
Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a 

Deliberação

11/CONT

Procedimento pela publicação, na edição do Correio da Manhã de 

11 de Fevereiro, de um artigo intitulado “Ofici

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

Deliberação 

CONT-I/2011

 

 

 

Procedimento pela publicação, na edição do Correio da Manhã de 

11 de Fevereiro, de um artigo intitulado “Oficial gay quer ir para 

secretaria” 

 

 

 
 

 

Lisboa 

5 de Julho de 2011 

omunicação Social 

 

I/2011 

Procedimento pela publicação, na edição do Correio da Manhã de 

al gay quer ir para 



 

1 

 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 11/CONT-I/2011 

 

Assunto: Procedimento pela publicação, na edição do Correio da Manhã de 11 de 

Fevereiro, de um artigo intitulado “Oficial gay quer ir para secretaria”. 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, no dia 11 de 

Fevereiro de 2011, uma participação subscrita por António José Barros Baía 

contra o Correio da Manhã, pela publicação, naquela data, de um artigo 

intitulado “Oficial gay quer ir para secretaria”. 

2. O participante alega que a “saga da oficial gay continua”, questionando a opção 

do diário de noticiar “o facto de uma capitã da GNR, que assumiu a sua opção 

de homossexual”, querer mudar o seu posto de trabalho. 

3. Defende ser “urgente [a] quem de direito tomar as medidas adequadas a este 

total desrespeito por direitos fundamentais como a opção sexual de cada um”. 

Comenta que “[i]sto é uma perfeita perseguição”. 

 

II. Descrição da peça 

 

4. Analisada a peça jornalística contestada pelo participante, verifica-se que a 

mesma foi publicada pelo Correio da Manhã, no dia 11 de Fevereiro, e incide no 

pedido de transferência do posto de trabalho de uma capitã da GNR, Patrícia 

Almeida, que se distingue por ser a primeira mulher naquela corporação a casar 

com outra mulher.  

5. O tema é salientado na primeira página daquela edição, com o título “Quer ir 

para Lisboa. Oficial gay da GNR pede mudança de serviço”. No interior do 



 

2 

 

jornal, o assunto ocupa praticamente toda a página 14 da secção “Portugal”, 

tendo como antetítulo “GNR. Destino é Comando Administrativo e de Recursos 

Internos” e título “Oficial gay quer ir para a secretaria”. 

6. Na entrada da notícia, refere-se que “Patrícia Almeida pediu para deixar o 

Comando de Santarém antes de anunciar casamento”. Em destaque, no centro do 

texto, indica-se: “Trabalha em Almeirim mas vive com a noiva em Queluz”. 

7. No corpo da notícia desenvolvem-se estes elementos, contextualizando-se que a 

capitã Patrícia Almeida “protagonizará, em conjunto com a cabo Teresa 

Carvalho, o primeiro casamento gay da história daquela força de segurança”. 

Refere-se ainda que a oficial vive “em união de facto com a noiva – cabo Teresa 

Carvalho, formadora da Escola da Guarda, em Queluz”, e que se vê “forçada a 

fazer diariamente o trajecto entre as duas localidades [Almeirim e Queluz] de 

comboio”. 

8. Esta notícia surge na sequência de outros trabalhos jornalísticos sobre o caso 

publicados pelo Correio da Manhã nos dois dias anteriores. O tema foi destacado 

como manchete da edição de 9 de Fevereiro, com o título “Casamento gay na 

GNR”. Nesta edição, no aprofundamento do tema, nas páginas 4 e 5 da edição, 

referem-se adicionalmente “outros casos”, acrescentam-se pequenas notas sobre 

opiniões e reacções de colegas da oficial e contam-se situações do passado de 

alegada discriminação no seio da GNR. São ainda incluídas entrevistas com os 

presidentes da Associação dos Profissionais da Guarda-GNR e da Associação 

Sindical dos Profissionais da Polícia-PSP, com os títulos “‘Ainda há 

preconceito’” e “‘Não é tema tabu’”. 

9. O Correio da Manhã continuou a valorizar o assunto na edição de 10 de 

Fevereiro, com o título de primeira página “Ladrões romenos. Oficial gay lidera 

combate a máfias”. Na continuação da notícia, publicada na página 13 e centrada 

numa operação comandada pela oficial, reitera-se que se trata do primeiro 

casamento homossexual da história da GNR.  

 

 



 

3 

 

III. Defesa do Correio da Manhã 

 

10. Notificado a pronunciar-se, o Correio da Manhã veio alegar que a “queixa é 

ininteligível e não contém qualquer facto ou imputação (…) que seja adequada a 

iniciar o presente procedimento. Na verdade, não estamos perante uma queixa, 

mas antes perante um comentário, observação ou desabafo, sobre o teor de 

determinada notícia que, aparentemente, não terá sido do agrado do leitor.” Diz 

ainda o jornal que “não existiu uma verdadeira queixa contra o jornal ‘Correio 

da Manhã’, constituindo tudo apenas um mero ‘desabafo’.” 

11. Por outro lado, entende o jornal que “o Queixoso não tem legitimidade para 

apresentar queixa junto da entidade reguladora, invocando a violação de 

‘direitos fundamentais’ da GNR visada na notícia. Isto porque os direitos em 

causa constituem interesses pessoais, não podendo o Queixoso actuar em nome 

da pessoa referida no artigo. (…) Não sendo o Queixoso referido no texto da 

notícia, não se compreende como é que poderá ter ‘interesse’ (legítimo e sério) 

na apresentação da presente queixa.” Conclui o jornal que “a falta de 

legitimidade para o exercício do direito de participação, impede que a ERC se 

pronuncie sobre o caso concreto e obriga a que o mesmo seja arquivado.” 

12. O jornal alega que “é falso que a notícia ponha em causa qualquer direito 

fundamental. Tanto é que a própria pessoa objecto do artigo não exerceu 

qualquer direito de resposta, rectificação ou queixa junto da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social. Logo aqui, caberá à ERC apurar (…)a 

verdadeira motivação do queixoso para dar entrada de uma queixa contra o 

jornal Correio da Manhã quando a própria visada não manifestou qualquer 

incómodo ou desagrado com uma notícia que se limitou a relatar factos 

verdadeiros e que eram do conhecimento público. Até porque (…) não foi a 

primeira queixa que este anónimo e preocupado cidadão apresenta contra o 

jornal ‘Correio da Manhã’.”  

13. Finalmente, o jornal defende que a peça em causa “foi elaborada com recurso a 

inúmeras fontes que foram consideradas sérias e fidedignas pelos jornalistas”, 



 

4 

 

pelo que “não podem existir dúvidas de que os jornalistas cumpriram 

escrupulosamente o seu dever de ‘informar com rigor e isenção’ e não 

praticaram qualquer acto que fosse passível de violar qualquer direito 

fundamental da pessoa referida na notícia.” 

 

IV. Questões Prévias 

 

14. O Correio da Manhã vem alegar que “a falta de legitimidade [do participante] 

para o exercício do direito de participação [ ] impede que a ERC se pronuncie 

sobre o caso concreto e obriga a que o mesmo seja arquivado.”  

15. Conforme é bem sabido pelo Correio da Manhã, uma vez que se trata de questão 

amiúde discutida pela ERC, nomeadamente em Deliberações que têm o jornal 

como denunciado, o Conselho Regulador tem feito uma interpretação ampla 

sobre a legitimidade para a promoção do procedimento de queixa previsto no 

artigo 55.º dos Estatutos da ERC, interpretação que se impõe, aliás, pela 

referência legal a “qualquer interessado” constante do citado preceito. Além 

disso, perante uma “queixa” apresentada por quem não tenha legitimidade, o 

Conselho pode optar por encetar, por iniciativa própria, um procedimento de 

regulação e supervisão, procedimento esse que não se encontra limitado pelas 

questões de legitimidade constantes do citado artigo 55.º dos Estatutos da ERC. 

Em tal caso, a queixa – rectius, a participação – é atendida como uma mera 

declaração de ciência, e não de vontade, que espoleta a actuação da ERC (cfr., a 

este propósito, a Deliberação 1/CONT/2008). Importa ainda notar que a 

actuação da ERC não está dependente de um impulso procedimental exterior, 

uma vez que, enquanto entidade pública integrada na função administrativa do 

Estado, encontra-se sujeita, em tudo aquilo que não se encontra regulado pelos 

seus estatutos, ao regime geral constante do Código de Procedimento 

Administrativo, que admite, genericamente, a possibilidade de o procedimento 

administrativo se iniciar oficiosamente (v. o artigo 54.º).  



 

5 

 

16. Cabe ainda salientar que as funções da ERC relativas à protecção de direitos, 

liberdades e garantias dos cidadãos são prosseguidas também com vista à 

realização do interesse público, e não no âmbito exclusivo da defesa do interesse 

privado do seu titular, sendo hoje pacífico que os preceitos relativos a direitos 

fundamentais não podem ser pensados apenas da perspectiva dos indivíduos, 

enquanto posições jurídicas de que estes são titulares, mas também do ponto de 

vista da comunidade, como valores que esta se propõe prosseguir através da 

acção do Estado. Acresce que o Código do Procedimento Administrativo prevês 

expressamente a possibilidade de o Conselho Regulador prosseguir 

determinando procedimento, caso o interesse público o exija, mesmo depois de o 

queixoso dele desistir (cfr. artigo 110, n.º 2). 

17. O Conselho Regulador tem, assim, legitimidade para agir, tomando a 

participação do cidadão António Baía como uma declaração de ciência que 

espoleta a actuação da ERC. 

18. Refere ainda o Correio da Manhã que não é a primeira vez que António Baía 

apresenta participação junto da ERC. Como bem compreenderá o Correio da 

Manhã, a legitimidade do cidadão António Baía para apresentar uma 

participação – e, deste modo, dar conhecimento à ERC de uma actuação que, do 

seu ponto de vista, infringe as normas ético-legais que regem a comunicação 

social – não fica prejudicada pelo facto de anteriormente, ao abrigo de um 

direito que lhe é reconhecido pela lei, e que traduz uma manifestação do 

exercício da cidadania, ter apresentado participação relativa a uma outra peça 

publicada pelo Correio da Manhã. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

19. Esclarecidas as questões prévias suscitadas pelo Correio da Manhã, cabe agora 

apreciar o tratamento jornalístico da notícia em crise à luz dos deveres ético-

legais que regem a actividade jornalística, designadamente, os deveres de 

tratamento não discriminatório em função da orientação sexual e de protecção da 



 

6 

 

reserva da intimidade e da privacidade, de acordo com a natureza do caso e a 

condição das pessoas. 

20. A liberdade e autonomia editoriais constituem princípios fundamentais da acção 

jornalística, o que se traduz na livre selecção dos temas, bem como das 

modalidades de tratamento e mediatização da informação. 

21. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, permitido por lei desde Junho de 

2010, suscitou debate alargado e controverso na sociedade portuguesa, sendo 

acompanhado com especial interesse pelos media informativos. O primeiro 

“casamento gay”, celebrado entre duas mulheres, granjeou, aliás, ampla 

cobertura mediática. 

22. Inscreve-se neste enquadramento – i.e., ainda a novidade da prática do 

casamento entre pessoas do mesmo sexo – a valorização noticiosa que o Correio 

da Manhã confere à primeira união deste género da história da GNR, força de 

segurança de matriz militar e tendencialmente conservadora. O jornal articula 

esta história particular com a problemática mais geral da existência de 

preconceitos e de tabus quanto às uniões homossexuais. 

23. Ponderando o conteúdo da peça propriamente dita, não se considera que o 

Correio da Manhã tenha ultrapassado os limites à liberdade de imprensa e 

desrespeitado os deveres que vinculam a prática jornalística na cobertura 

informativa do primeiro “casamento gay” da GNR. Em particular, não se 

vislumbra, nas peças analisadas, que as protagonistas tenham sido 

ridicularizadas ou a sua imagem denegrida. 

24. O mesmo se dirá acerca dos pormenores de índole mais privada que são 

disponibilizados pelo jornal sobre as protagonistas da notícia, atendendo a que, 

por um lado, não consubstanciam invasões da intimidade e, por outro, fazem 

sentido no quadro da narrativa amorosa que subjaz ao relato de um casamento.  

25. Porém, não se pode deixar de notar que o Correio da Manhã, ao publicar em 

edições sucessivas trabalhos jornalísticos, com destaque em primeira página, que 

se debruçaram sobre diferentes aspectos da estória, incorreu em algum exagero, 

explorando ao máximo a notícia.  



 

7 

 

26. Ainda que se compreenda que as protagonistas do primeiro casamento 

homossexual da história da GNR tenham adquirido momentaneamente alguma 

notoriedade, deve assinalar-se que o Correio da Manhã noticiou acontecimentos 

relativos à oficial e à cabo que nada tinham a ver com o seu noivado. Tal facto 

resultou numa associação, que se revela forçada, do relacionamento pessoal e 

orientação sexual da comandante, reiteradamente designada como “oficial gay”, 

a certos acontecimentos da sua órbita profissional, o que poderá ser interpretado 

como um tratamento discriminatório. Este é o caso da notícia publicada a 10 de 

Fevereiro, em que uma operação de “caça a 16 assaltantes” é enquadrada, 

essencialmente, pela circunstância de ter como protagonista a dita comandante 

da GNR (“Oficial gay comanda caça a 16 assaltantes”).  

 

V.  Deliberação 

 

Tendo apreciado, em sequência da participação subscrita por António Baía, um artigo 

intitulado “Oficial gay quer ir para secretaria”, publicado na edição de 11 de Fevereiro 

de 2011 do Correio da Manhã; 

Salientando que a liberdade e a autonomia editoriais constituem princípios 

fundamentais da acção jornalística, o que se traduz na livre selecção dos temas, bem 

como das modalidades de tratamento e mediatização da informação; 

Constatando que o casamento entre pessoas do mesmo sexo suscitou debate alargado e 

controverso na sociedade portuguesa, sendo acompanhado com especial interesse pelos 

media informativos; 

Considerando que a novidade da prática do casamento entre pessoas do mesmo sexo 

justificará a valorização noticiosa que o Correio da Manhã conferiu à primeira união 

deste género na história da GNR, dadas as particulares características desta força de 

segurança, 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto no artigo 24.º, n.º 3, 

alíneas a) e f) dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 



 

8 

 

1. Reconhecer a legitimidade da cobertura informativa dada pelo Correio da Manhã 

ao primeiro casamento entre pessoas do mesmo género da GNR;  

2. Alertar, ainda assim, o Correio da Manhã, para uma maior atenção a práticas 

jornalísticas, como a hiper-valorização do tema e recurso a títulos assentes na 

orientação sexual dos protagonistas, que poderão redundar em tratamento 

discriminatório em função da orientação sexual.  

 

Lisboa, 5 de Julho de 2011 

 

O Conselho Regulador da ERC, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


	capaMicrosoft Word - Documentocapa1
	Microsoft Word - DELIBERAÇÃO 11-CONT-I Queixa António Baía VS Correio da Manhão 07.07

