Deliberacao

ERC/2016/147 (DR-I)

Recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade contra o jornal Correio da Manha
por cumprimento deficiente da obrigagao de publicagao do direito de
resposta, relativo a noticia com o titulo «Negados pedidos de suspeito»,
publicada na edi¢ao de 27 de abril de 2016

Lisboa
29 de junho de 2016



500.10.01/2016/112

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagdo ERC/2016/147 (DR-)

Assunto: Recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade contra o jornal Correio da Manhd por
cumprimento deficiente da obrigacao de publicacdo do direito de resposta, relativo a
noticia com o titulo «Negados pedidos de suspeito>, publicada na edi¢cao de 27 de abril
de 2016.

1. Do recurso

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicagao Social (doravante, ERC), no dia 6
de maio de 2016 um recurso de Rui Alexandre Alves de Andrade (doravante, Recorrente)
contra o jornal Correio da Manhd, propriedade da Cofina Media, SAA, (doravante, Recorrido)
por cumprimento deficiente da obrigacdo de publicagdo do direito de resposta, relativo a
noticia com o titulo «Negados pedidos de suspeito>, publicada na edi¢ao de 27 de abril de
2016.

2. Alega o Recorrente que o Recorrido publicou o seu direito de resposta a 4 de maio, tendo
inserido «um texto adulterado e truncado>.

3. Continua dizendo que «o requerente redige:

(...] 0 “Correio da Manh&” inseriu uma noticia que contém falsidades.

Amesma respeita (...]

Mas surge:

(...) o Correio da Manh&” inseriu uma noticia que contém falsidades. Amesma respeita | ...)

O requerente redige:

(...) segundo o “Correio da Manha”, em 27 de abril de 2016, o coletivo de juizes do Tribunal
da Guarda indeferiu pelo menos sete requerimentos apresentados pela defesa do meu
cliente.

E falso.



500.10.01/2016/112

Apenas foram (...

Mas surge:
Segundo o “Correio da Manha”, em 27 de abril de 2016, o coletivo de juizes do tribunal da
Guarda indeferiu pelo menos sete requerimentos apresentados pela defesa do meu cliente.

E falso. Apenas foram |...)

0 requerente redige:

0 coletivo do tribunal que deliberou sobre a matéria ndo é composto apenas por juizes, mas
também porjurados.

Afirma o Correio da Manhd: “o arguido, Rui Andrade, quis trocar de advogado”.

E falso.

Acrescenta o jornal que o meu cliente “pediu um advogado oficioso”.

0 Dr. Rui Andrade nao pediu um advogado oficioso.

Mas surge.
(... o coletivo do tribunal que deliberou sobre a matéria ndo é composto apenas por juizes,

xn_ o«

mas também por jurados. Afirma o “Correio da Manha™: “o arguido, Rui Andrade, quis trocar
de advogado”. E falso. E acrescenta o jornal que o meu cliente “pediu um advogado oficioso”.

0 Dr. Rui Andrade nao pediu um advogado oficioso”.

O requerente redige:
(...) De acordo com o “Correio da Manh3”, “causou estranheza o advogado dispensado ter
assistido a sessao junto ao publico”.

N&o houve (...

Mas surge:
” o«

“(...) De acordo com o “Correio da Manh3”, “causou estranheza o advogado dispensado ter

assistido a sess3o junto ao pablico”. Ndo houve |...).

0 requerente redige:
(...J o tribunal é composto por trés juizes e quatro juradas, num total de sete elementos, que

proferirao sentenca sobre assunto de maxima gravidade.



500.10.01/2016/112

Trata-se damorte da |...)

Mas surge:
(...] o tribunal é composto por trés juizes e quatro juradas num total de sete elementos que

proferirdo sentenca sobre assunto de maxima gravidade. Trata-se da morte da (...

0 requerente redige:

(...) Esta noticia falsa ndo beneficia as pessoas que gastam dinheiro a comprar o “Correio da
Manha”.

A publicacao desta noticia falsa no “Correio da Manha” pode dar a impressao de que o Dr. Rui
Andrade pretende causar instabilidade e incerteza, o que nao é verdade.

Esta noticia falsa nao |...)

Mas surge:

(...) Esta noticia falsa nao beneficia as pessoas que gastam dinheiro a comprar o “Correio da
Manha”. A publicagao desta noticia falsa no “Correio da Manha” pode dar a impressao de que
o Dr. Rui de Andrade pretende causar instabilidade e estranheza, o que nao é verdade. Esta

noticia falsa nao (...)».

4. Sustenta o Recorrente que «a reproducao do texto nao é fiel ao que o requerente enviou
para publica¢do. Nao importa se a modificacao foi feita intencionalmente ou por lapso. 0 que
interessa € uma apreciagao objetiva. 0 texto ndo € 0 mesmo que o requerente escreveu e
remeteu para publicacdo>.

5. Mais diz que «o jornal ndo pode (deliberadamente ou por distracao) aditar uma aspa sem
que ela figure no texto enviado para publicagdo. Se o requerente escreveu o Dr. Rui Andrade
ndo pediu um advogado oficioso nao se deve modificar para o Dr. Rui Andrade ndo pediu um
advogado oficioso’.»

6. Defende também que «quando o requerente utiliza paragrafos, nao se pode alterar e
publicar de forma que mais convém ao jornal, para diminuir o destaque, dimensionar num
tamanho inferior e reduzir o nimero de pessoas que lerao texto publicado de forma

continua».



500.10.01/2016/112

10.

11.

12.

13.

14.
15.

Conclui o Recorrente requerendo que a ERC «nos termos do disposto no n.° 1 do artigo 27.°
da Lei de Imprensa, se digne ordenar a publicagdo em conformidade com o n.° 4 deste
preceito e respeitando o estabelecido pelo n.° 3 do artigo 26.° desse diploma legal, com

reproducao fiel do texto redigido pelo requerente>.

Defesa do Recorrido

Alega o Recorrido que «no entender do Recorrente, o facto de o jornal ter publicado o
mesmissimo texto, mas corrido: (... o “Correio da Manh3” inseriu uma noticia que contém
falsidades. A mesma respeita (...)", corresponde a uma alteragao do texto de resposta que
impGe a sua republicacdo», «[s]endo que toda a queixa apresentada pelo Recorrente se
resume a isso, ou seja, ao facto de o jornal “Correio da Manha” ter publicado o mesmissimo
texto enviado pelo Recorrente mas em texto corrido>.

Entende o Recorrido que «a referida interpretacao nao tem qualquer cabimento no texto da
Leide Imprensa».

Mais diz que «[n]a verdade, [o] texto de direito de resposta ndo tem de coincidir com o
“alinhamento” feito entre as varias palavras, que o Requerente do direito de resposta
utilizou no texto que apresentou>.

Considera também que «nao se pode considerar existir qualquer denegacao do direito de
resposta quando o jornal publicou uma aspa que nem sequer se nota no referido texto>.
Defende o Recorrido que «[c]onsiderar ter havido uma alteragdo do texto de resposta em
consequéncia do acima referido, e uma denegacao do exercicio daquele direito, constitui
uma consequéncia manifestamente desproporcional».

Afirma também que «[o] signatério da queixa objeto dos presentes autos, apresentou no
decurso do ano de 2014 e no ano de 2015, participacdao na ERC com a mesma
fundamentacao, tendo o Regulador decidido no sentido de inexistir qualquer
desconformidade com a lei ou denegacao do direito de resposta».

Entende o Recorrido ter cumprido «escrupulosamente os pressupostos da lei».

Alega o recorrido que o «texto de resposta objeto dos presentes autos foi publicado:

i) Gratuitamente;

i) Na mesma secgao;

i) Com o mesmo relevo;



500.10.01/2016/112

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

iv) Sem interpolagdes ou interrupgoes; e

v) Com aindicagao de que se tratava de um direito de resposta>.

Pelo que, «pelas razdes aduzidas, devera a presente queixa improceder, devendo os autos
serarquivados>.

Adicionalmente, sustenta o Recorrido que «a noticia que deu origem ao direito de resposta
corresponde a uma noticia de pequenas dimensdes, de trés paragrafos e vinte linhas, ao
passo que o Recorrente apresentou um direito de resposta de dezanove paragrafos e trinta
e duas linhas, o texto da noticia tinha 87 palavras, ao passo que o texto de resposta
continha 284 palavras».

Considera, por isso, «que o0 texto de resposta é manifestamente excessivo face a dimensao
do texto da noticia que lhe da origem>.

Alega ainda que «o texto de resposta foi publicado com a mesma dimensao e formato da
letra, espacamento entre linhas e grafismo igual ao da noticia que lhe deu origem>.

A este propdsito, o Recorrido cita a Deliberagdo 154/2015, de 12 de agosto de 2015, que
refere ser «desproporcional impor ao Recorrido uma nova publicagao do texto de resposta
por ter publicado o texto de forma continua, em vez de fazer os vinte e dois paragrafos que o
Recorrente inseriu e que sao claramente excessivos face a dimensao do texto>.

Afirma o Recorrido ser «a terceira vez que o Recorrente recorre a ERC, invocando o mesmo
fundamento, sendo que, em situacdes em tudo iguais esta Entidade Reguladora considerar
nao ter existido qualquer violagao do direito de resposta do Recorrente.

A este propdsito, entende o Recorrido que «o Recorrente tem vindo a assumir uma postura
persecutdria do jornal “Correio da Manha”, apresentando, por cada noticia publicada um
direito de resposta, em claro abuso do direito que a lei da aos cidadaos e extravasando
claramente as finalidades do direito de resposta».

Entende também que <«o Recorrente tem demonstrado uma atitude de puro
achincalhamento e de falta de respeito pelo jornal “Correio da Manha”>.

Conclui requerendo o arquivamento do presente processo.

Andlise e Fundamentagao
No caso em apreco analisa-se a conformidade ou ndo da publicacao do texto de resposta do

Recorrente no jornal Recorrido, relativo a noticia com o titulo «Negados pedidos de

suspeito», publicada na edicao de 27 de abril de 2016.



500.10.01/2016/112

26.

27.

28.

29.

30.

Nos termos do artigo 26.%, n.° 3, da Lei de Imprensa, «a publicagdo é gratuita e feita na
mesma sec¢ao, com 0 mesmo relevo e apresentagcao do escrito ou imagem que tiver
provocado a resposta ou retificagdo, de uma s6 vez, sem interpolagdes nem interrupgoes
devendo ser precedida de que se trata de direito de resposta ou retificacao>.

Alega o Recorrente que a publicacdo do texto de resposta nao foi fiel a resposta que foi
enviada para o jornal, designadamente por ter sido aditada uma aspa e os paragrafos terem
sido alterados, passando de 19 para 9, tendo diminuindo dessa forma o destaque conferido
ao texto de resposta.

Analisada a noticia visada e a resposta do Recorrente que foi publicada pelo jornal verifica-

se que:

0 texto de resposta tem 9 paragrafos, menos 10 que o texto enviado pelo

Respondente, e a noticia original tem 3;

® A peca respondida é acompanhada por duas fotografias e a resposta publicada
também;

® Orelevoconferido a resposta é semelhante ao da noticia publicada;

® Adimensao e o formato de letra da resposta bem como o espacamento entre linhas
parecem ser iguais na resposta e na noticia a que se responde;

® Aresposta foi publicada de uma sé vez, sem interpolacdes ou interrupcoes;

® A publicagao da resposta continha a indicagao de que se tratava de um direito de

resposta.

No ponto 3 da Diretiva 2/2008, do Conselho Regulador da ERC, sobre a publicagado de textos
de resposta e de retificagao na imprensa, de 12 de novembro de 2008, afirma-se que a Lei
de Imprensa, no artigo 26.°% n.° 3, «<impde um principio de igualdade de armas entre a
resposta ou retificacao e o conteudo que a elas diz respeito, principio esse que proibe, a
direcdo da publicagao periddica, que se prevaleca da sua posicao privilegiada para, por
qualquer meio, despromover a réplica, por via explicita ou implicita, face ao conteudo por ela
visado».

No caso em analise verifica-se que a resposta foi publicada na integra, mas o texto foi
transposto de forma continua. Muito embora se assinale negativamente a opgao do

Recorrido em publicar a resposta desta forma, entendendo o Conselho Regulador que o



500.10.01/2016/112

31.

32.

Iv.

jornal deveria ter convidado o Recorrente a alterar o texto de forma a respeitar as exigéncias
formais estabelecidas na lei, considera-se que nao existiu violacao da lei na forma como a
resposta foi publicada, até porque o nlcleo essencial da resposta nao ficou prejudicado.

Exigir, como faz o Recorrente, que a resposta fosse publicada respeitando a forma,
espacamento e os paragrafos originariamente apresentados pelo Respondente, tendo em
conta a sua dimensao, seria claramente desproporcional em relagdo ao texto respondido,
nao encontrando tal exigéncia qualquer enquadramento na Lei de Imprensa. Considera-se
que, no caso em concreto, ha um aproveitamento ilicito, sem qualquer fundamento legal,
por parte do Recorrente para conseguir um destaque para a resposta que a noticia original
nao teve. Reitera-se, o que a lei pretende € colocar a resposta em situagcao semelhante, em
termos de saliéncia e relevo, a do texto respondido o que, no caso, foi cumprido pelo

Recorrido.

Por outro lado, em relagdo a aspa que foi inserida pelo Recorrido na resposta publicada,
muito embora tal introducao seja inadmissivel ao abrigo da Lei de Imprensa e de revelar
uma censuravel falta de cuidado e zelo por parte do jornal, o Conselho Regulador considera
que tal alteragdo em relagdo ao texto original, ndo se encontrando indicios de ter sido
intencional, n3o interfere na apreensao pelo leitor do sentido e conteldo do texto de
resposta, pelo que nao resulta prejudicada a reparagao pretendida pelo Recorrente com a

suadivulgacao.

Deliberagao

Tendo apreciado um recurso contra o jornal Correio da Manhd, propriedade da Cofina Media, SA,

por cumprimento deficiente da obrigacao de publicagao do direito de resposta, relativo a noticia

com o titulo «Negados pedidos de suspeito», publicada na edicao de 27 de abril de 2016, o

Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto na alinea f) do artigo 8.° e alinea j) do

n.° 3 do artigo 24.° dos Estatutos anexos a Lei 53/2005, de 8 de novembro proceder ao

arquivamento do presente processo.

Lisboa, 29 de junho de 2016



500.10.01/2016/112

0 Conselho Regulador da ERC,

Carlos Magno

Alberto Arons de Carvalho

Luisa Roseira

Rui Gomes



