
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

2/OUT-I/2011 

 

 
 
 

Queixa de José Diogo de Carvalho Quintela contra o 
jornal “A Bola” e o seu Director 

 
 
 
 
 
 

Funchal 
30 de Junho de 2011 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/OUT-I/2011 

 

Assunto: Queixa de José Diogo de Carvalho Quintela contra o jornal “A Bola” e o seu 

Director. 

 

I. Identificação das partes 

 

1. José Diogo de Carvalho Quintela, como Queixoso, e o jornal “A Bola” e o seu 

Director, Vítor Serpa, na qualidade de Denunciados. 

 

II. Objecto da queixa 

 

2. A queixa tem por objecto o facto de o texto da crónica que o Queixoso habitualmente 

publicava no jornal “A Bola”, intitulado “PORTO – BENFICA, QUE PERCA O 

MELHOR. E O PIOR, JÁ AGORA”, destinado a ser inserido na edição de 7 de 

Novembro de 2010 daquela publicação diária, ter sido apenas parcialmente publicado, 

por iniciativa do Director de “A Bola” e sem o conhecimento e autorização do 

Queixoso. 

 

III. Argumentação do Queixoso 

 

3. De relevante para a matéria do processo, sintetizam-se os seguintes aspectos da 

queixa: 

 

a) “Em determinado momento, escreviam no jornal ‘A Bola’ como colunistas 

convidados: Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares, Ricardo Araújo Pereira e o 

[Queixoso]”; 

 



 
 

2 
 

b) “Os dois primeiros escreviam enquanto assumidos adeptos do Futebol Clube 

do Porto, o segundo do Benfica e o [Queixoso] enquanto Sportinguista”; 

 

c) “Por motivos que o [Queixoso] não consegue concretizar, mas que resultam 

naturalmente do próprio formato adoptado pelo jornal ‘A Bola’, as questões 

levantadas por um dos referidos colunistas, eram objecto de resposta na coluna 

de opinião dos outros comentadores e a resposta destes, objecto de réplica na 

coluna seguinte”; 

 

d) Ao ponto de Miguel Sousa Tavares, na sua crónica de 2 de Novembro de 

2010, ter escrito: “(…) começo a ficar farto de viver aqui neste jornal com dois 

rafeiros atiçados permanentemente às canelas, dois censores encartados do que 

escrevo, obcecados em fazer a exegese completa dos milhares de páginas que em 

todo o lado escrevi nos últimos anos, para depois, citarem coisas truncadas, 

descontextualizadas e sobre assuntos totalmente diferentes, a fim de tentarem 

provar nem sei bem o quê. Embora haja que distinguir (reconheço que o RAP é 

um tipo com talento e piada, enquanto o Quintela não se lhe conhece dom algum 

que não o de fazer de Sancho Pança dele) ambos funcionam em matilha 

Benfica/Sporting, organizada apenas para tentar que eu e o Rui Moreira um dia 

enchamos o saco e nos vamos embora. (…) Se todas as semanas há dois 

colaboradores do jornal onde eu também escrevo cuja única função é a 

actividade pidesca de vasculhar tudo o que escrevi ou escrevo, a fim de me 

tentarem intimidar ou silenciar, talvez não faça sentido algum coincidirmos aqui. 

(…) [T]ive a honra de ser por eles convidado para ir aos Gatos Fedorentos e tive 

o desplante de ser, juntamente com o actual Presidente da República (e este por 

dever de função) o único de todos os convidados a recusar o convite”; 

 

e) Logo no dia 6 de Novembro de 2010, pelas 13h34, o Queixoso enviou, por 

correio electrónico, para a redacção do jornal “A Bola”, um texto através do 

qual, e aproveitando a sua coluna de opinião, pretendia responder às acusações 

que lhe tinham sido feitas por Miguel Sousa Tavares; 



 
 

3 
 

 

f) “Foi com grande surpresa” que, no dia seguinte, o Queixoso verificou que 

apenas parte do texto enviado tinha sido publicada no jornal “A Bola”, tendo 

sido “cortada” a parte final do escrito, assinalada a negrito, da qual constava o 

seguinte: 

 

“Na terça-feira, Miguel Sousa Tavares insinuou que eu e o Ricardo Araújo 

Pereira costumamos corrigi-lo por ele ter sido o único convidado, além do 

Presidente da República, a não ter vindo ao Gato Fedorento Esmiúça os 

Sufrágios. O Ricardo desmentiu ontem essa tese de vendetta e julgo não ser 

necessário voltar a referir as inúmeras pessoas que também não aceitaram o 

nosso convite, pessoas que não costumamos corrigir. Talvez porque não 

tenham por hábito defender teses absurdas e incoerentes sobre o Apito 

Dourado. Por outro lado, há muita gente sobre quem costumo escrever e 

que foi ao programa. José Sócrates e Passos Coelho, por exemplo. Deve ser 

para lhes pagar o favor de terem aceite o convite. 

 

Acha MST que hoje diremos que o convite foi um erro e que não sabemos 

porque o convidámos. Acha também que sabe bem porque é que não 

aceitou. Engana-se. Para já, não foi erro nenhum, sabemos bem porque o 

convidámos: para ele fazer o que faz aqui, mas na televisão, que é mais 

espectacular. Depois, palpita-me que ele já não sabe porque recusou: aquilo 

passou-se há um ano, tempo mais que suficiente para MST entretanto ter 

mudado a sua convicção. 

 

Entretanto, pela segunda vez num ano, MST tenta intimidar-me por causa 

do que escrevo nestas crónicas. Em Janeiro pediu a Pinto da Costa para que 

me processasse. Desta vez, vitimiza-se e ameaça abandonar a sua crónica 

n’A BOLA, pretendendo que o Ricardo e eu sejamos responsabilizados pela 

sua saída. Depois das queixinhas, uma ameaça de amuo. Que birra se 



 
 

4 
 

seguirá? Suster a respiração? Que outras traquinices tem MST em carteira 

para me sensibilizar? 

 

Não gostava que MST deixasse de escrever aqui. Gosto de o ler. Quero que, 

entre outras coisas, continue a dizer que, quando [o] Porto lhe pagou uma 

viagem, Calheiros estava reformado (a sério, não sei mais o que faça para 

desmentir isto. Trazer cá o homem? Se lhe pagar a viagem, de certeza que 

vem…) Por isso, deixo-lhe um pedido. Faça às nossas crónicas o mesmo que 

faz com as fontes que cita: não as leia. Ignore-as. Finja que não existem, não 

responda. É um direito que o assiste. Olhe, até vem consagrado na 5ª 

emenda (que faz mesmo parte da Constituição, não é como a Declaração de 

Independência). MST pode invocá-la. Evitará auto-incriminar-se”. 

 

g) Entende o Queixoso que “o corte do seu texto de opinião, por parte do 

[Denunciado]”, consubstancia “um acto expresso de censura que põe em causa a 

liberdade de Expressão e de imprensa”, e que, “ao publicar o texto com cortes, o 

jornal acaba por alterar o conteúdo e substância do artigo”; 

 

h) O texto que o Queixoso elaborou e enviou ao jornal para publicação, em seu 

entender, “não ultrapassava os limites legítimos do direito de expressão 

Constitucionalmente consagrados”, “não estava em oposição com a linha 

editorial do jornal nem constituía uma das situações limite onde se poderá 

aceitar que o Director de um jornal se oponha (ou se tenha de opor) à publicação 

de um texto”; 

 

i) “Resulta claro, até pelo teor dos artigos de opinião publicados pelos quatro 

colunistas do jornal “A Bola”, que a Direcção admitia e não se opunha a que os 

colunistas respondessem às acusações que lhes eram feitas nas outras colunas de 

opinião”, só assim se explicando que o Director do jornal “tivesse aceite o ‘tom’ 

e teor do texto publicado pelo Miguel Sousa Tavares de 2 de Novembro, onde 

são feitas insinuações e considerações sobre a personalidade do [Queixoso]”; 



 
 

5 
 

 

j) “Resulta evidente que, a actuação do [Denunciado], configura uma manifesta 

utilização abusiva do poder genérico de orientação do jornal e como tal, uma 

violação do artigo 20.º da Lei de Imprensa, bem como do artigo 37.º da 

Constituição da República Portuguesa”; 

 

l) Como consequência, “[q]ualquer leitor que tenha tido conhecimento do texto 

escrito pelo Miguel Sousa Tavares e que depois tenha lido o texto do 

[Queixoso], publicado no jornal ‘A Bola’ (objecto de cortes por parte da 

Direcção), ficará com a ideia de que este, para além de não ter respondido às 

inúmeras acusações que lhe foram feitas (e que por isso as aceita), escuda-se na 

resposta dada pelo Ricardo Araújo Pereira”; 

 

m) Nessas condições, alega o Queixoso que nunca teria assinado o texto que foi 

publicado, “pois o mesmo não constitui a sua opinião”; 

 

n) Em momento anterior à publicação da crónica em causa e posteriormente à já 

referida crónica de Miguel Sousa Tavares, publicada na edição de 2 de 

Novembro, o Director do jornal “A Bola” mostrara “a sua apreensão 

relativamente ao aparente clima de ‘Guerra Civil’ existente entre os colunistas, 

pedindo que fossem declaradas ‘tréguas’, conceitos que o Queixoso teve 

oportunidade de contestar junto do Director do jornal, entendendo que “tudo 

resultava do normal exercício do direito de opinião” e que “não poderia, de 

forma alguma, deixar de responder às questões levantadas pelo Miguel Sousa 

Tavares na última crónica”; 

 

o) “Perante a opinião expressada pelo [Queixoso] o director do jornal “A Bola’, 

em conversa mantida com Ricardo Araújo Pereira, concordou que tanto ele 

como o [Queixoso] se ‘defendessem’ na próxima coluna de opinião que cada um 

publicasse, respectivamente, 6 e 7 de Novembro, dias de publicação habitual das 

crónicas de Ricardo Araújo Pereira e do [Queixoso]”;  



 
 

6 
 

 

p) No dia 6 de Novembro, por correio electrónico, o Queixoso manifestou a sua 

concordância à proposta do Director de “A Bola”, “tendo ainda informado que 

por motivos pessoais se ia ausentar, visto que casaria nesse mesmo dia às 18 

horas, pelo que não poderia publicar a crónica no domingo seguinte”; 

 

q) Ainda nesse mesmo dia, o Director de “A Bola” respondeu, também por 

correio electrónico, “pouco passando das 18:00, informando que este não teria 

tido conhecimento do essencial da conversa mantida com Ricardo Araújo 

Pereira, pois que a resposta, ou a ‘defesa’ que o director do jornal ‘A Bola’ 

admitia versava apenas sobre a resposta a Miguel Sousa Tavares à alegação de 

ter sido este o único a declinar o convite a estar presente no programa televisivo 

‘O Gato Fedorento esmiúça os sufrágios’”; 

 

r) Terminando o Director de “A Bola” dizendo: “É também a sua resposta que se 

publica, conforme combinado, mas lamento dizer-lhe que o resto da crónica é 

tudo aquilo que eu não desejo prolongar nas colunas do jornal e que tinha ficado 

sublinhado nos meus mails e, depois, acordado com o Ricardo”; 

 

s) “Apesar do Director de jornal ‘A Bola’ bem saber que o ora [Queixoso] já não 

teria oportunidade de ver aquele correio electrónico em tempo útil pois, como 

havia informado, iria casar-se às 18:00, em nenhum momento disse ou admitiu 

que iria ‘amputar’ ou ‘censurar’ o texto enviado pelo [Queixoso]; 

 

t) Termina o Queixoso requerendo: 

 

- A emissão de decisão que reprove a actuação do Director do jornal “A Bola” (e 

do órgão de comunicação que dirige), por este ter ultrapassado os poderes 

conferidos pelo artigo 20.º da Lei de Imprensa e por tal actuação constituir um 

acto de censura, não permitido por lei; 

 



 
 

7 
 

- A emissão de decisão instando o órgão de comunicação a que se abstenha de 

alterar os artigos de opinião, sem autorização e acordo prévio dos seus 

colaboradores; 

 

- A publicação da decisão que venha a ser tomada pela ERC, nos termos do 

artigo 65.º dos seus Estatutos, ordenando ainda a publicação integral do texto do 

Queixoso. 

 

4. O Queixoso requereu ainda a inquirição da testemunha Ricardo Araújo Pereira, bem 

com a notificação da Direcção do jornal “A Bola” para junção ao processo das edições 

de 2, 6 e 7 de Novembro de 2010 daquele jornal. 

 

IV. Defesa do Denunciado 

 

5. Notificado para se pronunciar quanto ao teor da queixa, através de ofício remetido em 

5 de Janeiro de 2011, o Director do jornal “A Bola” veio a deduzir Oposição, nos 

termos do n.º 2 do artigo 56.º dos Estatutos da ERC, a qual, com relevância para a 

matéria em apreciação, assenta no seguinte: 

 

a) Logo no início das colaborações de José Diogo Quintela e de Ricardo Araújo 

Pereira no jornal “A Bola” ficou assinalado que “as suas crónicas seriam de 

carácter humorístico, não fazendo sentido que tivessem qualquer outro tipo de 

registo, dada a notoriedade de ambos na equipa dos ‘Gato Fedorento’”; 

 

b) “Não raras vezes, o cronista José Diogo Quintela extravasou o registo de 

humor das suas crónicas, preferindo tornar-se num analista comum, escrevendo 

crónicas marcadas por um registo de grande agressividade, de que resultaram 

inúmeras queixas dirigidas ao Director do Jornal”, “[a]té que A BOLA passou a 

ser um dos alvos preferidos das suas crónicas mais agressivas”; 

 



 
 

8 
 

c) Como a situação se repetisse e após um encontro com o Queixoso em que 

também participou o Sub-Director de “A Bola”, José Manuel Delgado”, o jornal 

deixou de ser “alvo preferencial das crónicas de José Diogo Quintela”, o que não 

impediu que, em breve, começasse “uma acesa disputa” entre os colunistas José 

Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira, de um lado, e, do outro, Miguel Sousa 

Tavares e Rui Moreira; 

 

d) Admite o Denunciado que as culpas não podem apenas ser atribuídas ao 

Queixoso por se ter chegado “a um momento incontrolável” que considerou 

como sendo “uma ‘guerra civil’ no espaço de opinião de A BOLA, que estava a 

afectar gravemente a imagem do Jornal e, não menos importante, a afectar a 

imagem e o bom nome dos quatro colunistas”; 

 

e) No dia 3 de Novembro de 2010, o Denunciado enviou “o primeiro e-mail de 

uma longa e árdua correspondência e contactos com os quatro colunistas em 

confronto”. Nesse mesmo dia, enviou ao Queixoso um e-mail onde 

concretamente referia: “… a ideia (do convite para colaborar em A BOLA) era 

que se ocupasse do grotesco da realidade desportiva de todos os dias, dos casos e 

dos protagonistas. Não me agrada - tenho de lhe dizer com toda a clareza – o 

caminho por onde as coisas têm ido e disso mesmo darei igualmente conta ao 

Ricardo (Araújo Pereira), ao Miguel Sousa Tavares e ao Rui Moreira. A todos 

pedirei o mesmo que lhe peço. Façam umas tréguas nessa guerra que tem por 

palco exclusivo A BOLA e que, a todos nós, inquieta, perturba e preocupa. Não 

serei um Director competente se continuar a consentir, nas próprias colunas de A 

BOLA, a desvalorização sistemática daqueles que, afinal, convidei para serem 

colunistas de referência do Jornal. (…) Tenho obviamente esperança que me 

entenda e estarei totalmente disponível – se achar útil e tiver disponibilidade – 

para podermos conversar ‘em directo e ao vivo’ sobre este e outros temas que 

julgue importantes”. 

 



 
 

9 
 

f) Alega o Denunciado que, “[d]ias mais tarde, e apesar das dificuldades 

inerentes ao processo, com muitas atribuições de responsabilidades a um e outro 

lado”, conseguiu “que todos tivessem considerado a proposta de tréguas e 

aceitassem um novo registo de crónicas que não tivessem os próprios autores 

como únicos objectos ou como destinatários das críticas mais contundentes”; 

 

g) Após a publicação da crónica de Rui Moreira, “que respeitava em absoluto o 

que estava combinado entre todos”, seguiu-se a publicação da crónica de 

Ricardo Araújo Pereira, tendo o Denunciado acordado que lhe era devida uma 

resposta a Miguel Sousa Tavares, em nome dos “Gato Fedorento”, “e que 

contrariava uma versão do autor de ‘Equador’ segundo a qual, ‘era perseguido 

pelos ‘gatos’ por ter tido a coragem de ser o único a recusar um convite para o 

seu programa de televisão”, porquanto “não ser manifestamente verdade e por 

se tratar de uma questão factual e importante”; 

 

h) O Denunciado estava avisado de que José Diogo Quintela casaria 

precisamente no dia em que lhe enviaria a sua crónica e que estaria, depois, fora 

e incontactável. Poucas horas antes do casamento de José Diogo Quintela, o 

Denunciado recebeu um e-mail com a crónica. No entanto, 

“[i]nexplicavelmente, e de uma forma que (…) não podia deixar de considerar 

como absolutamente acintosa e desafiadora”, o Queixoso enviara “numa, duas 

crónicas. Uma, dentro do que se tinha combinado, sob o título ‘Porto – Benfica, 

que perca o melhor. E o pior, já agora’. Outra crónica, supostamente escondida 

e na aparente sequência da primeira, mas à qual, como é fácil de ver, nada dizia 

respeito, com um texto que não só desrespeitava o que estava por todos 

acordado, como punha em causa a (…) palavra [do Denunciado] e o acordo de 

boa fé, entre todas as partes”; 

 

i) Decidiu, então, não publicar a segunda crónica apensa à primeira por esta 

ordem de razões: 

 



 
 

10 
 

“1.º Total desrespeito e desconsideração pelo que havia sido acordado com o 

Director de A BOLA; 

 

2.º Total desrespeito e desconsideração para com o acordo – que bem conhecia – 

com todos os outros colunistas; 

 

3.º Tinha ficado estabelecido que após o regresso da “lua-de-mel” faríamos um 

encontro (com José Manuel Delgado, Sub-Director do Jornal e com Ricardo 

Araújo Pereira) para discutir melhor o assunto e tomarmos decisões mais 

reflectidas; 

 

4.º O texto, enviado a escassas horas do seu próprio casamento e não me dando 

qualquer oportunidade de contacto – ao contrário do que é afirmado – era, 

claramente, um texto que desafiava a minha autoridade como Director do Jornal 

e, bem mais do que isso, a minha dignidade e o meu nome como homem de 

bem; 

 

5.º Que fique bem claro: tratava-se, como se pode facilmente constatar, de uma 

tentativa de publicação de dois textos disfarçados num só. É evidente que se 

pretendia, com profunda má fé, fazer esconder um texto suplementar e 

totalmente a despropósito, na mal fingida sequência de um outro, sob o título 

bem desportivo ‘Porto-Benfica, que perca o pior…’”; 

 

j) Termina o Denunciado: 

 

“Pode também perguntar-se por que razão, pura e simplesmente, não impedi, 

também, a publicação do primeiro texto. Precisamente porque se tratava de uma 

armadilha perfeita. A não publicação desse primeiro texto, não tendo eu 

qualquer possibilidade de contactar o seu autor, que mo enviara, estranha-mente, 

a poucas horas do início do seu casamento, poderia, isso sim, conferir uma ideia 



 
 

11 
 

– mesmo que errada - de prática de censura. E foi isso que pretendi evitar. Não 

tivesse sido assim e estaria, aqui e agora, a responder por isso.” 

 

6. O Denunciado solicitou a audição, como testemunhas, de José Manuel Delgado, Sub-

Director de “A Bola” e dos colunistas Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares. 

 

V. Audiência de conciliação 

 

7. De acordo com o previsto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, procedeu-se à 

notificação das partes para a efectivação da audiência de conciliação, a qual se 

concretizou em 8 de Fevereiro de 2011. 

 

8. Porém, tendo em vista os objectivos legais da audiência de conciliação, e após 

exposição dos pontos de vista das partes em litígio, não se logrou obter acordo, pelo que 

o processo prosseguiu a tramitação determinada no artigo 58.º dos Estatutos da ERC. 

 

9. Na ocasião, o mandatário do Denunciado requereu a junção ao processo de cópia 

impressa de e-mail datado de 6 de Novembro de 2010, através do qual o Queixoso 

enviou ao Director do jornal “A Bola” a crónica que deu origem ao processo. 

 

VI. Outras diligências 

 

10. Em 8 de Fevereiro do corrente ano, por iniciativa própria, o Queixoso requereu a 

junção de documentos ao processo, entendendo serem “essenciais para a boa decisão da 

causa e que colocam em crise a tese apresentada pelo [Denunciado] na sua Oposição”. 

Trata-se de cópias de e-mails trocados entre o Queixoso e o Denunciado no período de 6 

a 8 de Novembro de 2010, bem como de cópia da crónica de Ricardo Araújo Pereira 

intitulada “Parabéns ao Porto pela vitória no dia de amanhã”, publicada no jornal “A 

Bola” de 6 de Novembro do mesmo ano. 

 



 
 

12 
 

11. Aproveitou ainda o Queixoso para contestar a tese de que o Director de “A Bola” 

teria recebido duas crónicas e não apenas uma, decidindo não publicar a segunda. 

Procura o Queixoso demonstrar essa inverdade invocando que o Director de “A Bola” 

explicara a Ricardo Araújo Pereira que terá decidido cortar “a parte final do texto que o 

Queixoso lhe enviou”, resultando assim evidente que o Denunciado “sempre entendeu o 

referido texto como constituindo um único artigo”. Aduz ainda o Queixoso que a 

maioria, senão a quase totalidade das crónicas de sua autoria, tinham dois a três temas 

por crónica, como acontecia com outros cronistas naquele jornal e como constitui 

exemplo o referido texto de Ricardo Araújo Pereira intitulado “Parabéns ao Porto pela 

vitória no dia de amanhã”. 

 

12. Em 14 de Fevereiro, requereu ainda o Queixoso a junção de cópias de cinco 

crónicas da sua autoria e publicadas no jornal “A Bola” ao longo do segundo semestre 

de 2010, “que evidenciam, de forma irrefutável, que era prática comum, e 

expressamente aceite, a entrega de crónicas divididas em assuntos, sem que alguma vez 

tivesse sido considerado que estavam a ser entregues ‘duas crónicas’, ou crónicas 

encapotadas”. 

 

13. Para efeitos de exercício do contraditório relativamente aos novos documentos 

juntos ao processo, procedeu-se à notificação do Denunciado para se pronunciar, 

querendo, sobre os mesmos, mais se solicitando, ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 

53.º dos Estatutos da ERC, o envio de cópias da “longa e árdua correspondência” 

estabelecida com os colunistas em causa, conforme havia sido referido no ponto 10 da 

Oposição apresentada. 

 

14. Em simultâneo, para melhor apreciação dos factos, solicitou-se ao Queixoso, ao 

abrigo do disposto no mesmo n.º 5 do artigo 53.º dos Estatutos da ERC, o envio de 

cópias da correspondência estabelecida com o Denunciado, a partir de 3 de Novembro 

de 2010, respeitante à matéria em causa. 

 



 
 

13 
 

15. Na sequência destas diligências, em 23 de Fevereiro deram entrada na ERC os 

documentos solicitados ao Queixoso nos termos do ponto anterior. 

 

16. Respondendo à notificação da ERC, de acordo com o ponto 13 supra, em 28 de 

Fevereiro foi recebida a pronúncia do Denunciado, para efeitos de contraditório, da qual 

se retira a síntese seguinte: 

 

a) A não publicação do texto em causa não se pode subsumir a um acto de 

censura; 

 

b) O Queixoso não é jornalista, mas apenas cronista do jornal “A Bola”; 

 

c) Foi contratado para publicar crónicas de cariz humorístico sobre desporto; 

 

d) O texto em causa, que não foi publicado, não se insere no âmbito da prestação 

para que foi contratado; 

 

e) O texto em causa, não publicado, é autónomo em relação à crónica enviada – 

até com um separador – não se integrando no título enunciado; 

 

f) Tratava-se de uma mera resposta a uma alegada provocação, contendo novos 

ataques pessoais; 

 

g) As crónicas não são o local apropriado para o exercício do direito de resposta; 

 

h) O Queixoso não recorreu aos meios legais próprios para o exercício do direito 

de resposta e quando tal lhe foi facultado, até recusou; 

 

i) A não publicação do texto em causa, juntamente com a crónica, não 

desvirtuou o conteúdo daquela crónica, nem põe em causa o bom nome ou 

reputação do Queixoso; 



 
 

14 
 

 

j) O texto em causa não pode ser considerado uma criação intelectual para 

efeitos de atribuição de direitos autorais; 

 

l) A ERC não tem competência para dirimir conflitos de direitos autorais; 

 

m) No presente caso, o Director do jornal actuou dentro do âmbito das suas 

competências; 

 

n) Só não comunicou previamente ao Queixoso a sua decisão, porque este lhe 

enviou o texto poucas horas antes do seu casamento. 

 

17. O Denunciado anexou cópia impressa de um post publicado no blogue “Vai e Vem” 

da autoria do Presidente da ERC, sublinhando, nesse texto, a referência a um acto 

ilegítimo da parte do Director do jornal “A Bola” e a ausência de qualificação como 

acto de censura. 

 

18. Juntou ainda dois e-mails de 6 de Novembro de 2010, do Denunciado e do 

Queixoso. 

 

VII. Inquirição de testemunhas 

 

19. Em face das inquirições de testemunhas requeridas pelo Queixoso (ponto 4 supra) e 

pelo Denunciado (ponto 6 supra) entendeu-se recolher apenas o depoimento de Ricardo 

Araújo Pereira, indicado pelo primeiro, uma vez que, para apuramento da matéria 

factual relevante, apenas esta testemunha teve contacto directo com o Queixoso, o que 

permitiria, eventualmente, aclarar aspectos que se prendem com a transmissão do que 

havia sido acordado verbalmente com o Director do jornal “A Bola” e posteriormente 

transmitido ao Queixoso.  

 



 
 

15 
 

20. Assim, Ricardo Araújo Pereira prestou depoimento no dia 31 de Março, o qual se 

pode resumir ao seguinte: 

 

a) No dia 4 de Novembro, na sequência de e-mails trocados nesse dia, telefonou ao 

Director de “A Bola”, por volta das 19h00, com o conhecimento do Queixoso; 

 

b) Durante essa conversa telefónica, o único acordo a que chegaram foi o de as suas 

crónicas e as do Queixoso serem publicadas normalmente durante o fim-de-semana 

seguinte, a que se seguiria uma conversa a três a fim de tentarem chegar a uma solução 

para o problema; 

 

c) Ainda nessa conversa, o Director de “A Bola” afirmou-lhe que teria o direito de 

responder ao que Miguel Sousa Tavares afirmara, o que de facto fez, como entendeu e 

com toda a liberdade, na última crónica que escreveu para aquele jornal (publicada a 6 

de Novembro); 

 

d) Dessa conversa não resultou acordo no sentido de limitar os autores das crónicas, 

tendo sido esse o sentido que transmitiu ao Queixoso, nesse mesmo dia 4 de Novembro; 

 

e) A conversa acordada com o director de “A Bola” deveria ter lugar depois do regresso 

da “lua-de-mel” do Queixoso; 

 

21. Na ocasião em que prestou o seu depoimento, Ricardo Araújo Pereira entregou 

cópia de correspondência electrónica entre o próprio e o Director de “A Bola”, 

documentos esses que, na sua perspectiva, comprovam os esclarecimentos por si 

prestados. 

 

 

 

 

 



 
 

16 
 

VIII. Análise e fundamentação 

 

22. A ERC é competente para apreciar a queixa, ao abrigo do disposto na alínea a) do 

artigo 7.º, nas alíneas a), d) e e) do artigo 8.º e alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus 

Estatutos, tal como nos termos dos artigos 55.º a 58.º do mesmo articulado.  

 

23. É ponto assente, em termos de matéria de facto, que, no âmbito da colaboração 

semanal que vinha mantendo com o jornal “A Bola”, no dia 6 de Novembro de 2010, 

pelas 13h34, o Queixoso enviou para a redacção do jornal, por correio electrónico, o 

texto da sua crónica intitulada “PORTO – BENFICA, QUE PERCA O MELHOR. E O 

PIOR, JÁ AGORA”, destinada a ser publicado na edição do dia seguinte. 

 

24. O Director do jornal “A Bola”, por sua vez, pelas razões que explica na sua 

Oposição escrita (vd. ponto V supra), entendeu publicar o texto amputado da sua parte 

final, concretamente os últimos três parágrafos e meio. 

 

25. Defende o Queixoso que a actuação do Denunciado merece censura, uma vez que 

excedeu os poderes conferidos pelo artigo 20.º da Lei de Imprensa ao Director de uma 

publicação, constituindo um acto censório ilegal. 

 

26. Deve ter-se presente que se tratava de um texto de opinião, sob a forma de crónica, 

género jornalístico com grande tradição em Portugal que se caracteriza por uma grande 

liberdade interpretativa do seu autor. O Director de “A Bola” não detinha qualquer 

poder hierárquico sobre o Queixoso, como tem relativamente aos jornalistas que 

integram a redacção do jornal. Todavia, sobre ele recai a responsabilidade de orientar, 

superintender e determinar o conteúdo da publicação, nos termos da alínea a) do n.º 1 

do artigo 20.º da Lei de Imprensa. 

 

27. Essa responsabilidade do Director do jornal quanto aos conteúdos confere-lhe a 

prerrogativa de convidar uma personalidade para escrever textos de opinião, podendo 

acordar, querendo, a sua matriz temática ou de estilo, ou quaisquer outros aspectos que 



 
 

17 
 

o responsável da publicação e o autor dos textos entendam adequados e necessários. Os 

poderes de orientação e de supervisão do Director compreenderão, necessariamente, 

também a escolha do momento em que essa colaboração haverá de cessar, escolha essa 

ditada por opções editoriais, económicas ou outras que se revelem igualmente legítimas. 

 

28. A questão colocada pelo Queixoso obriga a escrutinar os limites aos poderes do 

Director, tal como se apresentam formulados no aludido artigo 20.º da Lei de Imprensa. 

Efectivamente, afigurando-se legítimo que o Director de uma publicação determine a 

cessação de uma colaboração, ou mesmo recuse a publicação de um texto de um 

colaborador, invocando razões de natureza ético-legal, como já se decidiu no caso do 

jornalista Mário Crespo em divergência com o Director do “Jornal de Notícias” 

(Deliberação 2/OUT-I/2010, de 9 de Junho), importa apurar em que medida poderá o 

Director de uma publicação eliminar parte de um texto de opinião, unilateralmente e 

sem o conhecimento do seu autor. 

 

29. Entendendo-se a liberdade de expressão como um direito constitucional, 

tendencialmente a ser exercido sem quaisquer limites que não sejam os que são 

impostos pela lei quando se trata de igualmente proteger direitos de terceiros, como o 

direito à honra e ao bom nome ou o direito à reserva da vida privada, ou também 

quando se trata de impedir o incitamento à prática de crimes, isto num contexto de um 

órgão de comunicação social, não se descortina na argumentação do Denunciado 

justificação que se abrigue em qualquer destas razões e que possa assim constituir causa 

de cerseamento ou de limitação do direito. 

 

30. Como decorre do regime previsto nos artigos 29.º a 31.º da Lei de Imprensa, o 

Director de uma publicação pode, e deve, impedir a publicação de escritos susceptíveis 

de originarem responsabilidade civil ou criminal, sendo que, no caso dos artigos de 

opinião, a responsabilidade penal do Director ou de quem o substitua se restringe aos 

escritos que possam consubstanciar instigação à prática de um crime. 

 



 
 

18 
 

31. Manifestamente não seria o caso em apreciação. Não estava em perigo a publicação 

de um texto que incitasse à prática de um crime, tão pouco o Denunciado invoca um 

risco de responsabilização cível pela publicação do texto. Tratava-se apenas, no 

substancial e na óptica do Director de “A Bola”, de um texto que se afastava de padrões 

acordados e já anteriormente estabelecidos quando foi dirigido o convite ao 

colaborador. 

 

32. Ora, o artigo de opinião comporta uma carga pessoal elevada. Pela sua natureza, não 

tem de acompanhar a orientação editorial do órgão de comunicação social, admitindo-se 

até que, por opções de pluralismo e de diversidade da responsabilidade do seu Director, 

os artigos de opinião possam antagonizar as opções editorais do órgão de comunicação 

social. 

 

33. Todavia, se o responsável editorial de um jornal, atentos os seus poderes de 

orientação, e já fora dos casos limite de responsabilidade civil ou criminal, poderá fazer 

cessar uma colaboração ou mesmo recusar a publicação de um texto de opinião, por 

razões que tratará de fundamentar e que radicarão na sua autonomia editorial, afigura-se 

inaceitável que, sem conhecimento e autorização do respectivo autor, “edite” um texto 

de opinião que lhe foi presente para publicação, destruindo a unidade de um texto tal 

qual foi concebido, onde o autor expressa da maneira que entende adequada a 

mensagem ou mensagens que pretende transmitir e que só ele, legitimamente, poderá 

alterar. Um texto de opinião é produto da vontade do seu autor, que lhe dá a forma e o 

conteúdo que entende, sem prejuízo de respeitar os limites que eventualmente lhe 

tenham sido ditados pelo responsável editorial da publicação, sejam em termos de 

espaço ou de temáticas. O texto de opinião não será certamente a emanação de um 

colectivo composto pelo colaborador e pelo Director de uma publicação. A vinculação 

do texto de opinião à pessoa que o assina, correspondendo às expectativas dos leitores, 

não tolera qualquer corte ou acrescento por parte de terceiro, a não ser com a 

cumplicidade da pessoa que lhe empresta a assinatura. 

 



 
 

19 
 

34. Colocada a problemática nestes termos, ter-se-á de concluir que o Director de “A 

Bola” tinha os poderes e a legitimidade para suspender, interromper ou fazer cessar a 

colaboração do Queixoso para com o jornal, seja com os argumentos que invoca na sua 

Oposição, seja com outros. Poderia, assim, ter recusado a publicação do texto do 

Queixoso e da mesma forma livre os leitores do jornal ajuizariam das razões que 

determinaram a não publicação do texto.  

 

35. Não poderia, porém, como fez, publicar o texto do Queixoso cortando parte do seu 

conteúdo, o que representa não apenas uma distorção abusiva da opinião do autor mas 

traduz igualmente um comportamento que ofende a boa-fé e as expectativas dos 

leitores, os quais não foram alertados para o tratamento de “edição” de que a crónica foi 

objecto por parte do Director do jornal. 

 

36. Esta conclusão prejudica e rejeita qualquer tipo de análise posterior que se pretenda 

encetar sobre o contexto, a dimensão ou a relevância do excerto do texto que foi cortado 

pelo Denunciado. A opinião do autor não é escrutinável por esta Entidade Reguladora e 

a integridade do texto que corresponde à manifestação de uma opinião deverá merecer 

absoluto respeito. 

 

37. Perante esta realidade, não pode igualmente colher o argumento de que o 

Denunciado não teve a oportunidade de contactar o Queixoso previamente à publicação 

da crónica, porquanto a eliminação de parte do texto não é um “último recurso”, é 

simplesmente um recurso ilegítimo. 

 

38. Em síntese, em face do exposto, entende-se que a conduta do Denunciado não se 

enquadra nos padrões de exigência ético-legais que devem pautar a actividade 

jornalística em geral e não respeita os limites dos poderes gerais de orientação que 

pertencem ao Director de uma publicação. Ainda assim, importa apurar se os factos e as 

circunstâncias que rodeiam este caso permitem, de algum modo, graduar, ou mesmo 

atenuar, a responsabilidade do Denunciado. 

 



 
 

20 
 

39. Para o efeito, diga-se desde já que não está em causa a apreciação que o Denunciado 

efectuou do momento que se vivia nas páginas de opinião de “A Bola”, envolvendo os 

quatro cronistas referenciados, e que veio a classificar de “guerra civil”. Também não se 

questiona o diagnóstico feito pelo Denunciado quanto ao prejuízo que essa situação 

acarretaria para a imagem do jornal, aceitando-se com naturalidade que o Director de 

“A Bola”, perante esse alegado prejuízo, envidasse todos os esforços e fizesse todas as 

diligências para pôr termo à polémica que, nas páginas do jornal, ia colocando em 

confronto pessoal os ditos cronistas. 

 

40. Seria porventura relevante perceber se a conduta imputada ao Denunciado, 

consubstanciada na publicação parcial do texto do Queixoso, poderia ser enquadrada no 

contexto de uma pretensa deslealdade do Queixoso, ao não cumprir a sua parte num 

acordo entretanto estabelecido entre os quatro cronistas (vd. ponto 5. f)), o qual 

consistia no estabelecimento de “tréguas” e na aceitação de “um novo registo de 

crónicas que não tivessem os próprios autores como únicos objectos ou como 

destinatários das críticas mais contundentes”. 

 

41. Este contexto não teria a virtualidade de afastar o juízo de censura já atrás expresso 

quanto à conduta do Denunciado, visto que estamos perante princípios basilares que 

regem a prática jornalística e o exercício da liberdade de expressão. Poderia, no entanto, 

em abono da verdade e do rigor dos factos, melhor circunstanciar e perceber as 

motivações do Denunciado. Todavia, na parte que diz respeito ao ora Queixoso, aquela 

que é relevante uma vez que não houve qualquer reunião que juntasse os quatro 

cronistas, a existência desse acordo é negada, pelo menos para a crónica que viria a ser 

publicada no dia 7 de Novembro. 

 

42. A testemunha Ricardo Araújo Pereira, que teria sido o veículo de transmissão ao 

Queixoso dos termos desse suposto acordo, depôs, de forma peremptória, no sentido de 

que o único acordo a que chegaram, na sequência de uma conversa telefónica ocorrida 

no dia 4 de Novembro com o director de “A Bola”, seria o de as crónicas do próprio 

Ricardo Araújo Pereira e do Queixoso “serem publicadas no fim-de-semana seguinte, a 



 
 

21 
 

que se seguiria uma conversa a três a fim de tentarem chegar a uma solução para o 

problema”. E terá sido esta mesma informação que Ricardo Araújo Pereira transmitiu ao 

Queixoso no dia 4 de Novembro. 

 

43. Aliás, em e-mail enviado pelo Denunciado ao Queixoso no dia 6 de Novembro, já 

após a recepção do texto da crónica em causa, o próprio Denunciado parece reconhecer 

que o Queixoso não terá tido conhecimento de qualquer acordo nos termos que invoca: 

“O Zé Diogo não teve conhecimento do essencial da conversa com o Ricardo”. 

 

44. Trata-se assim de matéria factual que não pode ser chamada a justificar ou atenuar a 

conduta do Denunciado. 

 

45. Alega também o Denunciado que recebeu do Queixoso, para publicação, “dois 

textos disfarçados num só”, pretendendo-se “com profunda má-fé, fazer esconder um 

texto suplementar e totalmente a despropósito, na mal fingida sequência de um outro”. 

 

46. A escolha desta justificação por parte do Denunciado significa reconhecer que o 

corte parcial de um texto de opinião, sem conhecimento e autorização do autor, não será 

prática defensável vinda do Director de um jornal. Isto é, parece querer dizer o 

Denunciado que a questão não tem a gravidade que o Queixoso aponta, uma vez que o 

texto da crónica não foi adulterado. Simplesmente, o Director de “A Bola” não teria 

publicado uma segunda crónica que ia “disfarçada” com aquela que publicou. Deste 

modo se anulariam os fundamentos da queixa, já que a “legítima” crónica foi publicada 

e foi, isso sim, recusado um segundo texto. 

 

47. Acontece que esta tese de vários textos disfarçados num só vem apenas a ser 

sustentada pelo Denunciado no momento em que apresentou Oposição no presente 

processo. Na numerosa troca de correspondência entre o Denunciado e o Queixoso, e 

também entre o Denunciado e Ricardo Araújo Pereira, que se encontra junta ao 

processo, o Director de “A Bola” desdobra-se em explicações sobre as razões da sua 

atitude, mas em momento algum denuncia a “profunda má-fé” do Queixoso ao fazer 



 
 

22 
 

“dois textos disfarçados num só”. Pelo contrário, no desenvolvimento dos seus 

argumentos perante os dois mencionados cronistas, expressos na dita correspondência, 

sempre se afigura evidente tratar-se de uma única crónica. Designadamente, para 

ilustrar, em e-mail de 6 de Novembro, dirigido ao Queixoso, o Denunciado refere-se à 

parte do texto que foi eliminado da publicação como “o resto da crónica”, e não “a outra 

crónica”. 

 

48. Aliás, são abundantes os exemplos de crónicas da autoria do Queixoso, também 

publicadas no jornal “A Bola”, em que se adopta a forma de abordar vários assuntos na 

mesma crónica, o que não parece ter merecido reparo anterior do Director do jornal. 

 

49. Mais dois argumentos do Denunciado merecem uma referência sumária. O primeiro 

radica na possibilidade de o Queixoso ter exercido o direito de resposta, já que se 

trataria precisamente de uma mera réplica a alegada provocação em crónica anterior de 

Miguel Sousa Tavares. Se é verdade que o exercício do direito de resposta, preenchidos 

os requisitos legais para o efeito, constitui uma faculdade dos cidadãos, do seu não 

exercício não se poderá retirar qualquer presunção ou consequência. Principalmente, no 

caso em apreço, a possibilidade de exercício do direito de resposta ou de rectificação 

não substitui, de modo algum, o dano provocado com a conduta do Denunciado, ao 

coarctar a livre expressão do Queixoso, nos termos em que o fez, através da adulteração 

de um artigo de opinião. 

 

50. Em segundo lugar, o Denunciado traz à colação a questão dos direitos de autor, no 

sentido de que o texto em causa não pode ser considerado uma criação intelectual para 

efeitos de atribuição de direitos autorais e a ERC não detém competência para dirimir 

conflitos de direitos dessa natureza. Se, incompreensivelmente, o Denunciado levanta a 

questão dos direitos de autor, bem fez em logo a retirar de seguida, no pressuposto, 

correcto, de que não cabe nesta instância de apreciação. 

 

51. Relativamente ao pedido do Queixoso, importa ainda referir que, quanto à 

classificação da actuação do Director de “A Bola” como constituindo um acto de 



 
 

23 
 

censura, a ERC, no acima mencionado “caso Mário Crespo” (Deliberação 2/OUT-

I/2010), tomou uma posição que evidencia um grande cuidado no sentido a atribuir ao 

termo “censura”. Chamava-se então a atenção para o histórico ainda recente em que 

vigorou um regime de censura prévia. E também para a circunstância de, sem prejuízo 

de o n.º 2 do artigo 37.º da Constituição da República Portuguesa estabelecer um 

princípio geral de proibição de censura, ser consabido “que a interpretação desta norma 

constitucional tem sugerido um debate doutrinário em torno do seu alcance, partindo de 

um dado inquestionável que se traduz na inaceitabilidade de uma censura prévia 

administrativa”. Independentemente das leituras que se façam em torno dos seus 

aspectos formais e materiais, entende-se prudente que o termo “censura”, cuja proibição 

a Constituição determina de forma peremptória, não se vulgarize para além do contexto 

institucional da censura prévia administrativa, que não é própria de uma sociedade 

democrática.  

 

52. Mais requer o Queixoso que a ERC ordene a publicação da decisão que venha a ser 

tomada, nos termos do artigo 65.º dos seus Estatutos. Ora, o n.º 6 desta norma estatui 

que todas as decisões da ERC são obrigatoriamente divulgadas no seu sítio electrónico, 

independentemente do requerimento do Queixoso. Eventualmente o Queixoso quererá 

referir-se às decisões individualizadas, tal como se encontram previstas no artigo 64.º, 

as quais são obrigatoriamente divulgadas nos órgãos de comunicação social a que 

digam respeito, de acordo com o n.º 2 do artigo 65.º dos mesmos Estatutos. No caso 

particular em apreço, não se afigura adequada a adopção de decisão individualizada, 

uma vez que esta, pela sua natureza, se destina a impor um determinado 

comportamento, entrando em vigor no prazo por ela fixado, em conformidade com o 

determinado n.º 2 do aludido artigo 64.º. Como se pode imediatamente concluir, não 

fará sentido a ERC estabelecer para o futuro a proibição de uma prática que já é 

proibida.  

 

53. Pretende ainda o Queixoso que a ERC ordene a publicação integral do texto do 

requerente no jornal “A Bola”, pedido este que vai para além das competências próprias 

da ERC e colide flagrantemente com o princípio da liberdade de imprensa, atenta contra 



 
 

24 
 

a autonomia editorial que é própria do jornal e traduz os poderes do seu Director, na 

qualidade de responsável por orientar, superintender e determinar o conteúdo da 

publicação. 

 

54. Finalmente, embora à margem da substância do presente processo e respondendo ao 

que vem referido pelo Denunciado a propósito de opinião expressa pelo Presidente da 

ERC em blogue pessoal, o Conselho Regulador deixa o registo de que qualquer opinião 

expressa pelos seus membros, a título pessoal e seja qual for o veículo utilizado para a 

expressão dessa opinião, não condiciona nem limita a apreciação do órgão colegial. Não 

pode ser entendida de outra forma a expressão de opiniões numa sociedade livre e 

democrática. O Conselho Regulador forma a sua vontade através de um processo 

administrativo que não se limita à soma de opiniões, mas obedece antes a um rigoroso 

debate e exercício de contraditório, comprovação e fundamentação. 

 

IX. Deliberação  

 

Tendo apreciado uma queixa de José Diogo de Carvalho Quintela contra o jornal “A 

Bola” e o seu Director, Vítor Serpa, relativa ao facto de o texto da crónica que o 

Queixoso habitualmente publicava no jornal “A Bola”, destinado a ser inserido na 

edição de 7 de Novembro de 2010 daquela publicação diária, ter sido parcialmente 

cortado, sem conhecimento e autorização do autor; 

 

Considerando as competências do Director de uma publicação periódica, 

designadamente de orientar, superintender e determinar o conteúdo desta publicação, 

previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º da Lei de Imprensa; 

 

Mas tendo presente, igualmente, os limites aos poderes do Director, mormente, 

tratando-se de um artigo de opinião, os que derivam do exercício da liberdade de 

expressão do seu autor; 

 



 
 

25 
 

Constatando que não se verifica a existência de causa que legitime, da parte do Director 

de “A Bola”, o tipo de intervenção que teve, cortando parte do texto da crónica sem o 

conhecimento e autorização do Queixoso; 

 

Assinalando que o Director de “A Bola” poderia, no uso dos seus legítimos poderes, 

recorrer a formas diferentes de dirimir o caso, no pressuposto de estarem em causa 

razões de natureza ético-legal que pudessem colidir com a orientação que propugna para 

o jornal; 

 

Afigurando-se que a conduta do Director de “A Bola”, ao publicar o texto do Queixoso 

cortando parte do seu conteúdo, representa uma distorção inaceitável da opinião do 

autor e traduz igualmente um comportamento que ofende a boa-fé e as expectativas dos 

leitores, os quais não foram alertados para o tratamento de “edição” de que a crónica foi 

objecto; 

 

Destacando-se ainda que a conduta do Director de “A Bola”, no caso concreto, não se 

enquadra nos padrões de exigência ético-legais que devem pautar a actividade 

jornalística em geral e extravasa dos limites dos poderes de gerais de orientação que lhe 

assistem, 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto na alínea b) do 

artigo 6.º, na alínea a) do artigo 7.º, nas alíneas a), d) e e) do artigo 8.º, na alínea 

a) do n.º 3 do artigo 24.º e nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 58.º dos 

Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Considerar procedente a queixa, reprovando o facto de terem sido violados os 

limites aos poderes conferidos pela Lei de Imprensa aos Directores de 

publicações periódicas, responsabilizando o Director do jornal “A Bola” pela 

facto de a crónica de José Diogo Quintela ter sido objecto de um corte parcial, 

sem conhecimento e autorização da parte deste;  

 



 
 

26 
 

2. Instar o jornal “A Bola” para, no futuro, observar de forma rigorosa os limites 

legais aos poderes do Director, especialmente no que respeita a casos análogos 

que envolvam artigos de opinião. 

 

É devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos 

termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas da ERC e do 

Anexo V, Verba 29, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, conforme 

alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de Março, e rectificado pela Declaração de 

Rectificação n.º 36/2009, de 28 de Maio. 

 

Funchal, 30 de Junho de 2011 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano  

Rui Assis Ferreira 

 

 


	Microsoft Word - capaDELIBERAÇÃO 2-OUT-I-2011 Queixa José Diogo Quintela VS Bola 04.07
	Microsoft Word - DELIBERAÇÃO 2-OUT-I-2011 Queixa José Diogo Quintela VS Bola 04.07

