
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

41/CONT-I/2010 

 

 

Participação de António Cordeiro contra o Diário de Notícias 

 

Lisboa 

7 de Dezembro de 2010 



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 41/CONT-I/2010 

 

Assunto: Participação de António Cordeiro contra o Diário de Notícias 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, a 03 de Agosto de 2010, uma participação de António 

Cordeiro contra o Diário de Notícias, pela publicação de uma notícia sob o título 

«Corrupção – Relatório põe em causa independência do MP», na sua edição online 

(www.dn.pt), a 30 de Julho de 2010. 

2. O Participante afirma que este texto noticioso “além de referir erradamente a ONG 

responsável pelo relatório como ‘International Transparency’ quando o nome 

correcto é ‘Transparency International’, omite dados do relatório e refere 

informações que não estão no mesmo”.  

3. Acrescenta o Participante que a referência na notícia de que “no ano passado houve 

em Portugal cinco condenados por casos de corrupção” é incorrecta, defendendo 

que “o que está no relatório é que em 2009 existem cinco casos de corrupção em 

investigação”. 

4. O Participante questiona os critérios de selecção de informação aplicados na 

construção da notícia em causa, referindo que, além dos designados casos 

“Freeport” e “compra de submarinos, o texto noticioso omite outro caso onde está 

em causa a compra de material médico por um hospital público. 

5. Na participação, é também questionada a ênfase dada na notícia à intervenção de 

Paulo Portas na compra de submarinos para a Marinha Portuguesa enquanto 

ministro da Defesa. Defende o Participante que o relatório refere antes que a 

empresa alemã que vendeu os submarinos é suspeita de ter influenciado a venda 



 

2 

 

dos referidos equipamentos através de contribuições para o partido do então 

ministro da Defesa. Daqui infere que “em local nenhum está referido ou é implícito 

qualquer pagamento ao seu líder Paulo Portas”. 

6. Por outro lado, entende o Participante que o “caso Freeport”, também referido no 

relatório, deveria ter merecido maior destaque, porque “é, aí sim, feita referência à 

suspeita de um político português ter recebido subornos”. Acrescenta que a 

demissão de Lopes da Mota e a suspensão de um programa da televisão privada que 

investigava a alegada corrupção naquele processo “também não mereceram 

qualquer referência no artigo do DN”. 

7. Por fim, salienta que “deveria ser boa prática” em artigos com referência a 

relatórios livremente disponíveis na Internet que “os mesmos indicassem o site 

onde estão disponíveis”. 

 

II. Posição do Denunciado 

 

8. O Denunciado veio apresentar oposição às alegações do participante começando 

por discordar de que a referência incorrecta ao nome de uma ONG (Transparency 

International) na notícia em apreço teria que ser vista como falta de rigor 

informativo.  

9. Afirma o Denunciado que se tratou de um “mero lapso de escrita”, reforçando não 

“estar em crer que semelhante lapso possa ser reputado de violador de qualquer 

dever jornalístico”. Sublinha que “foi uma simples falha de redacção não 

intencional e que não influi minimamente no resultado da notícia”. 

10. No que se reporta a alegadas omissões relativamente ao conteúdo do relatório de 

que a peça dá conta, o Denunciado salienta que, confrontando notícia e relatório, 

conclui-se que a primeira condiz com o segundo no que se refere ao número de 

casos de corrupção e quanto ao número de casos em investigação. Reforça que “o 

artigo do DN é verdadeiro na parte em que informa que o relatório da citada ONG 

dá destaque aos casos ‘Freeport’ e dos ‘Submarinos’”. 



 

3 

 

11. Reconhece que não alude a outro caso referido pelo participante, que envolve o 

negócio de fornecimento de equipamentos a um hospital público. No entanto, 

ressalva que cabe ao jornalista analisar a relevância das matérias a noticiar e que, 

no caso, sendo necessário proceder a uma selecção, o jornalista ter-se-á cingido a 

noticiar os casos de conhecimento geral do público, “até por falta de elementos 

suficientes que permitissem ao leitor localizar ou identificar [esse outro] caso”. 

12. Acrescenta ainda o Denunciado que os dois casos referidos gozavam de um 

interesse jornalístico adicional “pelo facto de envolverem pessoas que exercem (e 

exerceram) cargos de natureza e responsabilidade públicas.” 

13. Quanto à alegada referência abusiva ao nome de Paulo Portas, argumenta o 

Denunciado que a notícia em apreço nunca diz que exista qualquer investigação em 

curso envolvendo o líder o CDS/PP, antes se limitou a especificar o nome e o 

partido não nomeados no relatório quando nele se lê que “estão em causa 

pagamentos ao partido político do então ministro da Defesa”. “O DN esclarece 

apenas que partido político é esse: CDS, e quem era o ministro da Defesa: Paulo 

Portas”. O Denunciado conclui que tais referências não imputam a Paulo Portas a 

prática de qualquer acto ilícito. 

14. Relativamente à alegada omissão na notícia de informação sobre o “caso Freeport”, 

explica o denunciado que as referências a esse caso se encontram  na página 

anterior da mesma edição em papel, a qual é preenchida por três notícias sobre o 

caso, pelo que tal informação, no seu entender, dispensaria outras explicações sobre 

a matéria na peça jornalística em apreço. Defende ainda que, se tal não se 

verificasse, o conhecimento do público acerca dessa matéria seria suficiente. 

15. Por último, sobre o facto de não ter sido referido na notícia o endereço de internet 

onde o documento citado se encontra disponível, considera o denunciado tratar-se 

de uma questão de escolha e que a inclusão ou não daquele tipo de referência é 

facultativa. Defende, por outro lado, que o lapso na referência do nome da ONG 

promotora do relatório noticiado em nada terá dificultado a pesquisa dos leitores do 

respectivo documento na Web.  



 

4 

 

16. Posto isto, conclui o Diário de Notícias que a notícia em causa é um “exercício 

jornalístico que não merece qualquer censura, encontrando-se respeitados todos os 

deveres de informação que no caso eram exigidos, não tendo ofendido qualquer 

direito ou violado qualquer dever”. 

 

III. Descrição da notícia 

 

17. A notícia em apreço foi publicada na página online do Diário de Notícias de 30 de 

Julho, com o título «Relatório põe em causa independência do MP» e o subtítulo 

«ONG denuncia falta de vontade política e pressão de actores económicos, e coloca 

Portugal entre os piores da OCDE». 

18. No primeiro parágrafo do texto, é referido que “Portugal está entre os países que 

‘pouco ou nada’ fizeram para aplicar as recomendações da OCDE para combater a 

corrupção”. A afirmação é localizada e atribuída “a um relatório publicado terça-

feira, que aponta ‘a falta de vontade política’ e a ‘pressão de actores económicos’ 

como razões para a avaliação negativa”. Acrescenta-se ainda que o Ministério da 

Justiça repudiou as conclusões do documento. 

19. No segundo parágrafo, alude-se, de passagem, aos casos “Freeport” e da “compra 

de submarinos”. Lê-se que a ONG autora do relatório (Transparency International) 

considera o Ministério Público pouco independente, denunciando falta de meios, de 

formação e de coordenação dos órgãos que conduzem a investigação. 

20. Sensivelmente a meio do texto surgem referências aos casos de corrupção relatados 

no documento da ONG, relativos ao ano 2009. Entre eles, são sublinhados dois, 

novamente o “caso Freeport” e o “caso da compra dos submarinos” pelo Ministério 

da Defesa. A este propósito é dito que “a empresa Ferrostaal é suspeita de ter 

influenciado a compra através de contribuições para o partido do ministro da 

Defesa, no caso o CDS e o seu líder, Paulo Portas”. 

21. A notícia apresenta também a reacção do Governo português às conclusões do 

relatório, colocando a tónica das críticas nas fontes utilizadas pela ONG para 

recolha da informação que serviu de base à elaboração do relatório. Salienta-se que, 



 

5 

 

“por ignorar as fontes oficiais, a ONG já foi alvo ‘de severas críticas de outros 

países’”. 

22. A finalizar, a notícia informa que Portugal integra um grupo de 19 países que 

“pouco ou nada” fizeram para aceitar as recomendações anti-corrupção que 

constam na convenção da OCDE. Refere ainda que há nove países que fazem 

esforços moderados e sete países que se aplicam activamente neste domínio. 

 

IV.  Normas Aplicáveis 

 

Aplica-se ao presente caso o regime da liberdade de imprensa, constante da Lei 2/99, de 

13 de Janeiro (Lei de Imprensa, doravante LI), em particular o artigo 2.º e seguintes, 

com remissão para o Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro). 

Aplica-se ainda, nesta fase da análise, o disposto nos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, atentos os objectivos de regulação, as atribuições e as 

competências constantes, respectivamente, da alínea d) do artigo 7.º e da alínea a) do n.º 

3 do artigo 24.º, do mesmo diploma. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

23. A participação em análise tem por objecto o alegado incumprimento pelo jornal 

Diário de Notícias de deveres ético-legais do jornalismo, designadamente do 

princípio do rigor informativo, na peça publicada a 30 de Julho, na sua edição 

online, intitulada «Relatório põe em causa independência do MP».  

24. Nos termos do disposto no artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista, 

constitui dever deste “[i]nformar com rigor e isenção (...)”. Pretende-se, assim, 

que a actividade jornalística seja orientada para a divulgação ao público de uma 

informação exacta, objectiva e isenta, respeitando desse modo as exigências de 

rigor informativo. 

25.  Na participação são indicadas como alegadas violações dos deveres jornalísticos a 

designação deficiente da entidade promotora do relatório no texto da notícia, a 



 

6 

 

interpretação incorrecta dos dados quantitativos nele publicados, a selecção da 

informação veiculada e, por fim, a não divulgação do endereço de Internet do 

documento citado. 

26. Ora, no que se refere à designação da entidade promotora do relatório, lê-se 

efectivamente no texto do DN que a ONG responsável por um relatório sobre 

corrupção em vários países da OCDE designa-se por “International Transparency”, 

quando o nome correcto é “Transparency International”. 

27. Contudo, não se afigura, no contexto da notícia em apreço, que a troca da ordem 

dos termos que compõem o nome da organização citada possa configurar matéria 

capaz de dificultar a compreensão integral da notícia. Trata-se de um lapso que em 

nada belisca as boas práticas inerentes ao direito de informar, nem lesa as normas 

ético-legais que orientam o exercício do jornalismo. 

28. Também os dados fornecidos pelo relatório que dá origem à notícia aparecem , por 

regra,reproduzidos de forma fidedigna na peça jornalística do Diário de Notícias, 

conforme é possível constatar através da consulta das páginas identificadas pelo 

participante. De facto, conclui-se que a informação constante na notícia 

corresponde genericamente àquela que se apresenta no relatório. 

29. No entanto, a formulação do texto, por parte do DN, pode tornar a interpretação 

equívoca, no ponto em que se acrescenta o nome do ex-ministro da Defesa, Paulo 

Portas, associando-o ao processo da compra de submarinos para a Marinha 

Portuguesa.  

30. De facto, no relatório a que se refere a notícia lê-se que “o German Submarine 

Consortium e a empresa alemã Ferrostaal são suspeitos ter influenciado a venda de 

dois submarinos construídos pela Thyssen-Krup à Marinha Portuguesa, em 2004, 

entre outras, através de contribuições para o partido político do ministro da 

Defesa
1
”. Já a notícia do DN refere que “a empresa Ferrostaal é suspeita de ter 

                                                           

1
 “[t]he German Submarine Consortium and the German company Ferrostaal are suspected of having 

influenced the sale of two Thyssen-Krup-built submarines to the Portuguese Navy in 2004 for 1 

billion, inter alia, through contributions to the political party of the defense minister”, in Progress 



 

7 

 

influenciado a compra através de contribuições para o partido do ministro da 

Defesa, no caso o CDS e o seu líder, Paulo Portas” –, o que se traduz no 

acrescentamento do nome do então titular da pasta ao complemento circunstancial 

da frase. Ou seja: onde a International Transparency circunscrevia as 

“contribuições” da empresa alemã ao CDS – PP, o Denunciado aditou a referência a 

Paulo Portas, em moldes que podem levar os leitores a deduzir que os 

financiamentos em questão aquelas contribuições beneficiaram igualmente aquele 

político, a título particular. 

31. Repare-se que a formulação da frase na notícia do DN torna-se passível de 

interpretações equívocas, mesmo admitindo-se que seja apenas produto de uma 

deficiência de escrita involuntária. Facto resta que, podendo ser atribuível à 

volatilidade e imediatismo da escrita online, nem por isso deixa de revelar uma falta 

pontual de rigor informativo. 

32. A imprecisão assim notada, aconselha o DN a atentar na exactidão das fórmulas 

escritas a que recorre para transmissão da informação que pretende divulgar. 

33. Os dois casos mencionados no texto (Freeport e compra dos submarinos para a 

Marinha Portuguesa) fazem parte dos conhecimentos partilhados pelos leitores, pela 

exposição mediática a que estiveram sujeitos durante longos períodos de tempo, 

pelo que se considera que dispensariam, desde logo, explicações adicionais no 

contexto da peça jornalística em análise. 

34. Quanto aos critérios de selecção da informação que integra o texto, refira-se que é 

ao jornalista, no exercício da sua autonomia e liberdade editoriais, que compete 

seleccionar e hierarquizar as informações sobre a matéria disponível, assim como 

dispensar aquilo que, por razões de escassez de espaço, tempo ou interesse, não 

deva ser integrado no texto da notícia. 

                                                                                                                                                     

Report 2010 Enforcement of the OECD convention on combating bribery of foreign public 

officials in international business transactions, p. 51. 



 

8 

 

35. No que se refere ao facto de o endereço na Internet do documento citado não se 

encontrar referido na notícia, esta informação seria mais relevante se em algum 

momento se afirmasse que o relatório estaria aí disponível, o que não acontece. 

Mas, até nesse caso, não seria obrigatória, na medida em que a sua fonte original – 

a entidade promotora – se encontra identificada, permitindo aos leitores 

interessados em contactar directamente com o documento desenvolver as suas 

pesquisas. Considera-se, portanto, que, no caso em apreço, a ausência do endereço 

de Internet do documento não constitui um dado indispensável a uma melhor 

compreensão do conteúdo da notícia. 

 

 

 

VI. Deliberação 

 

Analisada a participação de António Cordeiro contra o Diário de Notícias por 

alegada falta de rigor informativo numa notícia publicada a 30 de Julho na edição online 

da publicação (www.dn.pt), com o título “Corrupção – Relatório põe em causa 

independência do MP”; 

Notando que a selecção e a hierarquização dos factos, com base em critérios de 

noticiabilidade e interesse, são prerrogativas do exercício da profissão de jornalista, 

constituindo marcas essenciais da sua autonomia e liberdade editoriais; 

Atendendo, no entanto, a que da análise da peça jornalística em causa resultaram 

reservas quanto à formulação de uma das frases do texto, que pode ser passível de 

interpretações incorrectas relativamente a uma figura da política, 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos anexos à 

Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera instar o DN a primar pelo rigor 

linguístico das suas peças informativas, incluindo as disponíveis online, de forma a 

prevenir interpretações equívocas por parte dos leitores. 



 

9 

 

 

Determinar que, nos termos do artigo 11.º do Regime Jurídico das Taxas da ERC, 

constante do Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, na redacção imposta pelo 

Decreto-Lei 70/2009, de 31 de Março, é da responsabilidade da Global Notícias, 

Publicações, S.A. o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 4,50 unidades 

de conta, conforme o previsto no Anexo V do referido diploma (verba 28). 

 

Lisboa, 7 de Dezembro de 2010 

 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


	capaDeliberacao41CONTI2010
	Deliberacao41CONTI2010

