Deliberacao

ERC/2017/66 (DJ)

Queixa de Pedro Sousa Pereira contra a Lusa

Lisboa
14 de margo de 2017



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagdo ERC/2017/66 (DJ)

Assunto: Queixa de Pedro Sousa Pereira contra a Lusa

l.  Queixa

1. A 27 de julho de 2016, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicag¢ao Social
(doravante, ERC) uma participagao de Pedro Sousa Pereira contra a diregao de informagao da
Lusa e o seu editor da sec¢ao Lusofonia/Mundo, Paulo Agostinho.

2. Vem o queixoso em primeiro lugar destacar 0s cargos que exerceu na agéncia noticiosa,
desde que ali iniciou funcdes em 2006: coeditor da sec¢do Sociedade, chefe de redacao,
redator da sec¢ao Lusofonia/Mundo e, por fim, desde 1 de abril de 2016, elemento do piquete
damanha.

3. Especifica que a sua exposicao se prende com a génese da decisao da Direcao de Informagao
da Lusa de transferir o queixoso da editora Lusofonia/Mundo para o piquete da manha e aduz
de seguida os argumentos que, segundo entende, originaram estas altera¢oes, com especial
énfase na afetagdo ao piquete da manha.

4. Conta o queixoso que «tendo logrado, através de um contacto com um amigo comum, uma
relacao privilegiada com o cidadao luso-angolano Luaty Beirdo obteve o compromisso da
parte do mesmo de |he conceder uma entrevista, via e-mail, enquanto aquele se encontrava
em prisao domiciliaria, aguardando julgamento>.

5. Aintencao de obter esta entrevista foi comunicada «de imediato, em 19/02/16> ao seu
editor, «com conhecimento ao delegado em Luanda e a toda a estrutura jornalistica da
LUSA>.

6. No entanto, «o editor Paulo Agostinho recusou, de imediato, a possibilidade de a mesma ser
publicada, pondo em causa que a entrevista fosse sequer realizada pelo queixoso», tendo,
nas palavras do queixoso, afirmado que «a haver entrevista, deve ser pelo delegado em

Luanda, que também tem fontes indiretas>.



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

7. Segundo afirma o queixoso, explicou ao editor que «nao podia deixar de fazer a entrevista,
pelo seu interesse editorial e pela relagdo de confianga estabelecida com o entrevistado,
reforcando que airia realizar.

8. A queixa inclui depois a transcricao do que é dado como resposta do editor, salientando que
«quem esta no terreno deve ser respeitado>, pelo que o queixoso deveria ter «iniciado uma
discussao em conjunto para saber se fazia ou nao sentido falar com o Luaty», porque «nao
podemos simplesmente comunicar que vamos fazer algo>. Diz ainda que «a LUSA n3o pode
ser panfletaria ou fazer jornalismo de causas neste processo, sob pena de por em causa o
trabalho delicado de quem esta no terreno>. Remata indicando que percebe que o queixoso
nao queira deixar cair a entrevista, «mas enquanto editor ndo considero pertinente essa
entrevista».

9. 0 queixoso transcreve depois a resposta enviada pelo préprio via e-mail, comegando por:
«Teras que me explicar o que queres dizer com panfletario. Eu sou jornalista, fago noticias e
sou pago para as fazer. Ndo fago panfletos. (...) eu ndo deito noticias ao lixo. Falo com ele
como falo com outras fontes, que é o que se exige de qualquer jornalista, seja sobre que
assunto for e sou livre de falar com quem entender e conseguir, faz parte da profissdo. A
publicacao € outra questao. Essa é a tua responsabilidade. Eu s6 tenho que fazer noticias,
seja sobre o que for. Por isso, por uma questao de consciéncia, a minha obrigacao é fazer um
trabalho jornalistico. E, repito, trata-se de uma fonte que me contactou e eu nao brinco com
assuntos dessa natureza. Quanto ao panfletario ou jornalismo de causas, ndo sei o que
responder.

10. Alega que o editor «responde no mesmo dia, basicamente negando o que tinha afirmado no
e-mail anterior, apenas confirmando que mantinha a opiniao, alegadamente secundada pela
equipa de edicdo, de que a entrevista nao se justificava». Faz a transcricao desta mesma
resposta, em que o editor nega ter dito que o jornalista era panfletario. Prossegue que
«nunca, como sabes, te condicionei o contacto com qualquer fonte. Era 0 que mais faltava!
Agora, ha uma discussao prévia, como em tudo. Nao um facto consumado. E o que tu fizeste
foi um facto consumado: vou fazer uma entrevista. Que ndo discutimos, que ndo ponderamos.
E que, repito, na minha opinido nao se justifica. (...) Sem elementos novos —uma nova greve
de fome, novas prisoes, cargas policiais, declara¢6es novas de organizagdes — nao se justifica

falar com o Luaty. Mais uma vez, nao disse que fazias jornalismo de causas ou panfletario.



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Mas, na minha opinido, fazer isso é permitir isso. Por isso, mais uma vez, na minha opiniao, (e
da equipa de edic3o] a entrevista nao se justifica».

11. 0 queixoso informa que na madrugada de 21 de fevereiro de 2016 enviou ao editor «o teor da
entrevista realizada» e que foi «informado por Susana Bernardes, que se encontrava de
piquete, de que a entrevista iria ser analisada e algo seria dito».

12. No entanto, segundo a queixa, «Paulo Agostinho, depois de afirmar ter lido a entrevista,
afirma manter a posicao de nao a publicar», ao que o queixoso responde tratar-se de «um
tremendo erro editorial e um grave ato de censura», ao que o editor terd reagido «com
aparente indignacao», afirmando «manter e assumir a decisao de ndo publicar a entrevista,
sem dar qualquer justificagcao substantiva depois de a ter lido, reiterando a alegada violacao
das regras da hierarquia e da conveniéncia de comportamento para com o delegado em
Luanda».

13. Nesse mesmo dia, 0 queixoso tera informado que iria recorrer ao Conselho de Redacgao e fé-lo,
«dando a sua versao dos factos». 0 mesmo tera feito o editor, que «fez por sua iniciativa,
queixa do jornalista ao Conselho de Redacgao».

14. No dia seguinte, Pedro Sousa Pereira dirigiu uma exposi¢ao ao Conselho Deontoldgico do
Sindicato dos Jornalistas, «relatando os factos e a sua 6ptica sobre 0s mesmos>.

15. 0 queixoso destaca que o Conselho de Redagao se pronunciou a 02 de margo, «aceitando que
o jornalista deveria ter sido mais formal na sua comunicagao prévia da intengdo de fazer a
entrevista, quer ao editor, quer ao delegado em Luanda>, mas «entende que Paulo Agostinho
nao optou pela melhor solucdo ao ter recusado a partida uma entrevista cujo contetdo
desconhecia».

16. Da posicao do Conselho de Redagao, o queixoso conclui que «fica claro que a entrevista devia
ter sido publicada, ainda que com alguma reformulacdo, bem como fica claro que
objetivamente tera havido um ato de censura, admitindo embora que nao tenha sido essa a
intencao deliberada do editor, rematando com a ideia de que as divergéncias entre as partes
se podiam ter resolvido através do didlogo».

17. Atomada de posicao do Conselho de Redagao gerou reagoes negativas de ambas as partes e
da Direcao de Informagao, esta «defendendo a posi¢ao do editor e reafirmando ter havido

violacao das regras hierarquicas e de organizac¢ao do trabalho na LUSA».



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

18. 0 queixoso informa que recebera via e-mail de uma das subscritoras do comunicado do
Conselho de Redagao que as divergéncias entre si e o seu editor teriam que ser resolvidas
pela hierarquia.

19. No mesmo sentido diz ter ido a posi¢do do Conselho Deontoldgico do Sindicato dos
Jornalistas, comunicada a 01 de abril de 2016: «recusando a ideia de censura e
acompanhando a posicao da hierarquia da LUSA sobre os procedimentos que deveriam ter
sido tomados pelo jornalista».

20. Esta posicao foi contestada pelo queixoso junto daquele 6rgao disciplinar, dois dias passados,
acrescentando que «ja fora afastado da editoria, ou seja, da Lusofonia/Mundo>», tendo-lhe
sido solicitado esclarecimento sobre esta comunicacao. Este € enviado a 21 de abril de 2016,
de acordo com os esclarecimentos do Sindicato.

21. 0 queixoso vem expor que a recusa de aceitar a entrevista proposta por si «so
aparentemente» se fundou em razoes formais e organizacionais, sublinhando que «na
primeira resposta, o editor ndo recusa a entrevista em absoluto, pondo a hipétese de a
mesma ser concedida apenas ao delegado em Luanda». Isto, embora soubesse «que a
pessoa a entrevistar tinha uma particular confianga com o queixoso, e que era a ele que
queria dar a entrevista».

22. Para 0 queixoso, na resposta seguinte «o editor € muito mais claro quanto ao sentido da sua
posicao. Embora reitere que pretende salvaguardar o procedimento formal de ser o
responsavel local a fazer a entrevista, acaba por ndo esconder que esta aparente razao
formal ndo passa de um pretexto para impedir a entrevista por razdes bem substanciais».

23. Segundo o entendimento do jornalista, «o editor Paulo Agostinho entende que falar com
Luaty Beirdo nestas circunstancias significara “ser panfletario”. Reforgca que para o editor
«tem o mesmo significado jornalistico e editorial dar voz ao prisioneiro de consciéncia mais
emblematico e, aparentemente mais significante deste processo» que ouvir quem «todos 0s
dias e a toda a hora tem uma maquina de propagada ao seu servico e o poder de a fazer
funcionar como bem entende, mesmo que essa fosse a primeira oportunidade — e por ventura
a Unica — de ouvir em on Luaty Beirdo. Este ndo passava — nado passou, neste episédio — de
apenas “um dos visados, neste processo, na significativa expressao do editor da LUSA!
[sublinhado da queixa]»

24. A partir deste momento, de acordo com o queixoso, o editor Paulo Agostinho «e toda a Diregao

de Informacao, o que passaram a fazer de seguida foi tentar explicar o inexplicavel, ou seja,



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

dar cobertura a posicdo assumida inicialmente, antes mesmo que a entrevista fosse
conhecida, para, depois de a mesma ser facultada a Lusa, concluir que nao teria interesse
editorial, o que, para um cidaddo democrata normal é, salvo melhor opinido, no minimo
incompreensivel».

25. Enfatiza que, «s6 o facto de entrevista poder ser realizada seria, de per se, noticia» e o
Conselho de Redacao «entendeu que a entrevista, embora ndo acrescentasse muito ao que
ja se sabia, deveria ser publicada>.

26. 0 queixoso vem invocar a Constituicdo da Republica Portuguesa (CRP), designadamente o
artigo 37.%,n.% 1 e 2 sobre a liberdade de expressao e informagao e ainda o artigo 39.° que
estabelece as atribuicdes da entidade administrativa independente que regula a
comunicagao social. Salienta ainda que «tratando-se de matéria inserida no ambito dos
“Direitos, Liberdades e Garantias” aquelas normas, nos termos do artigo 18.°, n.°1 da CRP,
“sao diretamente aplicaveis e vinculam as entidades publicas e privadas”.

27. Daqui faz decorrer que a liberdade de expressao nao pode ser limitada por qualquer meio que
nao seja previsto na propria CRP e na medida que tal limitagao se destine a salvaguardar
outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos».

28. 0 queixoso enquadra desta forma o caso em apreco, destacando que <«corre o risco de
desfigurar gravemente o sentido do comando institucional>» qualquer entendimento de que
pode haver razdes «burocraticas que sobreponham ao dever e ao direito de informar o dever
de rigido funcionamento hierarquico da Agéncia de Informagao».

29. No entendimento do jornalista, a sua transferéncia do departamento onde trabalhava para o
piquete da manha «é uma medida retaliatéria por o trabalhador ter exercido direitos e
cumprido deveres constitucionalmente consagrados e de assumir com coragem e
frontalidade e com risco a defesa da sua justa posi¢ao>. Considera que se trata de «uma
puni¢ao em substancia», que é «assumida pela LUSA como consequéncia do episédio em
apre¢o». Invoca neste ponto o disposto no artigo 129.° do Cédigo do Trabalho.

30. Afirma o queixoso que a transferéncia de posto ficou a dever-se ao facto de a hierarquia
entender que no piquete da manha «o trabalhador teria menos hipéteses de “fazer jornalismo
de causas e jornalismo panfletario”, como desgragadamente a Dire¢do de Informagao da
LUSA, secundando o seu editor Paulo Agostinho, apelidou o ato civico, deontologicamente
louvavel, jornalisticamente relevante e constitucionalmente protegido que constitui a atitude

do jornalista».



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

31. Solicita a ERC que decida «se houve ou nao, violagao de direitos, liberdades e garantias, ou de
quaisquer normas legais aplicaveis as atividades de comunicagdo social, como o queixoso
entende convictamente que houve, considerando um ato de censura a proibicdo de
publicagdo da entrevista em apreco, mesmo antes de a mesma ser conhecida».

32. Considera ainda que a mudanca de fungoes e editoria do jornalista a 01 de abril de 2016
torna, sé por si, tempestiva a queixa ora apresentada, atento o facto de este processo ter-se
iniciado a 19 de fevereiro e considerando o disposto no artigo 55.° da Lei 53/2005, de 08 de
novembro».

33. De forma direta, requer o queixoso que seja apreciada a presente queixa «no sentido da sua
procedéncia, ou seja, de que foram violados os direitos, liberdades e garantias do queixoso,
nos termos explicitados>.

34. A 02 de maio de 2016, veio o queixoso aditar um complemento a queixa, esclarecendo, de
forma a clarificar equivocos, que a queixa é dirigida «ao editor Paulo Agostinho> e a «Direcao
de Informacao da Lusa, que secundou a posicdo do editor, ao obstar a publicacdo da
entrevista que se refere na queixa>.

35. Vem ainda alterar a parte conclusiva da queixa anteriormente apresentada, solicitando que
seja admitida a seguinte redacao: «Nestes termos se requer que seja admitida liminarmente
a presente queixa, procedendo-se a tramitacao legal para a sua apreciacao e decisao, que se
requer seja no sentido da sua procedéncia, ou seja, de que foram violados direitos, liberdades
e garantias do queixoso, nos termos explicitados, com as consequéncias que forem
entendidas adequadas a reposicao da legalidade, atentas as atribuicdes, neste particular, da

Entidade Reguladora para a Comunicagao Social>.

Il. Documentos juntos a queixa

36. 0 queixoso juntou a esta exposicao um conjunto de mensagens de correio electrénico que
pretendem sustentar as afirmacdes por si efetuadas na presente queixa.

37. Aprimeira mensagem do conjunto é datada de 19 de fevereiro, as 20h04, da autoria de Paulo
Julido, correspondente da Lusa em Luanda, que se depreende tratar-se de uma resposta a
uma mensagem anterior, ja que o assunto da mensagem é: «Re: Aten¢ao o Luaty Beirdo» e
explica as tentativas deste colaborador de entrevistar Luaty Beirao, depois da entrevista que
lhe fez em tribunal. A mensagem ¢ enderecada a Pedro Sousa Pereira, Paulo Agostinho e

Eduardo Lobao, com conhecimento de Vitor Costa e termina da seguinte forma: «0 que se faz



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

desde Lisboa deixou de ser assunto a tratar comigo. Por mim pode continuar a passar ao lado
da minha pessoa».

38. Uma breve mensagem de Pedro Sousa Pereira, com hora 20h58, envia para os mesmos
destinatarios acima mencionados: «Assunto: Atencao o Luaty Beirao Com quem falo, diz-me
que me responde a uma curta entrevista. Vou mandar. Se der, deu>».

39. Paulo Agostinho responde as 21h57, para os mesmos destinatarios mencionados acima e
ainda Nuno Simas, Ricardo Jorge Pinto e Pedro Camacho: «N3o. A haver entrevista, deve ser
pelo delegado em Luanda, que também tem fontes indiretas. Abragos a todos>.

40. 0 queixoso responde pelas 22h58 para todos os destinatarios incluidos na mensagem de
Paulo Agostinho: «Atencao, eu nao estou a falar de fontes indiretas. Estou a falar de uma fonte
que quer dar uma entrevista a mim. Hoje ja falou com a TSF. Lamento, mas nao vou deitar a
entrevista fora».

41. Paulo Agostinho retorna as 23h29 com a resposta transcrita acima, no ponto 8, a que o
queixoso respondera com a mensagem que é mencionado no ponto 9.

42. Um outro conjunto de mensagens € iniciado pelo queixoso, num email enviado na madrugada
de domingo, 21 de fevereiro (04h42) com o assunto «Entrevista a Luaty Beirdo». A
mensagem vai enderecada a Paulo Agostinho com conhecimento para Pedro Camacho e Vitor
Costa. No corpo da mensagem |é-se: «Entrevista ao prisioneiro de consciéncia luso angolano,
Luaty Beirdo. Julgo que o trabalho tem relevancia jornalistica, € noticia e ndo deve ser
desperdi¢ado>. Envia um conjunto de trés pecas.

43. Cerca do meio-dia, 0 queixoso reencaminha a mensagem a Susana Bernardes, dizendo-lhe
que nao sabia de antemao que era esta quem estava de piquete e «creio que deves tomar
conhecimento destas pegas>.

44. Pelas 12h19 do mesmo dia, responde Susana Bernardes, apenas para Pedro Sousa Pereira.
Agradece o envio e informa: «Ja tomei conhecimento que esta entrevista tem um pequeno
historial e em breve te diremos alguma coisa».

45. As 12h33, ¢ o editor que, por sua vez, responde ao jornalista que mantém a posicéo de as
pecas nao sairem, «depois de as ler com toda a atengao e tendo em conta aquilo que ja expus
anteriormente, nao acho que se justifique publica-las».

46. Menos de 15 minutos passados, o queixoso responde ao editor que considera «tratar-se de
um tremendo erro editorial [da tua parte] e um grave ato de censura. Lamento que o

profissionalismo dos jornalistas da Lusa seja reduzido desta forma».



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

47. As 13h09 desse mesmo domingo, 21 de fevereiro, Paulo Agostinho reage, dizendo que
admite muitas coisas da parte do jornalista: nao discutir previamente os trabalhos,
desobediéncia ao editor, falar com a fonte, apesar de ter sido dito o contrario, colocando em
causa quem estad no terreno. Mas ndo aceita «em circunstancia alguma, qualquer tipo de
acusacao de “grave ato de censura”. Isso nao admito, nem aceito. Ponto final>.

48. Pedro Sousa Pereira retorque ao editor as 13h35: «o ponto final é teu e mantenho o que
afirmo. S6 me resta recorrer ao CR». Junta a exposi¢ao efetuada ao Conselho de Redacao,
neste mesmo dia, pelas 21h19.

49. Também envia a exposicao de Paulo Agostinho ao mesmo Conselho de Redacao, na qual o
editor deu conhecimento ao queixoso dizendo n3o ter alternativa, perante a acusacao de
censura, Senao enviar a sua versao dos acontecimentos aquele 6rgao.

50. 0 queixoso junta ainda a exposi¢ao que enviou a 22 de fevereiro ao Conselho Deontoldgico do
Sindicato dos Jornalistas, relatando a situagao. Destaca-se o facto de referir a partida ter sido
alvo de censura pelo editor Paulo Agostinho, «com base em argumentos que nao se
enquadram em principios jornalisticos». Insiste adiante que avisou prontamente o editor
Paulo Agostinho de que o ativista Luaty Beirao, preso em Luanda, estava disposto a conceder-
lhe uma entrevista, mas este «op6s[-se] ndo dando qualquer justificagdo com base em
critérios jornalisticos e editoriais, afirmando mesmo que a Lusa ndo faz noticias
“panfletarias”, nem faz “jornalismo de causas™. Insiste parecer-lhe «no minimo bizarro que
alguém — de forma sumaria — recuse publicar previamente um trabalho jornalistico sem
conhecer o conteldo das pegas e usando apenas argumentos burocraticos para justificar a
suposta falta de interesse em relagdo ao trabalho em causa». Termina referindo que «o
jornalismo € uma profissao de liberdade e — felizmente — ndo encaro as redag6es como
quartéis», sendo «obrigado como jornalista a defender, seja em que férum for — um
entrevistado cuja voz — por minha causa acabou por ser censurada na prépria redagao onde
trabalho», acrescentando que é pelas circunstancias em que se encontrava a data Luaty
Beirao que é levado a expressar a sua indignacgao.

51. Por fim, o queixoso junta o comunicado do Conselho de Redagao da Lusa, datado de 02 de
marco de 2016, no qual constam as conclusdes acerca do caso, ouvidos o queixoso, o editor
Paulo Agostinho e o correspondente em Luanda Paulo Juligo:

a) oqueixoso «deveria, em vez de avisar que ia fazer a entrevista, ter informado o editor

e o delegado da intengdo de avangar com uma entrevista a Luaty Beirao»;



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

b) «o delegado queixa-se, e com razao, de que devia ter sido informado da intencao de
se fazer uma entrevista a Luaty Beirdo a partir da sede, tanto mais que nesse mesmo
dia tinha feito uma tentativa de falar com o ativista», tendo logrado fazé-lo no dia
seguinte, mas apds a conversa entendeu que «nao se justificava fazer uma noticia»;

c] o editor «podera n3o ter valorizado p espirito de iniciativa do jornalista, nem ter tido
em conta que a partir daquele dia Luaty Beirdo podia dar entrevistas livremente>»,
mas preferiu valorizar o facto de nao ter sido avisado atempadamente, podendo com
isso ter «impedido que a Lusa publicasse a primeira entrevista do ativista perante
esta nova realidade>».

d) odiretor de informag&o entendeu apoiar a deciso do editor «que na Gtica da dire¢ao
é a quem compete tomar decisdes», «tanto mais que era ‘o segundo incidente”
envolvendo o jornalista, na redagao, e o delegado em Luanda>».

e) odiretor de informacgao «disse que ninguém esta proibido de fazer noticias, mas que
os jornalistas estao integrados numa hierarquia e tém que discutir as questdes>.

52. Daqui, o Conselho de Redagao conclui:

a) as trés pegas, embora ndo contendo informagao de grande relevancia, deviam
ter sido publicadas;

b) n3o tera havido, da parte do editor, uma intencao deliberada de censura;

c) asituacao foi fruto de situaces que se podiam resolver através do didlogo.

53. Paulo Agostinho reagiu ao comunicado do CR, manifestando-se inconformado com o facto de
o CR nao ter esclarecido se existiu ou nao censura da sua parte. Explica no mesmo e-mail as
razdes «editoriais», <«organizacionais», «de concorréncia/contexto» e «formais>» que
estiveram por detras da sua decisao.

54. 0 queixoso manifestou-se por escrito descontente com as conclusdes divulgadas em
comunicado pelo CR, sobretudo por nao ter concluido que foi alvo de um ato de censura por
parte do seu editor perante «uma matéria relacionada com um preso de consciéncia> e por
considerar sem justificar que as pec¢as por si produzidas nao tinham informacao de
relevancia. Insiste ainda que, como jornalista, entende que «nao se cala um prisioneiro de
consciéncia>» e lamenta nao ter havido qualquer tipo de sensibilidade pelas palavras de um
preso que decidiu falar com o queixoso, «arriscando as decisoes de um Estado ditatorial>.

55. Esta reagao levou a que um dos elementos do CR respondesse ao queixoso sobre alguns dos

fundamentos da decisdo tomada, mencionando problemas antigos entre jornalista e editor



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

que entende terem contribuido para que a situacao nao tivesse sido ultrapassada da melhor
forma. Salienta que é a direcao de informacao que cabe resolver este problema existente na
editoria Lusofonia/Mundo e nao ao CR. Reitera a conclusdo de que «os textos deviam ser
publicados, ainda que pudessem ser alvo de reformulacao», Isto porque, «as pecas nao
trazem nenhuma novidade, mas achamos importante dar voz ao Luaty Beirdo e eu, face a
uma nova realidade, levantamento da interdi¢ao de prestar declaragdes publicamente».

56. Também a direcdo de informacao da agéncia noticiosa, composta por quatro elementos,
emite posicdo acerca do comunicado do CR, informando que «ndo pode aceitar que
subsistam duvidas sobre a existéncia de uma qualquer forma de censura por parte do editor
Paulo Agostinho, a quem deu cobertura total>». Salienta que ndo existe censura na Lusa e nao
aceita que esteja subjacente na decisao do CR que qualquer peca «escrita por um jornalista
da Lusa tem que ser obrigatoriamente publicada, desde que colocada em desk, sob risco de
suspei¢ao de censura. Mesmo que a peca nao tenha sido submetida fflas rotinas editoriais,
que pressupdem sempre a avalia¢ao e a validacao dos editores responsaveis».

57. 0 queixoso veio juntar a queixa um novo documento, a 07 de novembro de 2016, informando
tratar-se de uma mensagem de correio eletrénico enviada ao diretor de informacgao da Lusa,
com conhecimento para 0 queixoso.

58. Na mensagem, Luaty Beirdo da conta que iniciara o contacto o jornalista via e-mail, por
intermédio de um casal amigo, que os colocou em contacto até que «a dada altura propds-me
uma entrevista que aceitei». Depois de concedida, o ativista refere que o queixoso lhe ligara,
«alguns dias depois, para [lhe] contar a cronica de uma peca em 4 tomos engavetada»,
salientando que nao foi a primeira vez que lhe aconteceu «e, pior, nao foi a primeira vez que
[Ihe] aconteceu COM A LUSA>.

59. Conta um episddio ocorrido em 2012, quando concedeu uma entrevista em video a uma
jornalista nas instalacdes da Lusa e a mesma nao foi publicada, «aparentemente porque
ninguém se interessou>.

60. Acrescenta depois desconhecer «os procedimentos e a deontologia que norteiam a Lusa ou
qualquer outra agéncia de noticias, ndo sei se o Pedro os tera atropelado e/ou mostrado
desconsideracao pelo colega correspondente em Angola. Sei é que concedi uma entrevista e
esta nao foi mais uma vez publicada».

61. Por fim, considera que «mais grave e humilhante ainda foi o downgrade no lugar de um

jornalista com anos de percurso para o piquete da manha». Manifesta-se «solidario com o

10



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Pedro, ainda que a [sua] solidariedade pouco mais Ihe valha nesta ocasido do que um alento

distante».

lll.  Posigdo do denunciado
62. 0 Diretor de Informacao (D) da Lusa, Pedro Camacho, veio apresentar contraditério a queixa
acima exposta a 5 de julho de 2016, através de argumentos contrapondo os diversos pontos
alegados pelo queixoso. A saber,

a) o queixoso afirma na queixa que lograra compromisso de Luaty Beirdo de lhe conceder
entrevista e-mail, através de relagao de confianca estabelecida por via de amigo comum,
que a intengao de fazer a entrevista foi comunicada de imediato ao editor e que este
recusou de pronto a sua realizacdo. O DI responde que «o editor recusa, apds troca de
mails com o delegado [da Lusa em Luanda], nos quais fica claro que estava em contacto
com Beirdo para uma entrevista».

b) queixoso afirma que explicou ao editor que n3o podia deixar de fazer a entrevista pelo
interesse editorial e pela relagao de confianga estabelecida com o entrevistado e que a
iria realizar. O DI responde que «a relagdo de confianga nao foi referida ao editor>, pelo
«contacto através de um amigo comum «nao se percebe qual é a relagao de confianga
com o entrevistado. J& entre o delegado e o ativista existia relacao aberta antiga,
resultante de inUmeras pegas jornalisticas com Beirdo, realizadas direta e indiretamente
com ele>.

c) sobre a afirmagdo de que o editor tenha acusado o queixoso de ser panfletario e fazer
jornalismo de causas, o DI transcreve a troca de emails entre editor e queixoso e conclui
que «o editor ndo nega o que foi dito antes. Pelo contrario, reafirma. Nao é o jornalista que
faz jornalismo de causas. A Lusa é que passaria a fazer jornalismo de causas. O que é
bem diferente, porque este Gltimo resulta do somatdrio de todas as iniciativas individuais
enquanto o primeiro € o préprio ato individual. E todo o fio de argumentacao do editor,
quando nao refere expressamente a Lusa, é feito no plural (no fazemos, nao damos,
etc.)»;

d) acercada deciso reiterada de ndo publicacao da entrevista, depois de redigida e lida pelo
editor, o DI considera que o jornalista entendeu primeiro que poderia falar e entrevistar
quem entendesse, ja a publicagao da matéria dai resultante é que seria responsabilidade

do editor. Mas que depois da recusa passou a ver a responsabilidade do editor de forma

11



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

diferente: «é a tua responsabilidade, mas sé estara bem se publicares tudo aquilo que eu
bem entender e quando eu entender».

e) o queixoso entende que n3o foi dada justificagdo substantiva para recusa de publicagao
das pecas que elaborou a partir do contacto estabelecido com Luaty Beirdo, mas o DI
contraria esse mesmo entendimento, enumerando os argumentos do editor que
considera sustentarem a sua tomada de posicao e afirmando que 0 queixoso «hunca
questionou em concreto qualquer das razdes invocadas que se podem resumir: ja se
tinha falado varias vezes com o ativista; a fazer-se a entrevista, deveria ser o delegado
que esta no terreno e segue o assunto diariamente; e o processo judicial estava em
curso, tendo ja exercido o papel de contraditério nas noticias do dia ao advogado do
ativista, que havia falado com a Lusa nesse dia>.

f) sobre a decisdo do CR, o DI entende que no comunicado emitido aquele 6rgdo «n3o
afirma que “o editor ndo optou pela melhor solugao” [conforme considera o queixoso na
queixa], mas sim que “o editor persistiu na decisdo e preferiu valorizar o facto de n3o ter
sido informado atempadamente”. E sobre este ponto, nao deixa ainda de salientar que
«o editor ndo valorizou apenas, nem sobretudo o facto de nao ter sido informado, como ja
referido anteriormente>. O Dl reitera ainda as consideragdes do CR sobre a forma como
decidiu avisar que se preparava para fazer a entrevista, designadamente que 0 queixoso
«deveria ter informado o editor e o delegado da intencdo de avancar com uma
entrevista» e que «o delegado queixa-se com razao que devia ter sido informado da
intencao de fazer uma entrevista a Luaty Beirdo a partir da sede, dado ter o préprio
desenvolvido esfor¢os no sentido de o fazer».

g) o Dlreforca que «ao contrario do que é indicado pelo queixoso>, a conclusdo do CR é que
«nao terd havido da parte do editor uma intengao deliberada de censura, de acordo com o
significado que normalmente se atribui a palavra censura». Mas o DI ndo deixa de se
manifestar contrario a decisao do CR ao considerar que as pecas deveriam ter sido
publicadas, ainda que reformuladas e mesmo nao trazendo informacgao relevante.

h) oDl reforca que ndo existe no comunicado do CR qualquer ideia subliminar de que o editor
tenha cometido uma ato de censura e salienta que «a decisdo da nado publicagao foi
tomada depois de ouvidos os restantes [quatro] membros da equipa de redagao, que
aconselharam e subscrevem a decisdo do editor e que repudiaram publicamente

qualquer sombra de censura. (...) pronunciaram-se ainda sobre o assunto trés chefes de

12



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

redacao, um subdiretor, trés diretores-adjuntos e um diretor. Todos acharam que o
jornalista ndo tinha razao».

i) a falta de prondncia do CR relativamente 3 acusagdo do editor sobre o carater
alegadamente panfletario deveu-se, segundo o DI, «provavelmente por ter considerado, e
bem, que a questao nao se colocava ao ato individual do queixoso, mas sim em relacdo ao
fluxo noticioso da agéncia, avaliado no seu conjunto>;

j) sobre atransferéncia de sec¢do a que o queixoso foi sujeito, o Dl informa que a mesma se
tornou «inevitavel, ja que deixaram de existir condicdes objetivas para que o jornalista e
toda a equipa de edi¢ao, com o editor em primeiro lugar, pudessem trabalhar em conjunto
e em relacao hierarquica direta». Afirma que «nada aqui é insinuado sobre qualquer
comportamento indevido entre jornalista e diretor de informagao. (...) Nem existiu uma
decisdo prepotente de mudanga de sec¢ao por mail. A transferéncia de secgao foi
precedida de uma reunido com PSP [Pedro Sousa Pereira], onde Ihe foi explicada a
inevitabilidade dessa mudanca e lhe foi sugerida a passagem para o piquete da manha
(...) nessa altura foi também acertado com o préprio o horario em que iria trabalhar, por
forma a acomodar necessidades de assisténcia familiar>.

k) Segundo o DI, o Conselho Deontoldgico do Sindicato dos Jornalistas, ao qual o queixoso
também recorreu, decidiu nao ter havido censura por parte do editor Paulo Agostinho,
assim como acompanhou a hierarquia da Lusa sobre os procedimentos a tomar pelo
jornalista. e reiterou a conclusao de nao ter existido qualquer ato de censura ap6s recurso
dojornalista.

)] 0 DI afasta a «argumentagdo conspirativa» do  queixoso  quanto
a recusa pelo editor da entrevista a Luaty Beiro, reforcando que «o delegado [da Lusa
em Luanda] esteve sempre (antes e depois deste incidente] em contacto com Beirdo» e
«no dia seguinte a “comunicacdo” de PSP [0 queixoso] ao editor de que iria fazer a
entrevista, o delegado falou uma vez mais com Beirdo (diretamente e n&o por escrito ou
por interposta pessoa como aconteceu com PSP] e concluiu que ndo havia informagao
nova relevante face ao que havia sido j& publicado pela Lusa sobre o assunto». 0 DI
duvida ainda da alegada «particular confiangca com o0 queixoso», na medida em que «a

referida entrevista, por escrito, estava a ser combinada por interposta pessoa».

13



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

m) Defende o DI que a recusa da entrevista por parte do editor prende-se com o facto de
haver um contacto permanente com o ativista, 0 seu advogado ou familiares por parte do
delegado em Luanda.

n) Sustenta que a Lusa correria o risco de ser acusada de fazer jornalismo de causas e
panfletario se «voltasse a dar voz a Beirdo, sem razao jornalistica para o fazer». Alias,
«até aquela data, a Lusa distribuiu 393 noticias sobre o caso dos ativistas, sendo que
pelo menos 218 tinham como fonte os ativistas ou 0s seus apoiantes e representantes e
82 tinham representantes oficiais ou simpatizantes do governo e instituicdes oficiais de
Angola como protagonista».

o) 0DIvem desmentir que a entrevista feita pelo queixoso fosse a primeira oportunidade de
ouvir Beirdo em on, enumerando cinco pegas distribuidas pela Lusa «(com suporte em
audio e video, nalguns casos), que tinham Luaty Beirdo em on e como fonte direta».

p) Sobre o que o queixoso diz ser «incompreensivel>» relativamente a auséncia de interesse
editorial da entrevista que realizou, o DI comega por salientar que «a atuacao do
jornalista neste caso constituiu uma falta de respeito pelo trabalho dos seus colegas,
jornalistas e editores. E sobretudo pelo trabalho do seu colega que se encontra colocado
em Angola. (...] é regra comummente seguida pelos jornalistas, nas mais diferentes
redagbes, ndo escreverem sobre assuntos que estdo atribuidos a terceiros sem
combinarem com estes e com as respetivas hierarquias, previamente, a forma como o
podem ou nao fazer e se 0 podem ou ndo fazer».

q) Reforca que o queixoso «n3o mostrou qualquer preocupagdo com a posi¢do do delegado
da Lusa em todo este processo. Nem mostrou preocupag¢ao com o facto de a sua
intervencao poder condicionar e prejudicar a cobertura do assunto pela Lusa. Foi por
todas estas razdes — mais do que validas e perceptiveis — que a hierarquia recusou a
iniciativa da entrevista por PSP, “mesmo antes de ela existir’».

r) Depois de feita, foi ainda assim avaliada, segundo o DI, por «editor, editores-adjuntos,
chefes de redagao e diretores» e «todos concluem que nao faz sentido a publicagao».
Neste mesmo sentido, parafraseia a decisao do CR que «conclui pela irrelevancia da
entrevista: “As trés pecas, resultado da entrevista por mail” ndo continham “informacgao
de grande relevancia®, admitindo que deviam ter sido publicadas, «ainda que

eventualmente reformuladas>. Indica¢ao que o Dl entende ser absurda da parte do CR.

14



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

s) 0Dlinforma que se revé em absoluto, tal como o editor, na posi¢do do CD do Sindicato dos
Jornalistas que resume da seguinte forma: «(i] o CD considera que o erro n3o é do editor
que ndo autorizou previamente a entrevista, mas sim do jornalista que insistiu em
avangar sem autorizagao hierarquica»; (i) perante as noticias ja escritas, o CD é taxativo:
parece sustentada a afirmag&o do delegado de Luanda de que “nada mais [Ihe] foi dito de
relevante que constituisse noticia nesta fase”; (iii) finalmente, o CD “ndo pode
acompanhar a acusagao grave que foi feita de censura”, porque nada ha a censurar (ja
que nada ha de novo ou relevante) e o trabalho da Lusa fala por si — ou seja, ninguém
pode, de boa-fé afirmar que a voz de Luaty Beirao é censurada pela Lusa».

t) Tendo em conta que o queixoso defendera que a DI da Lusa e o editor deveriam
«assegurar ao jornalista todo o apoio que pudesse ser prestado pelo delegado em
Luanda na tarefa de consecucao da entrevista», o DI defende que «ficam bem patentes
as diferencas de perspetiva entre o queixoso e a hierarquia. 0 primeiro acha que a
Agéncia deve estar ao seu servico, enquanto a hierarquia defende que é o jornalista que
deve estar ao servico da Agéncia e dos seus principios, regras e hierarquia, que lhe
garantem um jornalismo rigoroso, isento e independente>.

u) Quanto a alteragdo das medidas de coagdo ao ativista que o queixoso evoca como
interesse para a sua entrevista, o Dl da Lusa salienta que «o assunto ja tinha sido tratado
pela Lusa, tendo como fonte o representante oficial de Beirdo, o seu advogado>; «a Lusa,
mesmo com proibi¢ao, j& tinha entrevistado varias vezes Luaty Beirao, inclusivamente
com audio e video>, ndo havendo assim «qualquer alteragdo de circunstancia no que a
Lusa diz respeito»; «a TSF ja tinha esgotado esse “facto novo”, com uma entrevista de
viva voz ao ativista».

v) 0 DI afasta de forma veemente o incumprimento do direito a liberdade de expressao
consagrada na Constituicao da Republica Portuguesa e acrescenta que além dessa, foi
ainda dado cumprimento aos direitos de informar e de ser informado. Entende que
«aceitar a leitura primaria que o queixoso faz dos direitos constitucionais teria como
efeito imediato o esvaziar de qualquer conteudo material as funcdes de profissionais de
todos os membros e equipas de edicao, da chefia de redacdo da direcdo editorial. ...)
todos eles sao jornalistas e ndo é por acaso que a lei exige que o sejam e que a mesma lei

os considera coautores de qualquer texto que apreciem hierarquicamente».

15



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

w) 0 Dlacusa o queixoso de continuar a «ndo perceber o que é estar numa equipa editorial»,
de confundir «edi¢ao de informacao e gestao editorial> com censura e de «nao perceber
que o que torna legitima a avaliacao da pertinéncia jornalistica de um texto jornalistico é o
facto de ela ser feita por uma estrutura jornalistica, composta por jornalistas, de uma
empresa jornalistica».

x) «Todas as chefias da Lusa repudiam qualquer forma de censura — entendida enquanto
ato ilegitimo que visa impedir a informacao de chegar ao publico, com o intuito de
proteger os interesses de um qualquer poder». Entendem que faz parte «da fungao que
desempenham na Lusa garantir que nao existe censura e que a Agéncia se batera
sempre por uma Informacao livre de qualquer tipo de censura ou condicionada por
qualquer tipo de chantagem>.

y) 0Dl afirma que os direitos/deveres elencados na Constituicao, designadamente no artigo
39.%, que devem ser assegurados pela entidade administrativa independente que regula
a comunicagao social, «foram sempre salvaguardados por esta direcdo editorial e
continuarao a sé-lo enquanto ela durar».

z) Em relagdo a alteragdo da situagdo laboral do queixoso, o DI afasta a acusagao de
retaliacao e afirma que «existiu por parte da Direcdo da Lusa a necessidade de encontrar
uma solugdo para uma situagao insustentavel, no caso, a continuidade de uma relagao
normal de trabalho entre um jornalista e a sua equipa de edi¢do, a quem acusou de
“censura”, afirmando tratar-se de «uma decisao que decorre do conflito entre jornalista
e editor(es)», que consistiu num «esforco claro de procurar uma alternativa que se
adequasse ao perfil e experiéncia do jornalista e que fosse, simultaneamente, um local
onde poderia produzir um trabalho Util & Agéncia». A DI «fez o que estava ao seu alcance
para resolver a situagao de forma digna e tranquila>», exatamente como o jornalista fez no
processo de mudanca de sec¢ao.

aa) Deste modo, o DI recusa que a transferéncia do jornalista tenha consistido numa forma
de este «ter menos hipéteses de “fazer jornalismo de causas e jornalismo panfletario”,
nao partilha, «nem da versao dos factos sobre o caso concreto, nem do papel e intencoes
que sao atribuidos de forma enviesada a Direcdo de Informacgdo da Lusa, nem dos
objetivos de colocar todos os assuntos como se fizessem parte de um processo continuo

e premeditado>.

16



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

bb) 0 DI reforga ainda que a atitude do queixoso relativamente a realizagdo da entrevista foi
«a varios titulos reprovavel» e «nao foi seguramente para proteger atitudes desta
natureza que se fez o articulado constitucional que é aqui invocado>.

cc) Por fim, diz-se que a Diregao de Informagao da Lusa considera: que «n&o existiu qualquer
violacao de direitos, liberdades e garantias ou de qualquer norma que regule a atividade
jornalistica»; que «as chefias da Lusa atuaram com toda a transparéncia, boa-fé e bom
senso na defesa do jornalismo isento, rigoroso e plural» e que fez o que estava ao seu
alcance para resolver da melhor forma para a Lusa e para o queixoso>. Revé-se também
na «apreciaco e na reaprecia¢do do assunto pelo Conselho Deontoldgico [do Sindicato
dos Jornalistas] que concluem pela inexisténcia de qualquer forma de censura neste
caso».

dd) O DI reforca por fim que «uma coisa é o comportamento indevido do jornalista PSP face a
cobertura noticiosa de um assunto cujo seguimento e gestao, em paralelo com o trabalho
normal de editores e restantes chefias, estao atribuidos ha longos meses ao seu colega
delegado em Angola (...), outra bem diferente € as iniciativas da direcdo para encontrar
uma solugao para a situagao insustentavel que se passou a viver na sec¢ao de Lusofonia
e Mundo, com um conflito insanavel entre editor(es) e queixoso». O DI recusa
liminarmente que estes dois aspetos «fagam parte de um qualquer “processo Unico” com
finalidades tao sinistras quanto delirantes».

63. 0 DI da Lusa junta a sua resposta um conjunto de e-mails, também enviados pelo queixoso e
acima descritos, bem como a decisdo do Conselho Deontolégico do Sindicato dos Jornalistas,
mais a reapreciag¢ao do caso por solicitagao do queixoso.

64. A primeira pronuncia do Conselho Deontolégico, a 01 de abril de 2016, apds audicao das
partes envolvidas (queixoso, editor, delegado da Lusa em Luanda, diretor editorial da Lusa),
resulta em trés pontos: 1) «n3o esta em causa um jornalista fazer uma entrevista, mesmo
que numa area que nao é habitualmente acompanhada por si. (...] 0 que resulta desta longa
exposicao é que o jornalista nao cuidou de se coordenar previamente com quem esta no
terreno, evitando a duplicagdo de um contacto com a fonte e que depois de advertido para o
facto insistiu em fazer um trabalho para o qual n3o tinha cobertura hierdrquica»; 2)
«analisando o teor das pegas, (...) parece sustentada a afirmacao do delegado em Luanda de
que “nada mais [lhe] foi dito de relevante que constituisse noticia nesta fase”; 3] «ndo

pode acompanhar a acusagao grave que foi feita de censura. O trabalho que tem sido feito

17



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

pela Lusa nesta matéria é extenso e plural, ndo podendo, por isso, passar a ideia, como faz o
queixoso, de que Luaty Beirdo viu “a suavoz (...) ser censurada”.

65. Diante do recurso do queixoso sobre este parecer, o CD do Sindicato dos Jornalistas decide:
1) «foi [também] entendimento do CD que esta [censura] é a mais grave queixa formulada
por Pedro Sousa Pereira», embora este «insist[a] que a sua queixa ndo é sobre censura»; 2]
«a argumentacao apresentada pelo editor Paulo Agostinho tem fundamento naquilo que é o
trabalho de uma agéncia de noticias, mas ndo pode acompanhar que se acuse um jornalista
de fazer “jornalismo panfletario”>; 3] «ficou claro que o editor ndo deu luz verde a realizag3o
da entrevista antes de ela se concretizar (...). 0 que o editor ndo aceitou foi a realizagao da
entrevista pelo jornalista na redacao de Lisboa e indicou que quem a faria era o delegado em
Luanda. Foi também por isto que o CD decidiu que “nao Ihe compete avaliar da oportunidade
editorial de nao publicar a referida entrevista”»; 4] «recusamos a ideia de censura que Pedro
Sousa Pereira insiste existir ao afirmar que “a partir do momento em que, como jornalista, [¢]
apontado como panfletério [conclui] que o trabalho em causa esté a ser censurado”, Como o
préprio esclarece, trabalhou muitas vezes o tema»; 5) «o CD n3o tem competéncia para
avaliar as consequéncias laborais do facto do queixoso “ter acionado os meios institucionais
(...) para fazer uma denuncia e ter sido “afastado da editoria onde trabalhava a 01 de abril”.
Mas independentemente dos factos, o CD reitera que nenhum jornalista pode ser alvo de

retaliacdo por apresentar queixas a este e outros orgaos competentes».

IV.  Audiéncia de conciliagao
66. Nos termos estatutarios desta entidade foi marcada uma audiéncia de conciliagdo entre as
partes para o dia 27 de outubro de 2016, com vista que um acordo entre as partes pudesse
colocar fim ao diferendo que as opunha e assim, encerrando o presente procedimento.
67. A dita audiéncia ndo veio, no entanto, a realizar-se por impossibilidade do denunciado,

prosseguindo o processo a sua tramitacgao.

V.  Anélise e fundamentagao
68. A 27 de julho de 2016, deu entrada nesta entidade uma participagao de Pedro Sousa Pereira
contra a diregdo de informagao da Lusa e o seu editor da secgdo Lusofonia/Mundo, Paulo
Agostinho. O queixoso veio ainda, em aditamento a queixa rececionada a 02 de maio de

2016, reforcar que os visados na queixa sao o «editor Paulo Agostinho>» e a «Dire¢ao de

18



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Informacao da Lusa, que secundou a posicao do editor». O recurso a esta entidade ocorreu
apos terem sido comunicadas as decisdes finais de todas as outras entidades a que o
jornalista recorrera com a mesma finalidade — o Conselho de Redacao da Lusa e o Conselho
Deontolégico do Sindicato dos Jornalistas.

69. Como ponto prévio a analise que se desenvolve abaixo, ha que clarificar que a atuagao dos
jornalistas nao figura no ambito de intervengado da ERC, nem nas suas atribuigoes, objetivos
de regulagdo ou competéncias do conselho regulador (cf. artigos 6.%, 7.%, 8.° e 24° dos
Estatutos da ERC, anexos 3 Lei n.° 53/2005, de 08 de novembro). Esta cabe a Comiss3o da
Carteira Profissional de Jornalista, de acordo com o disposto no artigo 3.° do Decreto-Lei n.°
70/2008, de 15 de abril, que estabelece as regras de organizagao e funcionamento da
Comissao da Carteira Profissional do Jornalista.

?0. E sobre a atividade dos 6rgaos de comunicagao social, incluindo agéncias noticiosas, que
incide a atividade do regulador, cabendo-lhe garantir «o livre exercicio do direito a informacao
e a liberdade de imprensa», «garantir o respeito pelos direitos, liberdades de garantias>,
«assegurar 0 cumprimento das normas reguladoras das atividades de comunicagao social>,
entre outras (cf. alineas a), d) e j] do artigo 8.° dos Estatutos da ERC).

71. 0 artigo 12.° do Estatuto do Jornalista', que consagra a garantia de independéncia e da
cldusula de consciéncia dos jornalistas, estabelece, no seu n.° 1, que «[o]s jornalistas nao
podem ser constrangidos a exprimir ou subscrever opinides nem a abster-se de o fazer, ou a
desempenhar tarefas profissionais contrarias a sua consciéncia, nem podem ser alvo de
medida disciplinar em virtude de tais factos». Define ainda, no nimero seguinte, que estes
profissionais «podem recusar quaisquer ordens ou instrucdes de servico com incidéncia em
matéria editorial emanadas de pessoa que nao exerca cargo de direc¢do ou chefia na area da
informagao>. Por fim, com interesse para a matéria em analise, o n.° 6 define que «os
conflitos emergentes do disposto nos n.%s 1 a 3 sao dirimidos pela Entidade Reguladora para
a Comunicacgao Social mediante participagao, instruida com parecer fundamentado sobre a
situacdo que lhes deu origem, do conselho de redacgao, dos jornalistas ou equiparados
directamente afectados ou das organizagoes sindicais dos jornalistas».

72. A exposicao do jornalista aqui em analise assenta sobretudo em dois pontos principais:
primeiro, censura por parte do seu editor ao ndo aceitar a realizagao e posterior publicagdo de

pecas resultantes de uma entrevista por escrito efetuada pelo queixoso ao ativista Luaty

!'Lein.° 1/99, de 13 de janeiro, alterada pela Lei n.° 64/2007, de 06 de novembro e retificada pela Rect. n.°
114/2007, de 20 de dezembro.

19



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Beirao, detido em Angola; segundo, a sua transferéncia para uma outra editoria, na sequéncia
do desentendimento verificado com o seu editor.

73. Dos muitos documentos que integram a queixa, assim como do exercicio do contraditério,
assinado pelo diretor de informacgao da Lusa, verifica-se que a dire¢cao da agéncia noticiosa
secundou a posicao assumida pelo editor e chefia direta do queixoso, assumindo assim esta
funcao legalmente consagrada de superintender e determinar o conteutdo da publicagao.

74. Com efeito, quer a Lei de Imprensa, no seu artigo 20.°% quer a Lei da Televisao, no seu artigo
35.%, e ainda a Lei da Radio, segundo o seu artigo 33.°, prevéem que deve existir um diretor,
responsavel pela orientagao, supervisao e determinagao do conteldo informativo divulgado
pelo 6rgao de comunicagdo em causa.

?5. Embora nada seja dito nos Estatutos da Lusa, publicados no “Diario da Republica”, Il Série, n.°
238, Suplemento, de 14 de outubro de 1997, uma vez que estes dao mais atencao a
estrutura juridica daquela agéncia noticiosa, resulta claro da interpretacao sistematica da
legislacao portuguesa sobre comunicagao social, que qualquer 6rgao de comunicagao social
deve ter um diretor e que aqueles que se dedicam a atividade informativa tém de ter um
diretor responsavel pela area de informagao, a quem incumbe orientar, supervisionar e
determinar o conteddo noticioso e que usufrui de autonomia editorial.

76. E certo que este poder do diretor ndo pode sobrepor-se & garantia da independéncia do
jornalista. No entanto, ndo se afigura tratar-se aqui de um caso enquadravel neste direito, ja
que 0 que esteve em causa, desde o inicio do caso que antagonizou jornalista e editor, foi
claramente uma discordancia do primeiro perante uma decisao de orientagao.

77. Na verdade, o jornalista integra uma organizagao e estd, por defeito, comprometido com as
suas linhas orientadoras fundamentais, consagradas no estatuto editorial. A garantia do
cumprimento desses preceitos incumbe ao diretor da agéncia noticiosa.

78. A complexidade de cada 6rgdo de comunicacao social reflete-se nos varios niveis de
hierarquia a que esta sujeito cada elemento da organizacao, de acordo com o seu lugar na
hierarquia e com o cargo que ocupa, sendo esta piramide encimada pelo diretor. Jornalistas,
editores, chefes de redacgao, subdiretores, todos reportam ao diretor e é também sobre este
que recaem todas as responsabilidades relativas aos contetdos publicados.

79. Em organizacdes desta natureza €, pois, claro que a estrutura organizacional reflete-se ao
nivel editorial. Dito de outro modo, a decisao sobre o que publicar vai sempre passar por um

crivo de diversas avaliagdes até a prondncia (e responsabilizago) final do diretor.

20



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

80. No caso em apreco, tal como ele é exposto pelo queixoso e como mostram o0s diversos
documentos apensos, existe uma discordancia primordial entre jornalista e seu superior
hierarquico, que desencadeia um extremar de posicoes e que culmina com a atuagao do
jornalista a revelia das indicacoes que Ihe foram comunicadas pelo seu editor. E nem é valido
0 argumento para tal atuacao de que se tratava de matéria de tal forma valiosa do ponto de
vista editorial que exigisse da parte do jornalista a atuacao verificada, na tentativa de colocar
acima das orientagoes hierarquicas o valor dos direitos a informar e a ser informado. Isto
porque é notdrio a partir da exposicdo do caso que a situagao do ativista estava a ser
acompanhada de perto pela Lusa, desde o inicio. Acresce que, analisado o conteuldo das trés
pecas noticiosas redigidas pelo Queixoso, constata-se que estas nao trazem informagoes
novas face ao que ja se sabia sobre o0 assunto.

81. Ademais, a dire¢ao de informagao da Lusa veio apoiar a avaliagao do editor, avalizando a sua
orientagao editorial do caso em apreco.

82. Ora, o jornalista, enquanto parte de uma organizacao e estando ciente de que tinha colegas
encarregues do tratamento do assunto, agiu como se trabalhasse por conta prépria, sem
pares, chefias ou hierarquias. Entende-se o interesse pessoal que o queixoso pudesse ter em
tratar o caso, dado ter logrado entrar em contacto com a fonte. No entanto, esse interesse
pessoal dificilmente podera sobrepor-se ao da organizacao.

83. Situagdes existem que, conforme se viu acima, justificam a desobediéncia do jornalista,
designadamente, quando lhe sejam dadas ordens de teor editorial de pessoa que nao exerca
cargo de diregcdo ou chefia na area da informacao. Ora, segundo se verifica no caso vertente,
nao se tratou se uma tal situacao.

84. Portanto, a Lusa, nas pessoas do editor e, sobretudo, do diretor de informacao, nao incorreu
num ato de censura quando foi prévia a recusa da realiza¢ao do trabalho jornalistico pelo
queixoso e havendo para tal recusa razdes que se afiguram plausiveis e que deixam intacta a
integridade da agéncia noticiosa na abordagem do tema dos ativistas angolanos detidos por
razoes politicas.

85. Diga-se ainda, relativamente a segunda parte da queixa, que nao cabe a ERC dirimir conflitos
laborais das entidades que exercem a atividade de comunicagao social, pois tal cabe aos

tribunais judiciais.

21



500.10.01/2016/103 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

VI.  Deliberagao

Tendo apreciado uma queixa de Pedro Sousa Pereira contra a agéncia noticiosa Lusa, por alegada
censura de uma entrevista realizada por aquele a Luaty Beirao, o Conselho Regulador, conforme o
disposto no artigo 8.°, alineas a), d) e j] e na alinea a) do n.° 3 do artigo 24.° dos seus Estatutos,

aprovados pela Lein.° 53/2005, de 8 de novembro, delibera ndo dar seguimento a referida queixa.

Nao ha lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do disposto nos artigos 11.°e

12.°do Anexo | do Decreto-Lein.° 70/2009, de 31 de marco.

Lisboa, 14 de margo de 2017

0 Conselho Regulador da ERC,
Carlos Magno
Alberto Arons de Carvalho

Luisa Roseira

22



