

conjunto de denúncias, tal como afirma a RTP1, de «funcionários e ex-funcionários do Convento 

de Cristo» sobre alegados danos materiais no referido Convento decorrentes das filmagens d’ 

“O Homem que Matou Dom Quixote” e que seriam assacáveis à produtora UKBAR Filmes. 

28. Considerando a temática relatada e o correspondente enquadramento conferido, a reportagem 

levanta suspeitas sobre a conduta da produtora durante as filmagens, tornando-se relevante a 

verificação das diretrizes orientadoras do rigor jornalístico. 

29. Neste sentido, importa começar por sublinhar que grande parte do conteúdo veiculado parte de 

denúncias anónimas, que incluem tanto funcionários do Convento de Cristo como ex-

funcionários, e que todas estas fontes de informação apresentam uma visão condenatória da 

UKBAR Filmes no contexto da rodagem do filme. 

30. Aceitando-se, por um lado, a necessidade de assegurar o sigilo destas fontes de informação, 

sobretudo pelo cariz denunciatório das suas declarações, questiona-se, por outro lado, porque 

não é referido na reportagem, qual o conhecimento efetivo e objetivo que as mesmas detêm 

dos acontecimentos em causa. 

31. Na verdade, o que se retém das denúncias anónimas são afirmações genéricas e opiniões: - 

«Desde pedras partidas, pedras danificadas, árvores totalmente cortadas pela raiz.» - «(...) há 

telhas partidas por todo o lado.» - «Quem lá esteve diz que era um calor, uma coisa imensa.» - 

«Às vezes, para pregar um prego quase que era preciso pedir uma autorização com muitos dias 

de antecedência e agora uma fogueira daquelas, faz muita confusão.» - «Já ouvi falar em 700 

mil euros, já ouvi falar em um milhão, não sei.» 

                                                      
2 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 



   

6 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

32. Existe, contudo, um outro conjunto de fontes de informação de carácter mais especializado, tal 

como o ex-diretor do Convento de Cristo, um Professor Catedrático Jubilado de História de Arte, 

um elemento de um grupo de teatro e o ex-produtor do filme «O Homem que Matou Dom 

Quixote». 

33. Porém, o denominador comum a todas estas fontes de informação é a reprovação dos eventos 

decorrentes das filmagens, evidenciando um desequilíbrio que concorre para o 

condicionamento da perceção da matéria noticiada. 

34. A este propósito, e face à necessidade de cumprimento do exercício do contraditório, por parte 

da entidade visada pela reportagem – a UKBAR Filmes –, não fica claro, nem na queixa, nem na 

pronúncia da Denunciada, se as questões colocadas pela jornalista obtiveram resposta. 

35. Efetivamente, nos conteúdos transmitidos pelo «Sexta às 9», a posição da principal visada 

sobre os acontecimentos é apresentada de forma parca, limitando-se a dois momentos da 

reportagem: - «(...) Considerando que esta produção durou três semanas e ocupou grande 

parte do Convento, as contas tornam-se difíceis de perceber, mas nem a DGPC nem a UKBAR 

Filmes as quiseram explicar.» (v. n.º 22 do relatório anexo); «A produtora UKBAR Filmes 

confirma que houve sempre acompanhamento técnico por parte do Convento, quer no período 

diurno quer noturno, e também uma avaliação final. Garante que todas as ações e intervenções 

efetuadas, nomeadamente o fogo e as árvores, estavam previstas. A DGPC garante que houve 

quebra de quatro fragmentos pétreos e seis telhas partidas e que a responsabilidade é da 

produtora. A UKBAR garante que vai efetuar o pagamento da reparação dos danos 

assinalados.» (v. n.º 30 do relatório anexo). 

36. Acontece que as curtas declarações da produtora que foram veiculadas – cenário semelhante 

ao das declarações da Direção-Geral do Património Cultural e da Direção do Convento de Cristo – 

são desproporcionais em relação ao conjunto de declarações obtidas junto das restantes 

fontes de informação, o que coloca em causa o equilíbrio do exercício do contraditório.  

37. Tendo em conta as explicações fornecidas pela UKBAR Filmes em sede de direito de resposta 

(supra, n.º 11), observa-se que a produtora apresenta respostas detalhadas à quase totalidade 

das denúncias espelhadas na reportagem. Veja-se, a título de exemplo, o esclarecimento 

prestado relativamente ao corte de árvores denunciado pelo «Sexta às 9» (supra, n.º 18) que, 

de acordo com a produtora, já estaria previsto antes da rodagem do filme («No que toca ao 

corte das árvores, perante a informação de que estas iriam ser substituídas, por não se 

tratarem de espécimes autóctones (plantados em 2007 para a rodagem de outro filme), a 



   

7 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

produção optou por pedir que se mantivessem até o final das filmagens, integrando-as, 

podadas, como elemento decorativo. Após as filmagens, foram retiradas pelos serviços do 

Convento, tal como previsto»). 

38. Ora, a desproporção na representação das perspetivas em contenda condiciona a perceção 

que se obtém da matéria noticiada. A seleção das fontes de informação constitui, pois, um dos 

principais elementos de construção jornalística e condiciona o enquadramento da matéria 

noticiada. Considerando que as fontes de informação disponibilizam a sua própria visão dos 

acontecimentos, a sua diversificação e proporcionalidade revelam-se essenciais ao rigor. 

39. A este respeito, se cai no âmbito da liberdade editorial da RTP1 selecionar, como fonte de 

informação, Paulo Branco, ex-produtor do filme, que se encontra num litígio com a UKBAR 

Filmes, mais dificilmente se poderá compreender o pouco espaço conferido, na reportagem, e 

em contrapartida, à produtora visada. 

40. Ainda a propósito do enquadramento jornalístico da matéria noticiada, recorde-se a introdução 

feita pela apresentadora do programa (n.º 1 do relatório anexo): «Um dos monumentos mais 

emblemáticos do país foi parcialmente destruído durante a gravação de um filme. (...) Neste 

claustro, a produção, vejam, fez uma fogueira de 20 metros. Para isso, não hesitou em cortar as 

árvores que embelezavam o monumento e partiu mesmo pedras centenárias.» Veja-se 

também as seguintes intervenções da voz off: - «(...) São funcionários e ex-funcionários do 

Convento de Cristo preocupados, que se emocionam a falar dos estragos.» - «O fogo deixou de 

ser feito e o teatro também. Mas para o cinema internacional...» 

41. Estas declarações caracterizam-se por um tom alarmista, de desconfiança, apelam à emoção 

na leitura dos eventos, e aparentam desproporção face aos estragos materiais efetivamente 

decorridos, considerando as declarações da Direcção-Geral do Património Cultural 

apresentadas na reportagem («quatro fragmentos pétreos e seis telhas partidas»).  

42. Ao já exposto acresce ainda a afirmação – também efetivada na apresentação da peça – de que 

a produção do programa teria «descoberto» um «esquema» que «pode bem configurar uma 

burla ao Estado com as receitas das bilheteiras» e que «durará há décadas» (n.º 1 do relatório 

anexo), acusação esta que, não obstante a sua gravidade, não é minimamente suportada na 

reportagem exibida. 

43. Posto isto, considera-se que a reportagem transmitida pela RTP1 no programa «Sexta às 9» 

não garantiu a diversificação de fontes de informação necessária, considerando que a matéria 

noticiada expunha uma situação de denúncia, não assegurou um verdadeiro e proporcional 



   

8 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

exercício do contraditório e recorreu ao sensacionalismo em detrimento da apresentação 

objetiva e factual da matéria em causa.  

 

III. Deliberação 

Em conformidade com o exposto, o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e 

competências de regulação constantes, respetivamente, dos artigos 6.º , alínea c), 7.º, alínea d), 8.º, 

alínea a) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, delibera: 

a) Declarar que a reportagem inserida na edição de 2 de junho de 2017 do programa «Sexta às 

Nove», transmitida pelo serviço de programas RTP1, e que está na origem da queixa 

apresentada pela produtora UKBAR Filmes contra o operador televisivo RTP, se mostra 

desconforme com algumas regras tributárias da atividade jornalística, a saber, e em 

concreto, as que impõem a rejeição do sensacionalismo, a procura da diversificação das 

fontes de informação necessárias e um efetivo exercício do contraditório (cf. artigo 14.º, n.º 

1, alínea a) e e), do Estatuto do Jornalista); 

b) Sublinhar que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos de natureza cível 

ou criminal que possam resultar do presente caso. 

 

Lisboa, 8 de maio de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende  



   

9 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

Relatório de análise de conteúdo referente ao processo 500.10.01/2017/220 

 

1. A reportagem é introduzida pela apresentadora do programa “Sexta às 9”, Sandra Felgueiras, da 

seguinte forma: 

«Um dos monumentos mais emblemáticos do país foi parcialmente destruído durante a 

gravação de um filme. Tudo aconteceu no Convento de Cristo, em Tomar, que é património 

mundial da UNESCO. Durante três semanas, o símbolo da Ordem dos Templários foi arrendado 

para a rodagem de um filme do realizador Terry Gilliam. Neste claustro, a produção, vejam, fez 

uma fogueira de 20 metros. Para isso, não hesitou em cortar as árvores que embelezavam o 

monumento e partiu mesmo pedras centenárias. A Direcção-Geral do Património diz que estes 

estragos foram um acidente. A produtora do filme garante que tudo estava autorizado. Por 

detrás deste caso, descobrimos ainda um esquema que pode bem configurar uma burla ao 

Estado com as receitas das bilheteiras que durará há décadas.» 

2. Após a introdução, a reportagem é iniciada com breves declarações de turistas que visitam o 

Convento de Cristo e fazem uma apreciação sobre o monumento. A voz off conclui este 

segmento com uma contextualização do Convento de Cristo e acrescenta: 

«(...) É um cenário cinematográfico e o cinema já fez aqui vários enquadramentos, Manoel de 

Oliveira, por exemplo, rodou aqui em Tomar “O Quinto Império”. Agora, Terry Gilliam do grupo de 

humoristas britânicos Monty Python gravou durante três semanas “O Homem que Matou Dom 

Quixote”, um projeto internacional com um orçamento de 17 milhões de euros que deixou 

marcas.» 

3. Surge na imagem um homem de identidade ocultada, apresentado como «funcionário» que 

afirma: «Desde pedras partidas, pedras danificadas, árvores totalmente cortadas pela raiz. E o 

próprio espaço em si não se coaduna com o que foi feito nas filmagens.» 

4. Segue-se uma mulher, também ela com a identidade protegida, que diz: «Eles meteram-se em 

todo o lado, andaram no teto da charola, há telhas partidas por todo o lado.» 

5. De novo o homem: «Não é num monumento da UNESCO que se vai fazer uma fogueira de 20 

metros de altura.» 

6. A voz off intervém: 

«Foram estas as denúncias que recebemos, primeiro por e-mail, depois em viva voz. São 

funcionários e ex-funcionários do Convento de Cristo preocupados, que se emocionam a falar 

dos estragos.» 



   

10 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

7. De novo a mulher entrevistada, agora identificada como «funcionária», refere: «A mim, dói-me. 

E depois ver o claustro de D. João II todo partido. Quando eles desmancham aquilo, aquelas 

pedras, que são já doentes, e ver aquela destruição, ver aquelas pedras todas partidas, não 

têm qualquer remédio. Quer dizer, pronto, não há nada a fazer ali. Nada.» 

8. Entretanto, são mostradas imagens com indicação de que se trata de uma «câmara oculta» e 

a voz off assevera: 

«Perante as denúncias, fomos confirmar. Avisaram-nos que só como turistas poderíamos ver. 

Ainda chegámos na altura da desmontagem, as limpezas decorriam, existia muita areia e 

ainda restos das árvores no claustro da hospedaria. Para se perceber a diferença, tem que se 

recorrer à visita guiada do Google promovida pelo próprio Convento na newsletter de maio. 

Virtualmente, o claustro ainda é assim [com árvores, pode-se ver na imagem], como turistas 

vimo-lo apenas com alguns troncos [troncos das árvores sem folhagem, pode-se ver na 

imagem]. Poucos dias depois, já em plena reportagem, acompanhados por um funcionário, as 

marcas dos cortes de árvores tinham desaparecido.» 

9. Segue-se um diálogo entre a jornalista e Jorge Custódio, ex-diretor do Convento de Cristo: 

Jorge Custódio: «Alegretes que lá estavam, tiveram uma determinada função e, geralmente, 

tinham flores perenes, flores que não exigiam grande trabalho de jardineiro.» 

Jornalista: «E justifica-se cortar esses alegretes para um filme?» 

Jorge Custódio: «Sinceramente, eu estou em desacordo com situações dessas, percebe? 

Porque uma árvore é um ser vivo, ele leva tempo a fazer.» 

10. A voz off afirma: «Floreiras sem plantas, mas cheias de marcas das estruturas que deram 

lugar a uma fogueira gigante.», intervindo de novo a mulher anteriormente entrevistada: 

«Era do tamanho da igreja seiscentista, com uma santa lá em cima, que era um dos cenários 

do filme, e era uma pira enorme. Eram 42 botijas de gás propano que iriam alimentar essa 

fogueira. Uma coisa brutal. Quem lá esteve diz que era um calor, uma coisa imensa. Diz que não 

se conseguia estar sequer ao pé da janela do capítulo. Portanto, imagine o calor que essa 

fachada não terá sofrido.» 

11. São, de seguida, mostradas declarações de outra fonte de informação, Luís Maria Graça, 

Professor Catedrático Jubilado de História de Arte: «É evidente que temperaturas também 

artificiais, já as normais muito altas ou muito baixas já são prejudiciais para estruturas, 

sobretudo numa pedra que não é das mais resistentes, como é a de calcário, poder atingir 



   

11 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

dimensões consideráveis e bilhas de gás não são [trecho impercetível] em monumentos 

nacionais.» 

12. Uma outra mulher de identidade ocultada garante: «Uma pirâmide que falavam que aquilo ia 

ser a fogueira de um filme. E no tempo em que eu lá estive isso era completamente 

impossível.» 

13. De novo, num diálogo com a jornalista, Jorge Custódio afirma:  

«Não era possível fazer-se, porque a dignidade do próprio monumento inviabilizava qualquer 

hipótese dessas. Nem um fogacho! Nem um archote! Se quiser, mesmo nas situações, às 

vezes simbólicas, em que se fazia alguma situação visível de fogo era um fogo de luminárias 

pequeninas em tigelazinhas de barro, com...» 

14. Mais à frente, a jornalista pergunta a Jorge Custódio: «Parece-lhe razoável que há cerca de um 

mês tenha existido uma grande fogueira, com cerca de 20 metros?» O entrevistado responde: 

«Aquilo que se espera desses monumentos é que não aconteçam coisas dessas. Quando 

acontecem, são... Nem acho, nem acho que são bizarrias, são irresponsabilidades. Sobretudo, 

irresponsabilidades, que, muitas vezes, são objeto de grandes cerimoniários que temos de 

defender o património, que temos de defender... E, de repente, fazem estas... estas asneiras, 

ou estes pecados públicos. Ao fim ao cabo, são pecados públicos, porque isto não é nosso, o 

que ali está é de todos nós.» 

15. Nessa sequência, uma outra mulher, cuja identidade é ocultada, refere: «Lembro-me de haver 

lá um teatro, em que pediram para acenderem tochas, e não autorizaram porque não 

autorizavam fogo dentro do monumento.» A voz off contextualiza: «A peça era uma adaptação 

d’ “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco. O grupo de teatro “Fatias de Cá” tinha um acordo com o 

Convento desde os anos 80. O protocolo terminou há três anos com a nova direção do 

monumento.» 

16. Surgem, então, declarações de Carlos Carvalheiro, do grupo de teatro “Fatias de Cá”: 

«Começaram a vir ordens superiores de que não poderiam ser usados nenhuma forma de 

fazer fogo ali dentro. “O Nome da Rosa” passava-se numa enorme abadia de frades e... no 

tempo da Idade Média e, portanto, era... o transporte, a forma como eles se iluminavam era 

com candeias e era mesmo indispensável que a candeia fosse real. » 

17. A voz off comenta: «O fogo deixou de ser feito e o teatro também. Mas para o cinema 

internacional...» 

18. Reaparece Carlos Carvalheiro, que afirma: 



   

12 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

«Bem, eu estou perplexo ao ouvir isto. Não... Nem fazia ideia que tinha sido possível utilizar o 

monumento de uma forma tão egoísta. Porque, ainda por cima ao nível do cinema, calculo eu 

que seja possível criar efeitos que não precisam nada de estar a interferir com o edifício.» 

19. Passa um conjunto de declarações: 

Mulher de identidade oculta, identificada como «ex-funcionária»: «Às vezes, para pregar um 

prego quase que era preciso pedir uma autorização com muitos dias de antecedência e agora 

uma fogueira daquelas, faz muita confusão.» 

Jorge Custódio: «Não lembraria ao careca fazer uma coisa destas. Mas pronto, fizeram. 

Fizeram, é de uma enorme irresponsabilidade.» 

Luís Maria Graça: «Levar dezenas de bilhas de gás para dentro do mosteiro, para dentro do 

Convento de Cristo de Tomar, acho um disparate total. Eu nunca autorizaria. Nem uma. Nem 

uma. E não autorizaria uma fogueira dentro do mosteiro, porque acho que é um risco muito 

grande. Eu sei que o Ministério da Cultura tenta captar verbas como pode...» 

20. A voz off prossegue: «Há, a nível nacional, 22 monumentos com espaços definidos que podem 

ser arrendados por um preço tabelado. No Convento de Cristo, os preços para cinema podem ir 

dos 2500 aos 5000 euros por dia, por sala, mais IVA e mais custo de vigilância.» 

21. Nessa sequência, a jornalista questiona uma das mulheres de identidade protegida, que 

responde: «Já ouvi falar em 700 mil euros, já ouvi falar em um milhão, não sei.» 

22. No seguimento, a voz off esclarece: «A Direcção-Geral do Património Cultural admite ter 

arrecadado 172 200 euros com este filme. Considerando que esta produção durou três 

semanas e ocupou grande parte do Convento, as contas tornam-se difíceis de perceber, mas 

nem a DGPC nem a UKBAR Filmes as quiseram explicar.»  

23. E Luís Maria Graça comenta: «O retorno económico tem que ser sempre secundário em função 

do património. Se é por dinheiro, então vale tudo. Não vale tudo. E não vale tudo, ainda por cima, 

de um património que nos é muito caro.» 

24. Aparece, pela primeira vez, Paulo Branco, apresentado enquanto «ex-produtor de “O Homem 

que Matou Dom Quixote”», que diz: «O projeto artístico em si nunca beneficia desse género de 

megalomanias para tentar copiar as produções de Hollywood.» 

25. Novamente a voz off declara: «O produtor Paulo Branco foi quem deu a ideia para se filmar no 

Convento. Acabou por não ser ele quem produziu o filme e isso é agora alvo de processo em 

tribunal. O produtor, que já tem 40 anos de experiência e 300 filmes no currículo, admite que já 

tinha avisado Terry Gilliam das limitações de filmar em património mundial.» 



   

13 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

26. Novamente Paulo Branco, desta vez em diálogo com a jornalista:  

Paulo Branco: «As situações de não se tocar em nenhuma parede, portanto, haver paredes 

falsas sempre à frente a proteger, se quiser, qualquer parede que existisse no próprio 

Convento e que pudesse trazer o mínimo dano...» 

Jornalista: «Se lhe dissesse que houve inclusive árvores partidas, que houve uma fogueira com 

mais de 20 metros de altura, isto faz-lhe sentido?» 

Paulo Branco: «Não. Acho que é um... Acho que é incompreensível. Para já, como é que se deu 

autorização para essas situações? Dois, porque é que quem é responsável pela produção não 

tenha posto limite a situações dessas?» 

Jornalista: «O “Sexta às 9” pediu entrevista quer à diretora do Convento de Cristo, Andreia 

Galvão, quer à diretora da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva. Nem uma nem 

outra quiseram prestar declarações. Pediram as perguntas por e-mail e responderam por 

escrito.» 

27. A este propósito, a voz off diz: 

«Responderam em conjunto num texto enviado pela Direcção-Geral do Património Cultural. 

Informam que receberam o pedido de autorização em janeiro e reconhecem que é óbvio que 

nas cedências de espaço não é permitido fazer fogo, cortar árvores ou quebrar estruturas 

existentes no património. Acrescentam ainda que pode, eventualmente, acontecer algum 

acidente que envolva uma dessas situações, mas trata-se de um acidente e nunca de um ato 

previsto, muito menos consentido. Referem ainda que existe um seguro de responsabilidade 

civil de 2,5 milhões de euros e que alguns eventos podem incluir artes de pirotecnia em locais 

considerados apropriados, desde que devidamente acompanhados por profissionais 

credenciados, por bombeiros e pela Proteção Civil. O “Sexta às 9” confirmou que os bombeiros 

de Tomar estiveram no Convento, o comandante diz que eram dois elementos.» 

28. Volta a intervir Luís Maria Graça: «Mesmo que me digam que estavam lá 100 bombeiros, eu 

continuo a dizer ‘quatro, cinco ou seis botijas de gás para incendiar uma pira de móveis velhos, 

desmanchados, etc. no meio do Convento de Cristo, não me parece razoável.’» E, mais à frente, 

exemplifica: «Quando eu era diretor do Museu Nacional Machado de Castro, num dia feriado os 

funcionários resolveram fazer uma sardinhada no claustro. Com os alarmes, deram-me um 

responso muito grande por ter havido uma sardinhada.» 

29. Segue-se uma interação entre a jornalista e as fontes cuja identidade foi ocultada: 



   

14 

500.10.01/2017/220 
EDOC/2017/6044 

Jornalista: «Foi feito algum relatório de como é que estava antes e como é que está depois das 

filmagens?» 

Homem: «Não, de todo.» 

Jornalista: «Ninguém sabe o que é que foi estragado eventualmente por esta equipa?» 

Mulher: «Não, não há um levantamento.» 

Jornalista: «Não há um antes e um depois?» 

Mulher: «Não há um antes e um depois.» 

30. A temática abordada na reportagem finaliza com as seguintes intervenções: 

Voz off: «A Direcção-Geral do Património garante que no final de cada utilização a diretora do 

monumento, acompanhada por técnicos do Convento e pelo utilizador do espaço, faz uma 

vistoria técnica, a partir da qual elabora um relatório. A produtora UKBAR Filmes confirma que 

houve sempre acompanhamento técnico por parte do Convento, quer no período diurno quer 

noturno, e também uma avaliação final. Garante que todas as ações e intervenções efetuadas, 

nomeadamente o fogo e as árvores, estavam previstas. A DGPC garante que houve quebra de 

quatro fragmentos pétreos e seis telhas partidas e que a responsabilidade é da produtora. A 

UKBAR garante que vai efetuar o pagamento da reparação dos danos assinalados.» 

Jornalista: «As gravações decorreram nos claustros, nas diferentes salas, na charola, e até 

aqui nos Jardins do Convento de Cristo de Tomar. Os funcionários falam em centenas de 

pessoas ligadas à produção e o “Sexta às 9” sabe que houve até áreas que ficaram interditas 

ou condicionadas aos visitantes. Esses turistas pagaram o mesmo preço pelos bilhetes e, por 

isso, houve quem apresentasse reclamação.» 

Voz off: «A DGPC admite que se registaram sete reclamações.» 

31. Depois deste momento, a reportagem ainda prossegue, alterando, contudo, o tema. 

 

Departamento de Análise de Media 


