
 

 

 

 

 

Deliberação  

ERC/2020/219 (DR-I) 

 

 

 

Recurso por publicação indevida do texto de resposta 
 

 

 

 

 

 

 

Lisboa 

4 de novembro de 2020



   

1 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/219 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso por publicação indevida do texto de resposta 

 

 

I. Identificação das Partes  

Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, na qualidade de Recorrente, e jornal Correio 

da Manhã na qualidade de Recorrido. 

 

 

II. Objeto do recurso 

O recurso tem por objeto a alegada publicação indevida do texto de resposta por parte do 

Recorrido, relativamente à notícia publicada a 16 de julho de 2019 pelo jornal Correio da 

Manhã com o título “Mãe biológica diz que foi enganada pela TVI”.  

 

 

III. Factos apurados 

1. No dia 16 de julho de 2019, o jornal Correio da Manhã, na secção 

“Televisão&Media”, publicou uma notícia com o título “Mãe biológica diz que foi 

enganada pela TVI”. 

2. O assunto, a propósito das supostas adoções ilegais efetuadas pela IURD, eram as 

declarações de uma das mães biológicas de que havia alegadamente sido enganada 

pela TVI e pela jornalista Alexandra Borges, tendo-lhe designadamente sido 

solicitado que afirmasse nunca ter dado autorização para os filhos serem adotados.  

3. A Recorrente exerceu o seu direito de resposta junto do jornal, conforme 

documentos juntos ao processo
1
. 

4. O Recorrido, em resposta à ERC, recusou a emissão do direito de resposta nos 

termos requeridos pela Recorrente, também conforme documentos juntos ao 

processo
2
. 

                                                      
1
 Págs. 1 a 23 da Entrada ENT-ERC/2019/6970 (via email) e 1 a 22 da ENT-ERC/2019/7008 (via ctt). 



   

2 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

5. Por deliberação aprovada em 6 de novembro de 2019
3
, o Conselho Regulador da 

ERC deliberou reconhecer a titularidade do direito de resposta da Recorrente e 

determinou ao jornal Correio da Manhã a publicação do texto de resposta em 

conformidade com o disposto nos artigos 26.º e 27.º da Lei da Imprensa. 

6. Em 22 de novembro de 2019, a “Cofina Media, S.A.”, proprietária do Correio da 

Manhã, e Octávio Manuel Martins Ribeiro, diretor do jornal, interpuseram o 

processo cautelar de suspensão da eficácia daquela Deliberação da ERC, processo 

que correu seus termos pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, 

Unidade Orgânica 5, sob o número 2263/19.9BELSB. 

7. Em 23 de março de 2020, foi naquele processo proferida sentença que declarou 

extinta a “providência cautelar, por falta de instrumentalidade, por no respetivo 

prazo não ter sido interposta a devida ação principal (cfr. art.º 123.º/1/al. a) / CPTA) 

”. 

8. Em 6 de abril de 2020, o Correio da Manhã publicou o texto de direito de resposta. 

 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

9. Alega a Recorrente que tal publicação desrespeitou “vários aspetos do artigo 26.º, 

n.º 3, da Lei da Imprensa”. 

10. O artigo inicial havia sido publicado na secção TVMedia, ao passo que o texto de 

resposta foi publicado noutra secção do jornal, +CM, contrariando o disposto no n.º 

3 do mencionado artigo 26.º. 

11. A notícia inicial tinha um título, bem como o texto de resposta que enviou ao 

jornal: “Alexandra Borges desmonta mentira do CM”. Título este que é parte 

integrante do texto de resposta. 

12. Na notícia inicial foi utilizada a imagem da Recorrente, pelo que deve a mesma 

figurar junto da publicação do texto de resposta, respeitando a exigência legal de 

manter “o relevo e a apresentação do escrito”. 

                                                                                                                                                            
2
 Págs. 1 a 38 da Entrada ENT-ERC/2019/7260 (por ctt). 

3
 Deliberação ERC/2019/302 (DRI). 



   

3 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

13. No texto de resposta enviado ao Correio da Manhã há uma composição gráfica que 

inclui algumas frases a bold, o que foi completamente ignorado na publicação 

promovida pelo Correio da Manhã em 6 de abril de 2020. 

14. Pelo que requer que seja exigido ao Correio da Manhã nova publicação do texto de 

resposta “na mesma secção em que foi publicado o artigo inicial, com o mesmo 

destaque e relevo, ocupando a mesma mancha gráfica, respeitando igual 

composição fotográfica, mantendo o título e todos os destaques a bold que integram 

a versão original do direito de resposta enviado” ao Correio da Manhã. 

 

 

V.  Argumentação do Recorrido 

15. Notificado, o diretor do Correio da Manhã veio, em comunicação enviada via 

email, manifestar a sua total oposição à queixa formulada. 

16. Contrariamente ao alegado pela Recorrente, afirma que o Correio da Manhã 

publicou a resposta na secção “Televisão&Media”, a mesma em que havia sido 

publicada a notícia que lhe deu origem. 

17. Acrescentando que não existe na edição em papel do “Correio da Manhã” qualquer 

secção denominada “+CM”. 

18. Esta secção diz respeito a conteúdos exclusivos para assinantes e relativamente a 

notícias publicadas na edição online do jornal. 

19. Por outro lado, a publicação do texto de resposta foi feita numa página ímpar, as 

quais têm mais visibilidade, ao passo que a notícia original foi publicada numa 

página par, com a mesma dimensão e formato da letra, e igual espaçamento entre 

linhas, pelo que tal publicação teve o mesmo tratamento que o da notícia originária. 

20. Quanto à fotografia, a verdade é que a Recorrente, nas comunicações enviadas ao 

Recorrido em sede de direito de resposta, nunca enviou qualquer fotografia, nem 

solicitou que fosse associada ao texto de resposta qualquer imagem, pelo que o 

Correio da Manhã não tinha que o fazer. 

21. Alega que, apesar da resposta enviada ter sido encimada por um título, a lei não 

exige a publicação desse título, mas somente que o texto seja identificado como 

sendo de direito de resposta, o que fez. 



   

4 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

22. Tendo igualmente expressamente referido que a publicação decorria de 

determinação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em 

cumprimento da Deliberação ERC/2019/302 (DR-I). 

23. Reconhece que a resposta publicada não contém os realces a bold constantes do 

texto de resposta enviado, o que justifica com o facto de o Correio da Manhã não 

utilizar nos seus textos palavras a bold ou em itálico, nem sequer em textos de 

opinião. 

24. Assim, considera que “materialmente foram cumpridas as condições de igualdade e 

eficácia que devem presidir à publicação do direito de resposta e cumpridos os 

objetivos previstos na Lei de Imprensa, não tendo havido lugar a qualquer 

publicação defeituosa do direito de resposta”. 

25. Concluindo pela improcedência da argumentação da Recorrente. 

 

 

VI. Análise e fundamentação 

26. A ERC é competente para apreciação do recurso, nos termos e ao abrigo do 

previsto nos artigos 59.º e 60.º dos seus Estatutos
4
, e do artigo 27.º, n.º 1, da Lei da 

Imprensa
5
.   

27. Estabelece o artigo 24.º, n.º 1, da Lei da Imprensa que «[t]em direito de resposta 

nas publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, 

serviço ou organismo público (...) que tiver sido objecto de referências, ainda que 

indirectas, que possam afectar a sua reputação e boa fama», estatuindo o n.º 2 do 

mesmo artigo que «[a]s entidades referidas no número anterior têm direito de 

rectificação nas publicações periódicas sempre que tenham sido feitas referências 

inverídicas ou erróneas que lhes digam respeito».  

28. Determina ainda o n.º 3 do artigo 26.º do mesmo diploma que a “publicação é 

gratuita e feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou 

imagem que tiver provocado a resposta ou retificação, de uma só vez, sem 

interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se trata 

de direito de resposta ou retificação”. 

                                                      
4
 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro 

5
 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 



   

5 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

29. Analisando a publicação do texto de resposta efetuada em 6 de abril de 2020 pelo 

Correio da Manhã, podemos concluir que: 

- O texto de resposta foi publicado na mesma secção (“Televisão&Media”) da 

notícia que o originou; 

- Com o mesmo relevo e apresentação, designadamente a dimensão e o formato da 

letra, bem como o espaçamento entre linhas e a composição do texto; 

- Com a identificação da sua autoria, estando bem visível o nome da Recorrente. 

30. Quanto à fotografia, a verdade é que a Recorrente não juntou nenhuma fotografia 

para ser publicada com a resposta, nem sequer solicitou que fosse publicada 

qualquer fotografia ou imagem, pelo que não pode posteriormente exigir que seja 

feita essa publicação, nos termos, aliás, do disposto no número 3.2 al. i) da Diretiva 

2/2008 da ERC, de 12 de Novembro de 2008, sobre a publicação do direito de 

resposta. 

31. E também foi dado cumprimento ao disposto no n.º 4 do artigo 27.º da Lei da 

Imprensa, ao assinalar-se expressamente que a publicação decorria de uma 

deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. 

32. Todavia, verifica-se que a publicação da resposta amputou o respetivo texto do 

título que o precedia “ALEXANDRA BORGES DESMONTA MENTIRA DO 

CM”, que faz parte integrante do texto de resposta tal qual foi elaborado pela 

respondente, porventura desempenhando, no seu entender, um papel importante na 

identificação por parte do leitor do conteúdo da resposta e da ligação desta à notícia 

original, em desrespeito pelo disposto no número 3.3 al. c) da Diretiva 2/2008 da 

ERC acima mencionada. 

33. E verifica-se igualmente que não foram realçadas a bold as expressões que a 

Recorrente assinalou dessa forma no texto que enviou, retirando-lhes a relevância 

pretendida, não relevando para o efeito os usos de estilo do jornal quanto aos seus 

textos, uma vez que a decisão da composição do texto cabe, aqui, exclusivamente à 

Recorrente. 

34. Pelo que, sem o título e sem o realce a bold das expressões assinaladas pela 

Recorrente, não pode entender-se que a publicação tenha cumprido cabalmente 

todas as exigências do artigo 26.º da Lei da Imprensa, devendo, pois, ser 

republicado o texto de resposta com os elementos em falta. 



   

6 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

 

 

VII.  Deliberação 

Tendo sido analisado um recurso por alegada denegação do exercício do direito de resposta 

apresentado por Alexandra Cristina Guerreiro Palma Borges, contra o jornal “Correio da 

Manhã”, relativamente à notícia publicada a 16 de julho de 2019, na secção 

“Televisão&Media”, com o título “Mãe biológica diz que foi enganada pela TVI”, o 

Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências e atribuições previstas no 

artigo 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera:  

 

1. Considerar procedente o recurso, reconhecendo a titularidade do direito de resposta 

da Recorrente; 

2. Determinar ao jornal “Correio da Manhã” a republicação gratuita do texto de 

resposta da Recorrente, no prazo de dois dias a contar de receção da notificação da 

presente deliberação, devendo essa publicação ocorrer na mesma secção, com o 

mesmo relevo e apresentação da notícia original, sem interpolações nem 

interrupções, em conformidade com o disposto no artigo 26.º, n.º 2, alínea a) e n.º 3, 

da Lei da Imprensa, incluindo, nomeadamente, o título e o realce a bold das 

expressões constantes da resposta elaborada pela Recorrente, e ser acompanhada da 

menção de que a mesma decorre de deliberação do Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em conformidade com o n.º 4 do 

artigo 27.º do mesmo diploma legal; 

3. Advertir o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC; 

4. Esclarecer o Recorrido de que deverá enviar à ERC comprovativo da publicação do 

direito de resposta. 

 

Lisboa, 4 de novembro de 2020 

 

O Conselho Regulador, 
 



   

7 

EDOC/2019/9935 

500.10.01/2019/276 

 

 

Sebastião Póvoas 
 

 

 

Mário Mesquita 
 

 

 

Francisco Azevedo e Silva 
 

 

 

Fátima Resende 
 

 

 

João Pedro Figueiredo 


