ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXAS DE NORTON DE CASTRO NEVES (NORTON CONSULTORES, LDA)
CONTRA A TVI, "O INDEPENDENTE", A "FORTUNA", A "COSMOPOLITAN",
A RTP E O "EXPRESSO"
(Aprovada na reunido plenaria de 17.0UT.95)

| - FACTOS

I.1- Em 26 de Abril de 1995, foi recebido na Alta Autoridade para a
Comunicacéo Social (AACS) um conjunto de queixas apresentadas por Norton de
Castro Neves, sécio gerente da Firma Norton Consuitores, Lda, conhecida também
pelo nome de Executive Class, contra a TVI - Televisao Independente, o semanario
"0 Independente" e as revistas "Fortuna” e "Cosmopolitan”, alegando falta de rigor
de informacéo e recusa de direito de resposta.

Em aditamento e com os mesmos fundamentos veio 0 queixoso
acrescentar a lista o Canal 1 da RTP e o semanario "Expresso”.
Alega o queixoso o seguinte:

.1.1 - Quanto & TVI, Televisdo Independente, S.A.

Este canal de televisdo apresentou, no dia 16 de Fevereiro de 1995,
uma reportagem sobre a actividade da Executive Class no "Novo Jornal”, em que
passou excertos de uma entrevista com uma sécia da empresa, a dr* Gina
Francisco, a quem atribuiu afirmacdes "desinseridas do contexto”.

Ainda "incumbiu um terceiro jornalista de se fazer passar por amigo
de uma cliente (...) pararecolher material de reportagem (...) sem dar conhecimento
antecipado a qualquer dos sécios ou qualquer empregado desta.”

Assim, "ao chegarem a Executive Class pediram para falar com a Dr®
Gina Franciscol...) "e" ao serem informados (...} que deveriam marcar uma reuniao,
(...) invadiram o seu gabinete", local onde a cliente comecou a fazer "severas
criticas e pediu o reembolso das quantias por si entregues, enquanto o jornalista
filmava a cena (...) através de uma cémara de video oculta”.

Mais diz o queixoso que "todos os factos susceptiveis de constituirem
indicios de burla que foram imputados & Executive Class (...) foram-no através de
texto elaborado, com consciéncia da falsidade dos factos imputados.(...) A TVl agiu
com interesses de prender e ganhar audiéncias.”

1.1.2 - Quanto a "0 Independente”
Diz o queixoso que "O Independente” resolveu, sem consultar a
empresa, publicar, em 17 de Fevereiro, um artigo com um titulo pejorativo: "Falta

de Class!"



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Alega que o semanéario ndo se informou sobre a empresa, tendo
publicado informacdes falsas e demonstrado, ao fazer criticas, que nao tem o
minimo de conhecimento dos usos publicitarios.

1.1.3 - Quanto a revista "Fortuna™
Alega o queixoso que a "Fortuna” tentou fazer uma reportagem nos
moldes de "O Independente” e, através de uma jornalista, enviou "um fax
agressivo”, o qual foi "devidamente respondido”. Mas, apesar de tudo, publicou,
na edicdo n° 37 (més de Abril), "uma reportagem com juizos de valor negativos,
utilizando-se da capa do livro do sécio gerente, na tentativa de deprecia-lo, visto
nao ter colocado o titulo completo."

1.1.4 - Quanto a revista revista "Cosmopolitan”

A revista "Cosmopolitan” - diz o queixoso - enviou um fax & Executive
Class, "a informar erradamente que iria fazer uma reportagem sobre empresas de
recursos humanos”.

"No intuito de colaborar com a revista"”, a empresa enviou "via fax,
um texto escrito pela sua sé6cia Dr® Gina Francisco."

Posteriormente, a 18 de Maio, a Executive Class "tomou
conhecimento que a revista "Cosmopolitan” do més de Maio, trazia uma
reportagem sob o titulo «arranja-me um emprego...». Ao ler o artigo, observa o
seguinte titulo em destaque: «Cuidado com as imitacées/» e para seu grande
espanto, toda a matéria se referia com forte caracter pejorativo, a Executive Class”.

Face a esta reportagem, a Executive Class enviou, no préprio dia, um
fax ao director geral da revista a exigir "o direito de resposta e uma reportagem
sobre o ‘placement’ para esclarecer devidamente os factos, (...) ao qual, nédo
obteve resposta”.

.2 - Por oficio de 28 de Abril, a AACS solicitou a Norton de Castro Neves
as seguintes informagdes:

- se tinha tentado exercer direito de resposta juntando prova em caso
afirmativo;

- quais as datas e paginas em que foram publicados os artigos da
imprensa escrita constantes da queixa;

- exemplos de publicidade das actividades da Norton Consultores -
Executive Class inseridos na imprensa.

Também por oficio e na mesma data, os quatro orgéos de informacgéo
atrés mencionados foram informados sobre a apresentac@o da queixa nesta Alta
Autoridade, sendo-lhes solicitados os elementos que entendessem convenientes a
andlise do assunto.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

.3- Em 2 de Maio, Norton de Castro Neves enviou a AACS cépia da
resposta do director da "Cosmopolitan” datada de 27 de Abril, em que este
sustenta que na reportagem séo claramente identificadas "as posi¢coes dos utentes,
da DECO e também das empresas”. Acrescenta ainda que a reportagem respeitou
"escrupulosamente as regras jornalisticas e a verdade”, pelo que "declinamos dar
cumprimento & vossa exigéncia - tanto mais descabida quanto o documento em
que é reproduzida nem vem assinado por V.Exas.”

Em face desta comunicacdo, solicitou novamente a AACS a
"Cosmopolitan” que informasse o que tivesse por conveniente sobre anova matéria
apresentada, pelo que o director daquela revista, em carta datada de 5 de Maio,
veio reiterar os argumentos atras aduzidos, enviando ainda cépia de um fax do
Instituto do Consumidor, em que este informa "que por entender existirem indicios
de pratica de burla e outros procedimentos civilmente puniveis, remeteu o assunto
para o Procurador Geral da Republica e Direccgéo Geral de Contribuicdes e
Impostos.”

I.4 - Em resposta ao primeiro oficio da AACS, mencionado em [.2, o s6cio
gerente da Executive Class veio informar que, relativamente a "0 Independente”
e 3 "Fortuna" ndo foi solicitado o exercicio de direito de resposta. Quanto a
"Cosmopolitan”, tal direito foi recusado conforme jé descrito e, em relacao aTVvl,
foi pedido o exercicio do direito de resposta, em 9 de Maio, através de carta
registada, na qual afirma que "por orientac&o da Alta Autoridade para a Comuni-
cacdo Social vimos reiterar o nosso interesse em obter o direito de resposta (...)
solicitamos que o direito de resposta seja feito no mesmo horario, tempo,
programa, em directo e com conhecimento das perguntas que, eventualmente, irdo
nos fazer...".

Este canal propds que, no dia 12 de Abril, o sécio-gerente Norton de
Castro Neves estivesse presente no "Jornal da Noite", onde "seria passado o video
anterior e feitas diversas perguntas, sem no entanto nos apresentarem o teor
destas...Por ndo acharmos ser este o verdadeiro direito de resposta, recusamos a
entrevista nesse dia na tentativa de ganhar tempo para poder receber uma melhor
orientacdo da Alta Autoridade para a Comunicacdo Social.”" A TVI aceitou a
realizacdo da entrevista para outro dia, mas néo mais contactou a Executive Class.

A carta sdo ainda anexados vérios anuncios da empresa publicados na
imprensa.

1.6 - Em resposta ao oficio da AACS, de 28 de Abril, dirigido aos orgéos de
informacédo, a "Fortuna” veio informar que a Executive Class, ao acuséa-la de
pretender fazer uma reportagem nos moldes de "O Independente”, esta a ser
contraditéria. Esta reportagem é o resultado de um contacto feito no inicio de



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

Fevereiro, "por uma ex-cliente daquela empresa, que em sequéncia de uma noticia
publicada na edicéo de Set/94 sobre consultoras de Placement- entre as quais se
mencionava a Executive Class - nos informava que os seus interesses, bem como
os de um conjunto de ex-clientes, foram lesados por essa mesma empresa.”

Apés este contacto, e ainda um outro com ex-clientes e ex-empregadas
da Executive Class, a "Fortuna", através de uma jornalista, enviou, em 14 de
Fevereiro, um fax a empresa, a solicitar resposta "as acusacdes que lhes foram
dirigidas.” Em resposta, foi-lhe marcada uma entrevista, que viria a ser
desmarcada por duas vezes pelos sécios-gerentes, os quais pediram que as
questdes fossem novamente enviadas por fax, meio pelo qual dariam a resposta,
o que fizeram a 27 de Fevereiro.

Nesse dia, a "Fortuna" confirmou junto do Instituto do Consumidor ter
esta entidade "enviado um processo de investigacdo ao Ministério Publico, por
indicio da pratica de burla pela Executive Class.” Assim, "a revista "Fortuna” nao
podia silenciar quando existem recursos sobre servicos prestados por uma empresa
que tinha indicado aos seus leitores na edic&o de Setembro de 1994. Para além do
direito, tinha desta vez o dever de informar os nossos leitores que existiam
suspeitas fundamentadas de problemas graves entre clientes e empresa, que néo
eram do nosso conhecimento a data da publicacéo do primeiro artigo.”

Acrescenta ainda que considera "significativo que ndo existamrecursos
nem desentendimentos entre clientes e outras empresas de placement e
outplacement” e que no texto ndo hé "um juizo de valor negativo em relacédo a
Executive Class porque o assunto é em si negativo para a Executive Class.”

Também em resposta ao oficio da AACS, de 28 de Abril, dirigido aos
orgdos de informacéo, a TVl veio responder relativamente ao recurso apresentado
pela Executive Class que:

- "as reportagens estdo devidamente fundamentadas”;

- existem de facto vérias queixas e a matéria tem sido objecto de
"investigacdes e denuncias sucessivas em diversos orgéos de comunicacdo social
e ndo sé na TVI";

- fora um jurista do Instituto do Consumidor que declarara que "se
estava perante indicios de burla...";

- "o uso do processo da cdmara oculta justificou-se face aos interesses
de ordem publica em jogo e a, no caso concreto, ser meio jornalistico
especialmente idéneo em ordem a alertar eventuais incautos, (...)"

Relativamente a recusa de exercicio de direito de respostaa TVlinforma
que os contactos da Norton Consultores "foram feitos ja em Maio e fora do prazo
legal para o efeito.”



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

1.6 - Em 15 de Abril, a Executive Class veio acrescentar a queixa inicial o
Canal 1 da RTP, uma vez que este "também tem vindo a emitir juizos de valor
sobre a nossa empresa", que relata da seguinte forma:

"Em 20.04.95 foram entrevistados pelo Canal 1, a quem forneceram
"todas as informacdes" solicitadas, ndo deixando no entanto a reporter filmar
dentro das instalacées da empresa. Ao acompanharem a repdrter ao elevador, esta,
na continuacdo da conversa que estavam a ter, disse que «0s jornalistas séo
capazes de tudo. Ndo espere nada deles. E muito comum serem comprados. Néo
é barato e muitas pessoas costumam compré-los.» "Depois de um siléncio
constrangedor, continuou, a sorrir:"«Mas é mais comum no Brasil. Vocés jé devem
estar acostumados a isto/» "

Posteriormente, e a pedido da repérter, enviaram informacdes sobre a
empresa. Também a convidaram a assistir a um curso de formacdo e a ouvir a
opinido de alguns clientes sobre a Executive Class, convites que ela declinou.

Assim, no dia 4 de Maio de 1995, saiu uma reportagem com o0 que a
Executive Class entende serem "declaracdes graves", como:

-"uma Agéncia de emprego pode estar a meter a mdo no bolso dos
desempregados”;

-" ..a todas as criticas a Executive Class dd uma resposta laconica”;

-"em Inglaterra, este tipo de empresas dé pelo nome de

4

«headhunters.».’

Face a esta reportagem, o sécio-gerente, Norton de Castro Neves,
enviou, no dia 9 de Maio, uma carta registada, ao director de Informacao da RTP1,
informando que, pelo facto de n&o concordar com o contetido da reportagem atrés
citada, solicitava "o direito de resposta, no mesmo horério, tempo, programa, em
directo e com conhecimento das perguntas que, eventualmente, nos irdo fazer (...)"

Em carta datada de 12 de Maio, o director de Informacédo da RTP1
comunicou a "decisdo da recusa do mesmo pelo facto de este ndo reunir os
requisitos legais."

I.7 - Também no dia 15 de Maio, a Executive Class acrescentou o nome do
"Expresso" a lista das queixas por aquele semanario ter publicado uma reportagem
com "insinuacdes difamatérias” sem dar oportunidade de "nos defendermos dos
ataques insidiosos de que continuamos a ser alvo pelos meios de comunicagao
social."”

Relata o queixoso que, no dia 4 de Maio, uma jornalista do "Expresso”
telefonou a informar que, na sequéncia de uma visita de um pequeno grupo, iria

fazer uma reportagem sobre a empresa. A fim de facilitar o trabalho a jornalista



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

enviaram um fax para o jornal com todas as informacgdes possiveis e o socio- -
gerente solicitou ao director do jornal "que fosse recebido pessoalmente”, o que
ndo aconteceu, "pois o director, o Sr. Anténio José Saraiva, nem sequer nos
respondeu.”

Apesar de tudo, a empresa tentou entrar em contacto varias vezes com
0 semanério, mas nunca obteve resposta, tendo entdo saido, no dia 13 de Maio,
a matéria no caderno nacional, em que se afirma que a Executive Class «/...) esta
a ser investigada pelo Ministério Publico {...)» a meio de outras "insinuacdes
difamatérias”, o que o queixoso estranha, uma vez que, anteriormente, a jornalista
passara uma semana inteira dentro da empresa, convivendo com os clientes e
participando de uma acgéo de formagé&o por ocasido de recolha de matéria para
uma reportagem anterior, tendo na altura elogiado "bastante o nosso trabalho.”

Informa ainda que em 15 de Maio, solicitou ao director do "Expresso”,
o exercicio do direito de resposta, "no mesmo caderno € com 0 mesmo espaco

{...)"

1.8 - Na sequéncia destas novas queixas, a Alta Autoridade enviou, em 16
de Maio, oficios @ RTP1 e ao semanério "Expresso”, solicitando que, face a
acusacdo de falta de rigor informativo e de recusa de direito de resposta,
informassem o que tivessem por conveniente.

1.8.1 - A RTP1 dividiu a sua resposta em dois pontos. No primeiro, relativo
a actuacdo da jornalista, alega que esta, conforme Norton de Castro Neves
informou, solicitou vérias vezes, no dia 21 de Abril, para filmar, o que néo lhe foi
permitido "para proteger o direito de sigilo” dos clientes. "Isto s6 revela” - continua
a RTP1 - "que a Jornalista iniciou a investigacdo de reportagem sem quaisquer
preconceitos, querendo ajuizar por si {...)". Nao compreende que "sete dias depois
(28 de Abril) o Sr Norton de Castro Neves tenha mudado de opini&o e {(...) se tenha
prontificado a deixar filmar as aulas de formagao"” e "uns clientes que gostariam de
prestar declaracdes." Diz a RTP1 que compreende que as pessoas mudem de
opinido, "mas tudo tem o seu «timing» e (...) o trabalho de um jornalista nao €,
propriamente, captar declaragées de clientes que gostam de o fazer! Além disso,"
acrescenta, "uma reportagem ndo é um tribunal em que hé testemunhas de
acusacdo e testemunhas abonatérias”. E informa também que, Norton de Castro
Neves o sabia desde o inicio, dado que a jornalista lhe disse serem razédo da
reportagem as acusacdes contra ele apresentadas no Instituto do Consumidor e que
esta entidade, por sua vez, apresentou na Procuradoria Geral da Republica e na
Direccdo Geral das Contribuicbes e Impostos.
Assim, ele "teve a oportunidade de rebater as acusacbes de que era



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

alvo(...) ", mas "respondeu, efectivamente, de uma forma lacénica a acusacdes tdo
graves".

Quanto ao segundo ponto, a reportagem em si, a RTP1 diz que, a
Norton de Castro Neves, a mesma apenas "suscitou o reparo de que ela disse, em
«off», que «as criticas que lhe sdo feitas, a Executive Class dd uma resposta
lacénica»! (...)" E continua: "Todas as outras acusagGes (...) ao texto da
reportagem s&o apenas acrescidas de «comentario grave». Ndo séo rebatidas com
qualquer argumentacéo contraditdria consistente. (...) teve oportunidade de rebater
as acusacdes de que era alvo ... Ndo o fez".

Relativamente a ndo concessdo do direito de resposta, a razéo
apresentada pela RTP1 foi a de "o pedido elaborado pelo Sr Norton de Castro
Neves ndo reunir os requisitos legais, nos termos da Lei da Televisao".

1.8.2 - O "Expresso”, em carta datada de 9 de Junho, respondeu a esta Alta

Autoridade:

- "N&o percebo exactamente qual a queixa que 0 Sr Norton de Castro
Neves faz do "Expresso”...";

- Que a carta que lhe foi enviada pelo recorrente, em 9 de Maio de
1995, nao se refere a qualquer erro ou incorrecgdo do "Expresso”, razao pela qual
ndo a publicou;

- Quanto a carta de 15 de Maio, que entre outras, pede o exercicio do
direito de resposta, alega que ela ja foi objecto de resposta do Director "ao préprio
e sera publicada se reunir as necessarias condigdes.”

I.8.3 - "O Independente” nao respondeu ao oficio da AACS de 28 de Abril,
mesmo apds insisténcia.

Il - ANALISE

Il.1 - Face ao disposto nas alineas €) e g) do art® 3° conjugado com as
alineas d) e 1) do n°1 do art® 4° da Lei n°® 15/90, de 30 de Junho, a Alta Autoridade
para a Comunicacé@o Social € competente para conhecer das presentes queixas.

II.2 - O direito de resposta na imprensa escrita, a altura dos acontecimentos
que deram origem as queixas em apreco, era regulado pelo artigo 16° da Lei de
Imprensa (Decreto-Lei n® 85-C/75, de 26 de Fevereiro), sem as alteragdes que
viriam a ser introduzidas pela Lei n°® 15/95, de 25 de Maio. Assim, aos casos em
anélise aplica-se a norma que estipulava que 0s periédicos eram obrigados a inserir
dentro de dois niimeros a contar do recebimento, em carta enviada no prazo de 30

.

A



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

dias, registada, com aviso de recepg¢édo e assinatura reconhecida, a resposta de
quem se sentisse prejudicado pela publicacdo de ofensas directas ou referéncias
de facto inveridico ou erréneo susceptivel de lhe afectar a reputacdo e boa fama.

O direito de resposta na televisdo é regulado pelos artigos 35° e
seguintes da Lei n® 58/90, de 7 de Setembro, que estipula que qualquer pessoa que
se considere prejudicada por emissdes de televisdo que constituam ofensa directa
ou referéncia a facto inveridico ou erréneo que possa afectar o seu bom nome ou
reputacdo tem o direito de resposta, a exercer nos 20 dias seguintes ao da

emissao.

1.3 - Quanto ao rigor informativo e 4 verdade da informacé&o a respeitar pelos
jornalistas, decorrem de um dos limites a liberdade de imprensa estipulados pelo
n°2 do artigo 4° da Lei de Imprensa.

Também o n° 1 do Cédigo Deontolégico dos Jornalistas, aprovado em
4 de Maio de 1993, indica que "o jornalista deve relatar os factos com rigor e
exatiddo e interpreta-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados,
ouvindo as partes com interesses atendiveis no caso..."

Embora se entenda que a AACS ndo se ocupa de questdes
deontolégicas enquanto tais, o certo é que a matéria néao lhe pode ser estranha
sempre que se prenda com a observéncia de normas legais.

1.4 - Do rigor de informacéao.

Em causa estd saber se a TVI, o "O Independente” as revistas
"Fortuna” e "Cosmopolitan”, o Canal 1 da RTP e o "Expresso” cumpriram o
legalmente estabelecido quanto aos deveres de isencéo e rigor de informacéao.

A base das reportagens foi uma queixa contra a empresa, apresentada
junto destes orgdos de informacéo e, com excepcéo feitaa "0 Independente”, que
ndo ouviu nenhum representante da empresa, todos informaram do cuidado em
ouvir, para além da ex-cliente queixosa, a sécia-gerente e ainda outras entidades
como o Instituto do Consumidor. Ao fazé-lo, demonstraram pretender abordar o
tema de uma forma independente. Relativamente & camara oculta usada pela TVI,
entende-se ndo ser, em principio, a forma eticamente mais adequada de obter
imagens.

1.5 - Do direito de resposta.

TVI - Relativamente ao exercicio do direito de resposta ele foi solicitado
dois meses e trés semanas apds a emisséo, isto é manifestamente fora do prazo.
"0 Independente” - Ndo foi solicitado direito de resposta.

"Fortuna" - Também n&o foi solicitado direito de resposta.
"Cosmopolitan” - A solicitar o direito de resposta, o s6cio gerente



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Norton de Castro Neves enviou, em 18 de Abril, através de fax, um documento
sem assinatura e apenas com a indicacd@o "processado por computador”, em que
diz: "A Executive Class exige o direito de resposta e uma reportagem sobre o
placement para esclarecer devidamente os factos (...) Desejamos que a
confirmacéo da nossa solicitacdo seja feita via fax..." Em 27 de Abril, o director
geral da revista enviou um oficio @ empresa, informando que "declinamos dar
cumprimento a vossa exigéncia - tanto mais descabida quanto o documento em
que é reproduzida nem sequer vem assinado por V. Ex®s." A exigéncia do direito
de resposta ndo cumpriu, portanto, os requisitos legais.

Canal 1 - A este canal a Executive Class dirigiu uma carta no dia
seguinte ao da apresentacdo da reportagem, de cujo conteudo constava o "facto
de nao concordamos com o divulgado"” e mais uma vez sem indicar qual o
conteido do direito de resposta que pretendia exercer. Apenas solicitava
"conhecimento das perguntas que, eventualmente, irdo nos fazer, para podermos
responder correctamente as questbes..." Ao pedido, a RTP1 respondeu com uma
recusa por "ndo reunir os requisitos legais" - o que é efectivamente o caso.

"Expresso” - Também a este semanario o queixoso se dirigiu, utilizando
a mesma forma para solicitar o direito de resposta, através de fax e, desta vez
também de carta, mas sem que esta contivesse o texto com que pretendia exercer
o referido direito - o que contraria as normas legais.

Il - CONCLUSAO

Apreciadas queixas apresentadas por Norton de Castro Neves, s6cio-gerente
da Norton Consultores, Lda - "Executive Class", contra a TVI - Televisédo
Independente, o semandrio "O Independente”, as revistas "Fortuna" e
"Cosmopolitan” e, ainda, o Canal 1 da RTP e o "Expresso", por alegadas falta de
rigor de informacdo e recusa de direito de resposta, a Alta Autoridade para a
Comunicacdo Social delibera:

1 - Consideréa-las improcedentes no que toca a acusacao de faita de rigor
informativo, por entender que aqueles orgaos de informacdo comprovaram de uma
forma satisfatéria os elementos de que dispunham, antes de emitirem ou
publicarem as pecas em causa.

2 - Relativamente aos recursos apresentados por recusa de exercicio do direito
de resposta, negar-lhes provimento, por extemporaneidade, no caso da TVI, e por
inobservancia de requisitos legais, nos restantes casos.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-10 -

3 - Alertar "O Independente” para a necessidade de, na elaboracao das suas
noticias, ndo deixar de ter em conta a exigéncia de audicao das partes com
interesses atendiveis, 0 que, no presente caso, nao ocorreu.

Esta deliberacéo foi aprovada por maioria, com votos a favor de José Maria
Goncalves Pereira, Eduardo Trigo, Cipriano Martins, Torquato da Luz, Maria de
Lurdes Breu, Artur Portela, Fatima Resende, Alberto de Carvalho e José Garibaldi,
e abstencées de Assis Ferreira e Beltrdo de Carvalho.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 17 de Outubro de 1995

O Presidente

It G T

José Maria Goncalves Pereira
Juiz-?onselheiro

/AM



