
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

10/RG-I/2007 
 

 
 
 
 

Queixa de Francisco Javier Murugarren Lopez contra o Jornal da 
Madeira, a respeito da notícia “Sabor a desporto em Belém” 

 
 
 
 

Lisboa 
 

10 de Maio de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 10/RG-I/2007 

 

ASSUNTO: Queixa de Francisco Javier Murugarren Lopez contra o Jornal da Madeira, 

a respeito da notícia “Sabor a desporto em Belém” 

 

 

I. Factos 

 

I.1. Em 9 de Março de 2007, Francisco Javier Murugarren Lopez apresentou 

queixa à ERC contra o Jornal da Madeira, por publicação do direito de 

resposta seguido de uma nota de redacção, falta de verdade e desrespeito 

pelo rigor informativo traduzido no incumprimento da obrigação de ouvir 

as partes com interesses atendíveis, a respeito da notícia publicada naquele 

jornal em 23 de Fevereiro sob o título “Sabor a Desporto em Belém””. 

 

 Sucintamente, a notícia, publicada na secção de Desporto do jornal, numa 

coluna de “Breves”, refere-se à apresentação do queixoso como consultor 

externo do Belenenses e a sua participação no desporto da Madeira. Indica 

que o queixoso teria “abandonado” a região e deixado projectos 

inacabados, não obstante ter recebido uma significativa verba. 

 

I.2. Alega o queixoso que o Jornal da Madeira é um periódico com divulgação 

nacional, lido por “milhares de pessoas” não só na sua edição em papel, 

mas também na sua edição electrónica. 

  

 No dia 23 de Fevereiro de 2007 o Jornal da Madeira publicou, na página 2 

do suplemento de Desporto, “um artigo de opinião, não assinado e sob a 

forma anónima, intitulado “Sabor a Desporto em Belém”. 



 

2 

 

 Considerando o teor difamatório e ofensivo do seu bom nome, imagem, e 

dignidade pessoal e profissional, o queixoso requereu a publicação de um 

texto ao abrigo do direito de resposta, em 26 de Fevereiro de 2007. 

 

 O texto foi apenas publicado em 3 de Março com uma nota de redacção, no 

entendimento do respondente “absolutamente bizarra”, em que se dizia ter 

sido a noticia elaborada com base em informações obtidas por fontes 

idóneas, e admite “o lapso de não ter sido contactado o visado, se bem que 

essa circunstancia se ficasse a dever à hora tardia em que o trabalho foi 

executado”. Na nota de redacção é reconhecido, ainda, o direito de 

resposta bem como algumas incorrecções constantes da notícia. E 

prossegue lamentado que “sentindo-se [o queixoso] ofendido por algumas 

referências, tenha incorrido no mesmo sentido relativamente às 

considerações feitas ao jornalista, tecendo juízos de valor que também 

consideramos ofensivos”. 

 

 O queixoso considera, igualmente, que o artigo não respeita a “verdade, 

rigor e isenção”, não tendo sido contactado antes de “lhe atribuir e imputar 

factos que, afinal, se revelam falsos”. 

 

 Alega, ainda, o queixoso que existiu uma violação do dever de 

contraditório, não se relatando os factos com rigor e exactidão, e a noticia 

ofendeu o direito ao bom nome, honra, consideração e integridade moral 

do queixoso. 

 

I.3. Notificado o denunciado, Jornal da Madeira, a pronunciar-se quanto ao 

teor da queixa supra descrita, apresentou defesa em 10 de Abril de 2004. 

 



 

3 

 Alega que o Jornal da Madeira é um jornal regional – publicado e vendido 

na Região Autónoma da Madeira. Mesmo a sua edição electrónica, apesar 

de disponível, supõe o conhecimento do jornal.  

 

 O artigo não foi assinado, não por dolo ou com intuito difamatório, mas 

por falta de espaço para incluir a identificação do jornalista. 

 

 O queixoso solicitou a publicação do direito de resposta, que o Jornal da 

Madeira publicou, não obstante a manifesta desproporção entre o número 

de palavras em relação ao artigo que originou a resposta. 

 

 Contrapõe, finalmente, que ao contrário do que indica o queixoso, o artigo 

do Jornal da Madeira transmitiu uma informação verdadeira, rigorosa e 

isenta O único erro foi a ausência de contacto com o visado que se deveu, 

em conformidade com a nota de redacção, à hora tardia da publicação. 

 

II. Análise 

 

II.1.  O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente 

queixa ao abrigo dos art.ºs 6.º, alínea b), 7.º, alínea d), f), 8.º, alíneas d), f) 

e j), 24.º, n.º 3, alíneas a), j) e t) e 55.º dos Estatutos da ERC, publicados no 

Anexo à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante EstERC). 

 

II.2. Delimitam-se na queixa de Francisco Javier Murugarren Lopez duas 

questões distintas. 

  

Em primeiro lugar, está em causa um eventual cumprimento deficiente do 

exercício do direito de resposta, traduzido na publicação da nota de 

redacção seguida ao texto da resposta e na publicação da resposta apenas a 

3 de Março de 2007. 



 

4 

 

A este respeito foi cumprido pelo queixoso o prazo estabelecido no art.º 

59.º, n.º 1, EstERC. 

 

A segunda problemática prende-se com a alegada falta de rigor e não 

cumprimento do dever de respeito pelo contraditório que decorre da 

conjugação do art.º 14.º do Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de 

Janeiro, doravante EstJorn), com o ponto 1 do Código Deontológico do 

Jornalista (doravante CDJ). 

 

A este respeito a queixa foi tempestivamente apresentada (cf. art.º 55.º, 

EstERC). 

 

Notificada a denunciada a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra 

descrita, apresentou a sua defesa dentro dos prazos previstos. 

 

II.3.  Cumprimento deficiente do exercício do direito de resposta 

 

Considerando serem inverídicas e ofensivas da sua reputação e boa fama 

as referências feitas pelo artigo “Sabor a Desporto em Belém”, o 

respondente, ao abrigo do art.º 24.º, n.ºs 1 e 2, Lei de Imprensa (Lei n.º 

2/99, de 13 de Janeiro, doravante LI), exerceu o seu direito de resposta em 

26 de Fevereiro de 2007 (cf. fax junto à queixa). 

 

O Jornal da Madeira publicou o texto do respondente em 3 de Março de 

2007 e reconheceu-o expressamente na nota de redacção que divulgou 

seguidamente ao texto da resposta, pelo que não cabe aqui analisar da 

existência ou não, na esfera do respondente, desse direito. 

 

a. Publicação extemporânea do exercício do direito de resposta 



 

5 

 

Tratando-se de uma publicação diária a resposta deve ser publicada dentro 

de dois dias a contar da recepção (art.º 26.º, n.º 2, al. a), LI), mas se 

recepcionado o pedido em 26 de Fevereiro de 2007, por fax, a publicação 

deveria ter ocorrido em 28 de Fevereiro de 2007, só tendo ocorrido em 3 

de Março. 

 

A inobservância do disposto no n.º 2 do art.º 26.º, LI, constitui contra-

ordenação punível com coima nos termos do art.º 35.º, n.º 1, al. b), LI. 

 

O Jornal da Madeira alega ter publicado a resposta não obstante a extensão 

da mesma ser manifestamente superior à do artigo em causa, isto porque o 

art.º 25.º, n.º 4, LI, exige que a extensão da resposta não exceda 300 

palavras ou a da parte do escrito que a provocou, se for superior. 

 

Considerando que o artigo tem uma dimensão inferior a 300 palavras, 

sempre quedaria ao respondente uma extensão mínima da resposta de 300 

palavras. Esta extensão foi ultrapassada pela resposta. Contudo, o Jornal 

da Madeira, podendo exigir o pagamento do restante como publicidade 

comercial, ao abrigo do art.º 26.º, n.º 1, LI, não o fez. 

 

Nessa medida, porque não lhe cabe vir agora, em momento posterior à 

voluntária publicação da resposta, invocar essa publicação do texto ainda 

que com extensão superior, não se retiram quaisquer efeitos da alegação 

do denunciado. 

 

b. Nota de redacção 

 

Por último, a publicação do direito de resposta foi feita seguida de uma 

nota de redacção. 



 

6 

 

O conteúdo da nota de redacção esclarece que: a notícia foi elaborada com 

base em informações obtidas por fontes idóneas; admite “o lapso de não ter 

sido contactado o visado, se bem que essa circunstância se ficasse a dever 

à hora tardia em que o trabalho foi executado”; reconhece expressamente o 

direito de resposta e algumas incorrecções constantes da notícia; e lamenta 

que “sentindo-se [o queixoso] ofendido por algumas referências, tenha 

incorrido no mesmo sentido relativamente às considerações feitas ao 

jornalista, tecendo juízos de valor que também consideramos ofensivos”. 

 

De acordo com o art.º 26.º, n.º 6, “no mesmo número em que for publicada 

a resposta ou a rectificação só é permitido à direcção do periódico fazer 

inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de 

apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ou na 

rectificação, a qual pode originar nova resposta ou rectificação, nos termos 

dos nºs 1 e 2 do art.º 24.º”. 

 

A resposta do interessado não pode, pois, dar lugar a réplica ou contra-

resposta, mas apenas a uma “breve anotação […] com o estrito fim de 

apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ou na 

rectificação”. 

 

A nota de redacção publicada não se confina aos limites do art.º 26.º, n.º 6, 

LI.  

 

Em primeiro lugar não aponta qualquer inexactidão ou erro de facto à 

resposta. Pelo contrário, assume a existência de erros no artigo publicado, 

e esclarece o motivo de tais erros e a omissão do contraditório, e 

reconhece o direito de resposta. Contém, por isso, referência directa não à 



 

7 

resposta, em relação à qual, aliás, não regista qualquer inexactidão ou erro, 

mas sim ao próprio artigo que originou a resposta. 

 

Aliás, a expressão final da alegada existência de ofensa ao jornalista no 

texto da resposta constitui uma verdadeira contra-resposta/réplica ao 

exercício do direito de resposta que não é admissível na Lei de Imprensa, 

considerando-se, nessa medida, violado o art.º 26.º, n.º 6, LI.  

 

Recorda-se, aliás, ao Jornal da Madeira, que perante afirmações 

desproporcionadamente desprimorosas contidas na resposta sempre existe 

o direito de recusa de publicação, ao abrigo do n.º 7 do art.º 26.º, LI. Não o 

tendo exercido, não poderia replicar à resposta publicando uma nota de 

redacção em que se lhe aponta um conteúdo ofensivo. 

 

A violação do n.º 6 do art.º 26.º, LI, constitui contra-ordenação punível 

com coima nos termos do art.º 35.º, n.º 1, al. b), LI. 

 

II.4.  Ausência da identificação do seu autor 

 

A respeito da ausência de identificação, o artigo inclui-se numa coluna de 

pequenos textos, do género “Breves”, na página de Desporto. Não se trata, 

pois, de uma coluna de opinião mas sim de uma notícia “breve”, género 

jornalístico raramente assinado. A omissão da assinatura torna-se, pois, 

irrelevante, sendo a responsabilidade do seu conteúdo da direcção do 

jornal. 

 

II.5 Falta de rigor da informação  

 



 

8 

No âmbito dos seus objectivos de regulação, a ERC deverá “assegurar que 

a informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza editorial 

se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos. 

 

a. O incumprimento do dever do contraditório 

 

Ao abrigo do art.º 14.º, al. a), EstJorn, constitui dever fundamental dos 

jornalistas “exercer a actividade com respeito pela ética profissional, 

informando com rigor e isenção”. Estabelece, também, o ponto 1 do CDJ 

que “o jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-

los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes 

com interesses atendíveis no caso.” 

 

A notícia em apreciação refere-se à apresentação do queixoso como 

consultor externo do Belenenses e à sua saída do desporto, na Madeira, 

com “projectos inacabados”, contendo dados factuais e apreciações sobre 

o seu currículo.  

 

Tendo como protagonista principal, e até único, o queixoso, impunha-se a 

necessidade da sua audição, por forma a garantir o rigor informativo, 

contraditando e expondo a sua versão dos factos. Não o tendo ouvido, o 

jornal não cumpriu o princípio do contraditório.  

 

Alega o jornal ter-se devido essa não audição à hora tardia em que a peça 

teria sido escrita. Todavia, na impossibilidade de obter, naquela data, as 

declarações do queixoso, impunha-se o adiamento da sua publicação, tanto 

mais que não existem nela elementos que atestem a premência da sua 

publicação, naquele dia. 

 



 

9 

Acresce que a frase final “Estão bem um para o outro…clube e 

Murugarren”, introduz uma mudança no género discursivo da peça, 

passando de informação a opinião, infringindo assim o princípio 

deontológico que obriga à separação entre factos e opiniões. 

 

Nestes termos, dá-se como comprovada a existência de um comportamento 

censurável do Jornal da Madeira quanto à violação das obrigações de rigor 

da informação que se impunham, nomeadamente a respeito do 

cumprimento do dever de contraditório e a separação entre factos e 

opiniões (art.º 38.º, n.ºs 4 e 6, CRP, art.º 3.º, LI, art.º 14.º, al. a), EstJorn, 

ponto 1 CDJ). 

 

III. Deliberação 

 

Na sequência da apreciação da queixa de Francisco Javier Murugarren Lopez contra o 

Jornal da Madeira, por publicação do direito de resposta seguido de uma nota de 

redacção, falta de verdade e desrespeito pelo rigor informativo traduzido no 

incumprimento da obrigação de ouvir as partes com interesses atendíveis, a respeito da 

notícia publicada naquele jornal em 23 de Fevereiro sob o título “Sabor a Desporto em 

Belém”,  

 

III. 1.  Considerando que o direito de resposta do queixoso deveria ter sido publicado 

em 28 de Fevereiro de 2007, apenas o tendo sido em 3 de Março de 1007, o que 

representa uma violação ao disposto no n.º 2 do art.º 26.º, LI; 

 

III.2. Considerando que a resposta foi publicada com uma nota de redacção que 

extravasa os limites do art.º 26.º, n.º 6, LI, traduzindo-se numa verdadeira 

réplica/contra-resposta; 

 



 

10 

III.3. Considerando que a notícia incide sobre factos imputados ao queixoso e que este 

não foi ouvido, não tendo sido observado o princípio do contraditório (art.º 38.º, 

n.ºs 4 e 6, CRP, art.º 3.º, LI, art.º 14.º, al. a), EstJorn, ponto 1 CDJ),  

 

III.4. Considerando que a notícia não respeita a separação entre factos e opiniões, 

infringindo o disposto no art.º 14.º do EstJorn e, remissivamente, no ponto 1 do 

CDJ,  

 

III. 5  Considerando as especiais obrigações quanto ao rigor informativo que recaem 

sobre os órgãos de comunicação social do sector público, 

 

O Conselho Regulador delibera: 

 

1. Dar início ao procedimento contra-ordenacional previsto no art.º 35.º, n.º 1, al. 

b), LI, por violação do art.º 26.º, nos seus n.ºs 2 e 6; 

 

2. Recomendar ao Jornal da Madeira o cumprimento das suas especiais obrigações 

de rigor informativo, nomeadamente o respeito pelo direito ao contraditório. 

 

 

Lisboa, 10 de Maio de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


