
 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 21-Q/2006 

 

Assunto: Queixa de Artur Vieira relativa a sondagem divulgada no jornal SOL. 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Artur Vieira apresentou uma queixa, contra o jornal SOL, invocando falta de rigor 

informativo na divulgação de sondagem. 

 

II. Objecto do recurso 

 

Como foi dito, o queixoso centra a sua exposição na falta de rigor informativo, 

destacando que a “deturpação dos resultados da sondagem, e especialmente a sua 

projecção nas manchetes, não configurando aparentemente qualquer violação gravosa 

da legislação, constituirão (…) um desvio bastante notório relativamente ao dever de 

rigor e objectividade informativos a que a comunicação social se obriga, nomeadamente 

através dos artigos 2.º e 3.º da Lei de Imprensa.” 

 

III. Factos apurados 

 

1. O jornal SOL divulgou, na sua edição de 23 de Setembro de 2006, uma sondagem 

relativa à hipotética união de Portugal e Espanha, à União Europeia e à relação ente 

Portugal e as ex-colónias. 

 



 

 2

2. Essa divulgação consubstancia-se em três artigos, que ocupam a totalidade das 

páginas 22 e 23, na secção “Política & Sociedade”, com chamada e fotografia de 

primeira página. 

 

3. O título da chamada de primeira página é “Um quarto dos portugueses preferiam ser 

espanhóis”, acompanhado de uma fotografia do Rei Juan Carlos. 

 

4. Os títulos, respectivas perguntas e resultados são: 

 

a) Título: “Atracção por Espanha”;  

Pergunta: “Portugal e Espanha deveriam ser um único país?”  

Resultados: Não: 69,6%; Sim: 27,7% 

 

b) Título: “Saudades do Império”;  

Pergunta: [As Ex-Colónias] “deveriam permanecer sob domínio de Portugal?”  

Resultados: Não: 70,5%, Sim: 21,1%. 

 

Pergunta: “Portugal e as Ex-Colónias deveriam ter apenas as tradicionais 

relações entre estados independentes?” 

Resultados: Sim: 64,6%; Não:. 26,2% 

 

c) Título: “Desencanto com a Europa” e “Orgulho em Durão”; 

Pergunta: “Portugal perdeu ou ganhou com a entrada na União Europeia?” 

Resultados: Ganhou: 51,7%; Perdeu: 24,6% 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

1. Começa o queixoso por referir a publicação dos três artigos baseados “numa 

sondagem que serviu também para fazer manchete na capa”. 

 



 

 3

2. “No corpo do primeiro artigo, «Atracção por Espanha», refere-se que «...a tendência 

seria para discriminar os naturais de Portugal», quando 68,1% dos inquiridos afirma que 

seriam «tratados em igualdade».”. 

 

3. “No segundo artigo, o título é «Desencanto com a Europa» e, paradoxalmente, mais 

de metade dos inquiridos (51,7%) respondem que Portugal «ganhou com a entrada na 

União Europeia» e 72,6% (51,7% + 20,9%) consideram que não perdeu”. 

 

4. “Por último, é difícil afirmar que há «Orgulho em Durão» (título do terceiro artigo) 

quando apenas um terço dos inquiridos classifica o Dr. Durão Barroso como um «bom 

presidente da UE»”. 

 

5. “[S]endo que Durão Barroso é Presidente da Comissão, cargo bastante diferente 

daquilo a que se pode chamar «Presidente da UE», correlativo com o Presidente do 

Conselho da União”. 

 

6. “A deturpação dos resultados das sondagens, (...) constituirão (...) um desvio bastante 

notório relativamente ao dever de rigor e objectividade informativos a que a 

comunicação social se obriga, nomeadamente através dos artigos 2.º e 3.º da Lei de 

Imprensa”, Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (doravante, LI). 

 

V. Normas aplicáveis 

 

Está em causa o respeito pelo dever de rigor informativo, aplicando-se, por conseguinte, 

o disposto na LI, e, em particular, o seu artigo 3.º.  

 

Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação de queixa, o disposto nos Estatutos da ERC – 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentos os objectivos da regulação e 

competências constantes, respectivamente, da alínea d) do artigo 7.º e alíneas a) e z) do 

n.º 3 do artigo 24.º do mesmo diploma. 



 

 4

 

VI. Análise/fundamentação 

 

1. O resultado referido pelo queixoso no ponto IV. 2. (vide supra) refere-se à 

proximidade do resultado obtido pelo “Sim”, à pergunta “Portugal e Espanha deveriam 

ser um único país?”. Ou seja, dada a proximidade entre os que respondem “Sim” a esta 

pergunta e os que consideram que os portugueses seriam discriminados num tal Estado, 

o jornal aproxima a interpretação de ambos os resultados. 

 

2.Os resultados maioritários da sondagem não coincidem com o conteúdo dos títulos 

dos respectivos artigos. Nos três casos, o título escolhido destaca o menor resultado 

obtido para cada pergunta, percebendo-se, claramente, que o jornal optou por destacar o 

que, em seu entender, representava, verdadeiramente, uma notícia. 

 

Assim, o jornal optou por destacar o menor resultado, pelo que foram escolhidos títulos 

na aparência opostos às escolhas que, nas diferentes sondagens, tinham sido 

maioritárias. Havendo, assim, uma “inversão” entre o título da notícia, ou seja o 

destaque central desta, e a análise interpretativa mais directa (diga-se assim) dos 

resultados.  

 

3. Já foi a este propósito referido pelo Conselho Regulador, na Deliberação 4-Q/2006, 

que é “suposto o título reflectir a ideia central do texto a que reporta. Para além da sua 

função informativa, o título possui também uma função apelativa e estimuladora da 

leitura, criada através de palavras e imagens. A conciliação entre o desejo legítimo de 

atrair leitores e o rigor exigido à informação constitui um exercício por vezes difícil 

que, contudo, não deve ser conseguido sacrificando o segundo em função do primeiro”.  

 

4. Este entendimento deverá ser compreendido, como é bom de ver, no sentido da 

defesa da interpretação dos resultados de uma sondagem, ela própria objecto central da 

notícia interpretativa. De facto, no caso vertente as notícias em análise não deixam de 



 

 5

referir, e até destacar graficamente, os resultados da sondagem, escolhendo, porém, por 

realçar elementos dessa sondagem: não os da maioria, antes os da minoria que, em cada 

caso, é tida por relevante. Por outro lado, o enquadramento dos resultados com imagens 

transmite claramente uma interpretação consentânea dos dados, por aqui se 

compreendendo que o jornal não deixou de, até graficamente, mostrar para onde tinha, 

em cada caso, pendido a maioria dos inquiridos. Contudo, o objecto da notícia, o 

“interesse”, o “relevante”, numa decisão que tem de ser respeitada, é, para o jornal, a 

dimensão surpreendente dos resultados minoritários. 

 

5. O conceito de rigor é compatível com a notícia do que é surpreendente, sendo 

legítimo titular o que se considera mais relevante como notícia: neste caso, o facto de os 

resultados minoritários serem tão elevados. 

 

Inferindo-se, dada a correcta apresentação dos resultados obtidos, que os títulos 

escolhidos destacam o facto de haver tantos inquiridos a concordarem com as posições 

minoritárias. 

 

6. Pela publicação dos resultados obtidos, imagens que os enquadram e destaque gráfico 

concedido, não se pode deixar de considerar que a titulação escolhida visa, apenas, 

atribuir aos “elevados” resultados minoritários o valor de notícia. Pelo que, reitera-se, se 

tem por legítima a técnica usada. 

 

VII. Deliberação 

  

Tendo apreciado uma queixa de Artur Vieira contra o jornal SOL, relativa a falta de 

rigor informativo na divulgação de uma sondagem, e no exercício das atribuições e 

competências cometidas à ERC, designadamente a prevista nos art. 7.º, al. d), e 24.º, n.º 

3, als. a) e z), dos Estatutos adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, o 

Conselho Regulador da ERC delibera: 

 



 

 6

1. Considerar legítima a titulação usada pelo jornal SOL, ao conceder o destaque 

próprio do objecto de uma notícia a resultados (embora minoritários) de uma 

sondagem; e,  

 

por esse motivo, 

 

2. Ordenar o arquivamento do processo. 

 

 

Lisboa, 22 de Novembro de 2006 

 

 

O Conselho Regulador da ERC 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 

 


