
 

 

Conselho Regulador da 

 Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

30/CONT-TV/2010 

 

 

Queixa da Instituição Particular de Solidariedade 
Cruzada do Bem contra a TVI  

 

Lisboa 
31 de Agosto de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

Deliberação30/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Queixa da Instituição Particular de Solidariedade Cruzada do Bem 
contra a TVI 

I. Exposição 

1.1 Deu entrada na ERC, a 15 de Fevereiro de 2010, uma queixa da Instituição 

Particular de Solidariedade Social (IPSS) Cruzada do Bem contra o jornal 

“Correio da Manhã” e a TVI. 

1.2 Relativamente ao jornal “Correio da Manhã”, insurge-se a Queixosa contra a 

notícia publicada no dia 31 de Janeiro com o título “Mãe acusa creche por morte 

de bebé”. 

1.3 Nesta notícia é relatada a morte, durante a sesta, de uma criança de 2 anos, no 

infantário Toca do Menino, integrado na IPSS Cruzada do Bem. 

1.4 Alega a Queixosa que a referida notícia foi elaborada “ (...) sem qualquer tipo de 

contacto com a nossa Instituição para que a versão da parte contrária pudesse ser 

conhecida.” 

1.5 Continuou dizendo que uma peça transmitida pela TVI, desta feita a 4 de 

Fevereiro de 2010, sobre o início do julgamento do processo judicial pela morte 

da mesma criança, padece de falta de rigor informativo. 

1.6 Também neste caso, a instituição avança não ter sido contactada pela TVI no 

sentido de se pronunciar acerca do processo em curso, referindo que “este tipo 

de tratamento vai contra as mais básicas regras de audição de partes, ética e 

deontologia jornalística”. Sustentada neste argumento, a Cruzada do Bem 

solicita “a chamada de atenção” da TVI. 



 

 

1.7 Descrevendo uma “tristeza profunda” pela morte da criança, acrescenta-se na 

queixa que “o mínimo seria um tratamento da comunicação equitativo já que 

nada aponta para a negligência muito menos para homicídio por negligência 

como tem sido veiculado!”. 

1.8 A Queixosa refere ainda que, “ no primeiro dia do julgamento ocorrido a 04 de 

Fevereiro, passando as testemunhas da instituição e as pessoas que a 

acompanhavam foram ‘brindadas’ com fotografias do jornal «Correio da 

Manhã» e filmagens da estação de televisão TVI mesmo contra a sua vontade à 

saída do tribunal e com a referência indicativa de familiares da mãe da criança 

de que aquelas eram as pessoas que estavam a ser julgadas”. 

 

II. Audição dos denunciados 

2.1 Oficiada para exercer contraditório, em ofício datado do dia 24 de Fevereiro de 

2010, a TVI não apresentou oposição. 

2.2 Por seu turno, o jornal “Correio da Manhã”, notificado na mesma data, 

apresentou contraditório em missiva recebida no dia 15 de Março de 2010.  

 

III. Outras Diligências 

3.1 Nos termos do artigo 57.º, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 53/2005, de 

8 de Novembro, foi realizada audiência de conciliação entre os representantes 

legais do jornal “Correio da Manhã” e da Instituição Particular de Solidariedade 

Social Cruzada do Bem. 

3.2 No dia 6 de Abril de 2010, foi realizada a audiência de conciliação referida supra. 

3.3 Nessa audiência as partes dialogaram sobre os contornos do litígio, tendo a 

Queixosa declarado que desistiria da queixa caso o jornal “Correio da Manhã” 

concordasse fazer uma nova reportagem que lhe permitisse expor a sua versão 

dos acontecimentos. Esta proposta de acordo foi aceite pelo denunciado. 

3.4 Em missiva recebida no dia 9 de Junho de 2010, a queixosa declarou estar 

satisfeita com o acordo alcançado, tendo desistido da queixa relativamente ao 

jornal “Correio da Manhã”. 

 



 

 

IV. Descrição da peça 

4.1 A TVI emitiu no Jornal da Uma de quatro de Fevereiro uma peça sobre o início 

do julgamento para apuramento de responsabilidades pela morte de uma criança 

de 18 meses, ocorrida numa creche em 2007. A peça foi abertura da segunda 

parte do serviço noticioso e teve a duração de 01m47s, antecedida pelo seguinte 

pivô de enquadramento: 

Começou hoje no Tribunal de Gaia o julgamento da morte de uma criança de 18 

meses que ocorreu em 2007. Catarina estava a dormir a sesta no infantário, 

quando foi encontrada já sem vida. A mãe alega negligência. No banco dos réus 

estão sentados o responsável pela creche, a educadora de infância, uma auxiliar 

e ainda uma companhia de seguros que avaliou a morte da criança em 99,60€. 

[Oráculo: MORTE DE BEBÉ Pais acusam infantário estatal de negligência] 

4.2 A peça da TVI principia com imagens da creche onde ocorreu a morte da criança, 

sobre as quais começa por informar que não foram apurados os factos 

relativamente às causas de morte da criança: “Os contornos da tragédia nunca 

chegaram a ser conhecidos, mas os pais da criança acusam a creche de 

negligência”. 

4.3 São de seguida expostos os argumentos da mãe da criança sobre a forma como 

lhe foi comunicado que a filha “não estaria bem”, citando-se que, “segundo 

conta, tinha a boca cheia de comida e o corpo frio e de cor roxa. Ficou revoltada 

com a atitude dos profissionais da Toca do Menino”. A TVI reconstitui depois o 

que teriam sido os últimos acontecimentos da vida da criança. 

4.4 Na mesma sequência, cita-se mais uma vez a mãe para dizer que “ficou ainda 

mais indignada quando soube que o seguro de vida feito no próprio infantário que 

pertence ao Estado avaliou a morte da criança em 99 euros e 60 cêntimos”. Esta 

referência ao valor da indemnização surge no oráculo: “MORTE DE BEBÉ 

VALE 99,60! PAIS CONSIDERAM «RIDÍCULO» O VALOR OFERECIDO 

PELA SEGURADORA”. 

4.5 Entretanto, as imagens da reportagem passam para a porta do Tribunal de Vila 

Nova de Gaia, onde decorre o julgamento. Num vivo a TVI diz que “[f]oram 

ouvidas a educadora de infância e uma das auxiliares que cuidavam da Catarina” 



 

 

e que “[a]legaram ambas em tribunal que mantiveram sempre a sala da menina 

sob vigilância, que nunca se aperceberam, nomeadamente a educadora de 

infância, de nenhuma anomalia, de nenhuma má disposição, por parte da 

criança”. 

4.6 Refere-se ainda que a autópsia apontara duas possíveis causas de morte: 

Síndrome de Morte Súbita Infantil ou asfixia por aspiração do vómito.  

4.7 A fechar a peça, alude-se a um processo-crime relativo ao caso, entretanto 

arquivado pelo Ministério Público por falta de provas:  

Entretanto em 2007 foi aberto um processo-crime que acabou arquivado pelo 

Ministério Público por falta de provas, certo é que o caso avançou três anos 

depois para tribunal. Hoje foi a primeira sessão. 

4.8 No que respeita à recolha de imagens das testemunhas da instituição e das 

pessoas que as acompanhavam à saída do tribunal, aquilo que é possível apurar 

através do visionamento da reportagem da TVI é que durante o vivo em frente ao 

tribunal, a imagem mostra brevemente um conjunto de pessoas aparentando um 

desentendimento entre duas delas. Quase todas abandonam o local permanecendo 

apenas uma das pessoas implicadas na situação, que aparenta ser um repórter de 

imagem. 

4.9 O episódio decorre em paralelo com intervenção da TVI no local, não lhe sendo 

feita qualquer alusão. Todavia, é de salientar também que a cena é captada em 

plano afastado, não sendo reconhecível nenhum dos rostos nem sequer as suas 

feições. 

 

V. Normas Aplicáveis 

5.1 As normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas no artigo 34.º, n.º 2, alínea 

b), da Lei da Televisão (doravante LTV), aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de 

Julho, e no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), do Estatuto dos Jornalistas 

(doravante EJ), constante da Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, em conjugação com o 

disposto nos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC 

(doravante EstERC), adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 



 

 

VI. Análise e Fundamentação 

6.1 No que concerne à queixa apresentada contra o jornal “Correio da Manhã”, há 

que proceder ao arquivamento do processo, face à desistência da Queixosa. 

6.2 Já no que respeita à TVI, analisa-se a reportagem descrita no ponto III sob a 

perspectiva da falta de rigor informativo, invocada pela Cruzada do Bem. 

Entende a Queixosa que lhe deveria ter sido dada oportunidade de apresentar a 

sua versão da história quanto aos factos que foram noticiados na peça jornalística. 

6.3 O rigor informativo constitui um dos princípios que norteiam a actividade 

jornalística, no sentido de dele dever resultar uma informação de conteúdo 

ajustado à realidade e com reduzido grau de indeterminação e de imprecisão. É, 

pois, sob este prisma que residirá a presente análise. 

6.4 Do visionamento da reportagem, resulta que a mesma contém, desde logo, uma 

imprecisão, detectada no oráculo que acompanha o pivô de introdução da notícia 

e que volta a ser repetida na peça: a creche Toca do Menino, na qual ocorrera o 

incidente reportado, é referida como instituição estatal. Todavia esta integra a 

IPSS Cruzada do Bem, Queixosa no presente processo. 

6.5 Conclui-se também da descrição efectuada supra que a notícia alude sobretudo à 

posição da mãe da criança, sendo esta a única fonte explicitamente citada, ainda 

que em discurso indirecto. Para além da mãe, individualmente, os pais surgem, 

ambos, também como fonte, na parte em que é indicado o valor da indemnização 

proposta pela seguradora, na sequência da morte da criança, e quando se alude à 

acusação de negligência contra a creche. 

6.6 Os testemunhos em tribunal de duas das partes acusadas no processo judicial – a 

educadora e uma auxiliar – são a penúltima informação referida na peça. As 

declarações de ambas são resumidas em duas frases. 

6.7 Verifica-se, deste modo, que a notícia não aduz a perspectiva nem do jardim 

infantil Toca do Menino, explicitamente identificado como tendo sido o 

estabelecimento onde ocorreram os factos levados a julgamento, nem da 

instituição Cruzada do Bem, instituição que gere o primeiro. 

6.8 Na reportagem apenas se avançam algumas informações genéricas acerca do 

testemunho em tribunal de duas das rés: educadora de infância e auxiliar. Nem da 



 

 

parte da creche, nem da companhia de seguros, que é dada também como acusada 

no pivô de abertura da peça, foi obtida qualquer posição sobre o caso. 

6.9 De notar que, relativamente à companhia de seguros, que não surge identificada 

na peça noticiosa, a reportagem cria no espectador a percepção de que o valor 

indemnizatório atribuído pela morte da criança é resultado de uma decisão 

unilateral por parte da seguradora (Cf. ponto 18). Ora, como é comummente 

conhecido, o contrato de seguro de estabelecimento escolar é regido pelas 

condições da apólice realizada, neste caso entre a creche e a seguradora. Conclui-

se, deste modo, que na peça em análise a TVI não cuidou de averiguar estes 

elementos, limitando-se a produzir afirmações pouco rigorosas relativamente à 

actuação da companhia de seguros. 

6.10 Nem tão-pouco a indignação dos pais, relativamente ao valor indemnizatório 

atribuído, é confrontada com o facto de os próprios terem pago o valor do seguro 

no acto de inscrição da criança, facto este que indicia que os mesmos deveriam 

estar informados acerca dos termos em que esse seguro fora contratualizado. 

6.11  Em suma, a TVI apresenta e privilegia o ponto de vista dos pais da criança 

falecida (acusação), resumindo o depoimento de duas das pessoas acusadas. Não 

apresenta nem o ponto de vista da instituição (ou a tentativa de o obter), nem tão-

pouco procura saber a versão da companhia de seguros.  

6.12 Sai também fragilizada a construção da peça pelo facto de ser pouco perceptível 

que o julgamento de que se dá notícia decorre de uma acção judicial cível, 

movida pelos pais da criança, resultando nesta parte uma confusão com o 

processo crime que entretanto foi arquivado pelo Ministério Público, conforme se 

conclui da descrição supra (Cf. ponto 21). 

6.13 Não compete à ERC sindicar a conduta dos jornalistas. No entanto, esta entidade 

reguladora é competente para sindicar falhas de rigor informativo, que, entre 

outros, implica o dever de audição das partes conflituais, permitindo o 

contraditório entre as diferentes interpretações dos factos. 

6.14 A este propósito, refira-se o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas 

portugueses, no qual se diz que “[o] jornalista deve relatar os factos com rigor e 

exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, 



 

 

ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso.” Validando-se, assim, a 

posição da Queixosa, no ponto em que considera que o tratamento jornalístico do 

caso viola as “regras de audição das partes, ética e deontologia jornalística.” 

6.15 Enquadra-se ainda a alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista 

(Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, alterada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro, 

com rectificações feitas pela Declaração de Rectificação n.º 114/2007), na qual se 

consigna como dever do jornalista “procurar a diversificação das suas fontes de 

informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se 

ocupem”. Pode-se ainda chamar ao presente caso a alínea a) do mesmo artigo, na 

medida em que preconiza que o jornalista deve “informar com rigor e isenção.” 

6.16 Reconhece-se, pois, que o trabalho jornalístico em apreço se mostra 

desequilibrado ao nível do tratamento das posições de cada uma das partes 

envolvidas no processo judicial e, como tal, padece de rigor informativo. 

6.17 Por outro lado, considera também a Queixosa que houve “filmagens da estação 

de televisão TVI mesmo contra a sua vontade à saída do tribunal e com a 

referência indicativa de familiares da mãe da criança de que aquelas eram as 

pessoas que estavam a ser julgadas.” 

6.18 O plano de câmara à saída do tribunal foca as testemunhas da instituição e 

algumas pessoas que as acompanhavam. O grupo está distanciado e não permite 

o reconhecimento das pessoas. 

6.19 Ainda assim, tratando-se o direito à imagem de um direito pessoal, apenas 

tinham legitimidade para apresentar queixa as próprias pessoas visadas nas 

imagens, o que não aconteceu, pelo que não se procederá à análise deste ponto da 

queixa. 

6.20 Refira-se, ainda, que a sentença deste julgamento foi proferida em a 13 de Abril 

de 2010, sem que a TVI tenha dado dela notícia, de acordo com a pesquisa 

efectuada nos serviços noticiosos da TVI, através do serviço Markdata Telenews, 

para a semana em que a sentença foi proferida. De acordo com a decisão judicial 

de primeira instância a que a ERC teve acesso, não foi provada a acusação, 

sendo, portanto, desfavorável à posição dos pais da criança falecida. 



 

 

6.21 Embora não haja estrita obrigatoriedade, por parte dos órgãos de comunicação 

social, de acompanharem os sucessivos desenvolvimentos, designadamente do 

foro judicial, dos casos judiciais que noticiam, no presente caso, esta posição 

acaba por reforçar o tratamento desequilibrado entre as partes da notícia 

analisada, fazendo sobressair o tratamento orientado para a notícia sensação.  

 

V.II Deliberação 

Tendo sido apreciada uma queixa da Instituição Particular de Solidariedade 

Cruzada do Bem contra o “Correio da Manhã” e a TVI, pela cobertura 

jornalística do julgamento em torno da morte de uma criança de dois anos num 

jardim-de-infância daquela organização, em 2007; 

Considerando que a Queixosa e o jornal “Correio da Manhã” conseguiram 

chegar a um acordo que permitiu satisfazer os interesses em conflito, 

contrariamente ao que se verificou no caso da queixosa contra a TVI; 

Considerando que a peça apresentada pela TVI revela desequilíbrio no 

tratamento das partes envolvidas no caso; 

Tendo em conta que a referência na reportagem a uma acusação dos pais da 

criança falecida contra o jardim-de-infância gerido pela Queixosa, assim como 

ao facto de ser aludido como réu no processo, o conhecimento da posição de 

responsáveis por aquele estabelecimento, como uma das partes atendíveis na 

notícia; 

Notando, assim, que a peça em causa não cumpre as alíneas a) e e) do n.º 1 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, assim como o ponto 1 do Código 

Deontológico dos Jornalistas Portugueses, nomeadamente no que se refere ao 

rigor e exactidão da informação veiculada, assim como ao equilíbrio no 

tratamento dos interesses em presença,  

O Conselho Regulador delibera, no exercício das atribuições e competências 

de regulação constantes dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos 

Estatutos da ERC, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 



 

 

1. Arquivar a queixa, na parte que diz respeito ao jornal “Correio da 

Manhã”; 

2.  Instar a TVI a cumprir o dever de informar com rigor e exactidão, 

primando pelo equilíbrio no tratamento das partes e dos interesses 

atendíveis. 

 

Lisboa, 31 de Agosto de 2010 

 

O Conselho Regulador 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Rui Assis Ferreira 


