
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

4/CONT-I/2009 
 

 
 
 
 

Queixa de Luís Vasco Valença Pinto, Chefe do Estado-Maior das 
Forças Armadas, contra o jornal “Semanário” 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

4 de Março de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 4/CONT-I/2009 

 

Assunto: Queixa de Luís Vasco Valença Pinto, Chefe do Estado-Maior das Forças 

Armadas, contra o jornal “Semanário” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Luís Vasco Valença Pinto, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, como 

Queixoso, e o jornal “Semanário”, com sede no concelho de Lisboa, na qualidade de 

Denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

O recurso tem por objecto a alegada violação, por parte do Denunciado, de exigências 

de rigor informativo. 

 

III. Factos apurados 

 

Na página 46 da edição de 31 de Outubro de 2008 do jornal “Semanário” foi publicado 

um texto, da autoria de Rui Teixeira Santos, intitulado “O golpe”. O texto, inserido na 

rubrica “Penúltima”, começa por abordar as declarações proferidas pelo General 

Loureiro dos Santos, antigo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, que terá 

afirmado ser da responsabilidade do Primeiro-Ministro atender às reivindicações dos 

militares, sugerindo um eventual cenário de revolta armada. Antes de passar à análise da 

questão à luz da situação de tensão inter-institucional entre o Governo e o Presidente da 

República, o autor refere que «desta vez, estando o Chefe do Estado-Maior das Forças 

Armadas feito com o Partido Socialista, ninguém veio repor a “ordem nos quartéis”».         



 

2 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

Inconformado com a conduta do Denunciado, o Queixoso vem agora sujeitá-la ao 

escrutínio do Conselho Regulador da ERC, mediante queixa, formulada nos termos 

legais, que deu entrada em 6 de Novembro de 2008. Alega o seguinte, em súmula:  

i. A afirmação de que o Queixoso está, supostamente, “feito com o Partido 

Socialista” é gravemente atentatória da honorabilidade do Queixoso enquanto 

militar do quadro permanente das Forças Armadas, sendo susceptível de atingir 

a credibilidade e autoridade inerente ao seu cargo de comando militar, assim 

como a confiança dos seus subordinados; 

ii. Com efeito, um dos princípios fundamentais pelos quais se regem as Forças 

Armadas é o da sua neutralidade político-partidária, desde logo em virtude do 

disposto no artigo 275.º, n.º 4, da Constituição; 

iii. Da mesma forma, tal dever de isenção resulta também dos artigos 30.º e 31.º, n.º 

3, da Lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas (Lei n.º 29/82, de 11 de 

Dezembro, na redacção atribuída pela Lei n.º 4/2001, de 30 de Agosto); 

iv. Em suma, dizer que o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas “está feito 

com o Partido Socialista” é acusá-lo de inobservância de um dos seus deveres 

fundamentais, além de constituir uma afirmação falsa, destituída de qualquer 

rigor ou verdade, não tendo o seu autor citado um único facto em abono de tal 

conclusão; 

v. Na conjuntura em que o artigo foi redigido deveria o seu autor ter usado de 

redobrado cuidado na comprovação das suas afirmações, o que não procurou 

fazer, pelo menos junto do ora Queixoso; 

vi. Com a sua conduta, o autor do escrito e o Denunciado violaram o disposto no 

artigo 14.º, n.º 1, alínea a), e n.º 2, alínea c), do Estatuto do Jornalista. 

O Queixoso requer a intervenção da ERC. 

 

 



 

3 

V. Defesa do Denunciado 

 

Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Denunciado alega o 

seguinte: 

i. O artigo em causa constitui um texto de opinião, conforme é evidenciado pelo seu 

conteúdo, pela inserção do nome e, sobretudo, da fotografia do autor, tal como é 

comum neste género; 

ii. O texto foi redigido não por um jornalista, como afirma o Queixoso, mas por um 

articulista; 

iii. Nos termos dos n.ºs 4 e 5 do artigo 31.º da Lei de Imprensa, os artigos de opinião 

responsabilizam apenas o seu autor, desde que este se encontre devidamente 

identificado; 

iv. O “Semanário”, ao longo de 25 anos de existência, tem mantido um bom e cordial 

relacionamento com as Forças Armadas, instituição cujo bom nome jamais 

pretendeu denegrir; 

v. A qualificação “feito com o Partido Socialista” não tem subjacente qualquer 

intenção de ofender o Queixoso, significando apenas que este foi designado para o 

respectivo cargo pelo Governo do Partido Socialista, a quem deve lealdade em 

termos políticos; 

vi. O autor do artigo sempre revelou boa fé e conhecimento dos assuntos militares. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

As normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 26.º, n.º 1, e 37.º, n.º 

1, da Constituição da República Portuguesa (doravante, “CRP”), em conjugação com o 

disposto nos artigos 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC 

(doravante, “EstERC”), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 



 

4 

1. Dos requisitos procedimentais 

 

A ERC é competente. As partes são legítimas. Não há outras questões prévias a 

conhecer. 

 

2. Fundamentação 

 

1. Malgrado o registo essencialmente subjectivo do texto, assim como o respectivo 

enquadramento gráfico e outros indícios (note-se, em particular, que muito embora o 

autor do escrito se encontre habilitado para o exercício da profissão de jornalista, 

segundo dados do website da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, em lugar 

algum é identificado como tal), os quais apontam no sentido da filiação do escrito 

intitulado “O golpe” no género opinativo, existem, no mesmo texto, alguns elementos 

de sentido contrário – i.e., que aproximam o texto em causa daquilo que é normal 

encontrar num exercício de escrita informativa – susceptíveis de criar no leitor confusão 

acerca da intencionalidade subjacente. É o caso, designadamente, da referência seguinte, 

que, denotando um esforço de audição dos interessados, se pode tomar como típico – e 

até mesmo imperativo – no âmbito do jornalismo noticioso, mas não na construção de 

peças opinativas puras: “Nem mesmo o Presidente Ramalho Eanes se quis pronunciar, 

instado pelo SEMANÁRIO”. Não deixa, aliás, de suscitar perplexidade o facto de o 

“Semanário” ter considerado relevante ouvir, a propósito do caso, o General Ramalho 

Eanes, e não ter, por seu turno, atribuído semelhante utilidade à audição do próprio 

visado pelo texto.   

 

2. Constata-se, pois, a natureza híbrida da peça em questão, hibridez essa que resulta em 

ambiguidade e incerteza para os leitores e que, enquanto prática aparentemente reiterada 

pelo “Semanário”, foi já objecto de reparo pela ERC, na Deliberação n.º 4/RG-I/2007, 

de 22 de Fevereiro de 2007 (in www.erc.pt).  

Contudo, importa referir que, no presente caso, a matriz opinativa prevalece largamente. 

Constituindo ela um exercício comunicativo que forçosamente concede uma 



 

5 

considerável margem à subjectividade, deve entender-se que o texto correlativo não se 

encontra sujeito às exigências de rigor que impendem sobre géneros jornalísticos mais 

vinculados à factualidade estrita, como é o caso da notícia ou da reportagem. Em 

particular, não é exigível ao autor de um texto opinativo a recolha da perspectiva dos 

visados e demais interessados na matéria abordada, nos termos do artigo 14.º, n.º 1, 

alínea e), do EstJor.  

Esta última razão, a par da importância que deve ter a transparência na observância do 

pacto de leitura celebrado entre o jornal e os seus leitores no tocante a cada texto, 

justifica o juízo de reprovação que o ordenamento ético-jurídico tece no tocante a tais 

fenómenos de hibridez de géneros, os quais não deverão ser utilizados como via de 

contornar as imposições deontológicas que se encontram estabelecidas no tocante à 

informação – maxime, a audição dos interessados.  

 

3. Outra questão é a da susceptibilidade de a referência objecto da presente queixa 

(“estando o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas feito com o Partido 

Socialista”) lesar o bom nome e reputação do Queixoso, direitos de personalidade 

erigidos à qualidade de direitos fundamentais pelo artigo 26.º, n.º 1, da CRP.  

 

4. No tocante a essa questão importa referir que as chamadas figuras públicas, maxime 

da vida política nacional, se encontram particularmente expostas à crítica, em razão da 

sua qualidade de personalidades marcantes da história do tempo (Zeitgeschichte). Por 

essa razão, em democracia, a tutela da honra pessoal e reputação de certas pessoas que 

gozam de especial notoriedade pública, em particular dos actores mais relevantes da 

vida política nacional, é menos intensa que a protecção que o Direito concede aos 

cidadãos em geral (cfr., neste sentido, o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 14 

de Outubro de 2001, proferido no âmbito do processo n.º 03A2249, in www.dgsi.pt; na 

doutrina, cfr. Jónatas Machado, Liberdade de Expressão – Dimensões Constitucionais 

da Esfera Pública no Sistema Social, Coimbra, 2002, p. 805).  

 

 



 

6 

5. No presente caso, a afirmação de que o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas 

se encontra “feito” com o partido do Governo, inserida num texto cuja hibridez é 

susceptível de induzir os leitores em dúvida sobre a sua natureza informativa ou 

opinativa, é susceptível de pôr em causa a sua independência e credibilidade enquanto 

responsável da instituição militar.  

 

6. Cumpre ainda salientar que a ERC, na sequência de uma análise preliminar do teor da 

queixa, informou o Queixoso, por meio de ofício, de que gozaria de um direito de 

resposta enquanto mecanismo mais eficaz de reacção contra referências susceptíveis de 

lesar a sua reputação e boa fama. O exercício do direito de resposta, cumulativa ou 

alternativamente ao recurso aos tribunais judiciais com vista ao apuramento da eventual 

responsabilidade civil que no caso caiba, constitui o meio mais eficaz de defesa dos 

direitos à boa fama e à reputação que o ordenamento jurídico coloca à disposição dos 

cidadãos em casos como o presente.  

 

VIII. Deliberação  

 

Tendo apreciado a queixa de Luís Vasco Valença Pinto, Chefe do Estado-Maior das 

Forças Armadas, contra o jornal “Semanário”, por alegada violação, por parte do 

Denunciado, de exigências de rigor informativo, o Conselho Regulador da ERC 

delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro:  

 

1. Reprovar a actuação do jornal Semanário por desrespeito do princípio da 

separação entre informação e opinião; 

2. Assinalar que o exercício do direito de resposta teria também constituído um 

meio de tutela particularmente apto à contestação das referências gravosas 

para o bom nome e reputação do Queixoso. 

 

Lisboa, 4 de Março de 2009 



 

7 

 

O Conselho Regulador  
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

 


