
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/202 (CONTJOR) 

 

 

 

EDOC/2019/3272 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
24 de julho de 2019



   

1 

500.10.01/2018/126 
EDOC/2019/3272 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/202 (CONTJOR) 

 

Assunto: Pedido de reapreciação - Deliberação ERC/2019/31 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 20 de março de 2019, uma exposição na qual se solicita «a 

reapreciação da queixa», referindo-se o participante a anterior deliberação adotada pelo 

Conselho Regulador da ERC, no âmbito do EDOC/2018/4240, Deliberação ERC/2019/31 

(CONTJOR), de 6 de fevereiro 2019. 

2.  O participante, para fundamentar a sua pretensão, remete para o disposto na alínea c) do artigo 

8.º dos Estatutos da ERC, da qual resulta que cabe à ERC «zelar pela independência das 

entidades que prosseguem atividades de comunicação social perante os poderes politico e 

económico». 

3. Segundo o mesmo «há funcionários da RTP a trabalhar na Universidade Fernando Pessoa que 

poderão ter condicionado ou impedido a divulgação da notícia designadamente no canal 

principal RTP1». O participante refere-se, em concreto, a uma notícia que indica que foi 

difundida nos principais órgãos de comunicação social mas não no serviço de programas da 

RTP1. 

4. Face ao exposto apresentam-se as seguintes considerações: 

5. Os factos em referência já foram objeto de análise no âmbito do referido procedimento, do qual 

se extraem os seguintes pontos:  

«Em síntese, o autor da participação, que solicitou o anonimato, considera que um 

determinado caso, quanto a si muito grave, deveria ter tido outro tipo de destaque nos 

noticiários da RTP1 e Antena 1. Passando a transcrever: “O Tribunal Criminal do Porto condenou 

o Reitor da Universidade Privada Fernando Pessoa a um ano e 3 meses de prisão e a pagar ao 

Estado 2,2 milhões de euros. Apesar da enorme gravidade da situação, a RTP1 não deu 

qualquer notícia sobre assunto. Na Antena 1 terá dado mas fugazmente e na net não aparece, 

muito menos em destaque como deveria ser.”». 

6. No âmbito da referida deliberação, foi decidido pelo Conselho Regulador da ERC que: 

  



   

2 

500.10.01/2018/126 
EDOC/2019/3272 

«A participação em causa não versa sobre um conteúdo específico mas antes sobre a alegada 

ausência de um tema, que, quanto ao autor da participação, deveria ter sido noticiado. Por esse 

motivo, não cabe, em princípio, à ERC analisar a ausência de um conteúdo mediático. 

No entanto, sublinhe-se que, tratando-se da concessionária de serviço público de rádio e 

televisão, a RTP tem a obrigação, de acordo com a alínea c) da Cláusula 6.ª do Contrato de 

Concessão do Serviço Público de Rádio e Televisão, celebrado em 6 de março de 2015, de 

«proporcionar uma informação isenta, rigorosa, contextualizada, plural e aberta ao 

contraditório, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e 

internacionais. 

Esta obrigação de assegurar a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e 

internacionais deve ser enquadrada à luz da liberdade de programação, consagrada 

constitucionalmente, pelo que apenas em situações em que uma notícia de grande relevância, 

que tenha sido noticiada pelos outros órgãos de comunicação social, seja completamente 

omitida pela RTP, sem um critério editorial justificável, a ERC deve proceder ao escrutínio das 

opções editoriais das direções de informação da RTP. 

Acresce que, na realidade, segundo os esclarecimentos dos Provedores do Ouvinte e do 

Telespectador da RTP, a notícia em causa foi divulgada pela Antena 1 e pela RTP3, mas não com 

o destaque que o Participante considera que devia ter tido. 

Face à solicitação de apreciar os conteúdos informativos do ponto de vista da determinação de 

quais devem ser noticiados, e, sobretudo, de como devem ser noticiados, tal constituiria uma 

ingerência que entravaria a liberdade de expressão dos órgãos de comunicação social. 

Foi no uso dessa liberdade e autonomia que a RTP1 e a Antena1 tomaram as suas opções 

editoriais, que, dadas as circunstâncias do caso em apreço, não cabe ao regulador discutir». 

7. Na sequência do exposto, o procedimento acima identificado foi arquivado. 

8. Note-se que a deliberação aprovada não corresponde a um ato administrativo pelo que não é 

suscetível de impugnação.   

9. Pelo exposto, e considerando que os factos em questão já foram apreciados nesta entidade 

reguladora, o Conselho Regulador delibera proceder ao arquivamento do processo. 

 

Lisboa, 24 de julho de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 



   

3 

500.10.01/2018/126 
EDOC/2019/3272 

 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


