ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

DELIBERACAO
SOBRE
QUEIXA DA APARD-ASSOCIACAO PORTUGUESA DE ALIMENTACAO
RACIONAL E DIETETICA
CONTRA A REVISTA "TESTE SAUDE" E OUTROS
(Aprovada na reuniao plenaria de 20.MAR.96)

| - FACTOS

1.1 - Em 3 de Janeiro de 1996, entrou na Alta Autoridade para a Comunica-
céo Social (AACS) uma carta da APARD-Associa¢édo Portuguesa de Alimenta-
cdo Racional e Dietética queixando-se de que a revista "Teste Saude”
publicara, no n® 1 (Dezembro de 1995), um artigo, intitulado "Pseudomedica-
mentos", a que "as televisOGes nos seus telejornais e a imprensa escrita fizeram
referéncia", artigo esse, alega, "discriminatério e pouco isento jornalisticamen-
te, e por consequéncia lesivo dos interesses dos nossos associados e dos
produtos que comercializam {(...)".

1.2 - Em 4 de Janeiro, oficiou-se a queixosa solicitando-lhe que, com vista
a apreciacdo do assunto por esta Alta Autoridade, informasse se restringia a
sua queixa a revista "Teste Salde" ou se pretendia alargé-la a outros 6rgéos
de comunicacao social, devendo, neste caso, enviar cdpia dos artigos e pecas
televisivas em causa.

1.3 - Em 5 de Fevereiro, foi recebida na AACS resposta da APARD, em que
esta informava pretender queixar-se nao sé da "Teste Saude" como também
da estacdes de televisdo RTP, SIC e TVI e, ainda, dos jornais "Diario do
Minho", "O Dia", "Correio da Manha", "Publico”, "Jornal de Noticias", "Diéario
de Noticias" "Diario Regional - Aveiro/Viseu" e "A Capital” e da revista "Guia".

No tocante as estagGes de televisdo, referia o "Jornal da Tarde" e o
"Telejornal”, da RTP, o "Primeiro Jornal", da SIC, e o "Jornal da Uma", da
TVI, todos de 12 de Dezembro de 199; quanto as publicacdes, enviava os
respectivos recortes.

Juntava, ainda, dois textos, um de "contestacdo" a revista "Teste
Saude" e o outro globalmente dirigido a imprensa escrita, em ambos os casos
tratando das virtualidades de alguns produtos naturais especificos.

1.4 - Em 6 de Fevereiro, oficiou-se de novo a queixosa, desta feita
solicitando-lhe que fundamentasse as queixas contra a RTP, a SIC e a TVI,



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-2

especificando os aspectos contestados nos diversos servicos noticiosos que
refere.
A APARD nao respondeu.

1.6 - Em 15 de Fevereiro, oficiou-se a revista "Teste Salde" e as demais
publicacdes contempladas na queixa, solicitando-lhes que informassem o que
tivessem por conveniente sobre o teor da mesma.

1.6.1 - A revista "Teste Saude", por carta entrada na AACS em 28 de
Fevereiro, veio contestar, ponto por ponto, a queixa da APARD. Depois de
justificar o interesse dedicado ao tema dos "produtos que, n&do sendo
medicamentos, alegam possuir propriedades preventivas e curativas", diz que
o estudo publicado sob o titulo "Pseudomedicamentos” se baseou num
relatério técnico, afastando as acusacdes de "bombdstico, superficial e
imponderado” ou "discriminatério e pouco isento jornalisticamente” que lhe faz

a queixosa.
A "Teste Saude" salienta: "Em lado algum afirmdmos que estes
produtos sédo todos inuteis e perigosos para a sadde (...). O que afirmamos

claramente, isso sim, foi que alguns produtos fazem alegacées fantasiosas,
que existem produtos perigosos e que o consumidor nao tem, no actual estado
de coisas, forma de separar os bons dos maus produtos” - o que, refere, se
deve sobretudo a falta de legislacao e fiscalizacdao no sector.

Arevista dedica, finalmente, parte da sua contestacdo ao comentario
sobre as alegadas virtualidades de certos produtos naturais especificos. Junta,
ainda, 28 anexos, constituidos, na maioria, por recortes de publicacées
nacionais e estrangeiras.

1.56.2 - O "Diario do Minho" informou que, ao inserir o texto contestado,
"estava persuadido de que a informacao era correcta”. De qualquer modo,
"pretendendo assim corrigir qualquer falta", publicou, na edicdo de 27 de
Fevereiro, o texto da APARD que lhe chegou através da AACS.

1.5.3-"0 Dia" respondeu que mais nao fez do que transcrever parcialmente
o artigo publicado numa revista que lhe "oferece a maior credibilidade”.

1.5.4 - O "Correio da Manha" veio dizer que "se limitou a reflectir parcial-
mente o alerta contido numa revista especializada quanto a eventual

perigosidade, emdeterminadas condicdes, de alguns '‘pseudomedicamentos’”,
acrescentando:



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-3-

"Tais noticias baseiam-se num estudo, em que presumimos tenham
sido adoptados critérios de rigor.

"Né&o € verdade que as transcricoes efectuadas ndo separem ‘o trigo
do joio’. Basta recordar que o 'CM’ referiu: "ndo significa que todos os
produtos naturais, bem como as terapias neles baseadas, sejam absolutamente
desaconselhéveis’.

"Também é falso que o tratamento jornalistico tenha sido ‘bombéasti-
co’. Basta verificar a dimensédo dos textos, sem qualquer chamada a primeira
pagina do jornal. ‘Bombasticas’ podem considerar-se as alusdes a alguns
produtos naturais, cujas propriedades ndo estdo claramente avaliadas".

1.5.5 - O "Publico" observou que a noticia que inseriu sob o titulo "Nova
revista denuncia - Produtos dietéticos sao ineficazes, perigosos e sem lei"
constitui "uma sintese objectiva e equilibrada daquilo que, ao jornalista,
pareceu mais relevante e Util para os seus leitores, relativamente ao que foi
dito numa conferéncia de imprensa realizada para apresentar o primeiro
nimero da revista 'Teste Saude’, cujo tema principal era um artigo sobre
aqueles produtos”.

O jornal acrescenta que, poucos dias depois da publicacdo da
noticia, recebeu uma carta da ora queixosa APARD, contestando o seu teor
e informando que brevemente justificaria, em pormenor e tecnico- cientifica-
mente, "todas as inverdades" nela contidas. No entanto, a APARD néo voltou
a contactar o "Publico”.

1.5.6 - O "Jornal de Noticias" informou que se limitara "a dar tratamento
jornalistico, com adequadas transcrigdes, a um tema desenvolvido na nova
publicacdo, cuja paternidade pertence a uma entidade credenciada e
respeitavel”. Na sua carta, o jornal lamenta que a queixosa nao se lhe tenha
dirigido, "invocando, ou ndo, a Lei de Imprensa"”, pois, diz, "tem do direito de
resposta um exemplar entendimento - o de que é sempre devido a quem se
sente ofendido ou prejudicado (...)".

1.5.7 - O "Diario de Noticias" considerou "ter noticiado o lancamento e o
contetdo" da nova revista "com a devida ponderacdo, quer da importancia do
meio quer da controversa matéria. Uma sintese e uma breve noticia, a duas
colunas, em pé de péagina, ndao tém nada de 'bombastico’, como refere a
gueixosa, € em ambos transcrevia-se entre comas o que era alegacao da
revista e a APARD contesta”. Mais diz que, no caso de a queixosa lhe ter
enviado a contestacao junta a queixa, teria a mesma "merecido igual
tratamento”



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

1.6.8 - O "Diario Regional Aveiro-Viseu" respondeu, igualmente, que se
limitara a transcrever um texto vindo alume em "revista de especialidade, feita
por especialistas e, portanto, merecedora de todo o crédito” - texto esse que,
em seu entender, nao prejudica quem quer que seja, mas, pelo contrério,
"protege e defende as empresas ligadas a alimentacédo racional e dietética".

1.6.9 - "A Capital” informou nao lhe parecer que o artigo que publicou
"mereca ser desmentido, uma vez que se limita a transcrever uma opinido de
uma parte da sociedade civil que se preocupa com os assuntos dietécticos
(sic)".

1.5.10 - A revista "Guia" referiu ser a "Teste Saude" uma publicacdo da
Edideco, Editores para Defesa do Consumidor, Lda., "uma editora de
reconhecido prestigio e merecedora de crédito"”, pelo que, socorrendo-se de
um artigo ali publicado, elaborou um outro sob o titulo "Atencao aos
pseudomedicamentos”, no qual, afirma, "nao faz qualquer ‘criticadepreciativa’
aos produtos dietéticos e plantas medicinais em geral, limitando-se apenas a
alertar o consumidor (...)".

Il - ANALISE

II.1 - Esta Alta Autoridade é competente para conhecer da queixa, atento
o disposto no artigo 4°, n° 1, alinea I) da Lei n°® 15/90, de 30 de Junho.

Importa, no entanto, referir desde ja que a competéncia da AACS na
matéria se esgota na verificacdo da eventual existéncia, no caso, de violacao
de qualgquer norma legal aplicdvel ao exercicio da actividade jornalistica.

Com efeito, e como € evidente, ndo cabe nas atribuicoes e competén-
cias constitucionais e legais desta Alta Autoridade pronunciar-se sobre o rigor
cientifico - ou sua falta - das matérias divulgadas pelos érgaos de comunica-
cao social; tao-pouco lhe incumbe levar a cabo diligéncias de investigacao
tendo em vista o apuramento da existéncia, ou nao, de tal rigor.

O ambito da actuacao da AACS insere-se no campo jornalistico,
entendido este na multiplicidade das suas manifestacdes. Isto é, a Alta
Autoridade para a Comunicacao Social, quando a tanto solicitada ou por
iniciativa prépria, ocupa-se do que se publica nos periédicos ou se transmite
nas radios e televisdes, mas sempre numa perspectiva de apreciacao do
processo jornalistico na sua dimensao etico-legal. A verdade ou inverdade dos
factos imputados em escritos da imprensa ou pecas radiofénicas ou televisi-

N



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-5 -

vas, bem como o ja referido rigor cientifico, ndo s@o objecto de averiguacéo
pela AACS. Tal averiguacao competira a outros érgaos; e sé ao poder judicial
assiste, como é sabido, pronunciar-se sobre a existéncia de crimes de
imprensa.

1.2 - No essencial, a queixa da APARD contra a revista "Teste Saude" e
os orgaos de informacédo que se fizeram eco do texto ali publicado sob o titulo
"Pseudomedicamentos" incide, porumlado, sobre aquestédo, necessariamente
controversa, das propriedades terapéuticas de certos produtos naturais e, por
outro lado, sobre o facto de ela, APARD, nao ter sido ouvida a tal propdsito.

Ora, ndo cabendo & AACS emitir opinido sobre a existéncia ou
inexisténcia, neste ou naquele produto natural, desta ou daquela propriedade
terapéutica - e ndo se pronunciando, portanto, acerca disso -, resta-lhe
verificar se, com a publicacdo dos textos contestados, arevista "Teste Saude”
e os restantes 6rgéos de informacao envolvidos na queixa da APARD violaram
qualquer norma legal - situacéo que, feita a apreciacéo do caso, se verifica ndo
ter ocorrido.

Embora se compreenda a posicdo da queixosa, entende-se que, no
caso em apreco, ndo era imprescindivel que a "Teste Saude" a ouvisse ao
elaborar o texto contestado.

Por outro lado, importa referir que, ao divulgarem excertos do artigo
da "Teste Saude", os restantes 6rgédos de informacédo envolvidos na queixa
fizeram-no por se tratar de um trabalho vindo a lume em publicacdo especiali-
zada, pertencente a uma organizacéo que goza de geral credibilidade. Alguns
deles, de resto, garantem que teriam publicado o texto de contestagéo da
APARD, no caso de esta, em tempo, lho ter enviado directamente. Um, o
"Diario do Minho", apressou-se mesmo a inseri-lo, logo que o recebeu, através
da AACS, no ambito da instrucao do presente processo.

II.3 - Uma vez que a APARD, a tanto solicitada, ndo fundamentou as

queixas dirigidas contra a RTP, a SIC e a TVI, esta Alta Autoridade néo se
pronuncia sobre as mesmas.

Il - CONCLUSAO

Apreciada uma queixa da APARD-Associacédo Portuguesa de Alimentacao
Racional e Dietética contra a revista "Teste Salde", por esta ter publicado, na
edicdo de Dezembro de 1995, um texto sob o titulo "Pseudomedicamentos”,

AN

’CQ



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-6 -

alegadamente desvalorizador dos produtos naturais, e ainda contra as estacoes
de televisao RTP, SIC e TVI e os periddicos "Diario do Minho", "O Dia",
"Correio da Manha", "Publico”, "Jornal da Noticias", "Diario de Noticias”,
"Diario Regional Aveiro/Viseu", "A Capital” e "Guia", por terem reproduzido
excertos do texto em causa, a Alta Autoridade para a Comunicacao Social
delibera:

a) considerar improcedente a queixa no tocante aos diversos érgaos da
imprensa escrita, uma vez que ndo se mostrou terem estes violado qualquer
norma legal relativa ao exercicio da actividade jornalistica;

b} ndo se pronunciar sobre a parte da queixa respeitante a RTP, a SIC e
a TVI, por a queixosa, a tanto solicitada, nao a ter fundamentado.

Esta deliberacéo foi aprovada por unanimidade, com votos de Torquato
da Luz (relator), Eduardo Trigo, Cipriano Martins, Maria de Lurdes Breu, Artur
Portela, Fatima Resende, Manuela Coutinho Ribeiro, Alberto de Carvalho,
Beltrdo de Carvalho e Aventino Teixeira.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 20 de Marco de 1996

O Presidente

)w l— (/_, VL/\)

José Maria Goncalves Pereira
Juiz-C{)nseIheiro

/AM



