
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

31/DR-I/2009 
 

 
 
 
 
 

Recurso de José Gaspar de Oliveira contra o jornal “Correio da 
Manhã” 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

3 de Junho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 31/DR-I/2009 

 

Assunto: Recurso de José Gaspar de Oliveira contra o jornal “Correio da Manhã” 

 

 

I. Identificação das partes e do objecto 

 

1. Deu entrada nesta Entidade, no dia 2 de Março de 2009, um recurso apresentado por 

José Gaspar de Oliveira contra o jornal “Correio da Manhã”, por alegado cumprimento 

defeituoso, por parte do recorrido, do direito de resposta do recorrente.  

 

2. José Gaspar de Oliveira apresentou ainda, na mesma data, uma queixa contra o jornal 

“Correio da Manhã”, por alegada violação dos deveres legais e deontológicos que 

devem nortear a actividade jornalística. 

 

II. Peça jornalística 

 

3. A peça jornalística que suscitou o recurso e a queixa subscritos por José Gaspar de 

Oliveira foi publicada no dia 1 de Fevereiro de 2009, na página 21, do “Correio da 

Manhã”.  

 

4. Sob o título “Ficou sem casa por ir ao hospital” e o sub-título “Drama: Homem de 67 

anos impedido de entrar na sua residência”, é noticiado que “[u]m homem de 67 anos 

[Manuel Pereira] viu-se ontem impedido de voltar a casa, após um internamento de três 

semanas no Hospital de Santo André, em Leiria, por esta se encontrar ocupada por um 

construtor civil. (…) De acordo com o relato do filho, José Pereira, o pai reside há 12 

anos (…) numa casa de apenas uma assoalhada que lhe foi atribuída em troca de outra 

onde viveu durante 40 anos e em cujo terreno foi construído um loteamento com 



 

2 

moradias geminadas. (…) Ontem de manhã, José Pereira encontrou o quintal de casa 

ocupado pelo construtor civil, filhos e por funcionários, que estavam a limpar o espaço 

e a carregar tudo numa camioneta. Impossibilitado de deixar o pai em casa, pediu a 

ajuda da PSP de Leiria, tendo os agentes sugerido que o levasse para a sua residência, o 

que acabou por acontecer. José Pereira fez queixa no Ministério Público, por terem 

entrado em casa do pai sem autorização, e amanhã vai fazer nova queixa. O construtor 

civil não quis prestar declarações ao CM”.  

 

5. A notícia é ilustrada por duas fotografias. A primeira fotografia, tendo como 

enquadramento a parte exterior da casa, retrata cinco pessoas: dois agentes policiais, que 

surgem fotografados de perfil; uma mulher de costas; um indivíduo de frente para a 

câmara, cujo rosto se encontra oculto através de um processo de deformação de 

imagem; e, finalmente, um outro indivíduo, ora queixoso, cujo retrato se encontra 

parcialmente coberto pela imagem de um dos polícias. Na segunda fotografia, é 

retratado Manuel Pereira, dentro de um automóvel, surgindo a seguinte legenda: “Nem 

com a ajuda da PSP Manuel Pereira conseguiu entrar em casa.” 

 

6. A notícia foi também divulgada no sítio electrónico do “Correio da Manhã”, sendo 

ilustrada pela primeira fotografia. 

 

III. Argumentação do recorrente/queixoso 

 

7. Considera José Gaspar de Oliveira que o “Correio da Manhã”, na publicação do seu 

direito de resposta, que ocorreu na edição de 10 de Fevereiro, não cumpriu o disposto na 

Lei de Imprensa, uma vez que o seu texto foi remetido para “‘um cantinho’ do jornal, 

não ocupando a posição privilegiada, nem sendo dado o mesmo destaque da notícia que 

além de um título com letras enormes tinha vários sub títulos e duas fotografias a 

ilustrar o ‘drama’ (…)”. O recorrente requer, por isso, “nova publicação do direito de 

resposta acatando, agora, as imposições legais, sendo inserido no meio de página impar 

e na parte superior e titulado com a mesma evidência da notícia.” 



 

3 

8. Por outro lado, José Gaspar de Oliveira considera que a peça jornalística em apreço 

indicia a violação dos deveres legais e deontológicos que devem nortear a actividade 

jornalística e afecta a sua “honra, dignidade e consideração social”.  

 

9. Com efeito, “o conteúdo do corpo da notícia é falso e difamatório” e os jornalistas 

“ao elaborarem a notícia (Drama) ignoraram absolutamente o dever fundamental de 

informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo.” Considera o queixoso que 

“era essencial aos jornalistas para informar convenientemente o leitor, aceder ao título 

que legitimava o uso do imóvel pelo Manuel Pereira (…), suas condições (não facultar o 

uso do imóvel a terceiros), quem construiu o imóvel, quem cuidava do idoso antes do 

internamento hospital e o estado de saúde do idoso em causa. (…) O aqui queixoso 

sempre agiu no interesse do idoso, salvaguardando o seu bem estar e segurança.”  

 

10. Entende o queixoso que a notícia falsifica “os factos, atentando contra honra, a 

dignidade e a consideração social do aqui queixoso, com as proporções que se podem 

retirar dos comentários que foram feitos à notícia também publicada no sítio do jornal 

Correio da Manhã (…)”. 

 

11. Alega ainda o queixoso que “não consentiu que fossem tiradas fotografias e disse-o 

expressamente aos jornalistas, assim como não deu qualquer consentimento para a 

divulgação e utilização jornalística da sua imagem. Contudo o queixoso foi retratado e 

além do mais foi publicada fotografia (…) tanto no jornal como no sítio da Internet do 

Correio da Manhã. Embora o retrato do queixoso não apareça na íntegra, é suficiente 

para ser reconhecido. Além do mais todo o contexto da fotografia, com a presença dos 

agentes da PSP, foi criteriosamente escolhida para vexar o queixoso, explorando a sua 

vulnerabilidade.” 

 

12. O queixoso alega, por último, que a “notícia refere que ‘O construtor…não quis 

prestar declarações’. O jornalista está obrigado, na sua conduta, antes de recolher 

declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e 



 

4 

responsabilidade das pessoas envolvidas. Quiseram os jornalistas tomar declarações, na 

hora, contudo nem previamente ao acompanhamento do José Pereira ao local, nem após 

fizeram qualquer contacto para saber da versão do queixoso.” 

 

IV. Defesa do recorrido/denunciado 

 

13. Tendo sido notificado a pronunciar-se, nos termos do n.º 2 do artigo 59.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, sobre o recurso 

por cumprimento deficiente do exercício do direito de resposta, o “Correio da Manhã” 

defende que a publicação do texto de resposta cumpriu todos os requisitos previstos na 

Lei de Imprensa (aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro), porquanto: 

i.  O texto de resposta foi publicado na mesma secção onde tinha sido 

publicada a notícia que o suscitou; 

ii. O tamanho da letra do texto de resposta é idêntico ao utilizado na notícia, 

bem como ao que é utilizado ao longo de todo o jornal; 

iii. O título foi escrito em letras grandes e a negrito para chamar a atenção dos 

leitores do jornal, tendo dimensão idêntica à grande maioria dos títulos 

constantes da publicação; 

iv. Foi utilizada uma caixa de cor encarnada com letra letras brancas a indicar 

que se trata de um “Direito de Resposta”; 

v. O texto de resposta foi publicado numa página ímpar, onde por regra são 

publicadas as notícias mais importantes; 

vi. O texto ocupa toda uma coluna lateral exterior da folha, espaço que mais 

atrai a atenção dos leitores; 

vii. A única diferença que existe na forma da apresentação do texto de resposta 

e da notícia que o suscitou decorre do facto de a notícia ter sido 

acompanhada de uma fotografia, sendo certo que não foi entregue pelo 

respondente qualquer imagem para publicação, nem requerida a sua 

publicação. 

 



 

5 

14. Tendo ainda o “Correio da Manhã” sido notificado, ao abrigo do n.º 2 do artigo 56.º 

dos Estatutos da ERC, para apresentar oposição à queixa por violação dos deveres legais 

e deontológicos que devem nortear a actividade jornalística, e sobre a alegada afectação 

da “honra, dignidade e consideração social do queixoso”, o jornal apresentou a sua 

defesa nos seguintes termos. 

 

15. A notícia foi elaborada no seguimento de uma denúncia apresentada pelo filho de 

Manuel Pereira, que informou os jornalistas que, na ausência do seu pai, o construtor 

civil terá aproveitado para entrar na casa, para tapar as janelas com taipais e trocar a 

fechadura da porta da entrada. A história relatada não apresentava qualquer 

incongruência, tendo-se os jornalistas deslocado ao local e presenciado os factos 

relatados na notícia. A reportagem foi elaborada com a preocupação de recolher o 

máximo de informações sobre a história e de ouvir todos os participantes. O queixoso 

disse não pretender prestar quaisquer esclarecimentos ou declarações. Demonstra, por 

isso, “uma manifesta falta de lealdade e abuso de direito decidir não prestar declarações 

ou esclarecer a jornalista sobre factos e questões concretamente colocadas, para 

posteriormente vis apresentar queixa (…), juntando documentos e fazendo declarações 

que deveriam ter sido feitas quando da recolha de informações para a elaboração da 

notícia”. Assim, os factos que o queixoso invoca na sua participação são elementos que 

este nunca referiu nem eram do conhecimento da jornalista quando a notícia foi 

elaborada. No entanto, a verdade é que a junção do referido contrato em nada altera a 

história noticiada, uma vez que independentemente do motivo que o queixoso invoca 

como fundamento para ter decidido pôr termo ao contrato, a verdade é que deveria 

sempre ter sido um tribunal a declarar tal rescisão. 

 

16. No que respeita à fotografia que acompanha a notícia, o denunciado alega que “não 

é reconhecível nem o queixoso nem qualquer outra figura”, uma vez que “a fotografia 

foi tirada de longe e mais de metade da sua cara está tapada por um agente da polícia. 

Ora, é sabido que, para que a cara de alguém seja passível de ser reconhecida, será 

sempre necessário visualizar uma parte considerável da sua geometria”, o que não 



 

6 

acontece no caso em apreço. Conclui o denunciado que “o queixoso não é identificável 

na fotografia”, pelo que não põe em causa o seu bom-nome, nem tenta explorar a sua 

vulnerabilidade. 

 

V. Outras diligências 

 

17. No dia 10 de Abril de 2009, foi realizada, nos termos do artigo 57.º dos Estatutos da 

ERC, uma audiência de conciliação, tendo estado presentes os mandatários do jornal 

“Correio da Manhã” e do queixoso. Nessa audiência, as partes dialogaram acerca dos 

contornos da queixa em apreço, não tendo logrado alcançar um entendimento que 

permitisse sanar definitivamente o diferendo. 

 

18. Na audiência de conciliação, a mandatária do queixoso juntou ao processo diferentes 

documentos que, no seu entendimento, fazem prova de que a peça jornalística que 

originou a queixa padece de rigor. Assim, foi junta uma “Informação Social”, segundo a 

qual Manuel Pereira “não dispõe de nenhum suporte familiar desconhecendo-se o 

paradeiro dos filhos” e “não reúne as condições básicas necessárias para viver sem 

acompanhamento social sendo necessário o internamento em Lar.” A mandatária do 

queixoso juntou ainda ao processo uma participação e dois aditamentos elaborados pela 

PSP, os quais se referem à situação noticiada pelo “Correio da Manhã”. Foram 

entregues cópias dos referidos documentos ao mandatário do “Correio da Manhã”. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

a) Recurso por cumprimento deficiente do direito de resposta 

 

19. No que respeita ao recurso por alegado cumprimento defeituoso, por parte do 

“Correio da Manhã”, do direito de resposta do recorrente, cabe chamar à colação o 

disposto no artigo 26.º, n.º 3, da LI, que determina  que a publicação do texto de 

resposta ou de rectificação é “feita na mesma secção, com o mesmo relevo e 



 

7 

apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a resposta ou rectificação, de 

uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da indicação de 

que se trata de direito de resposta ou rectificação”. 

 

20. A Lei de Imprensa impõe, assim, um princípio de igualdade de armas entre a 

resposta e a peça que a suscitou, princípio esse que proíbe que a direcção da publicação 

periódica se prevaleça da sua posição privilegiada para, por qualquer meio, 

despromover a resposta. 

 

21. O citado preceito tem sido amiúde dissecado pelo Conselho Regulador, sendo de 

destacar que, na Directiva sobre o Direito de Resposta, aprovada a 12 de Novembro de 

2008, são elencadas várias exigências formais, resultantes da Lei de Imprensa, relativas 

à publicação dos textos de resposta. 

 

22. Analisado o texto de resposta e realizada a sua comparação com a peça que o 

originou, o Conselho Regulador conclui que o “Correio da Manhã” respeitou o disposto 

na Lei de Imprensa. Cabe, nomeadamente, realçar o facto de ambos os textos terem sido 

publicados na mesma secção – “Sociedade” –, numa página ímpar e em local 

aproximado (páginas 19 e 21, respectivamente); o facto de a resposta ter sido publicada 

na parte exterior da página (o que reforça a sua visibilidade) e com uma dimensão e 

formato da letra idênticos à peça respondida; e, finalmente, a circunstância de ter sido 

respeitada a indicação legalmente exigida, nos termos do n.º 3 do artigo 26.º da Lei da 

Imprensa, de que o texto publicado se refere a um direito de resposta. 

 

23. Como tal, não assiste razão ao recorrente, pelo que não se dá provimento ao recurso. 

 

b) Queixa por violação dos deveres legais e deontológicos 

 

24. No que respeita à queixa por violação dos deveres legais e deontológicos, relembre-

se que o queixoso considera que o conteúdo da notícia “é falso e difamatório” e que os 



 

8 

jornalistas “ignoraram absolutamente o dever fundamental de informar com rigor e 

isenção, rejeitando o sensacionalismo,” uma vez que, para informar convenientemente o 

leitor, deveriam ter acedido “ao título que legitimava o uso do imóvel pelo Manuel 

Pereira (…), suas condições (não facultar o uso do imóvel a terceiros), quem construiu o 

imóvel, quem cuidava do idoso antes do internamento hospital e o estado de saúde do 

idoso em causa. (…)” 

 

25. Analisada a peça jornalística, conclui-se que a mesma descreve os acontecimentos 

que ocorreram num período delimitado no tempo – a tentativa de Manuel Pereira entrar 

em casa – e adopta um tom emotivo ao relatar o “drama” do homem “que ficou sem 

casa por ir ao hospital”. Não são apresentados elementos que permitam contextualizar 

aquele momento, apenas sendo referido que Manuel Pereira se encontrava no hospital, 

tem problemas de alcoolismo e que residia numa casa “que lhe foi atribuída em troca de 

outra onde viveu durante 40 anos.” Pode, por isso, afirmar-se que a peça, centrando-se 

na perspectiva de Manuel Pereira e do seu filho, não procura “as causas” que levaram à 

“ocupação” da casa pelo construtor civil. 

26. Não cabe à ERC sindicar a veracidade dos factos noticiados pelo jornal e, em parte, 

contraditados pelo queixoso, competindo-lhe, no entanto, aferir o cumprimento do dever 

de rigor informativo, que constitui um dos princípios que, historicamente, orientam a 

prática jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo ajustado à 

realidade e com reduzido grau de indeterminação (cfr. artigo 14.º, n.º 1, alínea a) do 

Estatuto do Jornalista e ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas, aprovado em 4 

de Maio de 1993, em assembleia geral do Sindicato dos Jornalistas).  

 

27. Como referido supra, a peça em apreço captou apenas um momento – que foi 

presenciado pelos jornalistas –, sem espelhar a preocupação de trazer a público outros 

factos que contextualizassem de forma mais precisa o acontecimento. Dado que a 

notícia foi elaborada no seguimento de uma denúncia apresentada pelo filho de Manuel 

Pereira – informação que consta, aliás, da defesa do “Correio da Manhã” –, é notório 

que a peça está construída em torno da visão unilateral deste interveniente.  



 

9 

28. Porém, a qualidade e credibilidade da informação pressupõem uma investigação 

rigorosa e precisa, que afaste a subjectividade que pode advir de centrar uma notícia 

numa única fonte de informação. Noticiar um mero “flash”, em que se retrata apenas a 

perspectiva de uma das partes do “conflito” – para mais, a parte que alertou o jornal 

para a situação noticiada –, fragiliza o distanciamento, a neutralidade e a isenção que se 

impõem ao órgão de comunicação social em relação ao acontecimento que noticia.  

 

29. O post-título da notícia – “Construtor civil aproveitou ausência, por internamente 

hospital, para ocupar casa” – reforça a convicção do Conselho de que a neutralidade e 

isenção da notícia não foram devidamente acauteladas. Com efeito, ao recorrer a 

expressões com sentido conotativo que exprimem um forte juízo de censura 

(“aproveitou” e “ocupar a casa”), a notícia indicia um grau de subjectividade que não se 

coaduna com os deveres ético-legais que orientam a prática jornalística. 

 

30. Alega o jornal que a reportagem foi elaborada com a preocupação de recolher o 

máximo de informações sobre a história e de ouvir todos os participantes e que a 

posição do queixoso não é expressa na peça porque não pretendeu prestar quaisquer 

esclarecimentos ou declarações. A este propósito, o queixoso afirma que os jornalistas 

quiseram tomar declarações na hora, não o tendo contactado, antes ou após o episódio, 

para saber a sua versão, o que não é contestado pelo denunciado. Dado que a tentativa 

de obtenção de testemunho ocorreu, tanto quanto se pôde aferir, num único momento, e 

que a salvaguarda do rigor e da objectividade da informação passará, desde logo, pela 

audição dos sujeitos visados, o Conselho Regulador entende que os esforços envidados 

pelo jornal, no sentido de obter a prestação de declarações do ora queixoso, poderiam 

ter sido aprofundados, a bem de uma mais preciosa contextualização do sucedido. 

 

31. Cabe, porém, realçar que o facto de o queixoso apenas ser referido na peça 

jornalística como o “construtor civil”, não sendo apresentados quaisquer dados que 

permitam a sua identificação imediata, neutraliza – ou, pelo menos, minimiza – os 

eventuais efeitos nefastos sobre o seu bom nome e reputação que poderiam ocorrer com 



 

10 

a publicação da notícia. Entende-se, por isso, que a peça, ainda que não reflicta um 

cuidado exaustivo com o rigor e a isenção informativos, não lesa a honra, a dignidade e 

a consideração social do queixoso.  

 

32. Quanto à alegação do queixoso de que “não consentiu que fossem tiradas 

fotografias”, nem deu qualquer “consentimento para a divulgação e utilização 

jornalística da sua imagem”, é de realçar que, por força do artigo 79.º, n.º 2, do Código 

Civil, não é necessário o consentimento da pessoa retratada “quando a reprodução da 

imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou 

que hajam decorrido publicamente”. Acresce ainda que o direito à imagem, versando 

sobre a representação cognoscível e individual da pessoa singular, apenas protege a 

reprodução de uma imagem identificável e reconhecível. No caso, e contrariamente ao 

alegado pelo queixoso, entende-se que a fotografia não permite a identificação e 

reconhecimento do queixoso, uma vez que não é retratado na íntegra e que se trata de 

um plano distante. Atente-se, aliás, que o jornal recorreu a um processo de deformação 

de imagem relativamente ao único retratado que, pela sua posição no enquadramento, 

poderia ser reconhecido.  

 

VII. Deliberação  

 

I. Tendo apreciado um recurso de José Gaspar de Oliveira contra o jornal “Correio da 

Manhã”, por alegado cumprimento deficiente do exercício do direito de resposta, 

relativamente a uma peça publicada na edição de 1 de Fevereiro de 2009, o Conselho 

Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos arts. 8º, al. f) e 24º, nº 3, al. j), dos 

Estatutos da ERC, não dar provimento ao recurso, por considerar que o jornal “Correio 

da Manhã”, na publicação do texto de resposta do Recorrente, respeitou o disposto na 

Lei de Imprensa. 

 

II. Tendo ainda apreciado uma queixa de José Gaspar de Oliveira contra o jornal 

“Correio da Manhã”, relativa à mesma peça, por violação dos deveres legais e 



 

11 

deontológicos que presidem à actividade jornalística, o Conselho Regulador da ERC, no 

exercício das atribuições e competências de regulação constantes, respectivamente, da 

al. f) do art. 7.º, na al. d) do art. 8.° e da al. a) do n.º 3 do art. 24.º dos EstERC, delibera: 

 

1. Considerar que não foi cumprido de modo cabal o dever de rigor jornalístico, 

porquanto a peça jornalística está construída em torno da visão unilateral de uma 

das partes do conflito noticiado, como se verifica, nomeadamente, no post-título, 

que adopta um discurso conotativo que exprime um forte juízo de censura da 

actuação do construtor civil, fragilizando o distanciamento, a neutralidade e a 

isenção que se impõem ao órgão de comunicação social em relação ao 

acontecimento que noticia.  

2. Instar o jornal “Correio da Manhã” a cumprir de forma mais rigorosa as normas 

legais e deontológicas que impõem o respeito do dever de rigor jornalístico, nos 

termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa, do artigo 14.º, n.º 1, alínea a) do 

Estatuto do Jornalista, e do ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas. 

 

Lisboa, 3 de Junho de 2009 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira (abstenção) 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


