
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/DR-TV/2007 
 

 
 
 
 

Recurso de Agostinho Branquinho contra a RTP por alegada 
denegação do direito de rectificação 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

27 de Junho de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/DR-TV/2007 

 

Assunto: Recurso de Agostinho Branquinho contra a RTP por alegada denegação do 

direito de rectificação 

 

 

I. Partes 
 

Recorrente: Agostinho Branquinho, deputado e Vice-Presidente do Grupo 

Parlamentar do Partido Social Democrata 

Recorrida: RTP, Rádio e Televisão de Portugal, S.A. 

 

II. Do recurso. 

 

1. A 24 de Abril de 2007, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social (doravante, ERC) um recurso de Agostinho Branquinho, Vice-Presidente do 

Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (doravante, Recorrente), contra a RTP 

(doravante, Recorrida), invocando a denegação do direito de rectificação nos termos da 

Lei da Televisão (Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto). 

 

2. O Recorrente defende assistir-lhe o mencionado direito de rectificação a propósito 

de uma notícia difundida no noticiário “Jornal da Tarde” do dia 11 de Abril de 2007 e 

que teria sido depois repetida em vários serviços noticiosos da RTP-N. 

 

3. Motivo pelo qual solicitou em 17 de Abril de 2007 à Direcção de Informação da 

RTP (doravante, DI-RTP) o exercício de direito de rectificação relativamente a uma 

informação veiculada em rodapé no Jornal da Tarde do dia 11 de Abril, durante a 

exibição de uma notícia dedicada às propostas do Partido Social Democrata (PSD) para 



 

2 

a reformulação do Serviço Público de Televisão, onde se lia o seguinte texto: “Luís 

Marques Mendes desmente Agostinho Branquinho”. 

 

4. Alega o Recorrente que a informação transmitida em rodapé contrariava não só o 

teor do lançamento da notícia feito pelo pivô do bloco informativo, que se referia à 

questão da privatização do canal 1 da RTP como uma proposta que “ainda está a ser 

discutida”, mas também o sentido das declarações de Luís Marques Mendes exibidas na 

peça noticiosa, nas quais o líder do PSD confirmava a posição do partido nos termos em 

que esta havia sido anteriormente anunciada pelo Recorrente. 

 

5. Considerando que a “RTP pretendeu com essa legenda, totalmente 

descontextualizada do conteúdo da reportagem, descredibilizar as posições políticas” 

que apresentara em nome do PSD, concluía solicitando, ao abrigo do artigo 63º da Lei 

da Televisão, a rectificação da “legenda mencionada”. 

 

III. Resposta da Recorrida 

 

6. A 19 de Abril de 2007, em carta enviada ao ora Recorrente, entendeu a DI-RTP 

“não haver razão para qualquer rectificação à reportagem emitida”. 

 

7. Alega a DI-RTP que o texto de rodapé referido se baseou em notícias difundidas 

por outros órgãos de informação (“Sol”, 6 de Abril 2007; “Diário Económico”, 7 de 

Abril 2007), que davam conta, com base em afirmações do próprio deputado Agostinho 

Branquinho, da intenção de o PSD incluir no seu programa a proposta de privatização 

da RTP1.  

 

8. Acrescentando ainda que, quando confrontado com o teor dessas notícias, o líder 

do PSD “limitou-se a afirmar que era um assunto ‘que estava em estudo’”. “Uma 

posição diferente [conclui a DI-RTP] da assumida por V. Exa., nomeadamente quando 



 

3 

afirma ao Diário Económico que ‘a privatização da RTP será uma das bandeiras do PSD 

no próximo programa eleitoral”. 

 

IV. Defesa da RTP 

 

9. Notificada a pronunciar-se quanto ao teor do presente recurso, ao abrigo do 

disposto no n.º 2 do artigo 59.º dos Estatutos da ERC, publicados em anexo à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro (doravante EstERC), a RTP, por carta da Direcção de 

Informação recebida a 15 de Junho de 2007, respondeu simplesmente que entendia 

“manter a resposta dada previamente ao Deputado Agostinho Branquinho”. 

 

V. Competência da ERC 

 

10. O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente queixa, ao 

abrigo do disposto na alínea c) do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º, na alínea f) do 

artigo 8.º, nas alíneas a) e j) do n.º 3 do artigo 24.º e no artigo 59.º dos seus Estatutos, 

bem como do disposto no nº 3 do artigo 62º da Lei da Televisão. 

 

VI. A peça jornalística e o direito aplicável 
 

11. A peça noticiosa, cuja exibição foi acompanhada do texto de rodapé objecto do 

pedido de rectificação, foi emitida na edição do Jornal da Tarde do dia 11 de Abril, 

apresentando a reacção do presidente do PSD à notícia de que a privatização da RTP 

iria constar do programa eleitoral do seu partido. 

 

12. Durante o lançamento realizado pelo pivô do jornal, lê-se no oráculo que 

acompanha a emissão da peça o seguinte texto: “Luís Marques Mendes desmente 

Agostinho Branquinho”. Cabe, desde logo, notar que os textos breves desta natureza 

desempenham uma função importante na compreensão dos conteúdos jornalísticos, 

enquadrando, complementando e reforçando os sentidos de interpretação sugeridos 

pelas componentes oral e visual da mensagem audiovisual. De facto, os textos dos 



 

4 

oráculos configuram-se como um espaço de enunciação particular da linguagem de um 

jornal televisivo, cujo conteúdo deverá estar em consonância com os restantes 

elementos de mediatização utilizados na composição da mensagem informativa. Daí, a 

importância de se atender na análise não só ao breve texto que motiva o pedido de 

rectificação, mas também aos restantes elementos de mediatização convocados no 

tratamento jornalístico do assunto em questão. 

 

13. A peça noticiosa foi introduzida no bloco informativo com o seguinte lead do 

pivô do jornal: 

 

“Marques Mendes esclarece que a privatização do canal 1 da RTP é uma 
proposta que ainda está a ser discutida pelo PSD. No passado fim-de-semana, 
Agostinho Branquinho, deputado do partido, garantiu que a intenção de 
privatizar o canal 1 da televisão pública iria fazer parte do programa eleitoral do 
PSD. Agora, o presidente do partido diz que o assunto afinal ainda está a ser 
discutido.” 

 

O “texto” do pivô releva, como facto, a constatação de uma divergência entre os 

termos do anúncio apresentado dias antes pelo deputado Agostinho Branquinho – “a 

intenção de privatizar o canal 1 da televisão pública iria fazer parte do programa 

eleitoral do PSD” – e as declarações entretanto produzidas pelo Presidente do PSD 

sobre esse tema específico. No enquadramento da notícia, destaca-se, nessa medida, o 

anúncio de uma divergência nas posições dos dois protagonistas citados. 

 

14. Às asserções produzidas no “lead” do pivô segue-se a apresentação de um 

apontamento de reportagem com as declarações do Presidente do PSD prestadas durante 

um contacto com a comunicação social, as quais se transcrevem abaixo: 

 

“Luís Marques Mendes (LMM): É uma matéria em estudo com vista a 
eventualmente integrar o programa eleitoral em 2009. 
Repórter: O deputado Agostinho Branquinho disse que já tinha sido inclusive 
trabalhado com a direcção do partido e, portanto, isso era uma proposta que iria 
fazer parte do programa eleitoral. Não confirma então essa informação? 



 

5 

LMM: “Confirmo, confirmo… É exactamente a mesma coisa: confirmo que é 
um assunto que temos em estudo, que estamos a estudar com vista a integrar o 
programa eleitoral.” 

 

Verifica-se, assim, não ser abusiva a posição do Recorrente, lá onde sustenta que as 

declarações do líder do PSD se afastam do sentido indiciado no texto de lançamento do 

pivô, nomeadamente, quando este sugere uma total divergência nas posições dos dois 

protagonistas. É certo que à RTP assiste, por regra, um direito de interpretação, legítimo 

porque assente na sua autonomia e liberdade editoriais, relativamente ao sentido das 

declarações dos actores políticos e, no caso específico, a uma alegada contradição entre 

declarações do Recorrente sobre a privatização da RTP e aquilo que, mais tarde, veio a 

ser afirmado pelo líder do respectivo partido. 

 

15. É, porém, indiscutível que o sentido explícito que se extrai da interpretação 

realizada pela RTP constitui uma referência (directa) que pode afectar a reputação ou 

bom nome do Recorrente, para utilizar os termos do art. 59.º, n.º 1, da Lei da Televisão 

(“Pressupostos dos direitos de resposta e rectificação”). Realmente, o “desmentido” que 

a RTP “detectou” nas declarações do líder do PSD atinge, objectivamente, o Recorrente, 

uma vez que transmite a ideia de que, publicamente, o líder do seu Partido o tinha 

contraditado. Acresce que, como é de conhecimento público, o Recorrente é 

responsável, no seu Partido, pela área da comunicação social; e juntando-se a esse facto 

a importância do tema objecto da notícia, mais se confirma que o Recorrente, nos 

termos constitucionais e legais, é titular do direito de resposta perante a Recorrida. 

 

16. Seguindo adiante, o recurso que deu entrada na ERC em 24 de Abril preenche 

todos os requisitos formais e substanciais previstos no n.º 3 do artigo 62.º da Lei da 

Televisão. 

Dir-se-á, porventura, que o Recorrente invocou o direito de rectificação, e que o 

Conselho vem agora reconhecer-lhe, ainda em abstracto, a titularidade do direito de 

resposta. No entanto, como o Conselho por várias vezes considerou, “não se vê razão 

para se diferenciarem, em sede decisória, as duas situações, por isso que o meio mais 



 

6 

intenso de tutela da verdade pessoal (o direito de resposta) tem efeito de consumpção 

sobre o meio mais neutro (o direito de rectificação), absorvendo, nessa medida, o seu 

conteúdo útil” (Deliberação 19-R/2006, Câmara Municipal do Porto contra o Jornal de 

Notícias, 10 de Agosto de 2006). Da mesma forma, o Conselho afirmou que, “[o]lhando 

aos concretos fundamentos invocados no recurso e à argumentação aí expendida, é de 

subsumir a matéria aqui discutida ao domínio próprio do direito de resposta stricto 

sensu, por estar aí em causa a pretendida controversão, pelos recorrentes, de referências 

alegadamente susceptíveis de afectar a sua reputação e/ou boa fama” (Deliberação 

4/DR-I/2007, Recurso do vice-presidente da C. M. Porto e de um outro vereador contra 

o jornal diário ‘Público’”, 24 de Janeiro de 2007) 

 

17. Veja-se, agora, a questão mais em concreto. É sabido que, nos termos do art. 59.º, 

n.º 1, da Lei da Televisão, “[t]em direito de resposta nos serviços de programas 

televisivos qualquer pessoa singular ou colectiva, organização, serviço ou organismo 

público que neles tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam 

afectar a sua reputação ou bom nome”. Por outro lado, a carta dirigida pelo Recorrente 

ao Director de Informação da RTP em 17 de Abril, a solicitar a rectificação pretendida, 

preenche os requisitos formais de que depende o exercício do direito de 

resposta/rectificação, tal como previstos no art. 61.º da Lei da Televisão, e, mais 

especificamente, nos seus n.ºs 1, 3 e 4. 

 

18. Com efeito, da leitura daquela carta extrai-se que o Recorrente nela invoca 

expressamente, não só o direito de resposta/rectificação (com a sua identificação e  

invocação das pertinentes disposições da Lei da Televisão), como, por outro lado, 

apresenta o texto da rectificação/resposta à Recorrida, recordando-se que, nos termos do 

art. 61.º, n.º 3, constitui requisito do exercício do direito de resposta que “[o] texto da 

resposta ou da rectificação deve ser entregue ao operador de televisão”, naturalmente 

que com a identificação do seu autor e, além disso, a invocação expressa daquele(s) 

direito(s) ou a invocação das pertinentes normas legais. O que o Recorrente fez, de 

forma indiscutível. 



 

7 

 

19. Nem se diga, por outro lado, que a carta enviada pelo Recorrente à RTP não 

continha, verdadeiramente, o texto da resposta, antes consistia numa mera missiva onde 

era anunciada a intenção do exercício deste direito, com a explanação dos motivos que, 

no entender do Recorrente, o justificavam. É que, ainda que assim tivesse sido – e não 

foi – decorre da resposta da Recorrida que esta se situou no quadro jurídico-legal do 

exercício do direito de resposta ou rectificação, e não questionou, em qualquer 

momento, que um qualquer dos requisitos legais acima descritos estivesse em falta. 

Com efeito, na resposta enviada ao Recorrente em 19 de Abril pelo Director de 

Informação da RTP, é-lhe comunicada a recusa desta em proceder a qualquer 

rectificação, com os fundamentos acima referidos sob os n.ºs 7 e 8. Explicitamente, a 

RTP considera “não haver razão para qualquer rectificação à reportagem emitida” 

(itálico acrescentado no texto), expondo, depois, as razões substanciais que, em seu 

entender, ancoravam essa posição. Mas não invocando nem fazendo valer, de todo, 

qualquer razão formal (se assim podem ser lidos os requisitos constantes do art. 61.º da 

Lei da Televisão) que, em seu entender, precludisse a possibilidade de o recorrente 

exercer aquele direito. Termos em que o Conselho não considera necessário proceder a 

mais desenvolvimentos da questão. 

 

20. Tendo o Conselho tomado conhecimento, através do presente recurso, do texto 

enviado pelo Recorrente à RTP, para efeito de exercício do direito de 

resposta/rectificação, não pode deixar de considerar que o último parágrafo desse texto 

contém expressões desproporcionadamente desprimorosas para a RTP, no sentido e 

termos do art. 61.º, n.º 5, da Lei da Televisão. Na verdade, quando o Recorrente afirma 

“[o]ra, do meu ponto de vista, a RTP pretendeu com essa legenda, totalmente 

descontextualizada do conteúdo da reportagem, descredibilizar as posições políticas 

que, em nome do PSD, apresentei publicamente” está a imputar à RTP uma 

intencionalidade, especialmente gravosa, de o descredibilizar politicamente, facto de 

todo não demonstrado à luz dos elementos objectivamente disponíveis no processo. Esta 

acusação, pela sua já referida gravidade, é claramente desproporcional face ao teor da 



 

8 

notícia ora em causa. Motivo pelo qual o Recorrente deverá, ou eliminar essa parte da 

sua resposta ou, em alternativa, proceder a uma reformulação do texto em causa, de 

forma a conformá-lo com as exigências legais. 

 

VIII. Deliberação 

 

Na sequência da apreciação do recurso apresentado por Agostinho Branquinho, na 

qualidade de deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social 

Democrata, contra a RTP e a RTPN, por alegada denegação do direito de rectificação a 

propósito de uma peça jornalística emitida pela RTP na edição do Jornal da Tarde do 

dia 11 de Abril de 2007, alegadamente também transmitida em vários serviços 

noticiosos da RTPN; 

Considerando que da análise da peça noticiosa em questão se conclui que quer o 

lançamento da notícia feita pelo pivô, quer, sobretudo, o texto de rodapé exibido 

simultaneamente com a notícia contrariam de forma evidente as declarações de Luís 

Marques Mendes, Presidente do PSD, objecto central da peça, nomeadamente quando, 

interrogado expressamente quanto à falta de sintonia com as anteriores declarações de 

Agostinho Branquinho, responde, ao contrário, que confirma essas declarações, 

esclarecendo que se tratava da mesma coisa, que era um assunto que estava em estudo 

com vista a integrar o programa eleitoral; 

Considerando que esta interpretação pode ser admitida de um ponto de vista 

jornalístico, atenta a liberdade e autonomia editoriais da RTP; 

Considerando, não obstante, que, porque se trata de uma referência directa a si feita, 

que pode afectar a sua reputação ou bom nome, o Recorrente é titular do direito de 

resposta, nos termos dos arts. 59.º e segs. da Lei da Televisão, 

 

O Conselho Regulador 

 

1. Declara assistir ao Recorrente direito de resposta face à notícia transmitida 

pela RTP no Jornal da Tarde do dia 11 de Abril de 2007;  



 

9 

2. Dá por verificada a denegação do exercício desse direito, expressamente 

assumida pela RTP na resposta enviada ao Recorrente em 19 de Abril de 2007; 

3. Considera porém que, à luz do disposto no art. 61.º, n.º 5, da Lei da Televisão, 

o texto de resposta enviado pelo Recorrente à RTP contém expressões 

desproporcionadamente desprimorosas, pelo que deverá aquele expurgá-las do texto ou, 

em alternativa, proceder à reformulação do texto em causa; 

4. Determina que a RTP proceda à difusão do texto de resposta que, nos termos 

atrás referidos no n.º 3, lhe venha a ser apresentado pelo Recorrente, com estrita 

observância do disposto no artigo 60.º dos Estatutos da ERC e, mais especificamente, 

no artigo 63.º da Lei da Televisão; 

5. Insta a RTP a, doravante, cumprir plenamente as suas obrigações legais em 

matéria de direito de resposta e de rectificação. 

 

 

Lisboa, 27 de Junho de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira (voto contra, com declaração de voto) 

 



 

10 

Declaração de voto 

 

 

Divergi, pelas razões adiante expostas, da concepção de fundo que levou à aprovação da 

presente deliberação. 

 

1. O exercício dos direitos de resposta ou de rectificação materializa-se através do 

envio, pelo interessado, do respectivo texto – isto é, de uma versão alternativa dos 

juízos de valor ou factos por ele contraditados. 

2. Este requisito – essencial, a meu ver – tem consagração expressa no nº 3 do artigo 

61º da Lei da Televisão, por isso que a sua inobservância impede o órgão de 

comunicação social visado de satisfazer o direito à verdade pessoal subjacente ao 

instituto. 

3.  A doutrina valora da mesma forma a necessidade de a resposta ou rectificação 

constar de um texto próprio, complementar do pedido  da sua divulgação (cfr. Vital 

Moreira, “O Direito de Resposta na Comunicação Social”, Coimbra Editora, 1994, 

págs. 111-113). 

4. Não se pode, pois, afirmar (como ocorre no ponto nº 17 da deliberação) que “a carta 

dirigida pelo Recorrente ao Director de Informação da RTP (...) preenche os 

requisitos formais de que depende o exercício do direito de resposta/rectificação”, 

para mais quando se convoca, para tanto, o preceito legal (o já mencionado art. 61º 

da Lei TV) que inculca exactamente o contrário. 

5. Nem se me afigura sustentável que a “síntese” final do texto dirigido pelo ora 

Recorrente à RTP seja tomada, pela ERC, como expressão bastante dos termos da 

correcção desejada, por duas ordens de razões:        

- por um lado, porque ela tem um encadeamento lógico com o texto que a 

antecede, ao qual, aliás, se refere, ao evocar “a reportagem antes 

mencionada”; 

- depois, porque a sua extensão exorbita do limite legalmente previsto (o do 

escrito corrigendo).  



 

11 

6. O desrespeito do procedimento exigível não pode aproveitar ao autor da omissão, 

não sendo sanável a posteriori pela instância de recurso (na circunstância, a ERC). 

7. A entender-se de outra forma, permitindo-se, nomeadamente, o suprimento da 

omissão já em fase de recurso, estar-se-á a prolongar artificialmente o prazo de vida 

de um direito (o de resposta ou de rectificação) por natureza efémero, com prejuízo 

para os interesses das partes e a segurança do tráfego jurídico 

 

 

Rui Assis Ferreira 

 


