
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
128/2013 (CONTJOR-I) 

 
 
 
 
 
 

Queixa do Comando da Guarda Nacional Republicana contra o Correio da 

Manhã 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
8 de maio de 2013



ERC/11/2012/1063   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 128/2013 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa do Comando da Guarda Nacional Republicana contra o Correio da Manhã 

 

 

1. Participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 14 de 

novembro de 2012, uma queixa do Comando da Guarda Nacional Republicana (doravante, 

GNR), assinada pelo seu Comandante-Geral Luís Manuel dos Santos Newton Parreira, 

contra o Correio da Manhã, tendo por objeto as manchetes das edições deste periódico de 

14 de outubro e 8 de novembro de 2012. 

2. Considera o queixoso que as referidas manchetes afetam o prestígio e o bom nome da 

instituição, «causando humilhação a todos aqueles que servem na guarda e, desta forma, 

lesando a sua dignidade e o respeito que lhes é devido». 

3. Refere a queixa que «as manchetes “GNR lança menores na prostituição” e “GNR a mando 

da máfia chinesa” são busca de sensacionalismo e modo de causar impacto em termos de 

tiragem», uma vez que causam «a ideia de que quem “lança menores na prostituição” e 

está “a mando da máfia” é a instituição GNR e não somente um ou alguns elementos da 

guarda». A este aspeto acrescenta o facto de tais manchetes «em nada não 

corresponderem a atos praticados ao serviço da instituição, assim ofendendo o bom 

nome e a imagem da GNR». 

4. Na medida em que a leitura do texto que corresponde à manchete «GNR lança menores na 

prostituição» é elucidativa de que não está em causa a instituição, mas antes um GNR 

suspeito, alega o queixoso que utilizar no título o nome «”militar” ou o pronome “um” 

revelava maior clareza, permitindo uma imediata e correta compreensão do conteúdo do 

texto, embora, provavelmente, causasse menor impacto em termos de tiragem». 

5. Considera que, em ambas as manchetes acima mencionadas, «estamos perante uma 

deliberada e intencional imprecisão do uso exato da linguagem por omissão de palavras 

indispensáveis à compreensão do que se deseja noticiar» e, assim, entende o queixoso, o 



ERC/11/2012/1063   

2 

denunciado age em desconformidade com os deveres inerentes à sua atividade, 

designadamente «os deveres de informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e de não encenar ou falsificar situações com o intuito de abusar da boa-

fé do público». 

6. O queixoso refere que, no que respeita ao caso que originou a manchete «GNR a mando da 

máfia chinesa», o denunciado bem sabia que não se tratava de atos imputáveis à 

instituição, mas antes a alguns dos seus elementos, «denunciados pelo próprio 

comandante às autoridades judiciárias, devido a alegados comportamentos ilícitos 

levados ao seu conhecimento». 

7. O queixoso alega ainda que os comunicados emitidos pela GNR acerca do empenho da 

instituição na investigação foram «sistemática e deliberadamente ignorados». 

8. Deste modo, refere que «independentemente do mérito e da qualidade do conteúdo dos 

artigos em causa, importa ter presente que as respetivas manchetes também se devem 

balizar pelo cumprimento dos preceitos legais, regulamentares e deontológicos aplicáveis 

à atividades de comunicação social e do jornalismo», nomeadamente, os que «obrigam 

os profissionais a relatar os factos com rigor e exatidão e a interpretá-los com 

honestidade, de modo a não ofender o prestígio e/ou confiança devidos à Guarda Nacional 

Republicana, que exerce diariamente a sua autoridade pública». 

9.  Em suma, o queixoso evoca o atentado ao bom nome da instituição que representa e que 

quantos nela trabalham pelas manchetes acima mencionadas, assim como requer à ERC 

a verificação do cumprimento das normas legais, regulamentares e deontológicas 

aplicáveis ao exercício do jornalismo. Solicita ainda um pedido de desculpas pelo sucedido 

à GNR, aos seus militares e aos leitores. 

 

2. Posição do denunciado 

 

10.  O denunciado veio, a 27 de dezembro, apresentar oposição à presente queixa, 

considerando-se «notificado para esclarecer se violou dolosa ou negligentemente algum 

dos deveres mencionados no n.º2 do art.º14.º do Estatuto do Jornalista e elucidar se os 

factos das peças de 01 e 14 de outubro de 2012 têm os fundamentos necessários para 

suportar as acusações expressas». 



ERC/11/2012/1063   

3 

11. Assim, conclui o denunciado que se encontra notificado a responder por falha de rigor 

informativo e encenação ou falsificação de situações com o intuito de abusar da boa-fé do 

público, mas ressalva que «os elementos típicos da violação dos deveres que lhe são 

imputados não estão preenchidos». 

12. Além da caducidade da queixa, o denunciado vem ainda argumentar que não goza o 

queixoso de legitimidade para apresentar reclamação, uma vez que «não apresenta 

qualquer conexão com os artigos publicados, constituindo a falta de conexão um 

obstáculo para que se identifique o queixoso quanto ao interesse legítimo na causa». 

13. No entanto, e sem conceder, o denunciado argumenta que todos os seus colaboradores 

«sempre desempenharam com zelo, sobriedade e profissionalismo, as funções de 

pesquisa, seleção, recolha e tratamento de factos, notícias e opiniões», tal como se 

encontra estabelecido no Estatuto dos Jornalistas. 

14. Acrescenta ainda que «os jornalistas têm conhecimento das obrigações legais que lhes 

são impostas, nomeadamente quanto ao exercício da sua atividade, com respeito pela 

ética profissional e demais deveres deontológicos». 

15. Afirmando a sua relevância nacional e internacional e a confiança que em si depositam as 

entidades que consigo se relacionam, o denunciado refere que «prima pela ética, rigor 

informativo, dedicação, empenho e diligência, qualidades que se prezam no seio da sua 

atividade e pelas quais se pautam todos os jornalistas daquele jornal». 

16. Relativamente a falhas de rigor informativo e à encenação ou falsificação de situações 

com o intuito de abusar da boa-fé do público, o denunciado assevera que se trata de 

«alegações com as quais não se identifica, nem se pode conformar». 

17. Entende o denunciado que a queixa em apreço apenas se refere a títulos, subtítulos e 

legendas das peças ali referidas. Por estes elementos serem decididos em reunião de 

chefias de redação, na qual os autores das peças não participam, entende o denunciado 

que não haverá responsabilização dos autores das peças. 

18. Sobre o teor das peças, o denunciado considera que «não têm como tema central a 

participante [o queixoso], enquanto corporação, como qualquer leitor honesto e de boa-fé 

concluirá». 

19. O denunciado vem evocar o direito de informar, embora reconhecendo que este não é 

suficiente para «aniquilar o direito, também fundamental, ao bom nome, à reputação, à 

honra e à consideração», tornando-se insuficiente para evitar punição em caso de ação 



ERC/11/2012/1063   

4 

difamatória, a menos que a atividade jornalística realize interesses legítimos e o jornalista 

prove a informação como verdadeira ou possua elementos que o levem de boa-fé a 

reportá-la por verdadeira. Considera que esta situação sucede relativamente ao assunto 

tratado na manchete da edição de 01 de outubro do Correio da Manhã. 

20. Mais considera que os assuntos tratados nas peças alvo de queixa «têm claro relevo 

social, sendo um direito/dever dos jornalistas informar o público português dos mesmos», 

ao abrigo da liberdade de expressão e de informação, consagradas constitucionalmente. 

21. O denunciado evoca os deveres inerentes ao desempenho da atividade de militar da GNR, 

citando o Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de outubro, enfatizando sobretudo as regras de 

conduta que são exigidas a estes elementos das forças de segurança. Com base nestes 

pressupostos, alega que «a notícia em causa tinha de acrescido interesse público, 

porquanto, não sendo admissível a prática de qualquer crime por parte de qualquer 

cidadão comum, ainda menos será por parte de elementos das forças de segurança do 

nosso enquadramento jurídico». 

22. Assim, o queixoso conclui que «o facto de se tratar de um militar da GNR, atentas as 

características da profissão e por se tratar de um soldado da Lei, fez com que o jornal 

publicasse as notícias que publicou». 

23. Reforça ainda que «o que se levanta e se põe em causa é um ato praticado por uma 

pessoa, perfeitamente individualizada (que é arguido num processo judicial) e não a 

atuação da GNR, enquanto corporação». 

24. O denunciado vem reforçar que a elaboração das peças evocadas na queixa decorreu do 

acesso a fontes de informação consideradas fidedignas, sublinhando o direito de acesso 

às fontes de informação e o dever de sigilo das fontes confidenciais, com base no 

Estatuto do Jornalista. 

25. O denunciado alega ainda que os factos que constam nas peças em crise foram antes 

avançados noutros órgãos de comunicação social 

26. Defende também que não se consegue vislumbrar qualquer facto que possa ser 

considerado violador das normas deontológicas, apontando duas razões: «porque as 

notícias se limitam a referir um facto que tinha sido avançado e difundido por outros 

órgãos de comunicação social» e «porque não assiste qualquer legitimidade à 

participante, porquanto as notícias são lhe são imputadas, mas sim ao GNR António 

Tadeia». 



ERC/11/2012/1063   

5 

27. O denunciado reitera que atuara em observância da lei e dos deveres éticos e 

deontológicos exigíveis, pelo que afasta qualquer falha de rigor informativo e nega 

também a intenção de publicar qualquer facto noticioso que pusesse em causa o bom 

nome e a honra da participante [do queixoso]. Afasta, assim, uma atuação dolosa ou 

negligente que seja passível de punição. 

28. Por fim, conclui que a presente queixa deverá ser arquivada porque: os títulos, subtítulos e 

legendas foram elaborados em reunião de chefias, fugindo ao controlo deontológico das 

autoras; o queixoso não foi visado nas notícias, tornando ilegítima a sua queixa e o 

conteúdo das peças foi avançado pela Lusa, considerando o denunciado que exerceu com 

profissionalismo a autoria das pessoas visadas na queixa. 

 

3. Outras diligências 

 

29. Nos termos estatutários da ERC, foi convocada uma audiência de conciliação entre as 

partes, que decorreu a 30 de janeiro. À data, concordaram as partes em solicitar 

suspensão da dita audiência por forma a averiguarem da possibilidade de um 

entendimento que desse por encerrado o presente procedimento. Ficou nessa sede 

estabelecido que os termos do acordo deveriam ser comunicados a esta entidade, com 

vista ao encerramento do procedimento de queixa. 

30. Tendo-se esgotado o prazo de suspensão acordado e não tendo sido recebida qualquer 

comunicação de nenhuma das partes, foram estas novamente notificadas, a 28 de 

fevereiro, acerca da necessidade de darem conhecimento do resultado das diligências 

desenvolvidas com vista a atingir o aludido acordo. 

31. Verificando que novamente foi ultrapassado o prazo indicado para a dita comunicação 

sem que as partes tenham informado acerca dos termos de um eventual acordo, o 

procedimento prossegue a tramitação devida, com vista à pronúncia desta entidade. 

 

4. Descrição 

 

32. A presente queixa diz essencialmente respeito às manchetes apresentadas pelo Correio 

da Manhã nas suas edições de 14 de outubro e 8 de novembro de 2012, enviando o 

queixoso outras peças destinadas a enquadrar o caso em apreço. 



ERC/11/2012/1063   

6 

33. A manchete da edição de 14 de outubro de 2012 é composta por um título principal: «GNR 

lança menores na prostituição», que é acompanhado, no sentido da leitura, por um selo 

que inclui pequena fotografia de um homem, emoldurada a vermelho em conjunto com a 

frase «Militar de Idanha tem novos crimes». Por baixo de todo o conjunto de elementos, 

encontram-se dois subtítulos: «Cabo suspeito de fomentar a exploração de crianças» e 

«Preso preventivamente por abusos sexuais». Existe ainda uma indicação de que o tema 

é tratado nas páginas 4 e 5, no interior do jornal. 

34. O título da peça principal, na página 4, refere «GNR pôs crianças na prostituição». 

35. O queixoso dá conta da publicação pelo denunciado da sua reação à manchete acima 

descrita, na edição de 16 de outubro. Junto ao esclarecimento, a nota da direção 

esclarece que «o título em causa não se refere à GNR, mas, como se compreende pelo 

texto, a um GNR suspeito de abuso sexual de crianças e que, por isso, se encontra preso 

preventivamente». Acrescenta que não foi intenção do jornal ofender a instituição e os 

que a servem honradamente. 

36. A edição de 8 de novembro de 2012 apresenta a seguinte manchete: «GNR a mando da 

máfia chinesa». A acompanhar este título encontra-se um selo que dizia que «CM revela 

escutas comprometedoras» e um subtítulo, colocado do lado direito da manchete, no qual 

se lê «Quatro militares de Vila do Conde apanhados ao telefone a combinarem pagamento 

com criminosos». Abaixo consta a indicação de que a matéria é tratada nas páginas 4 e 5. 

No interior, o título principal refere «Militares da GNR pagos pela Máfia». 

37. Não se debruça a presente análise sobre as peças correspondentes às manchetes acima 

descritas, nem às restantes peças enviadas pelo queixoso, uma vez que o objeto da 

queixa se cinge às manchetes das duas edições em referência e não ao conteúdo das 

peças propriamente ditas, tal como é salientado pelo próprio queixoso.  

 

5. Análise e fundamentação 

 

38. A presente queixa centra-se nas manchetes apresentadas pelo Correio da Manhã nas 

edições de 14 de outubro e 8 de novembro de 2012. Para o queixoso estão em causa o 

seu bom nome e reputação da instituição que representa, o rigor informativo e o abuso da 

boa-fé do público.  



ERC/11/2012/1063   

7 

39. Importa começar por salientar que a queixa foi tempestivamente apresentada junto desta 

entidade reguladora (supra, I.1), uma vez que, contrariamente ao afirmado pelo 

demandado, ela não tem por objeto quaisquer notícias publicadas pelo Correio da Manhã 

nos dias 1 e 8 de outubro de 2012, mas sim e apenas as edições deste periódico de 14 e 

16 de outubro desse mesmo ano. Por outro lado, e como a demandada também não 

ignora, constitui entendimento constante e assente na prática adotada pela ERC que 

reveste natureza estritamente indicativa o prazo de cinco dias para notificação das 

queixas a que se refere o n.º1 do artigo 56.º dos seus Estatutos, não constituindo 

argumento para obstar à subsequente marcha do respetivo procedimento até se proferir 

decisão final sobre o mesmo (cf., a propósito, a Deliberação 20/CONT-I/2011, de 28 de 

setembro de 2011). 

40. Por outro lado, é manifesto que o queixoso goza de legitimidade para formular queixa por 

atentado ao bom nome e reputação da instituição que representa, uma vez que é o seu 

máximo dirigente. As instituições não gozam de faculdades humanas para que, em nome 

próprio, possam formular queixa ou sequer considerar-se atingidas em quaisquer direitos. 

Naturalmente serão as pessoas, devidamente investidas da representação da instituição, 

em ordem do cargo que nela ocupem, a formular tais juízos e a proceder em conformidade 

com eles. 

41. Assim sendo, considera o queixoso que a instituição que representa se vê atingida no bom 

nome e reputação pelas manchetes descritas, uma vez que estas, em seu entender, 

envolvem-na, como um todo, na prática de alegados atos criminosos, não sendo essa a 

realidade que vem descrita nas peças que lhes correspondem. 

42. É facto que, tal como refere o queixoso, as frases principais que constituem as manchetes 

referem-se a «GNR», quando visam um ou alguns cidadãos que são militares daquela 

corporação. 

43. Aliás, será esta circunstância – o de serem elementos de dada autoridade pública a 

praticar crimes – que confere noticiabilidade acrescida ao assunto, uma vez que se trata 

de cidadãos a quem se exige, pelas funções que desempenham na sociedade, uma 

conduta que não contrarie os princípios que se comprometeram a fazer cumprir. Os casos 

trazidos às manchetes do Correio da Manhã dão conta de que alguns dos que combatem o 

crime também praticam ilícitos penais, seja fora das suas funções profissionais, seja no 

exercício delas.  



ERC/11/2012/1063   

8 

44. Assim, é inegável o interesse público dos assuntos noticiados, tal como é inegável que o 

denunciado assume a função de escrutínio da conduta de agentes investidos de funções 

públicas, no caso, com especiais responsabilidades no combate ao crime, sendo crimes o 

que são acusados de cometer. 

45. Desta forma, reconhece-se que o direito ao bom nome e reputação poderá ter de fazer 

concessões perante o direito a informar, que é agudizado pelo interesse público da 

matéria a noticiar. 

46. Não colocando o queixoso em causa o teor das peças associadas às manchetes, é na 

construção destas últimas que residem as motivações das suas queixas, associando 

falha de rigor ao atentado ao bom nome e reputação da GNR. Por outras palavras, entende 

o queixoso que é por serem pouco rigorosos que aqueles títulos são passíveis de colocar 

em causa a reputação da instituição, levando o público a acreditar numa informação que 

não será verdadeira, logo, abusando da sua boa-fé. Analisando os títulos em crise, conclui-

se que ambos recorrem a um estilo comum em títulos de imprensa – a omissão de artigos 

(definidos ou indefinidos) – que permite uma poupança de caracteres, sempre escassos 

na titulação. Este uso é regra na imprensa, embora não se negligencie que esta prática 

pode levar a que os títulos resultem, à primeira vista, incompreensíveis ou passíveis de 

interpretações imprecisas. 

47. De facto, se se considerar apenas os títulos «GNR lança menores na prostituição» e «GNR 

a mando da máfia chinesa», não restam dúvidas de que é a instituição GNR o sujeito dos 

atos reportados. No entanto, a manchete é composta por outros elementos destinados a 

complementar a informação concentrada nas escassas palavras que compõem os títulos, 

resultando do conjunto uma maior clareza relativamente ao teor da matéria noticiada. 

48. No primeiro caso, publicado na edição de 14 de outubro de 2012, o título refere-se, na 

verdade, a um elemento da GNR, e tal resulta bem claro quando considerado o conjunto de 

elementos que compõem a manchete, inclusive, a fotografia do visado. Reforce-se que a 

conduta ilícita alegadamente praticada pelo agente da GNR não se relaciona com a sua 

atividade profissional, afastando definitivamente um eventual ataque ao bom nome e 

reputação da instituição. 

49. Já no segundo caso, o da manchete de 8 de novembro de 2012, note-se que o teor da 

informação da presente peça difere da anteriormente analisada, uma vez que esta diz 

respeito a atos ilícitos alegadamente praticados por quatro elementos da GNR no 



ERC/11/2012/1063   

9 

exercício das suas funções de agentes da autoridade, ao passo que a anterior era 

referente a ações criminosas perpetradas por um militar da guarda fora do exercício da 

sua atividade profissional. 

50. Assim, ao titular «GNR a mando da máfia chinesa», ao contrário do caso abordado acima, 

o denunciado não poderá almejar o mesmo horizonte de sentido, restringindo a referência 

a práticas de cidadãos que, por circunstância, são também agentes da autoridade. Desta 

feita, o título transcrito refere-se à GNR, enquanto força de segurança, que se vê envolvida 

na prática de crimes por ação dos seus elementos, uma vez que os atos de que são 

acusados os seus quatro elementos são-no no âmbito da atividade daquela corporação. 

51. Repare-se que a instituição é, obviamente, constituída por pessoas que a representam no 

cumprimento das funções de que está investida. É, pois, admissível que as ações destes, 

quando em serviço, comprometam a instituição, independentemente de virem a ser 

tomadas medidas internas de sanção que a demarquem das ações individuais de cada um 

dos seus elementos. 

52. Considera-se, pois, que o título é conforme à realidade que pretende retratar, revelando 

uma interpretação legítima dos factos, e não poderá a GNR, enquanto instituição, furtar-se 

ao envolvimento na matéria noticiada, à data em que o foi. Isto, mesmo que a denúncia 

dos alegados crimes tenha sido efetuada por superiores dos militares acusados. 

53. Consoante o Conselho Regulador já teve oportunidade de sublinhar, «o rigor informativo 

impõe que os títulos reflitam a ideia central do texto a que se reportam e que não induzam 

o leitor em erro. É certo, porém, que, para além desta função informativa, os títulos podem 

ter também uma função apelativa e estimuladora da leitura. O objetivo de “aguçar” o 

interesse do leitor não pode, todavia, pôr em causa o rigor informativo» (Deliberação 

15/RG-I/2007, de 22 de agosto). 

54. Afastada, assim, falha de rigor informativo evocada pelo queixoso, importa verificar se se 

aplica atentado ao bom nome e reputação da instituição que representa. Ora, conforme é 

referido acima, o interesse público dos factos permite que a informação seja, ou deva ser, 

publicada, ainda que isso possa implicar a compressão de direitos fundamentais como a 

evocada pelo queixoso. 

55. Aliás, apesar do envolvimento da instituição na alegada prática de atos ilícitos, por ação 

dos seus elementos, resulta explícito e patente que se trata de um envolvimento restrito, 

passível de ser identificado, isolado e solucionado, caso seja dada por provada a atuação 



ERC/11/2012/1063   

10 

noticiada, recuperando a GNR a sua reputação e até reforçando-a, eventualmente, no caso 

de sancionar a prática dos seus agentes que venham a revelar-se prevaricadores. 

56. Em suma, tendo em conta a queixa apresentada pela GNR por atentado ao seu bom nome 

e reputação, decorrente de manchetes imprecisas publicadas pelo Correio da Manhã, 

salienta-se o interesse público das matérias noticiadas, ainda mais tratando-se de uma 

instituição destinada a zelar pelo cumprimento da lei. Sublinhe-se, ainda, que as ditas 

manchetes, lidas como um todo, não revelam falhas de rigor informativo e, logo, não 

abusam da boa-fé do público. Refletem o estilo e a linha editorial do Correio da Manhã, 

porém, não se mostram violadoras de direitos fundamentais. 

57. Com efeito, e como a ERC teve já ensejo de sublinhar a este respeito (Deliberação 1/Cont-

NET/2012, de 18 de abril de 2012), «a titulação das peças jornalísticas decorre da 

aplicação dos critérios jornalísticos e da orientação editorial de uma determinada 

publicação, estando salvaguardada pela liberdade editorial que assiste ao órgão de 

informação, não encontrando outros limites que não os que decorrem do artigo 3.º da LI.» 

58. «Assim sendo, a liberdade editorial da publicação prevalece na quase totalidade dos 

casos, recuando apenas em situações em que se revele inexato e incoerente com a 

informação veiculada na peça». 

59. «Por outro lado, não pode o leitor esperar que o título esgote a totalidade da informação 

presente no texto. Este deverá, sim, explicar o título, que resulta da aplicação dos critérios 

jornalísticos e editoriais à totalidade dos elementos da notícia e reflete a hierarquização 

por norma aplicada à informação». 

60. Com algumas reservas, concede-se que terá sido isso o que se verificou no caso vertente. 

61. Em qualquer caso, e atenta a circunstância de que «texto e título são partes integrantes, 

complementares e indissociáveis de cada notícia propriamente dita» (Deliberação 14/RG-

I/2007, de 8 de agosto), nunca será de menorizar a necessidade de a titulação conferida a 

dada matéria noticiada não ser de ordem a sugerir ou sequer indiciar um sentido afinal 

diverso daquele que efetivamente integra o corpus da notícia. 

 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa subscrita por Luís Manuel dos Santos Newton Parreira, tenente-

general e comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), em representação desta 



ERC/11/2012/1063   

11 

corporação, contra o Correio da Manhã, com fundamento em comportamentos suscetíveis de 

configurarem violação de normas aplicáveis às atividades de comunicação social e 

incumprimento dos deveres legais e deontológicos que regulam o jornalismo, mediante a 

publicação de notícias cujas manchetes constituem alegado atentado ao bom nome e 

reputação da GNR e, ainda, falha de rigor informativo e abuso da boa-fé do público, o Conselho 

Regulador delibera, ao abrigo do disposto no artigo 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 

 

• Não declarar violada norma imperativa que regule a atividade de comunicação 

social, maxime os artigos 3.º da Lei de Imprensa, e 14.º, n.º 1, alínea a), e n.º 2, 

alínea i), 2.ª parte, do Estatuto do Jornalista, nos títulos das notícias objeto da 

presente queixa; 

• Alertar, não obstante, a publicação periódica demandada para a necessidade de a 

titulação conferida a dada matéria noticiada não dever sugerir ou sequer indiciar 

um sentido afinal diverso daquele que efetivamente integra o corpus da notícia; 

• Determinar o arquivamento do presente procedimento. 

 

Lisboa, 8 de maio de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Alberto Arons de Carvalho 
Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes 


