
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

70/2013 (SOND-TV) 

 

 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra a TVI 24 por 
violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2013



ERC/04/2012/414   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 70/2013 (SOND-TV) 

 

Assunto: Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra a TVI 24 por violação da Lei das 

Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a 

saúde» 

 

 

1. Da participação 

 

1. Deu entrada na ERC, a 23 de abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da 

Saúde contra a edição online da TVI 24 por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de 

junho (doravante, LS), na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses 

e a saúde», no seguintes termos: 

«No passado dia 17 de abril de 2012, foi divulgado um barómetro sondagem designado 

por “Quarta vaga do barómetro bianual BOP Health – ‘Os portugueses e a saúde’”, 

documento desenvolvido pela Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 

consultora de comunicação Guess What PR». 

«A apresentação pública à comunicação social do referido barómetro foi feita no dia 17 de 

abril de 2012, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa». 

«Consta do press release de divulgação da iniciativa, entre outras referências que se dão 

por integralmente reproduzidas, que a “avaliação que os portugueses fazem do Ministro 

da Saúde nos primeiros seis meses à frente da tutela é claramente negativa. Um terço dos 

portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. Esta é uma das principais conclusões da quarta vaga do barómetro bianual BOP 

Health – ‘Os portugueses e a saúde’” e prossegue “(...) a forma como o Ministério da Saúde 

faz a gestão do erário público é avaliada de forma ainda mais negativa”». 

«No mesmo dia 17 de abril, o Diário Económico e a Agência Lusa publicaram notícias que 

reproduzem, no essencial, o texto do press release, tendo a mesma notícia sido 

imediatamente publicada nos órgãos de comunicação social Correio da Manhã, PT Jornal, 

Jornal Digital, A Bola, JN Mobile, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário Digital, TVI24, 



ERC/04/2012/414   

2 

RCM Pharma e Sol contra os quais se apresenta queixa a essa ERC, por violação do 

disposto no art.º 7º da Lei das Sondagens». 

«Deste modo, ao difundir e publicar notícias com títulos como “Um terço dos portugueses 

reprova Paulo Macedo”, “Um terço dos portugueses considera ‘mau’ o desempenho de 

Paulo Macedo”, e outros com ligeiras variações, os mencionados órgãos de comunicação 

social, não só se abstiveram de reproduzir acriticamente o conteúdo das afirmações 

categóricas contidas no press release, como não cuidaram de incluir os elementos de 

publicação obrigatória, nem promoveram o adequado tratamento jornalístico dos dados 

contidos naquele documento». 

«Tendo procedido do modo sumariamente descrito, aqueles órgãos de comunicação 

social eximiram-se do dever de garantir o rigor na análise e interpretação dos dados que 

vieram a ser publicados, de modo a que os leitores/espetadores pudessem compreender 

o seu sentido e limites». 

 

2. Factos apurados 

 

2. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados a 17 de abril de 2012, na edição online da TVI 24, através de uma peça 

noticiosa publicada sob o título «Um terço dos portugueses “chumba” ministro Paulo 

Macedo». Segue-se a transcrição da divulgação: 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre os “os 

portugueses e a saúde” classifica o ministro Paulo Macedo de “mau ou muito mau” e 

quase metade considera a sua gestão “muito má”. 

Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 

consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 

telefonicamente a 618 pessoas. 

De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 

portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o “mau ou muito 

mau”. 



ERC/04/2012/414   

3 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada ainda de 

forma mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 

“muito má”. 

Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 

dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 

“má ou muito má”. 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 

ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 

público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 

cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 

em Portugal. 

O estudo apurou que os utentes do setor privado estão mais satisfeitos do que os do 

público. 

Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 

apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 

desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 

medicamentos e na promoção de ações de rastreio. 

Quase metade dos inquiridos considera que a marca do medicamento tem uma 

importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 

principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 

farmacêuticos». 

4. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, por 

omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

5. A TVI24 foi oficiada pela ERC, a 21 de maio de 2012, para o exercício do contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à TVI, Televisão Independente, S.A., entidade proprietária 

da TVI24, a 12 de dezembro de 2012, que corria termos neste Regulador o presente 

processo. 

7. A participação contra os restantes órgãos de comunicação social divulgadores do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» foi objeto de deliberações autónomas para 

cada entidade visada. 



ERC/04/2012/414   

4 

 

3. Exercício do contraditório 

 

8. Em missiva recebida pela ERC a 31 de maio de 2012, a TVI 24 começa por alegar que «[a] 

TVI 24 [...] não publicou ou divulgou o resultado de qualquer sondagem ou inquérito de 

opinião, para efeitos de aplicação do disposto na Lei n.º 10/2000, de 21/06.» 

9. Mais disse ter-se limitado «[...] a reproduzir uma notícia que versava sobre a publicação 

de um barómetro bianual sobre “Os Portugueses e a Saúde”, cujos resultados tinham sido 

apresentados no Centro Cultural de Belém, tal como ela havia sido elaborada e difundida 

pela Agência Lusa, da qual é cliente. Nem mais, nem menos. 

10. Continua dizendo que, « [...] muito embora não se tratasse da primeira notícia sobre o 

barómetro em causa, o texto reproduzido na edição  eletrónica da TVI 24 continha a 

esmagadora maioria dos elementos de divulgação obrigatória e permita uma correta 

análise dos resultados apresentados». 

11. Considera também o Denunciado que « [...] deve considerar-se extinto por caducidade o 

poder de verificação da ERC dos alegados incumprimentos assinalados, pois, nos termos 

do disposto no n.º 2, do art.º 13.º, da Lei n.º 10/2000, de 21/06, se a queixa apresentada 

for relativa a sondagens ou inquéritos de opinião previstos no n.º 1, do art.º 1, dos mesmo 

diploma [...] a ERC deveria ter deliberado no prazo máximo de oito dias a contar da sua 

apresentação. [...] E não se diga que o prazo é meramente indicativo, porque é esse prazo 

de caducidade que justifica que a ERC possa impor, nos termos do disposto no n.º 3, do 

art.º 15, do já identificado diploma, como efetivamente impôs, um prazo máximo de 

resposta ou de prestação de esclarecimentos por parte dos interessados de 48 horas».  

 

4. Normas aplicáveis 

 

12. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

13. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º 

deste diploma. 



ERC/04/2012/414   

5 

 

5. Análise e fundamentação 

 

14. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1.º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

15. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

16. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, 

as sondagens que tenham sido objeto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou 

difusão, bem como da indicação do responsável». 

17. De acordo com pronúncia anterior do Conselho Regulador da ERC, , na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 

consideram-se “textos de carácter exclusivamente jornalístico”, orais ou escritas, nas 

quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto é, peças jornalísticas 

em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o seu enfoque central». 

18. Assim, para que o número 4 do artigo 7.º seja aplicável é necessário que na peça 

jornalística visada a divulgação do resultado da sondagem não constitua o seu enfoque 

central e que previamente tenha existido a divulgação do resultado da sondagem num 

órgão de comunicação social. 

19. Ora, analisada na notícia em causa, verifica-se que o enfoque central da mesma é a 

divulgação dos resultados de uma sondagem, pelo que o caso em análise não é 

subsumível no número 4 do artigo 7.º da LS. 



ERC/04/2012/414   

6 

20. Resulta, pois, inequívoco, que o presente caso se enquadra no n.º 2 do artigo 7.º da LS, 

pelo que a divulgação da sondagem por parte da TVI 24 edição online deveria ter sido 

acompanhada das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

21. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

22. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação da TVI 24 online verifica-se que não 

foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), identificação do universo alvo da 

sondagem (alínea d); repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); a taxa de resposta 

(alínea f); a indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi “não sabe/não 

responde” (alínea g); data em que ocorreram os trabalhos de recolha de informação 

(alínea i); o método de amostragem utilizado (alínea j); a margem de erro estatístico 

(alínea n).  

23. Em relação ao argumento de que a notícia publicada procedeu a uma reprodução da 

notícia da Lusa, considera-se que a decisão de replicar os dados aí constantes 

correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor da TVI 24. A partir do momento 

em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte da publicação online do 

conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, o Denunciado deveria ter dado 

cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 7.º, 

n.º 2, da LS. 

24. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que a TVI 

24 reproduziu os conteúdos constantes na notícia divulgada pela agência Lusa. 

Comparando a peça noticiosa da TVI 24 com o conteúdo da notícia veiculada pela Lusa, 

conclui-se que a TVI 24 procurou ser rigorosa na elaboração da sua peça noticiosa 

respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi facultada. 

25. Vem ainda invocar a Denunciada a caducidade da deliberação, uma vez que a ERC não 

proferiu decisão no prazo de oito dias como previsto no artigo 13.º, n.º 2, da Lei das 

Sondagens. 

26. Ora, o prazo para a ERC proferir decisão não é, ao contrário do que defende a Denunciada, 

um prazo de caducidade. O que está em causa não é um direito da ERC decidir sobre 



ERC/04/2012/414   

7 

determinada matéria, mas antes um dever de proferir decisão sobre todos os assuntos 

que sejam da sua competência. Este dever de decisão não caduca pelo seu não exercício 

dentro de determinado prazo. 

27. Por outro lado, não existe nenhuma cominação legal prevista para o não cumprimento do 

artigo 13.º, n.º 2, da Lei das Sondagens, pelo que o prazo em causa deve ser entendido 

como meramente indicativo. 

 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra a TVI 24 por 

alegada violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os 

portugueses e a saúde»; 

Notando que o estudo divulgado é uma sondagem e que o seu objeto recai no âmbito da 

aplicação da Lei das Sondagens; 

Verificando que o enfoque central da peça noticiosa objeto de análise é a divulgação dos 

resultados de uma sondagem, não se aplicando como tal o n.º 4 do artigo 7.º da LS; 

Considerando que se verificou o incumprimento, face à LS, no modo como a TVI 24 

procedeu à divulgação de uma sondagem em desrespeito pelo disposto no n.º 2 do artigo 7.º 

da LS, designadamente das suas alíneas b), d), e), f), g), i), j), n); 

Tendo verificado que os resultados divulgados replicaram os dados constantes na notícia 

divulgada pela agência Lusa, 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no 

exercício das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente as previstas nas 

alíneas z) e ac) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, conjugado com o disposto no artigo 15.º, n.º 1 e n.º 2, alíneas e) e g), da Lei n.º 

10/2000, de 21 de junho, delibera: 

 

• Instar a TVI 24 ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, salientando em 

particular a necessidade de observar devidamente o disposto no n.º 2 do seu artigo 

7.º; 



ERC/04/2012/414   

8 

• Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a sociedade TVI, 

Televisão Independente, S.A., na qualidade de proprietária da TVI 24, pela violação 

do disposto no artigo 7.º da Lei das Sondagens em conjugação com o disposto no 

artigo 17.º do mesmo diploma. 

 

Dado tratar-se de uma decisão condenatória (artigo 11.º, n.º 1, alínea a), do Regime de Taxas 

da ERC - Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 

de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de maio), são devidas 

taxas por encargos administrativos, no valor correspondente a 1,50 unidades de conta, nos 

termos do disposto no Anexo V, verba 37, que incide a sociedade TVI, Televisão Independente, 

S.A., na qualidade proprietária da TVI24, a qual, para efeitos do artigo 21.º, n.º 1, alínea a), do 

Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição prévia, a ser exercido no prazo de 10 dias 

contados da data de notificação da presente deliberação, sob pena de tal liquidação se tornar 

definitiva. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira  
Raquel Alexandra Castro  

Rui Gomes 


