
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/PUB-I/2008 
 

 
 
 
 

Reclamação da Afonso Moreira Sucrs, Lda. relativa à Deliberação 
3/PUB-I/2008, de 25 de Março de 2008 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

29 de Maio de 2008



 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/PUB-I/2008 

 

Assunto: Reclamação da Afonso Moreira Sucrs, Lda. relativa à Deliberação 3/PUB-

I/2008, de 25 de Março de 2008 

 

 

I. Reclamação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) uma 

reclamação subscrita pelo mandatário legal da empresa Afonso Moreira Sucrs, 

Lda. relativa à Deliberação 3/PUB-I/2008, de 25 de Março de 2008, que instou o 

jornal “O Primeiro de Janeiro” ao cumprimento do disposto no artigo 28º, n.º 2, da 

Lei de Imprensa sempre que publicasse um artigo sobre a forma de publi-

reportagem. 

 

2. Entende a Reclamante que, ao concluir que o jornal violou o artigo 28º, n.º 2, da 

Lei de Imprensa, então deveria ter-lhe sido aplicada uma coima, nos termos do 

disposto no artigo 35º, n.º 1, alínea b), do mesmo diploma legal: “Não podem os 

órgãos de comunicação social violar a lei e não lhe ser aplicadas as penalizações 

nela previstas.” 

 

3.  Sustenta ainda que a referida Deliberação contém “uma omissão de pronúncia 

quanto ao descrito comportamento dos funcionários d’«O Primeiro de Janeiro»”, 

uma vez que actuaram na qualidade de jornalistas, não o sendo, o que fora 

fundamental para “a formação da vontade da queixosa no sentido de conceder ou 

não uma entrevista, sendo que nunca teria aberto as suas portas se soubesse que as 

referidas pessoas não eram jornalistas”. 

 



 

2 

 

4. Num segundo momento, a Reclamante alega ainda que a ERC desrespeitou todos 

os prazos previstos nos seus Estatutos, “o que desprotege os direitos de quem 

conta com a actuação e fiscalização dessa entidade”. 

 

II. Análise e fundamentação 

 

5.  Afirma a Reclamante que tendo o Conselho Regulador concluído que “O 

Primeiro de Janeiro” violara a Lei de Imprensa, dever-lhe-ia ter sido 

obrigatoriamente aplicada uma coima, em cumprimento do artigo 35º, n.º 1, alínea 

b), do mesmo diploma legal. 

 

6. Na Deliberação 3/PUB-I/2008, de 25 de Março, considerou-se que o artigo 

publicado, por se traduzir numa publi-reportagem, deveria ter sido precedido da 

palavra “Publicidade” ou das letras “PUB”, em cumprimento do disposto no 

artigo 28º, n.º 2, da Lei de Imprensa. 

 

7.  No entanto, e embora tenha entendido que tal indicação não fora cumprida, o 

Conselho Regulador optou por não instaurar processo contra-ordenacional, pelas 

razões expostas no ponto 62 e 64 da referida deliberação: “Note-se, no entanto, 

que o “Primeiro de Janeiro” não revela no seu historial condenações relativamente 

aos normativos aplicáveis aos órgãos de comunicação social. Situação que deve 

ser considerada na presente análise.” 

 

“Importa, porém reconhecer que a questão de fundo aqui tratada – a da deficiente 

demarcação entre conteúdos jornalísticos e promocionais – corresponde a uma 

tendência crescentemente observável na imprensa periódica portuguesa, com 

dimensão que naturalmente preocupa o Conselho Regulador e dele exige uma 

intervenção de fundo assente, num primeiro momento, na sensibilização dos 

agentes, mais que na aplicação de medidas casuísticas.” 

 



 

3 

 

8. Convém referir que não é a primeira vez que o Conselho Regulador se pronuncia 

sobre as práticas publicitárias em publicações periódicas. De facto, já na 

Deliberação 1/PUB-I/2008, de 31 de Janeiro de 2008, o Conselho Regulador 

indicou estar atento às “práticas publicitárias susceptíveis de configurarem lesões 

de normativos legais e deontológicos que regem a actividade jornalística”, 

exprimindo alguma preocupação pelo “advento de práticas publicitárias 

particularmente invasivas dos espaços jornalísticos, acarretando a descontinuidade 

e desmembramento de textos noticiosos, por interposição das mensagens 

publicitárias do seu interior” “ponto 1 e 4) 

 

9. A questão da publi-reportagem por abranger, em determinadas circunstâncias, 

situações limítrofes, deverá ser apreciada caso a caso, sem esquecer a necessidade 

de alertar os órgãos de comunicação social para o facto de a mesma se incluir na 

previsão do artigo 28º, n.º 2, da Lei de Imprensa.  

 

10. Face ao exposto, não se justifica a instauração de um procedimento contra-

ordenacional contra o jornal “O Primeiro de Janeiro”, sendo suficiente uma 

chamada de atenção para a necessidade de identificar correctamente os textos 

publicados.  

 

11. Relativamente à segunda questão levantada na reclamação, a omissão de 

pronúncia, por as pessoas que fizeram a entrevista se intitularam como jornalistas, 

quando não o eram, esta deverá ser apreciada sob dois primas que se passarão a 

desenvolver: 

 

12. As queixas que motivaram a Deliberação 3/PUB-I/2008, de 25 de Março, referem 

que o Reclamante foi contactado pelo jornal “O Primeiro de Janeiro”, na pessoa 

de Carlos Dias, a fim de publicar uma entrevista sobre a sua empresa. 

 



 

4 

 

13. Nas queixas apresentadas afirmaram ainda que o indivíduo em causa (i) não é 

jornalista, (ii) que actuou como jornalista sem o ser, e (iii) que não tem carteira de 

jornalista. 

 

14. Contudo, os queixosos não conseguiram demonstrar se descobriram que a pessoa 

que lhes fez a entrevista não era jornalista antes ou depois da mesma se realizar. 

 

15. Por outro lado, da apreciação dos documentos remetidos a esta Entidade, 

verificou-se que no primeiro e-mail enviado por Carlos Dias este indicou 

pretender fazer uma entrevista “no âmbito de um trabalho realizado pelo jornal 

(…)”, jamais se identificando como jornalista. 

 

16. Os e-mails que, de seguida, os denunciados enviaram para a pessoa em causa 

também não sugerem que em momento algum o vissem como jornalista, 

limitando-se a tratá-lo por “Exmo. Senhor” ou “Exmo. Senhor Carlos”. 

 

17. Acresce que, no último e-mail enviado ao jornal, em que é pedido para rectificar o 

texto que viria a ser publicado, este foi enviado com conhecimento para a secção 

“comercial” do jornal, o que sugere que os queixosos estavam a par da 

particularidade da situação. 

 

18. Mesmo que assim não se entendesse, caberia aos queixosos certificarem-se se o 

indivíduo em causa era ou não jornalista. 

 

19. Afirmando os queixosos que o indivíduo não era jornalista, e dado que as publi-

reportagens são incompatíveis com o exercício do jornalismo, como se referiu na 

deliberação em causa, então não se poderá dizer que houve uma “omissão de 

pronúncia” como é sustentado. 

 



 

5 

 

20. Mesmo que assim não se entendesse, cumpre aqui esclarecer que a ERC é a 

entidade competente para supervisionar e intervir junto das entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, não incluindo os profissionais que 

com ela colaborem (artigo 6º, dos EstERC). 

 

21. De facto, a entidade competente para fiscalizar se o exercício da profissão de 

jornalista se faz de acordo com as regras legalmente aplicáveis a esta é a 

Comissão da Carteira Profissional do Jornalista (artigo 4º, n.º 1 e 2 conjugado 

com o artigo 20º, n.º 5, do Estatuto do Jornalista). 

 

III. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma reclamação subscrita pelo mandatário legal da empresa Afonso 

Moreira Sucrs, Lda. relativa à Deliberação 3/PUB-I/2008, de 25 de Março, que instou o 

jornal “O Primeiro de Janeiro” ao cumprimento do disposto no artigo 28º, n.º 2, da Lei 

de Imprensa, o Conselho Regulador, ao abrigo do artigo 165.º, do Código de 

Procedimento Administrativo, delibera considerar a mesma improcedente pelos 

fundamentos acima mencionados. 

 

Lisboa, 29 de Maio de 2008 

 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


