
 
Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/SOND/2009 
 

 
 
 
 
 

Queixa apresentada por Sofia Espanca contra o jornal “Correio do 
Minho”, a “Rádio Antena do Minho” e a “Rádio Universitária do 

Minho” 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

25 de Novembro de 2009



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/SOND/2009 

 

Assunto: Queixa apresentada por Sofia Espanca contra o jornal “Correio do Minho”, a 

“Rádio Antena do Minho” e a “Rádio Universitária do Minho” 

 

 

I. Da queixa 

 

I.1. No dia 19 de Junho de 2009 deu entrada, na ERC, uma queixa de Sofia Espanca 

contra o jornal “Correio do Minho” (“CM”), a “Rádio Antena do Minho” (“RAM”) e a 

“Rádio Universitária do Minho” (“RUM”), por alegada divulgação incorrecta de 

resultados de uma sondagem encomendada pelo PS de Braga. As divulgações terão 

ocorrido no dia de apresentação da Queixa. 

I.2. A Queixosa refere que teve conhecimento das divulgações efectuadas pelos três 

órgãos de comunicação social acima identificados, sendo que nenhum dos três permite 

aferir se “os dados publicados são resultados directos dos inquéritos ou as projecções 

com distribuição de indecisos e qual é o número destes”. 

I.3. Por último, a Queixosa interroga esta Entidade sobre a existência de depósito 

prévio à data das divulgações, em conformidade com o exigido por lei. 

 

II. Factos apurados 

 

II.1. O CM a RAM e a RUM divulgaram, no dia 19 de Dezembro de 2009, resultados 

de uma sondagem encomendada pela Concelhia do PS de Braga à Eurosondagem. 

II.2. Deu entrada na ERC, no dia 19 de Junho, uma queixa de Sofia Espanca relativa à 

forma como os três órgãos de comunicação acima referidos divulgaram a referida 

sondagem. 

II.3. Foram enviados ofícios, à RAM e à RUM, a solicitar as gravações das alegadas 

divulgações da sondagem para análise da sua conformidade legal. 



 

2 

 

II.4. Da análise das divulgações da RAM e da RUM, subsistem indícios de um eventual 

desrespeito das normas contidas nas alíneas g) e h) do n.º 2 do art.º 7º da LS. 

Verificaram-se também, no caso da “RAM”, indícios de possível violação do n.º 1 do 

artigo 7º da LS, por supostas incorrecções, ainda que menores, em alguns valores 

divulgados. 

II.5. Constam dos pontos seguintes, com pormenor, as falhas apontadas a cada um dos 

órgãos de comunicação social envolvidos. 

 

II.1. Correio do Minho 

 

II.1.1. O jornal Correio do Minho divulgou, no dia 19 de Junho de 2009, na sua edição 

on-line e na sua edição impressa, página 9, excertos de uma sondagem, cujo depósito, 

no cumprimento do disposto nos números 5.º e 6.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho, 

foi realizado pelo Eurosondagem. 

II.1.2. Da análise dos artigos noticiosos, constataram-se elementos que podem indiciar 

um eventual desrespeito ao n.º 2 do artigo 7.º da Lei 10/2000, de 21 de Junho, no que 

concerne: 

i) à indicação da percentagem de inquiridos que responderam “não sabe / 

não responde” nas questões relativas à intenção de voto (alínea g); e ii) à 

descrição das hipóteses em que se baseia a redistribuição dos indecisos 

(alínea h). 

II.1.3. Estes indícios de incumprimentos foram detectados na divulgação operada pelo 

CM, não obstante este órgão ter sido informado do texto da lei no que concerne às 

regras aplicáveis à divulgação de resultados de sondagem (artigo 7º da LS). Com efeito, 

confirma-se que o CM procurou informar-se junto da ERC sobre a forma legalmente 

correcta de divulgar resultados de sondagens, tendo, na sequência desse contacto, sido 

remetida ao interessado cópia das disposições legais relevantes. 

 

 

 

 



 

3 

 

II.2. RAM 

 

II.2.1. A RAM fez chegar ao Regulador um CD com 9 divulgações da sondagem, 

realizadas no dia 19/06/2009, às seguintes horas: 07h01, 08h01m, 09h02m, 10h01m, 

11h02m, 12h01m, 14h03m, 19h04m e 23h08. 

II.2.2. Da análise das divulgações realizadas, no dia 19 de Junho, pela RAM, na sua 

edição on-line, constataram-se elementos que podem indiciar um eventual desrespeito 

ao n.º 2 do artigo 7.º da Lei 10/2000, de 21 de Junho, nomeadamente no que concerne: 

i) à indicação da percentagem de inquiridos que responderam “não sabe / 

não responde” nas questões relativas à intenção de voto (alínea g); 

ii) à descrição das hipóteses em que se baseia a redistribuição dos indecisos 

(alínea h). 

II.2.3. Relativamente à divulgação nos blocos noticiosos da RAM, foram também 

observados indícios de eventuais incumprimentos ao n.º 1 do artigo 7º da LS, uma vez 

que alguns dos valores divulgados apresentam diferenças, ainda que mínimas, face aos 

resultados depositados pela Eurosondagem na ERC, como se pode observar abaixo: 

i) na projecção, realizada para a intenção de voto na “CDU/Rodrigues 

Machado”, o valor divulgado (6,3%) é inferior ao valor depositado 

(6,5%) – todas as divulgações; 

ii) na projecção, realizada para a intenção de voto no “PS/Mesquita 

Machado”, o valor divulgado (43,6%) é inferior ao valor depositado 

(46,3%) – divulgações das 07h02m, 8h01m; 

iii)  na projecção realizada para a intenção de voto “PS/Mesquita Machado”, 

o valor divulgado (46,6%) é superior ao valor depositado (46,3%) – 

divulgações das 09h02m, 10h01m, 11h 02m, 12h01m, 14h03m, 19h04m, 

23H08m; 

iv)  na projecção realizada para a intenção de voto no “PS” o valor divulgado 

(43,6%) é superior ao valor depositado (43,5%) – todas as divulgações; 

v) na comparação das projecções entre as intenções de voto na 

“CDU/Rodrigues Dias” e as intenções de voto na “CDU”, foi divulgado 

que a CDU obtinha resultados idênticos aos do seu candidato; todavia os 



 

4 

 

dados do depósito demonstram uma ligeira diferença (6,3% do partido 

contra 6,5% do candidato) – todas as divulgações; 

vi)  na comparação das projecções entre as intenções de voto no “BE/João 

Delgado” e as intenções de voto no “BE”, foi divulgado que o “BE” 

obtinha resultados idênticos aos do seu candidato; todavia os dados do 

depósito demonstram ligeiras diferenças (5,3% do candidato contra 6,2% 

do partido) – todas as divulgações. 

II.2.4. As diferenças expostas no ponto anterior não parecem ser suficientes para 

falsear, deturpar ou mesmo afectar de modo expressivo o sentido e limites da sondagem. 

Todavia, não se pode deixar de notar um certo descuido jornalístico que em nada 

contribui para a credibilização das sondagens. 

 

II.3. RUM 

 

II.3.1. A RUM fez chegar ao Regulador um CD com 3 divulgações da sondagem, 

realizadas no dia 19/06/2009, às seguintes horas: 12h00m, 13h00m, 15h00m. 

II.3.2. Da análise das divulgações realizadas, no dia 19 de Junho, pela RUM, na sua 

edição on-line, constataram-se elementos que podem indiciar um eventual desrespeito 

ao n.º 2 do artigo 7.º da Lei 10/2000, de 21 de Junho, nomeadamente no que concerne: 

i) à indicação da percentagem de inquiridos que responderam “não sabe / 

não responde” nas questões relativas à intenção de voto (alínea g);  

ii) à descrição das hipóteses em que se baseia a redistribuição dos indecisos 

(alínea h). 

II.3.3. Relativamente às divulgações na emissão radiofónica da RUM, foram também 

observados indícios de eventuais incumprimentos ao n.º 1 do artigo 7º da LS, uma vez 

que alguns dos valores divulgados apresentam diferenças, ainda que mínimas, face aos 

resultados depositados pela Eurosondagem na ERC, como se pode observar abaixo: 

i) na projecção, realizada para a intenção de voto na “CDU/Rodrigues 

Machado”, o valor divulgado (6,3%) é inferior ao valor depositado 

(6,5%) – todas as divulgações; 



 

5 

 

ii) na projecção, realizada para a intenção de voto no “PS/Mesquita 

Machado”, o valor divulgado (43,6%) é inferior ao valor depositado 

(46,3%) – todas as divulgações; 

iii) na projecção realizada para a intenção de voto no “PS” o valor divulgado 

(43,6%) é superior ao valor depositado (43,5%) – todas as divulgações; 

iv) na comparação das projecções entre as intenções de voto na 

“CDU/Rodrigues Dias” e as intenções de voto na “CDU”, foi divulgado 

que a CDU obtinha resultados idênticos aos do seu candidato; todavia os 

dados do depósito demonstram uma ligeira diferença (6,3% do partido 

contra 6,5% do candidato) – todas as divulgações; 

v) na comparação das projecções entre as intenções de voto no “BE/João 

Delgado” e as intenções de voto no “BE”, foi divulgado que o “BE” 

obtinha resultados idênticos aos do seu candidato; todavia os dados do 

depósito demonstram ligeiras diferenças (5,3% do candidato contra 6,2% 

do partido) – todas as divulgações. 

II.3.4. As diferenças expostas no ponto anterior não parecem ser suficientes para 

falsear, deturpar ou mesmo afectar de modo expressivo o sentido e limites da 

sondagem. Todavia, não se pode deixar de notar um certo descuido jornalístico que 

em nada contribui para a credibilização das sondagens.  

 

III. Contraditório dos denunciados 

 

III.1. Defesa do Correio do Minho 

 

III.1.1.  Em missiva recebida pela ERC, no dia 20 de Julho de 2009, a Correio do 

Minho remeteu à ERC a sua defesa nos termos seguintes: 

i) Afirma o Correio do Minho que, em momento prévio á publicação dos 

resultados da sondagem, contactou a ERC para se informar dos requisitos 

legais a cumprir com a publicação de resultados de sondagens. 

ii) Aquando da publicação dos resultados da sondagem foram observados 

todos os requisitos legais essenciais para dar conta aos leitores do resultado 



 

6 

 

do estudo, nomeadamente o vertido nos artigos 5º, 6º e 7º da LS. O CM 

discorda que tenha cometido qualquer violação da Lei. 

iii)  Afirma o CM que, embora não tenha indicado a percentagem dos que “não 

sabem/não respondem”, não induziu em erro os seus leitores, uma vez que 

esse valor é susceptível de ser conhecido do público através da soma dos 

resultados divulgados, correspondendo o resultado dos não sabem/não 

responde à diferença entre o produto da soma e cem por cento. Aliás, 

salienta o CM que “no parágrafo terceiro de igual modo claro e objectivo se 

evidencia o resultado das pessoas que responderam “não sabe ou nem 

responderam”. 

iv) O CM cita, de seguida, a Deliberação 4/SOND/2008, de 22 de Outubro, 

onde o Conselho Regulador levou a cabo a tarefa de clarificar o regime 

aplicável à divulgação de resultados de sondagens, entendendo-se da sua 

exposição que o Jornal considera que, quer seja aplicável o n.º 2, quer seja 

aplicável o n.º 4 do artigo 7º da LS, o CM terá respeitado a Lei. 

 

III.2.  Defesa da RAM 

 

II.2.1. Em missiva recebida pela ERC, no dia 20 de Agosto de 2009, o órgão confirma 

que não foi referida de forma explícita a percentagem de pessoas que “não sabe/não 

responde”. Não obstante, salienta que o seu comportamento não causa prejuízo aos 

ouvintes, uma vez que o valor dos “não sabe/não responde” corresponderá à diferença 

entre 100% e a soma das percentagens dos inquiridos que expressaram opinião (valores 

referidos pela RAM). 

II.2.2. A RAM reconhece contudo que possa porventura “ter perdido algum rigor na 

abordagem a alguns dados, mas não se perdeu a objectividade da informação, nem se 

alterou o essencial, nem se prejudicou terceiros”. 

II.2.3. Também a RAM cita a Deliberação 4/SOND/2008, de 22 de Outubro, atrás 

referida, salientando que se conformou com as orientações neste documento expostas. 

 

 



 

7 

 

III.3. Defesa da RUM 

 

III.3.1. A RUM, oficiada a 11 de Agosto para o exercício do contraditório, só viria a 

apresentar a sua defesa em 14 de Setembro de 2009, depois do envio de um segundo 

ofício da ERC. Segundo a RUM, a primeira comunicação não havia chegado ao seu 

conhecimento, devido ao período de férias do pessoal administrativo encarregado de 

levantar a correspondência. 

Com respeito aos termos em que ocorreu a divulgação dos dados da sondagens e aos 

alegados incumprimentos apontados pela ERC, a RUM veio referir que é prática 

habitual entre jornalistas a permuta de conteúdo informativo com interesse para o 

público, tendo a divulgação dos resultados da sondagem sido elaborada com base em 

informações provenientes da RAM. 

III.3.2 A redacção da RUM “assumiu como válida e verdadeira a informação nela [na 

notícia da RAM] vertida e difundiu o seu conteúdo em antena”. 

III.3.3 Este órgão de comunicação social declara não ter tido conhecimento do estudo, 

assumindo a sua atitude como descuidada, uma vez que procedeu à divulgação de 

resultados de uma sondagem desconhecendo totalmente os dados constantes do estudo. 

 

IV. Normas aplicáveis 

 

IV.1. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de 

sondagens e inquéritos de opinião, constante na LS. 

IV.2. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto 

nos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º 

deste diploma. 

 

 

 

 

 



 

8 

 

V. Análise e fundamentação 

 

V.1. A sondagem em causa, atendendo ao seu objecto, recai no âmbito de aplicação 

da LS, pelo que a divulgação dos seus resultados obedece às regras previstas neste 

diploma legal. 

V.2. Assim, qualquer peça jornalística que tenha por enfoque central a divulgação 

dos seus resultados deve obedecer ao disposto no artigo 7º, n.º 1 e 2, da LS, que se 

transcreve: “1 - A publicação, difusão e interpretação técnica dos dados obtidos por 

sondagens de opinião devem ser efectuadas de forma a não falsear ou deturpar o seu 

resultado, sentido e limites. 

2 - Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a publicação de sondagens de 

opinião em órgãos de comunicação social é sempre acompanhada das seguintes 

informações: 

 a) A denominação da entidade responsável pela sua realização; 

b) A identificação do cliente; 

c) O objecto da sondagem de opinião; 

d) O universo alvo da sondagem de opinião; 

e) O número de pessoas inquiridas, sua repartição geográfica e composição; 

f) A taxa de resposta e indicação de eventuais enviesamentos que os não respondentes 

possam introduzir;  

g) A indicação da percentagem de pessoas inquiridas cuja resposta foi «não sabe/não 

responde», bem como, no caso de sondagens que tenham por objecto intenções de voto, 

a percentagem de pessoas que declararam que se irão abster, sempre que se presuma 

que as mesmas sejam susceptíveis de alterar significativamente a interpretação dos 

resultados;  

h) Sempre que seja efectuada a redistribuição dos indecisos, a descrição das hipóteses 

em que a mesma se baseia;  

i) A data ou datas em que tiveram lugar os trabalhos de recolha de informação; 

j) O método de amostragem utilizado e, no caso de amostras aleatórias, a taxa de 

resposta obtida;  

l) O método utilizado para a recolha de informação, qualquer que seja a sua natureza;  



 

9 

 

m) As perguntas básicas formuladas; 

n) A margem de erro estatístico máximo associado a cada ventilação, assim como o 

nível de significância estatística das diferenças referentes aos principais resultados da 

sondagem.” Já a referência a resultados de sondagens em peças de carácter 

exclusivamente jornalístico está sujeita ao cumprimento do n.º 4 do artigo 7º LS: “4 - A 

referência, em textos de carácter exclusivamente jornalístico publicados ou divulgados 

em órgãos de comunicação social, a sondagens que tenham sido objecto de publicação 

ou difusão pública deve ser sempre acompanhada de menção do local e data em que 

ocorreu a primeira publicação ou difusão, bem como da indicação do responsável.” 

V.3. No caso, quer o CM, quer a RAM e a RUM, procederam a divulgações de 

resultados de sondagens. 

V.4. As peças jornalísticas analisadas, de qualquer dos três órgãos denunciados, 

tinham, indubitavelmente, por enfoque central a divulgação de resultados da 

sondagem. 

V.5. O CM publicou os resultados da sondagem numa peça intitulada “Estudo de 

opinião dá vitória a Mesquita”; em antetítulo lê-se: “Se as eleições autárquicas 

fossem hoje, Mesquita Machado ganhava. Este é, pelo menos, o resultado do estudo 

de opinião realizado pela Eurosondagem”. 

V.6. A leitura dos títulos já indicia que a peça tem por enfoque central a divulgação 

de resultados de sondagens. Da leitura do texto resulta a divulgação de vários 

resultados da sondagem: é dito que o “estudo de opinião dá a vitória a Mesquita 

Machado”, dão-se a conhecer ainda resultados da avaliação do trabalho desenvolvido 

pela Câmara Municipal de Braga. A peça é acompanhada de vários elementos apenas 

obrigatórios em actos de divulgação de resultados de sondagem e não em meras 

“referências”. 

V.7. Numa caixa de texto, situada do lado direito da página, vêem-se as projecções 

de resultados, caso as eleições fossem na data da publicação da notícia. São dados os 

resultados de diferentes forças políticas associadas a nomes de eventuais candidatos: 

Mesquita Machado - 46,3%; Ricardo Rio – 38,8%; João Delgado 5,3% e também os 

resultados de outros partidos, outros candidatos, brancos e nulos OP/OC/B/N- 3,1%. 



 

10 

 

V.8. Ainda na caixa de texto em análise encontramos a projecção de resultados 

referentes às diferentes forças políticas sem referência aos eventuais candidatos: PS-

43,5%; Juntos por Braga – 40,2 %; CDU - 6,3%; BE - 6,2 % e OP/B/N - 3, 8%. 

V.9.  Em causa está pois o cumprimento do n.º 2 do artigo 7º da LS, sendo que, 

atendendo à matéria constante da Queixa, foi o CM instado a pronunciar-se sobre o 

eventual incumprimento do disposto nas alíneas g) e h) do n.º 2 do artigo 7º. 

V.10. No que concerne a alínea g) afirma o Denunciado que o sua valor é alcançável 

“por exclusão de partes”, uma vez que é dito no texto que os restantes correspondem à 

percentagem daqueles que “não sabem/não respondem”, chegando o leitor a este 

resultado através da soma dos valores publicados e tendo em conta que o total somará, 

como é evidente, cem por cento. 

V.11. Ora, a este respeito importa salientar que a lei é muito clara na sua redacção, 

exigindo a indicação da percentagem de pessoas cuja resposta foi “não sabe/não 

responde”. Diz o Denunciado que essa indicação não tem de ser expressa. Ora, não 

deve deixar de notar-se que a falta de indicação expressa leva a que a compreensão dos 

resultados não seja imediata. Com efeito, o leitor recebe, de imediato, dados absolutos 

da sondagem e é obrigado a efectuar um cálculo aritmético para obter os resultados em 

falta. Assim, ainda que tal obtenção seja possível, motivo pelo qual não se dá por 

violada a alínea g), do n.º 2 do artigo 7º, a clareza e o rigor que devem estar presentes 

em qualquer divulgação de sondagem desaconselham este procedimento. 

V.12. Já no tocante a alínea h) do n.º 2 do artigo 7º da LS, verifica-se que o CM 

publica (na caixa de texto presente no lado direito da página) projecções eleitorais, sem 

identificar qual o método de redistribuição dos indecisos. Esta falha resulta numa 

violação do disposto na alínea h) do n.º 2 do artigo 7º da LS. 

V.13. No que respeita às divulgações efectuadas pela RAM, tal como a Denunciada 

confirmou, não foi indicada a percentagem correspondente àqueles que “não sabem/não 

respondem”. À semelhança do jornal CM, a RAM sustenta que este valor é cognoscível 

dos interessados através de um simples cálculo aritmético. 

V.14. Ora, este argumento, já de parco valor no caso do CM, não é transponível para o 

universo radiofónico, uma vez que não é expectável que os ouvintes anotem os 

diferentes resultados que vão sendo difundidos para no fim calcularem a percentagem 



 

11 

 

correspondente aos “não sabem/não respondem”. Esta interpretação, prejudica 

gravemente a interpretação dos resultados da sondagem. 

V.15. Tal como sucedeu com o CM, a RAM procedeu à divulgação de projecções 

eleitorais sem indicar qual o método de redistribuição do indecisos, em desrespeito pelo 

disposto na alínea h) do n.º 2 do artigo 7º da LS. 

V.16. Acresce que alguns dos valores divulgados apresentam diferenças, ainda que 

mínimas, face aos resultados depositados pela Eurosondagem na ERC, conforme 

descrito nos factos (cfr. supra). Estas discrepâncias são mínimas, trata-se de valores 

decimais. Não se podendo considerar que, no caso, as interpretações efectuadas 

deturpam o resultado da sondagem, ainda assim não pode deixar de merecer uma 

palavra de reprovação a falta de cuidado que este órgão de comunicação social 

imprimiu à divulgação dos resultados da sondagem. 

V.17. À RUM devem ser apontados exactamente os mesmos reparos que foram 

efectuados à RAM. Com efeito, a RUM não indicou a percentagem de “não sabem/não 

respondem” (al. g), do n.º 2 do artigo 7º da LS), não indicou qual o método de 

redistribuição utilizado nas projecções (al. h), do n.º 2 do artigo 7º da LS) e cometeu 

exactamente as mesmas imprecisões na divulgação de resultados, apresentando valores 

com desvios decimais em relação àqueles que foram depositados na ERC. 

V.18. A similitude de incumprimentos não causa estranheza, uma vez que a RUM 

admitiu na sua defesa que não teve acesso ao estudo de opinião. As divulgações que 

operou foram efectuadas com base em dados fornecidos pela RAM, ao abrigo da 

alegada cooperação e troca de informações entre jornalistas. 

V.19. A RUM reconhece que negligenciou o tratamento que deveria ser dado à 

matéria, tendo confiado que a notícia dada pela RAM estava de acordo com a lei e 

continha valores verdadeiros. 

V.20. Neste ponto importa diferenciar as situações em que um órgão de comunicação 

social procede à divulgação de resultados de uma sondagem, daquelas em que efectua 

referência a resultados já publicados por outros órgãos de comunicação social (com 

menção expressa da data, local e indicação do responsável). 

V.21. No primeiro caso, quando as notícias têm como enfoque central a divulgação de 

resultados de sondagens, as mesmas devem ser acompanhadas dos elementos de 



 

12 

 

publicação e de difusão obrigatória previstos nos nºs. 2 e 3 do artigo 7.º da LS. De outro 

modo, quando não sejam divulgados dados novos e não seja dado enfoque central aos 

resultados da sondagem terá aplicação terá aplicação o n.º 4 do artigo 7º da LS. Neste 

sentido confluem as orientações do Conselho Regulador da ERC, expressas na 

Deliberação 4/SOND/2008, de 22 de Outubro, onde se lê que: “A referência, em textos 

de carácter exclusivamente jornalístico publicados ou divulgados em órgãos de 

comunicação social, a sondagens que tenham sido objecto de publicação ou difusão 

pública deve ser sempre acompanhada da menção do local e data em que ocorreu a 

primeira publicação ou difusão, bem como da indicação do responsável” (n.º 4 do 

artigo 7.º da LS). 

V.22. A RUM, uma vez que não teve acesso aos resultados da sondagem, isto é, ao 

estudo de opinião, estava impossibilitada de confirmar a veracidade dos dados que 

transmitiu. De igual modo, não tinha este serviço radiofónico possibilidade de saber o 

método de redistribuição, uma vez que elaborou a sua notícia com base na divulgação 

efectuada pela RAM, já omissa quanto a este aspecto. Considerando que não teve 

conhecimento directo dos resultados a divulgar, a RUM poderia ter optado por elaborar 

uma peça jornalística distinta, onde apenas fizesse referência aos resultados da 

sondagem divulgados por terceiros (com menção da data e hora em que ocorreu essa 

divulgação). Todavia, não foi isto que fez; e ainda que não tivesse tido acesso aos 

dados, este órgão de comunicação social não se coibiu de os divulgar, tomando-os por 

certos. 

V.23. Assim, em face do exposto no parágrafo precedente, não pode a RUM eximir-se 

das suas responsabilidades pelos incumprimentos ao artigo 7º da LS, os quais se 

vieram. de facto. a comprovar, com base no argumento de que confiou na sua fonte, ou 

seja nos dados transmitidos pela RAM. 

V.24. No que se refere à actividade de rádio e televisão, o legislador não foi alheio à 

especialidade do meio. Tanto assim é que o n.º 3 do artigo 7º da LS consagra um 

regime específico para este género de órgãos de comunicação social, isentando-os da 

divulgação de algumas informações que são obrigatórias para a imprensa. Não obstante, 

o legislador terá ponderado os interesses em conflito, concluindo pela essencialidade 

das informações previstas nas alíneas a) a i), que devem, portanto, constar de qualquer 



 

13 

 

divulgação de sondagem, seja esta operada pela imprensa, rádio ou televisão. No caso, 

era obrigatório também para as rádios denunciadas o cumprimentos do disposto nas 

alíneas g) e h) do n.º 2 do artigo 7º da LS. 

V.25. Por último, uma pequena referência ao cumprimento das disposições relativas 

ao depósito prévio da sondagem por parte da empresa responsável pelo estudo, uma vez 

que a Queixosa levantou suspeitas sobre a sua efectivação. Em resposta, cumpre apenas 

referir que o depósito foi regularmente efectuado pela Eurosondagem, em cumprimento 

do disposto nos artigos 5º e 6º da LS. Pelo que, nesta matéria não se verifica nenhum 

incumprimento. 

V.26. Nenhum dos Denunciados foi previamente alvo de um juízo de censura desta 

Entidade por divulgação irregular de resultados de sondagens. 

V.27. Quer o CM, quer a RAM, quer a RUM violaram o disposto no artigo 7º, n.º 2, 

alínea h), da LS. As “deturpações” verificadas nas divulgações radiofónicas 

demonstraram alguma falta de cuidado no tratamento dos dados, porém a diferença 

entre os valores reais e aqueles que foram divulgados não é susceptível de falsear ou 

afectar de modo expressivo o sentido e limites da sondagem. 

V.28. Em particular no que respeita à RUM, de acordo com os elementos constantes 

da sua defesa, poderia este órgão de comunicação social ter optado por aguardar a 

divulgação dos dados pela RAM, efectuando-lhe uma posterior referência nos termos 

do n.º 4 do artigo 7º, uma vez que, na verdade, construiu a sua divulgação com base em 

informações detidas por esta última. Todavia, tendo optado por elaborar peças 

jornalística com enfoque central na divulgação de resultados de sondagens deveria ter 

respeitado o disposto no artigo 7º, nºs º 2 e 3º. 

V.29. Concluída a análise das divulgações objecto de queixa, e apesar de se 

comprovar a violação do disposto no n.º 2 do artigo 7º da LS, o Conselho Regulador da 

ERC entende que não se justifica a adopção de medidas sancionatórias, considerando 

que os elementos recolhidos no processo não permitem concluir pela existência de um 

grau de culpabilidade determinante da abertura do procedimento contra-ordenacional. 

V.30. Não obstante o exposto no parágrafo precedente, devem os três órgãos de 

comunicação social envolvidos atentar devidamente nos requisitos legais aplicáveis à 

divulgação de sondagens de modo a, no futuro, evitarem novos incumprimentos à 



 

14 

 

legislação aplicável, que, pelo seu carácter reiterado, poderão certamente vir a ser alvo 

de um tratamento mais severo.   

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma Queixa interposta por Sofia Espanca contra o jornal 

“Correio do Minho”, a “Rádio Antena do Minho” e a Rádio Universitário do Minho”,  

Notando a violação do disposto no artigo 7º, n.º 2, da LS, por parte dos três 

órgãos de comunicação social denunciados. 

Considerando que nenhum dos Denunciados foi previamente alvo de um juízo 

de censura desta Entidade por divulgação irregular de resultados de sondagens e os 

elementos recolhidos no processo não permitem concluir pela existência de um grau de 

culpabilidade determinante; 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências 

cometidas à ERC, designadamente a prevista na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos 

Estatutos adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugada com o previsto 

no na Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho delibera: 

1. Verificar a violação do artigo 7º, n.º 2 da LS; 

2. Instaurar procedimento contra-ordenacional contra o jornal “Correio do 

Minho”, a “Rádio Antena Minho” e a “Rádio Universitária do Minho”, nos 

termos do artigo 11º, n.º 1, al. e), da LS; 

3. Instar o jornal “Correio do Minho”, a “Rádio Antena Minho” e a “Rádio 

Universitária do Minho” ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

atendendo, em especial, ao prescrito no artigo 7º, n.º 2 do mesmo diploma. 

 

Lisboa, 25 de Novembro de 2009 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


