
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

20/DR-I/2012 

 

 

Recurso de Jorge de Sá contra o jornal “Diário de Notícias” 

 

 

 

Lisboa 

10 de julho de 2012



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 20/DR-I/2012 

 

Assunto: Recurso de Jorge de Sá contra o jornal “Diário de Notícias” 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Jorge de Sá, Recorrente, e jornal “Diário de Notícias”, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do Recurso  

 

O recurso tem por objeto o alegado cumprimento deficiente, por parte do Recorrido, do 

direito de resposta do Recorrente. 

 

III. Factos Apurados 

 

1. No dia 20 de abril de 2012, o jornal “Diário de Notícias” publicou um texto de 

resposta do Recorrente relativo à notícia intitulada “Contestação a concurso de 

prevenção sobe de tom”, publicada na edição de 30 de março de 2012, daquele 

diário. 

2. No dia 22 de maio de 2012, em comunicação à ERC, informa o Recorrente não 

estar satisfeito com a publicação do texto de resposta. 

3. Alega o Recorrente que “[a]o publicar (…) o direito de resposta (…) o DN cometeu 

um erro inaceitável (…)”. 

4. Considera o Recorrente que “[p]ara quem se quisesse fazer de distraído e não lesse 

a “Nota de Redação”, trocar ENSR por ANSR seria apenas uma gralha, ainda que 

acontecendo num texto disponibilizado para copiar, tal e qual, e não para “corrigir”. 

Como não há distraídos neste caso e a “Nota de Redação” pretende concluir o 



 

2 

assunto em tom chocarreiro e inadmissível do ponto de vista da verdade (…) não 

posso deixar passar em claro mais este lamentável facto.” 

5. Mais disse que “[p]ara que não restem dúvidas quanto a essa diferença e que se 

perceba (…) a autora do texto original escreveu “Este sociólogo, professor 

universitário, defendeu para a ENSR os planos municipais…”. Ora, tal como está 

construída a frase, não podem restar dúvidas: a autora não se queria referir à ANSR. 

Para tal, teria que ter escrito “junto da ANSR”, “com a ANSR” ou outra forma 

semelhante. E, mesmo que tal tivesse ocorrido, o que não foi o caso, a menção não 

faria sentido no contexto do parágrafo onde a frase está inserida.” 

6. Continua dizendo que “[o]ra, como nem eu, nem nenhum dos membros da equipa 

do ISCTE que colaboram no projeto preconizámos ou defendemos aí os Planos 

Municipais, tal como se constata pela leitura da ENSR, seria agora da maior 

conveniência para a autora Valentina que essa minha pretensa defesa dos planos 

tivesse ocorrido no contexto, não documentado e vago, dos contactos com a ANSR. 

E, para tal, bastava mudar uma simples letra.” 

7. Refere também que “[q]uanto à “Nota de Redação”, lamento o tom da introdução e, 

principalmente, a utilização do subterfúgio com que se pretende, sem nenhuma 

prova, ter a palavra final, dando como verdadeiras as afirmações aí contidas. Isto é, 

rotula-se alguém através de uma anotação suportada em alguma coisa e, a partir daí, 

permite-se fazer uma afirmação falsa (…) onde se quer fazer passar por mentiroso o 

autor. Sendo assim, é inqualificável afirmar, sem o demonstrar, “ … e do Próprio 

autor da carta, sendo que algumas das afirmações que afirma não serem verdadeiras 

foram fornecidas por escrito pelo próprio.” 

 

IV. Defesa do Recorrido 

 

8. Alega o Recorrido que “[n]a edição do dia 20.04.12, o DN publicou (…) o texto 

enviado pelo Participante. 

9. Mais disse que o texto foi publicado “ (…) na pág. 22, Secção País/Segurança (…) 

acompanhado de uma Nota da redação equilibrada e razoável face ao contido no 

texto de resposta.” 



 

3 

10. Continua dizendo que “[o] Participante envia nova carta ao DN com data de 

24.04.12, afirmando que o seu texto havia sido “adulterado (…)”. 

11. “Queixava-se o Participante da troca da letra “E” pela letra “A”, em “ANSR” 

constante do ponto 4. do texto de resposta enviado pelo Participante em 17.04.12.” 

12. Afirma o Recorrido que “[n]a referida carta o Participante acusava este Jornal de ter 

deliberadamente alterado o texto, que não se tratava de uma mera “gralha” (…)”. 

13. Em resposta, o jornal, “ (…) por carta de 3.05.12, [explicou] ao participante (…) 

que “a gralha (o lapso de uma letra!) ” não havia sido “intencional”, e que não seria 

“com recurso a direitos de resposta, cartas ou quejandos que este Jornal ou a nossa 

jornalista aceitarão ser condicionados na informação” que prestam (…)”. 

14. Considera o Recorrido que “[i]sto é perseguição. Não o exercício de um direito.” 

15. Refere que “[f]oram observados os requisitos legais exigíveis, na mesma secção, 

com identificação do seu autor, conferindo-lhe destaque justo, inequívoco e de 

idêntica natureza ao da notícia que lhe dera causa, conforme prescreve a lei.” 

16. Diz também que “ (…) a Nota da Redação publicada com o texto de resposta é 

breve, adequada e razoável face aos termos do direito de resposta, onde se apontam 

as inexatidões da resposta como o facto de algumas das afirmações terem sido 

fornecidas por escrito pelo Participante.” 

17. Entende o Recorrido que “ (…) não é em virtude de uma gralha (lapso de uma 

letra!), que assiste (assistiria) direito ao Participante a uma (re)publicação do seu 

texto.” 

18. Continua dizendo que “[u]ma gralha involuntária e não intencional e que, ao 

contrário do que acusa o Participante, não induz o leitor em erro.” 

19. Mais disse “[r]epare-se que a expressão utilizada no texto de resposta do 

Participante era «”defendeu para a ENSR os planos municipais”. Onde?», 

expressão que esta constava no penúltimo parágrafo da notícia de 20.03.12.” 

20. Esclarece que “ (…) aquilo que o DN publicou, a referida gralha, foi: «”defendeu 

para a ANSR os planos municipais”, onde?» 

21. Defende o jornal que “ (…) a expressão em causa permite confusão no «correr da 

pena» de quem está a datilografar um texto.” 



 

4 

22. Alega também que, apesar da “gralha”, “ (…) o leitor não ficará com entendimento 

diverso do que foi publicado.” 

23. Considera, assim, o Recorrido, que “[p]edir a (re)publicação de um texto com base 

numa gralha é que (isso sim) constitui abuso de direito, intolerável para a ordem 

jurídica  e censurável, e que outro decoro recomendava mais contenção.” 

24. Conclui dizendo não ser “ (…) verdade que o DN tenha denegado o direito de 

resposta, já que publicou aquele que o Participante quis que fosse publicado.” 

Requerendo, como tal, o arquivamento do processo. 

 

V. Normas Aplicáveis 

 

25. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de 

Imprensa (aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro), em particular os artigos 

24.º e seguintes, e da Lei da Televisão (aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de 

julho), designadamente os artigos 65.º e seguintes. Aplica-se, ainda, nesta fase do 

recurso, o disposto nos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro (“Estatutos”), atentas as atribuições e competências 

constantes, respetivamente, do disposto na alínea f) do artigo 8.º, e na alínea j) do 

número 3 do artigo 24.º, ambos do mesmo diploma. 

Aplica-se também a Diretiva 2/2008 de 12 de novembro de 2008, do Conselho 

Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sobre a publicação 

de textos de resposta e de retificação na Imprensa. 

 

VI. Análise e Fundamentação 

 

26. O direito de resposta e de retificação encontra-se consignado nos artigos 24.º e 

seguintes da LI. 

27. No caso em análise, o direito de resposta requerido pelo Recorrente foi publicado 

pelo Recorrido. 



 

5 

28. Não obstante, o referido texto foi publicado contendo uma gralha. No ponto 4 da 

resposta onde se lê “ (…) defendeu para a ANRS os planos municipais…” deveria 

ter sido publicado “ (…) defendeu para ENRS os planos municipais…”. 

29. Considera o Recorrente que tal “gaffe” constitui um “erro inaceitável”, isto porque 

nunca preconizou ou defendeu para a ANRS os planos municipais, “ (…) tal como 

se constata pela leitura da ENSR, seria agora da maior conveniência para a autora 

Valentina que essa minha pretensa defesa dos planos tivesse ocorrido no contexto 

não documentado e vago, dos contactos com a ANRS. E, para tal, bastava mudar 

uma simples letra.” 

30. Em resposta, o Recorrido alega que o erro em causa consubstancia um mero lapso e 

que o mesmo não foi intencional, tendo sido observados todos os requisitos legais 

exigidos na publicação do direito de resposta. 

31. De acordo com o disposto no artigo 26.º, n.º 2, da LI “ [a] publicação é gratuita e 

feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem 

que tiver provocado a resposta ou retificação, de uma só vez, sem interpolações 

nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de 

resposta ou de retificação.” 

32. O direito de resposta foi publicado de acordo com o que é exigido pelo texto legal, 

contudo, do mesmo consta uma gralha, questionando-se se a mesma justifica a 

republicação ou não do texto de resposta. 

33.  Em relação à gralha apontada, o Conselho Regulador considera que, apesar de 

revelar uma censurável falta de cuidado e zelo por parte do jornal na transcrição do 

texto de resposta, a mesma não desvirtua o sentido da resposta.  Com efeito, o 

Conselho Regulador entende que a alteração em relação ao texto original, não se 

encontrando indícios de ter sido intencional, não interfere com a apreensão pelo 

leitor do sentido e conteúdo do texto de resposta, pelo que não resulta prejudicada a 

reparação pretendida pelo Recorrente com a sua divulgação. 

 

 

 

 



 

6 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Jorge de Sá contra o jornal “Diário de Notícias”, 

por alegado cumprimento deficiente do direito de resposta, o Conselho Regulador da 

ERC delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f) e 24.º, n.º 3, alínea j), dos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 

 

1. Considerar procedente o recurso na parte em que considera ter existido uma 

gralha na publicação do texto de resposta do Recorrente; 

2. Não considerar, todavia, que a referida gralha interfira com a apreensão pelo 

leitor do sentido do conteúdo do texto de resposta, não se justificando, como 

tal, a sua republicação, sem prejuízo da possibilidade de publicação de uma 

nota retificativa quanto à gralha em causa; 

3. Instar o “Diário de Notícias” a, no futuro, proceder com zelo e diligência na 

transcrição dos textos de direito de resposta publicados. 

 

São devidos encargos administrativos, no montante de 4,50 Unidades de Conta, nos 

termos do artigo 11.º, n.º 1, alínea a), do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de julho. 

 

Lisboa, 10 de julho de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


