
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

1/SOND/2012 

 
 
 
 
 
 

Divulgação de sondagem pelo Diário Económico, Económico 
TV e sítio electrónico http://economico.sapo.pt/ 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
19 de  Janeiro de 2012



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/SOND/2012 

 

Assunto: Divulgação de sondagem pelo Diário Económico, Económico TV e sítio 

electrónico http://economico.sapo.pt/ 

 

 

I. Factos Apurados 

 

1. A Marktest no cumprimento do disposto nos nºs. 5º e 6º da Lei n.º 10/2000, de 21 

de Junho (doravante Lei das Sondagens ou LS), depositou, no dia 23 de Novembro 

de 2011, na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, uma sondagem cujo 

objecto versava, entre outras matérias, sobre a popularidade de figuras políticas e as 

intenções de voto legislativo. 

2. O Diário Económico (páginas 2 e 3, com chamada de primeira página), o 

Económico TV (08:04, 09:05, 10:01, 12:37, 14:02, 15h02, 17:04, 18:11, 19:37 e 

21:52) e o sítio electrónico http://economico.sapo.pt/ (sob o título “Popularidade 

do PSD sobe apesar da austeridade” e “Passos volta a ser mais popular do que 

cavaco”), divulgaram e difundiram, no dia 24 de Novembro de 2011, resultados da 

sondagem supra. 

3. O modo como a sondagem foi publicada suscitou algumas dúvidas quanto à sua 

conformidade com o disposto na Lei das Sondagens. 

4. Da análise das divulgações realizadas constataram-se, para os três órgãos 

supracitados, elementos que indiciam um eventual desrespeito ao n.º 1 do artigo 7º 

da LS. 

5. Em causa estão, nas questões relativas à popularidade das figuras políticas, os 

valores divulgados para o Primeiro-Ministro (é afirmado que as opiniões negativas 

caem de 46% para 47%, entre Outubro e Novembro, quando nos depósitos se 

verifica que passam de 46% para 37%, respectivamente) e para o Presidente da 

República (é referido que o saldo de popularidade evolui, entre Outubro e 



 
 

2 
 

Novembro, de -10% para -7%, quando nos depósitos esses valores se fixam em -

11% e em 6,6%, respectivamente). No caso das divulgações realizadas pelo Diário 

Económico e Económico TV, estão também em causa os valores publicados para o 

líder do CDS/PP, Paulo Portas (é noticiada uma subida de 5% de Outubro para 

Novembro, quando nos respectivos depósitos se verifica uma subida de 6%). 

6. Relativamente à questão da intenção de voto legislativo, estão em causa os valores 

imputados ao PSD, aos indecisos, não respondentes e votos em branco (é noticiado 

que “45,6% votariam no PSD, 10% optaram pelo ‘voto em branco/outros’, 21,1% 

‘não sabe’ e 8,9 ‘não responde’”, quando no depósito os valores correspondentes 

são de 45,4% para a intenção de voto no PSD, 10,2%, para o Voto em 

branco/outros, 23,1%, para Não sabe, e 9%, para os Não responde).  

7. No caso do sítio electrónico http://economico.sapo.pt/, acresce, às alegadas 

violações de rigor na divulgação de dados de sondagens, a existência de indícios de 

incumprimento da alínea g) do n.º 2 do artigo 7º da LS, por omissão das 

informações obrigatórias relativas aos inquiridos que se afirmaram abstencionistas 

ou indecisos na questão da intenção de voto legislativo. 

8. O Diário Económico, o Económico TV e o sítio electrónico 

http://economico.sapo.pt/ foram oficiados sobre as situações acima descritas, no dia 

29 de Novembro de 2011, para o exercício do contraditório. 

 

II. Exercício do contraditório 

 

9. Em missiva entrada no Regulador dia 16 de Dezembro de 2011, os visados 

reconhecem as falhas apontadas pelo Regulador, afirmando que “por um 

lamentável lapso de escrita, os dados relativos à popularidade das figuras públicas 

e às intenções de voto legislativo surgiram truncados face aos dados efectivos 

depositados pelo Barómetro da Marktest”. 

10. Prosseguem informando que publicaram rectificações dos resultados 

incorrectamente publicados nos dias 27 (sítio electrónico 

http://economico.sapo.pt/), 28 (Diário Económico) e 29 de Novembro de 2011 

(Económico TV). Razão pela qual dão como demonstrado que agiram de boa fé, 



 
 

3 
 

“visto que rectificaram o lapso na divulgação dos resultados da sondagem (em 

termos de popularidade de determinadas figuras públicas e da intenção de voto 

legislativo) imediatamente após ter tomado consciência do mesmo e nas 

plataformas onde a informação tinha sido incorrectamente veiculada, nos termos 

exigidos no artigo 14º da Lei das Sondagens”. 

11. Por fim, afirmam que envidarão esforços para evitar no futuro situações idênticas e 

solicitam ao Regulador que não dê continuidade ao presente procedimento, por 

considerarem “que as exigências legais em termos de rectificação de dados de 

sondagens e inquéritos de opinião foram substancialmente cumpridas nos termos 

legais”. 

 

III. Normas aplicáveis 

 

É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens 

e inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, atentas as 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º 

deste diploma. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

12. No caso vertente verificou-se, para os três órgãos supracitados, a prática de 

condutas que revelaram o desrespeito do n.º 1 do artigo 7º da LS. De facto, ainda 

que se creia, conforme alega o Denunciado, tratar-se de um mero lapso, as peças 

analisadas revelam alguma incúria na sua elaboração, entenda-se na transposição e 

interpretação dos resultados da sondagem. 

13. Conforme descrito nos factos, as divulgações analisadas comportam a indicação de 

resultados que não correspondem aos dados depositados junto da ERC. Por outro 

lado, é evidente a errada interpretação de alguns resultados, impedindo que os 

leitores possam compreender o sentido e limites da sondagem. 



 
 

4 
 

14. Destaca-se no caso das divulgações efectuadas no sítio electrónico do Diário 

Económico que não foi indicada a percentagem de inquiridos que se afirmaram 

abstencionistas ou indecisos na questão da intenção de voto legislativo 

(incumprimento da alínea g) do n.º 2 do artigo 7º da LS). No caso específico das 

questões que incidem sobre a intenção de voto, foi salientada a obrigatoriedade de 

inclusão das informações relativas ao número de inquiridos abstencionistas, não só 

porque permitem determinar por exclusão de partes a base dos votantes, mas 

também porque os abstencionistas podem alterar significativamente a interpretação 

dos resultados. 

15. Conforme a ERC já teve oportunidade de referir em outras Deliberações (cfr. 

deliberação do Conselho Regulador n.º 2/SOND-TV/2008, de 26 de Junho de 

2008), para além do princípio geral, contido no n.º 1 do artigo 7º, que obriga a 

difundir os resultados da sondagem de forma a não falsear ou deturpar o seu 

resultado, a LS prescreve, no n.º 2 do referido preceito legal, a obrigatoriedade de 

divulgação de determinadas informações, conjuntamente com a publicação das 

sondagens, que, no essencial visam garantir o cumprimento da obrigação mais 

genérica prescrita no n.º 1 do artigo 7º. 

16. Pelo exposto, resulta que os órgãos de comunicação social objecto de presente 

procedimento, pela sua falta de cuidado na elaboração de peças jornalísticas 

referentes à publicação de sondagens, colocaram em risco a correcta percepção e 

compreensão dos resultados por parte do público. 

17. Acresce que já no passado se verificaram situações de incumprimento à Lei das 

Sondagens por parte destes órgãos de comunicação social (cfr. deliberação n.º 

2/SOND/2011, deliberação n.º 1/SOND-NET/2011 e informação 7/JT/2011, 

constante do processo ERC/04/2011/719).  

18. Todavia, deve salientar-se que os órgãos de comunicação social em causa ao 

tomarem consciência das incorrecções presentes nas peças procederam 

voluntariamente, com eficiência e celeridade, à sua correcção. 

19. A pronta e eficaz correcção dos dados nos três suportes de comunicação onde 

foram divulgados os resultados da sondagem contribuiu indiscutivelmente para a 

diminuição dos possíveis efeitos nefastos junto do público, que foi informado 



 
 

5 
 

(ainda que num segundo momento) da ocorrência de um erro e dos resultados 

corrigidos. Este comportamento alicerça ainda a convicção junto do Conselho 

Regulador em como os erros verificados não foram intencionais (nem mesmo terão 

os órgãos de comunicação social envolvidos representado a possibilidade da sua 

verificação ou estariam de tal facto conscientes), sendo, portanto, diminuta a 

censurabilidade da conduta do agente. 

20.  Em face do exposto, considera-se desadequada a adopção de medidas 

sancionatórias, sublinhando-se, no entanto, a necessidade de os três órgãos visados 

no presente processo imporem um maior cuidado em matéria de 

publicação/divulgação de sondagens. 

 

V. Deliberação 

 

Considerando que se verificou a violação do n.º 1 do artigo 7º da LS, bem como da 

alínea g) do n.º 2 do mesmo preceito legal; 

Assinalando que as falhas foram voluntariamente rectificadas, de forma célere, em 

divulgações posteriores, 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências 

cometidas à ERC, designadamente as previstas nas alínea z) do n.º 3 do artigo 24º 

dos Estatutos adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugado com 

o previsto na Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho, delibera instar o Diário Económico, 

o Económico TV e o sítio electrónico http://economico.sapo.pt/ a observar o 

regime legal de divulgação de sondagens, com especial enfoque para as 

obrigações constantes no artigo 7º da LS. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-

Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, na redacção imposta pelo Decreto-Lei 70/2009 de 31 

de Março, é devido o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 1,50 

unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37). 

 



 
 

6 
 

Lisboa, 19 de Janeiro de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


