
Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

22/CONT-I/2011 

 

 

Participação de Rui Pedro de Sousa Barreiro contra o jornal 

“O Mirante” 

 

 

 

Lisboa 
4 de Outubro de 2011



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 22/CONT-I/2011 

 

Assunto: Participação de Rui Pedro de Sousa Barreiro contra o jornal “O Mirante” 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 19 de Agosto de 2011 deu entrada na ERC uma participação de Rui Pedro de Sousa 

Barreiro, como Queixoso, contra o jornal “O Mirante”, os seus proprietários, Joaquim 

António Antunes Emídio e Maria de Fátima Franco Salgado Emídio, e os seus 

directores, o referido Joaquim António Antunes Emídio e Alberto Fernando de 

Carvalho Bastos, na qualidade de Denunciados. 

 

II. Objecto da queixa 

 

A queixa tem por objecto a publicação, pelo jornal “O Mirante”, de um artigo que 

alegadamente ofende o bom-nome e reputação do Queixoso. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição em papel, assim como na edição on-line de 4 de Agosto de 2011, o jornal 

“O Mirante” publicou, na rubrica “Última página” um artigo com o título “As 

negociatas de Rui Barreiro”. 

2. No referido artigo, após uma primeira parte em que o autor, Joaquim António 

Emídio, director do jornal “O Mirante”, critica uma entrevista a Francisco Moita 

Flores, refere que “Serviço público, na minha opinião, é denunciar na praça pública 

o arrendamento ao CNEMA de instalações por verbas astronómicas. Rui Barreiro 



 

 

2 

 

quando está político não faz serviço público; serve-se do que é público que é uma 

coisa bem diferente dos velhos hábitos e costumes herdados da polis.” 

3. Acrescenta que “a fonte de rendimento que Rui Barreiro proporcionou ao CNEMA 

(que foi notícia de O Mirante na passada semana na edição Lezíria) é um bom 

exemplo da má utilização dos dinheiros públicos e dos servicinhos que os 

governantes se habituaram a fazer com a impunidade conhecida. Explico melhor: o 

Estado é proprietário da Estação Zootécnica de Santarém que é uma autêntica cidade 

dentro desta velha urbe escalabitana cheia de história. Na Estação Zootécnica de 

Santarém decorrem nesta altura obras para a instalação dos serviços de Direcção 

Regional de Agricultura. Não é preciso ter um diploma para perceber que nestas 

obras de adaptação das instalações, ou noutras, cabiam muito bem os serviços de 

Veterinária e das Florestas que agora vão para o CNEMA pagar uma renda 

milionária e assim servirem de fonte ao Senhor João Machado para que continue a 

gerir o CNEMA à sua boa maneira. É desta forma, e com expedientes malandros, 

que se faz em muitos casos a gestão dos dinheiros públicos. E é com estes 

governantes e estes dirigentes associativos que chegámos à situação que todos 

conhecemos e sentimos na pele.” 

4. E o artigo conclui afirmando que “’Quem conhece a estação zootécnica de 

Santarém, e o tamanho daquele espaço, e o número de edifícios e de instalações que 

estão construídas lá dentro; quem conhece esta realidade, como eu conheço e como 

conhecem quase todos os escalabitanos e muitos ribatejanos, não pode deixar de se 

indignar depois de saber desta negociata.’ Foi mais ou menos assim que algumas 

pessoas honradas da cidade me falaram e pediram que fizesse eco da sua indignação 

em nome de uma cidade e uma região.” 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

5. O Queixoso solicita a intervenção da ERC, com os seguintes fundamentos: 

a) Logo pelo título “As negociatas de Rui Barreiro” se percebe que o autor do 

artigo visa insultar o queixoso; 



 

 

3 

 

b) O objectivo que move o autor do artigo não é o de informar ou opinar sobre bom 

ou mau fundamento de dois contratos de arrendamento celebrados pelo Estado 

mas, tão-só, o de difamar o queixoso, intenção que sobressai do conhecimento 

que o participado tem da falsidade dos factos que aduz e do desvalor dos juízos 

que formula; 

c) O autor do texto sabia, pela mera leitura dos artigos “Visita de governante às 

obras da Estação Zootécnica para eleitor ver” e “CNEMA recebe serviços do 

Ministério da Agricultura pela mão de Rui Barreiro”, publicado nas edições 

digitais e em papel do semanário O Mirante de 26 de Maio e 28 de Julho do 

corrente ano, respectivamente, que “as obras de readaptação na Estação 

Zootécnica Nacional se destinavam a concentrar os serviços e cerca de 100 

trabalhadores da Direcção Regional da Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo”, 

aproveitando “o saldo de gerência de 2009 para 2010 da DRA” e um 

“financiamento do Ministério das Finanças”; 

d) E também sabia, uma vez mais pela mera leitura dos indicados artigos, que “as 

instalações da Rua Pedro Canavarro, onde funciona a Autoridade Florestal 

Nacional e Direcção Geral de Veterinária, vão deixar de albergar essas 

autoridades, que se vão mudar para o CNEMA”, “devido às más condições do 

edifício que ocupavam já há algumas décadas… inclusivamente chovia lá 

dentro”; 

e) Sabia, portanto, que não se tratava de “negociata” a decisão política de 

concentrar nas instalações da antiga Estação Zootécnica Nacional serviços 

dispersos da Direcção Regional de Agricultura, na medida das disponibilidades 

físicas e logísticas daquelas instalações, uma vez que as mesmas já se encontram 

afectas às actividades do Pólo de Investigação da Quinta da Fonte Boa; 

f) O participado também tinha conhecimento do arrendamento ao CNEMA, pelo 

Estado Português, de espaços necessários e suficientes a albergar ali os serviços 

da Direcção Regional de Serviços de Veterinária de Lisboa e Vale do Tejo, 

ademais com todas as vantagens logísticas que a utilização daquelas instalações 



 

 

4 

 

comporta, realidade que o autor do artigo em apreço quis esconder aos seus 

leitores para melhor atacar o queixoso; 

g) Em lado algum do artigo “As negociatas de Rui Barreiro” o participado 

esclarece os leitores sobre o concreto valor das rendas que o Estado paga ao 

CNEMA - € 500,00 por mês -, nem sobre o concreto valor - € 1.500,00 por mês 

-, que paga pelos serviços de parqueamento, limpeza, energia eléctrica, água e 

vigilância, que a Direcção Regional das Florestas e a Direcção de Serviços de 

Veterinária de Lisboa e Vale do Tejo passaram a usufruir no quadro dos 

referidos contratos de arrendamento; 

h) E nada se diz aos leitores sobre as degradantes condições em que laboravam os 

trabalhadores daquelas Direcções nas instalações da Rua Pedro Canavarro, em 

Santarém, nem sobre os custos de manutenção e funcionamento deste imóvel, 

nem sobre a diferença de área destas instalações comparativamente à área global 

dos espaços agora arrendados; 

i) Isto é, no citado artigo “As negociatas de Rui Barreiro”, o participado 

escamoteou aos leitores de O Mirante toda a informação necessária para que 

estes avaliassem se eram verdadeiras as graves imputações que ele dirigia ao 

queixoso nesse texto; 

j) Com esta conduta, o participado Joaquim António Antunes Emídio, 

beneficiando da cumplicidade de Alberto Fernando de Carvalho Bastos e da 

aprovação silenciosa da Maria de Fátima Franco Salgado Emídio, quis induzir 

os leitores de O Mirante a crer que o queixoso, enquanto Secretário de Estado 

das Florestas e Desenvolvimento Rural, foi o mentor de um negócio fraudulento, 

lesivo do interesse público e com vantagem patrimonial ilícita para terceiros; 

k) Enfim, o artigo “As negociatas de Rui Barreiro” não constitui um texto 

informativo ou opinativo que possa enquadrar-se no plano da liberdade de 

expressão. Bem pelo contrário, é um texto que afronta este direito, porque se 

trata, tão-somente, de um exercício insultuoso que culmina o processo de 

aviltamento do queixoso, iniciado pelos dois anteriores artigos de 26/05 e de 



 

 

5 

 

28/07, quanto a esta concreta matéria das obras na antiga Estação Zootécnica 

Nacional e dos arrendamentos ao CNEMA; 

6. O Queixoso refere ainda que: 

l)  Em 12 de Fevereiro de 2001, a Terra Branca Lda., cujos sócios são Joaquim 

António Antunes Emídio e sua mulher Maria de Fátima Franco Salgado Emídio, 

e que é proprietária do jornal O Mirante, celebrou com a Câmara Municipal de 

Santarém um “Protocolo”, nos termos do qual o Município pagava àquela 

sociedade 600.000$00 (€ 3.000,00) por mês, acrescidos de IVA, obrigando-se a 

Terra Branca, Lda., como contrapartida “a publicar no jornal O Mirante em 

forma de notícia ou publicidade uma página semanal dedicada às actividades 

culturais ou desportivas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Santarém ou 

as que tiverem o seu apoio”, sendo que “o espaço a ocupar dependerá sempre do 

bom entendimento entre as partes já que em vez de publicidade ‘pura e dura’ às 

actividades dever-se-á sempre optar pela publicação de textos sobre as 

actividades e os seus protagonistas com a antecedência ideal para uma boa 

promoção das iniciativas”; 

m) Este protocolo era tão lesivo para o interesse público, que foi logo rescindido 

pela Câmara Municipal de Santarém pouco depois de o queixoso ter sido eleito 

presidente da edilidade; 

n) Com efeito, dos termos desse protocolo resultava que a Câmara Municipal de 

Santarém pagava 600.000$00 à Terra Branca, Lda., para que esta sociedade 

publicasse no Mirante os press-releases que a Câmara Municipal enviava para 

as redacções de todos os jornais; 

o) A rescisão deste Protocolo por parte do executivo camarário liderado pelo 

queixoso concitou sobre este o ódio do participado Joaquim António Emídio; 

p) Acresce que Joaquim António Emídio foi já publicamente acusado, e goza da 

fama, de pressionar agentes públicos – autarcas, directores de instituições 

públicas – para obter protocolos e publicidade para o semanário O Mirante; 



 

 

6 

 

q) Assim, resulta evidente que os participados violaram o disposto nos artigos 25.º, 

n.º 1 e 26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa, o artigo 70.º do 

Código Civil e o artigo 8.º do Estatuto da Imprensa Regional. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

7. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Denunciado esclareceu 

que: 

a) O participante confunde intencionalmente o que é um artigo jornalístico e o que 

é um texto de opinião; 

b) Por outro lado, esquece que nos jornais e na nossa sociedade já há muito que a 

censura não existe, pelo que nenhum sentido faz dizer-se que o autor do texto 

surge beneficiando da cumplicidade do director do jornal e com aprovação 

silenciosa de Maria de Fátima Emídio; 

c) Para além disso, o dever jornalístico de informar relativamente à questão do 

arrendamento das instalações do CNEMA por parte do Ministério da Agricultura 

foi cumprido, de acordo com todas as regras deontológicas e de jornalismo, na 

edição do jornal “O Mirante” de 28 de Julho de 2011; 

d) Na edição de 4 de Agosto de 2011 foi publicado então um texto de opinião no 

qual o seu autor se limita a efectuar uma apreciação de um acto político de um 

governante, então secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural, nos 

últimos dias do seu mandato; 

e) O texto em causa nada tem de ofensivo contra o cidadão normal, trata-se pura e 

simplesmente de uma crítica ao governante e à sua gestão, no entender do autor 

do texto de opinião, desadequada dos recursos públicos; 

f) Sendo o participante um governante, está sujeito ao sufrágio público, 

essencialmente através dos órgãos de comunicação social, que poderão utilizar 

expressões que, retiradas do contexto, possam não ser totalmente agradáveis 

para o visado, mas sempre será esse o preço a pagar por quem tem o dever de 

bem gerir os direitos dos seus concidadãos; 



 

 

7 

 

g) O participante refere ainda que o artigo em causa não esclarece determinados 

pontos, nomeadamente o estado das instalações e o valor da renda a pagar, 

porém esquece-se que essa função informativa já tinha sido prestada 

anteriormente, numa peça jornalística da edição anterior do jornal “O Mirante”, 

e que no texto de opinião não se punha em causa a enunciação de todas essas 

circunstâncias, ali e tão-somente o que está em razão é a opinião sobre um acto 

de um político, que governa e que aplica os dinheiros públicos; 

h) De facto, nenhuma crítica é apresentada à vida pessoal do participante, mas sim 

à sua actividade pública, utilizando-se uma linguagem adequada à crítica dos 

actos políticos, para o qual têm o participante e todos os demais actores da vida 

pública de estar preparados em razão das suas funções; 

i) O participante confunde, intencionalmente, opinião com textos jornalísticos, 

deturpando e retirando frases do contexto, pois quer criar a aparência de um 

ataque pessoal, quando tal não resulta nem dos artigos noticiosos nem do texto 

de opinião e quando, de facto, o que resulta é que, enquanto político e 

governante, a sua actividade é sufragável, porque padece de fragilidade e de 

pouca racionalidade, e, dessa forma, está sujeita a crítica, ainda que não se goste 

da mesma; 

j) Quanto ao protocolo entre a Terra Branca, Lda., e a Câmara Municipal de 

Santarém, o participante esqueceu-se de referir que entre as duas entidades 

intervenientes foi almejada uma transacção processual, e que nos demais 

processos judiciais que foram intentados contra a Câmara Municipal de 

Santarém em virtude de diversos incumprimentos, esta teve de pagar tudo o que 

devia à Terra Branca, Lda., acrescido dos juros legais; 

k) Por seu turno, é completamente falsa e absurda a afirmação de que o autor do 

texto de opinião tenha fama de pressionar, seja quem for, com intuito de obter 

protocolos e publicidade;    

l) Deste modo, é por de mais evidente que a única pretensão do queixoso é visar 

pessoalmente o autor do texto de opinião, tentando assim exercer censura de 

forma indirecta. 



 

 

8 

 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

8. Em primeiro lugar, cumpre apreciar se a peça posta em causa pelo Queixoso, o 

artigo com o título “As negociatas de Rui Barreiro”, é um texto jornalístico ou um 

artigo de opinião. 

9. O Denunciado afirma que se trata de um texto de opinião. Efectivamente, o artigo 

surge na “Última página”, e está identificado como “Opinião”. Para além disso, a 

peça é assinada e escrita na primeira pessoa do singular, a confirmar a sua natureza 

claramente opinativa.  

10. O jornal “O Mirante” cumpriu, assim, as normas ético-legais da actividade 

jornalística, designadamente o artigo 1.º do Código Deontológico dos Jornalistas, no 

qual se refere que “a distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos 

do público” e o artigo 14.º do Estatuto do Jornalista que, na alínea a) do ponto 1, que 

estabelece que é dever deste profissional “informar com rigor e isenção, (…) 

demarcando claramente os factos da opinião”. 

11. As intervenções num espaço de opinião, devidamente identificado, remetem para o 

livre exercício da liberdade de expressão, consagrada no n.º 1 do artigo 37.º da 

Constituição da República Portuguesa como “o direito de exprimir e divulgar 

livremente o pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio”. 

12. Ora, ao nível da actividade jornalística verifica-se que a opinião não se encontra 

sujeita ao apertado leque de deveres que consta nomeadamente do Estatuto do 

Jornalista e que se dirige, pela sua natureza, a trabalhos jornalísticos de informação 

(cfr. Deliberação 24/CONT-I/2009). 

13. Por conseguinte, assiste razão ao Denunciado quando alega que não tinha o dever de 

explanar todos os factos que o Queixoso enuncia, uma vez que se tratava de um 

texto de opinião e não de uma peça jornalística. 

14. Tendo em conta que o texto em apreço é manifestamente um artigo de opinião e que 

são reconhecidamente superiores os espaços de liberdade presentes neste género, 

não se considera que o texto objecto de queixa seja susceptível de ferir a dignidade 



 

 

9 

 

do visado numa dimensão de tal modo desproporcionada que justifique um juízo de 

censura por parte da ERC. 

15. De facto, deve atender-se aos argumentos do Denunciado no sentido de que “sendo 

o participante um governante, está sujeito ao sufrágio público, essencialmente 

através dos órgãos de comunicação social”, e que “nenhuma crítica é apresentada à 

vida pessoal do participante, mas sim à sua actividade pública”. 

16. Tal não significa que a liberdade de opinião seja ilimitada. De acordo com a lei, os 

seus autores podem ser responsabilizados em sede civil e criminal. No entanto, o 

exercício da liberdade de expressão e dos seus eventuais limites é sindicável, em 

primeira linha, por via judicial e não por via regulatória. 

17. Cumpre ainda referir que o artigo 24.º da Lei da Imprensa concede ao Queixoso o 

exercício do direito de resposta, o qual lhe permitiria defender a honra e expor a sua 

versão dos factos perante o mesmo público que leu o artigo no qual foi visado. A 

ERC enviou, no dia 24 de Agosto, um ofício ao Queixoso, sugerindo o exercício 

dessa prerrogativa, mas não encontrou da parte deste, disponibilidade para o recurso 

àquele meio de tutela dos seus direitos de personalidade 

18. Por último, a ERC não poderá apreciar os factos que o Queixoso descreve 

relativamente ao protocolo celebrado entre a sociedade Terra Branca, Lda., e a 

Câmara Municipal de Santarém, uma vez que o já decorreu o prazo de caducidade 

do direito de queixa. Com efeito, o artigo 55.º dos Estatutos da ERC dispõe que 

qualquer interessado pode apresentar queixa relativa a comportamento susceptível 

de configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas 

legais ou regulamentares aplicáveis às actividades de comunicação social, desde que 

o faça no prazo máximo de 30 dias a contar do conhecimento dos factos e desde que 

tal conhecimento não ocorra passados mais de 120 dias da ocorrência da alegada 

violação. Acresce que o referido protocolo foi resolvido pela Câmara e, por isso, já 

não está em vigor. 

 

VII. Deliberação 

 



 

 

10 

 

Tendo apreciado uma queixa de Rui Pedro de Sousa Barreiro contra o jornal “O 

Mirante”, devido à publicação de um artigo com o título “As negociatas de Rui 

Barreiro”, na edição de 4 de Agosto; 

Considerando que o texto surge num espaço de opinião que deve ser enquadrado à luz 

do exercício das liberdades de opinião e de expressão, e que incumbe aos tribunais, e 

não à ERC, a apreciação da ilicitude, civil ou penal, no exercício desses direitos; 

Verificando, ainda, que o jornal acautela devidamente a destrinça entre os géneros de 

opinião e de informação, de acordo com o previsto no Estatuto do Jornalista e no quadro 

da deontologia que rege a actividade jornalística, 

 

O Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, 

alíneas a) e d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, não dar seguimento à presente queixa. 

 

Lisboa, 4 de Outubro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


