
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/SOND-I/2010 
 

 
 
 

Divulgação de resultados de estudo identificado como sondagem e 
não depositado na ERC, pelo jornal “Diário Cidade” com omissão 

de elementos de divulgação obrigatória 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

16 de Junho de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/SOND-I/2010 

 

Assunto: Divulgação de resultados de estudo identificado como sondagem e não 

depositado na ERC, pelo jornal “Diário Cidade” com omissão de elementos 

de divulgação obrigatória 

 

 

I. Dos Factos 

 

I.1. O jornal “Diário Cidade” publicou, no dia 25 de Setembro de 2009, na página 7 

da sua edição impressa, uma peça noticiosa onde transmite dados de um estudo 

eleitoral, realizado por uma empresa do círculo eleitoral da Madeira (conforme se lê na 

peça), sobre os resultados que se verificariam no referido círculo, reportados às eleições 

legislativas de 27 de Setembro. 

I.2. Da análise do artigo noticioso, constataram-se elementos que podem indiciar um 

eventual desrespeito ao n.º 2 (alíneas a), b), e), 2ª parte, f), g), h), i), j), l), m), n) do 

artigo 7.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho (doravante, “LS”). 

I.3. Constataram-se também indícios de um eventual incumprimento das normas 

contidas no n.º 1 do artigo 5º da LS, já que a pesquisa realizada no registo interno da 

ERC não permitiu identificar o depósito da sondagem em questão. 

I.4. Assim, foi o Diário da Cidade oficiado para identificar a sondagem em causa e a 

empresa responsável pela sua elaboração.  

I.5. O Denunciado viria a referir estar em causa, na verdade, um estudo elaborado 

pelo CDS-PP, e não uma sondagem. Em face da resposta, foi notificado o CDS-PP, 

região da Madeira, ao abrigo do princípio da colaboração, para corroborar os factos. 

Esta estrutura partidária afirmou que o referido estudo eleitoral fora elaborado pelos 

serviços do CDS-PP, tendo por base: o histórico eleitoral dos diversos partidos nas 

eleições legislativas nacionais; as informações que o partido foi recolhendo dos 

resultados das sondagens tornadas públicas; a média nacional do CDS-PP nas 



 

2 

 

sondagens nacionais; as informações que receberam das diversas concelhias e núcleos 

de freguesia do CDS-PP na Região Autónoma da Madeira; e o grau de adesão às 

iniciativas do partido realizadas na pré-campanha e campanha eleitoral. 

I.6. Em conclusão, refere esta estrutura partidária que “não se tratou, portanto, de 

uma sondagem mas de uma projecção da eleição dos 6 Deputados pelo Círculo Eleito 

da Madeira em função de indicadores políticos”. 

I.7. Acrescenta que “a conclusão a que se chegou foi objecto de declarações 

políticas de candidatos do CDS-PP. Em sequência, o “Diário da Cidade” contactou 

dirigentes do partido que confirmaram a referida projecção baseada em dados e 

indicações obtidas pelo CDS-PP junto das suas estruturas de base.” 

I.8. Com o escopo de tentar averiguar a existência de qualquer outra sondagem que 

pudesse ter servido de base à notícia publicada pelo Diário da Cidade foram notificadas 

pela ERC, ao abrigo do princípio da colaboração, todas as empresas credenciadas para a 

realização deste género de estudo. Em resposta, todas elas negaram ter realizado uma 

sondagem com as características noticiadas pelo Diário da Cidade. 

 

II. Da Queixa 

 

II.1. Deu entrada na ERC, no dia 28 de Setembro de 2009, uma Queixa apresentada 

pelo Partido da Nova Democracia contra o jornal Diário Cidade referente ao artigo 

intitulado “Sondagem confirma eleição de José Manuel Rodrigues”. 

II.2. Alega o Queixoso que a peça jornalística em causa desrespeita a Lei n.º 10/2000 

de 21 de Junho, designadamente as alíneas a), b) e g) do n.º 2 do artigo 7º do referido 

diploma. 

II.3. Por último, refere o Queixoso que a peça é também omissa quanto à intenção 

atribuída à categoria “outros partidos”, não incluindo nos números a intenção de voto 

nos partidos PND e MPT, ambos com deputados eleitos na Assembleia Regional. 

 

 

 

 



 

3 

 

III. Defesa apresentada pelo Denunciado 

 

III.1. Notificado para o efeito, a 17 de Novembro de 2009, o Diário da Cidade 

apresentou a sua defesa em 21 de Dezembro de 2009. Na missiva recebida pode ler-se 

que “a referida reportagem originou-se num estudo eleitoral produzido por um partido 

político e não [n]uma sondagem”. 

III.2. O jornal Diário da Cidade reconhece que o título da reportagem não foi o mais 

adequado; contudo, diz o Denunciado que “a caixa do subtítulo fala em de acordo com 

um estudo realizado no círculo da Madeira”. 

III.3. Em suma, argumenta: “não se tratou de uma sondagem, mas sim de um estudo 

realizado por um partido político”. 

III.4. Termina, sublinhando a sua disponibilidade para corrigir o título e a ausência de 

intencionalidade na falha ocorrida. 

III.5. No dia 11 de Janeiro de 2010, o jornal Diário da Cidade veio esclarecer, em 

resposta a solicitação da ERC que o estudo em causa foi efectuado pelo CDS-PP. Refere 

o Denunciado que “[t]endo chegado ao conhecimento do Diário da Cidade a existência 

do referido estudo, procurámos confirmar junto daquele partido mais pormenores o 

que nos foi facultado e está incerto na notícia publicada”. 

 

IV. Normas Aplicáveis 

 

É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens 

e inquéritos de opinião, constante na Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho. Aplica-se ainda, 

nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos Estatutos da ERC, 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, atentas as competências do seu Conselho 

Regulador, constantes da alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º deste diploma. 

 

 

 

 

 



 

4 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

V.1. No que concerne aos factos praticados pelo Diário da Cidade, importa, em 

primeiro lugar, qualificar a peça jornalística em causa, divulgada na edição de 25 de 

Setembro de 2009. 

V.2. Com efeito, alega o Diário da Cidade a peça teve origem num “estudo eleitoral” 

encomendado por um partido, e não em uma sondagem. 

V.3. O Diário da Cidade afirma que apenas quis destacar se os resultados do estudo 

se viriam a confirmar após as eleições. Contudo, o Diário da Cidade foi peremptório em 

afirmar que estava em causa uma sondagem, atente-se no título da notícia “sondagem 

confirma a eleição de José Manuel Rodrigues”. Ao longo do texto são divulgados 

nomes de candidatos e avançados valores percentuais referentes à obtenção de voto. 

V.4. É certo que a peça jornalística contém também declarações de um elemento 

ligado ao Partido que alegadamente encomendou ou efectuou o estudo; porém não é 

este o enfoque central da peça. Pelo contrário, todos os elementos da notícia estão 

estruturados em volta dos resultados da alegada sondagem. 

V.5. De acordo com a Deliberação n.º 4/SOND/2008, 22 de Outubro de 2009, “[a]s 

peças jornalísticas publicadas ou difundidas em órgãos de comunicação social que não 

se enquadrem na definição anterior, isto é, que tenham como enfoque central a 

divulgação de resultados de sondagens, com indicação de outros dados para além dos 

anteriormente divulgados, devem ser acompanhadas dos elementos de publicação e de 

difusão obrigatória previstos nos nºs. 2 e 3 do artigo 7.º da LS.”  

V.6. Tem por enfoque central a divulgação dos resultados de sondagem uma peça 

jornalística cujo propósito seja a comunicação ao público desses resultados.  

V.7. A análise de uma divulgação assenta numa perspectiva material. A questão a 

colocar é “se foram ou não veiculados ao público resultados de uma sondagem de 

opinião?”. A resposta será positiva sempre que, de modo directo ou indirecto, através de 

gráficos, valores percentuais, texto, ou qualquer outra forma de expressão, sejam 

divulgados ao público os dados resultantes da sondagem realizada. 

V.8. Posto isto, se dúvidas houvesse, bastaria observar o título da notícia - 

«sondagem confirma eleição de José Manuel Rodrigues». É certo que no texto se fala 



 

5 

 

em “estudo eleitoral”, mas o leitor toma com facilidade um estudo eleitoral por uma 

sondagem, sobretudo após a leitura do título e tendo em conta a posterior utilização da 

palavra “sondagens” no próprio texto noticioso.   

V.9. Mais gravosos são os factos que decorrem da defesa apresentada pelo Diário da 

Cidade. Com efeito, este órgão de comunicação social vem referir que, na verdade, não 

se tratava de uma sondagem, mas sim de um estudo pertencente a um partido político. 

Ou seja, o Denunciado admite, de modo expresso, que noticiou como se tratando de 

uma sondagem resultados de um estudo que não se configurava como tal. E que, além 

disso, fora produzido por um dos partidos concorrentes à eleição em causa. 

V.10. Como é sabido, o termo sondagem designa um estudo cuja habilitação para a sua 

realização cabe apenas a empresas credenciadas e obedece a determinas normas de rigor 

científico que, no essencial, asseguram a representatividade da amostra em relação ao 

universo. 

V.11. Compreende-se, pois, a gravidade que representa a designação de outras 

realidades com o termo “sondagem”, visto o profundo erro em que o público é 

induzido. Em consequência, tendo em conta os factos verificados, torna-se imperativo 

determinar a abertura do correlativo procedimento contra-ordenacional, nos termos do 

artigo 17º da LS. Sublinhe-se que o Diário da Cidade noticiou resultados de um estudo 

partidário, baseado em critérios sem qualquer cientificidade, como se de uma sondagem 

se tratasse, induzindo em erro os seus leitores. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo verificado a divulgação, pelo Jornal “Diário da Cidade” de resultados de 

um estudo não científico sobre intenções de voto, elaborado por uma estrutura regional 

de determinado partido político, como se de uma sondagem de opinião se tratasse; 

Sublinhando a gravidade da conduta do Jornal “Diário da Cidade” e a 

consequente indução em erro dos seus leitores; 

 



 

6 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências previstas 

na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus Estatutos, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro, conjugada com o previsto no artigo 15º da LS, delibera: 

 

1. Instar o jornal “Diário da Cidade” a ser mais rigoroso nas peças jornalísticas 

que elabora, não sendo admissível a divulgação de resultados de um estudo 

sobre intenções de voto sem qualquer rigor científico como se de uma 

sondagem se tratasse. 

2. Determinar a abertura do correlativo procedimento contra-ordenacional, nos 

termos do artigo 17º da LS. 

 

Lisboa, 16 de Junho de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


