
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Decisão 

37/PC/2011 

 

 

 

 

Processo de contra-ordenação instaurado contra a Edirevistas 

– Sociedade Editorial, S.A. 
 

 

Lisboa 

20 de Dezembro de 2011



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo contra-ordenacional 

 

Em processo de contra-ordenação instaurado pelo Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) através da Deliberação 

n.º 16/DR-I/2011, de 30 de Junho, ao abrigo das competências cometidas a esta 

Entidade, designadamente as previstas nos artigos 24.º, n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 

1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, 

conjugada com o artigo 36º, n.º 1, da Lei de Imprensa e o artigo 34º do Decreto-Lei 

n.º 433/82, de 27 de Outubro é notificada a Edirevistas – Sociedade Editorial, S.A., 

com sede na Av. João Crisóstomo, 72, 4º Lisboa, da  

 

Decisão 37/PC/2011 

 

1. A revista “TV Guia”, publicação periódica de periodicidade semanal, é propriedade 

da arguida acima identificada. 

2.  Na edição de 4 a 10 de Maio de 2011, no canto superior esquerdo da primeira 

página, foi publicada uma nota de chamada com as seguintes afirmações: “Actriz a 

braços com a Justiça/Rita Pereira Recheio da Casa Penhorado”. 

3. Juntamente com esta nota foi publicada uma fotografia da actriz e um comentário 

“Imagens exclusivas”. 

4. A notícia, desenvolvida nas páginas 4 e 5 da revista, na secção “A Escaldar”, 

continha duas fotografias da actriz - uma delas acompanhada da afirmação “Rita 

Pereira a braços com a Justiça/ Sarilhos” -, bem como outras duas a propósito de um 

aviso afixado no seu prédio, acompanhado da legenda: “O oficial de justiça colocou 

a semana passada um aviso na porta de casa da actriz, em Carcavelos, para esta 

pagar as suas dívidas”. 

5. O texto era precedido de uma afirmação, a negrito, onde se começava por afirmar 

que “pequeno desleixo da actriz, ocupada a gravar uma novela da TVI, deixou-a 

com um aviso de dívida na porta”. 



 

 

2 

 

6. Iniciando o artigo com a afirmação de que a actriz “não pag[ara] o que devia e agora 

está metida em sarilhos com a Lei”, a notícia prossegue citando “fonte próxima do 

processo” que afirmava que a actriz já fora contactada a propósito dessa dívida, mas 

como nunca respondera, “foi-lhe colocado aquele aviso à porta”.  

7. Afirmando que até ao fecho da edição, a dívida não fora paga, a “TV Guia” conclui 

que “a actriz arrisca-se a ver seriamente os seus bens penhorados”. 

8. Finalmente, o artigo termina esclarecendo que “as actuais ausências de Rita Pereira 

da sua casa na Linha de Cascais são facilmente explicáveis” dado encontrar-se entre 

Viseu e Salamanca a gravar a nova novela da TVI. 

9. Por considerar que “a referida publicação contém distorções e falsidades 

susceptíveis de afectar o bom nome e a reputação da Requerente”, esta procurou 

exercer o direito de resposta, mas, na ausência de qualquer resposta, recorreu para a 

ERC, em 19 de Maio de 2011. 

10. Enquanto o processo estava em instrução na ERC, a “TV Guia”, na edição de 01 a 

07 de Junho de 2011, publicou o texto de resposta. 

11. Analisando-se a publicação do texto de resposta, verificou-se que: 

a) A notícia que motivou o exercício do direito de resposta foi objecto de chamada 

de primeira página, a qual foi publicada no canto superior esquerdo, num 

rectângulo, acompanhado de uma fotografia da actriz e de uma chamada de 

atenção de a TV Guia possuir “Imagens exclusivas”, ao passo que o texto de 

resposta, apesar de ter sido objecto de chamada de primeira página, foi 

publicado à direita, num rectângulo preto, de tamanho manifestamente inferior 

ao inicial, com a indicação “Direito de Resposta Rita Pereira fala à TV Guia”. 

b) Acresce que o artigo original foi publicado nas páginas 4 e 5, na secção “A 

Escaldar”, enquanto o texto de resposta foi publicado na página 16, tendo sido 

inserido entre o editorial da directora, uma fotografia, acompanhada de uma 

pequena nota, sobre Marta Leite Castro e um anúncio de um passatempo, sendo 

certo que esta página não pertence à secção “A Escaldar”. 

c) Para mais, o texto de resposta foi inserido numa coluna branca, com tamanho de 

letra baste inferior ao do artigo que o originou, passando claramente 



 

 

3 

 

despercebido entre as restantes publicações, não só pelo tamanho de letra 

utilizado, mas também pela cor de fundo e local de publicação. 

d) Refira-se ainda que Rita Pereira enviara o texto de resposta acompanhado de 

fotografias, em conformidade com o artigo 25º, n.º 3, da Lei de Imprensa, as 

quais não foram publicadas. 

12. Finalmente, e atendendo a que o artigo foi publicado na edição de 4 a 10 de Maio de 

2011, e que Rita Pereira enviou, por fax, o texto de resposta em 8 de Maio, aquele 

deveria ter sido publicado na edição de 18 a 24 de Maio de 2011, e não na segunda 

edição posterior a esta (01 a 07 de Junho de 2011). 

13. Em consequência, o Conselho Regulador, através da Deliberação n.º 16/DR-I/2011, 

de 30 de Junho, determinou a abertura do presente procedimento contra-

ordenacional por violação do disposto no artigo 26º, n.º 2, alínea b), 3 e 4, da Lei de 

Imprensa. 

14. Através do ofício n.º 10665/ERC/2011, de 7 de Setembro, foi a arguida notificada 

da acusação contra si deduzida, bem como de dispor de um prazo de dez dias para, 

querendo, apresentar a sua defesa e outros meios de prova que considerasse 

convenientes.  

15. A arguida enviou a sua defesa escrita, afirmando, em síntese, que: 

a)  “Conforme resulta do confronto da Acusação com o disposto no artigo 283º do 

Código de Processo Penal, é manifesta a inexistência de uma narração factual 

suficiente para satisfazer os requisitos de validade da Acusação”; 

b) “A acusação limita-se a relatar e descrever o regime previsto para publicação 

dos textos de resposta, sem no entanto concluir, quais os factos concretos que a 

Arguida não praticou ou em que termos é que não respeitou o referido regime”; 

c) “Mais, em relação à Edirevistas – Sociedade Editorial, S.A., não se faz 

referência, ao seu eventual grau de intervenção, na publicação do texto de 

resposta que deu origem aos presentes autos”; 

d) Não são imputados factos à sociedade, nem “se vislumbram quais os 

fundamentos para a sociedade detentora de publicação responder, já que não 

praticou qualquer um dos factos constantes na acusação”; 



 

 

4 

 

e) “As publicações e in casu, as revistas, têm total liberdade editorial para 

publicarem qualquer tema que entendam ser relevante, sem que para tal 

necessitem de informar a sociedade detentora do título, nem esta pode proibir ou 

impor a publicação de conteúdos”; 

f) “Da mesma forma, a publicação dos textos de resposta, não passa nem tem de 

passar pela sociedade detentora do título”; 

g) “Dito isto, perante a patente falta de alegação de factos concretos, não logra a 

Arguida entender o motivo pela qual será parte legítima nos presentes autos, 

tanto é que, a Edirevista não foi alvo de qualquer queixa”; 

h) Quando a Direcção da revista recebeu o texto de resposta deu ordens para que o 

mesmo fosse publicado, embora tal só tenha ocorrido mais tarde do que o 

esperado; 

i) Assim que a Direcção soube do sucedido, tudo fez para publicar o texto na 

edição seguinte, o que aconteceu, o que “obrigou a que o texto de resposta fosse 

inserido numa revista que se encontrava totalmente “fechada” e que nesse 

mesmo dia seguia para a gráfica”, o que “influenciou e limitou os termos em que 

o texto de resposta acabou por ser publicado”; 

j)  Resulta do sustentado que “inexistiu qualquer dolo ou intenção em impedir que 

a Requerente exercesse o seu direito de resposta”; 

k) “Para além disso, a Directora não sabia que, os termos em que o texto de 

resposta acabou por ser publicado, estavam em contradição com a Lei de 

Imprensa”, agindo sem consciência da ilicitude; 

l) “É mais do que evidente que, a falta de publicação atempada do texto de 

resposta, ocorreu única e exclusivamente, por falha não imputável à Direcção, 

não tendo existindo qualquer dolo ou intenção de prejudicar a Queixosa ou 

evitar que esta exercesse qualquer direito”. 

16. Juntamente com a defesa escrita, a arguida apresentou prova testemunhal. 

17. A inquirição das testemunhas foi marcada para o dia 13 de Outubro, pelas 11 horas, 

tendo esta Entidade notificado as mesmas, bem como o advogado da arguida da data 

em causa. 



 

 

5 

 

18. Em 6 de Outubro de 2011, o advogado da arguida requereu alteração da data de 

inquirição, sugerindo, em alternativa, os dias 1, 3 ou 4 de Novembro. 

19. Remarcando-se a inquirição para o dia 3 de Novembro, e tendo sido as testemunhas, 

e o advogado, notificados desta nova data, o mesmo, em 31 de Outubro, informou 

que as testemunhas iriam apresentar o depoimento por escrito, “requerendo que seja 

dado sem efeito a sua inquirição presencial”. 

20. Em 30 de Novembro deram entrada nesta Entidade os depoimentos escritos. 

21. Em síntese, Eunice Mendes, secretária de Direcção, disse que: 

a) Foi quem recebeu e entregou à Directora a carta que continha o texto de resposta 

de Rita Pereira; 

b) Presenciou várias conversas em que a Directora deu instruções para se proceder 

à publicação do texto em causa; 

c) A recepção do texto de resposta coincidiu com a altura em que a Directora se iria 

ausentar por um período longo da redacção; 

d) A Directora apenas teve conhecimento da não publicação do texto de resposta 

através da ERC; 

e) Acompanhou os esforços daquela em procurar que o texto de resposta fosse 

publicado numa edição que estava “fechada” da “TV Guia”; 

f) Nunca teve conhecimento de qualquer elemento que tenha procurado impedir o 

regular exercício do direito de resposta. 

22. Em síntese, Luísa Jeremias, Directora da revista, disse que: 

g) Decidiu publicar o texto de resposta, tendo dado ordens para que o mesmo fosse 

publicado na edição seguinte, mas antes da mesma estar finalizada ausentou-se 

para o estrangeiro; 

h) Segundo o que apurou, o texto de resposta era para ser publicado numa página 

que continha uma entrevista, mas, posteriormente, entendeu-se que esta não 

seria publicada, tendo a página em questão sido removida, sem que se reparasse 

que a mesma continha o texto de resposta; 

i) Só tomou conhecimento da não publicação do texto de resposta através da ERC, 

tendo dado indicações expressas para que aquele fosse publicado na edição de 1 

a 7 de Junho de 2011; 



 

 

6 

 

j) “No entanto, à data, a revista já se encontrava “fechada” e pronta a seguir para a 

gráfica, pelo que o referido texto teve que ser inserido de maneira a que não 

afectasse substancialmente a edição final da revista”, o que influenciou os 

termos em que foi publicado; 

k) Não foi possível inserir a nota de chamada na primeira página, nem as 

fotografias enviadas pela Recorrente, “pois tal implicaria uma alteração 

substancial da disposição editorial da revista”. 

 

Cumpre decidir. 

 

23. Começa a arguida por sustentar que a acusação é insuficiente em termos de matéria 

de facto, limitando-se “a relatar e descrever o regime previsto para a publicação dos 

textos de resposta, sem no entanto concluir, quais os factos concretos que a Arguida 

não praticou ou em que termos é que não respeitou o referido regime”. 

24. Ter-se-á de começar por dizer à arguida o quanto estranho se vislumbra tal 

argumento, se se atender que a acusação começa por referir – nos pontos 2 a 8 – o 

artigo que motivou a tentativa do exercício do direito de resposta, desenvolvendo o 

seu conteúdo, para depois – nos pontos 10, 11 e 12 – analisar a publicação do texto 

de resposta e comparar o tratamento e destaque gráfico que foi dado a este com o 

que foi dado ao artigo inicial e que originou o recurso para a ERC. 

25. Não é verdade o sustentado de que a “acusação limita-se a relatar e descrever o 

regime previsto para a publicação do texto de resposta, sem no entanto concluir 

quais os factos concretos que a Arguida não praticou ou em que termos é que não 

respeitou o referido regime”. – Na realidade, bastaria à arguida ter lido o ponto 11 

da acusação para tomar conhecimento dos factos que fundamentaram a abertura do 

presente processo contra-ordenacional e que se reiteram na presente decisão: 

a) Enquanto a notícia original que motivou o exercício do direito de resposta foi 

objecto de chamada de primeira página, a qual foi publicada no canto superior 

esquerdo, num rectângulo, acompanhado de uma fotografia da actriz e de uma 

chamada de atenção de a TV Guia possuir “Imagens exclusivas”, o texto de 

resposta, apesar de ter sido objecto de chamada de primeira página, foi 



 

 

7 

 

publicado à direita, num rectângulo preto, de tamanho manifestamente inferior 

ao inicial, com a indicação “Direito de Resposta Rita Pereira fala à TV Guia”. 

b) Acresce que o artigo original foi publicado nas páginas 4 e 5, na secção “A 

Escaldar”, enquanto o texto de resposta foi publicado na página 16, tendo sido 

inserido entre o editorial da directora, uma fotografia, acompanhada de uma 

pequena nota, sobre Marta Leite Castro e um anúncio de um passatempo, sendo 

certo que esta página não pertence à secção “A Escaldar”. 

c) Para mais, o texto de resposta foi inserido numa coluna branca, com tamanho de 

letra bastante inferior ao do artigo que o originou, passando claramente 

despercebido entre as restantes publicações, não só pelo tamanho de letra 

utilizado, mas também pela cor de fundo e local de publicação. 

d) Refira-se ainda que Rita Pereira enviara o texto de resposta acompanhado de 

fotografias, em conformidade com o artigo 25º, n.º 3, da Lei de Imprensa, as 

quais não foram publicadas. 

e) Finalmente, e atendendo a que o artigo foi publicado na edição de 4 a 10 de 

Maio de 2011, e que Rita Pereira enviou, por fax, o texto de resposta em 8 de 

Maio, aquele deveria ter sido publicado na edição de 18 a 24 de Maio de 2011, e 

não na segunda edição posterior a esta (01 a 07 de Junho de 2011). 

26. Conclui-se, face ao exposto, que o argumento de que a ERC não apresentou os 

factos concretos que considerou terem sido praticados e que constituíam contra-

ordenação não prevalece. – Não só esta Entidade descreveu o artigo que motivou o 

exercício do direito de resposta, como analisou a publicação deficiente do texto de 

resposta, tendo comparado os dois artigos para concluir pela violação da Lei de 

Imprensa. 

27. Somente após esta análise e comparação é que, de seguida, a ERC enunciou as 

disposições legais que regulam a figura do direito de resposta, concluindo que as 

mesmas foram violadas (v. pontos 13 a 16 da acusação). 

28. Sustenta, por outro lado, a arguida que não é feita “referência ao eventual grau de 

intervenção [da Edirevistas – Sociedade Editorial, S.A.], na publicação do texto de 

resposta que deu origem aos presentes autos”, para além de entender que a mesma 

não poderá ser responsável pela contra-ordenação praticada, visto reconhecer total 



 

 

8 

 

liberdade editorial à revista para publicar qualquer tema relevante, não sofrendo a 

mesma qualquer ingerência da sua parte, alegando que “não logra a Arguida 

entender o motivo pela qual será parte legítima nos presentes autos, tanto é que, a 

Edirevistas não foi alvo de qualquer queixa”. 

29. Na verdade, parece a arguida querer dizer com o sustentado que é parte ilegítima na 

presente contra-ordenação, visto que, embora seja proprietária da revista, ao 

reconhecer a liberdade de imprensa e editorial daquela, fica exonerada de qualquer 

responsabilidade. 

30. Ora, no ponto 1 da acusação, começa -se por referir que a arguida está acusada na 

qualidade de proprietária da publicação periódica “TV Guia”, sendo que, nos termos 

do artigo 35º, n.º 4, da Lei de Imprensa, “pelas contra-ordenações previstas no 

presente diploma respondem as entidades proprietárias das publicações que deram 

causa à infracção”. 

31. Alega, por outro lado, a arguida que quando a Direcção recebeu o texto de resposta 

“deu ordens expressas para que o mesmo fosse imediatamente publicado”, o que não 

aconteceu, por razões que se desconhece, facto corroborado pelas testemunhas 

apresentadas. 

32. Sucede que o facto de a Directora da publicação estar de férias não é fundamento 

para atrasos em publicações de texto de resposta, como foi o caso. 

33. Admitindo-se que foram dadas instruções para a sua publicação e que a Directora 

não se encontraria presente para se certificar que o texto de resposta era publicado, 

deveria a mesma ter dado outras instruções para, na sua ausência, outra pessoa 

verificar se o texto era publicado e se o era feito em conformidade com a Lei de 

Imprensa. 

34.  De facto, a verdade é que mesmo não estando presente, a revista não deixou de ser 

editada nas semanas seguintes, pelo que facilmente a pessoa que ficou a substituí-la 

deveria ter-se certificado da publicação do texto de resposta e, verificando que o 

mesmo não chegara a ser publicado, desenvolver esforços para que o viesse a ser, no 

mais curto tempo de espaço possível. 

35. Também se estranha que as testemunhas agora apresentadas pela arguida aleguem 

que só se aperceberam de que o texto de resposta não fora publicado aquando a 



 

 

9 

 

notificação1 da ERC no âmbito do processo ERC/05/2011/8552, - – sendo certo que, 

na defesa escrita apresentada neste processo de denegação do exercício do direito de 

resposta, é referido que “foi só depois da publicação da referida revista que a 

Direcção teve conhecimento de que o texto de resposta da Requerente não tinha sido 

publicado” e que “na data em que o ofício da ERC referente ao presente processo foi 

recebido na redacção, a revista onde o texto de resposta da Requerente foi 

publicado, já se encontrava fechada e na gráfica, para ser impressa e posteriormente 

distribuída” (v. ponto 8 e 10 da defesa escrita apresentada pela agora arguida no 

âmbito do processo ERC/05/2011/855 Entrada 4303/2011 –, e ponto 28 da 

Deliberação n.º 16/DR-I/2011). 

36. Verifica-se que os argumentos invocados para justificar a publicação tardia do texto 

de resposta se alteraram no decurso dos processos instaurados por esta Entidade, ora 

sustentado a arguida que, por sua própria iniciativa, e mal se apercebeu da não 

publicação, tudo fez para que o texto de resposta fosse publicado, ora afirmando que 

aquela só se apercebeu do sucedido após ser notificada pela ERC, razão pela qual o 

texto de resposta teria sido publicado tardiamente. 

37. A contradição dos argumentos invocados pela arguida apenas demonstra que a 

publicação tardia do texto de resposta não se ficou a dever a um lapso interno, 

tratando-se de uma conduta premeditada da sua parte. 

38. De referir, tal como consta da Deliberação que determinou o presente processo, que 

“o argumento, apresentado pela revista, de que eliminara, inadvertidamente, o texto 

da Respondente (…) não procede, visto assentar num pressuposto de falta de 

diligência da paginação de um órgão de comunicação social, designadamente na 

falta de verificação das peças envolvidas na eliminação de um texto” (v. ponto 32 da 

referida Deliberação). 

39. Também não colhe o argumento de que o texto de resposta foi publicado 

deficientemente porque a edição em que o mesmo foi inserido já se encontrava 

                                                           
1 Através do ofício n.º 7271/ERC/2011, de 26 de Maio, foi a arguida notificada do recurso apresentado 
por Rita Pereira, bem como do facto de dispor de um prazo de 3 dias para se pronunciar acerca dos factos 
em causa (artigo 59º, n.º 2, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro). 
2
 Que culminou com a Deliberação n.º 16/DR-I/2011, de 30 de Junho, apreciando o recurso e queixa de 

Rita Pereira contra a TV Guia e determinando a instauração do presente processo contra-ordenacional. 



 

 

10 

 

“fechada”, visto que a fim de alegadamente não prejudicar os artigos que preparara 

para aquela edição, a arguida olvidou que o texto de resposta da Recorrente 

chegasse à generalidade do público, já que a forma como o mesmo foi publicado fez 

com que passasse despercebido.  

40. Também não se aceita o argumento de que “a Directora não sabia que, os termos em 

que o texto de resposta acabou por ser publicado, estavam em contradição com a Lei 

de Imprensa”. 

41. Na verdade, se dúvidas houvesse, bastaria àquela consultar a Lei de Imprensa para 

facilmente perceber em que moldes o texto de resposta deveria ser publicado: “a 

publicação é gratuita e feita na mesma secção, com o mesmo relevo e 

apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a resposta” e “quando a 

resposta se refira a texto ou imagem publicados na primeira página (…) pode ser 

inserido numa página ímpar interior (…) desde que se verifique a inserção na 

primeira página, no local da publicação do texto ou imagem que motivaram a 

resposta, de uma nota de chamada, com a devida saliência, anunciando a 

publicação da resposta e o seu autor, bem como a respectiva página” (artigo 26º, n.º 

3 e 4, da Lei de Imprensa, negrito nosso). 

42. Bem sabe a arguida que o texto de resposta não teve o mesmo relevo que o artigo 

que o originou, nem foi publicado na mesma secção, e que a nota de chamada não 

obedeceu ao artigo 26º, n.º 4, da Lei de Imprensa, para além de não ter incluído as 

fotografias remetidas. 

43. De facto, “a resposta deve ser inserida num espaço correspondente ao do texto ou 

imagem que lhe deu motivo e com o mesmo destaque. O princípio essencial nesta 

matéria é o de que a resposta deve atingir o mesmo auditório, e com o mesmo 

impacto da notícia originária (princípio da equivalência) ”, para além de “dever ser 

publicada com os mesmos caracteres do escrito que a tiver provocado (…). Com os 

«mesmos caracteres» quer dizer com a mesma apresentação quanto a espécie e 

tamanho de tipos, bem como quanto à sua densidade por linha. Isso vale para o 



 

 

11 

 

corpo do texto e para o título (…) A ideia continua a ser a da reciprocidade entre 

texto respondido e resposta. 3” 

44. Não se aceita que a Directora da publicação periódica não soubesse que o texto de 

resposta não estava em conformidade com a Lei de Imprensa, visto que a mesma é 

clara ao indicar os moldes em que a sua publicação deve ocorrer. – A verdade é que 

ao publicar o texto de resposta com um tamanho de letra manifestamente inferior ao 

do artigo que o motivou, ao não publicar na mesma secção, ao não incluir as 

fotografias enviadas e ao não fazer a chamada de primeira página com o mesmo 

destaque que fora inicialmente dada, a arguida sabia que não estaria a dar 

cumprimento àquelas disposições legais, conformando-se com tal conduta! 

45. Conclui-se, facto ao acima exposto, que a arguida teve uma atitude dolosa, uma vez 

que não só o texto de resposta foi publicado sem que lhe fosse dado o relevo devido 

- fazendo com que o mesmo passasse despercebido entre outros artigos publicados 

naquela página -, como mediante atraso na respectiva publicação que só a si é 

imputável, retardou o efeito útil que o mesmo pudesse ter junto dos leitores: 

“constituem garantias principais do princípio da liberdade e da eficácia a regra da 

imediaticidade (ou seja, a obrigação dos órgãos de comunicação social de 

publicarem sem demora a resposta que hajam recebido), e a regra da equivalência 

quanto ao local e forma de publicação ou transmissão da resposta”4 

46. Efectivamente, e atendendo ao explanado nos pontos supra, não se pode deixar de 

concluir pelo dolo, visto a arguida reconhecer ter recebido o texto de resposta, para 

depois sustentar que não o publicou por ter eliminado o conteúdo de uma página 

onde o mesmo seria inserido, sem se ter apercebido que aquele deixaria de ser 

publicado, quando bem sabe que aquando a eliminação ou alteração do conteúdo de 

uma página todos os conteúdos são revistos a fim de se determinar quais os que 

serão publicados e definir onde afinal serão colocados na edição. 

47. No que se refere à gravidade da infracção, a mesma é significativa, 

consubstanciando uma infracção grave, visto que com o seu comportamento a 

arguida impediu que a Recorrente exercesse convenientemente o seu direito de 

                                                           
3 In Vital Moreira, O Direito de Resposta na Comunicação Social, Coimbra Editora, 1994, pág. 135 e 138. 
4 Idem, pág. 81. 



 

 

12 

 

resposta, atrasando a sua publicação para, depois, publicar deficientemente o texto 

de resposta. Por outro lado, com este comportamento, a arguida prejudicou também 

os leitores, impedindo que estes tivessem conhecimento do ponto de vista da 

Recorrente. 

48. Não foi possível determinar se da prática da infracção resultaram benefícios 

económicos para a arguida. 

49. A arguida não remeteu qualquer documento comprovativo da sua situação 

económica. 

 

Em face de tudo o que antecede, vai a Arguida ser condenada no pagamento de uma 

coima no valor de 997,59€ (novecentos e noventa e nove euros e cinquenta e nove 

cêntimos), ao abrigo do disposto nos artigos 24º, n.º 3, alínea ac), e 67º, n.º 1, dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, bem como do 

artigo 36º, n.º 2, da Lei de Imprensa, por ter publicado deficientemente o texto de 

resposta, para além de o ter feito manifestamente fora do prazo, em violação do artigo 

26º, n.º 2, alínea b), n.º 3 e 4, da Lei de Imprensa, conduta prevista e punida pelo art.º 

35º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa. 

 

Mais se adverte a Arguida, nos termos do artigo 58º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro, que:  

 

a) A presente condenação se torna definitiva e exequível se não for 

judicialmente impugnada, nos termos do artigo 59º do Decreto-Lei n.º 

433/82, de 27 de Outubro. 

b) Em caso de impugnação judicial, esta deve ser dirigida ao Juiz de Direito do 

Tribunal da área onde se verificou a infracção, devendo conter alegações e 

conclusões e ser entregue na entidade administrativa que proferiu a presente 

decisão. 

c) Em caso de impugnação judicial, o tribunal pode decidir mediante audiência 

ou, caso a Arguida e o Ministério Público não se oponham, através de simples 

despacho. 



 

 

13 

 

d) A Arguida deverá proceder ao pagamento da coima no prazo máximo de dez 

dias após o carácter definitivo ou o trânsito em julgado da decisão. Em caso 

de impossibilidade de pagamento tempestivo, deverá comunicar o facto à 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social. 

e) O pagamento poderá ser efectuado através de cheque emitido à ordem da 

ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ou através de 

transferência bancária para o NIB 0781 0112 01120012082 78. Em qualquer 

das formas de pagamento deverá ser identificado o n/ Proc. 

ERC/08/2011/1177, e mencionado no envio, por correio registado para a 

morada da ERC, do respectivo cheque/comprovativo da transferência, com 

indicação do número de contribuinte, após o que será emitida e remetida a 

correspondente Guia de Receita. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46º e 47º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro. 

 

Lisboa, 20 de Dezembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


