
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/CONT/2010 
 

 
 
 

Queixa de Solvay Portugal – Produtos Químicos, S.A., contra o 
serviço de programas TVI e o jornal Diário de Notícias 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

3 de Março de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/CONT/2010 

 

Assunto: Queixa de Solvay Portugal – Produtos Químicos, S.A., contra o serviço de 

programas TVI e o jornal Diário de Notícias 

 

 

I. Identificação das partes 

 

A sociedade Solvay Portugal – Produtos Químicos, S.A., como Queixosa, e o serviço de 

programas TVI e o jornal Diário de Notícias, na qualidade de Denunciados. 

 

II. A Queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, a 22 de Abril de 2009, uma queixa de Solvay Portugal contra 

a TVI e o Diário de Notícias, por alegada ofensa ao direito à imagem. 

2. A Queixosa afirma que “sentem-se os [seus] dirigentes, Srs. Dr. Guy Mercier e 

Eng. Jorge Oliveira, legitimamente indignados pela associação implícita com o 

denominado ‘Caso Freeport’ que a publicação a despropósito das suas imagens, 

destacadas em segundo plano, por ocasião de uma recente visita do Senhor 

Primeiro-Ministro às nossas instalações, deixa entender”. 

3. Em anexo à queixa remete cópias de cartas enviadas aos Denunciados, com data de 

20 de Abril de 2009. 

4. Na carta enviada à TVI, descreve que o operador “publicou, dia 27 de Março 

último, um trabalho informativo sobre o denominado ‘Caso Freeport’, através do 

qual divulgou o som original de uma gravação e, como suporte visual, procedeu a 

uma reconstituição de imagens, tendo para o efeito recorrido ao seu arquivo”. Alega 

o Queixoso que “a TVI retratou a dado momento o Sr. Eng. José Sócrates quando, 

na sua actual qualidade de Primeiro-Ministro, efectuou uma visita de trabalho às 

instalações do nosso centro europeu 3S Solvay Shared Services, em Carnaxide, e 



 

2 

 

não teve o menor cuidado em proteger a imagem de pessoas que o acolheram 

naquele local, por natureza privado”. 

5. Na carta enviada ao Diário de Notícias, descreve que este jornal “publicou, na sua 

edição de 28 de Março último, um trabalho informativo sobre o denominado ‘Caso 

Freeport’, com o título ‘Sócrates processa Smith e pondera acção contra a TVI’, 

que ilustrou, no alto da página, com imagens obtidas a partir de uma emissão 

daquele canal televisivo”. Mais refere que “[n]uma dessas fotografias, o Diário de 

Notícias retratou o Sr. Eng. José Sócrates quando, na sua actual qualidade de 

Primeiro-Ministro, efectuou uma visita de trabalho às instalações do nosso centro 

europeu (…) e não teve o menor cuidado em proteger a imagem da pessoa que o 

acolheu naquele local”. 

6. Entende a Queixosa que a TVI e o Diário de Notícias tiveram uma “atitude 

descuidada”, que “ofendeu gravemente (admitimos que sem um propósito 

objectivo) o direito essencial à boa imagem de dirigentes empresariais (…) que são 

completamente alheios ao aludido ‘Caso Freeport’”. 

 

III. Oposição dos Denunciados 

 

7. Notificada, nos termos legais, para deduzir oposição à presente queixa, a TVI não 

produziu contraditório. 

8. Na sequência da notificação pela ERC, o Diário de Notícias, representado por 

advogado com procuração no processo, produziu oposição, referindo, em primeiro 

lugar, que o director de comunicação e relações institucionais da Solvay carece de 

legitimidade para apresentar a queixa em apreço, desconhecendo-se a que título o 

faz, dado que não alega nem prova quaisquer poderes de representação.  

9. Refere ainda o Diário de Notícias que a queixa em questão tem por objecto uma 

alegada violação do direito à imagem, um direito que, sendo de natureza pessoal, só 

pode ser defendido pelo próprio titular ou por quem o represente. Em suma, refere, 

os Srs. Guy de Mercier e Eng. Jorge de Oliveira poderão estar ou não ofendidos – 

não se podendo afirmar com certeza, pois apenas se conhece a posição de um 

terceiro. 



 

3 

 

10. Além disso, refere o Diário de Notícias que da fotografia em crise apenas consta a 

imagem do Primeiro-Ministro acompanhado de uma pessoa desconhecida: tanto 

pode ser Guy de Mercier, como Jorge de Oliveira, ou até um terceiro. Não se sabe 

ao certo e a Queixosa não o esclarece.  

11. Ademais, alega o Diário de Notícias que tendo a imagem em causa – aliás, uma 

reprodução resultante daquela que surge no Jornal Nacional da TVI – sido captada 

em local aberto à comunicação social, com a presença pública do Primeiro-

Ministro, deve concluir-se tratar-se de um evento público, para os efeitos do artigo 

79.º, n.º 2, do Código Civil, não colidindo essa fotografia com a reserva da imagem 

das pessoas que aí decidiram aparecer. Por outro lado, a imagem não sugere, 

expressa ou implicitamente, uma associação da Queixosa ou de qualquer dos seus 

dirigentes ao caso Freeport, constituindo, para o leitor médio, uma mera imagem do 

Primeiro-Ministro e nada mais. A fotografia, além de não ter qualquer relação 

directa com a matéria noticiada (além do facto de conter a imagem do Primeiro-

Ministro), não retrata nem visa retratar a pessoa que surge em segundo plano. Por 

fim, frisa ainda o Diário de Notícias que tão pouco a notícia que ela ilustra sugere 

qualquer associação da Queixosa ou de qualquer pessoa a ela ligada ao Caso 

Freeport.  

 

IV. Descrição 

 

12. Estão em causa uma peça jornalística difundida na edição do Jornal Nacional de 

27 de Março da TVI e uma peça jornalística publicada na edição de 28 de Março 

do Diário de Notícias. Descreve-se de seguida as imagens em apreço e o contexto 

em que foram difundidas em ambos os meios de comunicação. 

 

Jornal Nacional da TVI de 27 de Março 

 

13. As imagens descritas pela Queixosa integram uma peça jornalística sobre o 

designado “caso Freeport”, que constituiu a abertura do Jornal Nacional de 27 de 

Março de 2009. Com uma duração de 11 minutos, a peça centrou-se na divulgação 



 

4 

 

de excertos de um DVD que regista uma conversa com três interlocutores e durante 

a qual Charles Smith afirma que o primeiro-ministro “é corrupto”. O diálogo 

decorre em inglês, pelo que é legendado em português, sendo identificados os 

autores de cada intervenção.  

14. Durante a exibição da peça, o operador esclarece que procedeu à reconstituição de 

imagens, tendo recorrido, entre outros processos, a imagens de arquivo que retratam 

os dois protagonistas – José Sócrates e Charles Smith.  

15. A queixa refere-se especificamente a imagens de arquivo em que o primeiro-

ministro surge acompanhado de outras pessoas e a distribuir cumprimentos durante 

uma visita oficial. Estas imagens são mostradas em quatro momentos, que no total 

perfazem uma duração de cerca de um minuto.  

16. As imagens da visita não assumem um valor referencial no contexto da peça, na 

medida que esta não tem qualquer relação com o local, a circunstância do evento, 

ou os indivíduos retratados, com excepção do primeiro-ministro. 

17. Estas imagens de arquivo associam a imagem do primeiro-ministro ao teor da 

conversa dos três interlocutores, surgindo como suporte visual da legendagem do 

DVD.  

18. O Diário de Notícias de 28 de Março publicou, na página 11, uma peça jornalística 

de página inteira com o título “Sócrates processa Smith e pondera acção contra a 

TVI”, que incide sobre o conteúdo do DVD divulgado no Jornal Nacional do dia 

anterior e, adicionalmente, relata a reacção do primeiro-ministro à acusação de 

corrupção que lhe é dirigida. 

19. A ilustração do artigo compreende uma fotografia de Charles Smith no centro e 

uma sequência de três imagens posicionadas no topo da página, as quais são 

retiradas da peça da TVI, com a legenda: “Imagens da reportagem que a TVI 

passou ontem à noite com o som gravado sobre o caso”.  

20. Uma das três imagens dessa sequência fixa um momento das imagens de arquivo da 

TVI no qual o Primeiro-Ministro surge ladeado, à direita, por um homem cuja 

identidade não é apresentada. A legendagem é incorporada na própria imagem, 

referindo a fala de um dos interlocutores do DVD: “Charles Smith – O primeiro-

ministro, o ministro do Ambiente é corrupto”.  



 

5 

 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

21. As primeiras questões a analisar residem, por um lado, na legitimidade da empresa 

para defender direitos e interesses pessoais de dois dos seus dirigentes e, por outro, 

na regularidade da representação da empresa no presente procedimento pelo seu 

director de comunicação e relações institucionais. 

22. Quanto à primeira questão, importa realçar que não resulta inteiramente claro da 

queixa que a intenção da Solvay tenha sido a defesa do direito à imagem dos seus 

dirigentes e não a defesa da própria imagem da sociedade, alegadamente lesada 

pela associação a notícias referentes ao caso Freeport. 

23. No tocante à representação da empresa pelo seu director de comunicação e relações 

institucionais afigura-se, todavia, que este não vincula a empresa. Os artigos 408.º e 

409.º do Código das Sociedades Comerciais são claros ao atribuir tal competência à 

Administração, no caso das sociedades anónimas.  

24. Contudo, importa notar que a ERC tem vindo a relativizar – salvo no que diz 

respeito à efectivação do direito de resposta – questões de legitimidade e 

regularidade da representação do queixoso, sempre que o interesse público impõe 

uma pronúncia material. Na Deliberação 2/CONT/2008 refere-se que, em 

semelhantes casos, “a participação é atendida como mera declaração de ciência e 

não de vontade, que espoleta a actuação da ERC. Na verdade, perante questões cuja 

novidade e importância sejam inegáveis, o Conselho Regulador pode – e deve 

iniciar um procedimento de regulação e supervisão, independentemente da 

apresentação de queixa pelas pessoas com legitimidade para tal”. 

25. Atenta a dupla função dos direitos, liberdades e garantias (função garantística e 

ordenadora), facilmente se reconhece que, no caso do direito à imagem, a par da 

sua vertente de direito a um comportamento omissivo (assim como de um direito à 

protecção, pelo Estado, dessa reserva, e uma série de outras posições jurídicas 

instrumentais), ele constitui um princípio jurídico que limita, objectivamente, a 

actuação dos media. Tal conclusão resulta clara da análise de disposições como o 

artigo 3.º da Lei de Imprensa (doravante, “LI”), aprovada pela Lei n.º 2/1999, de 13 



 

6 

 

de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, que dispõe que 

“[a] liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da 

Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da 

informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida 

privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a 

ordem democrática”, ou ainda, como outro limite, o disposto no artigo 14.º, n.º 1, 

alínea a), do Estatuto do Jornalista (“EstJor”), aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de 

Janeiro, que vincula o jornalista a pautar a sua actividade pelo respeito pela ética 

profissional, designadamente, pelo rigor e isenção. 

26. A defesa dos direitos, liberdades e garantias – quer aqueles que constituem, 

igualmente, no plano do Direito Civil, direitos de personalidade, quer os restantes – 

é prosseguida com vista à realização do interesse público, e não no âmbito da estrita 

defesa do interesse privado do seu titular. Refira-se, de resto, que, mesmo nos casos 

em que o impulso procedimental inicial resulta de uma queixa do particular 

interessado, este nunca dispõe inteiramente do objecto do procedimento, como se 

pode comprovar analisando o disposto no artigo 110.º do Código do Procedimento 

Administrativo (doravante, “CPA”): após se estabelecer, no n.º 1, que “[o]s 

interessados podem, mediante requerimento escrito, desistir do procedimento ou de 

alguns dos pedidos formulados, bem como renunciar aos seus direitos ou interesses 

legalmente protegidos”, vem o n.º 2 do preceito ressalvar que “[a] desistência ou 

renúncia dos interessados não prejudica a continuação do procedimento, se a 

Administração entender que o interesse público assim o exige”. Além disso, refira-

se que sempre poderia a ERC, independentemente de qualquer impulso 

procedimental externo, iniciar um procedimento oficioso, ao abrigo do disposto nos 

artigos 54.º do CPA, e 64.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC (doravante, “EstERC”), 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. Improcede, pois, a alegação de 

ilegitimidade activa formulada pelo Denunciado.  

27. No presente caso, parece relevante, quer pelo carácter paradigmático da questão 

suscitada, quer pela centralidade dos valores alegadamente em causa, que o 

Conselho Regulador se pronuncie sobre o fundo da questão.  



 

7 

 

28. Quanto ao resto, a ERC é competente, foram cumpridos os prazos legais e não 

existem mais questões prévias a conhecer.  

29. Entrando na substância da queixa, esta parte da preocupação da Queixosa por ser 

associada, mesmo que lateralmente, ao caso Freeport, pela utilização de imagens de 

arquivo sem relação directa com os factos noticiados. Apesar de não encontrar 

“propósito objectivo” por parte dos Denunciados, o grupo Solvay preconiza que tal 

utilização resultou numa “ofensa grave ao direito de imagem” especialmente dos 

seus dirigentes. 

30. Note-se que a peça transmitida pela TVI tem por base elementos sonoros de um 

DVD, sendo que, pelas características próprias do meio televisivo, procedeu o 

operador à reconstituição das imagens, facto para o qual advertiu permanentemente 

os públicos.  

31. Da componente visual da peça da TVI constam imagens de arquivo seleccionadas 

claramente atendendo aos protagonistas que nelas se destacam e não aos contextos 

particulares em que estas foram captadas, não sendo, aliás, possível identificar os 

eventos concretos de origem. Trata-se, por conseguinte, de imagens sem relação 

com a temática tratada, o “caso Freeport”, sendo utilizadas com uma finalidade 

meramente decorativa ou ilustrativa.  

32. Já a sequência de três imagens publicadas pelo Diário de Notícias, retiradas da 

emissão do Jornal Nacional de 27 de Março, retrata momentos da peça jornalística 

da TVI sobre o caso Freeport, sendo que em uma das situações apresenta pessoas 

reconhecíveis, mas sem suscitar dúvidas de que a sua publicação se deve à presença 

do primeiro-ministro e não a figuras que surgem retratadas em segundo plano.  

33. Por conseguinte, observando o teor da queixa do grupo Solvay contra a TVI e o 

Diário de Notícias por alegada ofensa ao direito à imagem, conclui-se que nas 

peças jornalísticas em causa a selecção de imagens de arquivo orientou-se pelo 

objectivo de estabelecer um nexo entre os dois protagonistas visados no trabalho 

jornalístico, José Sócrates e Charles Smith, e o “caso Freeport”. Esta evidência é 

reforçada pelo tema explorado nas peças e por, nas próprias imagens, estarem 

incorporadas legendas em português de um diálogo que é centrado em José 

Sócrates. 



 

8 

 

34. Na perspectiva da apropriação cognitiva das peças por parte dos telespectadores, 

presume-se que é meridianamente perceptível o facto de o uso das imagens de 

arquivo não ter o propósito de estabelecer qualquer relação entre os indivíduos 

retratados em segundo plano e a temática tratada. 

35. Ora, tendo as imagens em questão sido colhidas no âmbito de um evento aberto à 

comunicação social e tendo em conta que a intenção – ou sequer, objectivamente, o 

efeito – da publicação, neste contexto, de imagem dos administradores da Solvay 

(em posição secundarizada, refira-se, face à de José Sócrates, a pessoa que se 

visava retratar), não reside na associação destas pessoas ou da empresa que dirigem 

ao caso Freeport, parece aplicável o disposto no n.º 2 do artigo 79.º do Código 

Civil: “Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando (…) a 

reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de 

interesse público ou que hajam decorrido publicamente”. 

36. Por outro lado, conforme se teve oportunidade de referir, do facto de a publicação 

das imagens não ser apta a construir, no espírito do leitor ou telespectador médio, 

uma associação entre as pessoas incidentalmente retratadas ou tão pouco a Solvay e 

o caso Freeport ao objecto das notícias, da publicação não resulta prejuízo para a 

honra, reputação ou sequer para o decoro de quaisquer intervenientes, à luz do n.º 3 

do artigo 79.º do Código Civil. Em suma, no plano estritamente jurídico, a actuação 

da TVI e do Diário de Notícias não parece ser de molde a merecer reparo.  

37. Ao mesmo tempo, não pode a ERC deixar de notar que as imagens de arquivo 

devem, por regra, ser claramente identificadas como tal. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado a queixa de Solvay Portugal – Produtos Químicos, S.A., contra o 

serviço de programas TVI e o jornal Diário de Notícias, tendo por objecto a alegada 

violação do direito à imagem da queixosa, o Conselho Regulador da ERC delibera, ao 

abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea a), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos 

à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, considerar inexistente, no presente caso, uma 



 

9 

 

ofensa ao direito à imagem que justifique uma intervenção da ERC, determinando, em 

consequência, o não provimento da queixa.  

 

Lisboa, 3 de Março de 2010 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


