
 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 28-R/2006 

 

Assunto: Recurso de António Frias contra a publicação “A Propriedade Urbana” 

 

 

1. Identificação das partes 

 

O Sr. António Frias Marques apresentou queixa, recebida a 30 de Julho último, contra a 

publicação “A Propriedade Urbana”. 

 

2. Objecto do recurso. 

 

O queixoso apresenta recurso com base na observância deficiente do direito de resposta. 

De facto o objecto do pedido é a solicitação “para que se faça cumprir a Lei, e seja, com 

chamada à primeira página, integralmente publicado numa página ímpar subsequente e 

sem comentários o nosso Direito de Resposta”. 

 

3. Factos apurados. 

 

i. A publicação “A Propriedade Urbana” é um órgão periódico da Associação 

Lisbonense de Proprietários, distribuído gratuitamente a todos os associados; 

ii. Esta publicação está registada como publicação periódica bimestral, tendo como 

Director o Sr. João Pereira da Rosa (registo n.º 100095); 

 

Quanto ao n.º 408 da publicação, datado de 17 de Fevereiro de 2006: 

iii. Na edição datada de 17 de Fevereiro último, n.º 408, não é publicado “o período 

de tempo a que respeita”, nem o nome do director, nem mesmo o número de registo,  



 

 2

exigíveis nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 15 da Lei da Imprensa (Lei n.º 2/99, 

de 13 de Janeiro);´ 

iv. Nessa mesma edição assina o editorial o Sr. Dr. Manuel Metello, que consta 

também na ficha técnica, como director da publicação; 

v. Esta edição da publicação foi distribuída como suplemento do semanário “Vida 

Económica”; 

vi. Este suplemento é constituído por dois conjuntos distintos de folhas: 

- um em papel “couché”, com paginação própria, constituído por quatro páginas e 

indicação clara de título de publicação autónoma; 

- outro em papel “tijolo”, com paginação própria, constituído por oito páginas. 

vii. A ficha técnica consta do conjunto em papel “tijolo”, no fundo da página 2; 

viii. O conjunto em papel “couché” tem expressas as seguintes menções: 

«Este suplemento faz parte do semanário “Vida Económica”, de 17 de Fevereiro de 

2006, e não pode ser vendido separadamente» 

 e também: 

«órgão periódico da ALP – Associação Lisbonense de Proprietários 

distribuído gratuitamente a todos os associados» 

ix. A edição de 17 de Fevereiro de 2006 da publicação “A Propriedade Urbana”, 

contém notícia, publicada na página 2 (do conjunto em papel “couché”), onde o ora 

queixoso é mencionado; 

x. O título da notícia é “Historial do litígio”, com chamada de primeira página com 

o mesmo título e o subtítulo “ainda o assalto à nossa sede”; 

 

Quanto ao n.º 409 da publicação, datado de Julho de 2006: 

xi. O número subsequente da publicação (n.º 409), foi publicado em novo formato – 

tipo revista, recuperando o formato antigo da publicação – sem qualquer chamada de 

primeira página, mas tão só um, único, tema de capa; 

xii. Esta edição é datada de Julho de 2006, não tem qualquer outra referência ao 

período a que respeita, induzindo o leitor na conclusão de se tratar de uma publicação 

mensal; 



 

 3

xiii. Nesta se publica o texto de direito de resposta de António Frias Marques e 

outros; 

xiv. Há discrepância entre o texto enviado pelo recorrente e o publicado pela 

recorrida; 

xv. Admitida, aliás, pela recorrida; 

 

Outros factos: 

xvi. Esta discrepância resume-se à supressão de um primeiro parágrafo, nos seguintes 

termos: 

«Os sócios da Associação Lisbonense de Proprietários João Manuel Gonçalves, Maria 

Emília de Sousa Martins Borralho, Jorge Rodolfo Barroso Branco Ló, António Manuel 

Ribeiro Rosa, Henrique José Branquinho de Oliveira, António Augusto Frias Marques, 

Francisco Manuel de Vilhena Dias de Freitas (Azarujinha), Fernando das Neves 

Alcobia, Rodrigo Coutinho Falcão da Associação Lisbonensa de Proprietários, na 

sequência da publicação do artigo intitulado “Ainda o assalto à nossa sede – Historial 

do Litígio” na edição deste jornal do passado dia 17 de Fevereiro, vêm abaixo 

transcrever parte da douta decisão, actualmente em fase de recurso sem efeito 

suspensivo, proferida pela 1ª Secção da 13ª Vara Cível de Lisboa no processo 68/03, 

para que os leitores possam tirar as suas próprias conclusões: ». 

 

xvii. Sendo no demais, incluindo título, respeitado o texto enviado, mas com “caixa” 

introdutória, da responsabilidade da redacção, e que pelo local da sua inclusão parece 

substituir o parágrafo suprimido, com o seguinte teor: 

“No último número de “A Propriedade Urbana” (N.º 408 – 17/2/06) publicado como 

suplemento no semanário “Vida Económica”, prestámos alguns esclarecimentos 

relativos aos graves incidentes ocorridos na nossa Assembleia Geral de 30 de Dezembro 

de 2005, no âmbito restrito do nosso poder-dever de informação aos Sócios sobre a vida 

da nossa Associação. 

 A título de “direito de resposta” – a nosso ver indevido – requerem-nos os sócios 

João Manuel Gonçalves, Eng.ª Maria Emília de Sousa Martins Borralho, Arqtº Jorge 

Rodolfo Barroso Branco Ló, Com.te António Manuel Ribeiro Rosa,  Henrique José 



 

 4

Branquinho de Oliveira, António Augusto Frias Marques, Francisco Manuel de Vilhena 

Dias de Freitas (Azarujinha), Fernando das Neves Alcobia, Rodrigo Coutinho Falcão 

que publiquemos o seguinte texto: ». 

xviii. A publicação mudou de formato, entre os números em análise (n.ºs 408 e 409), 

passando de publicação sob forma de jornal, para forma de revista; 

xix. A periodicidade, bimensal no registo, não foi cumprida – o n.º 408 é datado de 

17 de Fevereiro e o n.º 409 de Julho; 

xx. O direito de resposta foi exercido por missiva datada de 1 de Março de 2006, 

relativamente a artigo publicado na edição datada de 17 de Fevereiro de 2006.  

 

4. Argumentação do recorrente 

 

Alega, fundamentando o pedido, o queixoso que: 

i. Este e outros foram mencionados no artigo publicado nas páginas 1 e 2 do n.º 

408 da publicação “A Propriedade Urbana”, de 17 de Fevereiro de 2006; 

ii. Só na edição de Agosto foi publicado o direito de resposta enviado pelo 

recorrente e outros; 

iii. Nessa mesma edição de Agosto e na sequência do espaço de publicação do 

direito de resposta referido, é publicada uma nota, presumidamente da autoria do 

director; 

iv. “Não se fez chamada à primeira página (conforme Lei da Imprensa).” 

v. “Foi censurado o primeiro parágrafo do Direito de Resposta”; 

vi. O texto publicado não corresponde integralmente ao texto enviado para 

publicação, no exercício do direito de resposta; 

vii. “E metade da página (!) – antes e depois – foi ocupada, em espaço similiar com 

os comentários e juízos de valor ilícitos da nossa resposta e do conteúdo de uma 

sentença dos Tribunais acerca do assunto.” 

 

 

 

 



 

 5

5. Defesa da recorrida. 

 

i. A recorrida suscita dúvidas quanto à aplicabilidade do regime do direito de 

resposta, porquanto o texto original está inserido numa sobrecapa do n.º 408 da 

publicação, publicação esta que foi distribuída , como suplemento, no semanário “Vida 

Económica”.  

ii. Mais informa que o conjunto em papel “couché” não passa de uma sobrecapa da 

publicação propriamente dita (o conjunto em papel “tijolo”). “Sobrecapa esta 

restritivamente encartada tão somente nos exemplares enviados por via postal aos 

associados da referida Associação”. Sendo o “suplemento propriamente dito, em papel 

“tijolo”, (...) de distribuição e venda genérica, (...) associados ou não da ALP”. 

iii. Alega esta, contudo, a pronta publicação do texto de resposta no número 

imediatamente posterior da publicação. 

iv. Não deixando de comentar que a (pretensa) “chamada de primeira página” o não 

é de facto, uma vez que a “sobrecapa” de circulação restrita, está “encartada, entre 

outros suplementos, nas páginas interiores do referido semanário, não visível portanto 

nas bancas nem em divulgações televisivas – a informação associativa em causa está 

praticamente confinada à sua segunda página, pelo que a “Resposta” pode, nos termos 

do n.º 4 do mesmo artigo 26º, ser inserida numa página ímpar interior, como foi.” 

v. “Não houve qualquer censura ao requerimento de “Resposta”, publicada sob o 

título nele expressamente indicado: «A RAZÃO DO LITÍGIO», e com explícita 

identificação quer dos seus subscritores quer do texto posto em causa, tudo em “caixa” 

inicial, e até com destaque gráfico a negro, pelo que não se justificava a mera repetição 

dos seus nomes.” 

vi. Quanto à Nota: “Apenas num quarto da página em que se inseriu a “Resposta” é 

preenchido com uma Nota, metade da qual relativa a uma rectificação que se impunha 

uma vez truncada pelos Requerentes a decisão judicial no tocante ao ponto I da sua 

Petição, que transcrevem não obstante aí decaídos. 

O restante é um esclarecimento que se impunha, tendo em consideração que a revista 

em causa é um órgão de uma Associação dirigido aos seus associados, aos quais se 



 

 6

reconhece o direito de serem esclarecidos, ainda que sucintamente, sobre os incidentes 

de que tiveram notícia pela Imprensa e sobre as questões fulcrais ainda “sub judice”. 

 

6. Normas aplicáveis 

 

Desde logo o regime do exercício do direito de resposta, constante da Lei da Imprensa – 

Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro, em particular o disposto no artigo 24º e seguintes, sem 

prejuízo dos requisitos previstos no n.º 1 do artigo 15.º, do mesmo diploma. E dando 

particular ênfase ao cumprimento dos requisitos de publicação, constantes do artigo 26º 

da Lei de Imprensa.   

Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos Estatutos da 

ERC – Anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentas as atribuições e 

competências constantes, respectivamente, da alínea f) do artigo 8º e alínea j) do n.º 3 

do artigo 24º, ambos do mesmo diploma. 

 

7. Análise/fundamentação 

 

i. Estão reunidos os pressupostos de direito de resposta, tal como previsto no artigo 

24º da Lei de Imprensa; 

ii. O direito de resposta foi exercido tempestivamente, de acordo com o artigo 25º 

do mesmo diploma; 

iii. Foi respeitada a obrigação legal de publicação em edição imediatamente 

posterior à recepção da resposta – texto originário no n.º 408 e resposta no n.º 409. Sem 

prejuízo da falta de observância da periodicidade mencionado no registo;  

iv. O texto enviado para publicação, a título de direito de resposta, não foi 

integralmente publicado, não tendo sido invocada qualquer das previsões constantes dos 

n.ºs 1 ou 7, ambos do artigo 26º da Lei da Imprensa; 

v. Foi alterado o parágrafo introdutório do texto de direito de resposta. Ora, a 

resposta tem de ser publicada nos exactos termos em que foi recebida, não sendo 

admissível quaisquer “... interpolações ou interrupções ...” (artigo 26.º, n.º 3) ao texto, 

em nome dos vectores da integridade e da indivisibilidade da resposta; 



 

 7

vi. Deste modo, considera-se não ter sido devidamente publicado, com respeito pela 

integridade e indivisibilidade, o texto da resposta. 

vii. Igualmente ignorada foi a obrigação de indicar de que “... se trata de direito de 

resposta ...” (artigo 26.º, n.º 3, in fine); 

viii. A Nota, publicada em conjunto com o direito de resposta, só o pode ser nos 

termos e para os efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 26º da Lei da Imprensa. E 

portanto “com o estrito fim de apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na 

resposta”, o que não é o caso. 

ix. De facto, reconhece a própria recorrida, essa Nota tem dois fins: “metade 

relativa a uma rectificação [sobre] a decisão judicial (...) O restante um esclarecimento 

(...) sobre os incidentes...” 

x. A situação é clara. Não se trata, com efeito, de “apontar qualquer inexactidão ou 

erro (...) contidos na resposta”, mas antes de, por iniciativa própria, de enquadrar esta 

resposta,  o que é ilícito; 

xi. Nem se diga que a primeira parte da Nota, a tal “rectificação [sobre] a decisão 

judicial”, consubstancia um “apontar de inexactidão”. O facto de os respondentes 

optarem por uma citação parcial de uma decisão judicial apenas a estes diz respeito, 

podendo apenas o órgão de comunicação social socorrer-se do artigo 26.º, n.º 6, ou seja, 

e uma vez mais, “... inserir uma breve anotação ... com o estrito fim de apontar qualquer 

inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ...”; 

xii. O facto de a publicação ter mudado a forma gráfica – de jornal para revista – 

poderia eventualmente dispensar a obrigatoriedade de “chamada de primeira página” se, 

e só se, se encontrasse forma equivalente de destacar a publicação nessa edição do texto 

de direito de resposta; 

xiii. Ora, não se encontra, no caso concreto, qualquer forma de respeitar o princípio 

da proporcionalidade entre os factos imputados e o direito de resposta, pelo que não se 

pode afastar o cumprimento da obrigação de “... inserção na primeira página, no local da 

publicação do texto ...” que motivou “... a resposta, de uma nota de chamada, com a 

devida saliência, anunciando a publicação da resposta e o seu autor, bem como a 

respectiva página” (artigo 26.º, n.º 4); 



 

 8

xiv. Note-se ainda que esta mencionada sobrecapa, de quatro páginas, tinha duas 

páginas de publicidade, uma primeira página e a restante – página 2 – integralmente 

preenchida com o artigo que deu origem à resposta. Dado este destaque sempre seria de 

conceder ao texto de resposta o maior destaque possível, o que não foi feito. 

 

8. Deliberação 

 

Atentos os factos, alegações e normas legais aplicáveis, delibera o Conselho Regulador 

da ERC: 

 

I. Dar provimento ao recurso apresentado por António Frias Marques; 

II. Determinar a publicação integral, e sem quaisquer interrupções ou interpolações, 

do texto enviado como direito de resposta pelo recorrente, bem como da respectiva 

indicação de que se trata de direito de resposta; 

III. Determinar a inclusão de “chamada de primeira página” para o facto de ser 

publicado texto de direito de resposta; 

IV. Reprovar a conduta da direcção da publicação “A Propriedade Urbana” pelo teor 

da nota por si inclusa na edição anterior e instar a que esta se abstenha de qualquer 

comentário que possa, eventualmente, consubstanciar situação diversa de o apontar 

qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta; 

A entidade destinatária da presente decisão fica sujeita, por cada dia de atraso no 

cumprimento da mesma, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 72.º dos 

Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 27 de Setembro de 2006 

 

O Conselho Regulador  
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


